You are on page 1of 2

GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA A gravidez precoce uma das ocorrncias mais preocupantes relacionadas sexualidade da adolescncia, com srias conseqncias

as para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascero e de suas famlias. A gravidez na adolescncia vem se configurando como um problema cada vez mais grave no pas com conseqncias em vrias esferas de suas vidas, em especial das mulheres, das classes populares. Abordaremos algumas dimenses desse fenmeno no sentido de analisar a construo da identidade feminina e as relaes entre essa identidade e a preveno da gravidez na adolescncia. Ao final, levantaremos alguns pontos para reflexo sobre que educao sexual seria necessria diante das dimenses da problemtica da gravidez na adolescncia.

O comportamento sexual do adolescente classificado de acordo com o grau de seriedade. Vai desde o "ficar" at o namorar. "Ficar" um tipo de relacionamento ntimo sem compromisso de fidelidade entre os parceiros. Num ambiente social (festa, barzinho, boate) dois jovens sentem-se atrados, danam conversam e resolvem ficar juntos aquela noite. Nessa relao podem acontecer beijos, abraos, colar de corpos e at uma relao sexual completa, desde que ambos queiram. Esse relacionamento inteiramente descompromissado, sendo possvel que esses jovens se encontrem novamente e no acontea mais nada entre eles de novo Em bom nmero de vezes o casal comea "ficando" e evoluem para o namoro. No namoro a fidelidade considerada muito importante. O namoro estabelece uma relao verdadeira com um parceiro sexual. Na puberdade, o interesse sexual coincide com a vontade de namorar e, segundo pesquisas, esse despertar sexual tem surgido cada vez mais cedo entre os adolescentes. O adolescente, impulsionado pela fora de seus instintos, juntamente com a necessidade de provar a si mesmo sua virilidade e sua independente determinao em conquistar outra pessoa do sexo oposto, contraria com facilidade as normas tradicionais da sociedade e os aconselhamentos familiares e comea, avidamente, o exerccio de sua sexualidade. Adolescncia e Gravidez A adolescncia implica num perodo de mudanas fsicas e emocionais considerado, por alguns, um momento de conflitivo ou de crise. No podemos descrever a adolescncia como simples adaptao s transformaes corporais, mas como um importante perodo no ciclo existencial da pessoa, uma tomada de posio social, familiar, sexual e entre o grupo. A puberdade, que marca o incio da vida reprodutiva da mulher, caracterizada pelas mudanas fisiolgicas corporais e psicolgicas da adolescncia. Uma gravidez na adolescncia provocaria mudanas maiores ainda na transformao que j vinha ocorrendo de forma natural. Neste caso, muitas vezes a adolescente precisaria de um importante apoio do mundo adulto para saber lidar com esta nova situao.

A atividade sexual da adolescente , geralmente, eventual, justificando para muitas a falta de uso rotineiro de anticoncepcionais. A grande maioria delas tambm no assume diante da famlia a sua sexualidade, nem a posse do anticoncepcional, que denuncia uma vida sexual ativa. Assim sendo, alm da falta ou m utilizao de meios anticoncepcionais, a gravidez e o risco de engravidar na adolescente podem estar associados a uma menor auto-estima, um funcionamento familiar inadequado, grande permissividade falsamente apregoada como desejvel uma famlia moderna ou baixa qualidade de seu tempo livre. De qualquer forma, o que parece ser quase consensual entre os pesquisadores, que as facilidades de acesso informao sexual no tem garantido maior proteo contra doenas sexualmente transmissveis e nem contra a gravidez nas adolescentes. Uma vez constatada a gravidez, se a famlia da adolescente for capaz de acolher o novo fato com harmonia, respeito e colaborao, esta gravidez tem maior probabilidade de ser levada a termo normalmente e sem grandes transtornos. Porm, havendo rejeio, conflitos traumticos de relacionamento, punies atrozes e incompreenso, a adolescente poder sentir-se profundamente s nesta experincia difcil e desconhecida, poder correr o risco de procurar abortar, sair de casa, submeter-se a toda sorte de atitudes que, acredita, resolvero seu problema.O bem-estar afetivo da adolescente grvida muito importante para si prpria, para o desenvolvimento da gravidez e para a vida do beb. A adolescente grvida, principalmente a solteira e no planejada, precisa encarar sua gravidez a partir do valor da vida que nela habita, precisa sentir segurana e apoio necessrios para seu conforto afetivo, precisa dispor bastante de um dilogo esclarecedor e, finalmente, da presena constante de amor e solidariedade que a ajude nos altos e baixos emocionais, comuns na gravidez, at o nascimento de seu beb. Mesmo diante de casamentos ocorridos na adolescncia de forma planejada e com gravidez tambm planejada, por mais preparado que esteja o casal, a adolescente no deixar de enfrentar a somatria das mudanas fsicas e psquicas decorrentes da gravidez e da adolescncia. A gravidez na adolescncia , portanto, um problema que deve ser levado muito a srio e no deve ser subestimado, assim como deve ser levado a srio o prprio processo do parto. Este pode ser dificultado por problemas anatmicos e comuns da adolescente, tais como o tamanho e conformidade da pelve, a elasticidade dos msculos uterinos, os temores, desinformao e fantasias da me ex-criana, alm dos importantssimos elementos psicolgicos e afetivos possivelmente presentes.

You might also like