You are on page 1of 12

SOCIEDADE BENEFICENTE DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA ESTATUTO CAPTULO I DA SOCIEDADE E SEUS FINS

Art. 1 - A Sociedade Beneficente da Polcia Militar do Estado da Bahia, fundada em 11 de maio de 1905, com a denominao de Sociedade Beneficente da Fora Pblica, considerada de Utilidade Pblica pela Lei Estadual n 1.177, de 13 de agosto de 1916, constituda de Oficiais e Praas, ativos e inativos da Policia Militar do Estado da Bahia. Pargrafo nico A Sociedade Beneficente da Polcia Militar do Estado da Bahia poder ser denominada simplesmente por SBPM. Art. 2 - A SBPM uma pessoa jurdica de direito privado, organizada pelo regime de Sociedade Civil, tendo como sede a rua General Labatut n 46 bairro Barris e foro a Cidade do Salvador, Capital do Estado da Bahia e sua durao ser por tempo indeterminado. Pargrafo nico A SBPM s poder ser dissolvida quando, em razo do nmero de scios, sua receita tornar-se insuficiente para a manuteno de suas obrigaes estatutrias. Art. 3 - A SBPM tem por finalidade promover condies de bem-estar para os as- sociados, seus cnjuges e filhos menores de 18 (dezoito) anos, atravs da concesso de peclio, de assistncia mdica, odontolgica, ambulatorial, laboratorial e financeira. Art. 4 - A SBPM, na condio de rgo de classe, defender os interesses de seus associados.

CAPTULO II DOS SCIOS SEO I DA CLASSIFICAO


Art. 5 - Os scios da SBPM so classificados em: a) efetivos; b) benemritos. 1 - Scios Efetivos so os Oficiais e Praas, ativos e inativos, da Polcia Militar do Estado da Bahia, filiados SBPM. 2 - Scios Benemritos so cidados que, pertencendo ou no Polcia Militar do Estado da Bahia, tenham prestado servio de real interesse, contribuindo de maneira especial, para o desenvolvimento da SBPM. Art. 6 - No podero fazer parte da SBPM os que servirem na Polcia Militar do Estado da Bahia em comisso ou interinamente.

SEO II DOS DIREITOS SOCIAIS


Art. 7 - So direitos sociais: a) obter os benefcios previstos neste Estatuto; b) tomar parte nas reunies de Assemblia Geral; c) apresentar propostas, por escrito, e debater os assuntos constantes da pauta da Assemblia Geral na qual se encontre presente; d) solicitar ao Presidente da Diretoria Executiva, reconsiderao de ato considerado injusto ou prejudicial aos interesses da SBPM; e) representar, por escrito, contra ato de qualquer agente da administrao da SBPM, podendo apelar ao Conselho Deliberativo e, em ltima instncia, Assemblia Geral, quando desatendido o seu pedido de reconsiderao de ato ou qualquer outro recurso.

SEO III DOS DEVERES SOCIAIS


Art. 8 - So deveres sociais: a) manter atualizada a sua declarao de herdeiros, cujo registro ter carter confidencial e s ser alterado mediante requerimento do scio; b) efetuar, nas condies estabelecidas, o pagamento das mensalidades, taxas e outros valores a que estiver sujeito; c) manter-se informado sobre as atividades sociais da SBPM; d) colaborar com o desenvolvimento da SBPM; e) observar, nas reunies da SBPM, os preceitos da boa educao civil e militar; f) exercer fiscalizao sobre todos os atos da administrao da SBPM, denunciando, por escrito, ao Conselho Deliberativo, os abusos de que tenha real conhecimento; g) representar contra ato de qualquer agente da administrao da SBPM, considerado ilegal, indecoroso ou venal; h) manter atualizado o seu endereo. Art. 9 - Qualquer scio em cargo ou funo administrativa da SBPM, responder pelos atos que, individual ou coletivamente, pratique contra as normas estatutrias e, socialmente, quando tais fatos sejam caracterizados como lesivos ao patrimnio da SBPM, independente de representao de quem de direito junto ao juzo criminal competente. 1 - O direito de representao, sob qualquer forma processual, garantido a todos os scios. 2 - Os scios no respondero subsidiariamente pelas obrigaes que os representantes da SBPM contrarem em nome desta.

