You are on page 1of 15

SISTEMA HBRIDO ELICO-FOTOVOLTAICO-DIESEL PARA ELETRIFICAO DA COMUNIDADE DE SO TOM - MUNICPIO DE MARACAN - PAR

Joo Tavares Pinho1 Marcos Andr Barros Galhardo1

Rodrigo Guido Arajo2

1. GEDAE/UFPA Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energticas/Universidade Federal do Par Caixa Postal: 8605 - CEP: 66075-900 - Belm - Par - Brasil Tel./Fax: (91) 3183-1977 / 3183-1299 2. CENPES/PETROBRAS E-mails: jtpinho@ufpa.br galhardo@ufpa.br r.guido@petrobras.com.br

RESUMO Este trabalho trata de um sistema hbrido piloto elico-fotovoltaico-diesel para eletrificao de uma comunidade isolada no estado do Par, descrevendo seus componentes, apresentando uma estimativa da energia gerada pelas fontes renovveis e os custos evitados com o uso de combustvel. Ele apresenta ainda o sistema de medio remota usado para monitorar as variveis eltricas e meteorolgicas de interesse, e um novo modelo de gesto e de tarifao implementado usando um sistema pr-pago. O sistema iniciou sua operao no incio de setembro de 2003 e est em sua fase inicial de monitorao e testes, estando j prevista a expanso da gerao com fontes renovveis para atender a crescente demanda de energia.

Palavras-chave: Sistema Hbrido, Eletrificao Rural, Sistemas Isolados, Energia Solar, Energia Elica.

1. INTRODUO A nova realidade do mercado brasileiro de energia, que se iniciou com o processo de privatizao do setor eltrico e a criao das agncias reguladoras para esse mercado, trouxe novas perspectivas ao mercado de energia eltrica, envolvendo o setor privado. Para o segmento tradicional do setor eltrico h uma caracterizao bem definida do perfil do consumidor representado pelas grandes indstrias e centros urbanos. Existe, contudo, uma considervel parte da populao brasileira que no atendida pela energia eltrica das redes de distribuio das concessionrias. Essas pessoas vivem em regies remotas, geralmente de acesso difcil, e representam pequenas cargas, o que torna sua conexo rede convencional economicamente invivel. Este cenrio particularmente verdadeiro na Regio Amaznica, onde pequenos e mdios ncleos urbanos no so atendidos e no tm perspectiva de o serem por meio de extenso de rede em um futuro prximo. Contudo, vrios desses locais dispem de fontes naturais renovveis de energia, apropriadas para a gerao de energia eltrica em pequena escala, tais como a solar, a elica, a hidrulica, e a biomassa. Um modelo de gerao eltrica que parece adequado para essas localidades aquele de sistemas hbridos, que utilizem geradores a diesel para suprir os dficits ocasionais das fontes renovveis. De forma a contribuir para a caracterizao desse mercado e tambm para o estabelecimento de uma poltica de atendimento a essas populaes, o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energticas da Universidade Federal do Par (GEDAE/UFPA), em parceria com a ARCON1, a REDE/CELPA2 a Prefeitura Municipal de Maracan e contando com recursos paritrios da FINEP3 e da PETROBRAS4, desenvolveu um projeto de gerao de eletricidade, usando as energias solar e elica como base de um sistema hbrido com um gerador diesel, para atender a comunidade de So Tom, no interior do estado do Par. A escolha dessa comunidade foi baseada no

1 2

Agncia Estadual de Regulao de Servios Pblicos Concessionria local 3 Financiadora de Estudos e Projetos 4 Petrleo Brasileiro S. A.

