You are on page 1of 18

Universidade de Braslia Departamento de Servio Social Disciplina: Seguridade Social I - Previdncia Social Prof: Priscilla Maia

Slides
Unidade I
A origem e o desenvolvimento da Seguridade Social nos pases do capitalismo central, com nfase na trajetria histrica da Previdncia Social.

EUZBY, Alain. Proteo Social, Pilar da Justia Social. In: SPOSATI, A. (org). Proteo Social de Cidadania: incluso de idosos e pessoas com deficincia no Brasil. Frana e Portugal. So Paulo: Cortez, 2004. Concepo de Proteo Social Redistribuio de renda em favor dos doentes, invlidos, de famlias com filhos dependentes, dos desempregados e dos pobres
Fator de Justia Social / fator de paz A ideia de justia social foi base das garantias sociais alems: sistemas de proteo social Bismarckiano e tambm influenciou Beveridgiano.

Objetivos do texto: 1.Verificar em que medida os ensinamentos de certas teorias de justia social esclarecer os fundamentos da proteo social; 2. Ressaltar que mesmo que a globalizao da economia provoque uma predominncia das questes econmicas face as questes de justia social, ela torna a proteo social mais necessria; 3. Afirmar a partir de dedues, a necessidade de promover proteo social em escala mundial.

Ensinamentos das Teorias da Justia Social A expresso justia social bastante invocada, mas permanece como um termo vago e sujeito a uma grande diversidade de interpretaes; Marco para o desenvolvimento de teorias sobre justia social: Jonh Rawls; Tais teorias apresentam grande diversidade, mas todas tem por objetivo determinar o conjunto de princpios que regem a definio e a distribuio equitativa dos direitos e deveres entre membros da sociedade; As teorias sobre justia social so bastante numerosas, algumas de anlise meramente formais e abstratas com campo de aplicao impreciso Diferenas radicais Variaes sutis Foco do texto: teorias cujo contedo esclarea as relaes entre justia social, proteo social e limitao das desigualdades sociais.

Sociedade Justa , acima de tudo, uma sociedade livre. Justia social ameaa a liberdade individual, em especial o direito propriedade.
Libertarianos

(Hayek e Nozick)

O Estado deve ser mnimo. A proteo social estatal uma forma de escravido. Azar das pessoas sem sorte e que sofrem desigualdades chocantes. A liberdade cobra esse alto preo

Libertarianos

(Hayek e Nozick)

Hayek a idia de justia social duas vezes perigosa:

1. Personifica a sociedade: invibiliza as pessoas


2. Considera a sociedade como uma organizao cujos membros devem cumprir os mesmos objetivos

A justia social ameaa a liberdade

Estado Mnimo: proteo contra violncia, roubo ou fraude e a garantia do respeito aos

contratos. Ao combater desigualdade o Estado viola o direito de propriedade


(redistribuio via imposto) e a liberdade (as pessoas no so consultadas se querem redistribuir ou no suas riquezas)

Filantropia = liberdade
Proteo Social Estatal = escravido

As decises, as polticas e as instituies somente sero socialmente justas quando contriburem para a maximizao da utilidade coletiva a maior felicidade para o maior nmero de gente utilidade Mas, a maximizao coletiva depende da maximizao da utilidade Utilitarismo individual, que pode gerar desigualdades e o sacrifcio do direito de algumas pessoas. A idia de proteo social, como forma de justia social tem duas

(J. Benham e
J.S Mill)

apreciaes distintas:
Negativa: menos incentivo ao trabalho, impostos maiores, menos crescimento econmico - menos utilidade coletiva: menor bem-estar. Positiva: menor desvantagens sociais possibilita uma melhor coeso/integrao social os custos da proteo social so justificveis.

Utilitarismo
(J. Benham e J.S Mill)

Loja de Bicicletas

ou
Como definir utilidade? 1. 2. 3. 4. Defina uma questo. Enumere as vantagens e desvantagens de cada possibilidade de resposta Verifique o que mais desejvel que possui mais vantagens (indivduo e coletividade) Decida pela melhor alternativa

Doutrina consequencialista: est interessada nas consequncias das aes, polticas e instituies
Preferncias, desejos e prazeres: materiais ou morais, mas racionais!

