You are on page 1of 8

DECIBEL dB - usado para comparao entre potncias. Equivale a 10. log (P1/P0). dBu - referncia de tenso de sinal.

0dBu = 0,775V em qualquer impedncia dBV - referncia de tenso de sinal. 0dBV = 1 V em qualquer impedncia dBm - referncia de potncia de sinal. 0dBm = 1mW ou 0,775V em 600 ohms dBW - referncia de potncia de sinal. 0dBW = 1W dB-SPL - referncia de nvel de presso sonora. 0dB-SPL = 20N/m dBA - referncia de SPL, ponderada pela curva A, que simula a resposta do ouvido humano a 40dB SPL

O uso do multiplicador 20 na formula para achar o nvel em dB de tenses, correntes e presso sonora est ligado ao fato da potncia eltrica ou a intensidade acstica (potencia/rea) serem proporcionais ao quadrado das tenses, correntes ou presso sonora, e a propriedade dos logaritmos que diz: log(x^2) = 2log(x) De fato, quando calculamos o valor em dB de uma razo de tenses estamos transformando esta razo em uma razo de potncias. Isto nos permite dizer, sem nos preocuparmos com a impedancia em cada ponto, que quando aumentamos em 6 dB a presso sonora aplicada a um microfone, sua tenso de sada aumentara de 6 dB, a tenso e a potncia do amplificador tambm tero uma variao de 6 dB e a presso sonora gerada pelo falante ter os mesmos 6 dB de acrscimo, se todos estiverem funcionando linearmente. Outro motivo para esta transformao que normalmente ser mais fcil medir tenso, corrente ou presso sonora que potncia diretamente. O SPL uma abreviatura de Sound Pressure Level, ou nvel de presso sonora em decibis. uma medida relacionada ao limiar da audio e que vai variar de pessoa para pessoa. definida como 2x10-5 Newtons por metro quadrado ou 20 micropascais. Em termos prticos, nos vivemos com um rudo ao nosso redor de no mnimo 60dB, e quando vamos a um show, esse nvel varia entre 100 e 120dB. Agora na Bahia, atrs de um trio eltrico pode atingir 135dB!!!

Uma fonte sonora irradia potencia e isto resulta numa presso sonora. A Potncia do som a causa, a Presso Sonora o efeito. Considere o seguinte: Um aquecedor eltrico irradia calor dentro de uma sala e a temperatura o efeito. Temperatura tambm a propriedade fsica que nos faz perceber frio ou calor. A temperatura numa sala obviamente dependente da prpria sala, sua isolao, e se quaisquer outras fontes de calor esto presentes.

Mas, para a mesma potncia eltrica que recebe, o aquecedor irradiar a mesma potncia, praticamente independente do ambiente. A relao entre a potncia sonora e a presso sonora similar, o que ouvimos a presso sonora, mas esta causada pela potncia sonora emitida pela fonte.
(...)

A presso sonora que percebemos ou medimos com um microfone depende da distncia da fonte e o ambiente acstico (ou campo sonoro) no qual as ondas sonoras esto presentes. Por sua vez, isto depende das dimenses do espao e da absoro de suas superfcies. ..."

SPL diz respeito presso sonora, ondas sonoras no ar. O sinal de um microfone eltrico. Headroom o "espao livre" entre o nivel nominal de operao e o nvel mximo (limiar da distoro por clipping). Num sistema tipico, o nivel nominal est em +4dBu e o maximo em, digamos, +20dBu, o que nos d 16dB de headroom (20 - 4). Veja que o headroom e medido em dB apenas, e no dBu, dBm, ou o que for, pois simplesmente uma relao entre niveis.
Citao:

. . . ou diz respei to mxima presso sonora suportada por este transdutor na hora captao?

Pode ser. Se um fabricante diz que seu microfone pode suportar at 140dB SPL sem distoro, isso quer dizer que ele pode resistir a sons com at esse nvel de intensidade sonora sem problemas. Como referncia, 140dB corresponde a um avio a jato de tamanho mdio decolando a 25m de distncia. Pode danificar seus tmpanos, Elevar o SPL o mesmo que aumentar o nvel do sinal sonoro, esteja ele no ar, em forma de ondas mecnicas; ou nos circuitos eltricos, em forma de sinal eltrico. Portanto, voc pode ELEVAR O SPL de duas maneiras: mecanicamente (falando mais alto, batendo mais forte no tambor, etc) ou eletricamente (aumentando o ganho do equipamento). O SPL medido usando-se uma escala logartmica, e isto por dois motivos: 1) para se ter uma variao numrica semelhante s caractersticas da audio humana; 2) para facilitar os clculos com os nmeros usados que possuem muitos algarismos. Na verdade o conceito de SPL no to difcil de se entender, a confuso normalmente surge quando se tem que trabalhar com vrias outras "grandezas" correlatas (headroom, S/N, etc) que tambm usam a mesma unidade: o decibel (dB). Como quase tudo em udio usa esta unidade, gera uma certa confuso ao se medir duas coisas diferentes usando a mesma unidade. SPL diz respeito apenas ao nivel de presso sonora, que uma grandeza acustica, e no eltrica. No se aumenta o SPL de um circuito eltrico.

