You are on page 1of 4

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

Universidade Anhanguera-Uniderp
Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes

PS-GRADUAO LATO SENSU EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO/TURMA 10

O QUE SO OS DIREITOS OU INTERESSES COLETIVOS E COMO POSSVEL TUTEL-LOS NO BRASIL ANTE O ENFOQUE INDIVIDUALISTA ENCONTRADO NO ORDENAMENTO JURDICO BRASILEIRO? COMO UTILIZADO NA PRTICA TRABALHISTA?

RENATA LANZA SOUZA

VITRIA /ES 2011

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO
1. INTRODUO

Unidade de Transmisso

O Cdigo de Defesa do Consumidor, em 1990, foi o primeiro a apresentar uma definio aos direitos ou interesses coletivos. Para conseguir sua consagrao a nvel constitucional foi necessrio um processo de transformao de uma tutela jurdica absolutamente individualista vivida na antiguidade, at chegar ao cenrio atual em que se encontra uma efetiva tutela coletiva holstica, diante do enfoque individualista existente no Ordenamento Jurdico, concretizada pela Constituio Federal de 1988. Contudo, a Justia Trabalhista vem buscando solues para os problemas gerados em razo da habitualidade nas prestaes individuais, aplicando o enfoque coletivo em sobreposio ao direito individualista.

2. DESENVOLVIMENTO
Os direitos ou interesses coletivos foram conceituados no Cdigo de Defesa do Consumidor:
Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum.

O direito coletivo (lato sensu) possui as espcies: direitos difusos, coletivos e individuais homogneos. Os chamados pelo cdigo de transindividuais so caracterizados pela natureza indivisvel e pelo sujeito ativo indeterminado. Os direitos ou interesses coletivos so definidos por titulares indeterminados e determinveis, ou seja, no h necessidade de nomear um titular especfico, porm os possuidores desse direito pertencem a um determinado grupo, classe ou categoria que pode ser identificada em razo da ligao entre si, por uma relao jurdica base, comum existente entre sujeito ativo e sujeito passivo. Alm disso, o

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

objeto jurdico protegido considerado indivisvel por pertencer a uma coletividade, e no a individualidade. A tutela dos direitos ou interesses coletivos no Ordenamento Jurdico Brasileiro inicialmente no aparecia nos moldes do Brasil at 1934, identificava-se apenas um perodo individualista. Portanto os direitos transindividuais surgiram somente a partir da Constituio de 1934, influenciada pela Constituio Alem que instituiu a ao popular como ao coletiva para tutela dos direitos difusos. E s ento, em 1988 a defesa de tais direitos coletivos tornaram-se a nvel constitucional, com a consagrao de diversos instrumentos para tutela jurdica coletiva, protegendo o todo e por conseqncia os direitos individuais. Por fim, o Cdigo de Defesa do Consumidor foi adotado para aplicar as disposies processuais a fim de tutelar todo e qualquer interesse ou direito transindividual (MOURA, 2011).1 Como explica Jos Roberto Freire Pimenta (2011)2, em mbito trabalhista, a Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio delegou a Justia do Trabalho competncia para ao civil pblica trabalhista e constituiu o sistema de jurisdio trabalhista metaindividual, ficando a CLT responsvel subsidiariamente com o Cdigo Civil para tutelar os direitos coletivos. Habitualmente a Justia do Trabalho julga prestaes individuais, o que acarreta um excesso de reclamaes trabalhistas, alm disso, existe uma falha na efetividade da tutela jurisdicional o que resulta um alto ndice de inadimplemento aos comandos normativos. Desta maneira, observou-se que as formas tradicionais individuais para soluo de conflitos no respondem totalmente ao cumprimento das normas protetoras ao direito do trabalho, fazendo com que o Estado perceba que a soluo utilizar cada vez mais instrumentos coletivos (metaindividual). A tutela coletiva facilita o acesso justia daqueles que no teriam condies ou teriam dificuldade de ingressar individualmente em juzo, permite a atuao das entidades sindicais atravs da substituio processual, da assistncia
1

MOURA, Rafael Osvaldo Machado. Anteprojeto de Cdigo Brasileiro de Processos Coletivos. Breves notas e reflexes. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2607, 21 ago. 2010. Disponvel em:<http://jus.uol.com.br/revista/texto/17245>. 2 PIMENTA, Jos Roberto Freire. A Tutela Metaindividual dos Direitos Trabalhistas: uma Exigncia Constitucional Tutela Metaindividual Trabalhista A defesa Coletiva dos Direitos dos Trabalhadores em Juzo, LTr Junho 2009, Pginas 9 a 50. Material da Aula 1 da Disciplina: Tutela Coletiva e Processo do Trabalho, ministrada no Curso de Ps-Graduao Televirtual de Direito e Processo do Trabalho Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2011. p. 13-23.

Universidade Anhanguera-Uniderp

PS-GRADUAO

Unidade de Transmisso

judiciria, da representao, da defesa dos direitos metaindividuais em nome prprio. As convenes coletivas de trabalho, o acordo coletivo, a arbitragem so exemplos de como o direito brasileiro esta evoluindo na busca da resoluo de conflitos de maneira democrtica e desafogando o poder judicirio.3

3. CONCLUSO
Os direitos ou interesses coletivos, baseados na natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base, protege o plano coletivo e por conseqncia os direitos individuais. Presente ainda o excesso de demandas individuais, o Brasil vem adotando o enfoque da proteo coletiva como soluo para rapidez na resoluo dos conflitos e para garantir o amplo acesso a justia, alm de outros benefcios imediatos para a sociedade.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DANTAS, Adriano Mesquita. A proteo dos direitos metaindividuais trabalhistas: consideraes sobre a aplicabilidade da Lei da Ao Civil Pblica e do Cdigo de Defesa do Consumidor ao processo do trabalho.Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 913, 2 jan. 2006. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/7780>. Acesso em: 21 jun. 2011. MOURA, Rafael Osvaldo Machado. Anteprojeto de Cdigo Brasileiro de Processos Coletivos. Breves notas e reflexes. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2607, 21 ago. 2010. Disponvel em:<http://jus.uol.com.br/revista/texto/17245>. Acesso em: 21 jun. 2011. PIMENTA, Jos Roberto Freire. A Tutela Metaindividual dos Direitos Trabalhistas: uma Exigncia Constitucional Tutela Metaindividual Trabalhista A defesa Coletiva dos Direitos dos Trabalhadores em Juzo, LTr Junho 2009, Pginas 9 a 50. Material da Aula 1 da Disciplina: Tutela Coletiva e Processo do Trabalho, ministrada no Curso de Ps-Graduao Televirtual de Direito e Processo do Trabalho Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2011.
3

DANTAS, Adriano Mesquita. A proteo dos direitos metaindividuais trabalhistas: consideraes sobre a aplicabilidade da Lei da Ao Civil Pblica e do Cdigo de Defesa do Consumidor ao processo do trabalho.Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 913, 2 jan. 2006. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/7780>.

You might also like