You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS MTR0912 Tecnologia de Materiais Aplicada a Dutos

s ALUNO: Joo Paulo de Freitas Grilo

Resumo do captulo sobre Falhas do livro Cincia e Engenharia de Materiais uma introduo

Natal, 27 de Maro de 2012

FALHAS Fundamentos da fratura A falha basicamente a separao de um corpo em duas ou mais partes respondendo a uma tenso qualquer de natureza esttica e em temperaturas que so baixas em relao a sua temperatura de fuso. So possveis duas modalidades de fratura: dctil e frgil. Essa classificao se d com a habilidade do material apresentar deformao plstica. A diferena bsica que a fratura dctil tem maior capacidade de absorver energia antes da fratura, o contrrio do material frgil que no tem essa propriedade. Qualquer processo de fratura envolve duas etapas formao e propagao de trincas em resposta a uma tenso. A fratura dctil caracterizada por uma deformao plstica na vizinhana da trinca, onde a mesma vai aumentando de maneira lenta, podendo ser chamada de estvel, pois ela resiste a qualquer crescimento adicional, a no ser que seja aumentada a tenso. Por outro lado a fratura frgil, as trincas tm pouca ou nenhuma deformao, ocorrendo a fratura de maneira rpida. A fratura frgil ocorre repentina e catastroficamente, sem qualquer aviso prvio, a fratura dctil d um alerta que a fratura est se formando, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas. Os materiais dcteis so mais tenazes, necessitando assim de mais energia para ocorrer a fratura. A fig. 1.1 representa as fraturas.

Fig 1.1 (a) fratura dctil onde a amostra tem estrico at um nico ponto; (b) Fratura moderadamente dctil aps alguma estrico; (c)Fratura frgil sem qualquer deformao plstica.

Fratura dctil Tanto no nvel microscpico e macroscpico a fratura dctil ter suas caractersticas distintas. Na Fig 1.1 (a) representado uma configurao de metais mais macios, como ouro, chumbo, entre outros. Esses materiais sofre uma estrico at uma fratura pontual, pois h reduo em sua rea igual a 100%. Na fig. 1.1 (b) representa a configurao mais comum entre os materiais dcteis, onde h um comeo de empescoamento at a fratura. Na fig. 1.2 representado as fases para ocorrer a fratura dctil. Em primeiro lugar ocorre o empescoamento fig. 1.2(a), com criao de microvazios fig 1.2 (b). em seguida os microvazios vo aumentando e se aproximam para coalecer em uma

trinca elptica que cresce em direo perpendicular a da aplicao da tenso fig 1.2 (c). A fratura, ocorre com a rpida propagao da trinca, fig. 1.2 (d), por meio de uma deformao cisalhante de 45. Algumas vezes ocorre uma forma caracterstica na fratura dctil, chamada de fratura taa cone. Na fratura da amostra apresenta algumas irregularidades de forma fibrosa fig. 1.3, caracterstico de deformao plstica.

Fig 1.2 Estgio da fratura tipo taa e cone. (a) empescoamento; (b) criao de microtrincas; (c) coalecimento da trinca; (d) propagao da trinca; (e) fratura final com ngulo de 45.

Fig. 1.3 (a) fratura tipo taa cone no alumnio; (b) fratura frgil em ao doce.

Fratura frgil A fratura frgil ocorre sem qualquer deformao e pela rpida propagao de trinca. A formao da trinca perpendicular, formando uma superfcie plana, fig. 1.1 (c). A superfcie da fratura frgil ausente de qualquer sinal de deformao plstica. Umas podem conter uma srie de marca de sargento com formato de V apontando para trs do crescimento da trinca, fig. 1.4 (a), outras superfcies podem conter linhas ou nervuras que se irradiam a partir do ponto de origem da trinca, seguindo um padro em forma de leque, como apresenta a fig. 1.4 (b). Na maioria das fraturas frgeis a propagao da trinca dada por clivagem, ou seja a mesma cresce pelo interior do gro, sendo mais conhecida por fratura transgranular fig. 1.5 (a). A caracterstica da clivagem apresentada na fig. 1.5 (b).

Fig. 1.4 (a) fotografia mostrando marcas de sargento em forma de V. As setas indica, a origem da trinca. (b) fotografia de uma superfcie de fratura frgil apresentando nervuras e em formato de leque. A seta indica a origem da trinca.

