You are on page 1of 13

FASE 7 ELABORAO DO PROTTIPO Com o decorrer das fases de desenvolvimento de produtos, triagens so realizadas constantemente quanto a idias e solues

s mais vantajosas para organizao e para apoiar a tomada de decises de seleo e melhoria lana-se mo da utilizao de modelos e prottipos e, com a finalidade de ilustrar a fase de elaborao do prottipo no MDP importante que sejam conhecidos os conceitos fundamentais deste tipo de aplicao durante o projeto. Nas fases iniciais, o produto ainda no possui uma definio clara ou ainda existem diversas idias que devem ser selecionadas para o real desenvolvimento de suas especificaes, sendo assim utilizam-se modelos. Segundo Back (1983), os modelos so idealizaes mentais para situaes fsicas. A figura 71 ilustra a seqncia evolutiva dos modelos durante as fases do projeto at a obteno do prottipo, a figura 7.2 apresenta uma situao real de uso de modelos. A utilizao de mais de um tipo de modelo para cada fase possvel e justifica-se com a necessidade de avaliar critrios especficos relacionados nova idia.

Modelos Icnicos

Modelos Analticos

Modelos Matemticos

Prottipos

Figura 71 Evoluo e tipos de modelos. Fonte: Back (1983)

Figura 72 Evoluo das formas de representao: do desenho conceitual ao prottipo Fonte: Baxter (2000)

Os modelos so utilizados para simplificar problemas a fim de torn-los solucionveis de forma dinmica resultando em reduo de custos pela identificao gil de problemas e tomada de decises, melhorar o projeto e desdobr-lo em subproblemas possveis de modelagem e melhorar a preciso.

7.1. MODELOS ICNICOS Os modelos icnicos so talvez os mais familiares para ns quando o tema modelos e prottipos so abordados, pois, so estes tipos de modelos que os engenheiros so constantemente colocados a praticar durante sua formao.
MODELOS ICNICOS

Rplicas fsicas

Grficos

Maquete/ Mockup

Modelos ampliados

Modelos reduzidos

Esboos

Desenhos tcnicos 2D/3D

Mapas

Figura 73 Classificao dos modelos icnicos. Fonte: Back (1983)

MOCKUPS Os mockups, tambm chamados maquetes, so modelos fsicos que representam o produto em dimenses diferentes daquelas que se pretende obter ao final do projeto. Visto que o principal objetivo das maquetes a visualizao geomtrica do conjunto, os materiais aplicados em sua construo so em geral aqueles de fcil manipulao para obteno das formas, como isopor, plstico, espuma, papel, entre outros. Dentre as vantagens identificadas podemos citar o primeiro contato com o possvel produto, ou empreendimento no caso de projetos de arquitetura. Neste momento possvel testar a aceitao do produto junto aos potencias clientes.

MODELOS AMPLIADOS E REDUZIDOS Quando necessrio avaliar algum ponto especfico do produto idealizado interessante enfatizar estes pontos, ento se torna essencial a construo de modelos que possam fornecer esta viso equipe de desenvolvimento. Nos casos de ampliao do modelo, estes tm por objetivo facilitar a visualizao de componentes e subsistemas de um produto, para que possveis idias de melhorias sejam geradas e que consideraes acerca das especificaes do novo produto possam ser definidas com menor margem de erros. J os modelos reduzidos so ideais para produtos ou empreendimentos em que as dimenses reais so suficientemente grandes, o que dificulta a construo destes modelos em tamanho real, desta forma, o modelo reduzido permite que o produto final seja visto sem extenso detalhamento de partes. Ambos so de relevncia nas fases iniciais do PDP e o mais importante que eles no so construdos com o intuito de testes, pois, neste momento ainda no se obteve um detalhamento suficiente para fixar as dimenses do produto final e suas caractersticas requeridas.

