You are on page 1of 13

1 Introduo

O de que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje faz-los conhecer bem as instituies e os problemas da sociedade contempornea, levando-os a compreender o papel que representam na atuao daquelas (instituies) e aprender as tcnicas requeridas para a soluo destes (problemas)(Bodenheimer)

Apresentao do curso. Orientaes gerais. Obra bsica do curso: Elementos de Teoria Geral do Estado, de DALMO DE ABREU DALLARI (ed. Saraiva). Leitura obrigatria para o semestre: O que participao poltica, de DALMO DE ABREU DALLARI (Coleo Primeiros Passos, ed. Brasiliense). Programa da disciplina, bibliografia, resumos e textos complementares em: http://professormarum.blogspot.com/ Por que estudar Poltica e Estado num curso de Direito? Para Goffredo Telles Jr., o Direito como disciplina da convivncia humana e garantia da liberdade. Para que as pessoas possam conviver em sociedade, so necessrias algumas regras, pois onde h fracos e fortes, a liberdade oprime, a lei que liberta (Lacordaire) O que poltica? Poltica tudo que diz respeito polis (cidade ou Estado em grego): leis, governo, obras e servios pblicos, polcia etc. Definio: Poltica o complexo de atividades que se realizam na prtica para alcanar, exercer ou manter o poder estatal (REINALDO DIAS). A disciplina da convivncia humana (Direito) elaborada e imposta pelo Estado, por meio da Poltica. A Cincia Poltica o conhecimento e o estudo sistematizado da Poltica A importncia da participao poltica.

Quem no se interessa pela poltica condena-se a ser governado pelos que se interessam (Toynbee)

"O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala, nem participa dos acontecimentos polticos. Ele no sabe que o custo de vida, o preo do feijo, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decises polticas. O analfabeto poltico to burro que estufa o peito dizendo que odeia a poltica. No sabe o imbecil que da sua ignorncia poltica nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que o poltico vigarista, pilantra e corrupto. O analfabeto poltico lacaio dos exploradores do povo." (Bertold Brecht)

Primeiro, eles vieram pegar os comunistas, mas eu no era comunista e no falei nada. Depois vieram pegar os socialistas e os sindicalistas, mas eu no era nenhum dos dois e no falei nada. Logo vieram pegar os judeus, mas eu no sou judeu e no falei nada. E, quando vieram me pegar, no sobrava mais ningum que pudesse falar por mim (Texto atribudo a Bertold Brecht, mas que na verdade de Martin Niemoller, pastor protestante que sobreviveu aos campos de concentrao nazistas).

Diferentemente de qualquer outra comunidade, ns, atenienses, consideramos aquele que no participa de seus deveres cvicos no como desprovido de ambio, mas sim como intil (Pricles, 430 a. C.)

Existe uma atividade poltica autntica, necessria, voltada para o bem comum. Essa atividade tem alto valor moral, porque se inspira na solidariedade humana e na conscincia de que todos os seres humanos so responsveis pela defesa e promoo da dignidade humana (Dalmo Dallari). I A Sociedade

A sociedade produzida por nossas necessidades e o governo por nossa perversidade (Thomas Paine, Senso comum)

A sociedade feita e imaginada (...) portanto, ela pode ser refeita e reimaginada (Roberto Mangabeira Unger, Poltica)

1. Origem da sociedade O homem: animal poltico. O ser humano um ser social. Desde o nascimento, vive normalmente em sociedade: famlia, escola, clube, igreja, cidade, Estado (pas), sociedade global. O ser humano isolado uma exceo. O que leva o homem a viver em sociedade? Por que vivemos em sociedade? Determinar o motivo pelo qual o ser humano se rene em sociedade importante para se determinar a posio do indivduo na sociedade: o ser humano foi feito para a sociedade ou a sociedade foi feita para o ser humano? O que mais importante, a coletividade ou o indivduo? Teorias sobre a origem da sociedade: a) sociedade natural o ser humano dotado de um instinto de sociabilidade que o leva naturalmente a viver em sociedade o homem um animal poltico (nfase no todo, no coletivo: organicismo): Aristteles, Ccero, S. Toms de Aquino, Ranelletti.

