You are on page 1of 16

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO

Ao-objeto - Ao sobre a qual se refere a opo negociada no prego de uma Bolsa de Valores. Ao ordinria (ON) - Menos negociada, confere ao acionista direito de voto na empresa. Na distribuio dos dividendos da empresa, seus proprietrios s recebem sua parcela correspondente depois que os proprietrios das aes preferenciais tenham recebido suas parcelas. Ao preferencial (PN) - Mais negociada, os seus detentores no tm direito de voto, mas tm preferncia de recebimentos em caso de liquidao da empresa. Algumas empresas diferenciam as sries de papis lanados no mercado por letras, como por exemplo: PNA, PNB, PNC. Ao vazia (ex) - Ao cujos direitos j foram exercidos. Estes direitos podem ser: dividendos, bonificao e subscrio. Acionista - Quem possui aes de uma sociedade annima. Acionista majoritrio - Aquele que detm o controle acionrio de uma empresa. gio - Diferena positiva entre o valor pago e o valor nominal do ttulo. Alavancagem - Existem dois significados: (1) Exposio determinado mercado superior ao montante total dos recursos aplicados na operao em busca de maiores ganhos, aumentando, consequentemente o risco da operao. (2) Operao que se caracteriza pela utilizao de recursos de terceiros em busca de maior lucro, no entanto, o risco da operao maior. American Depositary Receipt - Papel emitido e negociado nos EUA, com lastro em aes de outros pases. AMEX - American Stock Exchange- A Segunda maior Bolsa Norte-Americana (a primeira a NYSE - Bolsa de Valores de Nova Iorque). Amplitude - a diferena entre os preos atingidos por uma determinada ao (mximo e mnimo) em um determinado perodo de tempo. Anlise Fundamentalista - A anlise fundamentalista o estudo das causas que explicam o comportamento dos preos das aes. Atravs dessas anlises, as quais incluem projees de resultados futuros das empresas estudadas, os analistas procuram determinar se uma ao est subavaliada ou superavaliada em relao ao seu preo atual de mercado. Anlise Tcnica - A anlise tcnica visa prever as tendncias futuras dos preos de um ativo. Esta previso baseada em anlises grficas detalhadas dos preos deste ativo, assim como o volume negociado do mesmo. Anbid - Associao Investimento. Nacional dos Bancos de

ABAMEC - Associao Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais. Fundada em 1970, uma associao civil sem fins lucrativos. Congrega analistas do mercado de capitais e relacionados, promovendo atividades socioculturais que objetivam a integrao, formao e especializao de seus associados. ABECIP - Associao Brasileira das Entidades de Crdito Imobilirio e Poupana Abertura de Capital - Democratizao do Capital Social de uma empresa cujas aes pertencem a um determinado nmero de acionistas. ABRAPP - Associao Brasileira de Entidades Fechadas de Previdncia Privada. ABRASCA - Associao Brasileira de Companhias Abertas. Fundada em setembro de 1971, uma entidade civil de mbito nacional, sem finalidades lucrativas, cuja personalidade jurdica distinta das de suas associadas, que so empresas legalmente registradas como companhias abertas. ACREFI - Associao das Instituies de Crdito, Financiamento e Investimento. ADEVAL - Associao das Empresas Distribuidoras de Valores. ADR - Veja American Depositary Receipt. Ao - Ttulo que representa fraes de capital de uma companhia ou sociedade annima. Ao 1 linha - Veja Blue Chips. Ao 2 linha - Aes de empresas privadas de mdio porte com liquidez e procura no mercado de aes. Ao 3 linha - Aes de empresas privadas de pequeno porte e com baixa liquidez. Ao cheia (com) - Ao cujos direitos ainda no foram exercidos. Estes direitos podem ser: dividendos, bonificao e subscrio. Ao Escritural - Ao nominativa de uma empresa, mantida em conta depsito em nome de seu titular, na instituio depositria que for designada pelo Estatuto da Companhia, sem emisso de certificados. Ao listada em bolsa - Ao negociada em bolsa de valores.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
ANCOR - Associao Nacional das Corretoras de Valores, Cmbio e Mercadorias. ANDIMA - Associao Nacional das Instituies do Mercado Aberto. Criada em 1971, uma entidade civil sem fins lucrativos e de carter privado. Seu principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de mercados que ofeream oportunidades de negcios a instituies financeiras, aos investidores e s empresas em geral. Representa bancos comerciais, mltiplos e de investimento, corretoras, distribuidoras de valores e sociedades de crdito e financiamento. Seu modelo de funcionamento tem como principal caracterstica a segurana na liquidao financeira e na custdia dos ttulos negociados no mercado financeiro. Apregoao - Ato de apregoar a compra ou venda de aes pelo operador ( quem intermedia a compra e venda de aes, representante de uma corretora no prego de uma Bolsa de Valores). A apregoao dever ser feita mencionando-se a quantidade de ttulos e o preo pelo qual se pretende fechar o negcio. Arbitragem - Estratgia de investir em dois ou mais mercados simultaneamente em busca de lucro sem risco. Assemblia Geral Extraordinria (AGE) - Reunio dos acionistas de uma empresa em carter extraordinrio, esta convocao no obrigatria. Assemblia Geral Ordinria (AGO) - Reunio dos acionistas de uma empresa, cuja convocao obrigatria, para que haja verificao dos resultados, leitura, discusso e votao dos relatrios de diretoria e eleio do conselho fiscal da diretoria desta sociedade annima. Associao Nacional dos Bancos de Investimento Entidade formada por vrias instituies financeiras que publica o ndice de Sharpe e o ndice Anbid dos fundos de investimento. Ativo-objeto - Valor mobilirio a que se refere uma opo. Pode ser uma commodity (produtos agrcolas, como a soja, at metais, como o ouro), uma taxa de cmbio, uma taxa de juros, o Ibovespa, entre outros. Aumento de capital - Incorporao de novos recursos ou reservas ao capital da empresa. Aumento do valor nominal - Quando ocorre a incorporao de reservas ao capital de uma empresa sem que haja a emisso de novas aes. AUTO-ATENDIMENTO - sistema oferecido nas agncias pelos bancos, onde os clientes utilizam recursos (equipamentos, computadores, telefones etc.) para saques, depsitos, pagamentos etc.

