You are on page 1of 7

Texto Os concursos apresentam questes interpretativas que tm por finalidade a identificao de um leitor autnomo.

Portanto, o candidato deve compreender os nveis estruturais da lngua por meio da lgica, alm de necessitar de um bom lxico internalizado. As frases produzem significados diferentes de acordo com o contexto em que esto inseridas. Torna-se, assim, necessrio sempre fazer um confronto entre todas as partes que compem o texto. Alm disso, fundamental apreender as informaes apresentadas por trs do texto e as inferncias a que ele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideolgica do autor diante de uma temtica qualquer. Denotao e Conotao Sabe-se que no h associao necessria entre significante (expresso grfica, palavra) e significado, por esta ligao representar uma conveno. baseado neste conceito de signo lingstico (significante + significado) que se constroem as noes de denotao e conotao. O sentido denotativo das palavras aquele encontrado nos dicionrios, o chamado sentido verdadeiro, real. J o uso conotativo das palavras a atribuio de um sentido figurado, fantasioso e que, para sua compreenso, depende do contexto. Sendo assim, estabelece-se, numa determinada construo frasal, uma nova relao entre significante e significado. Os textos literrios exploram bastante as construes de base conotativa, numa tentativa de extrapolar o espao do texto e provocar reaes diferenciadas em seus leitores. Ainda com base no signo lingstico, encontra-se o conceito de polissemia (que tem muitas significaes). Algumas palavras, dependendo do contexto, assumem mltiplos significados, como, por exemplo, a palavra ponto: ponto de nibus, ponto de vista, ponto final, ponto de cruz ... Neste caso, no se est atribuindo um sentido fantasioso palavra ponto, e sim ampliando sua significao atravs de expresses que lhe completem e esclaream o sentido. Como Ler e Entender Bem um Texto Basicamente, deve-se alcanar a dois nveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informaes sobre o contedo abordado e prepara-se o prximo nvel de leitura. Durante a interpretao propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a idia central de cada pargrafo. Este tipo de procedimento agua a memria visual, favorecendo o entendimento.

No se pode desconsiderar que, embora a interpretao seja subjetiva, h limites. A preocupao deve ser a captao da essncia do texto, a fim de responder s interpretaes que a banca considerou como pertinentes. No caso de textos literrios, preciso conhecer a ligao daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestaes de arte da poca em que o autor viveu. Se no houver esta viso global dos momentos literrios e dos escritores, a interpretao pode ficar comprometida. Aqui no se podem dispensar as dicas que aparecem na referncia bibliogrfica da fonte e na identificao do autor. A ltima fase da interpretao concentra-se nas perguntas e opes de resposta. Aqui so fundamentais marcaes de palavras como no, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferena na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretao, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto , o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder pergunta, mas no ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa. Ainda cabe ressaltar que algumas questes apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de anlise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente parea ser perda de tempo. A descontextualizao de palavras ou frases, certas vezes, so tambm um recurso para instaurar a dvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter idia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta ser mais consciente e segura.

As trs almas do poeta(respD)


nio, poeta latino do sculo II a. C., falava trs lnguas: o grego, que ele tinha aprendido por ser na poca a lngua de cultura dominante no sul da Itlia; o latim, em que escreveu suas obras; e o osco, que era com toda a probabilidade sua lngua nativa. O osco (uma lngua aparentada ao latim) era naquele tempo o idioma da maioria da populao na regio, mas acabou sendo suplantado pelo latim, lngua dos conquistadores e do Imprio. De qualquer forma, no sculo II a.C., as trs lnguas tinham seu lugar na mesma regio. E nio, que sabia as trs, costumava dizer que tinha "trs almas". curioso observar que ele exprimiu com isso uma coisa muito importante relativa ao conhecimento de uma lngua: no se trata simplesmente de "uma outra maneira de dizer as coisas" (table em vez de mesa, te quiero em vez de eu te amo), mas de outra maneira de entender, de conceber, talvez mesmo de sentir o mundo. Para comear com um exemplo bem simples, podemos examinar a extenso do significado das palavras individuais de lngua para lngua. O vocabulrio de uma lngua reflete um recorte da realidade muito prprio, que varia de lngua para lngua. Por exemplo, temos em portugus a palavra dedo, que nos parece muito concreta; diramos que simplesmente o nome que damos em nossa lngua a um objeto que nos dado pelo mundo real: um dedo uma coisa, ou seja, uma parte definida do corpo, e o que pode variar a maneira de designar essa coisa. No entanto, em ingls h duas palavras para "dedo": finger e toe, que no so a mesma coisa. Um finger um dedo da mo, e um toe um dedo do p; para ns, so todos dedos, mas para um ingls so duas coisas diferentes. O que temos aqui (visto no microscpio) um pequeno exemplo de como duas lnguas recortam diferentemente a realidade. Agora podemos ver que a palavra portuguesa dedo no simplesmente a designao de uma coisa - porque, antes de designar essa coisa, a

