You are on page 1of 8

METODOLOGIA Deixou de ser a busca da verdade => tentativa de aumentar o poder explicativo das teorias

Papel do pesquisador => intrprete da realidade pesquisada Pesquisa visa a construo de conhecimento NOVO, precisa ser fidedigna e relevante terica e/ou socialmente precisa preencher uma lacuna importante no conhecimento disponvel (julgado por uma comisso cientfica) Objetivos a serem atingidos: demonstrar a existncia (ou ausncia) de relaes entre os diferentes fenmenos; estabelecimento da consistncia interna entre conceitos dentro de uma dada teoria; desenvolvimento de novas tecnologias ou demonstrao de novas aplicaes de tecnologias conhecidas; aumento da generalidade do conhecimento; descrio das condies sobre as quais os fenmenos ocorrem. Elementos bsicos da pesquisa: 1) Formulao de um problema Conjunto de perguntas que se pretende responder (respostas novas e relevantes) Voc identifica necessidade de obter conhecimento em uma determinada rea do conhecimento

2) Determinao das informaes necessrias para encaminhar as respostas s perguntas feitas 3) Seleo das melhores fontes de informao 4) Definir um conjunto de aes que produzam essas informaes

5) Seleo de um sistema de tratamento dessas informaes 6) Uso de um sistema terico para interpretao delas 7) Produo de respostas as perguntas formuladas pelo problema 8) Indicao do grau de confiabilidade das respostas obtidas (por que aquelas respostas nas condies da pesquisa so as melhores respostas possveis?) 9) Finalmente, a indicao da generalidade dos resultados, isto , a extenso dos resultados obtidos; na medida em que a pesquisa foi realizada sob determinadas condies, a generalidade procura indicar (quanto possvel) at que ponto, sendo alteradas as condies, podem-se esperar resultados semelhantes. O PROJETO DE PESQUISA 1. DEFINIR O TEMA Qual o assunto, tema ou objeto versar o trabalho? Qual a melhor forma de expressar esse assunto, tema ou objeto de trabalho, de forma a delimit-lo com preciso e clareza?

2. Delimitar o problema de pesquisa - o que ser explorado? - que perguntas devem ser formuladas em relao ao tema? - que perguntas o trabalho pretende responder? - o que voc pretende estudar? preciso considerar: Viabilidade pode ser eficazmente resolvido por meio da pesquisa Relevncia deve ser capaz de trazer novos conhecimentos Novidade estar adequado ao estgio atual da evoluo cientfica Exequibilidade pode levar a uma concluso vlida Adequabilidade atender a interesses particulares e gerais a) Este problema pode ser realmente resolvido pelo processo de pesquisa cientfica? b) o problema suficientemente relevante a ponto de justificar que a pesquisa seja feita? c) trata-se de um problema original? d) a pesquisa factvel? e) ainda que seja bom o problema adequado para mim? f) pode-se chegar a uma concluso valiosa? g) tenho a necessria competncia para planejar e executar um estudo desse tipo? h) os dados que a pesquisa exige podem realmente ser obtidos? i) h recursos financeiros disponveis para a realizao da pesquisa? j) terei tempo de terminar o projeto? k) serei persistente?

3. Hipteses e objetivos de pesquisa Hiptese suposio, conjectura (em relao pesquisa aos possveis resultados a serem obtidos)
4.

A explicitao das fontes de informao (qual o melhor procedimento)

Natureza das informaes 1. Factual e opinativa crenas suposies, valores, etc. no dependem de interpretao Exemplos: sexo, idade, estado civil, escolaridade 2. No factuais ou opinativas so aquelas que exprimem a concepo de um indivduo a respeito de si mesmo, envolvendo suas crenas, opinies, valores, etc. exigem interpretaes de ambas as partes: de quem as emite e de quem precisa registr-la (importncia da teoria). Tipos de fontes de informao 1. observao direta 2. observao indireta 3. relato verbal direto ou indireto (oral ou escrito) 4. documento A escolha das fontes de informao (instrumentos) 4. A seleo dos procedimentos de coleta de informao