BACEN - Veja Banco Central do Brasil. BBC - Veja Bnus do Banco Central. Balancete - Demonstrativo contbil dos valores do ativo, passivo e Patrimnio Lquido de uma empresa. Refere-se apenas parte do perodo do exerccio social. Balancete Trimestral - Balano parcial das principais contas de uma empresa. um demonstrativo contbil dos valores do ativo, passivo e patrimnio Lquido de uma empresa, divulgado trimestralmente para as Bolsas de Valores, CVM (Comisso de Valores Mobilirios) e Bacen. Balano - Demonstrativo contbil dos valores do ativo, passivo e do patrimnio lquido de uma empresa. Referese a um exerccio social completo. Banco Central do Brasil - rgo federal cujas principais funes so: executar a poltica monetria do governo, administrar as reservas internacionais do pas e fiscalizar o Sistema Financeiro Nacional. Benefcios - So os dividendos, bonificaes e/ou direitos de subscrio que uma empresa distribui a seus acionistas. Block-Trade - Leilo de grande lote de aes nas bolsas de valores. Bloqueio de posio - Operao atravs da qual um aplicador impede o exerccio de sua posio mediante a compra, em prego, de uma opo que possui a mesma srie da opo anteriormente lanada. Blue Chips - So as chamadas aes de 1 linha. Aes de empresas de grande porte, com grande liquidez e volume de negcios nas bolsas de valores. BM&F - Bolsa de Mercadorias & Futuros. BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Social. Empresa Pblica cujas atividades so: estudar os problemas de desenvolvimento econmico global e examinar projetos especficos, visando impulsionar o setor econmico do pas, fortalecer o setor empresarial nacional, atenuar os desequilbrios regionais, promover o desenvolvimento integrado das atividades agrcolas, industriais e de servios, e promover o crescimento e a diversificao da exportaes. Boleta - Documento no qual so registrados os negcios de compra e venda de aes pelo operadores, no prego de uma Bolsa de Valores. Bolsa de Valores - Associao civil sem fins lucrativos onde se negociam ttulos e valores mobilirios. Seus principais objetivos so: manter local ou sistema de negociao eletrnico adequados para que ocorram as transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios; preservar elevados padres ticos nas negociaes; fazer a divulgao das operaes realizadas com rapidez e detalhes.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
Bolsa em alta - Quando o ndice de fechamento do prego superior ao ndice de fechamento do dia anterior. Bolsa em baixa - Quando o ndice de fechamento do prego inferior ao ndice de fechamento do dia anterior. Bolsa estvel - Quando o ndice de fechamento do prego se mantm no mesmo patamar do ndice de fechamento do dia anterior. Bonificao - Em virtude de incorporao de reservas e lucros, atravs da distribuio gratuita de novas aes em nmero proporcional quantia j possuda pelos acionistas. Como o preo em Bolsa reajustado na mesma proporo o patrimnio da empresa no se altera. Bnus do Banco Central - Emitido pelo Banco Central, um papel prefixado, onde voc sabe exatamente o valor de resgate. Apresenta, portanto, risco de oscilao das taxas de juros. Boom - Quando o volume de transaes no mercado de aes ultrapassa, acentuadamente, os nveis mdios em determinado perodo, com expressivo aumento das cotaes. BOVESPA - Bolsa de Valores de So Paulo. Broker - Veja Corretor. BVRJ - Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. CETIP - Central de Custdia e de Liquidao Financeira de Ttulos. Chamada de Capital - Quando uma empresa subscreve aes novas, com ou sem gio, para aumentar seu capital. CHEQUE: ordem de pagamento vista, sacado contra o emitente mediante existncia de fundos, atravs da apresentao ou atravs do sistema de compensao. (Michaelis). CHEQUE ESPECIAL: no se trata propriamente do cheque fsico, mas de um limite rotativo disponvel em conta corrente. Call - Veja opo de compra. CAPITAL - todos os recursos, bens e valores mobilizados para constituio de uma empresa ou para uso pessoal. Capital aberto - Quando o capital de uma sociedade annima representado por aes que podem ser negociadas nas Bolsas de Valores. Este, por sua vez, dividido entre vrios acionistas. Capital de risco - Capital investido em atividades que podem resultar em perda do capital. Capitalizao - Aumento do patrimnio de uma empresa atravs da emisso de aes. Carta de crdito - A mecnica de carta de crdito (crdito documentrio) na importao brasileira aquela que confere maiores garantias ao exportador estrangeiro, na medida em que ele condiciona o embarque da mercadoria para o Brasil ao prvio recebimento de um documento de garantia, atravs do qual um banco autorizado a operar no Brasil garante o integral CHEQUE PR-DATADO: cheque emitido com data posterior quela em que foi efetivamente assinado (em geral, para pagamento de prestaes, substituindo os carns de credirios). (Michaelis). Ciso - a operao pela qual a empresa transfere parcelas do seu patrimnio para uma ou mais Sociedades constitudas para este fim ou existentes, extinguindo-se a empresa cindida se houver verso de todo o seu patrimnio. CME - Chicago Mercantil Exchange. CNBV - Comisso Nacional de Bolsas de Valores. Cobertura - Quando o vendedor de um ativo no mercado a termo, futuro e de opes faz um depsito dos seus ativos na Bolsa, os quais serviro de garantia para o cumprimento de sua obrigao futura. Comisso de Valores Mobilirios - rgo federal que disciplina e fiscaliza o mercado de valores mobilirios. pagamento da transao, desde que obedecidas algumas condies e clusulas de embarque. Carteira de aes ou ttulos - Conjunto de aes ou ttulos de propriedade de pessoas fsicas e jurdicas. Cash Yield - Indicador que mede o retorno financeiro anual de uma ao. CDB - Veja Certificado de Depsito Bancrio CDI - Veja Certificado de Depsito Interbancrio. Cdula Hipotecria - um ttulo de crdito que caracteriza uma promessa de pagamento com uma garantia real de hipoteca. um instrumento hbil para a representao de crditos hipotecrios. Certificados de Depsitos Negocivel - Veja Warrants. Certificado de Depsito Bancrio - Emitido por instituies financeiras, pode ser prefixado ou ps-fixado. Seu prazo varia para cada caso. Dependendo da classificao da qualidade de crdito do emissor pode ser classificado como de 1 ou 2 linha. Certificado de Depsito Interbancrio - Instrumento financeiro ou valor mobilirio destinado a possibilitar troca de reservas entre as instituies financeiras.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
Comit de Poltica Monetria (Copom) - Comit do Banco Central que se rene periodicamente para tomar decises referentes s taxas de juros, entre outras. Comitente - Denominao que se d pessoa que encarrega uma outra de comprar, vender ou praticar qualquer ato sob suas ordens e sua conta , mediante uma remunerao via comisso. Commercial Papers - Ttulo emitido por uma sociedade annima, para captar recursos, visando investimento ou o financiamento do capital de giro. O rendimento de cada commercial paper depende das condies particulares de cada emisso. Este ttulo possui caractersticas que assemelham-se com as debntures, tendo como principal diferena um prazo de emisso geralmente menor. Commodities - Produtos agrcolas negociados no mercado internacional. Companhia Aberta - Empresa que possui valores mobilirios de sua emisso registrados na CVM para a negociao em Bolsa de Valores ou no Mercado de Balco. Conselho Fiscal - Sua funo a de fiscalizar a situao financeira da empresa. O conselho fiscal possui no mnimo trs membros efetivos e trs suplentes no ligados Empresa. Conselho Monetrio Nacional - rgo Federal cuja funo : formular a poltica da moeda e do crdito, orientar, regulamentar e controlar todas as atividades financeiras desenvolvidas no pas. CONTA CORRENTE: registro contbil/escriturao de dbito e crdito de uma pessoa fsica ou jurdica. (Michaelis). CONTA POUPANA: conta destinada a depsito de poupana, corrigida por juros e correo monetria, cujos recursos so destinados ao financiamento da construo e da compra de imveis. CONTA SALRIO: conta corrente conveniada entre a empresa e o banco para crdito de salrio. COPOM (Comit de Poltica Monetria): um rgo pertencente ao BACEN, composto por oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central, com direito a voto, presidido pelo Presidente do Banco Central, onde tambm participam, sem direito a voto, Chefes de departamentos. Tem como objetivo estabelecer as diretrizes da poltica monetria e definir a taxa de juros. (BACEN). Correlao - ndice que mede quanto dois ativos oscilam de forma semelhante ao longo do tempo. Corretagem - Remunerao paga ao corretor por sua intermediao na compra ou venda de ttulos. Corretor - Quem intermedia a compra e venda de ttulos. Corretoras - So instituies financeiras credenciadas pelo Banco Central e membros das bolsas de valores ou de futuros. Esto habilitadas a negociar valores mobilirios ou contratos futuros em prego. Data de Exerccio da Opo - a data de registro em prego da operao de compra ou venda. Data de Vencimento da Opo - O dia em que se extingue o direito de exercer uma opo. Debntures Simples - Ttulo emitido por uma sociedade annima, para captar recursos, visando investimento ou o financiamento do capital de giro. O rendimento de cada debnture depende das condies particulares de cada emisso. Podem ser dividida entre simples e conversveis. Debntures Conversveis - Aquelas que, por opo de seu portador, podem ser convertidas em aes, em pocas e condies predeterminadas. Dedues Estatutrias - a parte dos lucros gerados por uma empresa, os quais no so distribudos aos acionistas, de acordo com determinao dos Estatutos. Default - Declarao de insolvncia do devedor cujas dvidas no foram pagas nos prazos estabelecidos. Esta declarao feita pelos credores. Cotao - Preo dos ttulos, aes, moedas estrangeiras ou mercadorias. Cotao de Abertura - Primeira cotao, no dia, de uma ao registrada no prego de uma Bolsa de Valores. Cotao de Fechamento - ltimo preo, no dia, de uma ao registrada no final de um prego. Cotao Mxima - Cotao mxima, no dia, atingida por uma ao registrada durante o prego de uma Bolsa de Valores. Cotao Mdia - Cotao Mdia diria de uma ao registrada durante o prego de uma Bolsa de Valores. Cotao Mnima - Cotao Mnima diria atingida por uma ao registrada durante o prego de uma Bolsa de Valores. CPMF - Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira. Crack - Ocorre quando as cotaes das aes declinam rapidamente para nveis de preos muito baixos. Curva do papel - Curva que reflete a valorizao de um ttulo ao longo do tempo, do instante da compra at seu vencimento. CVM - Veja Comisso de Valores Mobilirios.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
Demonstrao de Lucros e Perdas - Demonstrativo das contas de resultado (Receita e Despesa) de uma Empresa referente a um determinado perodo. Depsito Compulsrio sobre Fundos de Investimento - Parcela do patrimnio do fundo destinada a ser recolhida junto ao Banco Central, onde permanecer sem remunerao. Derivativos - So operaes financeiras realizadas atravs dos mercados futuros de ndice, cmbio, juros e de opes, para obter rentabilidades diferenciadas. Desgio - Diferena negativa entre o valor pago e o valor nominal do ttulo. Desdobramento do Nmero de Aes (Split) - Quando a empresa emite um determinado nmero de aes novas para cada ao antiga. Pode ser desde 1, 2, 3 ou 4 novas, vrias dezenas ou mesmo centenas para cada ao antiga. Disclosure - Quando uma empresa divulga informaes, facilitando a tomada de deciso do investidor e aumentando sua proteo. Distribuio dos rendimentos - Lucros distribudos aos cotistas de um fundo resultantes da venda dos ttulos presentes na carteira do fundo. Diversificao - Prtica de investir em um nmero variado de ttulos, buscando reduzir riscos. DIVEX - Ttulos da Dvida Externa. Dividendo - Direito que o titular de uma empresa tem de participar dos lucros dessa empresa. Esta participao varia em funo da quantidade de aes possudas. Dow Jones Industrial Average - ndice utilizado para acompanhar os negcios na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE - New York Stock Exchange). Seu valor o clculo da mdia ponderada de aes de trinta grandes empresas (blue chips) que, em geral, so lderes da sua indstria. um indicador globalmente acompanhado pelo mercado desde 1928. provm de liquidez e assumem risco daqueles que no pretendem faz-lo. Eurobonds - Ttulos emitidos pelo governo ou por empresas brasileiras no mercado Internacional. Ex-direitos - Ao que teve exercidos os direitos concedidos por uma empresa. Exerccio de opes - quando o titular de uma operao exerce seu direito de comprar ou de vender o lote de determinado ativo-objeto, ao preo de exerccio.

