You are on page 1of 4

OFICINAS DE TRABALHO SOBRE A DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 2 Colegial A TEMA: SOMOS HOMOSSEXUAIS E TEMOS DIREITOS SIM

JUSTIFICATIVA: O nmero elevado de vtimas de violncia contra homossexuais; autoimagem negativa dos homossexuais. OBJETIVOS: Identificar as diferentes formas de violncia e preconceito de que so vtimas os homossexuais na sociedade; Conhecer os instrumentos legais para denunciar as violaes dos direitos dos homossexuais; Discutir as atitudes e relaes entre os homossexuais e a sociedade.

SENSIBILIZAO: Como vivenciada a violncia no cotidiano dos homossexuais ? Como se manifesta o preconceito no cotidiano homossexuais ? Como agem nessas situaes?

FUNDAMENTAO JURDICA E POLTICA DOS DIREITOS HUMANOS DOS HOMOSSEXUAIS: Os instrumentos jurdicos para denunciar as violaes dos Direitos dos homossexuais.

2 Colegial B TEMA: VIOLNCIA DOMSTICA CONTRA A MULHER JUSTIFICATIVA: Atualmente, a incidncia da violncia domstica se faz particularmente visvel nos meios de comunicao de massa, nas delegacias da mulher, nas escolas e famlias. OBJETIVOS: Identificar as formas de violncia domstica contra a mulher; Problematizar e aprofundar a temtica da violncia domstica; Identificar os rgos de proteo e defesa.

SENSIBILIZAO: Distribuio de recortes de jornais e revistas, mostrando os vrios tipos de violncia contra a mulher, para que o grupo possa associar com experincias vividas e/ou conhecidas. Apresentao de dados sobre a violncia contra a mulher;

2 Colegial C TEMA: TIRE ESSA CRIANA DA RUA! JUSTIFICATIVA: Aumento no nmero de crianas de/na rua e a necessidade de sensibilizar a sociedade para a urgncia do problema e despertar iniciativas. OBJETIVOS: Identificar os principais problemas vivenciados pelas crianas na rua; Sensibilizar setores da sociedade civil para o problema da criana de rua; Conhecer o ECA e sua aplicao na realidade; Criar iniciativas para minimizar o problema da criana de rua;

SENSIBILIZAO: Criao de um vdeo sobre o Estatuto de criana e do Adolescente (ECA) ; leitura e discusso de artigo do ECA; Anlise histrico-cultural da sociedade e da poltica social de atendimento criana e adolescente. identificar alternativas de ao para minimizar os problemas encontrados a partir do diagnstico realizado.

3 Colegial A TEMA: DIREITOS HUMANOS NO PRESDIO JUSTIFICATIVA: As frequentes violaes dos Direitos Humanos (maus tratos, negao dos direitos bsicos dos apenados e a falta de condies humanas nos estabelecimentos prisionais) colocam, para a sociedade, a necessidade de aes educativas em Direitos Humanos que possam alterar os comportamentos dos agentes que prestam servio pblico nos presdios. OBJETIVOS: Identificar os problemas humanos existentes no cotidiano prisional; Identificar os direitos e deveres dos presidirios; Conhecer a legislao internacional e nacional referente ao atendimento ao presidirio; Construir pautas de conduta no atendimento ao presidirio com base na legislao vigente.

SENSIBILIZAO: Regras Mnimas para Tratamento de Presos no Brasil, Lei Contra a Tortura, Cdigo de Conduta para Funcionrios responsveis pela aplicao da lei;

3 Colegial B TEMA: DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: JUSTIFICATIVA: Mesmo aps os 64 anos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, constata-se, ainda, um desconhecimento generalizado do seu contedo e significado histrico para a humanidade e da sua importncia atual para a construo de uma sociedade democrtica. OBJETIVOS: Construir o conceito de Direitos Humanos a partir da Declarao Universal; Analisar a evoluo histrica dos Direitos Humanos, atravs da exposio de imagens; Confrontar os princpios da Declarao Universal dos Direitos Humanos com a vivncia cotidiana como cidado; Refletir sobre o papel da escola para a formao de uma conscincia cidad.

SENSIBILIZAO: confrontao de um artigo da Declarao Universal com uma reportagem ou fotografia, analisando sob a tica dos Direitos; apresentar ao coletivo formas de como assegurar cumprimento dos direitos postos na Declarao Universal de modo a construir uma carta compromisso.

3 Colegial C TEMA: VIOLNCIA NA ESCOLA: CONSTRUINDO A CIDADANIA JUSTIFICATIVA: dimenso com que o problema da violncia se expande na escola e na sala de aula demanda uma oficina pedaggica de modo a provocar novas relaes, objetivando a construo de uma cultura de paz e de proteo aos Direitos Humanos. OBJETIVOS: Identificar as manifestaes da violncia na sala de aula e suas razes sociais, econmicas, culturais e polticas; Partilhar os sentimentos dos professores frente ao fenmeno da violncia; Analisar a relaes interpessoais na sala de aula, procurando identificar pontos de conflito e dificuldades; Encontrar alternativas para melhorar o relacionamento entre professores/as e alunos/as, de modo a reconhecer a dignidade dos atores envolvidos.

SENSIBILIZAO: Identificar aes a serem promovidas, objetivando o resgate da dignidade na relao professor e aluno;

You might also like