Apresentao do Projeto de Pesquisa (FAPESP) O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando, no mximo, 10 pginas digitadas em espao duplo. Deve compreender: 1. resumo 2. introduo e justificativa, com sntese da bibliografia fundamental; 3. objetivos; 4. Mtodo (material e mtodos) 4.1. Sujeitos (que sujeitos sero observados?) 4.2. Instrumentos (que fontes de informaes sero utilizadas?) 4.3. Ambiente (em que situaes ou ambientes sero feitas as observaes?) 4.4. Procedimento 4.4.1. para coleta de dados; 4.4.2. forma de anlise dos resultados. 5. plano de trabalho e cronograma de sua execuo; 6. Referncias bibliogrficas REVISO DE LITERATURA COM PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE FORMULAO DO PROBLEMA 1.1 Objetivos da reviso de literatura Descrever o estado atual de uma determinada rea de pesquisa 1.2 Localizao e identificao de material potencialmente relevante 1.3 At onde retroceder no tempo?
1.4 Como iniciar

o levantamento bibliogrfico (consulta de material impresso e on line, busca por palavra-chave) A organizao do texto Adequao do tipo e da quantidade de informao Fontes primrias e fontes secundrias

1.5 1.6 1.7

ROTEIRO COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA Resumo mximo de 300 palavras, contendo objetivos, mtodo, anlise de dados e base terica Palavras-chave Cite trs que sirvam para situar o seu projeto. Consulte um Thesaurus da nossa rea. 1. Introduo Contm a base terica a partir da qual a pesquisa foi pensada, uma reviso de literatura de pesquisa nacional (e internacional), chamando a ateno para as principais evidncias na rea e como o projeto vai contribuir para aumentar essa base de conhecimentos empricos; uma justificativa terica e emprica para realizar o projeto; a definio dos termos; o problema; as hipteses ou microhipteses e os objetivos. Fica a critrio do autor dividir a introduo em tpicos e numer-las ou no. 2. Mtodo composto por descries dos seguintes aspectos: Sujeito(s) suas caractersticas relevantes para a pesquisa; a populao a que pertencem; os critrios e os mtodos de seleo da amostra Ambiente e material desde que sejam aspectos essenciais da pesquisa. Procedimento Neste tpico so descritos: o delineamento; os mtodos e tcnicas que vo ser usados; o modo de atuar para coletar e registrar os dados; o treinamento dos colaboradores; as fichas de registro dos dados; os passos do procedimento; a durao prevista para a sesso ou sesses de coleta de dados.

3. Anlise dos dados Trata-se da descrio e da justificao das tticas qualitativas ou quantitativas que sero usadas para tratar os dados e de como sero apresentados. 4. Cronograma Prev pesquisa bibliogrfica; seleo de sujeitos; preparo do material para coleta de dados; coleta de dados; anlise de dados; redao do relatrio. 5. Oramento Preveja pagamento de: material permanente (computador, impressora, se for o caso de estar comprando); material de consumo (papel, lpis, caneta, borracha, tinta para impressora; disquete ou CD de computador; filmes, etc.; pagamento a terceiros (por exemplo: assessoria estatstica; juizes; entrevistadores; pessoas que vo transcrever as fitas de udio; xerox; correio). 6. Referncias Contm a lista das citaes feitas no decorrer do texto, por ordem alfabtica do ltimo sobrenome do autor principal. Importante: referencie todos os autores de um mesmo texto (no use e colaboradores). S no texto opte por citar s o primeiro autor + et al. ou e col. se forem mais de trs autores. Consulte um manual de normas tcnicas (ABNT, APA) para organizar as suas referncias. 7. Anexos (quando for o caso) Coloque em anexo as informaes que no so essenciais compreenso do projeto, mas que detalham alguns de seus pontos. Por exemplo: o instrumento na ntegra; o formulrio na ntegra; um quadro com a especificao de cada sujeito ou das escolas pesquisadas.

Observaes: 1. O levantamento bibliogrfico das pesquisas deve cobrir pelo menos cinco anos. O levantamento de material terico deve cobrir o que h de mais relevante na rea, no importando a antigidade desse material. Use as bases de dados informatizadas para fazer a sua busca bibliogrfica (Google, Google Acadmico, Scholar Google, UNIBLIBI, Scielo, por exemplo). 2. Seu projeto deve utilizar fonte 12, espao 1,5, incluindo a folha de rosto, o resumo e o sumrio (relao dos tpicos do projeto). No numere os tpicos. 3. No se preocupe em escrever o histrico do seu projeto ou as razes que trouxeram voc graduao ou ps-graduao, ou ainda que o levaram a querer conduzir esse estudo. 4. Lembre-se que o trabalho pedido um projeto de pesquisa e no um relato de prestao de servio ou de experincia. 5. No inclua nos objetivos que vai fazer um levantamento bibliogrfico, escrever uma reviso terica ou fazer recomendaes ou escrever um programa.

You might also like