FAC - Fundo de Aplicao em Cotas. FEBRABAN: associao civil, fundada em 1967, que opera em mbito nacional, com objetivo de representar os bancos e contribuir para o aperfeioamento de suas atividades. FED - Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos. FGV - Fundao Getulio Vargas. FGV-100 - ndice composto pelas 100 aes mais negociadas, excluindo as estatais e bancos ou seja, a carteira terica composta apenas por aes de empresas privadas, levando-se em considerao os critrios de qualidade da empresa e de liquidez ou volume financeiro negociados em Bolsas de Valores. Fiesp - Federao das Indstrias do Estado de So Paulo. FIEX - Fundo de Investimento no Exterior. FIF - Fundo de Investimento Financeiro. Fipe - Federao Instituto de Pesquisas Econmicas. FIQ - Fundo de Investimento em Quotas. FITVM - Fundo de Investimento em Ttulos e Valores Mobilirios.

EMPRSTIMO PARA CAPITAL DE GIRO: modalidade em que o cliente (devedor) toma recursos para eventuais coberturas de caixa, financiando o seu capital de giro. Especulador - Aquele que utiliza seu capital na expectativa de tirar proveito de flutuaes favorveis de preo no mercado. Os especuladores no possuem um horizonte temporal definido, assumem riscos elevados visando retornos elevados. Os especuladores so essenciais para o mercado de ttulos mobilirios, pois o

FONE BANKING: telefone.

