You are on page 1of 9

GUIA BSICO DE EVANGELISMO INFANTIL

Igreja poca da Graa em Cristo Por Carolina D. Miklos

Captulo 1:

O que o Evangelismo infantil?

Na maioria das igrejas Evanglicas dos dias de hoje, vimos que a prioridade em relao ao evangelismo dos adultos e jovens na fase da adolescncia. Poucos so os ministrios que se dedicam em preparar e treinar pessoas para o evangelismo infantil. Sempre nos deparamos com igrejas em que a funo da Escolinha infantil basicamente impedir as crianas de atrapalhar os cultos, mas na verdade, a escolinha infantil uma das melhores formas de educar as crianas para a vida crist. O evangelismo infantil a forma que Deus nos deu para levar a palavra do Senhor at as crianas que no vo igreja ou que no so capazes de ir, como as crianas que se encontram enfermas ou internadas, ou at as que possuem pais sem interesse em buscar a Deus. O evangelismo infantil tem como finalidade, mostrar s crianas o caminho da Salvao e ajud-las neste percurso. Quando no damos importncia em evangelizar as crianas, estamos ignorando parte da ordem de Jesus em Marcos 16:15 que diz: E lhes disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a TODA criatura. A criana com certeza tambm uma criatur a de Deus e deve ser evangelizada como qualquer outra pessoa. Podemos ler em Mateus 18:14 a seguinte frase: Assim, pois, no da vontade de Vosso Pai celeste que perea um s destes pequeninos. Ou seja, todas as crianas devem ser alcanadas. Salmos 78:1 ao 8 diz que a nova gerao deve ouvir e aprender a palavra de Deus para que no se torne uma gerao rebelde. A criana, ao contrrio do que a maioria das pessoas pensam, no est salva s por ser inocente e de pouca idade e mesmo conhecendo a Deus, ela pode se perder e desviar dos caminhos do Senhor. Salmo 51:5 diz: Eu nasci na iniqidade e em pecado me concedeu minha me. E em Romanos 5:12 tambm mostra que todos pecaram, inclusive as crianas, ou seja, elas tambm carecem de Jesus e precisam aceit-lo em seus coraes como voc e eu j fizemos algum dia. E as crianas que j nasceram em lar evanglico tambm dependem de aceitar a Cristo para serem salvas, pois no adianta apenas ensinar o que Deus gosta ou no sem antes lev-la ao novo nascimento em Jesus. O dever de cada professor e evangelista levar a palavra de Deus at as crianas, pois diferente dos adultos, as crianas no podem discerni-las sozinhas, elas dependem de ns. Por isso Deus nos capacita para esta grande obra, a fim de sermos Seus instrumentos em prol dos pequeninos. No h limites para o evangelismo infantil, ele no deve centralizar-se somente nas igrejas. Escolas, hospitais, creches, praas, ruas e at mesmo as casas so lugares em que o evangelho pode ser anunciado. Aonde houver uma criana, l se deve ministrar o Evangelho da Salvao.

Captulo 2:

Como deve ser um evangelista infantil?


O evangelismo infantil no to fcil quanto parece, por isso voc deve orar a Deus e ter a certeza de que esse o chamado Dele para sua vida. Somente ter vontade de fazer no o suficiente, voc precisa ter dom. Quando iniciamos um trabalho para o Senhor, seja qual for, temos que buscar a excelncia total. Temos que ser como Jesus, dar bons testemunhos e ter uma vida Cristocntrica, visando sempre a boa vontade de Deus. Para fazer esta obra necessrio ter uma vida de intimidade com o Senhor, ter experincias com D eus, ler e estudar sempre o nosso principal manual, a BBLIA, devemos ser amorosos, responsveis, animados, prontos para ouvir sugestes, idias e at mesmo crticas de outros, devemos, insaciavelmente, orar e buscar o Esprito de Deus sempre. O resultado do nosso trabalho depende de como a nossa vida com Deus. Sabemos que as crianas so grandes copiadoras dos adultos, portanto, tudo que ns fazemos, todos os nossos gestos e palavras podem ser copiados, por isso, devemos ser vigilantes quanto a nossa maneira de ser, falar, agir e vestir. Em Timteo 3:1 ao 13, o Apstolo Paulo indica claramente como devemos ser para fazer uma obra para Deus. Em nossa vida temos que ter em mente que a obra carece de tempo e dedicao total. Em certos momentos temos que sacrificar algumas coisas que julgamos importante para servir a Deus e fazer sua obra. Nunca devemos pensar que tal criana no tem jeito, ou no vale a pena insistir nela. Temos que buscar resultados claros de mudana na vida de cada criana, mas precisamos aprender tambm, a esperar os diferentes trabalhar e agir de Deus em cada uma.

