You are on page 1of 25

NORMA DE PROCEDIMENTO DE GRAFOSCOPIA

NORMA DE PROCEDIMENTO DE GRAFOSCOPIA

COORDENAO: Flavio Fernando de Figueiredo RELATORES: Jos Eduardo de Abreu Ricco e Jos Luiz Villela Macedo Brando. COLABORADORES: Dionsio Nunes Neto, Flvia Zoga Andreatta Pujadas, Paulo Palmieri Magri, Rodrigo Salton Leites e Tito Lvio Ferreira Gomide

1 PREFCIO Fundado em 1957 o Instituto Brasileiro de Avaliaes e Percias de Engenharia tem na sua Entidade Filiada no Estado de So Paulo um dos rgos de classe mais atuantes de todo o territrio nacional. Congregando profissionais das diversas modalidades da Engenharia e Arquitetura, tem o IBAPE/SP desenvolvido ao longo de sua histria importante trabalho com objetivo de aprimoramento e criao de cultura tcnica voltada queles que se dedicam a atuar nas reas de Engenharia Legal e Grafoscopia. A busca pela promoo dessas especialidades a nveis superiores de relevncia profissional e a preocupao em servir a sociedade dentro do mais elevado esprito pblico tem como resultado a permanente realizao de Congressos, Simpsios, Seminrios, Normas Tcnicas, Estudos, Cursos e outras formas de difuso de conhecimento. As normas tcnicas desenvolvidas pelo Instituto so produzidas atravs de um longo processo de discusso aberta, onde todas as contribuies so sistematizadas e avaliadas, sendo o texto final formalmente aprovado pelo plenrio da assemblia geral. 2 INTRODUO A observao permanente do crescimento das fraudes grficas, sempre a envolver manipulaes nos suportes e registros grficos produzidos em documentos decorrentes de processos grficos industriais ou manuais, baseados em tecnologias que tm na Engenharia o seu principal suporte cientfico, conduziram os peritos grafoscpicos do IBAPE/SP, a desenvolver a primeira norma tcnica brasileira de percia grafoscpica, visando auxiliar os peritos e no correto desenvolvimento pericial e permitir ao leigo, principalmente aos operadores do Direito, avaliar o contedo de um laudo grafoscpico. Partcipes do processo que se verifica em andamento, atravs do qual mudanas de carter cultural vm sendo consumadas; tcnicos habituados a trabalhar com documentos grficos questionados, sob os mais diversos enfoques, constatam que se sedimenta uma nova postura voltada para o procedimento grafoscpico.

3 OBJETIVO 3.1 - Esta norma fixa as diretrizes, conceitos, terminologia, convenes, notaes, critrios e procedimentos relativos Percia Grasfoscpica, cuja realizao de responsabilidade e competncia dos profissionais especializados da Cmara de Grafoscopia do IBAPE/SP, todos titulados como engenheiros ou arquitetos, legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia- C.R.E.A.s -, de acordo com a Lei Federal 5194 de 21/12/1966 e resolues do CONFEA.: a) classifica a sua natureza; b) institui a terminologia, as convenes e as notaes a serem utilizadas; c) define a metodologia bsica aplicvel; d) estabelece os critrios a serem empregados nos trabalhos; e) prescreve diretrizes para apresentao de laudos e pareceres tcnicos. 4 - NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4.1 - Na aplicao desta norma necessrio consultar e atender legislao pertinente, dando-se destaque aos seguintes preceitos legais: 4.1 Lei Federal N 5.194 de 21/12/1966 que regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrnomo e d outras providncias; 4.2 Cdigo de tica do IBAPE/SP. 4.3 Legislao: 4.3.1 - Constituio Federal; 4.3.2 - Cdigo Civil; 4.3.3 Cdigo de Processo Civil; 4.3.4 Cdigo Penal; 4.3.5 Cdigo de Processo Penal; 4.3.6 Consolidao das Leis do Trabalho 4.3.7 Cdigo de Defesa do Consumidor; 4.4 - Normas Tcnicas: Todas as normas tcnicas, que venham a ser consideradas pertinentes aos casos alvo da especificidade da Grafoscopia, podem ser consideradas, com destaque para aquelas relacionadas aos suportes em papel, registros grficos e instrumentos grficos. 4.5 - So adotadas nesta norma as definies constantes do GLOSSRIO DE TERMINOLOGIA APLICVEL GRAFOSCOPIA - ANEXO 1.

5 DEFINIES E TERMINOLOGIAS: Para efeito desta Norma, aplicam-se as seguintes definies e terminologias: 5.1. Grafoscopia: a disciplina que tem por finalidade determinar a origem do documento grfico. 5.2 Documento Grfico: o suporte que contm um registro grfico. 5.3 Escrita: o registro grfico que deve conter elementos tcnicos mnimos para a determinao de sua origem. 5.4. A Grafoscopia tambm possui outras denominaes, tais como: Grafstica, Grafotcnica, Grafocrtica, Grafotecnia, Percia Grfica, percia Caligrfica, Percia Grafotcnica, Documentologia, Documentoscopia e Grafodocumentoscopia. 5.5. Tipos de Percias Grafoscpicas: define as espcies consoante os exames necessrios. 5.6. Objetos: representados pelos suportes, registros grficos e instrumentos escreventes que produzem o documento grfico. 6 - ATRIBUIO PROFISSIONAL 6.1. - As Percias Grafoscpicas devero ser realizadas apenas por profissionais especializados, sendo que, aqueles do IBAPE/SP devem integrar a Cmara de Percias, alm de possurem o ttulo de engenheiro ou arquiteto, devidamente registrados nos CREAs, e dentro das respectivas atribuies profissionais, conforme resolues do CONFEA. 6.2 As Percias Grafoscpicas tm por caracterstica o envolvimento de diversas reas de especializaes, em face da multidisciplinaridade que constituem os documentos grficos a serem inspecionados, podendo o profissional responsvel pela realizao do trabalho convocar profissionais de outras especialidades para assessor-lo, tais como qumicos, fsicos, engenheiros da produo grfica e outros. 7 - CLASSIFICAO DAS PERCIAS GRAFOSCPICAS 7.1 - QUANTO NATUREZA DO OBJETO DA GRAFOSCOPIA 7.1.1 Documentos grficos em geral, destacando-se os seguintes: a) Suportes com registros grficos manuscritos (diretos); b) Suportes com registros grficos impressos (indiretos); c) Suportes com registros grficos manuscritos e impressos (mistos).

8 CRITRIO e METODOLOGIA: 8.1 CRITRIO: O critrio utilizado para elaborao de laudos de grafoscopia baseia-se na anlise comparativa do documento-motivo em relao a padro tcnico devidamente selecionado. A anlise comparativa consiste em exames individuais e conjuntos, de todos os documentos periciados, para a apurao das convergncias e divergncias grficas, que, devidamente interpretadas, fornecem os dados tcnicos sobre a origem documental.

8.2 METODOLOGIA: A metodologia a ser empregada consiste no desenvolvimento dos seguintes itens: 8.2.1 minuciosos exames do documento questionado; 8.2.2 minuciosos exames dos padres de confronto ; 8.2.3 cotejos e trescotejos entre documento questionado e respectivos paradigmas; 8.2.4 utilizao de aparelhamento especializado; 8.2.5 determinao das convergncias e divergncias; 8.2.6 coordenao dos dados tcnicos apurados; 8.2.7 preparao das ilustraes; 8.2.8 elaborao do laudo, considerando os tpicos essenciais do Laudo (ver item 15); Consoante o desenvolvimento dos itens abordados acima, a percia grafoscpica dever ser planejada conforme o tipo de documento questionado e considerando os parmetros do objetivo pericial. 9 EXAMES DO DOCUMENTO QUESTIONADO: Deve-se analisar os particulares tcnicos do documento-motivo, recomendando-se, verificar os seguintes: 9.1 Especificaes 9.1.1 - Suportes; 9.1.2 Registros grficos; 9.1.3 Tintas; 9.1.4 Instrumentos escreventes; 9.2 Condies Fsicas: 9.2.1 Marcas, Manchas e Sujidades; 9.2.2 Alteraes (acrscimos, rasuras, lavagens qumicas e recortes) ; 9.2.3 Dobras; 9.2.4 Amassamentos; 9.2.5 Colagens; 9.2.6 Queimaduras; 9.2.7 Borres; 9.2.8 Recobrimentos; 9.2.9 Enrrugamentos; 9.2.10 - Perturbaes 9.3) Idiografismos Devem ser efetuados os levantamentos, com anotaes e interpretaes, dos elementos tcnicos, mnimos grficos e demais aspectos que possibilitem determinar o mximo de caractersticas originais e particulares dos registros grficos do documento. 9.4) Observao Destaque-se que documentos provenientes de cpias possuem to somente registros grficos de impresses, mesmo que representem grafismos, possibilitando, to somente, determinar com segurana a origem do equipamento que produziu tais impresses. Manifestaes outras sobre as cpias somente podem ser apresentadas com as devidas reservas, devido s incertezas inerentes ao hipottico.

