You are on page 1of 10

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz1

Introduo

O trabalho que ora apresentamos tem como objetivo analisar a disciplinarizao da Lingustica em um curso de Letras, voltado formao de professores, observando como se d a conjuno entre os saberes da/sobre Lingustica e os saberes do/sobre o ensino de lngua portuguesa na formao de professores de lngua portuguesa.

Professora na UNOCHAPEC/SC; Doutoranda em Letras/Estudos Lingusticos PPGL - UFSM Laboratrio Corpus, sob orientao da Prof. Dr. Amanda Eloina Scherer. E-mail: neivadaluz@gmail.com.

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

Essa reflexo constituiu parte de nossa tese de Doutoramento em Letras, na rea de Estudos Lingusticos, na Universidade Federal de Santa Maria sob orientao da Prof. Dr. Amanda Eloina Scherer. Em nosso trabalho de tese, intitulado provisoriamente de Lingustica e ensino: nos entremeios de discursos, discutimos o modo como se d a constituio de um lugar institucionalizado para a cincia e para a disciplina de Lingustica nos Cursos de Letras, e tambm como se constitui o lugar do linguista na formao de professores de lngua portuguesa, tendo como objeto de anlise um Curso de Letras, criado nos anos finais da dcada de 1980, em uma universidade do Oeste Catarinense. Para tal, tomamos a anlise de discurso (AD, doravante) de linha francesa, de orientao pecheutiana, como dispositivo terico de interpretao.

Referencial terico

Para proceder ao trabalho analtico, mobilizamos a noo de formao discursiva (FD), cunhada por Pcheux (1995), tomada de emprstimo de Foucault (1969), em nosso aparato terico para compreendermos como se d o aparecimento, deslocamento e disperso dos sentidos que se vinculam a diferentes domnios de saberes. Nas palavras de Pcheux (1995, p. 160):

Chamaremos, ento, de formaes discursivas aquilo que, numa formao ideolgica dada, isto , a partir de uma posio numa conjuntura dada, determinada pelo estado de luta de classes, determina o que pode e deve ser dito (articulado sob a forma de uma arenga, de um sermo, de um panfleto, de uma exposio, de um programa, etc.).

A noo de FD encontrada em Pcheux, na obra em Semntica e Discurso (1995), correspondendo a um domnio do saber, que constitudo por enunciados discursivos que representam um modo de relacionar-se com a ideologia.

173
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

Nessa perspectiva, preciso que se considere o vnculo sujeito, histria e ideologia, pois Os indivduos so interpelados em sujeitos-falantes (em sujeitos de seu discurso) pelas formaes discursivas que representam na linguagem as formaes ideolgicas que lhes so correspondentes (Ibid., p. 161). Segundo Pcheux, ao se reconhecer que a FD o lugar de constituio dos sentidos, preciso tambm considerar que toda FD dissimula, pela transparncia do sentido que nela se constitui, sua dependncia com respeito ao todo complexo com dominante das formaes discursivas (Ibid., p. 162). O autor, ento, prope chamar de interdiscurso a esse todo complexo com dominante das FDs, esclarecendo que ele tambm submetido lei da desigualdade-contradio-subordinao. Para Courtine (1981), a partir do interdiscurso que se d a reconfigurao de uma FD, nessa reconfigurao, saberes que no fazem parte de uma FD, em um determinado momento, em um dado contexto, passam a fazer parte desta FD, e introduzem a diferena e a divergncia, o que lhe garante o estatuto de heterognea. Em uma nota explicativa, Pcheux introduz uma noo importante para compreender o funcionamento heterogneo das FDs a partir do funcionamento do interdiscurso, diz o autor: De fato, o interdiscurso , perpetuamente, o lugar de um trabalho de reconfigurao na qual uma formao discursiva levada, em funo dos interesses ideolgicos que ela representa, a absorver elementos pr-construdos fora dela, associando-os metonimicamente a seus prprios elementos por efeitostransversos que os incorporam, na evidncia de um novo sentido que eles so acolhidos e fundados (PCHEUX, 1995, p. 278). O interdiscurso que corresponde, segundo Orlandi (2005), ao isso fala, o sentido j-l, ao que est na exterioridade constitutiva do discurso, ou seja, ele representa o domnio do saber, da memria da formao discursiva. nele que se constitui o dizer (o que tem a ser dito sobre). tambm definido como aquilo que fala antes, em outro lugar, independentemente (Orlandi, 2005, p. 31). Corresponde, segundo a autora, ao que chamado de memria discursiva: o saber discursivo que torna possvel todo o dizer (Orlandi, 2005, p. 31).
174
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

