You are on page 1of 10

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Cincias Contbeis
7 Srie Contabilidade Gerencial II
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Elis Angela dos Anjos Faculdade Anhanguera de Bauru

~e

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Desenvolver, com motivao e atravs de permanente articulao, a liderana entre equipes multidisciplinares para a captao de insumos necessrios aos controles tcnicos, gerao e disseminao de informaes contbeis, com reconhecido nvel de preciso. Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informao contbil e de controle gerencial, revelando capacidade crtico-analtica para avaliar as implicaes organizacionais com a tecnologia da informao. Exercer com tica e proficincia as atribuies e prerrogativas que lhe so prescritas atravs da legislao especfica, revelando domnios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

DESAFIO
O desafio consiste na elaborao de um relatrio gerencial sobre a Companhia Fabricao de Massas Ltda. Este relatrio dever enfatizar a reduo de um determinado custo, seja no processo produtivo, seja nos Custos Indiretos de Fabricao, ou at mesmo nas despesas operacionais da empresa. E, atravs de um Relatrio Administrativo para a Diretoria da empresa, destacar a importncia e o impacto que essa atitude trar ao futuro da empresa. Em todas as etapas e na verso final do trabalho, dever ser utilizado o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos da Anhanguera, disponvel no site <www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Acesso em 12 de dez. de 2010.

Objetivo do desafio
Relatrio Gerencial.

Produo Acadmica

Relatrios parciais para as Etapas 1, 2, 3 e 4. Relatrio Gerencial final.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 4 a 6 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Anlise de Custos e Rentabilidade de Produtos. Esta atividade importante para que voc evidencie, juntamente com seu grupo, as vantagens de obter uma anlise de custos de seus produtos e sua rentabilidade junto a atividade de uma empresa. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Forme um grupo de estudos, composto de 4 a 6 participantes e entregue ao professor da disciplina os nomes, registros acadmicos e e-mails dos componentes do grupo. Passo 2 Leia os artigos disponveis nos links abaixo relacionados: PORTAL DA ADMINISTRAO, Custo Fixo. <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/artic le.php?storyid=741>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Um artigo que nos trs a definio de Custo Fixo, publicado no Portal da Administrao, sem meno ao Autor. PORTAL DA ADMINISTRAO, Custo Varivel. <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/artic le.php?storyid=740>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Um artigo que nos trs a definio de Custo Varivel, publicado no Portal da Administrao, sem meno ao Autor. PORTAL DA ADMINISTRAO, Custeio ABC <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/artic le.php?storyid=729>. Acesso em 14 de dez. de 2010.
1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

Um artigo que nos trs a definio de Custeio ABC, publicado no Portal da Administrao, sem meno ao Autor. PORTAL DA ADMINISTRAO, Custeio ABC Parte 2 <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/artic le.php?storyid=730>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Um artigo que nos trs a definio de Custeio ABC parte 2, publicado no Portal da Administrao, sem meno ao Autor. PORTAL DA ADMINISTRAO, Lucro, tempo de retorno e preos <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/artic le.php?storyid=694>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Um artigo sobre Lucro, tempo de retorno e preos, publicado no Portal da Administrao, sem meno ao Autor.

Passo 3 Elabore um resumo em forma de tpicos, as vantagens da elaborao e anlise dos custos dos produtos e sua rentabilidade atravs dos sistemas de gerenciamento contbil para as empresas. Entregue o material a professor da disciplina em data estabelecida por ele. Arquive este trabalho para posterior utilizao.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Gerenciamento Administrao de Produo. da Qualidade, Tecnologias e Conceitos de

Esta atividade importante para que voc juntamente com seu grupo, analise os conceitos e tecnologias da administrao da produo, para assim poder identificar os custos que podem ser reduzidos, e que no impactam na qualidade dos produtos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Acesse os documentos disponveis nos endereos abaixo para elaborar o exerccio proposto: NGULO, Sergio Cirelli; ZORZAN, Sergio Eduardo; JOHN, Vanderley Moacyr: Desenvolvimento Sustentvel e a Reciclagem de Resduos na Construo Civil. Disponvel em: <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ftp/artigo%20IV_CT206_2001.pdf>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Artigo Cientfico escrito pelos alunos da PUC. INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS, Negcio Prprio: o sucesso tem um preo. <http://www.ief.com.br/artigo.htm>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Um artigo sobre os Custos no negcio prprio, publicado no Portal do Instituto de Estudos Financeiros, sem meno ao Autor. <http://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/viewFile/717/840> . Acesso em 14 de dez. de 2010. Passo 2 Elabore o exerccio proposto, juntamente com seu grupo, imprima as duas Etapas realizadas e entregue ao seu professor, contendo os nomes e registros acadmicos dos componentes do grupo, para ser computada a nota proporcional ao primeiro bimestre.
4
Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

