You are on page 1of 11

Bioplstico se consolida como alternativa ecolgica

Postado por: Mundo Verde em 1 de Abril de 2011

Plsticos feitos de milho e outros vegetais esto ganhando espao, impulsionados pelos preos do petrleo e pela crescente conscincia ecolgica. Chamados bioplsticos, eles oferecem ao mundo uma nova forma de diminuir a dependncia do petrleo e so considerados uma alternativa ecolgica a tudo desde embalagens para comida at vale-presentes. E, alm disso, se degradam rapidamente. Enquanto o produto tradicional leva at 500 anos para desaparecer da natureza, o bioplstico leva 18 semanas.

Empresas especializadas no setor esto estudando meios de certificao e rastreabilidade (para identificar os responsveis caso o produto no se biodegrade no tempo prometido), alm de um logotipo que diferencie o bioplstico, para facilitar sua separao nas recicladoras. Levando em considerao que o consumo anual de plstico no mundo inteiro cresceu 20 vezes desde os anos 50, totalizando 50 milhes de toneladas e que o plstico um material indispensvel na vida moderna,adotar alternativas sustentveis como o bioplstico, produz um impacto positivo muito importante para o meio ambiente. O plstico sustentvel no contribuir somente para evitar o aquecimento global e o esgotamento das reservas de petrleo. A sua natureza reciclvel tambm influenciar a gesto do lixo em reas urbanas e poder at mesmo revolucionar o ciclo de produo e de uso da energia.

Nos ajude voc tambm a espalhar por a o conceito de sustentabilidade! O apoio de todos muito importante!

Comentrios: Seja o primeiro a comentar Arquivado em: Educao, Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: bioplstico, conscincia ecolgica, petrleo, plstico, sustentvel

Seja um consumidor sustentvel


Postado por: Mundo Verde em 13 de Agosto de 2010

Desde o momento em que acordamos at quando vamos dormir, o ato de consumir est presente em nossas vidas. Somos seres consumidores de energia, alimentos, roupas. Porm, importante lembrar que tudo o que compramos e utilizamos gera impactos no planeta. Para vivermos em um mundo saudvel e deixarmos bons frutos para as prximas geraes, importante prestar bastante ateno no que consumimos.

O Blog Mundo Verde apoia o Consumo Sustentvel, apoie voc tambm! Ns listamos algumas dicas de hbitos saudveis para cuidarmos do nosso planeta.

Substitua as sacolas plsticas por Ecobags. Um plstico leva cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente e toda sacola plstica que usamos tem sempre um destino certo: o lixo. Substitua essas sacolas por ecobags. Assim voc transporta suas compras de forma muito mais sustentvel e ainda pode escolher um modelo que tenha a sua cara, para andar bem na moda. Utilize produtos reciclados. Desta forma, voc incentiva o processo de reciclagem e reutilizao. Imagine quanta coisa no pode sair do lixo e se tornar um produto novinho em folha, deixando de poluir o ambiente para ser til para algum? Nas lojas da Rede Mundo Verde, todo o material de comunicao feito com produtos reciclveis e os uniformes dos funcionrios so de tecido Pet (material que utiliza algodo e fibras de garrafas Pet recicladas em sua composio). Use produtos de limpeza biodegradveis. Assim, voc contribui para a diminuio da quantidade de resduos txicos nos rios e mares. Sempre que for ao supermercado escolher os produtos de limpeza para a sua casa, fique atento ao rtulo para ver se ele contm esta especificao. Outra dica substituir o uso do detergente por receitas caseiras. Uma soluo de vinagre ou limo diludos em gua serve para limpar vidros e tirar gordura. No forno, basta uma mistura de gua quente com bicarbonato de sdio, que deve ser passada com um pano fino. Gostou das dicas? Em breve o Blog Mundo Verde fala mais sobre sustentabilidade para voc. Enquanto isso, pode deixar a sua prpria dica nos nossos comentrios. Seja um consumidor sustentvel! Vamos nos unir para um planeta melhor!

