You are on page 1of 9

IMP INSTITUCIONAL MT DE PS GRADUAO CURSO DE PS GRADUAO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO

ANDR COSTA RIBEIRO MARCOS ROBERTO SECCKI MARIO HENRIQUE TRINDADE

PROGRAMA DE CONDIES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE SISTEMAS ELTRICOS INDUSTRIAIS

CUIAB MATO GROSSO/2012

IMP INSTITUCIONAL MT DE PS GRADUAO CURSO DE PS GRADUAO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO

PROGRAMA DE CONDIES DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA EMPRESA DE SISTEMAS ELTRICOS INDUSTRIAIS

Monografia apresentada ao IMP Institucional MT de Ps Graduao como um dos requisitos para obteno do ttulo de especialista em Engenharia de Segurana do Trabalho. Sob orientao do Prof. (a): Mariza Campelo da Silva

CUIAB MATO GROSSO/2012

SUMRIO

1 ASSUNTO .............................................................................................................................. 3 2 DELIMITAO .................................................................................................................... 3 3 FORMULAO DO PROBLEMA....................................................................................... 3 4 JUSTIFICATIVA ................................................................................................................... 4 5 OBJETIVOS ........................................................................................................................... 5 5.1 Geral ................................................................................................................................ 5 5.2 Especfico ........................................................................................................................ 5 6 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS ........................................................................... 5 7 FUNDAMENTAO TERICA ......................................................................................... 6 8 CRONOGRAMA DE PESQUISA ......................................................................................... 7 9 BIBLIOGRAFIA .................................................................................................................... 8

PROJETO DE PESQUISA

1 ASSUNTO

Programa de condies do meio ambiente de trabalho em uma empresa de sistemas eltricos industriais.

2 DELIMITAO

Analisar os riscos que comprometem a sade e segurana do trabalho na empresa que presta servios de sistemas eltricos no ramo da construo, levantando dados para a elaborao de um Programa de Condies do Meio Ambiente de Trabalho - PCMAT.

3 FORMULAO DO PROBLEMA

A problemtica que envolve a formulao de um PCMAT, prever as condies de trabalho, do ambiente e fazer os ajuste necessrios, como o uso de EPIs, EPCs, e prever quais os riscos que os trabalhadores podem estar correndo. Muitos acidentes so provocados em decorrncia de diversas obras de construo, ocasionando milhares de perdas de vidas, poderiam ser evitados se as empresas envolvidas j tivessem desenvolvido ou implementado os programas de segurana e sade do trabalho.

4 JUSTIFICATIVA

O Programa de Condies do Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo (PCMAT), decorrente das necessidades das empresas e dos profissionais da rea de higiene e segurana do trabalho, em estabelecer um programa ininterrupto de controle dos riscos ambientais existentes nos mais diversos horizontes de cada unidade de trabalho, constituindoo como parte integrante do conjunto de maior amplitude das iniciativas de cada empresa quanto a preveno, preservao e proteo do trabalhador. Muitas vezes os acidentes acontecem por falta de ateno, descuido, negligencia ou por desconhecimento dos riscos. A elaborao do PCMAT se d pela antecipao dos riscos atividade da construo, portanto antes do inicio das atividades de cada funcionrio recomendado a leitura e divulgao do PCMAT, informando-os sobre quais equipamentos de proteo sero necessrios na obra e a maneira correta de us-los. De acordo com a Norma Regulamentadora n 18 (NR-18) que especifica as Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Civil determina as condies mnimas para instalao das reas de vivncia no canteiro de obras, as medidas de preveno de acidentes e exige a implantao do PCMAT para canteiros com vinte ou mais trabalhadores (MARTINS, 2003). Ainda hoje muitas empresas no conseguiram se adequar s exigncias da legislao, tornando o setor da construo civil responsvel por 30% dos acidentes analisados e registrados nos meses de janeiro a novembro de 2011, de acordo com o Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE, 2011).

5 OBJETIVOS

5.1 Geral

Desenvolver um programa preventivo de acidentes e doenas do trabalho, visando diminuio ou mesmo a eliminao dos acidentes nas vrias etapas do processo de instalao eltrica de uma indstria em construo.