fato dela poder ser considerada um exemplo de uma situao comum na regio, ou seja, uma localidade no atendida, com bons ndices de radiao solar e velocidades de vento. A comunidade tem cerca de 230 habitantes e basicamente composta por 66 prdios, espacialmente distribudos de forma irregular, incluindo uma escola, um centro comunitrio, duas igrejas (catlica e evanglica) e trs pequenos comrcios, e est localizada nas coordenadas geogrficas 04603S e 472712O.[1] O sistema foi projetado com base em dados de radiao solar e velocidades de vento de localidades prximas, com caractersticas geogrficas similares, de forma a atender as necessidades bsicas de eletrificao comuns a esse tipo de localidade, tais como iluminao pblica e residencial, sistema comunitrio de bombeamento de gua, e alguns eletrodomsticos de baixo consumo, como televisores, rdios, refrigeradores, etc. 2. DESCRIO DO SISTEMA ELTRICO O sistema de gerao composto por trs fontes primrias distintas: elica, fotovoltaica e diesel. A gerao elica feita com uma turbina de 10 kW, instalada em uma torre treliada estaiada, de 30 metros de altura. A gerao feita em velocidade varivel, em corrente alternada trifsica, que passa atravs de um retificador, armazenamento em banco de baterias e inversor, para ser entregue rede de distribuio em 127/220 V e 60 Hz. A gerao fotovoltaica composta por um arranjo de 40 mdulos de 80 Wp cada, totalizando uma capacidade de 3.2 kWp. Ela usa o mesmo banco de baterias que o subsistema elico, bem como o mesmo sistema de converso DC/AC do banco de baterias para a rede de distribuio. A gerao diesel, composta por um gerador trifsico de 20 kVA, em 127/220 V e 60 Hz, utilizada somente durante os perodos em que as geraes solar e elica no sejam suficientes para alimentas a carga. A opo pela gerao diesel fundamental para garantir a continuidade do fornecimento aos consumidores.

O banco de baterias composto por 40 baterias de chumbo-cido de 12 V/150 Ah cada, perfazendo uma capacidade total de 72 kWh, dos quais apenas 30 % so usados como energia til, pelo fato da limitao da profundidade de descarga aumentar a vida til das baterias. Essa energia corresponde a 21,6 kWh, que so suficientes para atender o consumo mdio previsto por pelo menos quatro horas. A distribuio feita por uma rede de baixa tenso trifsica (127/220 V) de pequena extenso, para atender aos consumidores. A figura 1 mostra o diagrama esquemtico com a configurao bsica do sistema, onde so indicados tambm os parmetros monitorados e seus pontos de medio.

Figura 1 - Diagrama esquemtico do sistema hbrido. O sistema iniciou sua operao no incio de setembro de 2003. 3. DESCRIO DO SISTEMA DE MONITORAO REMOTA As variveis de interesse para a monitorao remota da operao do sistema hbrido so divididas em duas categorias: meteorolgicas e eltricas. Os pontos de medio dessas variveis no sistema de gerao so indicadas na figura 1, e o esquema de monitorao mostrado na figura 2.

Figura 2 - Diagrama esquemtico do sistema de monitorao remota. As variveis meteorolgicas de interesse so as velocidades do vento a 10 e 30 metros, sua direo, a radiao solar global no plano horizontal e a temperatura. Esses dados so coletados em intervalos de 1 segundo, integrados a cada 10 minutos, e armazenados em uma unidade de aquisio de dados conectada ao sistema central de monitorao por meio de um cabo serial. Os dados podem ser acessados pela unidade central de acordo com a programao estabelecida. Em relao s variveis eltricas, todas as tenses e correntes DC e AC so monitoradas, alm da freqncia de sada do inversor. Por meio de uma conexo via telefonia celular, todos os dados so enviados, em intervalos prdeterminados para o laboratrio do GEDAE/UFPA, de onde o sistema pode tambm ser acessado quando desejado. Um programa computacional foi desenvolvido especialmente para acessar os dados, coleta-los e processa-los de acordo com suas caractersticas fsicas. O programa permite o ajuste dos intervalos de amostragem e integrao, alm de oferecer diversas opes para o processamento dos dados.

4. GERAO E CONSUMO O consumo da comunidade foi inicialmente estimado com base em levantamento preliminar, no qual foram verificados os eletrodomsticos e lmpadas que eram disponveis nas residncias (usando baterias), aqueles que eles teriam condies de adquirir, e tambm com base em experincias prvias com sistemas similares, onde se observou que as cargas instaladas eram raramente superiores a 300 W por residncia.[2-4] Com base nesse levantamento, a carga total instalada foi estimada em cerca de 15 kW, com a carga mdia em torno de 1/3 desse valor, ou seja, 5 kW. A energia mdia diria foi estimada em 120 kWh e a mdia mensal em 3.600 kWh. No foi possvel determinar a sazonalidade do consumo. Aps o incio de funcionamento do sistema, observou-se que a carga mdia era de apenas cerca de 1/6 da potencia total instalada estimada, ou 2,5 kW. A energia mdia diria ento 60 kWh e a mdia mensal 1.800 kWh. Isso se deve ao baixo poder aquisitivo da populao local, mas espera-se um aumento na carga. Em relao gerao, os valores da energia fornecida pelas fontes renovveis tambm foram estimados, devido a no se dispor de dados precisos de seus potenciais anteriormente execuo do projeto, uma vez que a estao meteorolgica iniciou sua operao somente no final de novembro de 2002. Para fazer essa estimativa, os dados de radiao solar de Belm (menos de 100 km em linha reta da vila) foram utilizados, e os de velocidade de vento foram tirados de extrapolaes a partir de dados de localidades prximas com caractersticas geogrficas semelhantes.[5-6] A radiao solar usada para os clculos mostrada na Tabela 1.