SEO IV DA PERDA DOS DIREITOS SOCIAIS


Art. 10 - Adquiridos os direitos, o scio s os perder nos casos seguintes: a) por falecimento; b) por falta de pagamento da mensalidade durante trs (3) meses consecutivos, salvo por justa causa reconhecida pela administrao da SBPM, caso em que dever pagar o devido, para ter os seus direitos assegurados sem interrupo; c) quando, em inqurito procedido pela Diretoria Executiva, ficar provado que o scio desfalcou dinheiro e/ou apropriou-se de bem material da SBPM; d) deixar de prestar contas de bens materiais ou financeiros confiados sua responsabilidade; e) infringir, voluntariamente, normas estatutrias, causando prejuzo eco nmico ou financeiro SBPM, conforme fique provado em inqurito procedido na forma da letra c deste artigo; f) apor a sua assinatura em atestado ou certido, para firmar direitos ine- xistentes; g) praticar delitos contra a honra de associado no exerccio de cargo ou funo administrativa, ou em torno de fatos relacionados com as atividades da SBPM. 1 - A Diretoria Executiva da SBPM poder aceitar proposta de forma de pagamento de dbito de scio em atraso de mensalidade, na forma do previsto na letra b deste artigo. 2 - Caber recurso ao Conselho Deliberativo, das decises de inqurito apurado na forma das letras c e e deste artigo. 3 - Os direitos do scio quando da falta de pagamento da taxa ser estabelecido no regulamento do plano SANITAS. Art. 11 O scio ao perder os seus direitos sociais, perder tambm qualquer direito aos benefcios deste Estatuto. Art. 12 O scio submetido a inqurito na forma do artigo 10 ficar com seus direitos sociais suspensos at a concluso do feito. Art. 13 O scio que perder seus direitos sociais na forma do que estabelece o artigo 10, poder ser readmitido, desde que requeira, esteja em condies de idade e tenha estabilidade no posto ou graduao, salvo nos casos das alneas c, d, e, f e g do artigo 10, quando a readmisso s poder ocorrer com a apresentao de prova insofismvel de reabilitao moral, julgada pelo Conselho Deliberativo, ou absolvio em juzo.

CAPTULO III DA ADMINISTRAO DA SBPM SEO I DOS RGOS DA ADMINISTRAO DA SBPM

Art. 14 A administrao da SBPM ser exercida atravs dos seguintes rgos:

a) Assemblia Geral; b) Conselho Deliberativo; c) Conselho Fiscal; d) Diretoria Executiva.

SEO II DA ASSEMBLIA GERAL


Art. 15 Assemblia Geral o poder supremo e soberano da SBPM, sendo composta pelos scios ativos em pleno gozo de seus direitos. 1 A Assemblia Geral ter uma Mesa Diretora composta de Presidente, Vice-Pre sidente, 1 e 2 Secretrios. 2 - As atribuies dos integrantes da Mesa Diretora da Assemblia Geral sero reguladas em Regimento Interno expedido pelo Conselho Deliberativo da SBPM. Art. 16 As reunies de Assemblia Geral sero realizadas: I Ordinariamente: a) quadrienalmente, na primeira quinzena do ms de abril, para a eleio direta dos Presidente, Vice-Presidente, 1 e 2 Secretrios da Assemblia Geral, dos membros efetivos e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e dos Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva; b) em onze (11) de maio, para comemorar solenemente a data de fundao da SBPM e dar posse, quadrienalmente, aos dirigentes eleitos. II Extraordinariamente: a) por convocao do Presidente da Assemblia Geral; b) para atender convocao do Conselho Deliberativo ou da Diretoria Executiva, sobre questes que extrapolem s suas competncias; c) para atender a requerimento firmado por, no mnimo, cincoenta (50) scios em pleno gozo de seus direitos, sobre matria pertinente a direitos sociais ou estrutura organizacional da SBPM. Pargrafo nico Qualquer reunio ordinria da Assemblia Geral poder ser transferida pelo seu Presidente, quando a data recair em dia feriado, de luto nacional ou por outro motivo que justifique a deciso. Art. 17 As convocaes da Assemblia Geral sero efetuadas pelo seu Presidente, em edital publicado em jornal da Cidade do Salvador ou em Boletim do Comando Geral da Polcia Militar do Estado da Bahia, com antecedncia mnima de dez (10) dias, mencionando data, hora e finalidade. Pargrafo nico O local das reunies de Assemblia Geral ser na sede as SBPM, podendo, excepcionalmente, ser determinado outro, quando este dever constar no edital de convocao. Art. 18 Para a realizao das reunies de Assemblia Geral sero observados os seguintes quoruns: a) - em primeira convocao, quando o livro de presenas registre, no mnimo, cincoenta (50) assinaturas de scios em pleno gozo de seus direitos; b) em segunda convocao, trinta (30) minutos aps a primeira, quando o livro de presenas registre, no mnimo, vinte (20) assinaturas de scios em pleno gozo de seus direitos, e mais os Presidentes da Assemblia Geral e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva.