10. EXAMES DOS PARADIGMAS Recomendam-se minuciosas anlises dos paradigmas, visando determinar os requisitos essenciais, consignados pela autenticidade, quantidade, contemporaneidade e adequabilidade, bem como proceder devida avaliao tcnica para a aceitao, ou no, do material comparativo. Os exames das particularidades tcnicas dos padres so os mesmos das peas de exame.

11. CONFRONTAES GRAFOSCPICAS Os exames comparativos dos grafismos devem abranger os elementos de ordem geral e genticos da escrita, que so as seguintes:

GENRICOS: Calibres: so as dimenses dos caracteres. Espaamentos Grficos: so distncias analisadas na escrita. Comportamentos Grficos: so as direes e distncias consideradas, da escrita em relao pauta ou base. Proporcionalidade Grfica: so as relaes dimensionais entre diversas partes da escrita. Valores Angulares: so as predominncias de ngulo nas formaes grficas. Valores Curvilneos: so as predominncias de curvas da escrita. Inclinao Axial: aquela dos eixos gramticos. Inclinao da Escrita: a mdia de inclinao dos caracteres e complexos da escrita. GENTICOS: Dinmica Presso: a fora vertical da escrita. Progresso: a fora horizontal da escrita. Trajetria Momento Grfico: cada um dos traados contnuos da escrita. Ataque: o trao inicial da escrita. Desenvolvimento: o traado intermedirio da escrita. Remate: o trao final da escrita. Mnimo Grfico: o modo particular do traado. As convergncias e divergncias devem ser devidamente anotadas e interpretadas, sendo recomendado utilizar check-list para tais anotaes. 12. APARELHAMENTO GRAFOSCPICO A utilizao e seleo do aparelhamento necessrio aos exames dependem do objetivo da percia, recomendando-se fazer essa anlise com base no seguinte rol: lupas manuais e de mesa pticos microscpios binoculares documentoscpio negatoscpio luminria ultravioleta

Iluminao

luminria fluorescente luminria incandescente com foco regulvel luminria dicrica a) manual gabaritos quadriculados gabaritos verticais milimetrados rguas e esquadros milimetrados transferidor b) laboratrio balana analtica micrmetro

Medio

aparelho Bendtsen aparelho Schopper aparelho Sheffield aparelho Gurley aparelho Mullen aparelho Elmendorf aparelho Kohler-Molin Photovolt Hunter espectrmetros ou colormetros

13. DETERMINAO DAS CONVERGNCIAS E DIVERGNCIAS GRFICAS No existe uma regra nica para a realizao dos exames. No entanto, recomendvel adotar-se as seguintes medidas: a) estabelecer um roteiro prvio com a seqncia dos exames; b) realizar todos os tipos de exames; c) anotar por escrito todos os resultados apurados; d) interromper periodicamente os exames oculares para descansar a vista e anotar resultados parciais; e) executar fotoampliaes das particularidades mais expressivas para confirmar os exames oculares; f) refazer os exames aps a coordenao das concluses, para confirmar os resultados. As determinaes das convergncias e divergncias grafoscpicas possibilitaro ao perito concluir sobre a origem do documento, sabendo-se que essas concluses podem ser de:1) Constatao dos elementos materiais dos suportes e registros grficos da pea de exame. Esse processo o que se aplica nas concluses dos exames das especificaes e condies fsicas. 2) Interpretao das convergncias e divergncias dos elementos tcnicos dos documentos cotejados. Esse processo utilizado nas concluses dos exames das identificaes.

As concluses do processo de constatao so obtidas diretamente dos resultados dos exames, enquanto aquelas do processo de interpretao decorrem da anlise dos resultados dos cotejos. Elas so desenvolvidas atravs de raciocnios lgicos, que podem ser devidamente fundamentados. Os raciocnios lgicos so baseados nas Convergncias e Divergncias tcnicas apuradas.

14. ILUSTRAES GRAFOSCPICAS As divergncias e convergncias grafoscpicas devem ser devidamente ilustradas e explicitadas em quadros apropriados com legendas e assinalamentos.

Desenhos, croquis, fotografias em negativo ou digitais, bem como cpias e outras formas de ilustrao so necessrias. 15. TPICOS ESSENCIAIS DO LAUDO: 15.01 Descrio Tcnica da Pea de Exame; 15.02 - Indicao do Objetivo da Percia; 15.03 Descrio dos Paradigmas; 15.04 Data da Diligncia, quando houver; 15.05 Descrio da Metodologia e Marcha dos Trabalhos: 15.06 Concluso ou respostas aos quesitos; 15.07 Fundamentao; 15.08 Relatrio com as ilustraes;

ANEXO N 01 GLOSSRIO DE TERMINOLOGIA BSICA APLICVEL GRAFOSCOPIA 1 - OBJETIVO Sem excluso do Glossrio de Terminologia Bsica Aplicvel Engenharia de Avaliaes e Percias do Ibape/SP aprovado em 09/08/1.994, este glossrio contm, mais especificamente, outras terminologias e conceitos aplicveis aos procedimentos da GRAFOSCOPIA recomendados pelo IBAPE/SP.

2 - CONCEITOS Para os efeitos deste Glossrio so adotadas as seguintes definies: A Aba- (falando do papel), beira ou margem superior. Abado- provido de aba. Abaixo-assinado - documento que contem assinatura de vrias pessoas. Abalizar- assinalar, marcar. Abalonado - em forma de balo. Abandeijado - em forma de bandeija. Abastoso - abundante Ababelado - desordenado. Abaulado - convexo, curvo. Abduo - raciocnio cuja concluso imperfeita e portanto, apenas plausvel. Abeirante - que est prximo da beira. Abdito - oculto, escondido. Abrotrofia - diminuio da vitalidade com perda de resistncia especfica. Abissal - enorme. Abjuno - separao, afastamento. Abobodado - em forma de abboda. Abolachado - em forma de bolachado. Abolado - em forma de bolo. Abonar - Declarar como bom ou verdadeiro. Abotinado - em forma de botina. Abrasonar - por braso em. Abreugrafia - imagem observada pela radioscopia. Abreviado - reduzido a menor. Ab-rogar - suprimir, revogar. Abstruso - oculto, confuso.Abulado- selado com bula ou selo de chumbo. Acabaado - em forma de cabaa. Acabamento - arremate. Acafelado - encoberto, dissimulado. Pode-se dizer sobre um papel que foi raspado e disfarado com alguma substncia (como talco) para encobrir a raspagem. Acafelador - aquele que acafela, falsrio. Acafelar - raspar o papel e dissimular a raspadura com amido, talco, resina ou outra substncia apropriada. Acampto - que no reflete a luz mesmo possuindo condies para tal, opaco. Acareado - aquele que comparado, confrontado. Ao - ttulo societrio. Acartonado - consistncia, aspecto ou forma de carto. Aceitao - concordncia, anuncia. Aceitante - pessoa que assina o aceite na letra de cmbio ou duplicata.

