You are on page 1of 10

SOCIOLOGIA JURDICA RESUMO LEITURA ESPECFICA PROFESSORA: VALDZIA PEREIRA DIREITO COMO CINCIA Cincias formal: Matemtica, Lingstica.

a. Direito: fundamenta-se em sistemas formais, mas uma tcnica social especfica, ferramental de regras fixas que, graas fora do Estado, entra em vigor, e a partir da segue imprimindo normas de conduta aos indivduos, aos grupos e sociedade. Isto d a impresso que para conhecer o Direito preciso conhecer apenas as regras jurdicas (sua lgica e funcionamento), sem estudar a Cincia Poltica ou a Sociologia, que para muitos estudantes e tambm operadores do Direito, e mesmo doutrinadores, so insuficientes para a compreenso das implicaes jurdicas. O certo que o Direito moderno e, em particular a Sociologia, a cincia do mundo moderno, so brotos de uma mesma planta, focalizado na explicao da realidade concreta e na natureza de seus problemas. Nesse sentido, na condio de tcnica social, o Direito uma ordem de conduta humana, um sistema de regras determinado por um preceito o princpio da inegabilidade dos pontos de partida, segundo o qual no cabe discutir as premissas importas pelo Estado, no porque sejam verdades absolutas, mas porque os Cdigos determinam o trabalho dos operadores do Direito. Assim pensando, as regras jurdicas so dogmas incontestveis. Mas pode at haver discusso quanto ao seu alcance e eficcia, mas ningum poder escusar-se alegando ignorar a lei. Mas normas no tm vida prpria, no agem, expressam apenas algo subentendido pela coletividade so leis, regras e costumes que repousam, em primeiro lugar, na certeza de seu cumprimento, como garantia de bemestar tanto individual como na coletividade e, em segundo lugar, na confiana que, por meio delas so atingidos determinados objetivos, acerca dos quais existe consenso. O fundamento dessa relao, que envolve norma e consenso, no so coisas, fatos sociais ou aes feitas, so pressupostos lgicos, proposies tidas corretas e derivadas , por sua vez,de uma norma fundamental, subentendida ,

consubstanciada na unidade social, e o seu fundamento de validade no se baseia, a exemplo das sociedades arcaicas, numa f religiosa ou num fundamento filosfico comum, mas em uma concepo pblica, compartilhada por todos, compatvel com a noo de cidado de Estados democrticos.

O DIREITO COMO REGIME IMPERATIVO E SUBSISTEMA SOCIAL O Direito moderno em particular, no um fato, mas um regime, um conjunto de princpios e normas, regras, procedimentos decisrios, que resulta de uma convergncia de expectativas acerca de questes concretas. Por esta tica, possvel explicar o objeto da Sociologia na saara do Direito e valid-la para o mesmo ponto de convergncia do mesmo:a conduta normal, o comportamento punvel, sujeito sano em caso de conduta contrria de quem pretende um comportamento prejudicial e transgressor da norma. Conduta normal , portanto, o OBJETO prioritrio do Direito e da Sociologia, ambas disciplinas da ordem normativa da sociedade que buscam dirigir a ao estabelecendo distines entre o desejvel e o indesejvel, visando: 1) estabilizar a interao entre os integrantes de sistemas sociais complexos, e 2) criar e manter ordem social, determinado modo de vida coletiva e de relaes sociais, que serve para eliminar certos costumes e disseminar outros. Na condio de objeto do Direito, a conduta normal um sinal para o gigantesco aparato retributivo e repressivo da sociedade comear a mover-se e se manter operante at a concluso do processo judicial. Mas, enquanto elemento da ordem jurdica, tambm um fenmeno suscetvel de investigao sociolgica, a que se associam efetivas restries e sanes (de natureza religiosa, por exemplo),que confrontam, limitam ou mesmo aumentam a eficcia das regras do Direito. Por isto a Sociologia busca apenas no mostrar o comportamento efetivo em relao norma jurdica, mas tambm interpretar e explicar sem prescrever, justificar ou recomendar um tipo de conduta as questes que dizem respeito validade e interpretao do prprio Direito.

