You are on page 1of 4

A Idade Mdia um perodo que tem incio com a conquista de Roma, capital do Imprio Romano do Ocidente, pelos comandantes

s germnicos no ano de 475(sculo V), e termina com a queda de Constantinopla, capital do Imprio Romano do Oriente, tomada pelos turcos em 1453. Uma das heranas do perodo de dominao romana na Europa durante a Idade Mdia foi o cristianismo. Aos poucos, a Igreja Catlica cresceu, acumulou vastas extenses de terra, enriqueceu e concentrou um grande poder religioso. Na Baixa Idade Mdia, o rei dos francos Carlos Magno, recebeu do papa Leo III o ttulo de imperador do Saco Imprio Romano, assim o poder real se juntou ao da Igreja. Enquanto fora imperador, Magno fortaleceu o poder central e conseguiu conter as invases brbaras que ameaavam a sociedade europia e sua morte deu incio a um perodo de instabilidade poltica e reorganizao social. A morte do imperador Carlos Magno, em 814, desencadeou o enfraquecimento do poder central e obrigou as sociedades medievais a se reorganizar em torno dos grandes proprietrios de terra, os senhores feudais. Uma pequena corte passou a se reunir em torno do senhor feudal. Dela faziam parte membros empobrecidos da nobreza, cavaleiros, camponeses livres e servos. Estavam unidos por uma relao de dependncia pessoal: a vassalagem. Os moradores do feudo juravam defender as terras do senhor (seus suseranos) e, como seus vassalos recebiam o direito de viver na propriedade, cultivar parte das terras, alm de receber proteo do suserano. A posio de destaque nessas cortes era ocupada pelos cavaleiros que, em tempos de ataques e invases brbaras, formavam o exrcito do senhor feudal. As relaes entre nobres, cavaleiros e senhores feudais era regidas por um cdigo de cavalaria baseado na lealdade, na honra, na bravura e na cortesia. Nas cortes dos senhores feudais, centros de atividades artsticas da Europa medieval, se exibiam os jograis: recitadores, cantores e msicos ambulantes que eram contratados pelo senhor para divertir a corte. As cantigas apresentadas pelos jograis eram compostas, quase sempre, por nobres que se denominavam trovadores, pois praticavam a arte de trovar. Nessa poca o comportamento sentimental amoroso ficou conhecido como amor corts, cortesia. Assim, enquanto nos mosteiros e nas abadias circulavam os textos escritos em latim, nos castelos e nas cortes circulavam a literatura oral, produzida em lngua local, voltada para a nobreza. As cantigas de amor do Trovadorismo desenvolvem um mesmo tema: o sofrimento provocado pelo amor no correspondido, a coitada de amor. Durante a Alta Idade Mdia, o poder da Igreja medieval era to grande que o papa Inocncio III(1198-1216) tornou-se o centro da vida poltica europia. Era ele quem coroava os reis, decidia disputas territoriais e excomungava prncipes que discordassem de suas decises polticas. O clero estimulava ainda as pessoas a acreditar que eram imperfeitas e inferiores e a buscar a redeno na total submisso Igreja, que representava a vontade de Deus. Essa

postura denominada teocntrica (Deus como o centro de todas as coisas e o ser humano como imperfeito e pecador). Uma importante manifestao do poder da Igreja era seu controle quase absoluto da produo cultural, em uma poca em que apenas 2% da populao europia era alfabetizada, a escrita e a leitura estavam praticamente restritas aos mosteiros e abadias. Os religiosos reproduziam ou traduziam textos sagrados do cristianismo e obras de grandes filsofos da Antiguidade, como Plato e Aristteles, que no representassem uma ameaa para a Igreja. Como a circulao dos textos dependia da sua reproduo manuscrita, quase sempre feita sob encomenda, a divulgao cultural tornava-se ainda mais difcil, porque o nmero de cpias em circulao era bastante pequeno. O uso do latim como lngua literria foi outra herana do longo perodo de dominao romana na Europa o que tambm contribua dificultar o acesso aos textos. Poemas e canes eram compostos em latim por monges eruditos que vagavam de feudo em feudo e, desse modo, divulgavam suas composies. A maior parte dessa produo abordava temas religiosos. As cantigas medievais foram preservadas graas s coletneas manuscritas conhecidas como cancioneiros: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana, Cancioneiro da Biblioteca. As cantigas lricas dessa poca eram divididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Havia tambm as cantigas satricas, de escrnio e de maldizer. As iconografias sempre revelam a luta dos cavaleiros para suas damas, ou para resgatlas do perigo. Com o fim da Idade Mdia, poesia e msica se separaram, mas a tradio das cantigas de amor permaneceu forte, o amor continuou a ser apresentado como sentimento que provoca sentimento de dor que torna a vida do apaixonado dependente de seu amor. Cantocho Para os grandes telogos dessa poca, a msica deveria servir somente religio e a sua prtica fora da Igreja foi condenada ficando somente nos mosteiros e conventos. Apesar disso, sabe-se que existiu a msica profana embora no se tenha registros, pois eram registrados pelo clero. A msica profana certamente sobreviveu nas festas familiares e nas cortes. A primeira forma musical foi o cantocho ou o cantus firmus ou ainda cantos planos, era uma msica cantada em unssono, mondica e cantada por homens, proibida a participao das mulheres. No sculo IV, Santo Ambrsio (Bispo de Milo) iniciou a compilao dos cantos cristos e os ajustou aos modos primitivos que ainda conservam seu nome: Modos Ambrosianos.

