You are on page 1of 2

FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular n 02 - Portugus

O professor Carlos Pavan destaca a importncia dos Pronomes. Ele leciona no Colgio Metropolitano, Colgio Miguel Couto (Recreio), Curso Miguel Couto (Madureira) e Curso Roquette.

3. Nas oraes interrogativas, exclamativas e optativas (= exprimem desejo). Como se sentem felizes as crianas! Deus a ajude, minha filha! Quem me fez a pergunta? 4. Nas oraes subordinadas. Quando a vi, meu corao bateu mais forte. Quero que me entreguem a prova. A aluna que nos viu no cinema estudiosa. 5. Quando um verbo no gerndio vem precedido pela preposio EM. Em se tratando de um concurso, tudo possvel. 6. Quando o verbo vem antecedido de advrbio e no h vrgula entre eles. Sempre nos indaga se est tudo bem. Obs.: Se houver vrgula entre o advrbio e o verbo no cabe a Prclise. Aqui, estuda-se muito. II USO DA MESCLISE O pronome oblquo tono aparecer mesocltico com verbos no futuro do presente ou do pretrito, desde que no haja nenhum caso obrigatrio de prclise. Oferecer-nos-o um jantar naquele clube. Enviar-te-ei um telegrama amanh. Convidar-nos-ia para a festa, se pudesse. Cuidado! Na orao No lhe enviarei um telegrama, a prclise obrigatria. III USO DA NCLISE 1. Com verbos no incio da orao. Ouviram-se belas msicas. 2. Com verbos no imperativo afirmativo. Alunos, apresentem-se Coordenadora. 3. Com verbo no gerndio, sem a preposio EM. Modificou a mensagem, deixando-a com duplo sentido. 4. Com verbos no infinitivo impessoal. Os turistas esto na cidade. Nossa misso ajud-los.
1

COLOCAO DOS PRONOMES OBLQUOS TONOS A colocao dos pronomes oblquos tonos , sem dvida, um dos assuntos mais polmicos da Gramtica. Para complicar, a prtica brasileira diverge, em muitos casos, da prtica lusitana. No Brasil, como esses pronomes so semitnicos e , s vezes, tnicos, passam a adquirir uma autonomia que no possuem em Portugal. Por isso, a colocao do pronome tono mais livre na construo brasileira. Na linguagem coloquial, iniciamos com ele a orao e ainda o deixamos independente nas locues verbais e nos tempos compostos. Se conseguirmos evit-lo no incio de orao e no o deixarmos encltico com verbos no futuro e no particpio, j estaremos dando um grande passo para uma colocao adequada. necessrio seguir alguns preceitos bsicos, mas no h dvida de que a colocao dos pronomes oblquos tonos est intrinsicamente ligada harmonia da frase, ao seu equilbrio, sua sonoridade e sua clareza. Observemos o perodo: Vanessa contoume a verdade. A colocao est correta, mas acredito que todos falariam Vanessa me contou a verdade. Colocando o pronome oblquo procltico, tornamos a orao mais equilibrada, harmnica. Esse exemplo denota a tendncia da colocao brasileira. Podemos chamar a colocao de prclise facultativa. REGRAS GERAIS I USO DA PRCLISE l. Quando o verbo for precedido de uma palavra de sentido negativo. A aluna no te entregou o material Jamais me viram na praia. 2. Quando o sujeito for um pronome indefinido. Nada nos importunava. Espero que tudo se resolva com rapidez.

FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular n 02 - Portugus

5. Nas oraes coordenadas, exceto as alternativas e aditivas com as expresses no...nem, no s...mas tambm. O aluno chegou tarde e dirigiu-se ao professor. Cuidado! Fale tudo agora ou se cale para sempre. No s desfilou mas tambm se irritou com os jurados. Obs.: Constitui erro o emprego encltico do pronome aps verbo no particpio. IV USO DO PRONOME OBLQUO NAS LOCUES VERBAIS. 1. Sem que haja caso de Prclise, o pronome poder ser colocado de trs formas: encltico ao verbo auxiliar ou ao verbo principal e solto entre os verbos. Quero-lhe fazer uma pergunta. Quero fazer-lhe uma pergunta. Quero lhe fazer um pergunta.

a) b) c) d) e)

Questo 2 A colocao do pronome tono est incorreta apenas em: ...no poderia consult-lo fraca luz da masmorra. Nunca mais v-los-ia, nunca! Mas, seu tenente, deixe-me escrever minha me... Quaresma, porm, enganava-se em parte. O que o fazia sofrer era aquela semivida de moa, mergulhada na loucura e na modstia.esto 03

Questo 3 Marque o item em que a colocao pronominal est devidamente empregada: I. Um vento pesado e vagaroso soprava, me arrebentando os tmpanos. II. Nada se conhece sobre a situao econmica do pas. III.Uma tosse rouca quebrava o silncio; se erguia, em seguida, um riso curto. IV. Ele no conseguiu saber o que o despertara daquele sono profundo. a) b) c) d) e) nas oraes nas oraes nas oraes nas oraes em todas as I e IV II e IV III e IV I e III oraes

2. Havendo, na orao, caso de Prclise, o pronome ficar procltico locuo verbal, encltico ao verbo principal ou solto entre os verbos. No lhe quero fazer uma pergunta. No quero fazer-lhe uma pergunta. No quero lhe fazer uma pergunta.

Obs.: Caso o verbo principal esteja no particpio, o pronome no poder ficar encltico a ele. * No te tenho observado. Tenho-te observado. Tenho te observado. Seguem-se questes sobre o assunto. Procure faz-las com ateno e confira o gabarito. Questo 01 Assinale a alternativa em que o pronome oblquo tono esteja colocado de maneira correta, segundo a norma culta gramatical. Talvez tenha solicitado-me o pedido. Jamais convidei-o para compor a minha equipe. Se for necessrio, calarei-me. At l muitos s se tero arrependido. No maltrat-lo-ei nunca.
2

a) b) c) d) e)

Questo 4 Indique a alternativa que apresenta erro de colocao pronominal: Algum me disse que tu amas novamente. Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pr-se a salvo. Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com a maior dignidade. Diria-te toda a verdade, se me dissesses por que te perseguiam. Nada nos foi informado sobre a realizao dos exames finais. Questo 5 Reescreva a frase a seguir, confirmando ou corrigindo a colocao dos pronomes:

a) b) c) d) e)

Ana, amanh farei-lhe uma visitinha e contarei-lhe tudo o que sei a respeito dele. Me espere s nove horas e no me faa esperar muito.
GABARITO
01. D 02. B 03. B 04. D 05. Ana, amanh lhe farei... e contar-lhe-ei...Espere-me... e no me faa...

You might also like