You are on page 1of 5

ALENCAR, Chico e GENTILI, Pablo. Educar na esperana em tempos de desencanto. Rio de Janeiro / Petrpolis: Editora Vozes, 2001. (p.

69-76)

Qual educao para qual cidadania?


Tal como afirmam Will Kymlicka e Wayen Norman, no importante ensaio O retorno do Cidado (1997), a cidadania pode ser pensada e analisada em duas dimenses: como condio legal e como atividade desejvel. Como condio legal, a cidadania reconhecida como o pertencimento a uma comunidade poltica na qual os indivduos so portadores de direitos. Os direito configuram a cidadania ao mesmo tempo em que tornam os indivduos cidados, no contexto de um conjunto de instituies que garantam sua efetivao. Uma das expresses mais difundida dessa posio so as contribuies dadas por T. H. Marshall em sua clebre conferncia Cidadania e Classe Social, de 1949. Para o socilogo ingls, deve-se distinguir trs dimenses na construo histrica da cidadania: a civil, a poltica social. Na interpretao evolucionista de Marshall, o sculo XVIII foi o cenrio no qual se criaram as condies necessrias para o desenvolvimento da cidadania civil. Foi nesta poca em que o direito liberdade de expresso, de pensamento e de religio ganharam reconhecimento; a poca na qual a doutrina dos direitos naturais e a consagrao dos direitos humanos a consolidao da dimenso civil do longo mas, em aparncia, seguro caminho que percorreria a cidadania moderna. Em um sentido seqencial, o sculo XIX permitiu o desenvolvimento dos direitos polticos (em especial, o direito participao: a cidadania poltica); enquanto, no sculo XX, foram criadas as condies que permitiriam a extenso da cidadania para a esfera social mediante o desenvolvimento dos direitos sociais e econmicos (o direito educao, ao bem-estar, sade, ao trabalho, etc.); em suma: as condies para a construo da cidadania social. Entre as revolues francesa e americana, no sculo XVIII, e os estados Bem-estar, no sculo XX, localiza-se o processo histrico de consolidao dos direito definem o campo da cidadania segundo a perspectiva otimista formulada por Marshall. Para ele, a cidadania consiste em assegurar que cada qual seja tratado com um membro pleno de uma sociedade de iguais. A maneira de assegurar esse tipo de condio consiste em outorgar aos indivduos um nmero crescente de direitos de cidadania (Kymlicka e Norman, 1997:7).

Esse tipo de interpretao estabelece uma sinonmia entre cidadania e posse de direitos: ser cidado significa ser portador de uma srie de direitos, cuja natureza pode mudar ao longo do tempo. Para Marshall, essa mudana teve um sentido positivo e um resultado alentador. A extenso dos direitos para esferas cada vez mais amplas da vida social (desde a liberdade de religio ao direito a uma renda segura) significou a conseqente ampliao da cidadania a setores cada vez mais amplos da populao. Podemos afirmar que, embora sendo fundamental, essa concepo limita a cidadania a um conjunto de atributos formais (o reconhecimento de direitos comuns) que restringem e condicionam as possibilidades e os alcances da condio cidad. A reduo do campo da cidadania a uma questo meramente jurdica e, mais especificamente, de direito positivo, acaba condenando a condio cidad esfera da lei e ao compromisso por respeit-la. Apelar aos indivduos em sua condio de cidados e cidads significa, aqui, referir-se aos direitos que lhes pertencem e no a determinado tipo de comportamento, de responsabilidade, de deveres ou de aes que os mesmos devem realizar, conquistar, cumprir e desenvolver. Sendo assim, educar para o exerccio da cidadania significa transmitir a todos os direitos que formalmente lhe so reconhecidos. a educao, a partir desse enfoque, deveria ser vista como um mecanismo de difuso, de socializao e de reconhecimento dos direitos (civis, polticos e sociais) que definem o campo da cidadania. Uma ao pedaggica destinada ao aprendizado da Constituio e das leis permitiria, por exemplo, consolidar e desenvolver nos indivduos a autopercepo de sua condio de cidados e, consequentemente, o respeito e a proteo do sistema democrtico e de suas instituies. A rigor, seguindo os delineamentos desse enfoque, um sujeito no se torna cidado porque conhece seus direitos. Na sua prpria definio, os direitos da cidadania devem ser sempre compartilhados por todos os membros de uma comunidade. Neste sentido, desconhecer, por exemplo, que temos direito sade, no significa deixar de ter (ou perder) o reconhecimento formal desse direito. Ocorre que a ignorncia pode nos impedir de exercitar esse direito ou de reclamar por seu cumprimento. Por isso, a educao entendida como o mecanismo de difuso dos direitos existentes, no forma ou concede a cidadania, embora a faa mais consciente.