E mesmo que elevemos o nivel do sinal, isso no implica necessariamente em aumento de presso sonora. Por exemplo, quando atuamos no controle de sensibilidade (nivel de entrada) de um gravador dando-lhe maior ganho, no h aumento da presso sonora no ambiente: o sinal est indo para a fita sob a forma de um campo magntico, no de variaes na presso do ar. SPL medido em pascais, microbares ou dynas, que so unidades de presso (pascal, microbar) ou fora (dyna), e no de tenso. Quando falamos no nivel eltrico de um sinal (em volts), usamos dBu, dBV ou dBm (esta ltima mais comum em telecomunicaes). * dBu a forma mais comum em sistemas profissionais: O nvel 0dBu equivale a 0,775V (775mV). O nivel padro de referncia nesses sistemas de +4dBu, que equivale a 1,23Vrms. Antigamente se chamava dBv (com V minsculo), mas essa forma caiu em desuso por ser muito confundida com dBV (V maisculo). * dBV mais encontrado em sistemas de audio amador (domstico) ou semiprofissional. 0dBV equivale a 1Vrms. -10 dBV o nivel nominal encontrado nesses sistemas (onde costumamos ver conectores RCA), igual a 0,316 Vrms (316mV). * dBm se usa com mais frequncia em telecomunicaes, e corresponde a 1mW. Precisa ser referenciado a uma determinada impedncia. Quando esta de 600 ohms (valor mais comum), temos que 0dBm = 0dBu. Mas praticamente no se usa essa unidade em estdio, PA nem hifi. Alm disso, ainda temos dBFS (full scale) e dBr (referncia), pouco conhecidos. O primeiro se refere ao nivel maximo de tenso (pico) num conversor A/D ou D/A, antes do clipping digital. No tem valor-padro, varia de acordo com o aparelho ou conversor. dBr um nivel de referencia qualquer que precisa ser especificado: no adianta simplesmente dizer "0dBr", sem indicar quanto ele representa. Precisamos dizer (por exemplo) "dB re -10", o que significa "0dBr = -10dBV". Prefer no entrar na matemtica da coisa, pois sei que os colegas que tm dificuldade em entender dB, tero mais ainda com os logaritmos...

Bem respondendo sua pergunta, e corrigindo, os valores corretos so: -10db e +4db que correspondem a ligaes no balanceadas (com um nico condutor) e ligaes balanceadas (blindado tambm. s que com dois condutores) respectivamente. As ligaes em +4db so usadas quando o sistema esta entrando/saindo balanceados, ele no faz diferena na intrensidade do som como se pensa mas deixa o sistema compativel (...) 0dBV = 1V RMS 0dBu = 0,775V RMS
Citao:

. . . que correspondem a l i gaes no balanceadas (com um nico condutor ) e l i gaes balanceadas (b l i ndado tambm. s que com dois condutores) respectivamente.

Os valores no tem relao direta com balanceamento de linha ou no. Podemos ter linhas balanceadas com -10dBV e no balanceadas com +4dBu, alm de quaisquer outros valores. A diferena refere-se aos padres "amador" e "profissional": Equipamento de uso profisional costuma trabalhar com sinais de nivel mais alto, tpicamente +4dBu (1,23V RMS); equipamento

amador trabalha com sinais tipicos de -10dBV (0,316V RMS). Esse descasamento complica um pouco o interfaceamento entre dois aparelhos de classes distintas, coisa que frequentemente precisamos fazer. Ao ligar a saida de um equipo amador (10) numa entrada pro (+4), perdemos na relao sinal-ruido. Fazendo o oposto, perdemos headroom e ainda corremos o risco de clipar (distorcer) o sinal. Para corrigir esse desequilibrio, no primeiro caso usamos um pr capaz de dar o devido ganho na linha. No segundo, basta um PAD (atenuador) semelhante aos que exemplifiquei aqui no faz muito tempo, com frmulas de clculo.

Citao:

As l i gaes em +4db so usadas quando o si s tema esta entrando/sa i ndo balanceados, ele no faz di fe rena na int rens i dade do som como se pensa mas deixa o si s tema compative l . . .

