You are on page 1of 13

PRTICAS SUSTENTVEIS DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Paulo Cezar Ribeiro da Silva


Mestre em Administrao FGV/RJ Coordenador da Empresa Jnior FABAVI Vitria

RESUMO Trata de relatar sobre as prticas sustentveis de empreendedorismo social criadas pela Faculdade Batista de Vitria (FABAVI), atravs da Empresa Jnior e do Ncleo de Iniciao Cientfica. Para a concretizao dessas iniciativas inovadoras, ocorreu a seleo criteriosa de alunos talentosos do curso de administrao da instituio. Todas as prticas sociais foram formatadas com metodologia cientfica, focados na cidadania e esto ativas nas comunidades desde o ano de 2007. O estudo utilizou a metodologia de pesquisa explicativa, pois investigou-se quais fatores relacionados s prticas sustentveis de empreendedorismo social focados na cidadania. A pesquisa descritiva tambm foi utilizada, pois foram expostas as principais caractersticas do empreendedorismo social comparados ao empreendedorismo privado (tradicional). Desse modo, a FABAVI vem contribuindo com o desenvolvimento scio-econmico da macro-regio de influncia, por meio de prticas sociais especficas, que atinjam a comunidade na forma de propostas de melhorias de qualidade de vida, direcionadas principalmente para as classes sociais de baixa renda. Palavras-chave Empreendedorismo Social. Cidadania.

1 INTRODUO O incio do sculo XXI, caracterizado por uma macia reviso de valores ticos nas corporaes e na sociedade em geral, traz tona das discusses acadmicas e das estratgias empresariais a preocupao com a soluo de problemas sociais fundamentais (FISCHER, 2002). De acordo com o discurso vigente, novas combinaes de recursos, sob a forma de inovaes em suas diversas configuraes, so necessrias e urgentes para o alcance de metas mundiais de desenvolvimento sustentvel. O papel da administrao, neste contexto, cresce em importncia e destaque, face s mltiplas competncias a serem mobilizadas na concretizao de projetos econmicos e sociais de amplo alcance. Embora recentemente o empreendedorismo tenha atrado maior ateno no Brasil, no se trata de um conceito novo. Na primeira metade do sculo XX, o economista austraco J. A.

Schumpeter descreveu o empreendedor como uma das mais importantes foras do capitalismo, cuja evoluo corresponderia a etapas cclicas de expanso e crise. Para Schumpeter (1934 citado por BENEVIDES, 2002, p. 30):
A funo do empreendedor reformar ou revolucionar o modelo de produo, participando, assim, do processo de destruio criativa da ordem econmica vigente. Trata-se, portanto, do responsvel pela inovao e pela capacidade da economia de se desenvolver.

