You are on page 1of 30

Composio da crosta terrestre

A crosta terrestre, camada da Terra formada por rochas e minerais, de fundamental importncia econmica para a humanidade, visto que nela esto dispostos recursos minerais fundamentais para o desenvolvimento industrial e o comrcio internacional.

Elementos de composio qumica definida, resultantes de processos inorgnicos. Encontram-se naturalmente na crosta terrestre, em estado slido, com exceo do mercrio e da gua. Cada mineral apresenta sempre o mesmo composto. Ex: pirita sempre FeS2 No tem formao orgnica, como restos de animais marinhos, por exemplo.

Agregados naturais de um ou vrios minerais constituem parte fundamental na crosta terrestre. Conforme a origem, destacam-se trs grupos de rochas: magmticas, sedimentares e metamrficas.

Formadas pela solidificao do magma pastoso. Antigas e resistentes, predominam nelas o granito e o diabsio. Constituem o embasamento rochoso (escudos) dos atuais continentes. Podem ser intrusivas ou plutnicas, extrusivas ou vulcnicas.

Profundidade de cristalizao: Intrusivas ou plutnicas:

Magma cristaliza-se em profundidade Magma nunca atinge a superfcie


Cristalizao lenta Granulao mdia a grossa (> 1mm)

Sienito

So expostas superfcie somente aps ascenso da crosta

Profundidade de cristalizao:

Extrusivas ou vulcnicas:

Magma cristaliza-se na superfcie


Vulco ou derrame: lava Cristalizao rpida

Granulao fina a muito


fina (< 1mm) ou vtrea

Formadas pelo depsito de sedimentos oriundos de diversos processos erosivos. Podem ser clsticas ou detrticas, qumicas e orgnicas.

Qumicas Resultam da transformao qumica que alguns materiais em suspenso sofrem na gua.

Clsticas ou detriticas Formadas pelo acmulo fragmentos de outras rochas

de

Orgnicas Resultam de ao de animais e vegetais ou de acmulo de seus dejetos.

Formadas pela transformao de rochas preexistentes, quando submetidas a altas temperaturas e a altas presses.

Rocha Inicial

Rocha Metamrfica

Arenito
Argila

Quartzito
Ardsia

Calcrio

Mrmore

Observando semelhanas entre os contornos da Amrica, da Europa e da frica, bem como das rochas que os constituem, o cientista alemo Alfred Wegener elaborou, em 1912, a teoria da deriva dos continentes. Wegener props que, h cerca de 200 milhes de anos, os continentes estariam todos unidos, formando um bloco nico, o Pangeia (Pan, todo Gea, Terra), que mais tarde se separaria em dois continentes menores: Laursia e Gondwana.

Que foras eram capazes de mover os imensos blocos continentais? De que modo a crosta rgida como a continental seria capaz de deslizar sobre a crosta rgida ocenica, sem se quebrarem pelo atrito?

Coliso e Afastamento das Placas Tectnicas


Afastamento das placas tectnicas
Nos anos 50, os dados reunidos por pesquisas oceanogrficas conduzidas por muitos pases conduziram descoberta da existncia de uma linha contnua de cadeias montanhosas que virtualmente se estendiam em torno do planeta, a que designaram de dorsais submarinas e da existncia de depresses estreitas e muito profunda - as fossas ocenicas - que se encontravam, geralmente, alinhadas com as linha de costa dos continentes e com os arcos insulares. A descoberta de que a camada de sedimentos que revestia a superfcie do fundo do Atlntico era na verdade muito mais fina do que se supunha e que a idade das rochas correspondia apenas a 5% da histria da Terra, levou ao surgimento da teoria do afastamento do fundo ocenico: as dorsais submarinas representavam zonas estruturalmente mais fracas fazendo com que o magma proveniente das camadas profundas da Terra ascendesse com facilidade para a superfcie, dando origem a nova crosta ocenica e ao alastramento para os lados da rocha j existente:

Exemplo do comportamento das placas divergentes O fenmeno do afastamento do fundo ocenico ocorre, tambm, entre a Placa Sul-Americana e a Placa Africana. Entre elas formou-se uma imensa cordilheira montanhosa (dorsal submarina), denominada Dorsal Meso-Atlntica. Esse afastamento da ordem de 2 3 cm por ano.

A cadeia montanhosa submarina ou dorsal ocenica divide o Oceano Atlntico a meio, contorna o sul do continente africano para se juntar a um outro ramo que comea no golfo de Aden; contorna o sul da Austrlia, rodeia a Antrtida e sobe paralelamente costa ocidental da Amrica do Sul, terminando na falha de Santo Andr (Califrnia, EUA).
Este mapa da cadeia montanhosa submarina, ou crista mdia ocenica, foi o ltimo de uma srie produzida por Bruce Heezen e Marie Tharp, em 1977, no Lamont Lamont Geological Observatory da Universidade da Colmbia, EUA, a partir de dados de vastas reas do fundo marinho, recolhidos ecleticamente durante mais de 30 anos.

Durante o sc. XX, a evoluo dos instrumentos ssmicos e, principalmente, a utilizao mais freqente de sismgrafos a nvel mundial, tornaram claro comunidade cientfica o fato de que os sismos ocorrerem predominantemente em certas reas do globo, sobretudo ao nvel de fossas e cristas meso-ocenicas. Como exemplo de uma fronteira divergente, existe o afastamento da Arbia saudita do continente Africano que levou formao do MAR VERMELHO. Em zonas de divergncia, como esta, quando a tenso aplicada sobre a crosta continental ultrapassa os limites do material que a constitui, surgem fraturas de tenso na superfcie da crosta. Ento o magma escapa pelas fraturas provocando o seu alargamento e, eventualmente, formao de vulces.

Coliso das placas tectnicas


Nas bordas convergentes, as placas se movem uma em direo outra, originando um tipo de falha denominado de falha inversa, em que um dos blocos cavalga o outro. Um dos exemplos de fronteiras convergentes a convergncia oceano-continente na Amrica do Sul, que resultou na formao da Cordilheira dos Andes. Ali, a placa ocenica NAZCA mergulha sob a placa SUL-AMERICANA, fenmeno denominado subduco, levantando a borda Oeste desta, o que deu origem cordilheira andina. Ali so sentidos fortes e destruidores terremotos, por vezes bastante profundos (por exemplo, o sismo da Bolvia em 1994).

Esquema animado de uma subduco. A placa ocenica "empurra" a placa continental e, por ser menos densa, mergulha no manto pastoso, e faz com que a borda da placa continental dobre (soerguimento), o que d incio formao de dobramentos, ou seja, montanhas. Como no exemplo acima, da Cordilheira dos Andes.

You might also like