Aceite - assinatura do aceitante. Acelerao - variao de velocidade na escrita. Acente - sinal diacrtico. Acepo - sentido. Aceptilao - remisso de dvida no paga. Acetato - pelcula fotogrfica. Achega - aditamento, acrscimo. Acobertado - dissimulado. Acntio - flexa. Achavascado - tosco, rude, incompleto, disforme, deformado, bambochala (falando da escrita manual). Achicar - enxugar, estancar a gua. Achicado - pode se dizer sobre o papel que foi molhado e enxuto ao calor de ferro de passar, fogo ou sol. Acineasia grfica - quase impossibilidade ou impossibilidade de escrever, devido atrofia dos msculos destinados escriturao. Acorcovar - arquear, dobrar. Afear - deformar. Agudo - pontudo Actinismo - propriedade que as irradiaes luminosas tem de influir sobre certas substancias, produzindo aes qumicas, como na emulso de chapas e filmes fotogrficos. Obs. A mudana do tonato ferroso de certas tintas de escrever em tanano frrico no devido ao actinismo, como j se escreveu, mas oxidao dessa base, graas agregao molecular do oxignio atrado do ar. (Bel. Jos Custdio Soares) Actinografia - fotografia obtida tendo-se colocado o objeto entre a placa e um foco lumionoso, radiografia. Afixo - parte agregada ao incio ou fim da raiz da palavra. Agrafia - Impossibilidade de escrever devido perda da memria grfica, normalmente devido a uma leso cerebral. Aglutinao - reduo proposital do desenvolvimento lateral das letras, comprimindo-as, para se aproveitar o espao, talvez insuficiente. Ajustamento inicial - adaptao do gesto grfico produo de uma escrita. Aleive - fraude, falsidade. Alfurjado (adapt.) sujo (falando do suporte ou estampilha). Alheta (adapt.) tarja. Alinhamento grfico - posio da escrita em relao `a pauta ( impressa ou no). Alongada - escrita com traos longos, leves, quase sem presso. Alvitrar - sugerir, lembrar. Ambguo - duvidoso, impreciso. Anacronismo - erro ou confuso de datas. Andamento grfico - a marcha da escrita Ancho - largo, amplo Anegriscado - um tanto preto, escuro. Anexo - incorporado, junto. Annimo - cujo nome se ignora. Anonmia - qualidade do que annimo. Anonimografia - escrita annima. Anonimgrafo - uma pea annima ou seu autor. Anmalo - irregular,anormal. Anoso - antigo, velho. Antagonista - adversrio. Antonmia - em oposio. Amorfa - caracterstica de uma escrita desfigurada pela impreciso das formas, tornando-a indecifrvel. Anstase - reproduo grfica por transporte qumico. Anciride - em forma de gancho. Anegriscado - um tanto preto, escuro. Anel - circunferncia completa ou incompleta de um quirograma quando o crculo est coberto de tinta o anel toma o nome de bacino, quando os traos se cruzam, florio.

Andamento grfico - marcha da escrita. Anepgrafo - sem ttulo, ou epgrafe. ngulo analtico - ngulo do quirograma para o diferenciar de inclinao, ngulo primado pela reta de inclinao da escrita e a linha da regra. Anelado - em forma de anel,na escrita, traos formando anis. Anisografia - desigualdade grfica. Angulosa - qualidade da escrita, quando seus vrtices e pontas formam ngulos. Anopistgrafo - papel escrito s no anverso, ou cujo verso est em branco. Antinomia - contradio, oposio, diversidade. Antgrafo - cpia manuscrita, sinal usado para separar do texto notas ou comentrios. Anverso - parte anterior de uma folha de papel ou documento. Anzol - incio ou final de trao com a forma de anzol. Apartado - afastado, separado. Apndice - anexo. Apcrifo - falso, incerto. Apgrafo - cpia integral de um autgrafo. Arabesco - enfeite, ornato. Arcada - trao que descreve uma linha convexa. Arrepelar - Arrepiar ou arrebentar as fibras do papel. Assinatura - nome ou firma. Ascendente - caracterstica da escrita quanto direo( linhas e traos tendendo para cima). Atabafado - quando um trao coberto por outro, e visvel apenas com lentes ou microscpios. Ataque - Parte inicial de um trao. Ataxia - defeito de coordenao dos movimentos musculares, produzindo efeitos no desejados na prpria escrita. Atpico - grafismo que no se enquadra em uma classe. Autntico - verdadeiro, genuno. Auto-falsificao - deformao proposital da prpria escrita com o objetivo de alegar, futuramente, falsidade. Avulso - arrancar pedao de papel ou selo com perda de substancia dos mesmos. Azelha - arco. B Babelesca - escrita quase ilegvel, confusa. Balisa - pea de comparao. Bastardo tipo de escrita grada. Beira - lateral extrema do papel, margem. Bbulo - papel muito poroso que absorve a tinta, mata-borro. Bico de pena - pena metlica composta de duas pontas destinada a levar a tinta ao suporte. Bisulcado - que tem dois sucos. Borda - margem de uma folha. Bordos - lados do papel, margens. Bordadura - arabesco. Borro - ndoa, mancha. Borrifar - salpicar, aspergir. Bracelete- ornato circular ou eltptico de uma haste. Braquigafria - escrita que contm muitas abreviaes. Brao - haste superior. Braso - jamego. Burundanga - escrita incompreensvel C Cabealho - ttulo de um trabalho. Cabedal - conjunto de bens que formam o patrimnio de algum, conjunto de documentos passveis de comparao, conjunto de peas suspeitas. Cabimento - aceitao, valimento. Cabvel - que tem cabimento. Cabograma - telegrama expedido por cabo submarino.

10

Cacha - ato praticado s ocultas, ardil, trapaa. Cachar - praticar algo escondido. Cacifo - cofre, pequeno ba. Cacografia - grafia errada, com erros ortogrficos e sinais inteis. Cacgrafo - aquele que faz cacografia. Cocozelia - imitao viciosa. Cadmeu - primitivo alfabeto grego, atribudo Cadmo. Cadimo - destro, hbil, gil. Caducar - cair em desuso, prescrever. Caganifncia insignificncia, ninharia. Cimbra neurose ocupacional causada por exagero de escrita, caracterizada por contraes espasmdicas dos msculos dos dedos e braos, dificultando a escrita. Clamo - cana que os antigos se serviam para escrever. Calamdeo - que tem forma de pena. Calandra - instrumento com cilindros usado para calandrar (alisar) papel ou tecido. Calandrar alisar, reduzir a espessura. Calcar - comprimir, copiar no papel um modelo que lhe sobreposto atravs de carbono ou grafitado, decalcar. Calhamao - pilha de documentos ou livro volumoso. Calho grfico - suco da pena no papel. Calcografia - falsidade por decalque. Caligrafia - arte de escrever mo de maneira bela. Calgrafo - aquele que faz Caligrafia. Caligrfica - tipo de escrita que reproduz a letra ensinada na escola. Calcinado - reduzido cinzas Calote - dvida no paga e/ou contrada sem inteno de pagamento. Cambado- torto de um lado. Cambalacho - transao ardilosa com inteno de dolo, barganha. Campo grfico - objeto da percia grafoscpica. Camuflar - disfarar. Cancelar - inutilizar com traos ou riscar o que se escrever. Canelura grfica - estrias ou sulcos que podem ser feitos por pena ou lpis. Caneta fonte - caneta tinteiro. Canhestro - acanhado, desajeitado. Canhoto - aquele que escreve com a mo esquerda. Carbono - carvo. Carbonizar - reduzir a carvo. Carimbar - marcar com carimbo. Carimbo - instrumento com o qual se marca, tinta, papis de uso oficial ou particular. Carquilha - ruga, dobra ou prega, que pode ser no papel. Carta - comunicao manuscrita ou impressa acondicionada e endereada a uma ou a varias pessoas. Carto - folha composta de vrias camadas de papel coladas entre si e que segundo a grossura, pode ser cartolina ou papelo. Cartrio - lugar onde se registram cartas ou documentos importantes. Cartorrio - aquele que tem o cartrio ou escrevente no mesmo. Cartulrio - coleo de ttulos de propriedade, concesso de privilgios guardados em igrejas ou antigos conventos. Camuflar - disfarar, mascarar. Causticar - queimar. Cerrada - relativo escrita, quando condensada, com reduo de espaos entre as letras. Centrpeta - escrita com movimentos terminais de letras e palavras complicados e ampliados por um trao que se volta esquerda. Centrfuga - tendncia dos finais de letras e palavras para se dirigirem para a direita horizontalmente ou ligeiramente ascendente, sem volta para a esquerda ou para baixo. Certido - Atestado, documento passado por funcionrio que tem f publica. Certificar - afirmar.