5.2 Especfico

Fazer uma anlise de risco detalhada de cada funo exercida pelos funcionrios da empresa, identificando assim os riscos que esto expostos; Usar o programa que serve como ponto de partida para que se implemente um sistema de gesto de Segurana do Trabalho nos servios de instalao eltrica na construo; Garantir por aes preventivas a integridade fsica e a sade das pessoas que atuam direta ou indiretamente na realizao da obra ou servio.

6 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

A metodologia adotada utiliza a pesquisa bibliogrfica com reviso crtica a literatura, acesso bibliografia e ficha bibliogrfica, esta etapa fundamental para todo o trabalho dando embasamento terico, como base, relacionando diversos autores com trabalhos cientficos na rea, com pesquisa a artigos e publicaes em eventos de maneira contextualizar o assunto, atualizar-se sobre o tema escolhido e levantar contradies (AMARAL, 2007).

Gil (1991), explica para se desenvolver uma pesquisa bibliogrfica, o material constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. E estudo exploratrios que por sua vez usam desse material podem ser definidos como pesquisa bibliogrfica. A aplicao da pesquisa segundo Yin (2005) uma estratgia que examina os fatos ou acontecimentos contemporneos, porm no se podem alterar os comportamentos. Posteriormente realizada uma anlise qualitativa que se refere a um conjunto de tcnicas de investigao como a observao do contedo pesquisado, permite ajustar as expectativas que o pesquisador tem sobre determinado problema, direcionada ao longo de seu desenvolvimento, no busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, no emprega instrumentos estatsticos para anlise dos dados, seu foco de interesse amplo e parte de uma perspectiva diferenciada. Para finalmente serem tecidas consideraes crticas sobre o trabalho, com uma avaliao do tema, dos dados e informaes coletadas na rea, fornecendo assim subsdios para a concluso da pesquisa e para novos estudos relacionados pesquisa.

7 FUNDAMENTAO TERICA

As indstrias de um modo geral contam em seu local de trabalho com alguns riscos ocupacionais, como risco fsico (rudo, vibrao, radiao), qumico (poeira, substncias qumicas), mecnico (quedas, acidentes) e risco ergonmico (postura, esforo repetitivo, estresse). Conciliar o trabalho em ambientes com a presena de riscos ocupacionais e a integridade fsica dos trabalhadores depende diretamente das informaes que as empresas passam para os funcionrios, seja por meio de treinamentos ou sinalizaes, bem como do interesse individual de realizar suas atividades com segurana (SESI-SEBRAE, 2005).

A segurana no trabalho, alm de imposio legal, deve ser ajustada como as tcnicas empregadas pela empresa visando prevenir acidentes de trabalho. A preveno dos riscos ocupacionais fundamental para o bom desempenho das atividades laborais (MARTINS, 2003). O PCMAT enquadra-se como um plano de segurana que segundo Rocha (1999):

Busca planejar e ordenar todas as aes que visam garantir a segurana e a sade dos trabalhadores nos canteiros de obras. Ele deve ser elaborado antes do incio da obra e com a contribuio de todos os envolvidos na atividade, a fim de contemplar as necessidades globais do empreendimento.

8 CRONOGRAMA DE PESQUISA

2011 Descrio das Atividades 1. Aplicao da leitura orientanda 2. Discusso com orientador 3. Elaborao da fundamentao terica 4. Estudo e elaborao de pesquisa 5. Reviso do primeiro captulo 8. Reviso geral 9. Entrega de monografia nov./1 X X X X nov./2 dez./1 dez./2

2012 jan.

X X X

9 BIBLIOGRAFIA

AMARAL, J. F. Como fazer uma pesquisa bibliogrfica. Cear: UFC, 2007. GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1991. MARTINS, M. S. A importncia da elaborao do PCMAT: conceitos, evoluo e recomendaes. III Simpsio Brasileiro de Gesto e Economia da Construo - SIBRAGEC. 16 a 19 set. 2003 MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE). Anlise de acidentes do trabalho: dados 2011. Disponvel em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A33EF459 9013423E0682C08CF/janeiro%20a%20novembro.pdf>. Acesso em: 20 de dezembro de 2011. ROCHA, C.A.G.C. Diagnstico do cumprimento da NR 18 no subsetor edificaes da construo civil e sugestes para melhorias. 1999. 158f. (Dissertao de Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. SESI SEBRAE. Dicas de preveno de acidentes e doenas no trabalho. Disponvel em: < http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1227209981.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2011. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. Trad. Daniel. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

You might also like