Assim, empreendedorismo um processo dinmico e descontnuo de novas combinaes de recursos. O conceito de inovao, to presente nas prticas sustentveis praticadas pela Faculdade Batista de Vitria, diverge do conceito de inveno e coincide com um amplo espectro que envolve combinaes de recursos para gerao de: novos produtos, novos meios de produo, novos mercados, novas matrias-primas e novas formas organizacionais. Kanter (2000), refora o conceito ao declarar que criatividade consiste em reorganizar elementos j existentes com o objetivo de criar novas possibilidades. Dornelas (2003 citado por BENEVIDES, 2003, p. 30) relata a importncia da iniciativa para a criao de um novo negcio e da paixo pelo que se faz, a capacidade de utilizar os recursos de forma criativa, transformando o ambiente social e econmico em que se vive. Da mesma forma, no comportamento empreendedor imprescindvel a disposio para assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar, ou seja, o empreendedor no est em busca de aventuras e sim de resultados. preciso menos tempo para fazer algo da maneira certa do que explicar por que foi feito da maneira errada (LONGFELLOW citado por MACHADO, 2003, p.15). Desse modo, a Faculdade Batista de Vitria implantou no incio do ano de 2007 a Empresa Jnior com foco especial no empreendedorismo social. O objetivo seria contribuir com o desenvolvimento scio-econmico da macro-regio de influncia, por meio de prticas sustentveis especficas, que atinjam a comunidade na forma de propostas de melhorias de qualidade de vida, principalmente das classes sociais de baixa renda. 2 REFERENCIAL TERICO 2.1 ABORDAGENS CONCEITUAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO Considerado uma livre traduo da palavra entrepreneurship, que por sua vez deriva-se do francs entreprendre, empreendedorismo significa se comprometer a fazer algo ou comear algo. Para Motomura (2004), nada mais do que a fora do fazer acontecer. O empreendedor seria, nessa concepo, a pessoa capaz de gerar resultados efetivos em qualquer rea da atividade humana. O termo empreendedorismo, a qual se refere a estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seus sistemas de atividades e seu universo de atuao, e definido como:
Um processo dinmico pelo qual os indivduos identificam idias e oportunidades econmicas e atuam desenvolvendo-as, transformando-as em empreendimentos e, portanto, reunindo capital, trabalho e outros recursos produo de bens e servios. Trata-se, portanto, de uma atividade econmica geradora de bens e servios para a venda (Melo Neto e Fres, 2002, p.6).

Um dos primeiros a utilizar o termo entrepreneur foi o economista francs Jean Baptiste Say, para referir-se aos indivduos capazes de gerar valor ao estimular o progresso econmico atravs de novas e melhores maneiras de fazer as coisas (DEES, 1998). Observa-se atravs da literatura pesquisada que h falta de consenso a respeito da definio de empreendedorismo. Rimoli et al. (2004), por exemplo, abordam a diversidade de conceitos existentes sobre esse fenmeno. Klerk e Kruger (2003 citado por RIMOLI et al., 2004) realizaram resgate histrico destacando as principais caractersticas que determinam o empreendedorismo: prontido, viso de futuro, capacidade de assumir riscos, conhecimento suficiente, criatividade, inovao, firmeza, determinao, etc., enquanto para Covin e Slevin (1989, citado por RIMOLI et al., 2004), empreendedorismo pode ser descrito como possuidor de trs fundamentos principais: inovao, aceitao ou tolerncia em relao ao risco e uma predisposio ao. a utilizao da inovao para renovar ou redefinir organizaes, mercados e/ou setores industriais (COVIN E MILES, 1999 citado por RIMOLI et al., 2004). Skane e Ventakaraman (2000 citado por RIMOLI et al., 2004) relataram a elaborao de uma estrutura conceitual para empreendedorismo centrada em dois fenmenos: a existncia de oportunidades lucrativas e a presena de pessoas empreendedoras. Esses conceitos enfatizam dois aspectos relevantes: as atitudes inovadoras e a capacidade de assumir riscos, fatores essenciais na promoo do desenvolvimento econmico sustentvel. O empreendedor tambm o empregado que prope e pratica inovaes em uma determinada organizao, ocasionando o surgimento de valores adicionais (intra-empreendedorismo); o trabalhador autnomo como gestor do auto-emprego; aquela pessoa que compra uma empresa e realiza inovaes, assumindo riscos, seja no aspecto administrativo, com tambm na rea de vendas, fabricao, distribuio ou na ao de publicidade e propaganda de seus bens e/ou servios, agregando novos valores (MACHADO, 2003, p.3). Os empreendedores podem ser voluntrios (que tm motivao para empreender empreendedorismo por oportunidade) ou involuntrios (que so forados a empreender por motivos alheios sua vontade: desempregados, imigrantes etc. empreendedorismo por necessidade). Pode-se tambm considerar a existncia do empreendedorismo comunitrio (como as comunidades empreendem) e a adoo de polticas pblicas governamentais para o setor. O empreendedor costuma ser uma pessoa que desenvolve grande atividade. Para si o importante fazer e por isso, ocupa a maior parte do seu tempo resolvendo problemas. A confiana e a segurana na obteno do xito deve ser uma caracterstica marcante na personalidade do empreendedor. Igualmente importante ter uma viso clara e objetiva do futuro, fixando as metas que se pretende atingir e procurando antecipar-se ao aproveitamento das oportunidades que lhe oferecem (MACHADO, 2003, p.5).