11

Cetraria - ornato caligrfico em forma de cetras (escudo) usado nos manuscritos antigos. Cetras- sigla representativa do et coetera, nos documentos antigos; tipo de trao alongado ou curvo acrescentado assinatura. Chamuscar - queimar ligeiramente. Chancela - selo pendente em alguns documentos oficiais ; marca que indica confiana; rubrica gravada com sinete para suprir assinatura em documentos. Chanfradura - chanfrar, recortar em ngulo. Chavascar - fazer algo de maneira imperfeita. Chave - sinal grfico quase sempre vertical usado para designar letras ou nmeros que sevem ser compreendidos como uma s designao. Cheque - impresso bancrio de certo valor monetrio destinado quele a quem se emitiu o mesmo. Chicha - apontamento.. Cianotipia - mtodo de decalque fotogrfico sobre papel preparado com certos sais de ferro que contm a propriedade de se transformarem, sob a ao da luz, na cor Azul da Prssia. Cifra - zero, sem valor.; enigma de uma carta enigmtica. Cifrado - escrito em caracteres secretos. Cifro - smbolo usado para representar as unidades monetrias. Cilndrica - escrita cujas letras so feitas sempre na mesma altura, com igualdade dos traos. Cintica da escrita - sinergia do punho. Claviforme - escrita com finais de letras terminadas bruscamente. Claro - espao em branco entre palavras. Claudicante - incerto, vacilante. Clavado - em forma de clave. Colchete - chave. Codificao - ao de codificar a escrita. Coevo - contemporneo. Colchetes de remates - tipo de escrita onde aparecem tores nos finais dos traos, em forma de anzol. Colimar - observar com instrumento adequado. Colofo - inscrio no fim dos manuscritos ou de livros impressos com a indicao da feitura dos mesmos. Coloidal - da natureza da cola. Colubrino - relativo cobra, pode se dizer da escrita em forma espiralada. Comisso - pena ou multa imposta a algum que falta a certas condies de contrato ou lei. Comparvel - que pode ser confrontado. Comparador - tipo de microscpio dividido em dois campos para se comparar dois trechos de escrita. Comprobao - comprovao. Comprobatrio - que contm provas do que se diz, que serve para comprovar. Cncava - tipo de escrita como um semi crculo, com pontas para cima e linhas que sobem e descem. Conchado - em forma de concha. Conchavo - ato de combinar alguma coisa com algum, tramia. Concludente - que merece f, categrico. Conclusivo - que contm uma concluso. Concluso - diz-se do processo que foi concludo e entregue ao juiz. Concordante- que est de acordo. Condensada - escrita cujas letras e palavras so diminudas e as margens reduzidas ou suprimidas. Conflitante - contraditrio. Congnere - que pertence ao mesmo gnero, similar. Congnito - idntico, que vem do mesmo punho. Coniforme - que tem forma de cone. Conotao - relao entre duas ou mais coisas, confrontao de grafia com certo padro para se verificar se provm do mesmo punho. Consecutivo - conseguinte, que segue outro. Consenso - concordncia de idias ou posies. Consignar - afirmar, declarar. Consonncia - quando h concordncia. Contemporneo - que tem a mesma idade. Contemporaneidade de documentos - quando dois ou mais documentos pertencem mesma poca, tendo sido feitos no mesmo dia ou no mximo com um intervalo de no mximo, um ms.

12

Contexto - argumento; significado de idias como um todo em um texto. Contraditrio - em desacordo com a identificao. Contracifra - chave para se decifrar uma escrita cifrada. Contraf - cpia autntica de citao ou intimao judicial que se entrega pessoa citada. Contramarca - segunda marca que feita para substituir ou autenticar outra. Contraproducente - que prova o oposto daquilo que se pretendia provar. Contraprova - impugnao jurdica de um libelo. Convalidar - restabelecer a validade de um ato jurdico ou contrato. Converger - tender em direo a algum ponto. Convencional - tipo de escrita com um aspecto rgido e formal, com formas em ngulos sistemativamente agudos, com tringulos nos anis das letras. Convexa - escrita oposta cncava com as linhas subindo e descendo sobre o nvel. Cpia - reproduo textual de alguma coisa que est escrita, traslado. Copiagem - ato de copiar por meios fotoqumicos. Correlao - relao entre dois termos. Corretor - substancia usada para apagar uma escrita. Corrugar - enrugar. Corte - na escrita, pequeno trao que cruza outro. Co-signatrio - aquele que assina um documento junto de algum. Cota - apontamento margem de um manuscrito; letra com que se classificam as peas de um processo. Cotar - anotar, assinalar; avaliar. Cotejar - examinar, comparar. Cotejo - ato de comparar, confrontar. Crescentiforme - em forma de crescente. Criptografia - arte de escrever em cdigo. Criptograma - tipo de escrita feita de maneira convencional mas que s pode ser revelada com o conhecimento de um cdigo, de uma chave. Criptnimo - aquele que oculta ou disfara o nome,, pseudnimo. Crisografia- arte de escrever a ouro. Crisgrafo - praticante da crisografia. Crvel - aquilo em que se pode acreditar. Crivo - pequenos orifcios que formam algarismos, letras ou sinais,feitos com o crivador marcando cheques ou outros documentos. Cruciforme - em forma de cruz. Cunho - marca em relevo impressa em moedas ou placas de ferro. Cunho pessoal - particularidades na grafia, marcas pessoais feitas por um indivduo na sua escrita. Cursiva - letra manuscrita, traada de maneira natural, de talho mdio. Curvatura - forma curva, arqueada. Curvetear - fazer curvas ou voltas. Curvilneo - formado de linhas curvas. D Dacapo - desde o incio, retomada da escrita para se corrigir ou aperfeioar um traado. Datilografado - escrito mquina de escrever. Datilograma - impresso digital. Dactiloscopia - sistema de identificao atravs das impresses digitais. Dactiloscopista - pessoa encarregada de colher e identificar as impresses digitais. Dactilocinese - movimento dos dedos ao escrever. Datao - ato ou efeito de datar. Decigrar - interpretar, descobrir. Debuxo - delinear, traar o contorno; esboo de um modelo grfico a ser imitado. Debuxar- fazer um esboo, delinear. Decalcar - transferir imagens ou textos de um papel para outro calcando-o um sobre o outro. Decendirio - relativo a um decndio. (espao de 10 dias). Dcoupage tipo de falsificao feita atravs do ajustamento de trechos de palavras ou mesmo slabas tirados de trechos de documento autntico que se quer reproduzir, junto de trechos falsificados.

13

Deformao grfica - modificao da forma da escrita, que pode ser voluntria ou no. Delis - palavra francesa que indica traos finos. Deltacismo - troca do d por t e vice versa. Denotao - indicao, sinal. Denncia - acusao, pea de Ao Penal atribuda ao Ministrio Pblico. Deprecada - documento pelo qual um Juiz pede a outro a realizao de um ato ou diligncia judicial. Desadunado separado, afastado. Desanexar - separar, desmembrar. Desatavio - desordenado, em desalinho. Descarga - quando a tinta, ainda molhada, projeta-se no verso da folha anterior. Descendente - tipo de escrita em que linhas e traos no mantm o nvel horizontal, tendendo a descer abaixo da pauta. Descorante - o que tira a tinta, o que faz perder a cor. Desinncia - extremidade. Deslavado - desbotado. Despigmentao - ausncia de pigmento, falta de cor. Dextrogiro - letra inclinada para a direita. (oposto- sinistrogiro). Diagrama - representao grfica. Diapositivo fotogrfico - cpia fotogrfica feita em vidro ou pelcula transparente. Diascopia - examinar ponto por ponto; projeo da imagem de objetos iluminados por luz transmitida atravs deles. Dicotmico - dividido ou subdividido em dois, bifurcado. Discinesia grfica - dificuldade de movimentao grfica. Didagmologia - documentologia. (didagma=documento, logia=estudo). Diferir - discordar, estar em dissonncia. Difluir - esparramar-se, borrar. Diligncia - investigao, executar alguns servios judiciais fora dos respectivos tribunais ou cartrios. Dimorfismo - letras com formas diferentes em um mesmo texto. Dinamismo grfico- anlise da fora empregada ao escrever, aliada sua velocidade. Direo - sentido para o qual a letra tende. Dirimente - que dirime, que isenta de pena. Disfarce grfico - dissimulao grfica. Disgrafia - deformaes da escrita, dificuldade para escrever. Dissimulao grfica - quando o autor da escrita disfara sua individualidade grfica, voluntariamente ou no.( por exemplo, sob o efeito de forte emoo.). Divulso - dilacerao do papel. Documentar - reunir conhecimentos e tcnicas que tem como objetivo a pesquisa e reunio de documentos de qualquer natureza. Documentado - fundado em documentos. Documento - suporte que contm o registro grfico. E Ecografia - pessoa que sofre de dissociao de idias, o paciente pode copiar um escrito mas no consegue escrever para exprimir suas idias. Ecolalia - mania de aconsoantar palavras na escrita ou na forma oral. Ectipografia - impresso tipogrfica que deixa os caracteres em relevo, usada em cartes de visita ou escrita para cegos. Ectosifrafia - ampliao do corpo de um quirograma. Efemrides- livro ou dirio onde se registram fatos do dia a dia. Electrocpia - cpia de documento obtida por qualquer processo que empregue a atrao de partculas de pigmento por meio da aplicao de carga eletrosttica. Elucidar - resolver, esclarecer. Elptica - escrita onde so comuns letras maisculas elpticas, com curvas, substituindo ngulos deixando uma forma elipside.Letras como m e nso traados como se fossemu. timo - origem de uma palavra, oriunda da lngua- me. Efundir - derramar, espalhar-se,(diz-se da tinta sobre o papel). Efuso - ato de efundir-se.