Modelo Ampliado

Modelo Reduzido DESENHOS 2D/3D

Os desenhos so representaes grficas de grande relevncia em um projeto de produto, pois, ao descrevermos um produto na forma de relatrio, apresentando sua forma, as cores, e outros atributos, etc, haver certa dificulta imediato entendimento da idia, no entanto, quando um desenho ou esboo apresentado, a comunicao quanto a idia fica muito mais clara, e contribuies para melhoria deste produto certamente vir de todos os envolvidos no projeto. Sistemas CAD (Computer Aided Design) tm evoluido substancialmente com o passar dos anos e o seu uso tornou-se uma necessidade desde o incio do projeto para permitir uma completa integrao com outros sistemas computacionais. Estas ferramentas permitem a construo de desenhos cada vez mais elaborados em 2D e 3D.

7.2. MODELOS ANALGICOS O modelo analgico uma construo usada para o ensaio, para, com os resultados medidos prever o comportamento do prottipo. Este tipo de modelo pode ser apenas de partes do produto ou do modelo em quase sua totalidade, pois, com ele sero realizados testes especficos para posteriormente ser construdo um prottipo. Portanto, se o objetivo testar a resistncia de uma carcaa plstica para um aparelho celular, no necessrio termos os circuitos eletrnicos instalados, sendo somente a componente carcaa necessria para o ensaio, e deve possuir caractersticas e materiais semelhantes ao do produto final, podendo assim prever o comportamento do prottipo. Certamente esta uma dvida que constantemente ocorre entre os envolvidos em um projeto de produto. A figura ao lado ilustra um modelo analgico de usina hidroeltrica onde podem ser coletados dados para diversas variveis que esto envolvidas, tais como, vazo, resistncia da
Figura 74 Modelo analgico de uma barragem

barragem, entre outras.

7.3. MODELOS MATEMTICOS Os modelos matemticos so representaes abstratas do problema original, onde so utilizadas frmulas matemticas para representar o produto ou parte dele (ROZENFELD et al., 2006). Aspectos de sntese e deciso so observados na aplicao destes modelos que buscam relacionar variveis quantitativas e qualitativas por meio de equaes numricas para melhorar a preciso de resultados e concluses sobre problemas especficos (BACK, 1983). Estes tipos de modelos esto embutidos
Figura 75 - Produto no sistema CAE

em

modelos

computacionais

que

utilizam

embasamento fsico e matemtico para simular as

condies reais de uso do produto e so encontrados em sistemas CAE - Computer

Aided Engineering (ROZENFELD et al., 2006). Os sistemas CAE fazem relacionam-se


com outros sistemas, tais como, CAD (Computer Aided Design), CAM (Computer Aided

Manufacturing), CIM (Computer Integrated Manufacturing), CAA (Computer Aided Analysis), MRP (Material Requirements Planning), CAP (Computer Aided Planing). O
uso destes softwares na simulao de situaes reais proporciona ao projeto um aumento na agilidade e reduo dos custos com prottipos funcionais recorrentes. 7.4. PROTTIPOS FUNCIONAIS Usualmente, os prottipos so fabricados com base em desenhos para a fabricao do produto (os desenhos tcnicos) em seus estgios finais de elaborao e com recursos de ferramentaria. So empregados para validar e/ou homologar o produto, ou partes dele, nas fases finais do desenvolvimento. Por meio do prottipo funcional, pode-se avaliar o correto funcionamento do produto, sua montabilidade, validar restries e premissas, avaliar seu desempenho e verificar sua concordncia com as especificaes (ROZENFELD et al., 2006). Segundo Oliveira, Oliva e Bueno (2003), dentro de uma empresa, o ambiente no qual possvel construir e validar os prottipos de novos produtos que iro ser lanados no mercado concentra um grupo multidisciplinar de profissionais especializados (tcnicos, engenheiros, administradores, etc), mquinas e equipamentos que possibilitam a construo virtual e real dos prottipos. A figura 76 apresenta os dois principais grandes blocos que interagem entre si durante a fase de montagem de prottipos.
Engenharia de Manufatura Montagem de prottipos Engenharia do produto / Planejamento

- Definio do
Engenharia de Processo nmero de prottipos;

-Definio do
produto;

- Testes; - Relatrios de
montagem;

- Projeto; - Determinao de
datas;

Fornecedores

- Reunies de
validao.

- Solues tcnicas; -Validao de peas


e componentes.