Conseqentemente, o Direito no to-somente um sistema positivo de valores, mas, da mesma forma que a Economia, a Poltica, e a socializao (educao), um subsistema da sociedade, cuja funo estabelecer e manter condies genricas de controle social e coercitividade, assim como, formalmente, independncia e coeso social. Porque, devido a sua fixao por uma mquina judiciria independente e a existncia de especialistas com interesses adquiridos na preservao do status quo, o Direito relativamente impermevel aos movimentos de mudana...Corresponde s reais relaes de poder. O DIREITO COMO PROBEMA SOCIAL Embora possa ser agradvel ouvir dizer que o ordenamento jurdico reflete o contexto social, que o Direito um fato ou um fenmeno social, faz-se necessrio investigar as condies e os modos pelos quais essa relao se realiza e em que medida o processo de influncia recproco...e desvendar a natureza e o carter do ordenamento jurdico, luz de uma ampla perspectiva histrica e comparada. Quanto uniformidade, diversidade e comparabilidade dos ordenamentos jurdicos e modos de justia, o socilogo pode, por exemplo, concluir que a Justia Penal incapaz de traduzir as diferenas e as desigualdades sociais em termos de direitos, privilgios de determinados grupos. A a necessidade de transcender os limites do ordenamento jurdico. Ver a racionalidade formal da lei e as imposies circunstanciais daqueles que renunciam aos seus direitos. Ver as limitaes da intuio e do raciocnio dos cientistas, que emanam de um conhecimento metdico, fundamentado, sistematizado, dirigido a algo cada vez mais complexo, voltado descoberta das causas dos problemas e das funes dos objetos, investigao permanente de correlaes e mltiplas vertentes. A sociologia j demonstrou que sabe identificar as causas dos problemas sociais (ou dos fatores que os determinam) e, desse modo, avaliar as implicaes inerentes aplicao do Direito Positivo, precisando os custos e as conseqncias dos conflitos (assim como das solues constantes), alm de propiciar um entendimento amplo e profundo do funcionamento dos ordenamentos e modos de justia. Ou seja, preencher

as funes de cincia auxiliar, oferecendo aos legisladores e operadores do Direito informaes e vises prospectivas pertinentes. Portanto, o socilogo um pesquisador cuja obrigao descrever problemas sociais (conflitos) e estabelecer correlaes entre os processos pelos quais so produzidos e consumidos padres sociais, ou seja, valores, normas ,modelos de conduta, representaes do que desejvel, elementos genricos ou difusos, porm solidariamente implantados na realidade social.

SOCIOLOGIA JURDICA RESUMO- 11 DE OUTUBRO

DIREITO E SOCIOLOGIA Processo de produo de leis no Brasil: iniciativas (Presidente da Repblica, STF, STJ, deputados federais, PGU, outros cidados). Incio (Cmara dos Deputados) anlise tcnica, subcomisses; sesses plenrias (deputados e senadores); Presidente da Repblica...promulgao. Cdigo de Trnsito Brasileiro (aps anos de anlises 1997), alguns artigos foram vetados- 56 , proibio de motos e bicicletas de trafegarem em filas adjacentes ou entre caladas e veculos. Razo do veto: restrio de circulao desses veculos; a maioria dos acidentes: velocidade, imprudncia,falta de equipamentos de segurana. O veto presidencial estava instituindo a violncia protelada. DIREITO E SISTEMA SOCIAL comum atribuir-se Sociologia, no campo do Direito, a restringir-se ao uso de dados estatsticos para compreender como as normas jurdicas se apresentam efetivamente. Mas, pelo CTB, pode-se perceber que o papel da Sociologia no pode se limitar a uma mera leitura externa do Direito,