A sociedade que se formou da reunio de vrias aldeias constitui a Cidade, que tem a faculdade de se bastar a si mesma, sendo organizada no apenas para conservar a existncia, mas tambm para buscar o bem-estar. Esta sociedade, portanto, tambm est nos desgnios da natureza (...) , portanto, evidente que toda Cidade est na natureza e que o homem naturalmente feito para a sociedade poltica (Aristteles 384 a.C. - 322 a.C.)

b) sociedade como ato racional teorias contratualistas: negam o impulso associativo natural; a sociedade uma criao humana, fruto de uma deciso racional (nfase no indivduo - mecanicismo); partindo do estado de natureza, o homem, baseado na razo e por vontade prpria, firma um contrato social, estabelecendo um governo e regras para a vida em sociedade.

Os contratualistas:

a) Thomas Hobbes(1588-1689): a natureza humana no muda, sempre a mesma (conhece-te a ti mesmo); o homem mau, invejoso, ambicioso, cruel e no sente prazer na companhia do outro; o estado de natureza uma guerra de todos contra todos; o homem o lobo do homem; sem lei nem autoridade, todos tm direito a tudo; a vida solitria, pobre e repulsiva, animalesca e breve; para fugir desse estado, renem-se em sociedade e firmam o contrato social, estabelecendo uma autoridade soberana com poder ilimitado e incontestvel para impor a ordem (Estado Leviat); o pacto de submisso e no pode ser quebrado; justificao do absolutismo. Obra: O Leviat.

Porque as leis de natureza (como a justia, a eqidade, a modstia, a piedade, ou, em resumo, fazer aos outros o que queremos que nos faam) por si mesmas, na ausncia do temor de algum poder capaz de levlas a ser respeitadas, so contrrias a nossas paixes naturais, as quais nos fazem tender para a parcialidade, o orgulho, a vingana e coisas semelhantes. E os pactos sem a espada no passam de palavras (...) multido assim unida numa s pessoa se chama Estado, em latim civitas. esta a gerao daquele grande Leviat, ou melhor (para falar em termos mais reverentes), daquele Deus Mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa. Pois graas a esta autoridade que lhe dada por cada indivduo no Estado, -lhe conferido o uso de tamanho poder e fora que o terror assim inspirado o torna capaz de conformar as vontades de todos eles, no sentido da paz em seu prprio pas, e da ajuda mtua contra os inimigos estrangeiros (Hobbes)

b) John Locke(1632-1704): inspirador da Revoluo Gloriosa, que estabeleceu a monarquia moderada na Inglaterra (1688-89); estado de natureza pacfico, com os homens gozando dos direitos naturais vida, liberdade e aos bens; contrato social para a proteo desses direitos; o consentimento a base da autoridade; Estado com poder limitado e baixo grau de interveno na vida social (individualismo liberal); direito de rebelio caso o governo no cumpra o dever de proteger os direitos naturais. Influncia na independncia dos EUA. Obra: Segundo tratado sobre o governo.

O poder poltico o que cada homem possua no estado de natureza e cedeu s mos da sociedade e dessa maneira aos governantes, que a sociedade instalou sobre si mesma, com o encargo expresso ou tcito de que seja empregado para o bem e para a preservao de sua propriedade (...) Esse poder tem origem somente no pacto, acordo e assentimento mtuo dos que compem a comunidade (...) Digo que empregar a fora sobre o povo, sem autoridade e contrariamente ao encargo contratado, a quem assim procede, constitui estado de guerra com o povo, que tem o direito de restabelecer o poder legislativo ao exerccio de seus poderes(Locke)

c) Baro de Montesquieu (1689-1755): estado de natureza pacfico; seres humanos se aproximam pelo medo e pela atrao mtua; estado de guerra comea depois do surgimento da sociedade; necessidade do estabelecimento, por acordo, das leis e do Estado, que devem ser organizados de forma apropriada para cada sociedade, pois as leis so as relaes necessrias que derivam da natureza das coisas. Influncia no constitucionalismo. Obra: O esprito das leis.