Tabela 1 - Radiao global mdia. Ms Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez kWh/m2.dia 4,46 4,32 4,41 4,60 5,22 5,61 5,78 5,85 5,82 5,85 5,75 4,45

Os valores desta tabela, bem como os de velocidade de vento, juntamente com a curva de potncia da turbina escolhida [7], foram usados para determinar as energias geradas por cada subsistema com fontes renovveis (elico e fotovoltaico). Observou-se atravs das medies feitas pela estao meteorolgica que os valores reais so um pouco menores do que os previstos, resultando em menos energia gerada. Para a radiao solar, os valores medidos esto prximos dos previstos. A tabela 2 mostra a energia gerada calculada a partir dos dados medidos e utilizando o programa das referncias [8] e [9].

Tabela 2 - Gerao elica, fotovoltaica (PV) e total (em kWh e % da carga). Ms Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total Elica 818,18 327,85 439,95 319,61 326,99 238,52 336,66 488,78 744,60 792,75 732,89 805,62 6.372,40 % PV 45,5 299,56 18,2 225,81 24,4 295,39 17,8 302,72 18,2 350,18 13,3 358,74 18,7 391,60 27,2 446,22 41,4 453,04 44,0 422,60 40,7 427,24 44,8 360,42 29,5 4.333,52 % 16,6 12,5 16,4 16,8 19,5 19,9 21,8 24,8 25,2 23,5 23,7 20,0 20,1 Total 1.117,74 553,66 735,34 622,33 677,17 597,26 728,26 935,00 1.197,64 1.215,35 1.160,13 1.166,04 10.705,92 % 62,1 30,8 40,9 34,6 37,6 33,2 40,5 51,9 66,5 67,5 64,5 64,8 49,6

Como pode ser observado desta tabela, durante o perodo de setembro a janeiro cerca de 65 % do consumo atendido pelas fontes renovveis, economizando uma quantidade significativa de combustvel. Os meses mais crticos so de fevereiro a junho, quando a gerao elica baixa, sendo algumas vezes menor que a fotovoltaica, e somente cerca de um tero do consumo atendido pelas fontes renovveis. Isso se deve s freqentes chuvas na regio, que reduzem no somente a intensidade da radiao solar, mas tambm as velocidades de vento na localidade. Durante esses meses, a gerao diesel muito importante para garantir a confiabilidade do sistema. Se no houvesse as fontes renovveis, o consumo de diesel para atender a carga mdia da comunidade, nos perodos dirios de 4 e 24 horas, foi estimado, atravs da curva de consumo da figura 3, como sendo respectivamente: Dirio: 8 L e 48 L; Mensal: 240 L e 1.440 L; Anual: 2.920 L e 17.520 L.

Figura 3 - Curva de consumo do gerador a diesel. O perodo de 4 horas entre 18:00 e 22:00 h normalmente usado na regio para tornar a operao e a manuteno do gerador a diesel economicamente vivel. Considerando esses perodos e os dados da tabela 2, pode-se mostrar que 2.920 L e 8.690 L de diesel seriam economizados anualmente, respectivamente para os perodos de operao de 4 e 24 horas, comparando-se a operao do gerador diesel com e sem as fontes renovveis. Isto representaria, ao custo atual do diesel na regio (1 L diesel = US$ 0,50), economias anuais de US$ 1.460,00 e US$ 4.345,00, respectivamente. Considerando a estimativa mostrada na tabela 3 para os custos de implantao do sistema, pode-se verificar que somente o custo evitado com combustvel, em relao opo de usar somente o gerador a diesel, seria suficiente para cobrir os custos de implantao do sistema hbrido em cerca de 21 anos, considerando o modo de operao de 24 horas. Tabela 3 - Estimativa de custos do sistema hbrido. Componente Subsistema elico Subsistema fotovoltaico Banco de baterias Gerador a diesel Controle e superviso Acessrios Rede de distribuio Total Total/habitante Preo (US$) 35.000,00 23.000,00 3.500,00 4.500,00 14.000,00 5.000,00 7.000,00 92.000,00 400.00