14

Eiva - mancha no papel, ndoa. Eivar - produzir alguma mancha no papel. Elucidar - esclarecer. Embicar - dar forma de bico. Emportico - papel que serve para filtrar; mata-borro. Encalar - calcar, comprimir. Encaixada - escrita vista mais comumente quando era comum o uso de penas flexveis, cujo bico se partia em 2, assim os traos iniciais das letras deixavam um pequeno espao triangular sem tinta, como se fosse um encaixe. Encolar - revestir de cola um papel. Encruzar - dispor em forma de cruz. Endossar - transferir a outrem um cheque atravs de assinatura no verso do mesmo. Enlaar - unir atravs de laos ou laadas. Enlaada - letra em que o trao lanado, mas volta sobre si e depois para a direita. inicia-se novamente para a esquerda Enliador - falsrio. Enliar - falsificar, disfarar. Enlio - falsidade. Enroscadura - curva, volta, escrita ondulada. Ensoado - que tomou muito sol. Quando o papel tomou muito sol e ficou manchado. Entrecruzado - que se cruzam. Entrelaamento - letras que se entrelaam umas s outras. Entrelinhas - espaos entre as linhas de um texto. Entumescida - escrita que tem seu trao aumentado em espessura no seu meio. Enturvar - tornar-se obscuro, ininteligvel. Equevo - contemporneo. Eritogrfico - relativo escriv escarlate, vermelha Esanchar - alargar, ampliar. Eritogrfico - escrito a tinta vermelha ou escarlate. Esboar - traar os primeiros contornos. Esborratadela - mancha de tinta em um papel. Esborratifar - salpicar tinta em um papel. Esborratar - borrar. Esborrifar - borrifar tinta em um papel, esborratifar. Esbranquiado - esmaecido. Escarabocho - rabisco, garatuja. Escoro - reduo de dimenses de um desenho ou objeto, esboo, resumo. Escrita - caligrafia, registro grfico legvel. Escritura - documento autntico de um contrato feito por oficial pblico. Escritural - grafia que imita formas caligrficas clssicas ou grafismos individuais livres. Esferogrfica- caneta com ponta metlica que regula a sada da tinta Esmar - conjeturar. Esmarelido - papel amarelado podendo ter como causa a ao do tempo. Esparrinhar - borrifar tinta. Especioso - de aparncia enganosa. Estampar - imprimir letras ou figuras em uma superfcie. Estampa - figura impressa. Esteganografia - escrita que segue um cdigo secreto, criptografia. Estncil - folha de papel impermevel e cortada a estilete ou perfurada com mquina datilogrfica de modo que quando passa entre um rolo de tinta e uma folha de papel em branco nesta so reproduzidas fielmente as letras ou desenhos traados. Estenografia - escrita abreviada com sinais que permite escrever com a mesma rapidez com que se fala. Estenogrfico - taquigrfico. Estenotipar - estenografar com o auxlio de um estentipo. Estentipo - mquina com teclas, destinada estenotipia. Estereografia - Processos grficos em que a impresso se d por relevo, como o caso da tipografia, xilogravura, etc. Estereotipia - Duplicao da composio tipogrfica, atravs da moldagem de uma matriz.

15

Estigmologia - Conjunto de sinais usados na escrita, como til, vrgula, cedilha, etc. Estilismo - refinamento na linguagem. Estilgrafo - caneta tinteiro. Estresir - copiar atravs de decalque. Estria - linha fina ou sulco deixado por uma pena, ou caneta de ponta fina.. Esvaecer - apagar, tirar alguma mancha. Exame - anlise minuciosa de um documento. Ex-libris - pequena marca inserida normalmente na contracapa de um livro, que indica possesso, podendo ser as iniciais do autor. Expert - pessoa que tem grande conhecimento sobre determinada matria, perito. Expungir - apagar uma escrita para substitui-la por outra. Extratar - fazer um extrato (resumo) de um livro, texto ou documento. Extrato - fragmento de um documento ou texto. F Face - frente, anverso, parte anterior. Aspecto, lado, aparncia. Facies da escrita - v. grafies. Facticiar - (neol.) falsar, falsificar, forjar, forgicar, maniversar, adulterado. Falciforme - que tem a forma de foice, foiciforme. Falsado - forjado, falsificado, falso, forgicado, estresido, maniversado, factcio, adulterado, falsifeito, apcrifo, no autntico. Falsador - forjador, forgicador, falsificador, maniversador, falsrio, adulterador, falsdico, falsifico, falsfero. Falsar - forjar, forgicar, falsificar, maniversar, facticiar, adulterar, falcatruar, contrafazer. Falsrio - forjador, forgicador, maniversador, adulterador, falsdico, falsificador, faniqueiro, ichacorvos. Falsa - forjadura, forjamento, forjicao, forja, falsificao, manivrsia, falsdia, intrujice, burla, falcatrua, embuste. Falsidade - forjadura, falsia, falsificao, forjamento, forjicao, forja, manivrsia, falsdia, intrugice, burla, falcatrua, embuste. Falsdia - falsidade. Falsidicamente - (neol. De Ruy Barbosa O art. 6 da Constituio p. 139) falsamente. Falsdico - falsrio, falsador, forjador, forjicador, falsificador, falsfero, adulterado, maniversador, falsfico. Falsificao - ato ou efeito de falsificar, falsa, falsidade, falsdia. Falsificado - falsado, falso, forjado, forjicado, factcio, falsifeito, maniversado, adulterado, apcrifo, no autntico. Falsificar - falsar, forjar, forjicar, maniversar, adulterar, contrafazer, facticiar. Falso - apcrifo, no autntico, falsificado, forjado, forjicado, falsado, factcio, adulterado, contrafeito, falsifeito. Fnio - fabricante de papiro, entre os antigos. Farrusca - mancha de carvo ou de outra substncia escura. Farruscado - sujo ou manchado de carvo, de fuligem ou de substncia escura. Farruscar - sujar ou manchar de carvo, de fuligem ou de outra substncia escura. Farrusco - sujo de carvo, de fuligem ou de outra substncia escura. Fecha - final de carta (antes da assinatura), fcho, data. Fecho - remate, fim, fecha, data. Feitio - formato, contorno, forma dos quirogramas. Feito - fato, ato; fatos e atos constitutivos de processo e constantes de autos, processo, processado. Ferpa - espculo. Ferrado - tinta negra, srpia Ferral - que tem cor de ferro, ferrenho. Ferrenho - ferral. Ferrete - azul-, azul carregado, escuro. Ferrobado - tinto de escuro. Ferrobar - tingir de escuro. Ferrugem - hidrxido de ferro, (por adapt.), alfrra. Ferrugneo - que tem cor de ferrugem, de alfrra. Ficiforme - que tem forma da superfcie aparente de figo.

16

Figulino - feito de barro. Figurar - ter a aparncia do que no , parecer. Figurelho - desenho tosco, debuxo, adgrafo. Figurino - modelo, exemplo; burrinho, cola (gir. grafos.). Filiao - ato ou efeito de filiar. Filiar - atribuir ou imputar a, ligar a, entroncar, identificar. ( regido da preposio a. Ex.:Vai fili-lo ao latim. - Ruy Barbosa Rplica, pg. 176). Firma - assinatura.- grafismo de identificao pessoal, nome de sociedade civil ou comercial. Firmar - subscrever com o nome, lanar a firma, assinar, autenticar. Flabelar - secar papel, cpia fotogrfica, ou pano, expondo-os ao do ventilador eltrico ou de vento provocado com leque. Floro - brocatel. Floreado - ornato, floreio. Florear - ornar, adornar, rebuscar. Floreio - floreado. Floreta - ornato que lembrar uma flor. Florio - V. Anel. Fluticolor - que de cor de mar, glauco. Fluir - derivar, proceder, provir, defluir, resultar, dimanar. Foca - novato, inexperiente, burrista. Indivduo que, quando escreve, aproveita o papel o mais que pode, ou que aproveita para a escrita at papel menos prprio para isto. Focal - relativo a foco. Focalizar - pr em foco, tomar por foco, focar, destacar, pr em destaque, realar, dar realce, pr em realce, salientar, frisar, pr em evidncia. Foco - ponto de convergncia dos raios luminosos. Centro. Fonte. Sde. Ponto de convergncia. Em foco, em estudo, em exame, em observao, em discusso, em apreo, em tela. Folha de papel - pedao de papel . Foiciforme - que tem a forma de foice, falciforme (com c). Folhado - palavra van, palavreado, palavrrio, prosma. Foliforme - que tem a forma de folha. Forja - forjadura, falsificao. Forjado - falsificado, forjicado, apcrifo, falso. Forjador - flasrio, falsificador, falsador, forjicador, faniqueiro. Forjadura - falsificao, forjicao, forja, ato ou efeito de forjar ou forjicar. Forjar - falsificar, forjicar, forjar. Forjicao - ato ou efeito de forjicar, falsificao, falsidade, forjadura. Forjicado - falsificado, forjado, falso, apcrifo. Forjicador - falsrio, forjador, faniqueiro. Forjicar - Falsificar, forjar, falsar. Frma - (falando de escrita) aspecto, grafies. (Falando de quirogramas) feitio, formato, contorno. Formal - relativo forma. Textual. Evidente. Formal ou carta de partilha, instrumento judicial declarao dos bens que tocam ao herdeiro no inventrio e partilha, julgada por sentena, ou ao condomnio na diviso ou partilha, homologada por sentena, passada em julgado. Formalidade - modo de proceder determinado pela lei ou pelo costume, para que o ato seja vlido. Pereira e Souza Dic. Jur. V. Formalidade). Formato - feito. Frmula - expresso ou palavras prescritas pela lei, para serem repetidas na celebrao do casamento civil, as do compromisso de certas e determinadas investiduras em funo pblica, as da imposio de grau acadmico, etc. Formular - reduzir a uma frmula. Formada - (gir. de lab.) srie ou poro de forjaduras. Foro - jurisdio, competncia, lugar de exerccio da jurisdio. Fosca - disfarce, fuco. Fosco - embaciado, escuro. Frente - face, anverso, parte anterior. Frisar - destacar, resaltar, salientar, focalizar, socresair, brilhar, ostentar, pompear. Fronta - anncio, prego, oferta que faz o pregoreiro na praa, hasta pblica. Fusina - lquido corante vermelho-escuro, que se obtm oxidando a anilina pela nitrobenzina. Fuo - disfarce, fosca.