c) em terceira convocao, trinta (30) minutos aps a segunda, com qualquer nmero de scios presentes. Pargrafo nico A reunio de Assemblia Geral prevista na letra b, inciso I do artigo 16 ser realizada sempre em primeira convocao, com qualquer nmero de scios presentes. Art. 19 As sesses de Assemblia Geral e as atribuies do Presidente e demais mes- rios sero definidas em regimento prprio, expedido pelo Conselho Deliberativo.

SEO III DO CONSELHO DELIBERATIVO


Art. 20 O Conselho Deliberativo o rgo legislativo e controlador da SBPM, sendo composto por onze (11) membros efetivos e cinco (5) suplentes. 1 - O Conselho Deliberativo poder ter em suas reunies, membros convidados, em nmero nunca superior a cinco (5), escolhidos em reunio do rgo. 2 - Os membros convidados de que trata o pargrafo anterior no tero direito a voto. Art. 21 Os membros efetivos do Conselho Deliberativo, no dia imediato posse, reunirse-o para elegerem o Presidente e o Secretrio do rgo. 1 - Presidir a reunio prevista neste artigo, o Conselheiro presente que detenha o maior posto e seja o mais antigo. 2 - O Presidente em exerccio escolher um dos Conselheiros presentes para secretariar os trabalhos da reunio, o qual servir tambm como escrutinador. 3 - A eleio prevista neste artigo ter carter secreto e seu resultado ser por maioria simples. 4 - Anunciado o resultado da eleio, o Presidente em exerccio dar posse aos eleitos e o Presidente empossado encerrar os trabalhos. Art. 22 O Conselho Deliberativo reunir-se- ordinariamente uma (1) vez por ms e extraordinariamente, sempre que convocado. 1 - As decises do Conselho Deliberativo sero tomadas por maioria simples, excetuando-se os casos previstos em seu regimento interno. 2 - Cabe ao Presidente do Conselho Deliberativo o voto de desempate.

Art. 23 Compete ao Conselho Deliberativo: a) - conhecer o movimento financeiro e patrimonial da SBPM: b) deliberar sobre os pareceres do Conselho Fiscal, referentes s prestaes de contas mensais e ao balano anual apresentados pela Diretoria Executiva da SBPM; c) deliberar sobre o quadro de servidores remunerados da Diretoria Executiva da SBPM e suas alteraes; d) deliberar sobre assuntos que impliquem em despesas no estatutrias, ou- vida a Diretoria Executiva; e) dirimir dvidas suscitadas na execuo deste Estatuto; f) deliberar sobre qualquer ao promovida por scio, em grau de recurso; g) fiscalizar a aplicao dos recursos financeiros e patrimoniais da SBPM; h) cassar ou suspender direitos dos scios, na forma deste Estatuto; i) apurar os fatos que lhe sejam denunciados por scio ou que deles tome conhecimento formal, nomeando comisso de inqurito, dentre seus Conselheiros Efetivos ou Suplentes;

j) declarar o impedimento do scio que esteja no desempenho de cargo ou funo, em rgo da administrao da SBPM, nos casos previstos neste Estatuto, por tempo nun- ca superior a trinta (30) dias, prorrogvel, em casos especiais, por mais quinze (15) dias; l) deliberar sobre a concesso de Diploma de Scio Benemrito; m) deliberar sobre aquisio, locao ou alienao de bens mveis; n) regulamentar a concesso de todos os benefcios constantes neste Esta- tuto.