Esta concepo subjaz em alguns enfoques educacionais, para os quais a formao cidad se limita a mera transmisso pedaggica dos direitos reconhecidos pela lei. Como se torna evidente, uma interpretao limitada da educao cidad acaba sendo sempre funcional a uma interpretao limitada da prpria cidadania. do mesmo modo, uma concepo formal de cidadania deriva sempre de uma concepo formalista da educao cidad. Definida como atividade desejvel, a cidadania exige uma dimenso mais substancial e radical. A partir desse ponto de vista, a posse de direitos deve combinar-se com uma srie de atributos e virtudes que fazem dos indivduos cidados ativos em consonncia e mais alm do que a lei lhes concede. O exerccio da cidadania se vincula, assim, ao reconhecimento de certas responsabilidades derivadas de um conjunto de valores constitutivos daquilo que poderia definir-se como o campo da tica cidad. Nesta segunda perspectiva, a cidadania considerada uma dimenso que excede o meramente formal (a esfera dos direitos legalmente reconhecidos) para vincular-se, de forma indissolvel, a um tipo de ao social e de possibilidades concretas (no apenas subjetivas) para a realizao dos atributos que a definem. Na perspectiva formalista, a cidadania concedida (o indivduo se torna cidado na medida em que lhes so atribudos direitos de diverso tipo). Contrariamente, pensada como prtica desejvel, como aspirao radical de um vida emancipatria, a cidadania construda socialmente como um espao de valores, de aes e de instituies nas quais se garantem condies efetivas de igualdade que permitem o mtuo reconhecimento dos sujeitos como membros de uma comunidade de iguais.
A cidadania , desta forma, o exerccio de uma prtica inegavelmente poltica e fundamentada em valores como a liberdade, a igualdade, a autonomia, o respeito s diferenas e s identidades, a solidariedade, a tolerncia e a desobedincia a poderes totalitrios.

Sendo assim, evidente que a cidadania substantiva sempre um espao aberto, uma construo comum, nunca um estado final. Dito de outra forma, os valores e as atitudes que definem a cidadania so resultado de uma ao social em movimento constante, na qual consensos e dissensos se sobrepem de forma complexa: como entender a liberdade e as prticas que a constroem?; que princpios definem a igualdade entre indivduos ou comunidades?; que diferenas merecem ser defendidas e quais merecem se

combatidas?; quais os significados e os alcances da tolerncia (devemos, por exemplo, ser tolerantes com os intolerantes)? Essas e outras questes esto no prprio centro do problema da cidadania, fazendo dela uma esfera sempre instvel. Mesmo que essa segunda concepo permita superar as limitaes da primeira, ela delineia alguns problemas nada desprezveis no que se refere educao e prpria cidadania. Com efeito, se a educao cidad se vincula possibilidade de construir referncias comuns no plano dos valores e das prticas que as fazem realidade: que valores e que prticas so essas?; quem os define e como defini-los?; de onde eles obtm sua legitimidade?; atravs de quais mecanismos institucionais dever ser socializados?; de que forma e atravs de quais procedimentos eles devem ser revistos e avaliados? A soluo mais simples a essas indagaes consiste em preestabelecer o conjunto de valores e de prticas que definem o campo da cidadania para, uma vez feito isso, poder transmiti-lo aos indivduos que, ao incorpor-los, se tornaro cidados e cidads conscientes. Isso o que comumente se denominou formao tica e cidad, ocupando um lugar de destaque nas reformas educacionais dos anos 90: a transmisso de valores e o treinamento numa srie de prticas vinculadas a seu exerccio. Ainda que superadora do reducionismo que supe limitar a formao cidad ao conhecimento da lei, esta opo pedaggica resolve um problema, mas cria vrios outros. A cidadania est vinculada com valores e prticas, em tal sentido, conhecer esses valores e exercitar-se nas prticas que os tornam efetivos so, sem sombra de dvida, um desafio fundamental que enfrentam os cidados e as cidads (no apenas durante sua vida infantil, como tambm, claro, durante sua vida adulta). A raiz problemtica da questo reside em que, se aceitamos que a cidadania sempre um horizonte em construo, como fazer para que a transmisso predeterminada de valores e prticas por parte dos (as) educadores (as) no acabe limitando ou impedindo que os indivduos (em processo de cidadanizao) se tornem efetivos de sua prpria cidadania? Se, por exemplo, preestabelecemos o contedo da liberdade e da autonomia, transformando-os em uma verdade (pedaggica) inquestionvel, que liberdade e autonomia tero os indivduos para apropriar-se livre e autonomamente desses valores e dessas prticas sociais que lhes esto associadas?

O dilema complexo e pode ser melhor abordado se entendemos que, dialeticamente, a cidadania um processo construtivo, o que significa que ela inclui a possibilidade de definir (sempre de modo conflitante) os valores e as prticas que constituem sua prpria esfera de ao. Dessa forma, quando a cidadania se fecha em um dever ser de valores e prticas imutveis ou predeterminadas deixa, por assim dizer, de ser cidad. Analiticamente, essa a questo central: que tipo de ao educativa coerente com a formao de sujeitos cuja cidadania vai alm do mero reconhecimento forma de direitos? que tipo de formao humana pode se construir em uma barreira para o desenvolvimento ativo dos valores e das prticas que esto associadas cidadania substantiva? Torna-se evidente que se a cidadania implica sempre em uma tica cidad, a questo fundamental reside em definir as aes pedaggicas que, dentro ou fora da escola, sejam mais conscientes e coerentes com os princpios ticos que a sustentam.
Em outras palavras, no se pode educar para a autonomia atravs de prticas heternomas, no se pode educar para a liberdade a partir de prticas autoritrias e no se pode educar para a democracia a partir das prticas autocrticas.

A formao de cidados e cidads , ao mesmo tempo, um desafio tico e poltico. Um desafio tico de formao cidad, se pe em jogo o carter constitutivamente poltico da ao educativa. Assim, pensar na educao da cidadania significa pensar em valores, normas e direitos (no apenas legais, seno tambm morais) que configuram a prxis cidad e que, indissoluvelmente, devem constituir a prxis educativa.

You might also like