17

Fugalaa - (gir.) aditamento do prazo concedido ao perito para cumprir a sua misso; prazo apertado, angustioso. Fuligem - substncia escura que resulta da combusto, e que, geralmente, se deposita nas paredes, no teto e no interior da chamin da cozinha, do forro. Negro de fumo. Carbono. empregada no preparo da tinta de imprensa, da tinta da China, da graxa, etc., obtida ento, na combusto de madeiras muito resinosas, leo de terebentina, etc., em fornos adequados. Fuliginoso - que tem fuligem, denegrido pela fuligem. Fumo - fuligem para tinta, negro de fumo. Fundagem - resduo, brra. Fundamentar - motivar, apoiar, alicerar, basear, documentar, provar, comprovar, fundar. Fundamento - razo, motivo, base, documentao, prova, fundo. Fundo - Sulco, estra, rgo feito pelas relhas da pena no papel. Furoar - pesquisar, investigar, examinar, cavar. Furtacor - cambiante, matiz. Fuscalvo - caro-escuro do traado grfico. Fusco - escuro, pardo. G Galeiforme - que lembra elmo, capacete, glea. Galha - excrescncia do carvalho devida picada de certo inseto e rica de tanino, outrora muito aplicada no fabrico de tintas de escrever pena. Noz de galha, bugalho. Galucho - novato, inexperiente, calouro, garraio, burrista, desajeitado, mono, foca, falto de dedo, de aptido. Garabulha - escrita enredada, emaranhada, empeada; grenha, garatuja, gatafunhos, gregotins, garabulho, rabiscos. Garabulho - garabulha. Garabulhar - fazer garabulha, garatujar, rabiscar. Garana - tinta vermelha, escarlate, carmezin; lizarina, granza. Era extrada da raiz da ruiva ou granza (rbia tinctorum), comercialmente conhecida pelo nome de alizari, e do amero ou pau-brasil, desde o sc. XI. Garanar - tingir com garana, de vermelho. Garatuja - garabulha. Garatujar - fazer garatuja, garabulhar, rabiscar. Garatusa - engano, embuste, fraude, falsificao, disfarce. Garatusar - enganar, fraudar, falsificar, disfarar. Garo - esverdeado, verde-azulado. Garrafal - grande. Escrita garrafal, grande, muito legvel. Garrais - galucho, novato, burrista, mono, foca. Garranchoso - torto. Gatafunhos - garatuja, gatimanhos. Gaza - tecido ralo, tisso. Gmeo - idntico, igual, autntico. Geminado - duplicado. Geringona - falsificao grosseira e palmar. Germano - verdadeiro, autntico, gmeo, germo. Grmen - causa, origem, punho. Giz - variedade de carbonato de cal, usada especialmente para escrever em asdsia ou em quadro negro de escolas, geralmente de forma cnica. Glucico - que tem cor mais ou menos verde. Glauco - esverdeado, verde-mar. Grfico relativo grafia, desenho. Grama - letra, sinal alfabtico. Granada - cor de-, encarnado. Granadino - que tem cor de rom, vermelho claro, encarnado. Granataria - balana de preciso para pesar substncias medicamentosas ou que tais. Grandevo - muito velho ou antigo. Granzar - (neol.) pintar ou manchar de vermelho, garanar. Granza - garana, alizarina, ruiva, tinta vermelha.

18

Grafar - escrever, quirografar; fazer quirografia, olografar. Grafia - escrita; quirografia, olografia, grafismo. Grafirio - relativo ao grfio. Estojo em que se guarda o grfio. Grfica - arte de grafar, de escrever, quirografia. Graficamente - de modo grfico, quirograficamente, olograficamente. Grfico - relativo grafia ou grfica. Grafculos - risquinhos, tracinhos geralmente de adorno, grafilhos. Grafies - (neol. do A.) expresso, ar, fisionomia, cunho individual ou pessoal da grafia mo, ou quirografia, e a pena e tinta ou a lpis. Cunho pessoal. Curriculum scripture. Formado ad instar de fcies, correspondendo ao lair de lcriture dos franceses. Grafognese - Grafismo. Grafinho - grafilho. Grafocintica - parte da Grafoscopia que estuda os movimentos grficos. Grafocintico - relativo grafocintica. Grafognese - ou melhor Grafognosia - estudo da escrita a pena e tinta ou a lpis; grafologia. ( termo de Ablio Monteiro Os exames e os peritos, na obra de Carli Estudos sobre o exame da letra, trad.: de Arajo e Mello e o mesmo Ablio Monteiro. Prto, 1898, pgs. 274 e 275). Grafognosiacamente - derivado do anterior. Grafstica - t. do Dr. Moiss Marx para significar a Grafoscopia. Grafstico - de grafstica. Grafologia - cincia geral da escrita. Sinnimo vulgar, mas errneo, de grafomancia, adivinhao pela escrita. Graflogo - cultor da grafologia, perito em grafologia. Grafomancia - mania de escrever palavras sem fim ou sem sentido, geralmente confusas ou incompreensveis, garabulhas; graforra, escribomania. sintoma de alienao ou perturbao mental, estudada pela disgrafosofia ou semeiografia. Grafomtrica - medio da grafia, um dos processos da conotao grafoscpica, da identificao grfica, da percia grfica. Processo da inveno, ou melhor, da adaptao de Ed. Locard, Manuel de Tchnique policire, p. 156, not. 1. Grafomtrico - relativo grafometria. Grafmetro - nome genrico dos instrumentos para medir a escrita: gonimetro, regra graduada ou duplo decmetro, quadrante, transferidor, compasso, tira-linhas. Grafomorfologia - estudo da forma extrnseca dos quirogramas. Grafomorfolgico - relativo grafomorfolocia. Grafobia - horror grafia; grafopatia. Grafonmica - estudo das regras dos gneros de grafismos e das classificaes grficas. Grafonmicamente - de modo grafonmico. Grafonmico - relativo grafonomia. Grafofisiometria - medida dos momentos em que a grafia feita. Grafofisionomia - estudo dos grafies, isto , da forma intrnseca ou ntimo do grafismo, em ordem a aprender o cunho pessoal nele impresso pelo punho que o lanou; grafoficologia. Grafofisionomicamente - de modo grafofisionmico. Grafofisionmico - relativo grafofisionomia. Grafopseudosia - estudo das falsidades grficas (modos de falsificar e meios de reconhecer as falsificaes), grafotaraxia. Grafopseudasicamente - de modo grafopseudsico. Grafopseudsico - relativo grafopseudosia; apcrifo, falso. Grafopsicologia - termo proposto por Ablio Monteiro para indicar o que geral e erroneamente se tem indicado pelo termo grafologia, e o autor deste livro exprime pelos termos grafomancia, michonismo (Abbade Michon) e jaminismo (Crepieux Jamin). Em sua verdadeira acepo, porm, aquele termo sinnimo de grafofisionomia. Grafopsicologicamente - de modo grafopsicolgico. Grafopsicolgico - relativo grafopsicologia. Graforra - grafomania. Grafoscopado - (neol.) Grafoscopar - (neol.) Grafoscopia - (neol.) cincia da autenticidade e da falsidade material da escrita e dos meios de descobri-las e prov-las. Grafoscopicamente - relativo grafoscpico.