SESSO IV DO CONSELHO FISCAL


Art. 24 O Conselho Fiscal o rgo destinado ao acompanhamento e fiscalizao da aplicao dos recursos financeiros e patrimoniais da SBPM, sendo composto de quatro (4) membros efetivos e trs (3) suplentes. Pargrafo nico O membro efetivo mais graduado e mais antigo do Conselho Fiscal ser o seu Presidente; o menos graduado e menos antigo ser o seu relator e os demais sero vo- gais. Art. 25 So atribuies do Conselho Fiscal: a) dar parecer, por escrito, sobre a proposta do Oramento Anual da Diretoria Executiva; b) dar parecer, por escrito, sobre pedidos de crditos oramentrios da Diretoria Executiva; c) dar parecer, por escrito, sobre os balancetes mensais da Diretoria Executiva; d) dar parecer, por escrito, sobre os contratos celebrados pela SBPM; e) fiscalizar a escriturao social, financeira e patrimonial da SBPM; f) assistir a passagem dos valores da escriturao da SBPM, nas substituies do Diretor Tesoureiro, emitindo parecer, por escrito; g) assessorar o Conselho Deliberativo quando da apreciao das contas da Diretoria Executiva. Pargrafo nico Os pareceres emitidos pelo Conselho Fiscal sero submetidos apreciao do Conselho Deliberativo. Art. 26 O Conselho Fiscal reunir-se- ordinariamente uma (1) vez por ms e, extraordinariamente, quando convocado. Pargrafo nico As decises do Conselho Fiscal sero tomadas por maioria simples, cabendo ao seu Presidente, o voto de desempate.

SESSO V DA DIRETORIA EXECUTIVA


Art. 27 A Diretoria Executiva o rgo responsvel pela administrao da SBPM. Art. 28 A Diretoria Executiva composta de: a) Presidente; b) Vice-Presidente; c) Secretrio Geral; d) Diretor Tesoureiro; e) Diretor de Patrimnio e Assuntos Oramentrios; f) Diretor de Previdncia e Bem Estar Social. 1 - Os Presidente e Vice-Presidente sero eleitos na forma deste Estatuto.

2 - O Secretrio Geral e os Diretores sero escolhidos e nomeados pelo Presidente da Diretoria Executiva, entre Oficiais da Polcia Militar do Estado da Bahia, scios em pleno gozo de seus direitos sociais, devendo seus nomes serem submetidos aprovao do Con- selho Deliberativo. 3 - O Vice-Presidente o substituto do Presidente, em seus impedimentos ou na vacncia do cargo. Art. 29 Vagando-se os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva, o provimento ser efetuado imediatamente com integrantes do Conselho Deliberativo, escolhidos pelo voto da maioria dos Conselheiros Efetivos. Art. 30 Compete Diretoria Executiva: a) garantir o funcionamento eficiente e benfico da SBPM, de acordo com as prescries estatutrias e as resolues da Assemblia Geral e do Conselho Deliberativo; b) dirigir todo o movimento financeiro e social da SBPM e zelar pela sua integridade patrimonial; c) organizar, planejar e dirigir as atividades da SBPM; d) propor ao Conselho Deliberativo, quando julgar necessrio, a criao de servi- o, cargo ou funo remunerada; e) prestar contas de sua gesto ao final do mandato, atravs de relatrio detalhado, encaminhado aprovao do Conselho Deliberativo; f) submeter o seu Plano Anual de Trabalho apreciao do Conselho Deliberativo; g) elaborar, no ltimo trimestre do ano, a Proposta Oramentria da SBPM, submetendo-a apreciao do Conselho Deliberativo; h) julgar, mensalmente, as contas e balancetes apresentados pelo Diretor Tesoureiro; i) submeter, anualmente, o balano e, mensalmente, os balancetes, apreciao do Conselho Deliberativo; j) resolver sobre a admisso, readmisso e eliminao de scio, conforme estabelecer este Estatuto e demais resolues; l) nomear, contratar ou dispensar funcionrios; m) conceder os benefcios estatutrios; n) propor ao Conselho Deliberativo a alterao dos valores dos benefcios concedidos pela SBPM; o) suspender das funes qualquer funcionrio acusado de atos desonestos ou indecorosos, mandando submet-lo a inqurito administrativo, como estabelecer resoluo do Conselho Deliberativo; p) representar, pelo seu Presidente, a SBPM em juzo ou fora dele; q) defender, atravs de seu Presidente, perante a Assemblia Geral e o Conselho Deliberativo, as suas propostas; r) propor ao Conselho Deliberativo a perda dos direitos sociais de associado que venha a infringir disposies estatutrias; s) recorrer Assemblia Geral, das decises do Conselho Deliberativo. Art. 31 A Diretoria Executiva reunir-se- ordinariamente uma (1) vez ao ms para a tomada de contas do Diretor Tesoureiro relativa ao ms antecedente e, extraordinariamente sempre que convocada pelo seu Presidente. Pargrafo nico As decises da Diretoria Executiva sero tomadas por maioria simples, cabendo ao seu Presidente o voto de desempate. Art. 32 O funcionamento e as atribuies do Presidente, do Vice-Presidente e dos Diretores da Diretoria Executiva sero definidos em regimento interno aprovado pelo Conselho Deliberativo. Art. 33 considerado Presidente de Honra da SBPM, o Comandante Geral da Polcia Militar do Estado da Bahia.