ETAPA 3 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Oramento e Suas Tcnicas. Esta atividade importante para que voc, juntamente com seu grupo, pesquise as principais formas de oramento empresarial aplicando as diversas tcnicas de elaborao. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Em grupo, acessem o acervo da biblioteca da unidade e pesquisem o livro: FREZATTI, FBIO, Oramento Empresarial, 3.ed, So Paulo: Atlas, 2006, ou outro similar. Passo 2 Respondam as questes a seguir: a) Para que ter um Planejamento nas Empresas? b) Qual o papel do Planejamento na Gesto de Negcios? c) Quais os passos importantes para Elaborao de um Oramento? d) Quais as vantagens do Oramento? e) Quais as desvantagens do Oramento? f) Qual a importncia do Controle? Passo 3 Organize e entregue o questionrio respondido pelo grupo de trabalho ao professor da disciplina em data previamente agendada por ele.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Oramento e Suas Tcnicas. Esta atividade importante para que voc, juntamente com seu grupo, elaborem, na prtica, um oramento empresarial e identifiquem qual custo ser reduzido no resultado final, fruto desta ATPS. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Em grupo, assistam aos vdeos disponibilizados nos endereos a seguir: Vdeo Gesto de Custos Parte 1. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=6zX3wS5aQVU>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Programa Negcios & Solues, TV Cultura em parceria com o SEBRAE, com o Jornalista Paulo Markun - Gesto de Custos Parte 2 tempo 09min, 56seg. Vdeo Gesto de Custos Parte 1. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=-OLTpF0BXGg&feature=related>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Programa Negcios & Solues, TV Cultura em parceria com o SEBRAE, com o Jornalista Paulo Markun - Gesto de Custos Parte 2 tempo 04min, 18seg.
5

Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

Vdeo Gesto de Custos Parte 3. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=8uK_vF5LHF0&feature=related>. Acesso em 14 de dez. de 2010. Programa Negcios & Solues, TV Cultura em parceria com o SEBRAE, com o Jornalista Paulo Markun - Gesto de Custos Parte 3 tempo 09min, 47seg.

Passo 2 Elaborem um texto resumindo os trs vdeos. Passo 3 Assistam aos vdeos apresentados no endereo abaixo e constatem exemplos de programas de reduo de custos: http://br.youtube.com/watch?v=XGA5NhF6dDY. Acesso em 14 de dez. de 2010. 63% das famlias em Portugal reciclam lixo, matria do Expresso TV, com entrevista com Ricardo Pereira Administrador do Sirplaste, indstria de reciclagem de plstico. Jornalista Vitor Andrade tempo 02min, 29seg. http://br.youtube.com/watch?v=DKTT6L6FDKA. Acesso em 14 de dez. de 2010. Reciclagem de plstico em Dois Irmos RS Notcia exibida no Jornal Nacional sobre a importncia da reciclagem do plstico tempo 02min, 13seg. http://br.youtube.com/watch?v=RLkHqLjmNGs. Acesso em 14 de dez. de 2010. Como reduzir custo da energia eltrica, Centro de Produo Tcnicas Capacitao Profissional - tempo 02min, 43seg. http://br.youtube.com/watch?v=988ZawsnHRI. Acesso em 14 de dez. de 2010. Utilizar VOIP (voz por protocolo de internet) para reduzir custos de telefonia, realizado por Olhar Digital - tempo 04min, 47seg. http://br.youtube.com/watch?v=Jk9mnQnFSPc&feature=related. Acesso em 14 de dez. de 2010. Custeio ABC para rateio dos custos indiretos Prof. Eduardo Mayer Fagundes. O vdeo aborda a importncia do Modelo do Custeio ABC - tempo 04min, 20seg. http://br.youtube.com/watch?v=pPdDDgHOLoI. Acesso em 14 de dez. de 2010. Empresas de exportao de Software conseguem reduzir custosa atrvas de legislao federal. Entrevista com Larcio Cosentino, presidente da Totvs - tempo 01min, 47seg. Passo 4 Discutam em grupo os conceitos aprendidos bem como os exemplos apresentados. A seguir, Organize os materiais desenvolvidos nesta etapa e entregue ao professor da disciplina na data determinada por ele.