Anlises

Para realizar este trabalho, partimos da anlise de um corpus documental, constitudo por materiais de arquivo, composto de documentos institucionais de um curso de graduao em Letras, fundado nos anos finais da dcada de 80 do sculo XX, em uma universidade do Oeste Catarinense. Para o desenvolvimento das anlises, primeiramente, realizamos a leitura dos documentos disponveis em nosso arquivo: Projeto de Reconhecimento do Curso de Letras (1992); Relatrio de Avaliao para Reconhecimento do Curso de Letras (1993) e Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Letras (2006). A partir da leitura dos referidos documentos, selecionamos as ementas das disciplinas curriculares em que havia referncia a contedos lingusticos, tanto na descrio da ementa, quanto na nomeao da disciplina. Antes de apresentarmos as anlises, importante dizer que o Curso de Letras da Unochapec teve incio em 1990 e j no seu primeiro ano de funcionamento ocorreu uma alterao curricular. Em seguida, houve tambm a reviso das ementas dos componentes curriculares, assessorada por um linguista, vinculado Unicamp, o Prof. Dr. Joo Wanderley Geraldi, que ministrou, em dezembro de 1991, a primeira etapa (40 horas) do Curso para Professores de Letras. Desse modo, em nossa anlise, tratamos de trs momentos do Curso de Letras: o primeiro, representado pelo Projeto de Reconhecimento do Curso de Letras de 1992, o segundo, representado pelo Relatrio de Avaliao para Reconhecimento do Curso de Letras, de 1993 e o terceiro, representado pelo Projeto Poltico Pedaggico em vigor e que data de 2003. Isso nos d a possibilidade de analisar um intervalo temporal bastante interessante: do primeiro para o segundo momento, h um intervalo de apenas um ano, no entanto, ele marcado pela interveno de um sujeito linguista terico que assessora a reformulao/reviso dos ementrios curriculares; do segundo ao terceiro momento h um intervalo de uma dcada, marcada, especialmente, pela reviso dos Projetos de Curso, extino das habilitaes duplas e adequao legislao educacional em relao ao componente de prtica de ensino.

175
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

Consideramos os textos das ementas que descrevem os contedos de cada disciplina como materialidades lingusticas, como objetos lingustico-histricos, por isso, objetos discursivos em que podemos identificar os vestgios da memria de sua formulao. Tambm consideramos que todo texto heterogneo em sua constituio discursiva e que ele se constitui pelo atravessamento de diferentes domnios de saberes e afetado pela diferentes posies do sujeito que o produz. Nos quadros a seguir, apresentamos as ementas de alguns componentes curriculares que se relacionam aos estudos da Lingustica:

Projeto de reconhecimento do Curso de Letras - 1992 Lingustica I - 2 perodo Linguagem e sociedade. Linguagem e cultura. Variao lingustica: desenvolvimento, funo e uso. A cincia lingustica. Lingustica. Lngua e linguagem oral e escrita.

Lingustica II - 3 perodo Anlise do discurso. O signo lingustico. A dupla de articulao. Fontica articulatria. Fonologia e morfologia. Fonologia: conceito. Anlise fonolgica. Morfologia: conceito. Tipos de unidades, morfemas e alomorfes. Prtica de anlise em fonologia e morfologia.

Lingustica III - 4 perodo A sociolingustica. A psicolingustica. Gramtica Gerativa Transformacional: fundamentos, conceitos bsicos e componentes.
Quadro 1- Ementrios das disciplinas de Lingustica - Fonte: Projeto de Reconhecimento do Curso de Letras - 1992

176
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

Relatrio de Avaliao para Reconhecimento do Curso de Letras - 1993 Lingustica I - 2 perodo Origens da Linguagem atravs do processo semitico. Noes de signos lingusticos. Lngua e Lingustica. Linguagem e o idioma Universal. Aplicaes da Lingustica. Histria na perspectiva filosfica. Lingustica at o sculo XX.

Lingustica II - 3 perodo Linguagem. Signo Lingustico. Caractersticas da linguagem. Linguagem e Ideologia. Linguagem e Poder. Lingustica e o ensino da Lngua materna.

