You are on page 1of 3

engenharia mecnica na web ESTE BLOG DIRECIONADO AOS ALUNOS DE ENGENHARIA MECNICA OU CURIOSOS QUE SE INTERESSAM PELA MECNICA

A OU PELAS REAS QUE DELA FAZEM PARTE. NESSE BLOG SO POSTADAS ALGUMAS PUBLICAOES REALCIONADAS AS DIVERSAS REAS DA ENGENHARIA MECNICA, VISANDO ENRIQUECER E AUMENTAR O CONHECIMENTO DE QUEM O ACESSA. SERO POSTADAS MATRIAS RELACIONADAS AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO EM DIANTE. sbado, 6 de fevereiro de 2010 Classificao dos aos Os aos com alto teor de liga podem ser classificados da seguinte maneira: >Aos inoxidveis; >Aos refratrios (resistentes ao calor); >Aos para ferramenta.

Classificao dos aos quanto a estrutura @Prelticos @Martensticos @Austenticos @Ferrticos @Carbdicos

Aos perlticos Aos perlticos so aos com no mximo 5% de elemntos de liaga. As propriedades mecnicaspodem ser melhoradas por tratamento trmico, so aos de boa usinabilidade. A perlita constituda de duas fases alotrpicas (ferrita+cementita) na forma lamelas, a ferrita mole e a cementita dura, sendo assim a dureza final de um ao perltico depender da espessura das lamelas de perlita.

Aos martensticos Aos martensticos so aos com mais de 5% de elemntos de liga, apresentam alta durez e baixa usinabilidade. A martensita possui uma estrutura tetragonal dura e frgil.

Aos austenticos Os aos austenticos tm estrutura austentica quando na temperatura ambiente, devido aos elevados teores de elementos de liga (Ni, Mn, Co). Alguns exemplos de aos austenticos so: aos inoxidveis, no magnticos e resistentes ao calor. A austenita possui uma estrutura CFC, dctil e no magntica.

Aos ferrticos Os aos ferrtcos tm baixo teor de carbono e alto teor de elementos de liga (Cr, W, Si), Aos ferrticos no reagem tmpera, pois possuem teores muito pequenos de carbono o que no levaria a transformao de martensita que o objetivo da tmpera. Apresentam estrutura ferrtica no estado recozido, a ferrta possui uma estrutura CCC mole e magntica.

Aos carbdicos Os aos carbdicos apresentam alto teor de carbono e elementos formadores de carbonetos (Cr, W, Mn, Ti, Nb, Zr). A estrutura consiste de carbonetos na matriz sorbtica, austentica ou martenstica isso depende muito da composio qumica, so usados para ferramentas de corte e para matrizes.

Classificao dos aos quanto as propriedades ou aplicaes @Aos para fundio @Aos para ferramentas @Aos estruturais

@Aos para nitretao @Aos resistentes ao calor @Aos para fins eltricos @Aos para fins magnticos

Aos para fundio Dentro do grupo dos aos para fundio temos aos aos baixo carbon, aos mdios carbono e aos alto carbono. Os aos para fundio possuem boa resistncia, boa ductilidade e boa tenacidade, boa usinabilidade, adequada soldabilidade e boa fluidez, a maioria pode ser tratada termicamente peolos processos de tmpera e revenido. Aos com baixo teor de carbono so empegados na fabricao de equipamentos eltricos e engrenagens; Aos com mdio teor de carbono so empregados na fabricao de peas para a indstria automobilstica, indstria ferroviria, industria naval e tratores; Aos com alto teor de carbono so empregados na fabricao de matrizes, cilndros de laminadores e partes de mquinas.

Aos Estruturais Dentro do grupo dos aos estruturais ns temos os aos ao carbono (laminados quente) e os aos com baixo teor de elementos de liga e alta resistncia (estruturas de carros e nibus, pontes e edifcios so fabricados com este tipo de ao. Os aos estruturais possuem boa ductilidade para serem conformados, boa soldabilidade, elevado valor de relao de resistncia trao para limite de escoamento, baixo custo e homogeneidade.

Aos para chapas e tubos Os aos mais comuns para a fabricao de chapas e tubos so os aos ao carbono comuns ou ao doces. Esses tipos de ao possuem excelente deformabilidade, boa soldabilidade, boa ductilidade, baixo custo, dependendo do tipo de aplicao, possuem alta resistncia corrosoe so de fcil revestimento, a superfcie no tem defeitos.

You might also like