Figura 76 Principais blocos de atuao para a montagem de prottipos Fonte: Oliveira, Oliva e Bueno (2003)

Dentro de uma organizao, para auxiliar a equipe durante a construo do prottipo, existem outros grupos que trabalham em muitas funes imprescindveis. Para possibilitar que as peas e os componentes estejam disponveis, necessrio que o grupo da rea administrativa coloque as peas em um almoxarifado, os laboratrios devem realizar os testes, e devem existir dispositivos para medir e verificar se a geometria do produto est dentro das especificaes. Uma vez definido como o prottipo ser elaborado, iniciado o planejamento e a confeco dos documentos que sero responsveis por distribuir no tempo as atividades de engenharia. O primeiro documento a ser criado tem o objetivo de controlar as datas de atividades referentes a construo do prottipo, e recebe o nome de Prototipe Building Program (PBP). Neste documento constam o nome do projeto, quantos prottipos sero construdos, identificao do prottipo, configurao do prottipo, quais testes iro realizar e em quais locais sero realizados os testes (OLIVEIRA, OLIVA E BUENO, 2003). Iniciada a montagem do(s) prottipo(s), deve-se relatar em documentos especficos os resultados das montagens, e isto pode acarretar em reunies entre os membros da equipe de DP, como foi mostrado na Figura 76. As configuraes do prottipo devem ser definidas de acordo com o que foi realizado at a fase do Projeto Detalhado, tendo em vista o que foi reportado na fase de pesquisas de marketing e parte tcnica do produto, o que implica no conjunto das caractersticas do produto. A construo de um prottipo tem um fluxo, que pode variar dependendo da complexidade do produto que ser desenvolvido. Isto mostrado abaixo:

Marketing: Define as caractersticas e opes do produto

Planejamento do produto e Engenharia do Produto: Estabelecem o nome do projeto, a quantidade de prottipos que sero construdos e quando. Quais as configuraes de acordo com teste que ser realizado.

Planejamento do Produto + Eng. Produo + Eng. Experimental: Determinam a complexidade do projeto. Projetos de maior envolvimento precisam de maior tempo de desenvolvimento, obteno e montagem de peas e componentes.

Administrao de materiais: Elaborao e controle de pedidos de peas para fornecedores. Tambm controla as datas de entrega das peas que sero fabricadas internamente.

Engenharia Experimental: Solicita a lista de peas que sero montadas no prottipo, e seguindo o cronograma de montagem dever providenciar a quantidade de peas e componentes que serviro como base para construo de parte do prottipo.

Figura 77 Fluxo da construo de um prottipo Fonte: Oliveira, Oliva e Bueno, 2003

Na montagem de prottipos, existem fatores para que o cronograma de montagem e desenvolvimento seja atendido, sendo que os principais so: as listas de peas do prottipo devem ser consistentes e as peas devem estar disponveis no prazo estipulado durante o planejamento.

7.4.1. Edio de Modelos Geomtricos utilizando prototipagem por Processo CNC A prototipagem rpida de componentes e ferramentas uma das grandes promessas de avano em desenvolvimento de produtos. Por meio dela, possvel avaliar dimenses do produto em etapas prvias de seu processo de desenvolvimento, reduzindo o tempo de desenvolvimento (time-to-market) e atendendo crescente demanda para a construo de prottipos fsicos de maneira rpida e precisa. Para a produo rpida de ferramentas, (tcnica conhecida como rapid tooling), j existem vrias tecnologias, que variam desde a utilizao de prottipos como padro para a produo de moldes em silicone at a produo direta de moldes, utilizando a prpria mquina de prototipagem por meio de processos de sinterizao ou deposio de metais (ROZENFELD et al., 2006). CNC so as iniciais de Computer Numeric Control (Controle Numrico Computadorizado). um controlador numrico que permite o controle de mquinas e utilizado principalmente em centros de usinagem. Permite o controle simultneo de vrios eixos, atravs de uma lista de movimentos escrita num cdigo especfico (cdigo G). Na dcada de 40 foi desenvolvido o NC (Controle Numrico) que evoluiu posteriormente para o CNC. A utilizao de CNC's permite a produo de peas complexas com grande preciso, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM. As peas, que antes eram desenhadas na prancheta com materiais de desenho, hoje so executadas em desenhos por sistemas computacionais de edio grfica, os sistemas CAD Sistemas de Projeto Auxiliado pelo Computador. Com este recurso, criam-se modelos geomtricos, os quais sero analisados com relao s solicitaes mecnicas e/ou trmicas em sistemas computacionais de anlise por elementos finitos, podendo ento ser visualizados de diversas formas. Podem tambm ser utilizados por Sistemas de Manufatura Auxiliada por Computador, os sistemas CAM, para a gerao da trajetria da ferramenta na usinagem desta pea. H inmeras vantagens na utilizao dos sistemas CAD para agilizar o trabalho do desenhista, mas um ponto que pode-se enfatizar a padronizao grfica, que permite que vrios editores grficos interpretem um desenho armazenado num arquivo padro. Foram criados padres de interfaceamento grfico, cuja estrutura conhecida, possibilitando o desenvolvimento de programas que interpretem estas informaes. Depois das informaes padronizadas, os sistemas CAM podem interpretar uma