O homem, no estado natural (...) pensaria na conservao do seu ser (...) Semelhante no sentiria a princpio seno a sua fraqueza; sua timidez seria extrema (...) Nesse estado, cada qual sente-se inferior; mal percebe a igualdade. Nem procurariam pois atacar-se, e a paz seria a primeira lei natural (...) Mas as demonstraes de um temor recproco f-los-iam logo aproximar-se. Seriam levados talvez pelo prazer que sente um animal aproximao de outro da sua espcie (...) Os homens, to logo se acham em sociedade, perdem o sentimento de fraqueza; a igualdade, que existia entre eles, cessa; e o estado de guerra comea (...) Esses dois tipos de estado de guerra [de nao contra nao e indivduo contra indivduo] fazem estabelecer as leis entre os homens (...) O governo mais conforme natureza, deve admitir-se, aquele cuja disposio particular melhor corresponde disposio do povo para o qual estabelecido (Montesquieu)

d) Jean Jacques Rousseau (1712-1778): precursor do Romantismo; seres humanos livres, iguais e bons no estado de natureza; perda da liberdade aps o estabelecimento de uma sociedade baseada na propriedade; necessidade de um contrato social legtimo, que garanta a liberdade e a igualdade de todos, com a prevalncia da soberania do povo (vontade geral). Influncia na Revoluo Francesa. Obras:Discurso sobre a desigualdade e O contrato social.

O primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer: Isto meu, e encontrou pessoas bastante simples para cr-lo, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, mortes, quantas misrias e horrores no teria poupado ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado aos seus semelhantes: guardai-vos de escutar este impostor; estais perdidos se esquecerdes que os frutos so para todos, e que a terra de ningum! (...) Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja, com a toda a fora comum, a pessoa e os bens de cada associado, e pela qual cada um, unindo-se a todos, s obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim to livre quanto antes. esse o problema fundamental ao qual o Contrato Social d a soluo (Rousseau)

Concluso: atualmente predomina a opinio de que o ser humano naturalmente levado a viver em sociedade, sem que isso exclua a participao da sua vontade racional, conciliando, assim, as duas teorias. A teoria do contrato social, como um acordo entre pessoas livres e iguais que estabelece regras de convivncia social e para o exerccio do poder, utilizada como uma justificao racional para a existncia da sociedade e do Estado. 3 Elementos da Sociedade: Finalidade I Da Sociedade (continuao) 2. Elementos caractersticos da Sociedade

Todo Estado uma sociedade, a esperana de um bem, que seu princpio, assim como o de toda associao, pois todas as aes dos homens tm por fim aquilo que consideram um bem (Aristteles, Poltica, 355 a.C).

Definio de Sociedade. Sociedade toda forma de coordenao das atividades humanas objetivando um determinado fim e regulada por um conjunto de normas (Celso Bastos). Por essa definio podemos identificar os elementos que compem uma sociedade: atividades humanas coordenadas e reguladas por normas, dirigidas a uma finalidade.

Elementos caractersticos da sociedade. Nem toda reunio de pessoas constitui uma sociedade: preciso que estejam presentes os elementos caractersticos da sociedade. Esses elementos diferenciam uma verdadeira sociedade de um simples agrupamento de pessoas. Toda sociedade deve possuir os seguintes elementos: a) finalidade; b) manifestaes de conjunto ordenadas; c) poder.

a) Finalidade. Toda sociedade deve buscar uma finalidade, ou seja, deve ter um objetivo, que definido por seus membros, baseado naquilo que estes entendem como um bem (valor). A finalidade relaciona-se com a liberdade humana, porque s o ser livre e racional pode escolher objetivos com base em valores.

Finalismo x Determinismo. As teorias deterministas acreditam que o comportamento humano regido por fatores materiais (geografia, economia etc.) ou sobrenaturais e, portanto, negam a possibilidade de escolha de finalidades, sendo, no fundo, incompatveis com a liberdade humana (ex.: socialismo cientfico marxista).

Finalismo. O finalismo, por sua vez, aceita a possibilidade de escolha da finalidade social com base na vontade livre e em valores racionalmente ponderados, pressupondo, portanto, a liberdade humana (ex.: contratualismo).

Goffredo Telles Jr. e a Liberdade. Monismo materialista (Tobias Barreto). Pantesmo (Spnioza). Dualidade esprito-matria intuda por Descartes e Kant e comprovada cientificamente por Bergson. O mundo tico como um estgio superior da natureza nica que compe a substncia universal (Goffredo).

