You are on page 1of 6

A Felizmente H Luar!

Anlise e intepretao/compreenso de texto


1. Como fazer uma boa anlise e interpretao de texto: Ler o texto vrias vezes, calma e pausadamente; tirar anotaes; sublinhar as ideias principais 2. O que pode ajudar ainda: ler o Felizmente H Luar! 3. Didasclias (ou indicaes cnicas) so texto secundrio que serve de suporte ao texto dramtico (fala de personagens). Existem 2 tipos: 1 - As didasclias que encontramos entre parnteses do-nos indicaes sobre a expresso corporal da personagem, os seus sentimentos e emoes, o seu movimento em palco, a entrada e sada. Tambm indicam os destinatrios dos actos de fala, o tom de voz, as mudanas de luz, o som. 2 - As didasclias laterais acompanham as palavras das personagens e ajudam sua caracterizao, esclarendo a forma como falam, revelando as intenes do que est a ser dito, para que as palavras sejam bem interpretadas (sobretudo pelo leitor).

Grupo I

B Os Lusadas
( um grupo de escrita integrante do exame nacional, por isso no haver grupo III)

Texto expositivo-argumentativo de 80-120 palavras


1. Temtica: Mitificao do Heri

Exemplo Cames glorifica o mito de um heri colectivo, Os Lusadas, um povo aventureiro que desafiou mares e deuses, com um objectivo: descobrir o caminho martimo para a ndia. Na obra, so apresentados na Proposio. Quem , afinal, este heri? So As armas e os bares assinalados,/(...)da Ocidental praia Lusitana,/Por mares nunca (...) navegados(...). (...)Cantando espalharei por toda a parte(...), diz o poeta, sobre a histria deste heri: cada passo de coragem, cada golpe de sangue, cada suspiro de dor, cada grito de vitria, smbolos da expanso do seu Imprio (...) perigos e guerras esforados,/Mais do que prometia a fora humana,/E (...)edificaram/Novo Reino(...). Assim, a luta, o esforo e a divinizao tornam possvel a mitizao deste heri: o povo portugus! (120 palavras!) 2. Temtica: Reflexes do Poeta Exemplo Cames, no final de cada Canto, exprime a sua viso dos factos, elevando a voz crtica da sua conscincia e emoo, atravs de palavras didcticas, morais, severas, relativamente ingratido que recebe dOs Lusadas as suas reflexes. Estas so consideraes tecidas sociedade, revelando a fragilidade da vida humana (Canto I), aspirao imortalidade (Canto IX),o desprezo sofrido pelas Artes e Letras (Canto V), a crtica ao exerccio do poder e materialismo (Canto VIII), o valor da Fama e Glria (Canto VI). A sua mgoa condensa-se em lamentaes (Canto X): N mais(...), que a Lira tenho/Destemperada e a voz enrouquecida,(...).

Assim, Cames contrasta entre o que canta idealizao - e v realidade, que amarga e ingrata. (120 palavras!)
NOTA: As expresses sublinhadas so as ideias que devem ser referidas em cada temtica.

Gramtica 1. Grupo Verbal/Verbo:


exprime uma aco ou um estado situados no tempo

Grupo II

1.1.Modalidades - Debruam-se sobre o Modo da aco!


Modalidade Apreciativa (exprime apreciao/opinio) Ex: Gosto de ir ao cinema. Modalidade Dentica (exprime ordem) o Permisso - Ex: Podes ir ao cinema. o Obrigao - Ex: Tens de ficar em casa! o Proibio Ex: No podes ir ao cinema! Modalidade Epistmica (exprime juzo verdadeiro ou falso) o De Certeza Ex: Hoje vou ao cinema. o De Possibilidade Ex: possvel que hoje v ao cinema./Pode
ser que...

o De Probabilidade Ex: Provavelmente, vou ao cinema./


provvel que...

1.2.Aspecto Debruam-se sobre a


durao/aspecto/estado da aco Quanto ao completamento do processo Valor Perfectivo a aco concluda, apresentada na sua totalidade. o Ex: O Jos nadou durante dez minutos. Valor Imperfectivo a aco est incompleta e pode ou no prolongar-se no tempo. o Ex: O Nuno est a ler um livro do Noddy.

*Nota: quando se faz a classificao do aspecto verbal, s se classifica quanto durao e ao desenvolvimento do processo/aco ou excepo, da que possam existir vrias opes para uma mesma expresso.

Quanto durao do processo Valor Durativo a aco prolonga-se no tempo o Ex: O Gui est a jogar futebol no jardim. Valor Pontual aco momentnea, uma excepo que ocorreu no tempo o Ex: Ontem, a Joana chegou cedo a casa. Habital aco que se sucede durante um nmero ilimitado de vezes o Ex: O Manel pratica Taewondo s teras-feiras.

Excepo relativamente forma Valor Genrico premissa universal o Ex: O Homem mortal. Quanto ao desenvolvimento do processo Ingressivo a aco comeada o Ex: A Susana comeou a prova de azeites. Progressivo a aco est a desenvolver-se o Ex: A Maria est a estudar para o seu exame de Economia. Conclusivo a aco foi terminada o Ex: A Francisca concluiu os seus resumos de portugus.

expressos pelos verbos, relativamente ao momento da elocuo. Presente (realiza-se actualmente) Ex: Ele trabalha. Pretrito o Perfeito (mais recente) Simples - Ex: Ele trabalhou. Composto Ex: Ele tem trabalhado. o Imperfeito (passado no to recente) Ex: Ele o Mais-que-Perfeito (antigamente) Simples - Ex: Ele trabalhara. Composto Ex: Ele tinha
trabalhado. trabalhava.