Faz grande diferena: 12dB para ser exato (entre linhas de +4 e -10), e no 14dB como seria de se supor. preciso fazer a devida converso entre dBV e dBu: 0dBu = -2,2dBV 0dBV = -2,2dBu

Sinais no balanceados podem ser de qualquer ordem de grandeza: amplificadores de guitarra, por exemplo, trabalham com uns -20dBV na entrada. Sadas de fones, alimentando unidades de 600 ohms precisam de 0,775V para fornecer apenas 1mW, da voc imagina quanto necessrio para desenvolver a potncia maxima (geralmente 80mW nesse tipo de fone, logo, 7V RMS). Sinais balanceados tambm no precisam ficar atrelados aos +4dBu. Por exemplo, nos microfones, que so balanceados e exibem niveis de saida bastante baixos. Veja o mic Shure SM58, por exemplo: sua sensibilidade especificada como 54.5dBV/Pa (o que representa 1.85mV sob 94dB SPL). As entradas de mic das mesas e prs so balanceadas, porm trabalham com nveis dessa ordem, bem inferiores aos +4dBu. Sobre outros equipamentos, basta procurar atrs de qualquer mesa ou perifrico de udio. Muitos deles (no importa se suas saidas so balanceadas ou no) tem uma chave que comuta o nivel de saida e sensibilidade de entrada entre -10 e +4 para compatibilizar com o restante do equipamento. Nem todos perifricos tem entradas e saidas balanceadas, pois muitas vezes as linhas AUX e insert das mesas no o so. Os nveis nominais de sinal nesses pontos costumam ser de +4dBu (1,23V) ou 0dB (0,775V). Veja que todos esses so nveis nominais mdios, no nveis mximos ou de pico. +4dBu equivale a 1,23V RMS. Vale dizer que o nivel RMS do sinal, medido a longo prazo, fica em torno desse valor. Mas pode ser (e ) maior durante certos trechos (picos), menor ou at zero, claro (durante as pausas). Nas mesas de udio em geral, quando o indicador de nivel de saida (o chamado VU meter) indica "0", temos +4dBu na saida. Em equipamentos amadores, ocorre fato anlogo: o nvel mdio do sinal ao longo do tempo est em torno de -10dBV (316mV). quando o medidor de intensidade (o chamado VU meter) indica

0dB. A combinao no balanceada/-10dBV encontrada com muita frequncia por motivos econmicos: mais barato construir um circuito que opere com niveis mais baixos, e conectores RCA e P10 (TS) custam bem menos que os XLR. Mas no h nenhum impedimento tcnico em termos linhas balanceadas em -10dBV, ou no-balanceadas em +4dBu. O limite terico para os nveis de sinal em linhas balanceadas ou no-balanceadas est apenas na topologia dos circuitos, dependendo fundamentalmente da tenso de alimentao. facil mandar -10dBV tendo uma fonte de 5 ou 12V como em muitos aparelhos amadores, sem falar naqueles operados a bateria. Para trabalhar com +4dBu (levando em conta o headroom necessrio), precisamos de uma fonte de 15V ou mais. Na prtica, precisamos obedecer a certos padres preestabelecidos na hora de projetar um aparelho, de forma que este seja compatvel com os demais. Ol pessoal, NdBu = 20 log10 (Vo/0,775V) Onde: NdBu = nvel de tenso em dBu Vo = tenso de sada em volts log10 = logaritmo na base 10 de () Para transformar de um nvel em dBu para tenso em volts, faa: Vo = 10^[(NdBu-2,2)/20)] onde 10^[] = 10 elevado a [] Ex.: Vo = 1,23 V 20*log10(1,23/0,775) = 4 dBu = NdBu NdBu = 4 dBu 10^[(4-2,2)/20] = 10^[1,8/20] = 100,09 = 1,23 V = Vo Abs. lvaro Neiva

Nova srie de mensagens De: Slon do Valle <solonmusitec.com.br> 01/04/04 00:10 Assunto: Re: [Audio List] Isolamento acstico por vcuo - Teoria Se houvesse ar entre a Terra e o Sol, a atenuao com o quadrado da distncia seria de: 20log 150.000.000.000 = 224dB Num dia tranquilo, com rudo ambiente no exterior em torno de 40dB, ouviramos o barulho do

Sol com 60dB aqui, bastando que a 1 metro de distncia do astro-rei o nvel de rudo fosse de cerca de 284dB. Aqui na Terra, a maior senide possvel teria valor de pico indo de zero (vcuo) at 2 atmosferas, o que corresponde a 194dB de SPL. Ser que no Sol se consegue obter 90dB a mais? Ou seja, cerca de 32.000 vezes mais presso? Slon, viajando geral

De: Edu Silva <bahi0387terra.com.br> 03/04/04 16:44 Assunto: [Audio List] Mximo SPL possvel Deciblicos colegas...
Slon do Valle escreveu:

Aqui na Terra , a maior senide possve l ter i a valor de pico indo de zero (vcuo) at 2 atmosferas , o que corresponde a 194dB de SPL.