servio

de

tele-atendimento

via

Fundo de Aplicao em Cotas - Fundo que aplica em outros fundos. Fundo de Estabilizao Fiscal (FEF) - Volume de recursos mantidos pelo governo federal para permitir o fechamento de suas contas. Originalmente seriam transferidos a estados, municpios e alguns ministrios.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
Fundo de Investimento - Condomnio que rene pessoas em torno de um objetivo comum. Quem o responsvel pela administrao deste fundo o banco. Fundo de Investimento no Exterior - Possui investimentos de, no mnimo, 80% em ttulos da dvida externa do Governo Federal, negociados no exterior. O restante, pode ser investido em ttulos negociados no mercado internacional, sendo que h um limite de concentrao de 10% de ttulos do mesmo emitente. Fundo de Investimento Financeiro - Destina seus recursos s aplicaes em diversos mercados, segundo limites legais e/ou determinados no regulamento do fundo. Fundo de Investimento em Quotas - Fundos destinados a investir na compra de quotas de fundos de investimento ttulos e valores mobilirios. Fundo de Investimento em Ttulos e Valores Mobilirios Antigamente dividido em fundos de aes e aes carteira livre. um fundo que pode destinar no mximo 49% da sua carteira para a aquisio de ttulos ou operaes de renda fixa. IBOVESPA - Indicador da lucratividade mdia de uma carteira terica , formada pelas aes mais negociadas de forma representativa nos preges das Bolsas de Valores de So Paulo. O Ibovespa revisto a cada 4 meses e serve como indicador do comportamento do mercado, aproximando sua composio o mximo possvel da configurao real das operaes realizadas no mercado vista da Bovespa. IBRI - Instituto Brasileiro de Relaes com Investidores Fundado em 1997, uma associao de profissionais que esto direta ou indiretamente ligados com as atividades de Relaes com Investidores, que compreende finanas, marketing e comunicao entre a empresa e os acionistas, analistas de mercado, investidores institucionais e outros participantes do mercado e da comunidade financeira brasileira e internacional. IBX - Veja ndice Brasil/Bovespa. ICV do DIEESE - Mede preos ao consumidor em So Paulo no ms completo, para trs faixas de renda. O ICV oficial a mdia de trs ndices. IGP-DI - Veja ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna. IGP-M - Veja ndice Geral de Preos do Mercado. ndice da Bolsa de Valores - Veja IBOVESPA. ndice Brasileiro de Aes (IBA)- apurado atravs de uma carteira terica, composta por aes das cem companhias abertas mais negociadas em Bolsas de Valores e que estejam em mos privadas. As companhias so selecionadas, levando-se em conta o seu valor patrimonial e atendem como condio fundamental, presena regular nas negociaes dirias em Bolsas de Valores. ndice Brasil/Bovespa (IBX) - um ndice de preos que mede o retorno de uma carteira terica, composta por aes de cem companhias abertas, selecionadas entre as mais negociadas na Bolsa de Valores de So Paulo, em termos de nmero de negcios e volume financeiro. As aes que compem o ndice so ponderadas pelo respectivo nmero de aes que esto disponveis para negociao no mercado. O ndice Brasil considerado um ndice que avalia o retorno total das aes componentes de sua carteira. ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna(IGP-DI) Pesquisado pela Fundao Getulio Vargas. A taxa, do ms fechado, uma mdia ponderada do IPA (Preos no Atacado) Nacional, com peso 6, IPC (Preos ao Consumidor) no Rio e em So Paulo, com peso 3, e INCC (Construo), com peso 1. ndice de Fora Relativa - ndice que leva em considerao a mdia das oscilaes positivas e negativas de um ativo em preges (normalmente 9 preges). O IFR varia de 0 a 100 e comumente utilizado para anlises de curto prazo. Um IFR prximo de 0 (por exemplo: 10), indica uma potencial alta de curto prazo dos preos do ativo em questo. Inversamente, um IFR prximo de 100 (por exemplo: 90) uma potencial baixa de curto prazo.

Hedge - Serve como instrumento de proteo contra o risco de variaes de preos nos diversos mercados de ativos reais ou financeiros. As operaes so feitas quando se busca conseguir quase um seguro de preo para o bem ou ativo transacionado. Holding - Empresa cuja atividade principal participao acionria em uma ou mais empresas. a

HOME BANKING: servio de tele-atendimento de clientes pessoas fsicas via software para ambiente Windows (MS) instalado no prprio computador.

IBA- Veja ndice Brasileiro de Aes. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
ndice Geral de Preos do Mercado (IGP-M) Pesquisado pela Fundao Getulio Vargas. Tem a mesma metodologia do IGP-DI, mas refere-se coleta de preos realizada entre os dias 21 de um ms e 20 do seguinte, e no no ms completo. ndice de Lucratividade - Relao entre o capital atual e o inicial de uma aplicao. ndice Preo/Lucro - Quociente da diviso do preo de uma ao no mercado, em um instante, pelo lucro lquido anual de mesma. Assim sendo, o P/L representa o nmero de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ao, por meio do recebimento de dividendos. ndice Nacional de Preos ao Consumidor (INPC) -Medido pelo IBGE em II regies. Reflete a evoluo do custo de vida de famlias com renda de 1 a 8 salrios mnimos no ms completo. ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo(INPC-A) -Calculado pelo IBGE, procura refletir o comportamento dos preos dos produtos e servios consumidos por famlias que recebem entre um e quarenta salrios mnimos, nas onze principais capitais do pas. o ndice que o governo vem utilizando para definir sua estratgia de metas de inflao. ndice Nasdaq - ndice norte-americano de aes. Sua carteira est composta em boa parte por aes de empresas de tecnologia. ndice de Preos ao Consumidor (IPC) - Pesquisado pela FIPE.Mede a evoluo dos preos ao consumidor em So Paulo para famlias com renda de 1 a 20 salrios mnimos. Semanalmente divulga prvias do ndice referentes a perodos quadrissemanais. ndice de Sharpe - uma medida de relao entre retorno e risco de um fundo. Quanto maior o ndice de Sharpe, melhor a performance do fundo no perodo em anlise. O ndice varia se o resultado for calculado com base em rentabilidades semanais, mensais ou anuais. INPC - Veja ndice Nacional de Preos ao Consumidor . Investimento - Pode ter dois significados: 1. Emprego da poupana em atividade produtiva, objetivando ganhos a mdio ou longo prazo. 2. Aplicao de recursos em algum tipo de ativo financeiro. Insider - Aquele que se beneficia de informaes que ainda no se tornaram de conhecimento pblico. Institucional (investidor) - Instituio que dispe de vultuosos recursos mantidos em certa estabilidade e destinados reserva de risco ou renda patrimonial e que investe parte dos mesmos no mercado de capitais. Temos como exemplo, as seguradoras e os Fundos de Penso. INTERNET BANKING: servio de tele-atendimento de clientes atravs do site, via internet, dispensando ou no a instalao de software para conexo, que feita atravs do servidor do usurio. IOF - Imposto sobre Operaes Financeiras. IPA Agrcola - ndice de Preos no Atacado agrcola, mede a variao dos produtos agrcolas no atacado. IPC - Veja ndice de Preos ao Consumidor. I-SENN - ndice Eletrnico de Negociao Nacional da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

JUROS: remunerao recebida sobre rendimento sobre emprstimo. (Michaelis).

um

capital;

JUROS COMPOSTOS: juros pagos sobre o capital mais os juros, referentes a um determinado tempo. (Michaelis). JUROS FLUTUANTES: juros que no so fixos, variando de acordo com mercado/taxas interbancrias/etc. (Michaelis). Juros nominais - Taxas de remunerao do capital que no levam em considerao a variao de algum indexador ou ndice de inflao. Juros reais - o resultado da taxa de juros nominal, descontado o indexador ou ndice de preos. Juros sobre o capital prprio - um sistema de remunerao ao acionista alternativo ao pagamento de dividendos. A diferena reside no efeito fiscal desta medida, que d direito a algumas dedutibilidades no clculo do imposto de renda. JUROS SIMPLES: juros pagos apenas sobre o capital, sendo constante durante o perodo da transao. (michaelis).

