You are on page 1of 6

Fisiologia do Exerccio - Sistemas Energticos

Sistemas Energticos
O ATP Composto qumico denominado Adenosina Trifosfato, que armazenado nas clulas musculares O ATP consiste em um componente de adenosina e 3 partes denominadas grupo fosfato. Como o ATP fornecido a cada clula muscular? Existe uma quantidade limitada de ATP em cada clula muscular; O ATP est sendo utilizado e regenerado constantemente. So trs processos comuns produtores de energia para a elaborao do ATP: 1) O sistema ATP-CP, ou fosfagnio; 2) A gliclise anaerbia, ou sistema do cido ltico; 3) O sistema de oxignio.

Sistema ATP-CP (do fosfagnio) ou Anaerbio Altico A fosfocreatina armazenada nas clulas musculares. Ela semelhante ao ATP por tambm possuir uma ligao de alta energia no grupo fosfato. A quantidade de ATP disponvel a partir do sistema fosfagnio equivale a uma quantidade entre 5,7 e 6,9 kcal, no representando muita energia para ser utilizada durante o exerccio. Ex.: As reservas de fosfagnio nos msculos ativos sero esgotadas provavelmente aps apenas 10 segundos de exerccio extenuante, como ao dar um pique de 80 metros. O sistema do fosfagnio representa a fonte de energia disponvel mais rpida do ATP para ser usado pelo msculo: 1) no depende de uma longa srie de reaes qumicas;

2) no depende do transporte do oxignio que respiramos para os msculos que esto realizando trabalho; 3) tanto o ATP quanto CP esto armazenados diretamente dentro dos mecanismos contrteis dos msculos. Gliclise anaerbia ou Sistema Anaerbio ltico. A gliclise anaerbia envolve a desintegrao incompleta de uma das substncias alimentares, o carboidrato, em cido ltico. Pode ser utilizado dessa forma ou armazenado no fgado e nos msculos, como glicognio. A gliclise anaerbia mais complexa do que o sistema do fosfagnio (12 reaes). A partir de 1mol, ou 180g de glicognio, apenas 3 moles de ATP podem ser ressintetizados. O acmulo mais rpido e os nveis mais altos de cido ltico so alcanados durante um exerccio que pode ser sustentado por 60 a 180 segundos. Sistema Aerbio ou Oxidativo consiste no trmino da oxidao dos carboidratos envolve a oxidao dos cidos graxos. Ambas as partes do sistema do oxignio possuem o Ciclo de Krebs como sua via final de oxidao. A energia liberada pela desintegrao das substncias alimentares e quando a CP desfeita, so utilizadas para refazer novamente a molcula de ATP. Fontes Aerbias de ATP - Metabolismo Aerbio Na presena de oxignio, 1 mol de glicognio transformado completamente em dixido de carbono (CO2) e gua (H2O), liberando energia suficiente para a ressntese de 39 moles de ATP. As reaes do sistema do oxignio ocorrem dentro da clula muscular, ficam confinadas em compartimentos subcelulares especializados, denominados mitocndrias. O msculo esqueltico est repleto de mitocndrias. As muitas reaes do sistema aerbio podem ser divididas em trs sries principais:

(1) gliclise aerbia; (2) Ciclo de Krebs; (3) sistema de transporte dos eltrons. Sistema Aerbio e metabolismo das gorduras A gordura armazenada representa a mais abundante fonte corporal de energia potencial. A produo de energia quase ilimitada. Representa cerca de 90.000 a 110.000 kcal de energia. A reserva de energia na forma de carboidratos inferior a 2.000 kcal. Papel da protena no metabolismo aerbio Papel apenas secundrio durante o repouso e, na maioria das condies de exerccio, quase no desempenha qualquer papel. Na inanio, nas condies com privao de carboidratos e nas faanhas de resistncia incomum (corrida de 6 dias), o catabolismo das protenas pode ser significativo. Energia aerbia total no msculo (a partir do glicognio) O sistema aerbio particularmente adequado para a produo de ATP durante o exerccio prolongado tipo resistncia (endurance). Nesses tipos de exerccios, o principal fornecedor de ATP o sistema aerbio. Os sistemas do cido ltico e do ATP-CP tambm contribuem, porm apenas no incio do exerccio, antes de o consumo de O2 alcanar um novo nvel de estado estvel (steady-state); durante esse perodo contrai-se um dficit de O2 . Depois que o consumo de O2 alcana um novo nvel de estado estvel (em cerca de 2 ou 3 minutos), torna-se suficiente para fornecer toda a energia ATP exigida pelo exerccio. Por essa razo, o cido ltico sangneo no alcana nveis muito altos durante o exerccio que duram por mais de uma hora. A gliclise anaerbia cessa uma vez alcanando o consumo de O2 de estado estvel e a pequena quantidade de cido ltico acumulada previamente se mantm previamente constante at o trmino do exerccio. Ex.: Maratona - Fadiga 1. Os baixos nveis sangneos de glicose devidos depleo das reservas hepticas de glicognio; 2. A fadiga muscular localizada devida depleo das reservas musculares de glicognio; 3. A perda de gua (desidratao) e eletrlitos, que resulta em alta temperatura corporal;