Comentrios: 3 Comentrios a ler Arquivado em: Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: dicas, Mundo Verde, plstico, reciclagem, Sustentabilidade

Voc sabia que o plstico tambm contamina os alimentos?


Postado por: Mundo Verde em 12 de Maio de 2010

J falamos diversas vezes aqui no Blog sobre como os plsticos so grandes inimigos do Planeta: poluem o meio-ambiente, contaminam os ecossistemas e acumulam-se em lixes por todo o Mundo, causando prejuzos e estragos incalculveis. Mas o que muita gente no sabe que alm de ser um inimigo do Verde, o plstico tambm um inimigo da sua sade. O Bisfenol A, uma substncia qumica encontrada comumente em embalagens de alimentos e bebidas, usado principalmente em produtos de plstico como copos descartveis, embalagens de comida, garrafas de gua e refrigerante e em mamadeiras de beb. Pesquisas comprovaram que ele pode ser encontrado nos corpos de mais de 90% da populao e existem evidncias de que essa contaminao por bisfenol tenha relao com danos sade como desordens reprodutivas e hormonais, obesidade, problemas no desenvolvimento cerebral, cncer de mama e prstata.

Plstico: inimigo da natureza e da sua sade

Em estudos com ratas grvidas e seus filhotes recm-nascidos expostos ao bisfenol foi observado aumento de obesidade e mudanas no comportamento como hiperatividade, aumento da agressividade, medo, problemas de aprendizagem e alterao do comportamento scio-sexual. Estudos em humanos relacionam a contaminao por bisfenol a doenas cardiovasculares e diabetes. A venda de plsticos contendo este tipo de fenol proibida no Canad e em alguns estados americanos. Enquanto essa proibio no chega ao Brasil, podemos fazer escolhas mais saudveis para diminuir o consumo e a exposio ao bisfenol:

Prefira mamadeira de vidro para evitar a exposio precoce dos bebs ao bisfenol; Substitua os copos descartveis por copos e canecas de vidro. uma atitude boa para o meio ambiente e para sua sade; No aquea alimentos em recipientes de plstico. O bisfenol liberado em maiores quantidades quando o plstico aquecido. Substitua os potes de plstico e marmitas por alternativas de vidro; Evite comprar alimentos em embalagens plsticas. Sempre que possvel preferir embalagens de vidro. Opte por garrafas de vidro para gua, gelias, mel e molhos de tomate;

Evite alimentos embalados, prefira os alimentos naturais e cultivados de maneira orgnica. Seu consumo gera menos lixo e por no terem contaminao qumica so mais saudveis.

Evite o consumo de alimentos e bebidas em embalagens plsticas

Assim voc est colaborando para sua sade e para a sade do planeta! Preserve sempre o Verde, pois o Mundo seu!
Comentrios: 2 Comentrios a ler Arquivado em: Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: bisfenol, plstico, Sustentabilidade

Mundo Verde na luta contra o plstico


Postado por: Mundo Verde em 28 de Abril de 2010

Atendendo a uma demanda de diversas cidades do Brasil onde o uso de sacolas plsticas foi proibido, a Rede Mundo Verde est lanando um novo modelo de sacolas oxibiodegradveis em suas lojas.