nossa lngua a definiu de certa maneira. Tanto assim que o ingls fez uma definio diferente, e precisou de duas palavras. De certo modo, portanto, cada lngua a expresso de uma concepo do mundo. (PERINI, Mrio A. A lngua do Brasil amanh e outros mistrios. So Paulo: Parbola, 2004. p. 41-43.) Segundo o texto, correto afirmar: (a) As lnguas associadas a uma tradio cultural slida, como o grego e o latim, apresentam uma definio mais precisa da realidade. (b) O ingls faz uma representao da realidade mais precisa do que o portugus, por estabelecer distines no seu vocabulrio que o lxico do portugus no capta. (c) Cada lngua faz uma representao diferente da realidade porque algumas lnguas dispem de conceitos mais gerais. (d) As diferentes lnguas correspondem a formas diversas de organizao da realidade.

Observe os enunciados a seguir: (RESP C) I - O desaparecimento do reprter Tim Lopes provocou indignao popular. (idia central) II - A vida de Tim Lopes foi inteiramente voltada para o social. (atributo de Tim Lopes) III - Ningum aceita a impunidade para os culpados do crime. (conseqncia de I) IV - Abalou a classe jornalstica mundial. (causa de III) Reunindo os diversos fragmentos em um s perodo, e observando a indicao determinada, temos: (a) O desaparecimento do reprter Tim Lopes que a vida foi inteiramente voltada para o social provocou indignao popular, de maneira que ningum aceita a impunidade para os culpados do crime, que abalou a classe jornalstica mundial. (b) Embora o desaparecimento do reprter Tim Lopes cuja vida foi inteiramente voltada para o social tenha provocado tanta indignao popular, ningum aceita a impunidade para os culpados do crime, j que abalou a classe jornalstica mundial. (c) O desaparecimento do reprter Tim Lopes cuja vida foi inteiramente voltada para o social provocou tanta indignao popular que ningum aceita a impunidade para os culpados do crime, j que abalou a classe jornalstica mundial. (d) O desaparecimento do reprter Tim Lopes cuja a vida foi inteiramente voltada para o social provocou indignao popular que ningum aceita a impunidade para os culpados do crime, uma vez que abalou a classe jornalstica mundial.

=> Texto Narrativo (sequncia de fatos)


Conta como aconteceu, acontece ou acontecer algo (real ou imaginrio); necessrio uma introduo, um clmax e um desfecho; O enredo prioridade; Fundamental situar o tempo e o espao fsico onde ocorrem os fatos; Dar preferncia ao verbo de ao, ao dinamismo, para tornar mais viva a narrativa; O pretrito perfeito e o mais-que-perfeito do indicativo predominam na narrativa; O autor adota a postura de narrador.

=> Texto Descritivo (sequncia de aspectos)


Descreve como um objeto, uma pessoa, uma paisagem, uma cena...; Apresenta o cheiro, a cor, as sensaes como aspectos importantes; A finalidade da descrio fazer ver e sentir; O presente do indicativo e/ou pretrito imperfeito do indicativo predominam na descrio; Os adjetivos esto sempre presentes no texto; O autor adota a postura de observador.

=> Texto Dissertativo (sequncia de anlises)


Texto objetivo; Convence o leitor por meio de fatos, dados estatsticos, citaes, publicaes...; O predomnio verbal o presente do indicativo e do subjuntivo; O autor adota a postura de argumentador. Exerccios

1. (EV) Sobre o texto narrativo, pode-se afirmar: a) A estrutura textual semelhante ao texto descritivo b) A postura do autor de argumentador c) H, exaustivamente, o uso de presente do indicativo. d) No apresenta clmax em sua estrutura e) O enredo prioritrio 2. (EV) O predomnio de adjetivaes comumente encontrado no texto: a) Narrativo b) Informativo c) Descritivo d) Dissertativo e) Epistolar

