You are on page 1of 28

"o empreendedorismo uma revoluo silenciosa, que ser para o sculo XXI mais do que a revoluo industrial foi

i para o sculo XX."

Timmons (1994)

Empreendedorismo: Oportunidade ou Necessidade?

EMPREENDER POR NECESSIDADE


As necessidades podem ser conceituadas como um desequilbrio interno do indivduo, ou a manifestao de um dficit, uma determinada carncia; que ao surgir causa um estado de tenso, insatisfao, desconforto e insegurana. Representa o movimento de resposta do indivduo ao ambiente onde est inserido.

EMPREENDER POR OPORTUNIDADE


O processo empreendedor uma sequncia de passos a partir da existncia de uma oportunidade. O empreendedor, por conta de suas caractersticas e habilidades pessoais, e de como ele atua no ambiente, decide pela explorao da oportunidade. Neste ponto, parte em busca dos recursos necessrios, aps o qual estabelece a sua estratgia empreendedora, organiza o processo e o executa.

Empreendedorismo Corporativo Intraempreendedorismo

Deve surgir dentro da organizao como uma nova filosofia de trabalho, capaz de fomentar a iniciativa de tal maneira que alguns talentos identificados venham a propor novas ideias, novos produtos, servios e novos processos.

Empreendedorismo corporativo interno referese a todas as atividades empreendedoras formalizadas dentro de uma organizao existente. As atividades formalizadas so aquelas que recebem recursos da organizao com o propsito de buscar a inovao: desenvolvimento de novos produtos, melhorias de produtos, novos mtodos ou procedimento.
(1982) Karl Erik Schollhammer Titulao: Doutor, Aarhus Univ, Dinamarca

PROCESSO DO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO Comunicao

oportunidade

recursos

Plano de Negcios

Criatividade
pessoas

Liderana

Plano de Negcios Empreendedor da FAFICA

O Plano de Negcios o documento que descreve um empreendimento com o objetivo de analisar sua potencialidade e viabilidade, para facilitar sua implantao, reunindo informaes sobre as caractersticas, condies e necessidades do futuro produto/servio. um instrumento de planejamento que envolve aprendizagem e autoconhecimento, utilizado para negociar com todos os interessados a oportunidade que representa o novo produto/servio.

No existe um plano ideal. s vezes, pode-se fazer um plano resumido; outras vezes, preciso que ele seja mais detalhado. Qualquer que seja a forma, deve ser utilizadas informaes precisas, dados claros e linguagem simples.

Objetivos de um Plano de Negcios

Testar a viabilidade de um conceito de negcio; Orientar o desenvolvimento das operaes e estratgias; Atrair apoio das partes interessadas; Transmitir credibilidade; Desenvolver a equipe de gesto.

Ter um mapa do caminho!

Como deve ser escrito um Plano de Negcios?


Direto e objetivo, em bom portugus, sem vcios de linguagem, erros de grafia, acentuao ou frases mal elaboradas e de difcil compreenso; Deve ser simples; Deve ser estruturado em itens; Deve conter nmeros realistas e no fruto do entusiasmo ou fora da realidade. fazPior que no planejar faz-lo erroneamente ou, pior ainda, enganando a si prprio.

O que o Plano de Negcios deve responder?


Qual a competncia da equipe que vai administrar o empreendimento? Qual o potencial do mercado-alvo? Qual o grau de inovao do produto ou servio? Qual o seu negcio? Qual o seu produto/servio? Onde est o seu mercado/clientes? A equipe administrativa est comprometida coma execuo do projeto?

Quem vai se interessar pelo Plano de negcios da sua empresa?


Incubadoras de empresas; Scios potenciais; Parceiros; Bancos; Investidores; Especialista em marketing; Fornecedores; Gente talentosa; A prpria empresa; Clientes potenciais.

Estrutura do Plano de Negcios Empreendedor da Fafica


1. Capa 2. Sumrio Gerencial 3. Ambiente Institucional 4. Descrio do Produto/Servio 5. Inovao 6. Modelo de Gesto 7. Demanda do Produto/Servio 8. Concorrncia 9. Plano de Implantao 10.Investimento Inicial 11.Riscos e Avaliao 12.Documentos e Anexos

Estrutura do Plano de Negcios Empreendedor da Fafica: 1. Capa Primeira parte que visualizada por quem l o Plano de Negcios. Deve conter os seguintes itens: Nome da empresa, endereo, telefone, endereo eletrnico, logomarca, ms e ano em que o PN foi elaborado.

2. Sumrio Gerencial Deve conter o ttulo de cada seo do PN e a pgina respectiva onde se encontra, bem como os principais assuntos relacionados em cada seo de maneira clara, objetiva e sucinta. O texto do sumrio gerencial representa todo o plano, devendo ser a ltima parte a ser escrita.

3. Ambiente Institucional/Mercado Empreendedorismo Corporativo: Qualificar a empresa, misso e viso, parcerias e os principais objetivos estratgicos e as caractersticas de seus usurios. Novo Empreendimento: Analisar o mercado onde o produto/servio planeja ocupar espao. Identificar caractersticas mais relevantes (ameaas e oportunidades) que podem surgir e influenciar o projeto.

4. Descrio do Produto/Servio Descrever qual servio deve ser prestado de forma detalhada. Legislao que ampara. Apresente a oportunidade de negcio, ou seja, como percebeu que esse um bom produto/servio.

5. Inovao Enfatizar as caractersticas inovadoras do produto/servio e os benefcios para os clientes e para a populao em geral.

6. Modelo de Gesto Apresentar um modelo de gesto com caractersticas, competncias, normatizao, alm da qualificao e experincia das pessoas que iro administrar o PN.

7. Demanda do Servio Identificar quais os potenciais usurios do novo produto/servio: quantidade, rea geogrfica onde se encontra a maioria do pblico-alvo, principais caractersticas (idade, renda, educao etc.); se h alguma pesquisa acerca de necessidades desses usurios e como eles avaliam os servios prestados pela sua empresa.

8. Concorrncia Diagnosticar a concorrncia atravs de clientes, distribuidores em comum, pesquisa dirigida. Quais so os concorrentes diretos de seu empreendimento (quantidade e quem so os mais diretos)? Quais os produtos que eles oferecem? Quais os pontos fortes e fracos de seus concorrentes? Qual a estratgia de preo, distribuio, assistncia tcnica, como so feitas as vendas, benefcios oferecidos etc.

9. Plano de Implantao Apresentar as atividades fundamentais para colocar no mercado o novo projeto/servio; quando ocorrer cada atividade (cronograma); quem vai fazer o qu? (distribuio das responsabilidades) e a estratgia de divulgao (meios e mtodos que a instituio utilizar para divulgar/disseminar os objetivos propaganda e comunicao).

10. Investimento Inicial Quais os custos provenientes da implantao do novo produto/servio (aquisio de mveis e equipamentos), sua manuteno e que retorno (lucro) se obter. 11. Riscos e Avaliao Quais os fatores que podem concorrer para sucesso e insucesso do Plano de Negcios e como se dar a avaliao do novo produto/servio.

12. Documentos e Anexos Informaes que complementam e comprovam dados fornecidos, bem como pesquisas realizadas, notcias veiculadas e ainda, detalhamento de informaes citadas.

No basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornar assim uma mquina utilizvel e no uma personalidade. necessrio que adquira um sentimento, senso prtico daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que belo, do que moralmente correto. Albert Einstein

You might also like