19

Grafoscpico - relativo grafoscopia. Grafoscopatologa - tratado geral das molstias diagnosticadas pelas suas manifestaes na escrita. Grafoscopatlogo - cultor terico e prtico da grafoscopatologia. Grafoscopiatria - cincia das molstias mentais reveladas pela escrita. Auxiliar importante da Psiquiatria. Grafoscopitra - pessoa que se ocupa da grafoscopiatria. Grafoscopista - grafscopo, perito de grafoscopia. Grafscopo - cultor da grafoscopia, autoridade em grafoscopia, perito em grafoscopia. Grafostico - relativo a grafsito. Grafsito - grafia cujos quirogramas tm talhe exagerado (mais que bastardo) e so incompletos. Grafotoraxia - grafopseudosia. Grafotoraxicamente - de modo grafotorxico. Grafotorxico - relativo grafotoraxia; apcrifo, falso. Grafotonia - grfica, ou simplesmente. Grafotonia - (neol. do autor) do grego agraph, escrita, optomai ver, debilidade do punho do escrevedor refletida em sua escrita. Grafotnico - (neol. do autor) relativo grafotonia (58 trmos com graph e scopein). Grassenho - graxo. Gregotins - garabulha, gatafunhos, grenha. Grenha - garabulha, gregotins. Gris - cinzento, tirante a azul, pardo. Grosado - raspado com grsa (por ext.) rasurado (falando do papel), raspado com a parte cortante da lmina gilete ou de canivete. Grosar - raspar com grosa, rasurar (o papel). Grude - cola. Grumo - grnulo no papel. Grfico - relativo a grifo. Grifo - letra itlica ou bastarda. Guache - tinta rala, escabricho, bagata. Gualdo - amarelo, amarelado, da cor do ouro, jalda. Guilha - embuste, falsidade. H Haplologia contrao ou reduo de elementos similares de um vocbulo.(ex; semnima Poe semimnima). Haplografia - haplologia originada por erro de cpia. Harmongrafo - Instrumento que serve para evidenciar graficamente a superposio de dois movimentos peridicos, podendo ser mecnico, eltrico ou tico. Hectgrafo - Mquina duplicadora de textos ou desenhos atravs do lcool. Hederiforme - que tem forma de hera. Hetergono - letras com inclinaes diferentes umas das outras. Heteromorfo -que pode apresentar formas diferentes. Heternimo - autor que publica um livro sob o nome verdadeiro de outra pessoa, produo literria publicada sob o nome daquele que no o verdadeiro autor. Hexagrama - conjunto de 6 vocbulos. Hfen - sinal de separao , usado em substantivos compostos, ou entre verbos e pronomes. Homnimo - Aquele ou aquilo que tem o mesmo nome. I Ideografia - sistema de sinais que constituem a escrita analtica. Ideogrfico - alfabeto. Idntico - absolutamente igual. Ideograma - smbolo que representa uma idia. Ilao - concluso. Ilegvel - aquilo que no se consegue ler. Imitar - reproduzir de forma semelhante. Implexo - emaranhado, entrelaado. Impresso - ato ou efeito de imprimir.

20

Impressora - mquina onde so impressos no papel os caracteres digitados atravs do computador. Imprimir - fixar uma imagem ou texto atravs de presso, gravar. Imputar - atribuir a escrita ou culpa algum. J Jaa - mancha, falha no papel ou na escrita. Jatigrafia - escrita feita de uma assentada (de jato). Jatigrfico - escrito de uma assentada. Jaez - origem, filiao, sorte, espcie, estirpe grfica. Jalofa - rude, grosseira, incompta, labrusca, xarifa (V. Infundice, falando da escrita ou da falsificao). Jamego - firma, assinatura, braso. L Labrusca - rude, grosseira, jalofa, incompta, suja, (falando de escrita ou de falsificao). Labusar - sujar de gordura ou leo, lambusar, larar. Lamoja - (tinta), grossa, inspissa. Larado - papel manchado de gordura. Lavura - (neol. do autor), ato ou efeito de apagar quirograma por meio de lquido qumico. Leitento - que tem a cor ou aparncia do leite. Litura - escrita lavada, raspada, rasurada ou riscada; ponto onde se acha o sinal de tal escrita. Logografia - Taquigrafia. Loggrafo - indivduo que escreve ao mesmo tempo que o que fala ou dita. Logogrifo - escrita ilegvel ou quase ilegvel. M Mabata - papel de pssima qualidade, papeldroca, papel bosteloso ou, simplesmente, bostela. Macanjice - falsidade, falsificao, disfarce. Macanjo - falsrio. Madeficar - umedecer, amolecer uma substncia. Maniversar - (neol.) falsificar, forjar, contrafazer. Manuduo ato de guiar a mo, um dos modos de falsificar a escrita; escrita mo guiada. Mo punho, motor, causa, origem. Escrito mo, manuscrito mo, com letra de mo. Letra de mo, letra manuscrita ou feita com pena ou lpis, diretamente movidos pela mo ou punho. Mo de papel, cinco cadernos ou a vigsima parte de uma resma. Mastodonte - (gir. de lab.) elemento grfico que o perito facilmente encontra; falsidade escancarada. Menear - mover a pena ou lpis como sinal de comeo do ato de escrever. Meneio - movimento da pena ou do lpis; ato de menear; lamir da escriturao. Mnimo grfico - detalhe caracterstico. A concurrncia de mnimos grficos forma a mdia ou ndice grfico. V. Cigalho. Detalhe. Mofatra - (gir. de lab.) , falsificao, falsidade, falcatrua. Magigrafia dificuldade ou impossibilidade de tomar ou manter e dirigir o instrumento de escrever (caneta e pena) e produzir escrita; agrafia. Monograma - entrelanamento de duas ou mais letras. Monogramista - que se assinala com um monograma ou uma abreviatura. Mucilagem - tinta muito espessa no fundo de tinteiro, mucina. N Neografia - (neol. do autor) escrita recente. Neogrfico - (neol. do autor), escrito recentemente. Nictografia - Hemeralopia:o indivduo s pode ver noite. Arte de escrever s escuras. Nictgrafo - instrumento para com ele se escrever de noite, sem luz. Perito em nictografia. Nnima pequeno escrito, apontamento, lembrete. Nomografia cincia das leis e da sua interpretao, nomologia, hermnutica, exegese.

21

O Ocelo ndulo, ponto de quirograma ou notao, retocado, empastado. Olgrafo - escrito mo, pena e tinta, manuscrito. Opistgrafo - folha de papel ou documento escrito em ambos os lados frente e verso. Ope-se a anopistgrafo. P Palicinsia - repetio imediata de uma ou mais palavras. Quando fato isolado, provm de descuido; mas repetido, denncia fadiga ou morbidez. (Do grego, palim, novamente, e cinesia, movimento. Paligrafia - o mesmo que palicinsia. Palingensia iluso de tica que faz aparecer um objeto onde realmente no existe nenhum. Contra ela deve premunir-se o grafscopo, a fim de evitar engano ou erro na pesquisa microscpica ou na interpretao fotogrfica. Paliao - ato ou efeito de paliar ou disfarar a grafia. Paliado - escrito disfaradamente, disfarado, disfarce. Paliar - escrever com disfarce, disfarar. Palono - (gir. de lab.), falsrio inexperto, pancrcio, burrista. Pancas - dificuldade. Pantoscpio - objetiva fotogrfica especial. Papel-chupo - papel, mata-borro, passento, bbulo. Papelixo - papel de m qualidade, grosseiro, papelota. Papelota - papelixo. Parasinsia grfica - ataxia locomotora grfica; paresia, dactiloclnia, cimbra dos escrevedores. Paragonar comparar, assemelhar, conotar. Paragrafia - pertubao da linguagem escrita denunciada pela confuso de palavras. Paragrama repetio descabida, por doentia, de sinais, slabas e palavras; efeito da paragrafia. Parana - parada da pena ou lpis, pausa. Paranomsia - provenincia do mesmo punho, identidade de origem, identidade grfica. Paranomsico - que provm do mesmo punho, idntico. Paratrmico - haste ou perna torta de quirograma ou letra. Parruda diz-se da escrita cujos elementos so achados ou longos. Passigrafia - escrita universal; sistema de abreviaturas taquigrficas; esperanto, volopuk. (Do grego pas, todo, e grafein, grafar, escrever). Passento - papel, mata-borro, bbulo; papel chupo. Pastiche - falsificao ou falsidade grosseira, visvel, de imediata verificao; fotografia, quadro comparativo ou grfico descuidado. Pea de comparao escrita autntica ou devidamente autenticada que serve de base conotao grafoscpica; o documento ou papel que contm tal escrita; padro, pea de toque, balisa. Pea motivo-pericial escrita ou documento, causa e objeto da impugnao e peritagem; documento impugnado; pea questionada. Pea de toque pea de comparao, padro. Penjar quirografar, manuscrever a pena e tinta lquida. Peritao - incompetente que se mete a perito, mestrao, palono, burrista, introsca. Perito experimentado em grafoscopia; encarregado de percia, experto, professo, professor. Pindauca - final de trao ou de cetra em forma do final de anzol. Plassonia - t. de Frazer, falsificao. Portuchar - expremer os quirogramas; fazer escrita de caracteres expremidos, agarrados. Portucho - furo feito no papel com alfinete ou outro instrumento semelhante. Preclive - (escrita), inclinada para a esquerda, sinistrgira. Ope-se a proclive, destrogira, inclinada para a frente, para a direita. Preclividade- estado ou qualidade da escrita preclive. Ope-se proclividade. Premorso - (falando de papel), rasgado com irregularidade, deixando chanfraduras nos bordos, como se houvesse sido mordido. Preposterar - inverter a ordem. Prepstero - invertido; s avessas; oposto ordem. Prisca - ponta de cigarro, brasa do cigarro. (por ext.) ponto do papel queimado, arfo. Prstina - diz-se da tinta da escrita ou da escrita de mais de seis meses.Ope-se a recente.