Com a operao e manuteno adequadas, a maior parte dos componentes pode ter tempo de vida til superior a esse perodo, com exceo do banco de baterias, que deve ser substitudo a cada 3 ou 4 anos. Esta uma anlise simplista que deve ser melhor considerada para fins de comparaes econmicas. Contudo, ela serve como um instrumento simples para indicar que os sistemas hbridos, eventualmente incluindo outras fontes renovveis localmente disponveis, podem ser de importncia vital no processo de universalizao dos servios de eletricidade que se encontra em fase de implantao no Brasil, especialmente no caso de regies mais isoladas tais como a Amaznica. 5. MODELO DE GESTO Um dos maiores problemas que tm sido encontrados no Brasil e em outros pases em desenvolvimento a sustentabilidade dos sistemas de eletrificao em rea isoladas. Isso se deve a vrios fatores, dentre os quais a pobreza, a falta de instruo e de polticas pblicas, etc. Os sistemas de gesto e tarifao at agora implementados no tm, em geral, sido bem sucedidos, contribuindo para a falha da maioria dos sistemas implantados aps algum tempo de operao exitosa. Isso refora o fato de que a tecnologia suficientemente madura, mas necessita de operao e manuteno corretas para funcionar de forma apropriada durante longos perodos. Espera-se que o sistema aqui apresentado seja economicamente vivel, isto , que uma poltica de tarifao de energia seja estabelecida, de forma a coletar os fundos necessrios para manter o sistema operando dentro dos padres recomendados de confiabilidade e segurana. Por essa razo, o projeto usa, pela primeira vez no Brasil, um sistema pr-pago, que parece ser adequado s caractersticas de renda sazonal da populao local. A escolha desse sistema deve-se ao fato de ele ser similar ao j utilizado pelos moradores locais para adquirirem seus energticos, ou seja, diesel, gasolina, querosene, velas, pilhas, recarga de baterias, etc.

O sistema composto pelos componentes mostrados na figura 4.[10] A central de processamento, onde os cartes so carregados com os crditos de energia situa-se em um local previamente escolhido e funciona como a concessionria. O posto de vendas est localizado na vila, vendendo cartes novos e recolhendo os j utilizados, para envi-los para recarga na central de processamento. Os medidores de energia (kWh) e os leitores de carto so instalados nas residncias dos consumidores. Quando o consumidor insere o carto no leitor, este registra os crditos de energia correspondentes e os apaga do carto. Uma vez que os crditos so reconhecidos pelo leitor, eles so enviados ao medidor, que permite e monitora a passagem de energia. Esse processo repetido cada vez que o consumidor insere um novo carto no leitor, sem a necessidade de ter utilizado os crditos antigos. Assim, o usurio pode acumular tantos crditos quantos necessitar para seu uso. Ele tambm pode monitorar esse consumo atravs das indicaes do medidor e control-lo de forma a adaptar-se ao seu oramento.

Figura 4 - Diagrama esquemtico do sistema pr-pago de tarifao. 6. EXPANSO DA GERAO O sistema hbrido elico-fotovoltaico-diesel de So Tom iniciou sua operao atendendo a 44 unidades consumidoras. Porm, j houve um aumento significativo do nmero de unidades consumidoras e da carga instalada em algumas delas, resultando no aumento da carga total instalada.

Alm disso, tem-se observado que a quantidade de energia gerada a partir das fontes renovveis tem sido inferior ao esperado originalmente, pelo fato do sistema de gerao ter sido dimensionado com base em dados meteorolgicos estimados a partir de medies obtidas em localidades com caractersticas semelhantes, como j mecionado. Atualmente, com os resultados da monitorao dos parmetros meteorolgicos desde final de novembro de 2002 e das anlises realizadas com os dados obtidos da gerao e do consumo desde setembro de 2003, dispe-se de condies mais precisas para um melhor dimensionamento do sistema hbrido, equacionando de forma mais adequada as capacidades das fontes individuais de gerao. Com o intuito de expandir os sistemas de gerao e distribuio de energia eltrica da Vila de So Tom, pretende-se expandir a gerao renovvel, com a aquisio de um aerogerador de 10 kW e mais 1,8 kWp de mdulos fotovoltaicos, totalizando uma potncia instalada de 20 kW de gerao elica e 5 kWp de gerao solar fotovoltaica. Com o aumento da demanda, totalizando 66 unidades consumidoras atendidas, tendo um consumo dirio de 90 kWh e 2.700 kWh/ms (considerando 24 horas de atendimento carga), a contribuio do sistema renovvel suprir a demanda mensal conforme o grfico da figura 5, economizando-se anualmente 11.965 litros (economia equivalente a US$ 5.982,50).