De pico ou mdio? Alguns autores afirmam ser este um valor RMS, outros como de pico, sendo 191dB o valor mdio (ver nota 1). De qualquer forma, acima disso, no temos mais som, apenas compresso do ar graas distoro das ondas de presso. Na verdade, j a partir de uns 140dB (a depender das condies atmosfricas), o ar j comea a deixar de ser um meio linear, e aos 194dB (ou 191dB...) a parte negativa da onda (rarefao) atinge seu limite. Cria-se um vcuo quase perfeito, e como no se pode ir alm, temos o clipamento do onda. Explicando porqu: Considere uma onda de presso no ar como sendo simtrica (uma senoide). O eixo dos x (zero) nossa presso atmosfrica padro, chamada 1 atmosfera (1 atm). Quando temos uma onda cuja amplitude de +/-1 atm, o pico positivo (presso) de (1 atm + 1 atm), ou seja, 2 atm. J o pico negativo est em (1 atm - 1 atm), que 0 atm, ou seja, um vcuo.
:

2 atm . . . . . . . /\ /\ / \ compresso 1 atm - - / - - - - - - \ - - - - - - / - - - - - - - - - - - - - \ / rare fao \ / \/ 0 atm . . . . . . . . . . . . vcuo .. O pico negativo ento, limita tericamente o mximo SPL possivel, pois no podemos ter presso menor que o vcuo. (obs: No confundam "pico negativo" com "presso negativa", essa segunda no existe. O pico negativo a presso zero, o vcuo).
Citao:

Ser que no Sol se consegue obter 90dB a mais? Ou seja, cerca de 32.000 vezes mais presso?

Bom, na prtica nada impede que possamos ir alm na parte positiva (presso), aqui mesmo na Terra. Foi graas aos lanamentos dos grandes foguetes espaciais que descobriu-se isso. Pensava-se que os microfones ou preamps dos equipamentos que gravavam os lanamentos estavam distorcendo, mas no. Acima de 194dB, quando ocorre o "clipamento acstico" da presso do ar, nossa senide do exemplo acima torna-se parecida a uma onda quadrada. A parte inferior da onda (rarefao) clipada e o excedente somado parte superior. Por exemplo, um sinal de +- 1,5 atm:
:

3 atm.. . . . . . . . . . . /\ /\ / \ 2 atm / \ / \ / \ / \ 1 atm - - / - - - - - - - - - - - - - - \ - - - - - - - - - - / - \ / \ / \____ / 0 atm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Notem que a maior parte da onda est situada acima da presso atmosfrica normal. Ou seja, sinais acima dos 194dB passam a se comportar como uma srie de pulsos de alta presso. Isso leva o a umidade do ar a se condensar, tamanha a presso, formando vapor - parte daquelas nuvens que vemos na TV, nos lanamentos do nibus espacial. Cita-se nos livros que no lanamento do Saturno 5 (veiculo lanador lunar) foram registrados os tais 194dB, embora aparentemente cerca de 220dB teriam sido atingidos, segundo medies em campo distante.

O nibus espacial mais "silencioso": mediu-se 106dB a 6Km de distancia em seus lanamentos, o que equivale a uns 180dB a 1m dos motores (ou levando em conta as peculiaridades do campo prximo, cerca de 188dB SPL a essa distncia). Medidas reais tomadas por meio de sensores no exterior do veculo registraram de 163 a 172dB.

Pior: O "Low Frequency Active Sonar" da marinha dos EUA emite pulsos de 100 a 1000 Hz num nivel de 240dB (mas na gua). Pobres baleias...

Mas elas tambm no so caladas: uma baleia azul macho adulto pode gerar tons de 1/20Hz (0,05Hz) a 200dB ref 1uPa/1m, ou aproximadamente 187dB SPL na gua. Nota (1) Ao nvel do mar, a presso atmosfrica (1 atm) vale 100000 Pa (Pascais), enquanto que a presso de referncia (0dB) para o clculo do SPL de 20uPa/m (o limiar de nossa audio a 1kHz). Bom, o clculo numa relao logaritmica precisa ser feito em unidades iguais, sejam ambas em pico ou RMS. Se considerarmos ambos valores como RMS (mdios), a relao entre eles ser de: 20*log(100000/0,00002) = 194dB Por outro lado, poderiamos entender o valor de 100kPa para a presso atmosfrica como um valor de pico, ento seu valor mdio seria: 100000/raiz(2) = 70700 Pa RMS Assim, recalculando, a relao entre os valores seria 3dB menor: 20*log(70700/0,00002) = 191dB Prefiro trabalhar com os valores de 194dB de pico e 191dB RMS para o mximo SPL contnuo possivel sem clipamento. Edu Silva ES2 Audio Salvador-BA

You might also like