You are on page 1of 4

SISTEMAS DE INFORMAO GERSON DE DEUS OLIVEIRA

RESPOSTA DA AVALIAO 2 PROCESSO DE NEGCIO

Salvador 2011

1. O que voc entendeu sobre processos de negcio? R - Processo de negcio consiste em um conjunto de aes relacionadas entre si de forma lgica e coerente a fim de promover uma sada favorvel organizao.

2. Como voc classificaria os diversos tipos de processos existentes nas empresas? Exemplifique cada tipo. R - Processos primrios ou de negcio Os processos primrios incluem as atividades que geram valor para o cliente. Podem ainda ser entendidos como aqueles que caracterizam a atuao da empresa e que so suportados por outros internos, resultando no produto ou servio que recebido por um cliente externo (GONALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: produo, venda, recebimento e atendimento de pedido (cliente).

Processos de suporte ou apoio

Os processos de suporte so os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessrio ao funcionamento adequado dos processos primrios (GONALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: folha de pagamento, call center, recebimento e atendimento de pedido (fornecedor de material).

Processos gerenciais

Processos gerenciais so aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relaes e incluem as aes de medio e ajuste do desempenho da organizao. Neste tipo de processos, incluem as aes que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negcio (GONALVES, 2000). Segundo Davenport (1994) os processos de gerenciamento envolvem planejamento, fixao de metas, monitoramento, tomada de decises e comunicao com relao aos processos ativos operacionais-chave de uma empresa. Tais atividades no so, em muitos casos, desempenhadas a servio de clientes especficos. Os processos ainda podem ser classificados quanto sua hierarquia. Segundo Reis e Blattman (2004, p.08), a hierarquia do processo a forma de classificar os processos de acordo com o seu grau de abrangncia na organizao. As autoras sintetizam a hierarquia desta maneira:

Macroprocesso: um processo que geralmente envolve mais de uma funo da organizao, cuja operao tem impactos significativos nas

demais funes. Dependendo da complexidade, o processo dividido em subprocessos; Subprocessos: divises do macroprocesso com objetivos especficos, organizadas seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas sadas em um nico departamento; Atividades: os subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compem, e em um nvel mais detalhado de tarefas.

3. Qual a diferena entre uma estrutura organizacional baseada em processos e uma estrutura baseada em funes? Em sua opinio, qual estrutura (funes ou processos) a mais adequada aos sistemas ERP? Explique. R - Segundo Davenport (2004), a estrutura por processo pode ser distinguida das verses mais hierrquicas e verticais da estrutura organizacional, pois enquanto a segunda tipicamente uma viso fragmentria e estanque das responsabilidades e das relaes de subordinao, a primeira uma viso dinmica da forma pela qual a organizao produz valor. Ainda segundo o autor, a abordagem de processo das atividades implica uma nfase relativamente forte sobre a melhoria da forma pela qual o trabalho feito, em contraste com um enfoque nos produtos ou servios oferecidos ao cliente.

4. Qual o papel da Tecnologia da informao numa organizao estruturada com base nos processos? R A tecnologia da informao tem um papel bastante importante na automatizao de tarefas e na prpria execuo dos processos das empresas ,ela pode ser empregadas em diversas atividades de apoio e gesto de processos na visualizao do processo, na automatizao do que interessante automatizar na execuo e na gesto do processo, na sincronizao das atividades,na coordenao dos esforos, na comunicao dos dados e na monitorao automtica do desempenho. 5. Quais so os estgios na evoluo de uma empresa em direo organizao por processos? Descreva as caractersticas de cada estgio. Basicamente cinco, os estgios na evoluo de uma empresa em direo organizao por processos: O Estgio A, est ligado basicamente a identificar os processos da empresa. Nesse estgio as empresas ainda no deram passos decisivos em direo estruturao por processos, geralmente nesse estgio as empresas s conseguem perceber seus processos de manufatura; No Estgio B, as empresas j tm seus processos e subprocessos identificados, porm o foco do esforo ainda est centrado nas funes. Seus processos so enquadrados na estrutura funcional e geralmente formas de

trabalho antigas. As empresas dessa categoria limitam-se a aperfeioar os gargalos e obter mais eficincia operacional; No estgio C, embora j tenham identificados seus processos e melhorado seus processos essenciais, ainda raciocinam por funes. Nessas empresas, o poder ainda se concentra nas unidades verticais, que resistem fortemente idia de horizontalizar a gesto. Geralmente, o mximo que podem tentar aperfeioar seus processos essenciais, acrescentando-lhes tecnologia e cortando as atividades e funes que no agregam valor para o cliente final; No estgio D, Distribuem seus recursos ao longo de seus processos essenciais e atribuem a responsabilidade da gesto de cada processo essencial a um processo owner. No entanto, ainda trabalham com estruturas antiquadas e, apesar de estar comeando a obter resultados, a nfase em processos provoca um alto desconforto na organizao. Em termos de negcios, podem conseguir aperfeioar bastante o desempenho de processos isolados, integrando-os aos processos auxiliares; Por fim, no estgio E, geralmente so empresas novas que j foram desenhadas pela lgica dos processos essenciais. So empresas capazes de realizar a gesto integrada de seus processos essenciais e de colher os resultados dessa integrao. Sua grande tarefa a monitorao permanente da definio do seu negcio e o ajuste dos processos adequados para seu negcio sempre que necessrio, adequando a organizao a cada momento, como um organismo vivo.

6. Considerando os estgios na evoluo de uma empresa em direo organizao por processos, identifique em qual deles se encontra a organizao em que voc trabalha. Justifique sua resposta.

R - A empresa onde trabalho uma empresa de Tecnologia da Informao, prestadora de servio para algumas grandes empresas, como a TIM Brasil, Petrobras, Grupo Braskem entre outros. Ela est localizada no estgio C, pois trabalha em busca da melhoria constante de seus processos, raciocina por funes, mesmo que conhea bem os seus processos, usa Case managers para melhorar cada vez mais o relacionamento com o cliente.

You might also like