CAPTULO IV DO PATRIMNIO DA SBPM SEO I GENERALIDADES


Art. 34 - O patrimnio da SBPM constitudo de: a) bens mveis e imveis; b) ttulos e haveres adquiridos; c) legados, doaes, subscries, subvenes e outros benefcios oriundos do poder pblico, de entidades particulares ou de pessoas fsicas; d) juros e outros rendimentos; e) aluguis, arrendamentos, aforamentos e laudmios; f) mensalidades e taxas; g) obrigaes. Art. 35 Todas as rendas da SBPM sero, medida de seus recebimentos, depositadas em estabelecimento bancrio, em conta corrente em nome da Sociedade Beneficente da Polcia Militar do Estado da Bahia, podendo, por deciso do Conselho Deliberativo, parte dessa receita ser aplicada em ttulos de instituies de crdito garantidas pelo Governo Federal.

SEO II DAS MENSALIDADES E TAXAS


Art. 36 A mensalidade a contribuio mensal devida pelo scio da SBPM a partir do ms de sua filiao. Pargrafo nico O valor da mensalidade ser estabelecido em resoluo do Conselho Deliberativo. Art. 37 Taxa a obrigao financeira mensal devida pelo scio que aderiu ao Plano SA NITAS. Pargrafo nico Os valores das taxas sero estabelecidos em resoluo do Conselho Deliberativo. Art.38 Ao scio facultada a escolha do valor da taxa atravs da qual se vincular ao Plano SANITAS, podendo, em qualquer poca, modificar a sua situao, observadas as disposies que regem o assunto.

SEO III DA APLICAO DOS RECURSOS DA SBPM

Art. 39 Os recursos vinculados sero aplicados como for estabelecido pelo rgo concessor. Art. 40 Os recursos oriundos das mensalidades, aluguis, arrendamentos, foros, laudmios, doaes e juros, sero aplicados segundo o oramento da SBPM. Art. 41 Os recursos oriundos das taxas sero aplicados com os pagamentos vinculados ao Plano SANITAS. Pargrafo nico Ao final de cada exerccio, no balano da SBPM havendo saldo do Plano SANITAS, sem comprometimento futuro, o mesmo ser transferido para a rubrica Mensa- lidade e ser aplicado na forma do artigo anterior. Art. 42 vedado o emprego dos recursos da SBPM em fins no previstos neste Esta- tuto.

CAPTULO V DOS BENEFCIOS SEO I GENERALIDADES


Art. 43 A SBPM assegurar aos seus scios e dependentes os seguintes benefcios: a) peclio; b) assistncia mdica, odontolgica, laboratorial e ambulatorial; c) assistncia financeira.

SEO II DO PECLIO
Art. 41 Peclio o valor a que tem direito o dependente do scio falecido. Pargrafo nico O valor do peclio e as condies de aquisio do direito pelo dependente do scio da SBPM, falecido, sero estabelecidos em resoluo do Conselho Deliberativo.