22

Proclive - (escrita), inclinada para deante, para a direita. Ope-se a preclive. Proclividade - estado ou qualidade da escrita proclive. Ope-se a preclividade. Professao - peritao, palono, burrista, presporrente. Professo - perito, experto, grafscopo. Prognie - procedncia, origem, famlia, cognao grfica, punho. Progresso grfica - o modo por que a escrita feita; desenvolvimento ou caminhamento do traado grfico. Proteiforme - que tem muitas formas. Q Qucio - sinal que lembra o gonzo de porta. Quirografia - escrita a mo, de prprio punho. Quirografo - escrito a mo, olgrafo; escrevedor, escritor. Quirograma - sinal (letra e anotao) escrito a mo, de prprio punho. Quirografia Grafoscopia. Quirografoscopia escriturao mo, pena e tinta ou a lpis. Quididade - essncia grfica, autenticidade, cunho pessoal. Quididativo - relativo quididade. Quociente grfico soma dos sinais encontrados na percia e que autorizam uma concluso, cota grfica, ndice grfico. R Raposia - ardil para disfarar falsidade, raposice. Falsidade, falsificao. Raposice - raposia. Ratada - (neol. do autor), falsificao, falsidade oriunda de concluio. Rebuado - disfarado, dissimulado. Rebuar - disfarar, dissimular. Recamo - ornato. Reumar - revelar-se, mostrar-se, transparecer. Redito - ato de voltar a pena ao traado para completar quirograma ou fazer um ornato; trao feito com a pena que voltou ao traado; retomada do traado grfico. E ato continuado, e nisto se difere do retoque, que exige interrupo do movimento grfico. Refocilao - ato de refocilar; reverso. Refocilado - tornado ao estado primitivo, reconstitudo, ripristinado, revivo (falando do quirograma ou do escrito que estava apagado). Escrita cancelada, mas reavivada. Refocilar - fazer aparecer o escrito apagado; ripristinar, reviver, reconstituir. Regesto - coleo de manuscritos. Reixa - (adapt.), cancelamento com traos cruzados; retculo, rexa. Relha - (adapt. do autor), cada uma das pontas ou partes do bico da pena metlica. Remaniscada - (adapt. do autor), diz-se da escrita rpida, bem entendido, escrita proveniente de movimento acelerado da pena; remanisco. Remaniscar - (adapt. do autor), escrever s presas, fazer escrita remaniscada. Remanisco - (adapt. do autor), escrita remaniscada. Remisga - (adapt. do autor), vestgio de manipulao ou fraude grfica. Resalte - salincia. Retculo - reixa. Retinto - que tem a cor carregada. Rexa - (adapt. do autor) reixa. Ribaldo - falsrio. Ripar - criticar. Rpio - escrita de quirogramas miudamente anelados. Ripiado - anelado. Por ext., interpolar. Ripristinao - (neol. do autor), ato ou efeito de reviver o escrito lavado; refocilao; reverso. Ripristinado - (neol. do autor), revivo, reversado. Rococ - diz-se da escrita enfeitada de curvas emaranhadas; arabescada; em band.

23

S Sarrafaal - indivduo que faz escrita rstica ou entelquia, ou endrminas, que faz escrita sibilina. Sarrafaar - fazer escrita rstica ou entrelquia, ou endrminas. Selha - tabuleiro, ou bandeja rasa, de madeira ou metal, em que se depositam documentos, fotografias, apontamentos, papis. Spia - substncia escura que se extrae da siba e pode ser empregada na constituio de tinta de escrever preta. Serpe - trao sinuoso de ornato, geralmente no final do escrito ou da assinatura, da qual , ento, a cetra. Cetra. Serrilha - bordo denteado do selo ou da estampilha depois de rotos os seus ligamentos, ou destrudo o crivo (V. cb. Crivo); brdo denteado de papel. Simulacro- simulao. Stula - o mesmo e melhor que ctola. Solfar - consertar as margens de (uma folha de livro ou de autos, rota ou gasta); aumentar as margens de (uma folha ou um livro ou de autos). Socapa - disfarce, manha, sorrelfa; sacapa, disfaradamente. Sulco grfico- risco feito pelas relhas no trao; alfobre; rasto grfico; relheira, vinco, calho, raia, cava, cavo. Srculo - (adapt.) trao finssimo. Surrate - disfarce, sorrelfa, socapa. Singrfico - relativo a sngrafo. Sngrafo - documento particular assinado por todos os interessados. T Tabizado - engomado, encoscorado (o papel). Tanato - sal resultante da combinao do cido tnico com uma base. Tnico - (cido) cido galo-tnico, tanino, substncia adstringente que se extrai de certos e determinados vegetais, e que se emprega na fabricao de tinta de escrever. Tirete - hfen. Tisnado - enegrecido, tostado. Tisnar - enegrecer, tostar. Tisne - cor produzida no papel pelo fumo ou fogo. Tco - canhoto, ou conjunto de canhotos. Tono grfico - grfies, aspecto da escrita, impresso de conjunto dada pela escrita. Trulo - salincia circular no papel. Toruloso - que tem trulos, v.g., o papel molhado ou encoscorado, ustulado. Trincalhos - brincolhos. U Urdidor - que urde, falsrio. Urdidura - ato ou efeito de urdir, ou falsificar; falsificao, falsidade; urdimento, urdume. Urdir - falsificar. V Velino - diz-se do papel branco e consistente, semelhante ao pergaminho fino. Verbigerar - (neol. do autor), repetir doentiamente quirograma, palavra ou frase. Vermiculada - diz-se da escrita serpeada, tabizada. Versal - maiscula. Versalete - maiscula de pequeno corpo. Vibriosa - diz-se da escrita de traos muito finos. Viciar - falsificar. Vinco grfico - sulco grfico, calha. X Xepa - escrito em suporte cuja escrita foi apagada. (Adapt. da gria dos jornaleiros).

24

Xerga - papel de m qualidade, mais prprio para embrulho. Xerotribriar - (neol.), apagar escrita por frico com dedo mido. Xerolibriado. Xibolet - (t. hebraico), por extenso, caso grafoscpico intrincado. Xilografoscopia - escrita em madeira. Xixica - honorrios peritais mesquinhos, mixe, mixaria. Xixilado - falsrio reincidente e cinicamente confesso, bostelento. Z Zafimeiro - ardiloso, esperto, velhaco. Zagorrino - falsrio experto. Zagucho - falsrio gnio. Zaimbo - diz-se de haste ou pena de letra torta. Zaino - o mesmo que zafimeiro; castanho escuro. Zambro - o mesmo que zaimbro. Zngano - falsrio. Zarco - cor de laranja ou de tijolo muito viva. Zettica grafoscpica - mtodo ou conjunto de preceitos para a soluo de problemas grafoscpicos. Ziguezague - trao, especialmente, cancelamento e cetra em ziguezague, em linhas quebradas, formando alternadamente ngulos salientes e reintrantes. Zonado - grifado a lpis ou tinta colorida (azul, vermelha, verde, roxa, lils) com listras concntricas.

25

You might also like