You are on page 1of 2

ARRENDAMENTO MERCANTIL OU LEASING um contrato pelo qual uma empresa cede a outra por determinado perodo, o direito de usar

ar e obter rendimentos com bens de capital de sua propriedade. ARRENDADOR que aplica recursos na aquisio de bens escolhidos pelo arrendatrio que sero objetos de contrato de arrendamento. ARRENDATARIO que escolhe o bem junto ao fornecedor indicado. Depois de entregue o bem, o arrendatrio devera cumprir com todas as obrigaes relativas ao pagamento das parcelas, etc. LEASING FINANCEIRO a operao de arrendamento mercantil que transfere ao arrendatrio o direito do uso e de todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado e prev a opo de compra mediante pagamento do valor residual garantido e contra- prestaes pagas ao longo do contrato, sempre suficientes para recuperar o valor que foi desembolsado para comprar o bem. LEASING OPERACIONAL esta no constitui uma operao sujeita a regulamentao do banco central. Pode portanto, ser realizada por qualquer empresa, que tendo adquirido o bem, queira cede-lo a uma terceira parte por perodo de tempo estabelecido em um contrato de locao por uma determinada taxa de locao, que pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual. TIPOS DE LEASING LEASE BACK consiste em operao de venda de um ativo fixo da empresa, totalmente desimpedido, para uma sociedade de arrendamento mercantil. Ex. proprietria poder ao final do contrato exercer a opo de compra. VENDOR um programa desenvolvido para uma empresa produtora/vendedora junto a um agente finaceiro e destinado a financiar as empresas compradoras dos bens e ou servios que produz. O vendedor vende a prazo e recebe o dinheiro a vista do agente financeiro. LEASING IMOBILIARIO arrendamento visado a construo ou aquisio de imveis. LEASING AGRICOLA destina se a compra de equipamentos e implementos por produtores agrcolas. PRINCIPAIS VARIAVEIS DE UM CONTRATO DE LEASING CONTRA-PRESTAO - valor pago periodicamente pela arrendataria no decorrer do contrato, composto de amortizao do principal e encargos.

VALOR RESIDUAL GARANTIDO (VRG) a parcela do valor total do bem, que dar ao arrendatrio o direito de adquirir definitivamente o bem arrendado, depois de cumprido o prazo contratual. PRAZO o prazo mnimo do leasing financeiro de 24 meses. No leasing operacional o prazo mnimo de 90 dias. OPO DE COMPRA o direito assegurado ao arrendatrio de no final do contrato, adquirir o bem para ser exercido esse direito, o arrendatrio devera ter cumprido corretamente as obrigaes contratuais. DEVOLUO DO BEM no e possvel a devoluo do bem antes do final do contrato. So permitido nos casos em que o arrendatrio no opte por adquirir nem por renovar o arrendamento. TRANSFERENCIA DE DIREITO DA OPO DE COMPRA a arrendataria poder transferir a terceiros no Pais , os seus direitos e obrigaes decorrentes do contrato.

You might also like