Lingustica III - 4 perodo Noo do discurso. Conceito. Anlise do discurso. Tipos de discurso. A heterogeneidade. O discurso. Os conetivos argumentativos. O discurso e o antidiscurso. Os conetivos argumentativos.
Quadro 2- Ementrios das disciplinas de Lingustica. Fonte: Relatrio de Avaliao para Reconhecimento do Curso de Letras 1993

Projeto Poltico Pedaggico em vigor - 2003 Estudos lingusticos I 1 perodo Lngua, Linguagem e Lingustica Estudos pr-lingusticos. Viso inicial da Lingustica: as dicotomias saussurianas. Noes bsicas do estruturalismo lingustico: unidades mnimas e nveis de anlise Lingustica. Discusso das implicaes do modelo estruturalista ao ensino de lnguas com base nas experincias dos alunos

Estudos Lingusticos II - 2 perodo O gerativismo e seus representantes. Noes bsicas do funcionalismo lingustico. Os paradigmas formal e funcional: conceitos bsicos, mtodos analticos e anlise das repercusses no ensino de lnguas com base em memoriais descritivos. Sociolingustica 3 perodo Aspectos socioculturais da lngua: lngua como sistema heterogneo. Significado social das formas variantes. Discusso da variao Lingustica e ensino de lngua atravs da anlise documental de textos coletados nas escolas
Quadro 3 - Ementrios das disciplinas de Estudos Lingusticos e Sociolingustica. Fonte: Projeto Poltico Pedaggico em vigor - 2006

177
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

Nesses quadros, observamos que a nomeao da disciplina de Lingustica em 2003 sofre uma alterao para Estudos Lingusticos. Dos contedos elencados nas disciplinas, destacamos: SD1: Lngua e linguagem oral e escrita. SD2: Aplicaes da Lingustica SD3: Lingustica e o ensino da Lngua materna SD4: Discusso das implicaes do modelo estruturalista ao ensino de lnguas com base nas experincias dos alunos SD5: Os paradigmas formal e funcional: conceitos bsicos, mtodos analticos e anlise das repercusses no ensino de lnguas com base em memoriais descritivos SD6: Discusso da variao lingustica e ensino de lngua atravs da anlise documental de textos coletados nas escolas

Em um olhar sincrnico, observamos que no primeiro momento do curso, em 1992, somente na SD1 Lngua e linguagem oral e escrita h uma possvel relao entre a Lingustica e o ensino, uma vez que a escrita, tradicionalmente, tem sido uma tarefa destinda escola. No segundo momento do curso, quando h o trabalho de assessoria de um linguista, em 1993, observamos na SD2: Aplicaes da Lingustica e na SD3: Lingustica e o ensino da Lngua materna, no mais uma possibilidade de relao mas sim uma explicitao desta. Est na ordem do interdiscurso, na memria discursiva, a noo de que uma das aplicaes da Lingustica no ensino e tal relao colocada em evidncia na SD3, quando se colocam os saberes da Lingustica e os saberes do ensino em uma relao de conjuno. Pcheux (1981) aponta que o e, em termos discursivos, estabelece uma relao rica em consequncias semnticas e que, nos elementos coordenados, podese ter um efeito de articulao intradiscursiva em que o interdiscurso se manifesta como fonte de evidncias enunciadas. Orlandi (1997) complementa dizendo que a coordenao funciona como uma espcie de elemento catalizador de diferentes
178
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

discursos (p. 37), no caso de nosso trabalho, os discursos da/sobre Lingustica e os discursos do/sobre ensino de lngua portuguesa. No terceiro momento do curso, em 2006, observamos um novo movimento na conjuno Lingustica e ensino, marcado pela preocupao com o componente de prtica, fruto da legislao em vigor que prev 400 (quatrocentas) horas de prtica como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso. Nas SD4, SD5 e SD6, as relaes entre Lingustica e ensino so postas em evidncia, de tal modo que. os saberes que anteriormente eram estudados vinculados ao domnio de saberes da Lingustica terica passam a ser estudados em uma perspectiva que implica a conjuno de saberes com o ensino de lngua. Podemos dizer que nesse processo de reconfigurao dos ementrios h um processo de atualizao dos domnios de saberes, ou seja, das FDs, pois so incorporados saberes outros e saberes novos de um domnio de saber. Isso s possvel porque entendemos que as formaes discursivas so dotadas de fronteiras bastante porosas que permitem a entrada de saberes que lhe eram alheios em um determinado momento (Ferreira, 2007, p. 170). Partindo na noo de deslocamento de fronteiras de uma FD elaborada em Courtine (1981) e da porosidade das FDs apontada por Ferreira (2007), propomos pensar em um movimento migratrio de saberes que dar origem a um novo domnio de saberes. Em nossa perspectiva, propomos que pelo deslocamento de saberes oriundos de duas FDs, uma que representa a Lingustica e que regula o que pode e deve ser dito em dada situao e outra que representa o e ensino de lngua e que regula o pode e deve ser dito sobre, tem-se a formulao de uma FD de entremeio: Lingustica e ensino. Ao se identificar aos saberes que constituem essa FD de entremeio, o sujeito discursivo nela se inscreve e passa a ocupar um lugar discursivo tambm de entremeio.