O ser humano livre, mas livre no aquele que faz tudo o que quer, e sim aquele que conhece a si mesmo, sabe o que bom para si e age de acordo com o que verdadeiramente lhe convm, buscando o seu bem. Aquele que age movido pelas paixes no verdadeiramente livre, mas sim escravo delas; portanto, no feliz, e sim padece.

Bem comum. Segundo Dallari, a finalidade da sociedade humana e tambm a do Estado deve ser o bem comum, entendido como o conjunto de todas as condies de vida social que consintam e favoream o desenvolvimento integral da personalidade humana(Joo XXIII, Encclica Pacem in Terris).

3 Elementos da Sociedade: Finalidade I Da Sociedade (continuao) 2. Elementos caractersticos da Sociedade

Todo Estado uma sociedade, a esperana de um bem, que seu princpio, assim como o de toda associao, pois todas as aes dos homens tm por fim aquilo que consideram um bem (Aristteles, Poltica, 355 a.C).

Definio de Sociedade. Sociedade toda forma de coordenao das atividades humanas objetivando um determinado fim e regulada por um conjunto de normas (Celso Bastos). Por essa definio podemos identificar os elementos que compem uma sociedade: atividades humanas coordenadas e reguladas por normas, dirigidas a uma finalidade.

Elementos caractersticos da sociedade. Nem toda reunio de pessoas constitui uma sociedade: preciso que estejam presentes os elementos caractersticos da sociedade. Esses elementos diferenciam uma verdadeira sociedade de um simples agrupamento de pessoas. Toda sociedade deve possuir os seguintes elementos: a) finalidade; b) manifestaes de conjunto ordenadas; c) poder.

a) Finalidade. Toda sociedade deve buscar uma finalidade, ou seja, deve ter um objetivo, que definido por seus membros, baseado naquilo que estes entendem como um bem (valor). A finalidade relaciona-se com a liberdade humana, porque s o ser livre e racional pode escolher objetivos com base em valores.

Finalismo x Determinismo. As teorias deterministas acreditam que o comportamento humano regido por fatores materiais (geografia, economia etc.) ou sobrenaturais e, portanto, negam a possibilidade de escolha de finalidades, sendo, no fundo, incompatveis com a liberdade humana (ex.: socialismo cientfico marxista).

Finalismo. O finalismo, por sua vez, aceita a possibilidade de escolha da finalidade social com base na vontade livre e em valores racionalmente ponderados, pressupondo, portanto, a liberdade humana (ex.: contratualismo).

Goffredo Telles Jr. e a Liberdade. Monismo materialista (Tobias Barreto). Pantesmo (Spnioza). Dualidade esprito-matria intuda por Descartes e Kant e comprovada cientificamente por Bergson. O mundo tico como um estgio superior da natureza nica que compe a substncia universal (Goffredo).

O ser humano livre, mas livre no aquele que faz tudo o que quer, e sim aquele que conhece a si mesmo, sabe o que bom para si e age de acordo com o que verdadeiramente lhe convm, buscando o seu bem. Aquele que age movido pelas paixes no verdadeiramente livre, mas sim escravo delas; portanto, no feliz, e sim padece.

Bem comum. Segundo Dallari, a finalidade da sociedade humana e tambm a do Estado deve ser o bem comum, entendido como o conjunto de todas as condies de vida social que consintam e favoream o desenvolvimento integral da personalidade humana(Joo XXIII, Encclica Pacem in Terris).

4 Elementos da Sociedade: manifestaes de conjunto ordenadas I Da Sociedade (continuao) 2. Elementos caractersticos da Sociedade (continuao)

b) Manifestaes de conjunto ordenadas.

A lei um sinal da imperfeio humana e , ao mesmo tempo, sinal de que os homens almejam a perfeio (Miguel Reale)

No basta apenas a finalidade. Para que exista uma sociedade, preciso haver tambm manifestaes de conjunto ordenadas, ou seja, necessrio que as atividades do grupo se desenvolvam com reiterao ordem adequao

Reiterao. A finalidade social um objetivo permanente, a ser buscado sempre, ou seja, de forma reiterada, e por todos os membros da sociedade, cada um desempenhando o seu papel, como, por exemplo, um time de futebol nos diversos campeonatos que disputa.