restringindo-se a verificar a efetividade das normas jurdicas apenas no plano do fato social, ou seja, estudar como se forma e se transforma o Direito, verificando a sua funo no seio da comunidade, sem ter a preocupao de elaborar normas e de interpretar as que vigoram numa dada sociedade. Mas, h os que propem que o jurista ou operador do Direito aja como um socilogo de planto...deixe de lado sua tica habitual e adote uma postura mais poltica, econmica, social, dependendo do tipo de anlise que est fazendo. Tal indeciso fruto de uma viso superada da Sociologia como cincia tica, prpria de atividades filosficas buscar ordem justa das relaes humanas. PROBLEMA DO ESPRITO CRTICO E DAS AES INOVADORAS (AO PERCEBER QUE UMA REALIDADE MISERVEL, PORQUANTO, DETERMINADA POR UMA ORDEM SOCIAL INQUA, INCOMPATVEL COM A CINCIA) MAX WEBER; POSSO QUERER O QUE CERTO, MAS NO POSSO FAZ-LO;POIS NO FAO O BEM QUE DESEJA, E SIM O MAL QUE NO QUERO. O fracasso de projetos de uma sociedade melhor,justa,compassiva, o socilogo crtico- pode perder a f na cincia e,se continua a fazer sociologia, para ver at onde pode resistir.

SOCIOLOGIA E ORDEM SOCIAL Diante de qualquer ordem social justa ou injusta,a Sociologia assume a postura de Cincia,seja a realidade desumana ou aprazvel. O SOCILOGO UM PESQUISADOR CUJA OBRIGAO DESCREVER PROBLEMAS SOCIAIS (CONFLITOS) E ESTABELECER CORRELAES ENTRE OS PROCESSOS PELOS QUAIS SOPRODUZIDOS E CONSUMIDOS PADRES SOCIAIS,OU SEJA, VALORES, NORMAS...REPRESENTAES DO QUE DESEJVEL. O Socilogo tem o dever de empenhar-se na ampliao do poder de controle da sociedade.

Por esta razo, a Sociologia no deve restringir-se simples compreenso da reao norma jurdica. Mas precisamente, aborda o carter geral do Direito, as pressuposies de conduta e de argumentao moral e jurdica em determinada poca.

AES E SISTEMAS SOCIAIS Envolvem vrios atores. DEFINIR JURIDICAMENTE O QUE pedofilia IMPLICA conhecer seus elementos essenciais (elencar). Graas a esses elementos, a ao transforma-se num composto, em um produto de sntese que pode ser analiticamente subdividido. Mas o fato deve integrar os sistemas sociais. ORDENS DE NECESSIDADES Ao abordar o direito (suas boas e ms qualidades), a Sociologia procura elementos para analisar os vrios processos pelos quais as leis so forjadas.Para tanto,leva em conta a determinao do comportamento humano por ordem de necessidade- formada por componentes de normalidade correspondentes s concepes (valores) e convices (normas) que predominam na sociedade. A Sociologia, ao invs de definir o Direito como um desejo ardente (sede de justia), tenta explicar as ordens de necessidade a partir do seu impacto na realidade social. Por exemplo; ver pgina 11 denncia de estupro vspera de natal. Comportamento das pessoas envolvidas ou no. Ver pedofilia.

COMPORTAMENTO NORMAL CABE aos especialistas determinar se algum verdadeiramente anormal, isto , se apresenta por exemplo alguma parafilia: a) exibicionismo (mania de ostentar partes sexuais); b) fetichismo (localizar o desejo ertico em determinado objeto;

c) d) e) f)

frottage(satisfao sexual esfregando-se nooutro); pedofilia masoquismo ou sadismo; voyeurismo (excitar-se ao observar a cpula praticada por outros, ou simplesmente ao ver os rgos genitais do outro.

Jusristas e socilogos, por seu turno, se concentram na conduta normal no comportamento, sujeito sano em caso de conduta contrria. Juristas e socilogos,dificilmente viriam no comportamento do pai um monstro. FUNO OU OBJETO DA SOCIOLOGIAJURDICA ANALISAR TODO O SISTEMA REGULADOR DE NORMAS, QUE DOS MAIS DIVERSOS MODOS MANTM A AO SOCIAL EM CONFORMIDADE COM A ORDEM NORMATIVA DA SOCIEDADE.

