You are on page 1of 2

FAZZIO JNIOR, Waldo. 5. Recuperaes. In: Lei de Falncia e Recuperao de empresas: Lei n 11.101, de 9 de fevereiro de 2005. 4 ed. rev.

e ampl. So Paulo: Atlas, 2008, cap. 5, p. 83-101.1 Em linguagem tcnica, compreensiva ao pblico-alvo a quem se destina a obra, este captulo apresenta uma viso conjunta das normas norteadoras das duas modalidades de recuperao (judicial e extrajudicial), analisando esses institutos, salientando suas particularidades sem olvidar a legislao substituda (LFC)): compara-os; insere o direito empresarial no mundo global, buscando adaptar-se atual realidade socioeconmica; traz lume o perigo do fenmeno da desjudicializao, que mitiga o papel do juiz e do representante do Parquet, afrontando o art. 5, XXXV da CF/88; navega sobre o direito comparado; enfoca os caracteres dos institutos. O autor contesta, sugere e ao mesmo tempo louva a iniciativa do legislador, sempre acautelando-se em aclarar seu ponto de vista. Nesse diapaso, ao confrontar concordata e recuperao, afirma que [...]a concordata no recuperava a empresa[...](p.92) para, em seguida declarar: [...]a concordata foi substituda pela recuperao judicial, enquanto, paralelamente, foi restaurada a chamada concordata branca ou concordata amigvel, isto , a recuperao extrajudicial(p.100). Passa o entendimento inicial de que a concordata no recuperao, para, na sequncia, afirmar sua substituio pelas recuperaes, demonstrando certo ceticismo nesses remdios acautelatrios, pretensos preventivos da falncia. Resta clara a concordncia do autor que as recuperaes esto aliceradas na viabilidade da empresa, proteo de seus elementos constitutivos, bem como na sua significativa importncia socioeconmica. Nesse mister, leciona que, o papel dos empresrios e sociedades empresrias, to logo detectada a insolvncia, buscar superar a crise para assegurar os direitos dos credores e o emprego dos trabalhadores, preservar o empresrio ou sociedade empresria, sua funo social com estimulo atividade econmica impulsionadora do Pas. A decretao da falncia constitui-se em ltima ratio, do desenlace das relaes obrigacionais entre credores e devedores. Finalmente, entendemos tratar-se de conhecimentos preliminares que incorporam subsdios indispensveis aos acadmicos e demais profissionais que militam no campo de

Resenha elaborada por Ida Carmen Corra Leito, acadmica de Direito da UFPA, matricula 10015012301, apresentada disciplina Direito Falimentar, ministrada pelo professor Reynaldo Silveira.

atuao atingido pela LRE, e que necessitam introjetar o objetivo principal das recuperaes e todo o cabedal de informaes posteriores a elas atrelados e aplic-los de maneira eficaz.

You might also like