Ordem. A atuao da sociedade deve ser ordenada, ou seja, organizada segundo normas, tendo como objetivo a finalidade social. Segundo Goffredo Telles Jr., ordem a disposio conveniente das coisas segundo uma lei. Para ele, tudo est em ordem, porque o que chamamos de desordem apenas a ordem no desejada, pois tudo que ocorre no universo regido por leis.

Leis. Segundo Montesquieu, lei a relao necessria que deriva da natureza das coisas. Essa definio se aplica tanto s leis naturais(mundo fsico, o dado) como s leis ou normas sociais (ticas, culturais, elaboradas pelo ser humano, o construdo).

Causalidade x Imputao. As leis naturais (mundo fsico, do ser) so regidas pelo princpio da causalidade: se A (condio) B (conseqncia que sempre se realiza, caso contrrio a lei perde a validade). As leis sociais (mundo tico, do dever-ser) so regidas pelo princpio da imputao: se A (condio) B deve ser (conseqncia que deve se realizar, mas que, se no ocorrer, no invalida a norma).

Moral x Direito. As normas ticas, ou seja, as normas sociais, feitas pelo ser humano e que regem o comportamento, dividem-se em duas espcies: a Moral (que imperativa, porque pretende determinar comportamentos, mas unilateral, porque no pode ser imposta) e oDireito (imperativo-atributivo e bilateral, porque determina comportamentos e estabelece uma relao que autoriza a parte lesada a buscar uma sano em caso de descumprimento da norma).

Adequao. Alm da reiterao e da ordem, tambm necessrio que as aes do grupo sejam adequadas para atingir o fim almejado (bem-comum). A superexaltao (exagero) de um fator em detrimento de outros (ordem pblica, fatores econmicos etc.) gera desvios e, portanto, inadequao das atividades sociais em relao finalidade, prejudicando a busca do bem comum.

5 Elementos da Sociedade: poder I Da Sociedade (continuao) 2. Elementos caractersticos da Sociedade (continuao) c) Poder

Se procurarmos o que permanente no poder enquanto passam as figuras que exercem seus atributos, vemos que ele no tanto uma fora exterior que viria pr-se a servio de uma idia quanto a prpria fora dessa idia (Burdeau)

Poder. O terceiro elemento caracterstico da sociedade, depois da finalidade e das manifestaes de conjunto ordenadas, o poder. Trata-se de um dos conceitos mais importantes da Cincia Poltica e da Teoria do Estado. Pode ser definido genericamente como a possibilidade de uma pessoa determinar o comportamento de outra ou de outras pessoas.

Caractersticas do poder. O poder um fenmeno social, porque est presente em qualquer sociedade: famlia, escola, igreja, Estado etc. tambm fenmeno bilateral, porque implica sempre uma vontade predominante e outra submetida. Pode ser analisado como relao (sujeitos) ou como processo (dinmica, funcionamento). necessrio? O que o justifica?

Anarquismo.

Anarquia vem do grego e significa ausncia de governo (ark). As teorias anarquistas negam a necessidade e a legitimidade do poder.

Anarquistas gregos: Na Grcia antiga, os cnicos pregavam a vida de acordo com a natureza; os esticos pregavam a igualdade e a fraternidade universal; os epicuristas pretendiam viver segundo o princpio do prazer. Nenhuma dessas correntes aceitava como legtimo o poder de um homem sobre outro.

O anarquismo cristo. Os primeiros cristos, por influncia dos esticos, no aceitavam a autoridade terrena, embora Jesus tivesse feito a distino entre o que de Csar e o que de Deus. So Paulo pregava que todo poder vem de Deus, mas recomendava a submisso ao poder de Roma. Santo Agostinho, na Idade Mdia, escreveu A Cidade de Deus, em que o chefe seria o Cristo.

O movimento anarquista no sculo XIX.

O anarquismo de ctedra. Para Lon Duguit, o poder um fato, mas ilegtimo e desnecessrio.

Anarquismo militante. Objetivos comuns: eliminao do Estado, da propriedade privada e da religio, e relaes sociais livres, fundadas na solidariedade humana. Proudhon: toda propriedade um roubo. Bakunin pregava a revoluo por meios violentos. Kropotkin preferia a via pacfica. Os anarquistas praticaram atos terroristas no final do sculo XIX e incio do sculo XX. No Brasil, promoveram a greve geral de 1917. Declnio no sculo XX.