Atendimento do Sistema Renovvel


100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 jan fev mar abr mai jun

Elico FV Total

jul

ago

set

out

nov

dez

Meses

Figura 5 - Atendimento do sistema renovvel para uma demanda mensal de 2.700 kWh. 7. CONCLUSES O projeto piloto apresentado neste trabalho tem como principais objetivos: 1. Fornecer energia eltrica vila de So Tom para atender suas necessidades bsicas de forma contnua e sustentvel; 2. Apresentar solues com custos de implantao e operao razoveis, reduzindo o uso e o transporte de combustvel, diversificando as fontes de energia, aumentando a disponibilidade de energia, permitindo a independncia energtica e reduzindo os nveis de emisso de poluentes; 3. Monitorar a operao do sistema hbrido atravs da implantao de um sistema de superviso, que permita que as variveis eltricas e meteorolgicas de interesse sejam automaticamente obtidas, tanto localmente quanto atravs da internet; 4. Fazer uma avaliao scio-econmica para quantificar os impactos que o sistema causar no modo de vida da populao envolvida, enfatizando os aspectos de renda, sade, educao, informao, lazer e organizao social; 5. Servir de modelo para futuras implantaes de sistemas similares. Com base nessas premissas, o sistema foi projetado e encontra-se em operao desde setembro de 2003, estando atualmente em fase de testes e atendendo s necessidades da comunidade. Devido ao

crescimento da comunidade, tanto em nmero de consumidores quanto em carga instalada, est sendo estudada a expanso da contribuio das fontes renovveis no sistema de gerao. Espera-se que o projeto traga bons resultados, tanto de carter prtico quanto demonstrativo, capazes de estimular sua replicao para outras regies com caractersticas similares. 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1]A. H. C. Ribeiro, C. F. O. Barbosa e D. P. Cruz, Caracterizao Scio-Econmica da Comunidade de So Tom - Maracan - PA, Relatrio Tcnico No 1, GEDAE/UFPA, 2002. [2]U. H. Bezerra e J. T. Pinho, Experincias com a Implantao de Sistemas Hbridos de Gerao para a Eletrificao de Localidades Isoladas na Amaznia, XVII Conferncia Latino-Americana de Eletrificao Rural, Recife, 1999. [3]U. H. Bezerra, J. T. Pinho e D. C. Cunha, Proposal of a Wind-Diesel Generating System for the Algodoal Island, Brazil, WINDPOWER 98, Bakersfield, USA, 1998. [4]J. T. Pinho e U. H. Bezerra, A Concept of Wind-Diesel Hybrid Systems for the Electrification of Small Rural Communities in Brazil, WINDPOWER 98, Austin, USA, 1997. [5]L. C. S. Frade e J. T. Pinho, Wind Potential on the Coast of the State of Par/Brazil, IEEE-PES T&D 2002 LATIN AMERICA, So Paulo, 2002. [6]L. C. S. Frade, Estudo da Potencialidade de Energia Elica no Litoral do Estado do Par, Dissertao de Mestrado em Engenharia Eltrica, Universidade Federal do Par, 2000. [7]Bergey Windpower, Bergey Excel Wind Turbine Handbook, 2002. [8]W. N. Macedo e J. T. Pinho, ASES: Programa para Anlise de Sistemas Elicos e Solares Fotovoltaicos, AGRENER 2002 - 4 Encontro de Energia no Meio Rural, Campinas, 2002. [9]W. N. Macedo, Estudo de Sistemas de Gerao de Eletricidade Utilizando as Energias Solar, Fotovoltaica e Elica, Dissertao de Mestrado em Engenharia Eltrica, Universidade Federal do Par, 2002.

[10]

DIEBOLD/PROCOMP, Sistema de Pr-Pagamento de Energia Eltrica, Notas Tcnicas,

2002.

You might also like