No sculo VI, o Papa Gregrio I continuou a tarefa iniciada por Ambrsio, introduzindo reformas na organizao da msica religiosa e sua didtica, acrescentou aos 4 modos Autnticos j existentes outros 4 chamados Plagais. Assim o cantocho passou a ser chamado de Canto Gregoriano e criou-se o antifonrio, o livro com o registro das msicas. O canto gregoriano existe at os dias atuais, tambm conhecidos como cantos litrgicos e ritualsticos (cristianismo). Formas musicais no canto gregoriano: a) Aleluia: parte do ofcio divino e da missa, expresso de alegria. b) Antfona: antifonar-se significa cantar alternadamente, mas passou a ser chamada a parte que prepara a execuo do salmo, baseados no mesmo modo. c) Gradual: so os 15 salmos(119 a 133) do brevirio que em determinadas circunstncias entoavam-se junto aos degraus do altar. d) Hino: cntico de louvor para as divindades. e) Improprio: trecho litrgico, versiculado na forma responsorial que na sexta-feira Santa canta-se na Igreja, no solene ato da adorao da cruz. f) Invitatorium: pequena antfona com o objetivo de convidar e preparar os fiis para a celebrao. g) Missa: obra litrgica dividida em 6 partes: kyrie, glria, credo, sanctus, benedictus e agnus dei. Os rquiens(missa dos mortos) so divididos em sete partes: introctus, sequentra, offertorium, sanctus, benedictus, agnus dei e communio. Haviam as partes fixas e mveis, estas mudavam de acordo com as festividades. Ex: Missa da Pscoa, Missa do Galo... h) Responsrio: recitao ou canto em que o celebrante ou os versiculrios de um lado e de outro, cantam o coro alternados que so os textos litrgicos da missa ou do ofcio divino. Difere do responsrio, o qual um canto efetuado destacadamente do ofcio divino. i) Salmos: so os poemas em nmeros de 150, compostos antes de Cristo que receberam a msica do tipo gregoriano e que foram cantados pelos primeiros cristos. Os santos Mrtirer para aplacar seus sofrimentos e enfrentarem a morte, entoavam salmos por estes serem confortadores. j) Salmodia: entoao dos salmos nos tons ou modos gregorianos. k) Seqncia: inicialmente os primeiros vocalizes sem texto e posteriormente a palavra vocalizada, com estrutura livre. l) Principais compositores: Santo Ambrsio, So Gregrio Magno, Scotus Erigena, Frei Alcuno, Aurelino Di Reome, Regino Von Prun, Remigio de Auxerre, Jean Cotton e Guido DArezzo.

m) Os livros litrgicos eram: Missa( livro com o canto gregoriano e sua grafia), responsorial(livro que rene em si os cantos da "viglia noturna"), antifonrio(livro com os cantos da missa), lecionrio-epistolrio-evangelrio(recitativos destinados aos diconos jovens) e brevirio(livro com a antologia dos cantos litrgicos).
O que chamamos de Idade Mdia o perodo compreendido entre a deposio do ltimo soberano do Imprio Romano do Ocidente, Rmulo Augstulo (476, sculo V), at a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, sculo XV), pondo fim ao Imprio Bizantino. Esse perodo, pelas inmeras invases territoriais, frequentes guerras e ampla interveno da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no sculo XVI, como a Idade das Trevas, a Idade da F ou a Espessa noite gtica. O termo Idade Mdia vem do latim medium aevo. Durante o sculo XV, o humanismo dividiu o latim em trs categorias: latim clssico, latim brbaro e latim dos humanistas. Mas entre o latim clssico e sua redescoberta, existiu um latim que fugiu dos padres da Antiguidade Clssica, chamado latinitas media. A expresso medievo, perodo compreendido entre os sculos V e XV, surgiu deste latim. No sculo XVI alguns pensadores teorizaram a Idade Mdia como um perodo decadente. Uma fase da Histria em que, por conta da interferncia religiosa, a ignorncia predominou. No sculo seguinte a Idade Mdia comeou a ter seu valor reconhecido. A Europa vivia um perodo conhecido como Romantismo, poca em que a sensibilidade aflorou. Os romnticos buscavam uma identidade nacional e uma maior aproximao do passado com o intuito de entender melhor seu presente. Mas foi no sculo XX que a Idade Mdia foi reconhecida como um perodo de descobertas que transformaram nosso meio. Alm de ser a origem de nossa miscigenao (atravs da mescla de valores da sociedade antiga com os povos germnicos), segundo Jacques Le Goff (em seu livro Para um novo conceito de Idade Mdia. Lisboa: editorial Estampa, 1980, p. 12.), foi na Idade Mdia que surgiu a sociedade moderna, que criou a cidade, a nao, o Estado, a universidade, o moinho, a mquina, a hora e o relgio, o livro, o garfo, o vesturio, a pessoa, a conscincia e, finalmente, a revoluo. A Idade Contempornea procurou (e procura) investigar os fatos sem julg-los. A Histria evoluiu, deixando de privilegiar biografias e elites, para explorar costumes, crenas, festas, vida cotidiana, entre outros. Em 1929, na Frana, a fim de estudar uma Nova Histria, Marc Bloch e Lucien Febrve criaram uma revista que reformulou nossa historiografia e influenciou um grupo de historiadores franceses a estudar a maneira de pensar dos homens. A Histria das Mentalidades, como conhecida, examinou fontes literrias, arqueolgicas e artsticas pouco exploradas referentes Idade Mdia e foi responsvel por seu novo conceito.

You might also like