Lanador - No mercado de opes aquele que vende a opo. Lanamento de Opo - a emisso pelo lanador de uma opo de compra ou venda.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
LBC - Veja Letra do Banco Central. Lei de Responsabilidade Fiscal - Legislao que impe regras ou limites para gesto dos recursos pblicos. Letra do Banco Central (LBC) - Ttulo ps-fixado que tem sua rentabilidade ligada taxa over (de um dia). Se o BACEN aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorver imediatamente o novo patamar de juros. Letra Financeira do Tesouro do Estado de (LFTE...) - Ttulo pblico ps-fixado emitido por um governo estadual. Por mais solvente que seja o governo estadual, bom lembrar que, pelo simples fato de no ser um ttulo do governo federal, apresenta um risco de crdito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores. Letra Financeira do Tesouro do Municpio de (LFTM-) - Ttulo pblico ps-fixado emitido por um municpio. Por mais solvente que seja o municpio, pelo simples fato de no ser um ttulo do governo federal, apresenta um risco de crdito maior, que acaba sendo refletido em taxas maiores. Letra Financeira do Tesouro Nacional (LFTN) - Ttulo emitido pelo Tesouro Nacional, um papel ps-fixado que tem sua rentabilidade ligada taxa over (de um dia). Se o BACEN aumentar ou diminuir a taxa de juros, absorver imediatamente o novo patamar de juros. Letra do Tesouro Nacional (LTN) - emitido pelo Tesouro Nacional, um papel prefixado, onde voc sabe exatamente o valor de resgate. Apresenta, portanto, risco de oscilao das taxas de juros. Liquidez - Capacidade que um ttulo tem de ser convertido em moeda. A liquidez absoluta s conferida ao papel-moeda, todos os outros ttulos tendo liquidez inferior, que varia conforme o investimento e a conjuntura econmica. Lote fracionrio - Lote que apresenta uma quantidade de aes inferior ao lote-padro. Lote-padro - Lote de ttulos que apresentam caractersticas idnticas. Esta quantidade de ttulos prefixada pelas bolsas de valores. Lucro lquido por ao - Lucro lquido de uma empresa em um determinado perodo, dividido pelo nmero existente de aes. Mercado de aes - Mercado no qual so negociadas as aes, seja atravs do mercado primrio ou secundrio. Mercado de balco - Mercado no qual so negociadas aes de empresas no registradas em bolsas de valores e outras espcies de ttulos. Estas transaes so realizadas por telefone. Mercado de capitais - Onde se realizam operaes de transferncia de recursos financeiros de prazos variados realizados entre os chamados poupadores e investidores. Mercado financeiro - o mercado voltado para a transferncia de recursos entre os agentes econmicos. No mercado financeiro, so efetuadas transaes com ttulo de prazos variados. Mercado futuro - Segmento em que operaes so fechadas por meio de contrato que tero vencimento no futuro. H trs mercados: o de cmbio, o de juros e o de ndices. Mercado de opes - Uma variao do mercado futuro, em que o aplicador tem a opo de realizar ou no o negcio na data do vencimento. Mercado primrio - Mercado de emisso de novas aes ou ttulos em geral. Mercado secundrio - Onde ocorre a negociao dos ttulos adquiridos no mercado primrio, favorecendo a liquidez dos papis j emitidos. Mercado a Termo - Operaes com prazos de liquidao em geral de 30, 60 ou 90 dias. Limites mnimos para a transao e depsito de valores so utilizados como margem de garantia da operao. Mercado Vista - A entrega dos ttulos vendidos se processa no segundo dia til depois de realizada a negociao em bolsa. J o pagamento e o recebimento do valor da operao feito no terceiro dia til, mediante a efetiva liquidao fsica. Mercadoria - Veja Commodity.

Margem- um valor fixado pela Bolsa de Futuros ou pela caixa de registro e liquidao ao comprador ou vendedor de um contrato a termo que servir como garantia para o cumprimento da obrigao futura.

NASDAQ - National Association of Securities Dealers Automated Quotations. uma Bolsa de Valores na qual as transaes so realizadas eletronicamente. Por se tratar de um mercado em que as exigncias burocrticas para abertura de capital so menores do que aquelas observadas na New York Stock Exchange (NYSE), onde se concentra a negociao da maioria das empresas de tecnologia que, em boa parte, realizaram suas ofertas iniciais de aes nos ltimos anos.

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
NASDAQ Composite Index - Principal ndice utilizado nas negociaes da NASDAQ, exprimindo a variao mdia diria das negociaes. composto por todas as empresas negociadas na NASDAQ, ponderadas por seu valor de capitalizao. NASDAQ 100 Index - Outro ndice utilizado nas negociaes da NASDAQ. Lanado em 1985, este ndice inclui 100 das maiores empresas no financeiras, norteamericanas e estrangeiras. NBC-E - Veja Nota do Banco Central - Srie E. Nota do Banco Central - srie E - Emitido pelo Banco Central, um papel ps-fixado que tem sua rentabilidade ligada variao do dlar comercial. Nota Promissria - Ttulo de crdito emitido pelas companhias, para colocao pblica, que confere a seu titular direito de crdito. Nota do Tesouro Nacional - Ttulo pblico ps-fixado, que rende juros reais e mais a variao de um indexador, que pode ser, o dlar (no caso da NTN-D) ou a TR ( no caso da NTN-H). NYSE (New York Stock Exchange) - Bolsa de Valores de Nova Iorque. compra podem ser exercidas a qualquer hora, durante o prazo de vigncia da opo. Opo de Venda - Proporciona ao seu titular o direito de vender um certo ativo em determinada data por um certo preo estipulado no contrato. No Brasil, as opes de venda s podem ser exercidas na data de vencimento. Opo in-the-money - uma opo de compra cujo preo de exerccio menor que o preo da ao no Mercado Vista ou uma opo de venda cuja preo de exerccio maior do que o preo da ao no Mercado Vista. Opo out-of-the-money - uma opo de compra cujo preo de exerccio maior que o preo da ao no Mercado Vista ou uma opo de venda cuja preo de exerccio menor do que o preo da ao no Mercado Vista. Opep - Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo. Ordem a Mercado - aquela que especifica somente a quantidade e as caractersticas dos valores mobilirios ou direitos a serem comprados ou vendidos, devendo ser executada a partir do momento em que for recebida pela sociedade corretora. Ordem Casada - aquela constituda por uma ordem de venda de determinado valor mobilirio ou direito e de uma ordem de compra de outro, que s pode ser efetivada se ambas as transaes puderem ser executadas, podendo o comitente especificar qual das operaes deseja ver executada em primeiro lugar. Ordem Discricionria - aquela cometida por uma instituio, a ser executada dentro das possibilidades de mercado, representando um ou mais comitentes a um s tempo, cuja especificao ser determinada por quem cometer a ordem, que indicar, tambm, o preo a ser atribudo. Ordem de Financiamento - aquela constituda por uma ordem de compra ou de venda de um valor mobilirio ou direito em uma modalidade operacional, e outra concomitantemente de venda ou compra do mesmo valor mobilirio ou direito, na mesma ou em outra modalidade, com prazos de vencimentos diferentes. Ordem Limitada - aquela que deve ser executada somente a preo igual ou melhor do que o especificado pelo comitente. Ordem on-stop - aquela que especifica o nvel de preo a partir do qual a ordem deve ser executada. Uma ordem on-stop de compra deve ser executada quando em uma alta de preos ocorre um negcio igual ou maior que o preo especificado. Uma ordem on-stop de venda deve ser executada quando em uma baixa de preos ocorre um negcio a um preo igual ou menor que o preo especificado. Oscilao - Variao do preo de um determinado ativo em um certo perodo de tempo. Over/Open - Aplicaes de um dia que podem ter lastro em ttulos pblicos ou privados. Caracteriza-se pela transao entre duas instituies, envolvendo a venda,

Oferta de Direitos - Quando uma empresa faz uma oferta de venda de novas aes a seus acionistas a um determinado preo. OFFICE BANKING: servio de tele-atendimento de clientes pessoas jurdicas via software para ambiente MSWindows instalado no prprio microcomputador. OMBUDSMAN: pessoa incumbida de observar e criticar as falhas de uma empresa, pondo-se no lugar do pblico. Operador de Prego - quem executa as ordens de compra e venda de aes, para as corretoras, em uma bolsa de valores. Opo - um instrumento que d ao seu titular, ou comprador, um direito futuro sobre algo, mas no uma obrigao, e ao seu vendedor uma obrigao futura, caso seja solicitado pelo comprador da opo. Opo at-the-money - uma opo (de compra ou de venda) cujo preo de exerccio igual ao preo da ao no Mercado Vista. Opo de Compra - Proporciona ao seu titular o direito de comprar um ativo em determinada data por um certo preo estipulado no contrato. No Brasil, as opes de

Apostilas Deciso

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
com compromisso de recompra, aps um perodo definido (geralmente um dia) de um ttulo, atravs de uma taxa de juros preestabelecida entre as partes. O ttulo envolvido na operao chamado de lastro, e a taxa pactuada entre as instituies geralmente proporcional ao risco de crdito do ttulo.