SEO III DA ASSITNCIA MDICA, ODONTOLGICA, LABORATORIAL E AMBULATORIAL

Art. 45 A assistncia mdica, odontolgica, laboratorial e ambulatorial sero prestadas aos scios e seus dependentes, nas dependncias da SBPM. Art. 46 Os mdicos, cirurgies-dentistas, enfermeiros e especialistas outros, sero contratados pelo regime da CLT, por um (1) ano, para prestarem seus servios nos gabinetes mdi- co,

odontolgico, no ambulatrio e no laboratrio da SBPM, podendo o contrato ser renovado anualmente. Pargrafo nico A Diretoria Executiva poder firmar convnios para a colocao de profissionais disposio da SBPM, sem nus para esta.

Art. 47 Aos scios vinculados ao Plano SANITAS, a assistncia mdica e laboratorial ser prestada atravs de profissionais e clnicas conveniadas.

SEO IV DA ASSISTNCIA FINANCEIRA


Art. 48 A assistncia financeira ser prestada aos scios da SBPM atravs da concesso de Auxlios Reembolsveis, cujos valores sero fixados pelo Conselho Deliberativo, atravs de proposta da Diretoria Executiva.

CAPTULO VI DAS ELEIES


Art. 49 As eleies constantes na letra a, inciso I, do artigo 16 deste Estatuto, sero dirigidas pelo Presidente da Assemblia Geral. 1 - O Presidente da Assemblia Geral compor, sob sua direo, uma Junta Eleitoral com os Presidentes do Conselho Deliberativo e Fiscal, com o Vice-Presidente e um dos Secretrios da Assemblia Geral e mais dois (2) scios em pleno gozo de seus direitos. 2 - A composio da Junta Eleitoral dever ocorrer, no mnimo, trinta (30) dias antes da data do pleito e a Junta reunir-se- semanalmente, em data pr-estabelecida e divulgada, para receber, julgar a idoneidade e registrar as chapas eleitorais. Art. 50 As chapas eleitorais devero ser registradas na Junta Eleitoral at quinze (15) dias antes da data marcada para a realizao do pleito. Pargrafo nico Fica vedada a inscrio de um mesmo candidato em mais de uma chapa eleitoral. Art. 51 So eleitores os Oficiais da Polcia Militar do Estado da Bahia, scios em pleno gozo de seus direitos. Art. 52 So elegveis todos os scios eleitores, excetuando-se os que estiverem nas seguintes situaes: a) no possuam, no mnimo, doze (12) meses de associados, com o prazo contado a partir do ms do primeiro pagamento da mensalidade. b) estejam com seus direitos suspensos, nos termos deste Estatuto. Art. 53 As Chapas Eleitorais devem ser apresentadas por uma Corrente de Apoio Eleitoral, constituda de, no mnimo, cincoenta (50) scios eleitores. 1 - O scio s poder assinar uma nica Corrente de Apoio Eleitoral. 2 - Havendo duplicidade de assinatura de scio em Correntes de Apoio Eleitoral, prevalecer a assinatura constante na Corrente que primeiro deu entrada na Junta Eleitoral.

Art. 54 A reeleio ser permitida quando ficar demonstrado o interesse de, no mnimo, vinte (20) scios eleitores e que no estejam participando da Chapa Eleitoral que concorrer eleio. Pargrafo nico No caso previsto neste artigo, a manifestao escrita dos vinte (20) eleitores substituir a Corrente de Apoio Eleitoral. Art. 55 Resoluo do Conselho Deliberativo dispor sobre: a) a idoneidade das Chapas Eleitorais; b) a finalidade, a organizao e o compromisso das Correntes de Apoio Eleitoral; c) a substituio de candidatos nas Chapas Eleitorais; d) os prazos; e) o processo de votao e apurao. Pargrafo nico A resoluo de que trata este artigo s poder ser modificada com a antecedncia mnima de um (1) ano, em relao data prevista para a realizao da eleio. Art. 56 da competncia do Conselho Deliberativo, apreciar e julgar os recursos contra irregularidades nas eleies, devendo apresentar o resultado em, no mximo, quinze (15) dias. Art. 57 As prescries e sanes no expressas neste Estatuto, podero constar na resoluo do Conselho Deliberativo, com base nos princpios legais que regem os processos eleito- rais vigentes no Pas.