Essa a imagem das novas sacolas oxibiodegradveis da Rede Mundo Verde

tima oportunidade para refletirmos sobre o uso do plstico em nossa sociedade e incentivarmos mais uma vez o uso de ecobags como substitutas dos sacos plsticos tradicionais. Voc sabe o que um plstico oxibiodegradvel? um plstico que se degrada atravs de um processo de OXIdegradao, cuja tecnologia se baseia na introduo de uma quantidade muito pequena de aditivo pr-degradante durante o processo de fabricao convencional, resultando em uma mudana de comportamento do plstico. A degradao do plstico comea quando sua vida til programada chega ao fim e o produto no est mais em uso (tal perodo controlado pela composio do aditivo utilizado). Quando o aditivo reduz a estrutura molecular a um nvel que permite o acesso de microorganismos ao carbono e hidrognio3, o plstico consumido por bactrias e fungos. Por causa disso ele pode ser chamado biodegradvel. O material deixa ento de ser plstico e se torna uma fonte de alimento. Tal processo continua at que o material tenha se biodegradado em CO2, gua, e hmus. Isto no deixa fragmentos de petro-polmeros no solo. Algumas vantagens dos plsticos oxibiodegradveis:

So reciclveis por todos os mtodos; Podem ser fabricados a partir de plsticos reciclados; Podem ser reutilizados enquanto no comearem a degradar; Podem ser destinados a compostagem aps o descarte; Devem ser coletados seletivamente junto com plsticos convencionais; So testados, seguros e aprovados para contato com alimentos; No emitem Metano em sua degradao; So Oxi-Degradveis e so Biodegradveis aps a Oxi-Degradao.

As sacolas convencionais so fontes de extremo desperdcio, smbolo poderoso do consumismo, alto custo para uma cidade, que gasta milhes, tanto no aterro sanitrio, quanto no processo de reciclagem. Num aterro, as sacolas plsticas levam 1.000 anos para degradao. Elas no biodegradam e sim, fotodegradam, quebrando em partculas txicas. A Rede Mundo Verde convida voc para ser parte da soluo e no da poluio: vamos retomar o antigo e ecolgico hbito de ir s compras com nossas prprias bolsas de juta ou pano e cestos de vime. As sacolas retornveis so durveis, higinicas, fceis de limpar e econmicas para voc e para o nosso mundo! Fontes:

O que so plsticos biodegradveis Funverde. Respostas sobre dvidas quanto aos biodegradveis. Artigo de Isabela Antunes Joffe para a campanha Eu amo o Mundo.

Mais sobre o uso de sacolas plsticas no Blog Mundo Verde:


Eu amo o Mundo! Sacolas de plstico x Ecobags Sacolas de plstico x Ecobags: a luta continua E o que fazer com os plsticos que consumimos? Plsticos biodegradveis

Comentrios: 6 Comentrios a ler Arquivado em: Mundo Verde, Sustentabilidade Tags: ecobags, oxibiodegradveis, plstico, sacolas plsticas

Eu amo o Mundo!
Postado por: Mundo Verde em 9 de Setembro de 2009

Um plstico leva cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente. bem mais do que voc viver. Mais at do que seus filhos podero viver. 400 anos muito tempo. Voc j pensou em quantos materiais plsticos passam por voc ao longo de sua vida? Quantas embalagens, sacolas, objetos de todos os tipos, que mais cedo ou mais tarde vo parar em um destino nico: o lixo!?

Saco plstico = lixo e poluio

S no Brasil so distribudos 12 bilhes de sacos plsticos por ano. A maioria deles entregue em caixas de supermercado e no comrcio, utilizados por todos os brasileiros para carregar suas compras para casa. Pensando nisso, o Mundo Verde, coerente com sua proposta e confiante no consumo consciente, d continuidade campanha Eu Amo o Mundocom o lanamento dos novos modelos de ecobag.

As novas bolsas ecolgicas Mundo Verde so feitas em algodo orgnico, com alas de algodo cru e detalhes em fibra de garrafa PET. Nas compras a partir de R$ 50,00 nas lojas Mundo Verde voc pode levar uma ecobag de presente. Sero cerca de 8 mil ecobags distribudas nas lojas da rede espalhadas pelo Brasil (confira no site a lista das lojas participantes).

Utilizar uma ecobag nas compras uma maneira simples e elegante de agir de forma ecologicamente consciente. Simples agora, mas de grande efeito para o futuro do planeta! Passe na loja Mundo Verde mais prxima e garanta a sua!