O poder necessrio

A maioria dos tericos entende que o poder sempre existiu e necessrio para manter a ordem e a coeso na sociedade, bem como para dirigi-la na busca do bem comum. Importa, assim, estudar o fundamento em que se baseia (origem, justificao) e verificar a sua legitimidade (aceitao social).

Fundamento do poder

Fora. Nas sociedades primitivas, o poder era baseado exclusivamente na fora (primeiro material, do guerreiro mais forte, depois econmica). Todavia, segundo Rousseau: o mais forte nunca suficientemente forte para ser sempre o senhor, seno transformando sua fora em direito e a obedincia em dever.

Divindade. J na antiguidade, passou-se a fundamentar o poder na divindade, surgindo os imprios teocrticos (Egito, Babilnia etc.). O mesmo ocorreu no incio do Estado Moderno, com as monarquias absolutistas, que sustentavam o direito divino dos reis ao poder.

Povo. Desde a Idade Mdia, h uma linha de pensamento, que tomou fora com o Estado Moderno, que considera povo como titular do poder. Dessa linha resultaram o contratualismo e democracia, em que a vontade do povo (vontade geral) o fundamento do poder.

Poder x Direito. A partir do sculo XIX, com a conscincia de que o poder usa a fora mas no se confunde com ela, surge a aspirao de fazer coincidir o poder (fenmeno de fato, poltico) com o direito (regras e limites para o exerccio do poder).

Culturalismo Realista. Segundo Miguel Reale, poder e direito no se confundem, mas so fenmenos concomitantes, que sempre coexistiram nas sociedades, variando apenas o grau de juridicidade, conforme o estgio de evoluo cultural de uma sociedade (culturalismo). Assim, se numa sociedade primitiva prevalece a fora, esta sempre exercida segundo uma regra, mesmo que seja aquela imposta pelo mais forte.

Legitimidade do Poder.

Max Weber (1864-1920) considera que existem trs formas de poder legtimo: o tradicional (prprio das monarquias, independe da lei formal); o carismtico (exercido por lderes autnticos, que interpretam os sentimentos e as aspiraes do povo, muitas vezes contra a lei); e o racional (autoridade derivada da lei, nica forma em que poder e direito necessariamente coincidem).

Georges Burdeau (1905-1988). Segundo Burdeau o que legitima o poder a sua atuao. Poder legtimo o poder consentido, aceito pela comunidade, porque encarna a fora da idia de bem comum.

Despersonalizao e racionalizao do poder. Busca-se, atualmente, a objetivao (despersonalizao) e a racionalizao do poder (governo baseado na lei, fruto da vontade popular e no da vontade do governante).

6 Sociedades polticas I Da Sociedade (continuao)

3. As sociedades polticas

De fato, os homens vivem na sociedade e em sociedades. Vivem na sociedade global e vivem nos grupos sociais de que a sociedade global constituda (Goffredo Telles Jr.)

Sociedades humanas. Goffredo Telles Jr. ensina que, ao contrrio do que ocorre com os animais gregrios, no ser humano a sociedade natureza e contrato. O ser humano tem necessidade de viver em sociedade, mas decide racionalmente quando e como vai fazer isso. Para os animais, a sociedade um fim em si mesmo. Para o ser humano, a sociedade um meio para satisfazer suas necessidades e atingir seus objetivos.

Processo de integrao social. Goffredo Telles Jr. ensina que as sociedades primitivas eram muito simples e homogneas. Com a evoluo, veio a diviso de tarefas e a formao de grupos, num processo de diferenciao dentro de uma mesma sociedade, que vai se tornando mais complexa. Porm, os grupos so interdependentes e da surge a necessidade de uma coordenao entre eles, estimulando a solidariedade, na busca do bem comum.

Espcies de sociedades. A sociedade global composta de inmeras sociedades, que tm por fim satisfazer as necessidades e realizar os objetivos dos seres humanos. Existem vrias espcies de sociedades. Resumindo as teorias de vrios autores, Dallari divide as sociedades em duas espcies: a) sociedades de fins particulares ou especficos (escolas, igrejas, clubes, empresas); b) sociedades de fins gerais, cujo objetivo criar condies para a consecuo dos fins particulares (famlia, tribo, cidade, Estado etc.).