Captulo 3:

Como evangelizar?
Existem diversos mtodos que podemos usar para evangelizar crianas de faixas etrias diferentes, esses mtodos devem ser de total atrativo para as crianas. Mas antes de escolhermos qualquer um deles, temos que analisar qual deles se adequa melhor ao espao, tempo e lugar em que vamos evangelizar. Vejamos alguns mtodos: Aulas: Esse mtodo apropriado para igrejas (escolinha bblica) ou em reunies semanais, onde as mesmas crianas freqentam constantemente. Segue-se um roteiro de aulas onde o professor/ evangelista ensina matrias bblicas, passa tarefas em sala e para casa e avalia os alunos. Neste mtodo o professor/ evangelista encontra mais facilidade em trabalhar na vida das crianas (por conhec-las mais) e pode ter contato com os pais. Contando histrias: Esse mtodo pode ser facilmente usado em creches, escolas, hospitais, orfanatos e em reunies de perodo irregular. Baseia-se em contar uma histria ou parbola bblica, explicando e aplicando nela a mensagem da Salvao (ver captulo 4) dando oportunidade da criana no salva aceitar a Cristo (em alguns casos no necessrio aplicar o plano de salvao se este j foi apresentado a todas as crianas em situaes anteriores). Podemos incluir tambm cnticos e visuais (ver captulo 5) para serem usados a favor da mensagem a ser contada. O professor/ evangelista que for contar a histria deve preparar seu prprio material. Para preparar o material deve -se, antes de tudo, orar e pedir direo a Deus sobre o assunto que Ele quer tratar com aquelas crianas, com certeza o Senhor abrir seus olhos espirituais e lhe dar a mensagem perfeita. Aps receber dos cus o tema, voc deve l-lo na bblia, estud-lo e entend-lo bem. Em seguida, separe por tpicos e escreva cada um deles em uma folha que lhe servir de cola, mas importante saber que voc no pode ler o tempo todo, pois as crianas se dispersam facilmente com isso. Prepare folhas de atividade (desenho, caa-palavras, sete erros, ligue os pontos, etc) para dar a todas as crianas no final da mensagem, para elas relembrarem a histria depois. E separe tambm um versculo base para as crianas memorizarem (ver captulo 5). Comece a introduo da histria com perguntas pessoais ou ilustraes e brevemente inicie a histria. Conte-a como se fosse um conto de fadas. Use gestos e expresses faciais. Trabalhe sua voz para criar climas de expectativas e imitar personagens. Desenvolva o ponto mais emocionante e interessante da histria, este clmax deve ser o momento em que as crianas se prendem mais a mensagem. Assim que esse momento passar, finalize a histria para que no se torne cansativa para as crianas. Termine com uma concluso final. No esquea de, durante a histria, aplicar a mensagem da Salvao s crianas, isso muito importante. Despea-se de todos com muita alegria e nunca prometa voltar se voc no tem certeza disso.

Teatro vivo ou de fantoches: Para usar este mtodo pode ser necessrio espao, materiais, tempo e pessoas para te ajudar, por isso deve-se analisar bem antes de seguir com esta idia. Voc mesmo pode criar a pea bblica contando-a por algum narrador ou pelo prprio personagem. Deve -se ter bastante movimento e dilogo entre os personagens. Seja criativo. No se pode esquecer de introduzir a mensagem da Salvao durante alguma cena. Voc tambm encontra peas de teatro e fantoches prontos em livrarias e lojas evanglicas. Brincadeiras e gincanas: Esta uma forma bastante divertida de ensinar s crianas os caminhos do Senhor, mas deve-se ser cauteloso ao escolher o lugar e o horrio para este mtodo. Existem diversas gincanas infantis que podem ser adaptadas para passar mensagens bblicas como: Batata-quente bblico (a criana com quem o objeto parar deve falar algum versculo que memorizou); Dana da cadeira crist (quem ficar em p canta um novo hino para a prxima rodada); Forca Bblica (com nomes ou temas da bblia); etc. Tente ter novas idias e criar novas brincadeiras, as crianas vo amar. Bate-papo: perfeito para lugares calmos e que exigem silncio como hospitais. Converse com as crianas sobre a vida de Jesus e o amor de Deus por elas. Permita que elas falem sobre seus cotidianos e contem histrias da qual passaram, assim, ensine-as a agir conforme a vontade de Deus e direcione-as ao Caminho da Salvao. Esta u ma forma gostosa e tambm bastante eficaz de levar as crianas a Cristo.