Fig. 1.5 (a)Perfil esquemtico de uma seo transversal mostrando a propagao de trinca transgranular; (b) Fractografia eletrnica por varredura de um ferro fundido mostrando fratura transgranular

Em algumas ligas a trinca se d contornando os gros, a chamada fratura intergranular. A fig. 1.6 apresenta esquematicamente e por fractografia uma fratura intergranular. Esse tipo de fratura ocorre aps enfraquecimento ou fragilizao das regies de contorno de gro.

Fig. 1.6 (a) perfil esquemtico de uma fratura intergranular; (b) fractografia eletrnica por varredura mostrando uma superfcie de fratura intergranular.

Mecanismo da Fratura A mecnica da fratura permite a quantificao das relaes entre as propriedades dos materiais, o nvel de tenso, a presena de defeitos geradores de trincas e os mecanismos de propagao de trincas. Concentradores de tenso so defeitos internos que tm a habilidade de amplificar uma tenso aplicada em suas proximidades, ou seja uma tenso aplicada pode ser aumentada ou concentrada na extremidade do defeito (trinca), onde a magnitude dessa concentrao depende da orientao e da geometria da trinca. Se admitirmos que uma trinca possui um formato elptico (ou que possui um formato circular) e est orientada de acordo com uma direo perpendicular tenso aplicada, a tenso mxima na extremidade da trinca, tem-se a Eq. 1.1.

(8.1) onde m representa a magnitude da tenso de trao nominal aplicada, pt representa o raio de curvatura da extremidade da trinca (Fig. 1.7) e a representa o comprimento de uma trinca superficial, ou metade do comprimento de uma trinca interna, e m/ o pode assumir o valor de K onde se tornar o fator concentrador de tenses.

Fig. 1.7 (a) geometria de trincas superficiais e trincas internas. (b) perfil de tenses esquemtico ao longo de X-X em (a), demonstrando aumento da tenso nas extremidades.

O concentrador de tenso mais significativos para materiais frgeis do que no dcteis, ento para materiais frgeis aplicada a Eq. 1.2

(1.2) E = mdulo de elasticidade s = energia de superfcie interna a = metade do comprimento de uma trinca interna A fratura em materiais frgeis ocorre devido ao aumento das tenses de traes que h nas microtrincas uma vez encontradas no interior do material. Uma vez que as tenses na vizinhana da ponta de uma trinca podem ser definidas em termos do fator de intensidade de tenso, existe um valor crtico de K que pode ser usado para especificar as condies para uma fratura frgil; esse valor crtico conhecido por tenacidade fratura Kc, que definido pela Eq. 1.3.

(1.3)

Para amostras relativamente finas, o valor de Kc depender e diminuir com o aumento da espessura da amostra. Finalmente, Kc se torna independente de B, momento em que se diz existir a condio de deformao plana. O valor de Kc constante para amostras mais grossas conhecido por tenacidade fratura em deformao plana, Klc, que tambm definida pela Eq. (1.4).

(1.4) A tenacidade fratura em deformao plana Klc uma propriedade fundamental dos materiais, a qual depende de muitos fatores, sendo que os de maior influncia so a temperatura, a taxa de deformao e a microestrutura, diminuindo com o aumento da temperatura e com o aumento da taxa de deformao. Ensaios de fratura por impacto Antes do advento da mecnica da fratura como uma disciplina cientfica, foram estabelecidas tcnicas de ensaio por impacto, de modo a se determinar as caractersticas de fratura dos materiais. Dois ensaios padronizados, as tcnicas Charpy e Izod, foram concebidos e so ainda utilizados para medir a energia de impacto, algumas vezes tambm chamada de tenacidade ao entalhe. A tcnica Charpy do entalhe em "V" de (CVN) a mais fomumente usada nos Estados Unidos. Tanto na tcnica Charpy como na tcnica Izod, o corpo de prova possui o formato de uma barra com seo reta quadrada, na qual usinado um entalhe com formato em "V"(Fig. 1.8).

Fig 1.8 (a) Corpo de prova utilizado nos ensaios de impacto Charpy e Izod. (b) Desenho esquemtico de um equipamento para ensaios de impacto. O martelo liberado de uma altura determinada h e atinge o corpo de prova; a energia consumida na fratura refletida na diferena

entre h e a altura de balano h. Tambm esto mostrados os posicionamentos dos corpos de prova para ensaio.