Quota de um fundo de investimento - Quando voc aplica em um fundo de investimento seus recursos so transformados em quotas (ou cotas) cujo valor igual diviso de seu patrimnio lquido do fundo pelo nmero existente de quotas.

PATRIMNIO LQUIDO: o montante que a instituio (financeira) possui para financiar os seus custos e seus investimentos. Representa aproximadamente a ordem de grandeza de investimentos feitos. PATRIMNIO LQUIDO AJUSTADO: o patrimnio lquido aps os acertos contbeis e fiscais. PIB (Produto Interno Bruto) - Soma de toda a riqueza gerada pela economia de um pas em determinado intervalo de tempo (geralmente um ano). Portflio - Uma carteira de ativos mantidos pelo gestor dos fundos que pode incluir aes, ttulos... PS-FIXADO: fixado posteriormente, geralmente associados a um ndice de correo que dever ser medido no perodo da transao. Ex.: R$ 1.000,00 por 30 dias a um juros de 3,0% + TR a.m. Isso significa que ser cobrado juros de 3,00% + a variao do ndice TR no perodo de 30 dias alm do principal. No caso de pagamento em parcelas, acarretar em parcelas de valores variados. Posio em aberto - Saldo de posies mantidas pelo investidor em mercados futuros e de opes. Precatrios - So dvidas dos governos Federal, Estaduais e Municipais originadas por decises da justia. A Constituio permite apenas a emisso de ttulos por Estado e Municpios para pagar precatrios anteriores a 1988. Preo de Exerccio - o preo especificado no contrato de opo. PR-FIXADO: fixado previamente. Ex: R$ 1.000,00 por 30 dias a um juro de 3,00% a.m. Isso significa que ser cobrado R$ 1.000,00 (principal) + R$ 30,00 (juros sobre o principal) aps 30 dias. No caso de pagamento em parcelas, acarretar em parcelas de valores fixos. Prmio - o valor que o comprador da opo paga em data presente pela sua compra. Put - Veja opo de venda. Rating - Anlise efetuada sobre os ttulos emitidos por uma empresa/governo, que avalia a qualidade de crdito do emissor. As mais conhecidas empresas internacionais que efetuam estas anlise so: Standard&Poors, Moodys, Duff&Phelps e Fitch Investors Services. RDB - Veja Recibo de Depsito Bancrio. Recibo de Depsito Bancrio - uma promessa de pagamento, ordem da importncia do depsito, acrescida dos juros convencionais, se forem prefixados, e dos juros mais correo monetria, se forem ps-fixados. Relatrio da Anlise Gerencial da Operao - Relatrio que objetiva fornecer uma viso gerencial do Banco e de suas operaes de forma a complementar o critrio contbil. Contm aberturas de contas do balano patrimonial e do resultado, balano consolidado por localidade e moeda e diversas outras informaes relevantes, tanto quantitativas como financeiras, sempre comparando-se com dados histricos. Renda Fixa - So aplicaes financeiras com prazos e rendimentos pr-conhecidos. Renda Varivel - So aplicaes financeiras cujo rendimento incerto, devido maior volatilidade dos ativos que os compem. Resistncia - uma linha de preos histricos que, inversamente linha de suporte, indica uma potencial interrupo de uma tendncia de alta e/ou um potencial incio de movimento de baixa dos preos de um ativo. Recibo da Telebrs - Cesta de 13 aes, que contm papis das 12 holdings criadas com a ciso da Telebrs, alm das aes da prpria Telebrs. Resultado Primrio - Diferena entre a arrecadao e os gastos do governo, exceto aqueles relativos ao pagamento de juros sobre a dvida pblica.

Apostilas Deciso

10

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
Risco de Crdito - o risco de que o emissor do ttulo (Debnture, Nota Promissria, Commercial Paper, etc) possa no honrar o principal e/ou o pagamento de juros. Risco de Inflao - Um aumento na inflao acima das expectativas dos agentes econmicos pode corroer os ganhos da aplicao, especialmente para os ttulos com rentabilidade prefixada. Risco de Mercado - Este tipo de risco est associado possibilidade de desvalorizao ou de valorizao de um ativo devido a alteraes polticas, econmicas gerais, tanto nacionais como internacionais ou em decorrncia da situao individual de uma empresa ou banco. o risco que todo ativo financeiro corre de ter seu preo valorizado ou desvalorizado, em conseqncia de alteraes polticas, econmicas, sociais, etc nacionais e/ou internacionais. Risco Variao Cambial ou de Moeda - Este tipo de risco est associado oscilao da taxa de cmbio, principalmente no dlar. Estas oscilaes podem valorizar ou desvalorizar as cotas de fundos, dependendo da estratgia assumida. Risco de Oscilao de Taxas de Juros - Este risco est ligado possibilidade da variao da taxa de juros durante o perodo de um investimento. Por uma exigncia do Banco Central, a rentabilidade dos Fundos prefixados calculada pela variao do preo dos ttulos em carteira de cada fundo. Se o Banco Central aumentar as taxas de juros, o valor atual desses ttulos prefixados sofre uma reduo. Isto ocorre porque o valor de resgate dos ttulos prefixados no se altera, mas o valor atual sofre uma reduo para adequar-se nova taxa de juros. Esta reduo do valor dos ttulos repassada ao valor da cota e consequentemente rentabilidade do fundo. De forma contrria, no caso de uma reduo das taxas de juros, o valor dos ttulos em carteira subir. Risco de Liquidez de Mercado - Em funo das condies econmicas (normalmente durante crises) os mercados de ativos podem passar por perodos em que haja uma limitao da sua liquidez, ou seja no h compradores e/ou vendedores para alguns desses ativos, dificultando a execuo de ordens ou impactando os preos dos ativos negociados. Risco de Bolsa - o risco de variaes nos preos dos ativos negociados em Bolsa (aes, futuros, opes, etc). Risco Sistmico - Risco inerente s variaes das economias nacional e internacional, afetando as taxas de juros, cmbio e os preos dos ativos em geral. Risco No-Sistmico - Este risco est diretamente relacionado situao econmico-financeira da empresa emissora de aes.