Justia Social - diviso equnime dos bens sociais primeiros

A partir do princpio da imparcialidade da dita posio original vu da


ignorncia: 1. Igualdade de liberdade de base; Rawls

2. Justa igualdade de chances (a origem social no deve ser determinante


de vida) 3. Princpio da diferena (disposies que protegem e promovem os mais

desfavorecidos).

Os princpios 2 e 3 justificam a instituio de aes que atenuam a

influncia das contingncias sociais e da sorte Proteo Social


(implcito)

Rawls Nasce de uma crtica ao utilitarismo: no cr na maximizao da soma das satisfaes individuais, sem pensar na maneira redistribu-la e na liberdade. Objeto da justia a estrutura de base da sociedade ou, mais exatamente, a forma pelas qual as instituies sociais mais importantes repartem os direitos e deveres fundamentais e determinam a distribuio das vantagens obtidas atravs da cooperao social. O livre funcionamento dos mecanismos de mercado no levam em conta as necessidades por isso preciso buscar a justia social Todavia, a teoria de Rawls no considerou os bens naturais primeiros, aceitando assim, que haja desigualdades. Rawls fiel a tradio liberal: considera o princpio da liberdade anterior e superior ao princpio da igualdade. Bem como o princpio da igualdade de oportunidades superior ao princpio da diferena. Ao unir estas duas concepes sob a idia da justia, sua teoria usualmente designada como "liberalismo igualitrio", incorporando tanto as contribuies do liberalismo clssico quanto dos ideias igualitrios da esquerda.

Amartha Sen

No basta distribuir igualmente os bens sociais primeiros. preciso corrigir tambm as desigualdades oriundas dos bens naturais, para que todos possam dispor das mesmas possibilidades de escolha e das mesmas oportunidades Preocupao: abarcar a diversidade e heterogeneidade dos seres humanos: idade, hereditariedade, sade, aptides fsicas e intelectuais, pois, tais fatores determinam possibilidades muito diferentes para realizar seus desejos, mesmo que se usufrua dos bens sociais primeiros de modo similar.

Amartha Sen

Dois conceitos: Capabilidades: possibilidades e chances que uma pessoa tem de realizar seus objetivos/liberdade para escolher seu tipo de vida Funcionamento: todos os modos de agir dos indivduos (p.21) Logo, a relao entre o acesso aos bens sociais primeiros e bem-estar varia conforme as pessoas as diferenas de possibilidades que os indivduos possuem determinam suas possibilidades de converter seus bens sociais em liberdade para buscar seus objetivos (capabilidade). Por exemplo: pessoa com deficincia. Assim, preciso ento equalizar as capabilidades ir mais longe que equalizar os bens sociais. Para tal preciso: Liberdade poltica; Facilidades econmicas; Oportunidades sociais (sade/educao); Garantia de transparncia pblica, e Rede de proteo social para pessoas vulnerveis.

Justia social: garantir realizaes fundamentais. 1. Recursos externos (rendas riquezas); 2. Fatores internos que os indivduos no dominam (dons naturais);

Fleurbaey

3. Fatores internos que os indivduos dominam (esforos, objetivos,


etc). Justia Social - Proteo Social: ao efetiva nos pontos 1 (reduzir desigualdades aos recursos externos) e 3 (fortalecer tais fatores: educao, formao, integrao social, etc)

Concluindo...

Os princpios de justia de Rawls, as anlises em termos de compensao de Sen e Fleubaey, bem como, em certos casos, as abordagens utilitaristas, so bases de sustentao da proteo social como fator tico.

Proteo Social: conjunto de mecanismos de redistribuio de rendas que tem por misso beneficiar os menos protegidos pela eficcia do sistema econmico, ampliar o leque de possibilidades oferecidas aos indivduos no curso de sua vida, favorecer a igualdade de chances, reduzir ou erradicar as desigualdades ligadas a fatores negativos que reduzem as potencialidades (capabilidades) de algumas pessoas, contribuindo para o bem-estar individual e coletivo.

A injustia num lugar qualquer uma ameaa justia em todo o lugar. Martin Luther King Jr.

You might also like