A carga aplicada como um impacto instantneo de um martelo de pndulo balanceado que liberado de uma posio elevada que se encontra a uma altura fixa h. A amostra fica posicionada na base, conforme est mostrado. Com a liberao, uma aresta em forma de faca montada sobre o pndulo atinge e fratura o corpo de prova exatamente no entalhe, que atua como um ponto de concentrao de tenses para este impacto de alta velocidade. O pndulo continua o seu balano, elevando-se at uma altura mxima h', que inferior a h. A absoro de energia, computada a partir da diferena entre h e h', representa uma medida da energia do impacto. A diferena principal entre as tcnicas Charpy e Izod est na maneira como o corpo de prova sustentado, conforme est ilustrado na Fig. 1.8. Alm disso, esses testes so denominados ensaios de impacto, com base na maneira como feita a aplicao da carga. Variveis que incluem o tamanho e o formato do corpo de prova, bem como a configurao e a profundidade do entalhe, influenciam os resultados dos testes. Uma das principais funes dos ensaios de Charpy e Izod a de determinar se um material experimenta ou no uma transio dctilfrgil com a diminuio da temperatura e, se este for o caso, as faixas de temperaturas ao longo das quais isso acontece. transio dctil-frgil est relacionada dependncia da absoro da energia de impacto medida em relao temperatura. Essa transio est representada para um ao pela curva A na Fig. 1.9. Sob temperaturas mais elevadas, a energia CVN relativamente grande, o que corresponde a um modo de fratura dctil. medida que a temperatura reduzida, a energia de impacto cai repentinamente ao longo de uma faixa de temperaturas relativamente estreita, abaixo da qual a energia possui um valor constante, porm pequeno; isto , o modo de fratura frgil.

Fig 1.9 dependncia da energia de impacto Charpy com entalhe V (curva A) e da porcentagem da fratura por cisalhamento (curva B) em relao temperatura.

Na fig. 1.10 observa-se dois outros tipos gerais de comportamento energia de impacto em funo da temperatura. Os metais CFC de baixa resistncia e a maioria dos metais HC no apresentam transio dctil-frgil, assim como materiais de alta resistncia, que tambm so insensveis temperatura.

Fig 1.10 Curvas esquemticas para os trs tipos genricos de comportamento da energia de impacto em funo da temperatura.

Um aumento do teor de carbono tambm aumenta a temperatura de transio dos aos, assim como aumenta a resistncia dos mesmos, assim observa-se na fig. 1.11.

Fig 1.11 Influncia do teor de carbono sobre o comportamento da energia charpy com entalhe em V em funo da temperatura para o ao.

Fadiga A fadiga uma forma de falha que ocorre em estruturas que esto sujeitas a tenses dinmicas e oscilantes (por exemplo, pontes, aeronaves e componentes de mquinas). O termo "fadiga" usado pois esse tipo de falha ocorre normalmente aps um longo perodo de tenso repetitiva ou ciclo de deformao. A fadiga importante no

sentido de que ela a maior causa individual de falhas em metais, sendo estimado que ela compreende aproximadamente 90% de todas as falhas metlicas. Os polmeros e os cermicos (exceto os vidros) tambm so suscetveis a esse tipo de falha. Adicionalmente, ela catastrfica e traioeira, ocorrendo muito repentinamente e sem avisos. A falha por fadiga de natureza frgil, mesmo em metais dcteis, no sentido de que existe muito pouca, se alguma, deformao plstica generalizada associada com a falha. A tenso aplicada pode ser de natureza axial (trao-compresso), de flexo (dobramento) ou torcional (toro). Em geral, so possveis trs modalidades diferentes de tenso oscilante-tempo (fig 1.12). Uma representada por uma dependncia regular e senoidal em relao ao tempo Fig. 1.12(a), o outro conhecido por ciclo de tenses repetidas, est ilustrado na Fig. 1.12(b); os valores mximos e mnimos so assimtricos em relao ao nvel zero de tenso. Finalmente, o nvel de tenso pode variar aleatoriamente em amplitude e frequncia (Fig 1.12(c)).

Fig. 1.12 Variao da tenso ao longo do tempo, que responsvel por falhas por fadiga.