determinada geometria. Da mesma forma, podem ser desenvolvidos programas que faam esta tarefa e se no executam todo o trabalho de reconhecimento de forma e gerao de trajetria, da ferramenta, podem servir, de forma interativa, de uma importante ferramenta para o programador. Mas observa-se que a interpretao geomtrica dos arquivos grficos pode contribuir para a elaborao de programas CNC, atravs do desenvolvimento de sistemas computacionais que tenham esta finalidade. Outra possibilidade o desenvolvimento de modeladores geomtricos especficos, ou direcionados famlias de peas com caractersticas definidas. Os modeladores devem ter uma interface que permita a criao de um modelo geomtrico e associar s informaes grficas, para posterior gerao do programa CNC.

Figura 78 - Malha de tringulos gerada para a transferncia de dados Fonte: Gonalves e Leal (2006)

Figura 79 - Modelo CNC- Faz 3D em alumnio e plstico Fonte: Gonalves e Leal (2006)

7.4.2. Atividades a serem realizadas para a construo do prottipo ATIVIDADE 1 - Elaborar o documento Prototyping Building Program (PBP) Da mesma forma que o projeto possui um detalhamento de documentao, um prottipo precisa de um planejamento para que seja elaborado de maneira a satisfazer as expectativas iniciais para o produto. Assim, importante que seja identificado o nome do projeto, a quantidade de prottipos que sero construdos, identificao de prottipo (caso seja mais de um), configurao do prottipo, testes que sero realizados e em quais locais. ATIVIDADE 2 - Verificar disponibilidade de peas e componentes A disponibilidade de peas e componentes de um prottipo um problema que deve ser evitado, pois a falta delas, em alguns casos, impede a construo do prottipo, e conseqentemente impacta no cronograma do projeto. importante gerar uma rotina de acompanhamento logstico destas peas e componentes para que o prazo seja atendido. ATIVIDADE 3 - Construir um (ou mais) prottipo(s) de produo Os prottipos de produo devem possuir as mesmas dimenses, forma, funo e material do produto final, e os processos de fabricao iguais aos da produo seriada. ATIVIDADE 4 - Relatar os resultados das montagens Os resultados da montagem dos prottipos uma condio essencial para anlise destes resultados, pois, certamente esta uma previso do que ocorrer durante o processo industrial. Nestes relatrios podero ser sugeridas melhorias que impactem positivamente no processo produtivo. 7.5. DESENVOLVIMENTO DA EMBALAGEM A embalagem a parte do produto que est exposta em todos os sentidos da palavra, pois, com a embalagem que o cliente tem o primeiro contato com o produto. O desenvolvimento de uma embalagem em alguns casos to complexo quanto o desenvolvimento do prprio produto, pois, a embalagem representa para o cliente o que esta dentro dela. Logo, os aspectos de publicidade, facilidade de uso, capacidade,