CAPTULO VII DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS


Art. 58 A Diretoria Executiva poder manter um representante em cada Unidade da Polcia Militar do Estado da Bahia, para cuidar dos interesses da SBPM e de seus scios, conforme resoluo do Conselho Deliberativo. Art. 59 A alienao de imveis de propriedade da SBPM obedecer ao estabelecido em resoluo do Conselho Deliberativo, aprovada por, no mnimo, dois teros (2/3) dos membros efetivos. Pargrafo nico A resoluo de que trata este artigo definir a aplicao da receita oriunda da transao. Art. 60 As despesas com o pessoal empregado na administrao no podero exceder de trinta por cento (30%) da receita ordinria da SBPM. Art. 61 Perder o cargo o membro eleito, de qualquer rgo da administrao da SBPM que no tenha tomado posse, sem justa causa, dentro de trinta (30) dias da Assemblia Geral de posse ou por faltar a cinco (5) sesses consecutivas ou oito (8) intercaladas, sem justa causa. Pargrafo nico O scio eleito que no tomar posse na data prevista para esse fim, ser empossado na reunio do Conselho Deliberativo realizada no ms subseqente ao da Assemblia Geral de posse. Art. 62 Os mesrios da Assemblia Geral e os membros efetivos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal faro jus, quando do comparecimento s respectivas reunies, a um jeton cujo valor ser estabelecido pela Diretoria Executiva e aprovado pelo Conselho Deliberativo. Art. 63 Para a reforma do Estatuto da SBPM, a Assemblia Geral s decidir: a) com, no mnimo cincoenta (50) scios, quando a proposta for requerida por trinta (30) ou mais scios em pleno gozo de seus direitos. b) com, no mnimo, trinta (30) scios, quando a proposta for apresentada pelo Conselho Deliberativo ou pela Diretoria Executiva. Pargrafo nico Se em primeira convocao no houver o quorum previsto neste artigo, a Assemblia Geral decidir em segunda convocao, trinta (30) minutos aps, com os scios que estiverem presentes reunio.

Art. 64 Excepcionalmente os rgos da administrao da SBPM podero se reunir conjuntamente, cabendo a direo dos trabalhos ao Presidente do Conselho Deliberativo, do Con selho Fiscal ou da Diretoria Executiva que seja o mais graduado e mais antigo. Art. 65 Em caso de dissoluo da SBPM, a Assemblia Geral decidir o destino do seu patrimnio. Pargrafo nico Ser nomeada uma comisso de cinco (5) scios em pleno gozo de seus direitos, a qual se encarregar das providncias para o cumprimento da deciso da Assemblia Geral, de que trata este artigo. Art. 66 Os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho Deliberativo e, eventualmen- te pela Assemblia Geral , observados os princpios de direito, o direito adquirido e as normas que regem as sociedades civis sem fins lucrativos. Art. 67 A composio do Conselho Fiscal permanecer a prevista quando da ltima eleio, passando a ter sua nova composio a partir da primeira eleio realizada aps a aprova- o deste Estatuto. Art. 68 Aos associados que possuem o ttulo de Scio Remido sero assegurados todos os direitos estatutrios. Pargrafo nico A SBPM, a partir da aprovao deste Estatuto, no mais conceder ttulo de Scio Remido. Art. 69 Fica assegurado o direito penso at a data da aprovao deste Estatuto. 1 - As pensionistas podero optar pelo recebimento de um peclio, desistindo do direito penso que recebe. 2 - O valor do peclio de que trata o pargrafo anterior ser calculado pelo Conselho Fiscal e aprovado pelo Conselho Deliberativo. Art. 70 Este Estatuto entra em vigor na data de sua aprovao, ficando mantidas as disposies do Estatuto anterior relativas a penses e scios remidos, revogadas todas as demais disposies. Cidade do Salvador, Capital do Estado da Bahia, 13 de maio de 2001.

ALRIO CERQUEIRA DA SILVA TEN/CEL/PM/REF. Presidente da Assemblia Geral

GETER MARQUES MIRANDA CEL/PM/RR. Presidente do Conselho Deliberativo

PAULO MOTTA DOS SANTOS TEN/CEL/PM/RR. Presidente da Diretoria Executiva

You might also like