Curva N Para obter valores significativos de anlise a fluncia dois parmetros devem ser correspondido e uma funo, tanto o nmero de ciclos (N) e a amplitude de tenso () aplicado no material, e isso determinado a partir de um ensaio. Um equipamento para ensaios deve ser projetado para duplicar o tanto quanto possvel as condies de tenso durante o servio (nvel de tenso, frequncia temporal, padro de tenses etc). Um diagrama esquemtico de um equipamento para ensaios giratrios com dobramento, comumente utilizado para ensaios de fadiga, est mostrado na Fig. 1.13; as tenses de compresso e de trao so impostas sobre o corpo de prova medida que ele simultaneamente dobrado e girado. A partir disso plotado um grfico por N, aps o comportamento dos mesmo tiverem sido observados.

Fig. 1.13 Diagrama esquemtico de um equipamento para testes de fadiga, para a realizao de ensaios giratrios com dobramento.

Com um estudo do grfico possvel observar que quanto maior a magnitude da tenso, menor ser o nmero de ciclos antes de ocorrer a falha no material. Para algumas ligas ferrosas ( base de ferro) e de titnio, a curva -N (Fig. 1.14 (a)) se torna horizontal para valores de N mais elevados; ou. existe um nvel de tenso limitante, chamado de limite de resistncia fadiga (algumas vezes tambm chamado de limite de durabilidade), abaixo do qual a falha por fadiga no ir ocorrer. Para a maioria das ligas no ferrosas aplicado algo que chamado de resistncia a fadiga, pois os mesmos no possuem um limite de resistncia fadiga no sentido de que a curva -N continua a sua tendncia decrescente para maiores valores de N (Fig. 1.14).
Outro importante parmetro que caracteriza o comportamen-to de fadiga de um material a vida em fadiga Nf. Este o n-mero de ciclos necessrios para causar a falha em um nvel de tenso especfico, conforme tomado do grfico -N (Fig. 1.14 (b)).

Fig. 1.14 Amplitude da tenso () em funo do logaritmo do nmero de ciclos at a falha por fadiga (N) para (a) um material que exibe um limite de resistncia a fadiga (b) um material que no exibe um limite de resistncia a fadiga. Iniciao e propagao de trincas

O processo de falha por fadiga descrito em trs etapas: (1) iniciao da trinca, onde uma pequena trinca se forma em algum ponto de alta concentrao de tenses; (2) propagao da trinca, durante a qual essa trinca avana em incrementos a cada ciclo de tenses; e (3) fratura final, que ocorre muito rapidamente uma vez que a trinca que est avanando tenha atingido o seu tamanho crtico. As trincas associadas com falhas por fadiga quase sempre se iniciam (ou nucleiam) sobre a superfcie de um componente em algum ponto de concentrao de tenses. Uma vez que uma trinca estvel tenha se nucleado, ela ento comea a se propagar muito lentamente e, em metais policristalinos, ao longo dos planos cristalogrficos com elevadas tenses de cisalhamento. Isso algumas vezes chamado de propagao de estgio I. J no estgio II, o crescimento da trinca avana atravs de um processo repetitivo de abaulamento plstico e afilamento da ponta da prpria trinca, onde a taxa de extenso da trinca aumenta drasticamente. A regio de uma superfcie de fratura que se formou durante a propagao em estgio II pode ser caracterizada por dois tipos de marcas, conhecidas por marcas de praia e estrias. Essas duas caractersticas indicam a posio da ponta da trinca em um dado ponto no tempo e aparecem como ressaltos concntricos que se expandem para longe do(s) stio(s) de iniciao da(s) trinca(s), com frequncia em um padro circular ou semicircular. As marcas de praia (algumas vezes tambm chamadas de "marcas de conchas") possuem dimenses macroscpicas (Fig. 1.15(a)) e podem ser observadas a olho nu. Por outro lado, as estrias de fadiga apresentam dimenses microscpicas e esto sujeitas a observao atravs de um microscpio eletrnico (MET ou MEV'). A Fig. 1.15 (b) uma fractografia eletrnica que mostra essa caracterstica. Cada estria considerada representar a distncia de avano de uma frente de trinca durante um nico

ciclo de carregamento. A largura entre estrias depende, e aumenta, em funo do aumento da faixa de tenses.