Ore a Deus e escolha os melhores mtodos para voc evangelizar. Anlise qual se encaixa melhor no seu perfil e invente novas estratgias para no perder nenhuma oportunidade.

Captulo 4

Como levar a criana a aceitar a Cristo?


Apontar o caminho da Salvao a uma criana a parte principal e mais delicada do Evangelismo. Quando o apelo para aceitar a Cristo feito, devemos ter a certeza de que todos entenderam a importncia daquele ato que esto prestes a fazer, para que eles possam realmente nascer em Deus e receber a verdadeira Salvao a partir daquele momento. O dever de um professor/ evangelista mostrar a criana a necessidade de se salvar, use a palavra de Romanos 3:23: Pois todos pecaram e carecem da Glria de Deus. Mostre o caminho, Jesus, como diz em I Corntios 15:3 e 4. Leve-a a receber o presente que Deus nos deu, a Salvao, citado em Joo 1:12: Mas, a todos quantos o receberam, deu -lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crem no Seu nome. Por fim, mostre-a, em Joo 3:36, que ao receber a Cristo, ela pode ter a certeza de sua Salvao. Esteja sempre em orao para que Deus prepare a situao perfeita. Faa o apelo confiando que o Esprito Santo est operando nos coraes das crianas naquele momento. Deixe o Esprito Santo te guiar completamente. D a criana a oportunidade de fazer sua deciso orando silenciosamente ou pea que ela levante sua mo ou fique de p. Sempre pea para que as crianas que fizeram a orao (repetindo a do professor/ evangelista) conversem com voc ou algum outro evangelista no final da reunio, isso muito importante para voc saber se a criana entendeu mesmo a atitude que tomou, sabendo exatamente o significado da Salvao, se ela no est imitando outra criana ou quer te agradar, depois ore por ela. Deixe claro que esta orao s necessria ser feita uma vez. A orao de aceitao a Cristo deve ser breve, clara e pessoal, ou seja, utilize frases enfatizando a palavra voc para a criana saber que especialmente para ela e no para todos em conjunt o. Veja este exemplo de orao:Querido Senhor Jesus, eu sei que sou pecador e estou triste por causa dos meus pecados. Eu acredito que o Senhor morreu em uma cruz para me salvar e agora eu te recebo como meu salvador. Entre em meu corao, lava-me dos meus pecados e me salve. Obrigado por me ouvir e atender. Amm. Existem algumas maneiras fceis de apresentar a Salvao claramente a criana. Veja algumas sugestes: Cores: Use folhas de cartolina colorida, do tamanho de uma folha de sulfite, para explicar cada passo da Salvao. Use uma folha da cor amarela ou dourada representando o amor de Deus Precioso como o ouro, maravilhoso e grandioso Em seguida use uma folha azul para representar o cu lugar que Deus preparou para quem tem o corao limpo Depois mostre uma folha preta simbolizando o estado do corao de quem no salvo Sujo, impuro, com pecados Diga que Jesus morreu na cruz e ressuscitou para que fossemos salvos com uma folha vermelha representando o sangue que Jesus derramou por ns E finalize mostrando uma folha branca corao puro, limpo - explicando o que acontece com quem aceita a Cristo.

Smbolos: basicamente o mesmo mtodo das cores, mas voc simboliza cada um com:

Circulo dourado ou amarelo Amor de Deus precioso e sem fim (mostre a circunferncia do crculo).

Corao escuro Impureza, pecado. Quando no h salvao. Deus no gosta.

Sepultura aberta e cruz vermelha Morte e ressurreio de Jesus. Jesus morreu para nos salvar.

Corao branco Limpo, puro, livre do pecado. Corao pronto para entrar no cu.

