You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Escola de Engenharia Industrial Metalrgica de Volta Redonda

EEIMVR

DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS

RELATRIO DE FSICA EXPERIMENTAL Lei de Hooke

Disciplina: Fsica Experimental I Professor: Osvaldo Turma: VC Alunos: Andr Krom Matheus Callado

RESUMO

Neste experimento ser medida a distenso da mola em funo da fora exercida sobre ela, e a constante da mola ser medida a partir do grfico da fora exercida pela mola em funo de sua distenso. O objetivo desta prtica o estudo de foras que dependem da posio, sendo a fora exercida por um mola.Com essa experincia verificar-se- experimentalmente a Lei de Hooke e determinar a constante elstica.

1. INTRODUCO

A lei de Hooke a lei da fsica relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformao causada pela fora exercida sobre um corpo, tal que a fora igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilbrio vezes a caracterstica constante da mola ou do corpo que sofrer deformao [1]. O alongamento de molas helicoidais obtido atravs da aplicao das massas causou uma fora deformadora, conservativa e no constante.Atravs da aplicao de 5(cinco) massas, em que era acrescida 50g (cinquenta), a mola sofria uma distenso que foi medida em centmetros.Foi calculada ento a fora exercida pela mola em funo do peso, e atravs da anlise do grfico fora versus deslocamento possvel conhecer a constante elstica.

2. FUNDAMENTOS TERICOS
Hooke estabeleceu uma lei que relaciona a fora elstica (Fel) com a deformao (x) produzida na mola que a seguinte: Enunciado da Lei de Hooke: "A intensidade da fora elstica (Fel) proporcional deformao (x)". [2] Expresso da Lei de Hooke: Fel = kx (1) ou vetorialmente: Fel = - K x (2)

Onde F a fora elstica sofrida pela mola; K a constante elstica e X deslocamento sofrido pela mola. O sinal negativo na expresso vetorial da Lei de Hooke significa que o vetor fora elstica (Fel) atua no sentido contrrio ao vetor deformao (x). .

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Partindo desse princpio, foi realizado o experimento da seguinte forma: Prendeuse a mola na vertical na sua extremidade superior a um suporte fixo sobre a bancada, e tomou-se como base um ponto em que a mola permanece em repouso, medida pela rgua milimetrada. Na extremidade inferior suspende-se um corpo de massa mo= 50g como indicado na figura abaixo:

Figura 1: Esquematizao do experimento.

Este procedimento foi repetido 5(cinco) vezes sofrida pela mola.

sendo que em cada

desenvolvimento acrescentava-se um peso de massa igual a 50g e media-se a distenso

Assim pode-se determinar a relao existente entre a variao da fora e a variao do comprimento. A partir do grfico fora versus deslocamento, possvel determinar a constante elstica da mola.

4. RESULTADOS E ANALISES DE DADOS

Logo aps serem seguidos procedimentos acima citados, foi construda uma tabela (tabela 1) com os valores medidos:

(Tabela 1)

n 1 2 3 4 5

F = mg x(cm (N) ) 49,99 489,200 3,0 99,97 979,706 5,9 149,99 1469,902 8,7 199,97 1959,106 12,0 249,95 2449,510 14,3

m (g)

N = nmeros de eventos em ordem

Atravs dos valores descritos na tabela 1 foi construdo um grfico fora x deslocamento (grfico 1), com isso tornou-se possvel calcularmos o coeficiente angular e o coeficiente linear da reta cujo valores encontrados foram de, respectivamente, 89,67 e 489,20. Tambm foi calculado a constante K da mola sendo esse igual a (166, 51 +/- 1,59) N/cm. Aps a construo do grfico e todos os clculos concludos notamos que o grfico 1 est de acordo com a lei de Hooke, pois a lei da fsica relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular deformao causada pela fora exercida sobre um corpo, tal que a fora igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilbrio vezes a caracterstica da constante da mola que sofrer a deformao.

5.

CONCLUSO

Avaliando o experimento referente Lei de Hooke, observamos que o seu funcionamento adequado, sendo possvel calcular as foras envolvidas e mostrar que o

experimento em laboratrio condiz realidade da mola e com os dados da tabela 1, foi possvel estabelecer uma relao entre o peso suspenso e a deformao da mola, e quando uma mola de ao est sob a ao de uma fora ela se deforma sendo que essa deformao x(cm) proporcional fora aplicada. A caracterstica da mola que cessada a fora deformadora, ela volta posio inicial. Dizemos que a mola possui uma fora restauradora.

6. BIBLIOGRAFIA

I ) [1] Fsica I Mecnica - Sears & Zemansky - 12 edio, pg. 193

II ) [2] Fsica I Mecnica - Sears & Zemansky - 12 edio, pg. 194

III) A. Santono et. al., Estimativa e Erros em Experimentos de Fsica

IV) Jos Henrique Violo, Fundamentos da Teoria de Erros

You might also like