Recuperao aps o exerccio


Componentes do consumo do oxignio Imediatamente aps um exerccio exaustivo, o consumo de oxignio diminui rapidamente. Este momento denominado de Fase de recuperao rpida do oxignio. Aps esse momento, ocorre a fase de recuperao lenta do oxignio. Restaurao das reservas de O2 O oxignio armazenado na mioglobina e esta facilita a difuso do oxignio no sangue para as mitocndrias. (Fox, 1993) Durante a fase de recuperao rpida, as reservas de oxignio-mioglobina so refeitas atravs do oxignio consumido imediatamente aps o exerccio. Restabelecimento das reservas energticas durante a recuperao As gorduras so reconstitudas apenas indiretamente pelo reabastecimento de CH (glicose e glicognio). Restaurao do ATP + CP a fase de recuperao rpida Grande parte da reserva de ATP depletada no msculo durante o exerccio restabelecida em poucos minutos aps o exerccio. Para que isso ocorra, necessrio que nesse processo haja oxignio disponvel na circulao sangnea. Tempo de Recuperao do Sistema ATP-PC 30 seg. 70% 1 min. 80% 2 a 3 min. 90% 5 a 10 min. 100%

Energtica da restaurao dos fosfagnios Os fosfagnios so restaurados a partir do ATP que foi ressintetizado. O ATP, por sua vez, ressintetizado diretamente a partir da energia liberada pela desintegrao dos alimentos. O glicognio representa o nico combustvel metablico para a gliclise anaerbia e constitui um dos principais combustveis para o sistema aerbio durante vrios estgios da resistncia.

Ressintese do glicognio muscular (segundo Fox, 1993) A plena restaurao das reservas de glicognio aps um exerccio leva vrios dias e depende de dois fatores principais: 1) o tipo de exerccio realizado; 2) a quantidade de CH dietticos consumida durante a recuperao. Quadro: O tempo necessrio para a concluso de alguns processos bioqumicos no perodo de descanso (Volkov, 1986).
PROCESSOS Recuperao das reservas de O2 do organismo Recuperao das reservas anaerbio nos msculos Eliminao do cido ltico Ressntese das reservas intra-musculares de glicognio Recuperao das reservas de glicognio no fgado RECUPERAO 10 a 15 seg. 02 a 05 min. 30 a 90 min. 12 a 48 horas 12 a 48 horas

Correlao entre os Sistemas "A durao do exerccio inversamente proporcional sua intensidade" Em repouso, o organismo s necessita produzir energia para atender s exigncias do metabolismo basal. Ao se iniciar uma atividade fsica, aumenta-se o consumo energtico e podem ocorrer 3 situaes: O esforo extenuante (> 100% VO2 mx): A demanda energtica s poder ser atendida pelo sistema anaerbio altico; Quando as reservas de CP se depletarem, a atividade no poder mais ser realizada. O esforo intenso (entre 85 a 100% VO2 mx): A quantidade de energia necessria consecuo do exerccio pode ser fornecida pelo sistema anaerbio ltico; Este ressintetiza a ATP indispensvel ao esforo; A intoxicao do meio pelo cido ltico impedir a continuao da atividade alm de aproximadamente 1h .

O esforo moderado (< 85% VO2 mx) apesar da demanda extra inicial de energia ser atendida pelo sistema anaerbio, o aumento do aporte de oxignio s clulas musculares, aps algum tempo permite que o sistema aerbio ressintetize o ATP necessrio.

FONTE: Prof. Ms. Jeferson Macedo Vianna - UFJF


http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=540. Acesso em: 04/04/2012
Data da Publicao: 07/05/2002

You might also like