transporte, viabilidade para produo, entre vrias outras devem ser considerados neste processo. Segundo Rozenfeld et al. (2006), as principais tarefas para projetar uma embalagem dividem-se em seis passos a seguir apresentados: Avaliar a distribuio do produto (transporte e entrega); Definir as formas e as sinalizaes das embalagens do produto; Identificar os elementos crticos; Adequar embalagem aos elementos crticos; Projetar embalagem; Planejar processo de embalagem. O tipo de embalagem a ser utilizada para um dado produto depende de alguns fatores que as classificam, assim, Rozenfeld et al. (2006), afirmam que a primeira tarefa para realizao desta atividade aborda a anlise e definio da finalidade da embalagem, o que envolve as seguintes classificaes: embalagem de consumo, embalagem de exposio, embalagem de distribuio fsica, embalagem de transporte e exportao, embalagem industrial ou de movimentao, e embalagem de armazenagem. Depois desta classificao, so definidas e analisadas a movimentao requerida e a utilidade da embalagem, compreendendo embalagens retornveis ou no retornveis. Abaixo, exemplos de embalagem segundo a finalidade:

Embalagem de consumo

Embalagem de exposio

Embalagem de distribuio

Embalagem industrial ou de Embalagem de armazenagem Embalagem de transporte e movimentao exportao Quadro 71 Exemplos de embalagem segundo sua finalidade Fonte: As autoras

A prxima tarefa aborda a anlise das funes da embalagem para definio de suas caractersticas. Com relao s funes, as embalagens podem ser de conteno, proteo, comunicao e interao com outros materiais e ambientes. A anlise das caractersticas, como: preo, apresentao, resistncia, materiais de fabricao, fornece informaes importantes para as prximas tarefas. Abaixo segue exemplos de embalagens de acordo com sua funo:

Embalagem de conteno Embalagem de proteo

Embalagens de comunicao e interao Quadro 72 Exemplos de embalagens segundo sua funo Fonte: As autoras

Em seguida so identificados os elementos crticos do produto em relao embalagem, visando sua adequao e compatibilidade ao fim a que se destina. Como exemplos de elementos crticos, podem ser citados: partes mveis, sensveis, restrio de posio. Todas estas tarefas so caracterizadas pelo desenvolvimento contnuo e pela realizao de desenhos e outros procedimentos durante o andamento da atividade. Depois disto, tm-se os dados necessrios para completar o projeto da embalagem e seu processo de fabricao. E por ltimo, deve ser realizado o projeto e o processo de embalagem, sendo que estes precisam atender aos requisitos levantados anteriormente. Conforme a complexidade da embalagem, o seu processo de desenvolvimento um subconjunto das atividades desta fase, envolvendo a criao, desenhos, especificao, configurao, processo de fabricao, recursos de produo das embalagens (no caso, o produto).

7.5.1. Desenvolvimento e construo da embalagem ATIVIDADE 1 - Definir a finalidade da embalagem Nesta atividade deve-se definir a classificao de uso da embalagem que pode ser: de consumo, de exposio, de distribuio fsica, de transporte e exportao, industrial (caixas de papelo, sacos, para melhor eficincia no manuseio. Tambm chamadas de embalagens secundrias) ou de movimentao (manual ou mecnica), e de armazenagem. As embalagens industriais e de movimentao devem ser mais firmes e robustas, para suportar os impactos. a partir desta informao que podero ser decididas as estratgias especficas para embalagem. ATIVIDADE 2 - Analisar as funes da embalagem Identificar a funo que a embalagem desempenhar em conjunto com o produto tambm tem papel relevante e deve ser claramente definida. Podem ser de conteno, proteo, comunicao e interao com outros materiais e ambientes. ATIVIDADE 3 - Identificao dos elementos crticos do produto que podem interferir na embalagem A interao do produto com a embalagem tambm uma perspectiva de anlise, pois, o produto o recheio da embalagem e devem ser identificados os fatores crticos para manuteno da qualidade do produto, tais como, verificar as partes mveis, sensveis, restrio de posio, entre outas. ATIVIDADE 4 - Projetar a embalagem e desenvolver o processo de embalamento Uma embalagem para o produto, para a empresa dona do produto pode ser apenas uma embalagem, mas para o fornecedor deste material ela tambm um produto e deve seguir as fases de um desenvolvimento estruturado, ou seja, poder ser elaborados modelos e prottipos das embalagens, bem como o desenvolvimento de seu processo produtivo. Por outro lado, como ser alocado o produto nesta embalagem tambm ser considerado.

You might also like