ETAPA 5 (tempo para realizao: 4 horas)


Aula-tema: Oramento e Suas Tcnicas. Esta atividade importante para que voc juntamente com seu grupo elaborem, na prtica um oramento empresarial. Atravs desta ATPS os alunos tero a oportunidade de constatar os diferentes elementos que compem os custos de uma empresa e sero capazes de identificar uma maneira eficaz de reduo de um ou mais desses custos. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Siga os passos do exerccio proposto a seguir, segundo Massakazu Hoji:
6
Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

COMPANHIA FABRICAO DE MASSAS LTDA A) ORAMENTO DE VENDAS A Cia. Fabricao de Massas est preparando o seu oramento para o ano de 2008. Essa empresa fabrica e vende dois produtos, Mac e Bis, e os vende nas praas de Natal e Joo Pessoa. O oramento de vendas aprovado inclui as seguintes estimativas para os trs quadrimestres do prximo ano: ZONA DE Produto Mac VENDA Produto Bis 1 Quad 2 Quad 3 Quad Natal 1.000 1.000 1.500 Joo Pessoa 1.000 1.200 1.500 Os preos de venda previstos para os produtos so os seguintes: Produto Mac, em Produto Bis, em Natal e Joo Pessoa ao Natal a R$ 12,00 e mesmo preo de R$ 20,00 a unidade em Joo Pessoa a R$ 13,00 a unidade. 1 Quad 2 Quad 3 Quad Natal 1.000 1.500 1.500 Joo Pessoa 1.000 1.200 1.100

1) Prepare o plano detalhado de vendas por quadrimestre e um plano resumido das vendas anuais. 2) Os elementos do grupo podem pesquisar no arquivo disponibilizado a seguir, um modelo para construo e elaborao das Planilhas do Oramento. B) ORAMENTO DE PRODUO A rea de fabricao dividida em dois departamentos: Depto. de Produo e Depto. de Acabamento, sendo que ambos os produtos passam por esses departamentos Em 31/12/07 estima-se que nenhuma unidade de bens em processamento esteja em andamento, o mesmo sendo esperado para o final de 2008. J os estoques de produtos acabados esperados para os finais dos quadrimestres so os seguintes em unidades: Os estoques finais sabidos em 2007 so de: 500 unidades de Mac, avaliadas a R$ 9,00 a unidade e de 600 unidades de Bis, avaliadas a R$ 16,00 a unidade. 1 Quad 2 Quad 3 Quad Mac Bis 500 500 600 500 500 500

1) Elabore o resumo do oramento de produo 2) Elabore o oramento de produo de forma detalhada. C) ORAMENTO DE MATRIAS-PRIMAS
7
Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

Para a fabricao dos produtos so exigidos dois tipos de matrias-primas: Far e Lei. As taxas de consumo unitrias das matrias-primas utilizadas nos dois departamentos so os seguintes: Unidades de Matrias-Primas Far Lei Depto. Produo Depto. Acabamento Mac 1 1 Bis 2 1 Os preos de compra previstos para as unid. de Far e Lei para o prximo ano so de R$ 4,00 e R$ 2,00, respectivamente. Para o incio do 3 quadrimestre espera-se um aumento de preo de 25% para Far e de 50% para Lei.