(a)

(b)

Fig. 1.15 (a) Superfcie de fratura de um eixo rotativo de ao que sofreu falha por fadiga. As nervuras de marcas de praia so visveis na fotografia. (b) fractografia eletrnica por transmisso mostrando estrias de fadiga no alumnio. Fatores que afetam a vida em fadiga Tenso mdia

Alm de ser totalmente influenciada pela amplitude da tenso na curva -N A tenso mdia, tambm, ir afetar tambm a vida em fadiga, cuja influncia pode ser representada por uma srie de curvas -N, cada uma medida a um valor diferente de m; isso est mostrado esquematicamente na Fig 1.16. Como se pode observar, aumentar o nvel mdio de tenso leva a uma diminuio na vida em fadiga.

Fig 1.16 Demonstrao da influncia da tenso mdia m sobre o comportamento N em fadiga.

Efeitos da superfcie A maioria das trincas que levam a falhas por fadiga tm sua origem em posies localizadas sobre a superfcie, mais especificamente em stios de amplificao de tenso. Foi observado que a vida em fadiga especialmente sensvel s condies e configurao da superfcie do componente. Numerosos fatores influenciam a resistncia fadiga, e um gerenciamento apropriado desses fatores levar a uma melhoria na vida em fadiga. Entre esses fatores esto includos critrios de projeto, bem como diversos tipos de tratamentos de superfcie. Efeitos do ambiente H dois tipos de falhas por fadiga assistidas pelo ambiente: a fadiga trmica e a fadiga por corroso. A fadiga trmica induzida normalmente a temperaturas elevadas, pela flutuao das tenses trmicas; as tenses mecnicas de uma fonte externa no precisam estar presentes. A origem dessas tenses trmicas est na restrio expanso e/ou contrao dimensional que normalmente ocorreria em um membro estrutural que apresenta variaes de temperatura. A fadiga associada a corroso causada pela simultnea ao de uma tenso cclica e um ataque qumico. Ambientes corrosivos possuem uma influncia negativa e produzem vidas em fadiga mais curtas. Mesmo a atmosfera ambiente normal ir afetar o comportamento de fadiga de alguns materiais. pequenos pites formados pelo ataque qumico do ambiente podem servir como concentradores de tenses, portanto, stios de propagao de trinca. Fluncia Fluncia a deformao em materiais quando esto submetidos a tenses estticas (como por exemplo, rotores de turbinas de motores a jato). Definida como sendo a deformao permanente e dependente do tempo de materiais, quando estes so submetidos a uma carga ou tenso constante, a fluncia em geral um fenmeno indesejvel e, com frequncia, o fator de limitao na vida til de uma pea. Um ensaio tpico de fluncia consiste em se submeter um corpo de prova a uma carga ou tenso constante enquanto se mantm a temperatura constante; a deformao medida e plotada como uma funo do tempo decorrido. A maioria dos ensaios do tipo com carga constante, os quais fornecem informaes de uma natureza que pode ser empregada na engenharia; os ensaios com tenso constante so empregados para proporcionar uma melhor compreenso dos mecanismos da fluncia. O comportamento tpico da fluncia pode ser plotado em um grfico aps um ensaio de fluncia. A fig. 1.17 apresenta um grfico de fluncia que consiste em trs regies, cada uma das quais possuindo a sua prpria caracterstica distinta deformaotempo.

Fig 1.17 Curva tpica de fluncia mostrando a deformao em funo do tempo sob tenso constante e sob temperatura elevada constante. A taxa de fluncia mnima de/dt a inclinao do segmento linear na regio secundria. O tempo de vida de ruptura t, o tempo total at a ruptura.

Tanto a temperatura como o nvel da tenso aplicada influenciam as caractersticas da fluncia (Fig. 1.18 (a)). Seja pelo aumento da tenso ou da temperatura, o seguinte ser observado: (1) a deformao instantnea no momento da aplicao da tenso aumenta; (2) a taxa de fluncia em regime estacionrio aumentada; e (3) o tempo de vida at a ruptura diminudo. Os resultados de ensaios de ruptura por fluncia so mais usualmente apresentados na forma do logaritmo da tenso em funo do logaritmo do tempo de vida at a ruptura. A Fig. 1.18(b) um desses grficos para uma liga de nquel, onde pode ser vista uma relao linear para cada temperatura. Para algumas ligas e ao longo de faixas de tenso relativamente grandes, a no-linearidade dessas curvas observada.

(a)

(b)

Fig. 1.18 (a) Influncia da tenso e da temperatura T sobre o comportamento em fluncia. (b) Tenso (escala logartmica) em funo do tempo de vida at a ruptura (escala logartmica) para uma liga carbono-nquel com baixo teor de liga a trs temperaturas diferentes.

You might also like