Saldo da Balana Comercial - Diferena entre o valor da exportaes e das importaes. SELIC - Sistema Especial de Liquidao e Custdia. Srie de Opes - So opes do mesmo tipo, seja de compra ou de venda, que referem-se mesma aoobjeto e possuem a mesma data de vencimento e preo de exerccio. SERVIO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (SAC): servio oferecido pelas empresas para atendimento personalizado de seus clientes, disponibilizando informaes, dirimindo dvidas e recebendo sugestes/crticas/reclamaes. SISBACEN - Sistema de Informaes do Banco Central. SND - Sistema Nacional de Debntures. Sociedade Annima - Empresa que tem o capital dividido em aes. SOMA - Sociedade Operadora do Mercado de Acesso. um mercado de balco organizado, cujas operaes so realizadas por terminais de computador. Os horrios de negociao so os mesmos que os do prego nacional. SPLIT - Veja desdobramento de aes. Spread - Diferena entre as taxas de captao e aplicao. Subscrio - Quando uma empresa lana novas aes no mercado, para que possa obter os recursos necessrios para o investimento. Suporte - uma linha de preos histricos indicativa de uma potencial interrupo de uma tendncia de baixa e/ou um potencial incio de um movimento de alta dos preos de um ativo. Swap - Operao destinada proteo contra o risco de variaes de taxas de juros, moedas, commodities, relativamente a seus pagamentos e recebimentos, cuja efetivao esteja programada para ocorrer em momento futuro.

TARIFA: valor cobrado pelo banco pela oferta de determinado servio. Taxa de administrao - a remunerao paga ao administrador pela prestao de servios de gesto e

Apostilas Deciso

11

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
administrao de um determinado servio. (Fundos de Investimento). Taxa de desempenho/performance - Taxa que se cobra desde que se tenha obtido o retorno pr estabelecido para aplicao. Por exemplo: 25% do que exceder o CDI. TAXA DE JUROS: proporo em que ser cobrados os juros, geralmente fixados em porcentagem, apresentados ao ms (% a.m.) ou ao ano (% a.a.). (michaelis). Taxa Interbancria (CDI) - Taxa resultante da troca de ttulos (CDI-Veja Certificado de Depsito Interbancrio) restritos s instituies financeiras. Estas instituies trocam recursos entre si via CDIs para equilibrar suas necessidades financeiras com prazos variveis a partir de uma dia. Taxa ps-fixada - Taxa de remunerao a ser paga em virtude de aplicao em determinado ativo, que ser divulgada apenas no vencimento da aplicao. Taxa pr-fixada - Taxa de remunerao estabelecida com antecedncia, a ser paga em virtude da aplicao em determinado ativo. TAXA SELIC: a mdia ajustada dos financiamentos dirios apurados no Sistema Especial de Liquidao e Custdia (SELIC) para ttulos federais. A taxa de juros definida como a meta para a Taxa SELIC a vigorar no perodo entre reunies do COPOM e, se for o caso, o seu vis ou tendncia. (BACEN). Taylor Made - feito sob medida. TBF - Taxa Bsica Financeira. TELE-ATENDIMENTO: sistema oferecido pelos bancos, onde os clientes utilizam recursos (telefones, computadores etc.) para atendimento a distncia, como: consultas, transferncia, aplicaes, pagamentos etc. Titular de uma opo - Aquele que tem direito de exercer ou negociar uma opo. Ttulo da Dvida Externa - So ttulos colocados disposio dos credores internacionais do Brasil, no mbito do Plano Brady, para a reestruturao das parcelas da dvida soberana, vencida e no paga. Ttulos Pblicos - So papis vendidos pelos governos ao mercado financeiro para obter dinheiro. Rendem juros a partir do desgio com que so vendidos inicialmente. Por exemplo, se ttulos com valor de R$ 1.000 so vendidos por R$ 800, na hora de serem resgatados, do retorno de 20% (R$ 200) aos investidores. TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo. Trava - So mecanismos utilizados em operaes financeiras e tem por objetivo limitar perdas ou ganhos. TR - Taxa Referencial. WARRANT Documento que garante aos acionistas que, em um prazo pr-determinado, podero adquirir certo nmero de aes adicionais, a preo determinado.

Ufir - Unidade Fiscal de Referncia. Underwriting - Esquema de lanamento de aes mediante subscrio pblica, para o qual uma empresa encarrega um intermedirio financeiro, que ser responsvel por sua colocao no mercado.

Valor de exerccio da opo - Preo especificado no contrato de uma opo. Valor de mercado da ao - Valor mais atualizado de uma ao negociada em Bolsa de Valores, podendo ser superior ou inferior ao seu valor patrimonial. Valor patrimonial da ao - Valor do patrimnio lquido apurado em balano dividido pela quantidade de aes existentes. Vis de baixa - Mecanismo que permite ao Banco Central reduzir as taxas de juros, antes mesmo da reunio do Copom. Vis Neutro - Mecanismo que permite ao Banco Central alterar as taxas de juros, para cima ou para baixo, antes mesmo da reunio do Copom. Volatilidade - Indica o grau mdio de variao das cotaes de um ttulo em um determinado perodo.

Apostilas Deciso

12

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO

DICIONRIO DO DINHEIRO, CDULA E MOEDA

CONFETE: Elemento de segurana da cdula, em forma de disco, colorido, luminescente ou no, disperso na massa do papel. CUNHO: Pea em metal, normalmente em ao temperado, em cuja superfcie se acha gravado o desenho invertido da moeda que se vai cunhar; com ele se imprime a gravura nos discos metlicos. CURSO FORADO: Obrigatoriedade de aceitao, determinada por ato governamental, da moeda desprovida de lastro metlico.

ANVERSO: Face principal da cdula, da moeda ou da medalha; no caso de cdula, a que contm seus principais elementos de identificao e autenticao, tais como efgies, os indicadores de estampa, de srie, de nmero de ordem e as microchancelas; no caso de moeda, a face que contm os elementos indicativos do pas emissor (nome, armas nacionais, efgies etc.). ASTERISCO: Sinal grfico, em forma de pequena estrela (*), colocado antes do nmero de srie, indicativo de srie especial (ver: srie especial). DATA: Ano de cunhagem da moeda metlica fabricada aps 31.05.1974 (Voto CMN 381/74 - Sesso 229) ou ano de fabricao da cdula. DISCO METLICO: Diz respeito ao crculo metlico antes da cunhagem. DSTICO: Cada uma das inscries que constituem o texto da cdula ou da moeda metlica. Pode indicar o valor, o emissor, o fabricante, a data etc.

BORDO: Superfcie curva da moeda metlica, o seu contorno, pela qual se afere a espessura.

EFGIE: Representao de figura humana, real ou simblica. EMISSO: Ato de colocar em circulao cdulas e moedas. CAMPO: rea da superfcie plana da moeda metlica onde no h cunhagem de elementos. CARIMBO: Marca aposta por rgo emissor em cdulas ou moedas com finalidades diversas, tais como: aproveitamento em outro padro monetrio, alterao de valor, restrio em rea de circulao etc. CDULA: Impresso, geralmente em forma retangular, que representa o dinheiro de papel emitido pelo Governo. Denomina-se tambm nota ou bilhete. CHANCELA: Assinatura do prprio punho, impressa, sobreposta em cdulas e outros ttulos em papel. EMISSOR: Pas ou entidade oficial responsvel pela colocao do dinheiro em circulao. ENSAIO MONETRIO: Moeda cunhada para modelo ou amostra, confeccionada, muitas vezes, em metal diverso do escolhido para a pea definitiva. ESTAMPA: Conjunto de caractersticas fsicas e/ou grficas de um grupo de cdulas. ERA: Antiga expresso para designar DATA, que aparece na moeda metlica fabricada antes de 31.05.1974 (Voto CMN 381/74 - Sesso 229). EXERGO: Parte inferior da moeda, onde geralmente se grava a data.