VER EXEMPLO DO AUTOR DIANTE DO CASO DA MININA ESTUPRADA. A COMPLEXA RELAO QUE VINCULA , de um lado, o Ordenamento Jurdico racional e tomadas em si como referncia e, de outro, a sociedade, cujos valores, freqentemente, parecem negar a racionalidade impessoal do Direito e da Justia, constitui, tambm, OBJETO DA SOCIOLOGIA JURDICA. - a Sociologia estuda, neste sentido, os processos e estruturas que atravancam ou contribuem para o funcionamento harmnico dos subsistemas sociais, no caso, Direito e Justia. - Mas Direito e Justia parecem contrrios opinio pblica...a lgica do Judicirio irracional. - Deve-se considerar que mesmo nas sociedades modernas, legislao e costumes esto interligados. MODALIDADES DE COMPORTAMENTOS COLETIVOS justia popular linchamentos porque existem? OUTROS MOVIMENTOS: multides, tumultos, rumores, opinio pblica.

SENTIMENTO DE JUSTIA? ORDEM SOCIAL: AMBIVAlNCIA: Poucas vezes os conflitos entre a sociedade e a ordem jurdica gera ruptura. Mas, ao dizer que a ordem jurdica visa a proteger os direitos e bens individuais frente a terceiros, ou que facilita a interao harmoniosa entre as pessoas, razovel deduzir que a institucionalidade os direitos discrimina, j que as dificuldades para usufruir desses direitos parecem insuperveis. INTEGRAO E RUPTURA Conflitos podem ser encarados a partir da perspectiva sistmica como problemas de integrao social determinados 1. pela maior ou menor exposio de indivduos, grupos, populaes e pases a graves problemas de ajustamento `mudanas das condies estruturais, 2. por tendncias de recomposio dos interesses hegemnicos e blocos polticos, e 3. por eventuais rompimentos na ordem vigente. Nestes casos, h desvios com graves conseqncias legais e polticas. EXEMPLO REFORMA DA PREVIDNCIA - CRTICA DO PRESIDENTE DO STF SOBRE o Direito Garantido REPLCA - = OPINIO PBLICA. Neste caso, Justia no pode ser confundida com juzo de valor subjetivo.

INTERESSES E ORDEM NORMATIVA Direito e sociologia concebem vontades, interesses e situaes como elementos condicionados sempre por vias de mo dupla que acentuam e ao mesmo tempo restringem condies, impulsos ou motivaes subjetivas, resolvendo, regulando e padronizando situaes e comportamentos. MODELOS SOCIAIS DE CONDUTA Incio da civilizao relao de parentesco definida pelo culto; pases mulumanos mesma profisso de f do proprietrio do pai. Gregos e romanos; filhos no podiam renegar o culto do pai; filho adotivo = filhos pelo

culto. Mulher s era considerada quando iniciava o culto com o casamento; mas sem direito herana. Casamento primeiro e mais importante modelo social de conduta, estabelecido para perpetuar a famlia, anulado em caso de esterilidade da mulher (caso fosse do homem, deveria se unir ao parente mais prximo deste para procriar). Mais tarde, a gens romana (genos, na Grcia). Unio dos ramos de vrias famlias. Assim, pode-se dizer que o direito propriedade era um direito inato do homem e sua concepo estava implcita na religio. Posterioemente, unio de vrias famlias tribos. Culto comum. Assim, tais modelos de conduta em todas as civilizaes, as idias de famlia, justia, amor, etc, assumiam contedos normativos; como elemento que concede unidade ao sistema; mas que tambm depende do modo de como os indivduos: 1. conscientes ou inconscientes aceitam instituies tradicionais (casamento, por exemplo); 2. baseiam nessas instituies o seu prprio raciocnio lgico, extraindo dais todas as implicaes possveis; 3. na ausncia de acordos especficos, aceitam as leis e regulamentos da decorrentes e conduzem a situaes de convenes e certeza (por exemplo: certides, DNA, testes) 4. argumentam contra abusos, rebelam-se, ignoram ou mesmo derrubam as instituies quando prescrevem e no servem mais. Todavia, se no mundo antigo, costumes, religio e Direito eram coisas quase simultneas, hoje os processos societrios ou de socializao, depende de outros agentes..Valores so relativos, no podem ser fixados por relao de genes, por exemplo, da mesma forma que o Direito, que tende a reproduzir premissas fundamentais da cultura, quando estas mudam, este tende a mudar.

You might also like