Estado. O Estado, portanto, uma sociedade poltica, que tem por finalidade o bem comum dos seus cidados, isto , atravs do seu funcionamento, segundo as regras do Direito, criar condies de vida social para que as demais sociedades de fins particulares nele contidas possam servir para a expresso e o desenvolvimento da personalidade humana em todos os seus aspectos.

7 - O Estado: origem e formao II Do Estado

1 Origem e formao do Estado.

Ningum nunca viu o Estado. Quem poderia negar que ele seja uma realidade? O lugar que ele ocupa em nossa vida cotidiana tamanho que no poderia ser retirado dela sem que, ao mesmo tempo, ficassem comprometidas nossas possibilidades de viver (Burdeau)

Introduo. Atualmente, todos os seres humanos vivem num Estado ou, pelo menos, sob a autoridade de um Estado. O Estado a sociedade mais importante e mais poderosa no mundo atual. Mas o que o Estado? Quando surgiu? Por que ele existe? Qual o seu futuro?

Denominao. O que hoje chamamos de Estado j foi chamado pelos gregos de plis e pelos romanos de civitas. J foi chamado tambm de repblica e imprio. Hoje, na linguagem informal, chamado de pas (do latim pagos e do italiano paese = lugar geograficamente delimitado e habitado por uma comunidade)

Estado. O primeiro terico a utilizar a palavra Estado para denominar uma sociedade poltica foi Maquiavel, na obra O Prncipe, de 1513. A palavra vem do latim status, que significa estar firme, sendo coerente com o anseio de Maquiavel de que a Itlia da poca, dividida em vrios pequenos reinos e repblicas, muitas vezes em guerra entre si, se unificasse sob um poder soberano e obtivesse estabilidade social e poltica.

Estado ou estado? Recentemente, a revista Veja anunciou que passaria a grafar a palavra estado com inicial minscula, a fim de marcar sua posio pela mnima interveno do governo na economia e na sociedade (liberalismo). Lembrou que os pases de lngua inglesa, onde essa idia prevalece, a palavra grifada com minscula. J onde h uma interferncia maior do governo na sociedade e na economia, como no Brasil e na Frana, a palavra grafada com maiscula.

Quando surgiu o Estado? H, basicamente, trs teorias sobre apoca de surgimento do Estado:

a) O Estado, assim como a sociedade, existe desde que o ser humano surgiu na Terra

b) O Estado produto da evoluo natural da sociedade humana e foi precedido por outros tipos de sociedades, como tribos, cls etc.

c) O Estado surgiu somente quando adquiriu caractersticas bem definidas, principalmente a idia de soberania (poder mximo e exclusivo sobre um determinado territrio habitado por um povo), que s aparece no Estado Moderno. Alguns autores chegam a afirmar que a data do surgimento do Estado foi a Paz de Westflia, em 1648.

Paz de Westflia. Independente de ser ou no o marco do surgimento do Estado Moderno, a Paz de Westflia (1648) foi um marco importante na histria da poltica, porque, pondo fim Guerra dos 30 anos, resultou no reconhecimento das fronteiras geogrficas dos Estados europeus, dentro das quais estes poderiam exercer o poder de forma soberana, excluindo o poder do imperador e do papa e unificando a nao.

Justificao. Tentando justificar a formao original de Estados, h duas teorias: a) formao natural ou espontnea: o Estado se forma naturalmente, por evoluo de outras formas de sociedade

b) formao contratual: o Estado se forma por um ato de vontade, a partir de uma deciso racional (contratualismo)

Causas determinantes da formao de Estados. Estudando as causas que deram origem ao Estado, h as seguintes teorias:

a) Origem familial ou patriarcal: desde Ado e Eva, cada Estado surgiu a partir de uma famlia, chefiada por um patriarca (teoria sustentada por Filmer para justificar o absolutismo e que foi refutada por Locke no Primeiro Tratado sobre o Governo)

b) Atos de fora e dominao. Segundo autores como Oppenheimer, os Estados se formaram a partir da dominao de um grupo sobre outro, sendo criados para regular as relaes entre vencedores e vencidos

c) Fatores econmicos ou patrimoniais. Tericos como Plato e Marx & Engels sustentam que o Estado surgiu por motivos econmicos ou patrimoniais. Plato afirma que o Estado deriva da necessidade de cooperao e diviso do trabalho entre as pessoas. Marx e Engels sustentam que o Estado surgiu com a evoluo da sociedade, a partir do estabelecimento da propriedade privada, como um instrumento para a dominao de proprietrios sobre no-proprietrios. Segundo eles, o Estado est fadado a desaparecer quando for eliminado esse tipo de relao.