Resultados

Pelas anlises iniciais realizadas, observamos que a configurao dos contedos disciplinares, ou seja, a seleo dos saberes pedagogizados marcada
179
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

pelas condies de produo e pelos sujeitos. As condies de produo, tal como define Orlandi (2005, p. 30), compreendem os sujeitos e a situao, e em sentido amplo incluem o contexto scio-histrico, ideolgico. O contexto scio-histrico em que construdo o projeto do Curso de Letras determinante para que se compreendam suas especificidades, uma vez que ele ser afetado pela constituio discurso da mudana no ensino de lngua (Pietri, 2003) que emerge nos anos finais da dcada de 70 e incio da dcada de 80. Nessa poca, tomam corpo os discursos sobre a necessidade de se repensar os rumos do ensino de lngua materna e do papel da Lingustica nessa reformulao. E aps essa emergncia que o curso se configura, sendo, pois, afetado e determinado por tal contexto ou, nos termos da AD, pelas condies de produo. Alm disso, tambm preciso considerar que tal curso oferecido por uma instituio de carter no-pblico, fundada na dcada de 1970 e com objetivos atentos formao de mo de obra necessria ao desenvolvimento regional, incluindo-se a os trabalhadores da educao que necessitavam da diplomao exigida pela legislao em vigor. Desse modo, quando analisamos os ementrios curriculares das disciplinas de Lingustica em um curso de Letras, voltado formao de professores, observamos a emergncia de saberes que advm de formaes discursivas diversas, o que d espao para o funcionamento do heterogneo. Essa reconfigurao d origem a uma FD intervalar, de entremeio, que se constitui como um novo espao discursivo: o da Lingustica preocupada com o ensino.

Referncias

COURTINE, Jean-Jacques. Anlisis del discurso poltico (el discurso comunista dirigido a los cristianos). Trad. de Mara del Carmen Saint-Pierre. Langages. Jun. 1981. CURSO DE LETRAS. Projeto de Reconhecimento do Curso de Letras, UnoescChapec/SC, Chapec, 1992. ______. Relatrio de Avaliao para Reconhecimento do Curso de Letras, Unoesc- Chapec/SC, 1993.
180
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

Um olhar sobre o ensino de lingustica na formao de professores de lngua portuguesa Mary Neiva Surdi da Luz

______. Projeto Poltico Chapec/SC, 2006.

Pedaggico

do

Curso

de

Letras,

Unochapec-

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Anlise do discurso no Brasil: notas sua histria. In: FERNANDES, Cleudemar Alves e SANTOS, Joo Bsco Cabral dos (Orgs.). Percursos da anlise do discurso no Brasil. So Carlos: Editora Clara Luz, 2007. ORLANDI, Eni P. Um sentido positivo para o cidado brasileiro. In: ORLANDI, Eni P.; LAJOLO, Marisa; IANNI, Octvio. Sociedade e linguagem. Campinas: EDUNICAMP, 1997. ______ . Anlise do discurso: princpios e procedimentos. So Paulo: Pontes, 2005. PCHEUX. Michel. Lnonc: Enchassement, articulation et dliaison. In: Colloque Matrialits discursives (Colloque des 24, 25, 25 avril 1980). Lille: Presses Universitaire de Lille, 1981. ______ . Semntica e discurso: uma crtica a afirmao do bvio. Trad. Eni P. Orlandi. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1995. PIETRI, Emerson de. A constituio do discurso da mudana do ensino de lngua materna no Brasil. 2003, 202f. Tese (Doutorado em Lingustica Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

181
Tecnologias de linguagem e produo do conhecimento

Coleo HiperS@beres |

www.ufsm.br/hipersaberes | Santa Maria | Volume II | Dezembro 2009

You might also like