You are on page 1of 7

UNIME UNIO METROPOLITANA DE EDUCAO E CULTURA

CURSO DE GRADUAO EM DIREITO

DIREITO PROCESSUAL PENAL I

PROVAS EM ESPCIE

ITABUNA BA 14 DE JUNHO DE 2011

DERNIVAN CARDOSO BORGES

PROVAS EM ESPCIE

Sntese de trs espcies de provas de livre escolha proposta como avaliao complementar para avaliao do segundo bimestre da disciplina Direito Processual Penal II do quinto semestre, turma B, noturno, do Curso de Direito pela Unio Metropolitana de Educao e Cultura Professor: Prof. Clodovil Soares

ITABUNA BA 14 DE JUNHO DE 2011

PROVAS EM ESPCIE

CONFISSO

A confisso a admisso pelo ru da autoria dos fatos a ele imputados e refere-se diretamente autoria do fato. A confisso feita perante a autoridade judicial configura atenuante genrica nos termos do artigo 65, inciso III, alnea d, do Cdigo Penal. A confisso no mais considerada a rainha das provas, cabendo ao magistrado caber apreciar a confisso em consonncia com as demais provas produzidas, no havendo hierarquia no momento da valorao das provas. A confisso pode ser simples, quando o ru admite a autoria de fato nico, atribuindo a si a prtica de infrao penal. Pode ser qualificada quando admite a autoria dos fatos a ele imputados, mas alega algo em seu benefcio, ope um fato modificativo ou impeditivo, por exemplo: excludente de antijuridicidade, culpabilidade. Pode ser tambm complexa quando o ru admite a autoria de fato mltiplo. A confisso pode ser classificada ainda como judicial, quando o ru presta a confisso perante o juiz competente, no prprio processo ou extrajudicial, quando a confisso prestada ainda no Inqurito Policial, ou fora dos autos da ao penal. Outra classificao da classificao, diz que ela pode ser explcita, quando o acusado reconhece expressamente ser o autor da infrao ou implcita, quando ele no admite a autoria, mas realiza atos que levam tacitamente concluso de que ele o autor do delito. Exemplo: quando o acusado procura ressarcir o ofendido dos prejuzos causados pela infrao.

A confisso ato personalssimo do ru, no podendo outra pessoa confessar algo por ele, sendo tambm um ato livre e espontneo, sendo ilcita a confisso obtida sob tortura ou outro meio que prejudique essa liberdade ou espontaneidade. Por ser um ato completamente subjetivo, sujeito a falhas, a confisso um ato retratvel, isto , o acusado pode desdizer a confisso prestada. A confisso ainda um ato divisvel, isto , o juiz poder cindir a confisso feita pelo acusado, acatando-a em parte ou no todo. A confisso ficta ou presumida no se verifica no processo penal, em virtude da verdade real que norteia o processo penal. Ainda que o processo corra revelia do ru, no haver presuno de veracidade dos fatos alegados pela acusao. H ainda a possibilidade de confisso delatria, que ocorre quando um ru, no interrogatrio, imputa a terceiro a responsabilidade pela prtica do crime, alm de confessar sua prpria participao. No tocante a imputao a terceiro, seu valor equivale prova testemunhal, havendo a possibilidade de reperguntas pelas partes. Para alguns autores, no entanto, a confisso delatria uma prova nula, pois no se sujeita ao princpio do contraditrio, uma vez que nem o co-ru delatado nem seu advogado acompanham o interrogatrio do delator.

PERCIA
A percia um exame realizado por quem tem conhecimento tcnico especfico em uma determinada rea e tem como finalidade prestar auxlio ao juiz em questes fora de sua rea de conhecimento profissional, sendo considerado como um meio de prova nominado. Seu valor probatrio idntico ao dos demais meios de prova.

A percia pode ser realizada a qualquer momento, desde o Inqurito Policial at a execuo. Quando realizada no inqurito, a percia determinada pela autoridade policial, que pode determinar a realizao de qualquer percia, exceto a percia de insanidade mental, que somente pode ser determinada pelo juiz, que pode determinar a realizao de qualquer percia. O promotor tambm pode requisitar percia dentro de procedimento presidido por ele, como por exemplo, durante inqurito civil. O juiz, ao apreciar o laudo pericial, no obrigado a acat-lo, mas, para afast-lo, deve faz-lo fundamentadamente. O perito um sujeito processual secundrio, no podendo ser peritos os menores de 21 anos (o novo Cdigo Civil no modificou o inciso III do artigo 279 do Cdigo de Processo Penal), os analfabetos, aqueles sujeitos interdio temporria de direitos, nem aqueles que j se manifestaram sobre o objeto da percia. O profissional designado como perito pode ser: Perito oficial: servidor pblico (que prestou concurso); Perito no-oficial ou louvado: particular nomeado pela autoridade na falta de perito oficial. O perito louvado nomeado pela autoridade policial ou judiciria. Assim que assume o encargo, o perito no-oficial deve prestar o compromisso de bem e fielmente cumprir suas funes (a falta de compromisso vista como mera irregularidade). Deve portar diploma de curso superior, de preferncia na rea do exame.

As partes no podem interferir na nomeao dos peritos (artigo 276 do Cdigo de Processo Penal), mas podem escolher um assistente tcnico, que acompanhar a percia efetuada pelo perito oficial. As partes podem requerer, particularmente, uma percia e junt-la aos autos. Na percia realizada por precatria, quem nomeia o perito o juiz deprecado, salvo na Ao Penal Privada em que, havendo acordo entre querelante e querelado, a nomeao ser feita pelo juiz deprecante (artigo 177 do Cdigo de Processo Penal). O laudo pericial deve conter: histrico e introduo (doutrina); descrio minuciosa do objeto (Cdigo de Processo Penal); fundamentao (doutrina); respostas aos quesitos (Cdigo de Processo Penal); concluso (doutrina). Sempre a percia deve ser realizada por dois peritos, sob pena de nulidade relativa, a no ser que seja o perito oficial, que pode efetuar a percia, sem prejuzo para o processo. O Exame de Corpo de Delito o exame pericial obrigatrio, destinado a comprovar a materialidade das infraes penais que deixam vestgios, isto , infraes no transeuntes. Sua falta acarreta a nulidade absoluta do processo. Pode ser direto, quando se examinam

diretamente os vestgios do crime (exemplo: cadver); ou indireto, quando se analisa elemento secundrio no qual o vestgio foi registrado (exemplo: os peritos no examinam a vtima, mas a ficha hospitalar). Excepcionalmente, na impossibilidade de realizao do exame de corpo de delito, pode ser suprido pela prova testemunhal. A confisso nunca supre a falta do exame de corpo de delito. O Exame Necroscpico o exame pericial realizado em cadver. Seu objetivo determinar a causa da morte. S pode ser realizado seis horas aps o bito. Ser dispensado em caso de morte natural ou morte violenta. Laudo ou exame complementar qualquer percia que vise complementar a percia anteriormente realizada. No caso de leso corporal grave, a percia complementar deve ser realizada logo depois dos 30 dias da ocorrncia do delito.

You might also like