Dedos: Faa com que a criana relacione cada dedo com cada etapa da mensagem: Polegar Legal - Deus me ama (Joo 3:16). Indicador Aponta pra mim Eu pequei (Romanos 3:23). Mdio Jesus O maior Cristo morreu por mim (Romanos 5:8). Anelar Aliana com Deus. Pra sempre - Eu o recebo (Joo 1:12). Mnimo Mesmo eu sendo pequenininho Estou salvo (Joo 6:47)

importante ler, em todos os mtodos, cada versculo bblico que se refere as etapas da salvao.

Captulo 5:

Materiais e mtodos auxiliares


Hoje em dia vemos na Televiso, revistas e internete milhares de atrativos s crianas, desenhos, msicas, e imagens que ficam gravadas na mente dos pequeninos. Sabemos que as crianas amam coisas que prendem sua ateno e ajudem a lembr-las de algo. Ento porque no utilizar as mesmas estratgias para ensinar a Palavra de Deus? Por isso, sempre que puder, utilize visuais, msicas e versculos para deixar gravado n cabea e a no corao de cada criana a mensagem que o Senhor quer passar a elas. Visuais: So usados para ilustrar histrias, cnticos e versculos. Ajudam a ensinar, esclarecem as mensagens e prendem a ateno. O professor/ evangelista pode preparar os visuais de acordo com o que vai ensinar s crianas. Visuais podem ser cartazes, figuras, objetos, fotos, etc. Como por exemplo, os smbolos e as folhas de cores citadas no captulo anterior para ilustrar a mensagem da Salvao. Os visuais devem ser simples e claros, fceis de enxergar, deve m ser variados para no serem cansativos para as crianas. Preste ateno para ter certeza de que todos esto vendo o visual mostrado e para no escond-los com seu corpo e mos. Seja criativo e organizado para que seus visuais no se tornem uma arma contra a mensagem passada. Cnticos : Para alegrar e preparar o ambiente para a mensagem a ser passada, nada mais divertido e gostoso do que corinhos cantados com todas as crianas. Muitas vezes, a histria e os versculos podem ser esquecidos, mas as msicas ficam gravadas na memria das crianas e so um timo mtodo de evangelizao, pois as crianas sempre as saem cantando em casa, na escola, entre os amiguinhos, etc. Atravs deles as crianas aprendem a importncia de adorar e louvar a Deus. Os corinhos devem ser compostos de palavras de fcil entendimento, devem ser breves e escolhidos com antecedncia pelo professor/ evangelista para dar nfase mensagem a ser passada. Use visuais para ajudar as crianas a aprender os cnticos novos e os repita vrias vezes. Crie gestos e danas para ajudar as crianas a se desinibirem. Com certeza os cnticos vo te ajudar muito. Memorizao de versculos: So de extrema importncia no ensino de mensagens bblicas (leia Deuteronmio 6:6 e 7) e fortalecem a vida espiritual da criana convertida. A infncia o tempo ideal para memorizao. Para ensinar um versculo s crianas, leia-os diretamente da Bblia explicando e citando a referncia, repita-o com as crianas diversas vezes de formas diferente (fazendo brincadeiras ou gesticulando), faa visuais relacionados ao versculo com figuras ou em forma de quebra-cabea. Crie interesse nas crianas a aprenderem versculos novos e mostre a importncia de ler a Bblia. Distribua desenhos ou marca-textos ilustrando ou escrito com versculo memorizado para as crianas pintarem e guardarem com elas. Faa uma lista de versculos que voc j ensinou e use-os quando for necessrio.

Orao: importante que o professor/ evangelista ensine as crianas a orar, pois com isso elas aprendero a ter mais intimidade com Deus e busc-Lo sempre que desejarem. A orao deve ser breve e disciplinada, sempre que houver desordem durante o momento de orao, pode-se ensinar que pecado e um desrespeito a Deus, pelo qual deve-se pedir perdo. Seja solene e tranqilo durante a orao, ao mesmo tempo fale com expresso e sentimento. Prepare este momento com um cntico suave e sem muitos movimentos ou com uma conversa adequada.

Esta apostila foi escrita tendo como base o livro: Apascenta meus cordeiros Orientao, mtodos e sugestes para o professor/ evangelista de crianas 9 edio da APEC (Aliana Pr Evangelizao das Crianas).

You might also like