Engels. Em sua obra A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado, Engels, baseado nos estudos antropolgicos de Morgan, expe a sua viso materialista da histria, segundo a qual os meios de produo determinam a organizao social. Morgan divide a evoluo social da humanidade em trs grandes estgios: Selvagem, Barbrie e Civilizao, cada um deles subdividido em trs fases: inferior, mdia e superior. Todos os povos passam por esses estgios em diferentes pocas da histria.

Estgios da civilizao. a) Selvagem: inferior (parcialmente nas rvores), mdio (fogo, linguagem, instrumentos de pedra), superior (arco e flecha, aldeias). b) Barbrie: inferior (cermica, criao de animais, cultivo de plantas), mdia (irrigao, criao de gado, construes de pedra e tijolo), superior (escrita, arado de ferro). c)Civilizao: inferior (cidades, artes), mdia (indstria), superior (no atingida).

Evoluo da famlia. Segundo Engels, no estgio selvagem, prevalecia a promiscuidade sexual no interior das tribos. A partir da barbrie inferior, as tribos comeam a ser divididas em gens (grandes famlias),

segundo a linhagem feminina (matriarcado), com proibio do casamento endogmico (no interior das gens). A seleo natural privilegiou esses grupos. Nesse estgio a mulher desempenhava papel preponderante, no havia diviso de classes sociais e a propriedade dos meios de produo era comum.

Surgimento do Estado. Na fase mdia da barbrie, com a criao de animais e a agricultura, surge a noo de propriedade privada dos meios de produo, o homem passa a preponderar e a exigir fidelidade da mulher para garantir a herana de sua prole (patriarcado). O Estado surge para legitimar essa nova realidade e garantir a diviso da sociedade em classes. Segundo Engels, as contradies desse sistema levaro sua destruio, com o conseqente desaparecimento do Estado.

d) Formao do Estado pelo desenvolvimento natural da sociedade: O Estado se forma naturalmente, pela evoluo natural da sociedade, independentemente de fatores externos e sem preponderncia de um fator (Lowie). a teoria mais aceita atualmente.

Modos de formao. A doutrina distingue os seguintes modos de formao dos Estados:

a) modo originrio: quando um Estado surge onde antes no havia Estado nenhum (casos estudados acima, no existem exemplos atuais)

b) modo derivado: quando novos Estados surgem a partir de Estado ou Estados pr-existentes. O modo derivado pode ocorrer porfracionamento (ex.: antigas colnias que se tornaram independentes; Rep. Tcheca e Eslovquia) ou por unio (ex.: EUA)

c) modo atpico: formao artificial, imprevisvel, por tratado ou por imposio de outras potncias (ex.: Vaticano, as duas Alemanhas, Israel)

Momento do nascimento. No h uma regra definida para garantir que um novo Estado foi criado. Basicamente, necessrio que haja viabilidade interna (estabilidade social, poltica e jurdica) e reconhecimento pelos demais Estados. Normalmente, quando esses dois fatores ocorrem, o novo Estado aceito na ONU, mas isso no condio essencial para a existncia de um Estado.

O caso do Kosovo. O Kosovo um territrio habitado por albaneses tnicos que fazia parte da Federao Iugoslava e foi palco de uma guerra civil nos anos 90, quando foi atacado pelo governo iugoslavo e defendido pela OTAN. Aps negociaes fracassadas, declarou unilateralmente a independncia, sendo reconhecido como Estado por EUA e Frana, mas no pela Rssia e pela Espanha, e ainda no obteve ingresso na ONU. Suas instituies governamentais ainda so precrias. Por isso, ainda no pode ser considerado como um Estado consolidado.

You might also like