1.3.Tempos situa no tempo as aces ou os estado

Futuro o Perfeito (aco futura a realizar depois de outra futura tambm ser concluda) Simples - Ex: Quando for chamado,
ele trabalhar aos fins-de-semana. Composto Ex: Ele ter trabalhado arduamente, antes de ter sido avisado. o Imperfeito (a realizar no futuro) Ex: Ele trabalhar.

1.4.Modos - So as diversas maneiras como o emissor


concebe a aco, ou o estado, expressos pelo verbo Indicativo (aco concebida como uma realidade) Ex:
Eu estudo.

Conjuntivo (aco concebida como uma potencial, duvidosa, possvel, desejvel, recomendvel) Ex: Ele que trabalhe sozinho. Imperativo (aco apresentada como uma ordem, uma exortao, um pedido) Ex: Trabalha imediatamente!

Condicional (aco dependente de uma condio) Ex:


Trabalharias melhor se tivesses dormido mais horas.

1.5.Voz
Activa (sujeito pratica a aco designada pelo verbo)
Ex: O pai chama o filho.

Passiva (sujeito sofre a aco praticada por outro) Ex:


O filho chamado pelo pai.

1.6.Formas nominais
Infinitivo (o processo verbal em potncia; o nome do verbo; exprime a ideia da aco) Ex. Lutar vencer! Gerndio (apresenta a aco a decorrer, desempenhando funes exercidas pelos adjectivos e advrbios) Ex: E l foi ela cantando pela rua. Partcipio Passado (designa o resultado do processo verbal, funcionando, ao mesmo tempo, como verbo e como adjectivo ) Ex: Ele foi fotografado para uma revista.

2.Funes Sintcticas
1 ao nvel da FRASE Sujeito Simples Ex: A Maria partiu para frias. Composto Ex: A Maria e a famlia partiram para
frias.

Nulo - Indeterminado Ex: Diz-se que vai chover. - Subentendido Ex: (Ns) Partimos para frias. - Expletivo Ex: (-) Escureceu cedo. Predicado Ex: A Maria partiu para frias. Vocativo Ex: Maria, sempre vais para frias? Modificador da Frase Ex: Em boa hora, a Maria partiu para frias. (Grupo preposicional) Ex: Felizmente, a Maria partiu para frias. (Grupo adverbial) Ex: Se tiver tempo, a Maria visitar o Minho. (Orao subordinada adverbial condicional) 2 - ao nvel do GRUPO NOMINAL Complemento do Nome Ex: O uso de aerogeradores uma alternativa ao petrleo. (Grupo preposicional no oracional) Ex: O desejo de poupar energia leva-nos a substituir as lmpadas. (Grupo preposicional oracional)

Ex: A conscincia ecolgica leva-nos a procurar energias alternativas.(Grupo adjectival) Modificador do Nome Restritivo - Ex: O carro elctrico uma alternativa. (Grupo adjectival) - Ex: A cimeira de Ecologia definiu novas metas. (Grupo preposicional) - Ex: Os objectos que so reciclados poupam os recursos naturais. (Orao subordinada adjectiva relativa)
- Ex: As medidas para o combate ao aquecimento global esto em curso. (Orao subordinada

final) Apositivo (entre vrgulas) - Ex: O Greenpeace, movimento de ecologistas, tem desenvolvido muitas campanhas. (Grupo nominal) - Ex: A Terra, poluda,corre perigo. (Grupo adjectival) - Ex: A Ilha da Madeira, com bons recursos naturais, atrai muitos turistas. (Grupo preposicional)
- Ex: Este rio, que no est poludo, tem uma excelente praia fluvial. (Orao subordinada adjectiva

relativa) 3 ao nvel do GRUPO VERBAL Complemento Directo - Ex: A Mariana comprou uns tnis. Indirecto - Ex: A av ofereceu uns tnis Mariana. Oblquo - Ex: A Mariana precisava de uns tnis. Agente da Passiva - Ex: Os tnis foram oferecidos
pela av.

Predicativo Do sujeito - Ex: A Mariana ficou radiante. Do Complemento Directo - Ex: A Mariana acha a av
muito querida.

Modificador do Grupo Verbal - Ex: A Mariana estreou os tnis ontem. (Grupo adverbial) - Ex: A Mariana calou os tnis com prazer. (Grupo preposicional) - Ex: A Mariana calou os tnis novos porque perdeu outros. (Orao subordinada adverbial causal) 4 ao nvel do GRUPO ADJECTIVAL Complemento do adjectivo - Ex: A empresa est satisfeira com os resultados. (Grupo preposicional no oracional) - Ex: O pintor est feliz por ter vendido vrios quadros. (Grupo preposicional oracional)

NOTA: O sombreado a amarelo o que deve ser obrigatoriamente escrito na resposta! Uma resposta incompleta conotada com 0 pontos, por isso, a classificao sintctica deve ser completa a devidamente identificada quanto ao nvel a que se adequa e funo.

You might also like