Os estoques previstos para 31/12/07 so os seguintes: Unid. e Valor - R$ Far Lei 1.700 1.100 6.800,00 2.200,00

Para os finais dos quadrimestres do prximo ano foram previstos os seguintes estoques de matrias-primas em quantidades: MP Far Lei 1 Quadrim 1.900 1.300 2 3 Quadrim Quadrim 2.200 1.500 1.500 1.000

1) Elabore o oramento de matrias-primas, de compras de matrias-primas, de estoques de matrias-primas (custo mdio) e de custos das matrias-primas D) ORAMENTO DE MO DE OBRA DIRETA O tempo padro requerido para a fabricao dos produtos em cada departamento apresentado a seguir: Departamento Produo Acabamento Horas Padro por Unidade Produto Mac Produto Bis 0,5 0,5 1,0 0,5

Uma taxa horria mdia de salrio foi estimada para toda a empresa sendo estabelecida em R$ 2,00 para o ano de 2008. Pede-se: 1) Elaborar o oramento de mo de obra direta de forma detalhada 2) Elaborar o oramento do nmero de horas de mo de obra direta exigido

Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

E) ORAMENTO DOS CIF, DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS Todos os CIF foram estimados com base na produo programada para o prximo ano. Dessa forma foram computadas as seguintes taxas de CIF por unidade de produto fabricada: Departamento Mac Produo Acabamento R$ 0,50 R$ 0,50 Produto Bis R$ 1,00 R$ 2,00

Os valores das despesas de vendas foram estimados em 10% do valor de cada unidade vendida em Natal e 15% do valor de cada unidade vendida em Joo Pessoa. J as despesas administrativas foram estimadas constantes durante todo o ano de 2008, nas seguintes bases mensais: Despesa Salrios Viagens Comunicaes Material Escritrio Outras Despesas Valor R$ 300,00 50,00 50,00 15,00 20,00

1) Elabore o oramento dos CIF, das despesas de vendas e das despesas administrativas 2) Conclua o oramento dos estoques de produtos acabados - custo mdio (Ver Quadro do Or. de Produo) F) ORAMENTO DE CAIXA Todas as vendas da empresa so realizadas a vista, no havendo, portanto, contas a receber. Quanto s matrias-primas compradas em um quadrimestre, 80% so pagas no mesmo perodo, enquanto as 20% restantes so pagas no quadrimestre seguinte. Devem ser consideradas as seguintes informaes adicionais: a) todos os salrios so pagos no perodo em que so incorridos; b) todas os demais custos e despesas tambm so pagos no perodo em que ocorrem; c) a depreciao mdia anual de 5% sobre os ativos fixos, sendo que os custos de depreciao esto includos nos valores dos CIF; d) o imposto de renda de cada ano pago em duas parcelas iguais no 1 e 2 quadrimestres. 1) Elabore o planejamento de contas a pagar por perodo orado. 2) Elabore o oramento de caixa por perodo. O saldo mnimo operacional de caixa foi estabelecido em R$ 15.000,00, o qual deve ser coberto por emprstimo bancrio de CP sempre que caia abaixo desse valor, sendo os juros de 9% ao quadrimestre. Sobras de caixa podem ser aplicadas rendendo 3% ao quadrimestre.
9

Elis Angela dos Anjos

Cincias Contbeis 7 Srie Contabilidade Gerencial II

G) CONCLUSO DO ORAMENTO O balano patrimonial estimado para 31/12/07 apresentado a seguir: Contas Patrimoniais Saldos em R$ Devedor Credor Caixa Matrias-primas Produtos Acabados Edifcios, Mq. e Equipam. Depreciao Acumulada Fornecedores Imposto de Renda a Pagar Capital Lucros Acumulados Total 10.215,00 9.000,00 14.100,00 120.000,00 - 24.000,00 2.200,00 3.800,00 90.000,00 33.315,00 129.315,00

O imposto de renda calculado ao final de cada quadrimestre, sendo cobrada uma alquota de 35% sobre o lucro.

1) Elabore as projees quadrimestrais dos custos dos produtos vendidos 2) Elabore as projees quadrimestrais do demonstrativo de resultados e do balano patrimonial Passo 2 Identifique a reduo de custo proposta e discuta com seu grupo, qual seria o impacto que esta reduo trar ao negcio da empresa Cia Fabricao das Massas. Passo 3 Organize o exerccio resolvido, com as projees do Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio para o professor da disciplina. Passo 4 Organize os materiais desenvolvidos em todas as etapas. A seguir, elabore textos com a introduo e concluso do trabalho, finalize o desafio e entregue ao professor da disciplina na data determinada por ele.

10 Elis Angela dos Anjos

You might also like