Apostilas Deciso

13

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
INDICADOR DE ESTAMPA: Letra ou nmero indicador da estampa da cdula; varia, geralmente, quando muda o aspecto fsico da cdula. impresso em tipografia. INDICADOR DE NMERO DE ORDEM: Conjunto de algarismos que determina a identificao individual da cdula dentro da srie. impresso em tipografia. INDICADOR DE SRIE: Letra, nmero ou a combinao de ambos, indicando cada conjunto de 100.000 cdulas. impresso em tipografia. INDICADOR DE SRIE ESPECIAL: Indicador de srie seguido de asterisco (*). INSCRIO: Palavra no centro das faces da moeda.

FIBRAS: Elemento de segurana de cdulas, em plstico ou substncia luminescente, disperso na massa do papel. FILIGRANA: Elemento de segurana de cdulas, tambm conhecido como MARCA DAGUA, visvel atravs de luz emergente, moldado na massa de papel sob maior ou menor densidade de pasta, quando do processo de fabricao, formando-se imagens definidas. FIO DE SEGURANA: Elemento de segurana de cdula, em metal, plstico ou substncia luminescente, colocado entre as fibras do papel, podendo conter inscries, cdigos, sinais magnticos etc. FLOR DE CUNHO: Moeda ou medalha em perfeito estado de conservao, sem qualquer sinal de circulao. FLOR DE ESTAMPA: Cdula em perfeito estado de conservao, sem qualquer sinal de circulao. FUNDO DE SEGURANA: Impresso monocromtica ou policromtica, em ofsete seco, sobre a qual se superpem, nas cdulas, as impresses em calcografia e tipografia.

LASTRO METLICO: Depsito em metal precioso, geralmente em ouro, que garante a conversibilidade do dinheiro em forma concreta de valor. LEGENDA: Palavra ou conjunto de palavras que ocupam a orla da moeda e indicam painel, efgie ou portrait. LUMINESCNCIA: Elemento de segurana de cdulas, visvel sob a ao da luz ultravioleta incidente, obtido por impresso ou no processo de fabricao do papel. LUZ EMERGENTE OU DIASCPICA: Iluminao que, partindo de trs do material em exame, atravessa-o, permitindo a observao de detalhes visveis por transparncia. LUZ ULTRAVIOLETA INCIDENTE: Iluminao direta por luz da gama ultravioleta que provoca o aparecimento de detalhes imperceptveis em outra gama de luz.

GRAMATURA: Peso do papel por metro quadrado de superfcie. GUILHOCH: Desenhos contnuos e simtricos em que a ponta de trabalho retorna ao ponto de partida.

IMPRESSO IRISADA: Impresso multicolorida em que se verifica alterao gradativa das cores das tintas, semelhana do que ocorre com a ris do olho humano.

MAQUETE: Fase de composio em que a cdula, j impressos os seus principais elementos, submetida s autoridades competentes, para a escolha do desenho. Na linguagem grfica a arte final. MARCA DGUA: ver FILIGRANA. MARGEM BRANCA: Superfcie no impressa que circunscreve a gravura, com bordas de corte mecnico.

Apostilas Deciso

14

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO
MEDALHO: Ornato, geralmente em forma oval ou circular, em que se pode inscrever uma efgie ou painel. MEIO CIRCULANTE: o conjunto de cdulas e moedas em circulao em um pas. MICROCHANCELA: Assinatura reduzida impressa na cdula por tipografia ou ofsete, como elemento de autenticao. MODELO: Cdula de tipo idntico s impressas em circulao, distribuda s autoridades monetrias para comparao de legitimidade e enviada s sociedades numismticas para estudos. MOEDA COMEMORATIVA: Moeda metlica, cunhagem limitada, lanada em circulao comemorao a eventos importantes. de em

PADRO MONETRIO: o nome da unidade monetria de um pas. PAINEL: Alegoria ou motivo que lembra a cultura do pas emissor, referindo-se, geralmente, a aspectos histricos, scio-econmicos ou artsticos. PAPEL-MOEDA: ver cdula. PODER LIBERATRIO: Poder de liberar dbitos, de efetuar pagamentos, de comprar. PORTRAIT: Efgie que retrata uma personalidade. PROOF: Processo especial de cunhagem em que a moeda apresenta fundos espelhados e relevos fosqueados. PROVA: No processo de produo da cdula, diz-se da impresso da maquete escolhida, para aprovao definitiva; d-se essa denominao tambm moeda de tipo idntico quelas cunhadas para circulao, distribuda s instituies bancrias para comparao de legitimidade e enviada s sociedades numismticas para estudo.

MOEDA METLICA: Moeda cunhada em metal, de curso forado pelo valor nela gravado. MOIR: Elemento de segurana de cdula que consiste no efeito tico gerado pela superposio ideal de vrios sistemas de linhas. MONOGRAMA: entrelaadas. Grupo de letras conjugadas ou

MOULD-MADE: Processo utilizado para insero de filigrana na cdula, no qual ela moldada durante a fabricao do papel, sob maior ou menor densidade de pasta.

NMERO DA CDULA: ver INDICADOR DE NMERO DE ORDEM. NUMISMTICA: Cincia que estuda as cdulas, moedas e medalhas.

RECOLHIMENTO: Ato de recepo de cdulas dilaceradas ou das que esto sendo substitudas. REGISTRO ANVERSO/REVERSO OU REGISTRO COINCIDENTE: Elemento de segurana de cdulas que consiste em composio grfica impressa simultaneamente nas duas faces, de forma que haja perfeita superposio ou complementao de elementos do anverso com correspondentes do reverso, quando observados atravs de luz emergente. REVERSO: Face contrria ao anverso; normalmente nela se contm os elementos menos importantes da cdula ou da moeda. REVERSO INVERTIDO: Diz-se do reverso da moeda quando a sua posio contrria ao que foi determinado oficialmente.

ORLA: Moldura que delimita a superfcie plana da moeda metlica. Geralmente mais elevada que as gravuras. ORNATOS: Elementos secundrios da cdula, que servem apenas para efeitos de composio artstica.

ROSCEA: Ornato arquitetnico em forma de rosa; sob o aspecto grfico, trata-se de tipo de guilhoch em que, geralmente, se ape uma informao bsica da cdula (o Valor, por exemplo).

Apostilas Deciso

15

Apostilas Deciso

DICIONRIO BANCRIO/FINANCEIRO

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________


SRIE: Conjunto de cada 100.000 unidades de cdulas, de mesmo valor e estampa. SRIE ESPECIAL ou DE REPOSIO: Srie de cdulas impressas para substituio de cdulas defeituosas das sries normais, antes de sua entrada em circulao. O nmero da srie especial pode ser acompanhado de um asterisco (*). SERRILHA: Acabamento trabalhado do bordo da moeda, destinado a impedir o cerceio (raspagem). SISTEMA MONETRIO: Conjunto de denominaes de cdulas e moedas metlicas utilizado por um pas, segundo lei que o cria e lhe d curso forado.

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________

UNIDADE MONETRIA: Valor que serve de base ao sistema monetrio.

VALOR FACIAL: Valor marcado na moeda ou na cdula; por este valor que a pea tem circulao forada, salvo determinao oficial em sentido diverso.

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________

ANOTAES _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________


Apostilas Deciso

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ 16


Apostilas Deciso

You might also like