You are on page 1of 3

01 - Qual a importncia do Sistema Digestrio para os seres vivos?

um sistema que permite a digesto de todo o alimento fazendo a absoro de molculas importantes e eliminando o que desnecessrio para o nosso organismo.

02 O que so enzimas? Cite exemplos. Enzimas so protenas especiais, existentes nos sucos digestivos que quebram as molculas em partes menores. Exemplos: lipase, protease, amilase, peptidade. 03 Quais so os rgos do Sistema Digestrio? Quais so considerados rgos anexos? rgos: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado e intestino grosso. rgos anexos: glndulas salivares, pncreas e fgado. 04 Qual o nome correto cientificamente para o cu da boca? Palato 05 Para que serve a lngua? Importante na deglutio (engolimento) e receptividade da gustao. 06 Como se denomina as partes externas de um dente? Coroa: parte visvel e branca Raiz: parte que prende o dente ao alvolo Colo: parte entre a raiz e a coroa 07 Quais so os tipos de dentes que um adulto normal possui? Cite quantos de cada. Total 32 dentes sendo: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pr-molares e 2 molares. 08 Para que serve a glote que fica na faringe? A glote uma cartilagem mvel que quando ocorre a deglutio fecha a abertura da laringe e fora assim a passagem de alimentos para o esfago. 09 Para que serve o suco gstrico secretado pelo estmago? Quanto de suco gstrico uma pessoa normal produz diariamente? O suco gstrico serve para digerir os alimentos e torn-lo menor. Um pessoa normal produz cerca de 1,5 litro de suco gstrico por dia. 10 Qual rgo do sistema digestrio responsvel pela absoro dos alimentos? Intestino delgado

11 - Qual rgo do sistema digestrio responsvel pela desidratao dos restos alimentares tornando-os pastoso originando as fezes? Intestino grosso 12 O que a bile? Ela possui enzimas? o nome do suco produzido pelo fgado um lquido amarelo-esverdeado, de gosto muito amargo. A bile no possui enzimas 13 Relacione o sufixo ite que significa inflamao e cite o local onde ocorrem as doenas a seguir: a) Estomatite: inflamao no estmago b) apendicite: inflamao no apndice c) hepatite: Inflamao nos hepatcitos que so as clulas do fgado d) gastrite: inflamao no gastro ( gastro significa em grego estmago) e) pancreatite: inflamao no pncreas 14 Qual a diferena entre digesto qumica e digesto mecnica? Digesto qumica aquela que transforma os nutrientes em subsatncias mais simples. compostas de molculas bem pequenas, capazes de atravessar as paredes do intestino e penetrar nos vasos sanguineos. Digesto mecnica: consiste na mastigao, deglutio e movimentos peristlticos. 15 Por que o suco gtrico do estmago no digere a si prprio? Porque o estmago forrado internamente por uma substncia chamada mucina gstrica que impede o contato do suco gstrico com o estmago. 16 Onde ocorre a: a) Quimificao: no estmago b) insalivao: na boca c) quilificao: no intestino 17 Complete: (Lembre-se que o sufixo ase refere-se a enzimas digestivas) a) O nome da enzima que degrada os lipdeos lipase. b) O nome da enzima que degrada os protenas protease. c) O nome da enzima que degrada os amidos amilase.

18 Sobre a doena gastroenterite, responda: a) Por que a principal causa da mortalidade infantil? Porque est relacionada a questes sociais como saneamento bsico e grande parte das pessoas vivem em locais com pssimas condies de higiene.

b) Como ocorre o contgio? Pela ingesto de alimentos contaminados com microorganismos. c) Quais so os sintomas? Os mais comuns so nuseas, vmitos e diarreias.

19 - Sobre a doena bacteriana chamada clera, responda: a) O que as bactrias da doena causam? As bactrias fazem com que o organismo elimine fezes aquosas e esbranquiadas. b) Como ocorre o contgio? Pela ingesto de gua e alimentos contaminados. c) Quais so os sintomas? Causa grande desidratao, emagrecimento, anemia, nuseas e diarreias.

Capriche! Afinal, o seu sucesso depende de sua dedicao e do seu esforo.

You might also like