Para quem tem perfil no twitter, voc pode adicionar um selo com a fraseEu amo o mundo sua imagem do perfil e se unir ao Mundo Verdena luta pelo consumo consciente. Clique aqui e saiba mais. Outra dica: fiquem atentos ao Blog e ao Twitter (@mundoverde) pois voc pode ter a chance de ganhar um presente sem sair de casa!

Comentrios: 10 Comentrios a ler Arquivado em: Campanhas, Mundo Verde Tags: Campanhas, ecobags, eu amo o mundo, Mundo Verde, plstico, sacolas plsticas

E o que fazer com os plsticos que consumimos?


Postado por: Mundo Verde em 24 de Julho de 2009

No clima da campanha Beba Sade, devemos nos empenhar e refletir sobre o uso do plstico. Sabemos que impossvel eliminar completamente o uso do plstico do nosso dia-a-dia. O Mundo Verde tambm est batalhando para mudar os hbitos da Rede. Desde o incio da Campanha fomos questionados sobre o uso de copos e sacolas plsticas em nossas lojas, e reforamos que o esforo para a mudana de hbitos tem sido gradativo para que seja definitivo. Por isso, queremos deixar algumas dicas de reutilizao dos plsticos do cotidiano. A primeira dica a sugesto de uso das vassouras de garrafas PET do projeto Recicla Trs Rios, apoiado pelo Mundo Verde. possvel produzir vassouras ecologicamente corretas reutilizando garrafas PET, sem um alto consumo de energia e voc ainda economiza, pois pode aprender a produzir sua prpria vassoura em casa. A segunda dica uma matria da Revista Veja que fala sobre a reciclagem de plstico. Muito interessante e com informaes importantes para compreendermos que nem sempre reciclar a melhor soluo: reutilizar pode trazer muito mais benefcios. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=G2vIOeXPqic] E achamos tambm um vdeo cheio de sugestes bacanas de reutilizao de material reciclvel para produzir objetos, mveis e at obras de arte, confiram: Arte reciclada. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=35ti2iDFTn0] Vocs sabiam? Desde julho de 2007 funcionrios da Rede Mundo Verde passaram a vestir uniformes ecologicamente corretos. So camisetas, bons e aventais feitos com fibra de garrafa pet, um tecido macio, durvel, agradvel ao toque e bem mais econmico. Com a produo dos uniformes foram retiradas quase 10 mil garrafas pet do meio ambiente

Sobre o Programa

Recicla-se o lixo, recicla-se a madeira, recicla-se o papel, recicla-se tudo o que vem da natureza, mas ser que o homem reciclvel?
Jussilene Souza da Silva, 17 anos, Nova Viosa (BA).Participante do 6. Concurso de Redao Ler Preciso.

O Programa Investimento Reciclvel oferece apoio s cooperativas e associaes de catadores de materiais reciclveis visando ao aprimoramento dos processos produtivos, ao aperfeioamento da gesto, ao aumento da produtividade e consequente melhoria na gerao de receita. O Programa prev o repasse de recursos financeiros para a aquisio de equipamentos, veculos, melhorias estruturais e capital de giro. Esses recursos so reembolsados em perodo de at 23 meses, sem a aplicao de juros. Independentemente do valor do financiamento, para cada cooperativa contemplada realizado um curso em gesto do negcio, que leva em conta as particularidades do grupo em questo. O Programa tambm pretende reduzir a dependncia de intermedirios (sucateiros) na comercializao dos reciclveis, visando melhoria da receita, e contribuir com o acesso ao sistema de microcrdito disponvel pelo sistema financeiro formal. O Programa Investimento Reciclvel resultado de uma parceria entre a Suzano Papel e Celulose, o Grupo Santander, a Fundao Avina e a Fundao Banco do Brasil, com coordenao do Instituto Ecofuturo.

You might also like