3. (EV) Duas caractersticas so representativas do modo de organizao dissertativa, assinale-as: a) Introduo e clmax b) Argumentao e sensao c) Seqncia de fatos e de aspectos d) Verbos de ao e objetividade e) Convencimento e descrio 4. (EV) Leia o texto a seguir: Parceria Reeditada "Viviane Pasmanter estreou na TV em 91, na novela Felicidade, de Manoel Calos, dirigida por Denise Saraceni. Ela dever voltar a trabalhar com Denise em Ciranda de pedra, nova novela das 18h". O Globo 08/02/08 A opo que melhor justifica o ttulo do texto : a) o fato de Viviane Pasmanter ter estreado na TV em 1991. b) de a atriz ter sido dirigida por Denise Saraceni. c) por ter trabalhado com Denise Saraceni na novela Felicidade d) por ter trabalhado com Denise Saraceni em Felicidade e trabalhar novamente com ela em Ciranda de pedra. e) Viviane Pasmanter trabalhar em uma novela de Manoel Carlos. 5. (EV) O verbo estrear aparece conjugado no texto (estreou). Indique o modo e o tempo a que pertence este verbo. a) indicativo / presente b) subjuntivo / pretrito imperfeito c) indicativo / pretrito imperfeito d) indicativo / pretrito perfeito e) imperativo / afirmativo 6.(EV) O uso das aspas em alguns vocbulos do texto justificado por/pela: a) sempre se usa com os substantivos. b) participao de Viviane em novelas da TV Globo. c) no estar empregada em seu sentido original d) participar duas vezes de novelas dirigidas por Denise Saraceni. e) ser o nome da novela, por isso o uso das aspas. 7.(EV) No segmento: Ela dever voltar a trabalhar.... O elemento sublinhado classificado morfologicamente por: a) artigo b) preposio c) pronome d) advrbio e) substantivo

8. (EV) Ela dever voltar a trabalhar com Denise... O segmento destacado classificado sintaticamente como: a) Adjunto adverbial de modo b) Adjunto adverbial de companhia c) Adjunto adverbial de lugar d) Adjunto adverbial de negao e) Adjunto adverbial de pessoa 9. (EV) Ela dever voltar.... A locuo verbal pode ser substituda, sem alterao semntica, por um verbo simples, assinale-o: a) volta b) voltaria c) voltar d) poder voltar e) voltou 10. (EV) Viviane Pasmanter estreou na TV.... Nesse perodo o verbo estreou concorda com seu sujeito Viviane Pasmanter, marque a alternativa em que tal concordncia NO ocorre: a) A atriz se atrasou para a pea. b) Roberto Carlos cantou no Caneco. c) D-se aulas de Lngua portuguesa. d) Edson Celulari ainda fiel a Claudia Raia. e) Suzana Vieira desfilou no carnaval. 11. Leia o texto a seguir: Para fazer uma boa compra no ramo imobilirio, no basta ter dinheiro na mo. imprescindvel que o comprador seja frio, calculista e bem informado. Na hora de comprar um imvel, a emoo um dos maiores inimigos de um bom negcio. Assim, por mais que se goste de uma casa, convm manter sempre um certo ar de contrariedade. Se o vendedor perceber qualquer sinal de emoo, isso poder custar dinheiro ao comprador. No por outra razo que quem compra para especular ou apenas para investir costuma conseguir um melhor negcio do que quem est procura de um lugar para morar. Segundo o texto: a) Os vendedores, via de regra, buscam ludibriar os compradores, e vice-versa. b) O vendedor costuma aumentar o preo do imvel quando o comprador no est bem informado sobre o mercado de valores. c) O mercado imobilirio oferece bons investimentos apenas para quem pretende especular. d) No ramo imobilirio, uma atitude que aparente indiferena pode propiciar negcio mais vantajoso para o comprador. e) No mercado imobilirio, o comprador realiza melhor negcio adquirindo uma propriedade de que no tenha gostado muito. 12. Segundo o mesmo texto:

a) Quanto maior a disponibilidade financeira do comprador, maior a probabilidade de sucesso no negcio imobilirio. b) Disponibilidade econmica no o nico fator que possibilita a realizao de um bom negcio. c) O vendedor, por preferir negociar com investidores, desfavorece o comprador da casa prpria. d) Gostar de uma casa psicologicamente importante em qualquer tipo de compra, seja ela para residncia ou para investimento. e) O mercado imobilirio oferece oportunidades mais seguras para o investidor que para o especulador. GABARITO 1. E 2. C 3. D 4. D 5. D 6. E 7. B 8. B 9. C 10. C 11. D 12. B

You might also like