2.2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAO Em seu livro Inovao e Esprito Empreendedor, Peter Drucker destaca dois pontos importantes na discusso sobre o empreendedorismo: primeiro, iniciar um negcio no necessrio ou suficiente para o empreendedorismo; segundo, o empreendedorismo nem sempre requer finalidade de lucro (DRUCKER, 1987). Dessa forma,
[...] ao longo das ltimas dcadas, as denominadas organizaes sem fins lucrativos recorrentemente tm se utilizado das ferramentas gerenciais associadas escola do empreendedorismo, o que possibilitou a emergncia de uma nova conceituao nesta rea de conhecimento: o empreendedorismo social (SILVA, 2008).

importante lembrar que empreendedores sociais so diferentes dos empreendedores tradicionais, que correm riscos em benefcio prprio ou da organizao, a caracterstica chave dos empreendedores sociais que eles correm riscos em benefcio das pessoas a quem a sua organizao serve (BRINCKERHOFF, 2000, p.1). Atualmente, o empreendedorismo social um fenmeno mundial, sendo o empreendedor social visto como o responsvel na busca de solues para os mais variados problemas sociais, apresentando-se como um agente ativo e transformador dos valores da sociedade. No Brasil, cresce cada vez mais o incentivo participao da sociedade civil nas questes nacionais, sob o argumento de que as complexidades regionais das questes sociais brasileiras demandam um tipo de ao integrada na sociedade, capaz de mobilizar diferentes competncias na criao de solues inovadoras adaptadas s diferentes realidades locais. O crescimento de movimentos associativos tem gerado a necessidade prtica de enfrentar os desafios de gesto correspondentes, em especial na coordenao das redes solidrias que surgem em torno de questes centrais, tais como o enfrentamento da fome e da misria, ou a superao dos graves nveis de subdesenvolvimento regionais (MACHADO E MACHADO, 2008). A formao de parcerias entre governo, iniciativa privada e sociedade civil, em especial, tem chamado a ateno de pesquisadores da rea da administrao para o surgimento de um novo modelo de gesto social, voltado para a formao de redes e para o desenvolvimento de projetos inovadores com fins sociais. Conforme relata Oliveira (2004, p.10):
O tema empreendedorismo social novo em sua atual configurao, mas na sua essncia j existe h muito tempo. Alguns especialistas apontam Luther King, Gandhi, entre outros, como empreendedores sociais. Isso foi decorrente de suas capacidades de liderana e inovao quanto s mudanas em larga escala.

Para Melo Neto e Fres (2002, p.6) o empreendedorismo social difere do empreendedorismo de negcios em dois aspectos. Em primeiro lugar, por no produzir bens e servios para vender, mas para solucionar problemas sociais; e em segundo lugar, direcionado no somente ao mercado, mas para segmentos populacionais em situao de risco social, como a excluso social, pobreza e risco de vida. Desse modo, incentivados pelas ameaas e oportunidades resultantes do atual estado de desequilbrio scio-econmico mundial, diversos setores da sociedade mobilizam-se na busca de respostas a problemas crnicos de propores globais. Neste contexto, iniciativas de

empreendedorismo social (social entrepreneurship) tm se tornado alvo de discusso nos meios empresarial e acadmico (DEES, 1998). Conforme Vale (2004), o empreendedor social aquele indivduo, cujo funo fundamental a de otimizar os processos coletivos, gerando maior competitividade e desenvolvimento econmico. tambm denominado por autores como Nasser (2002 citado por Vale, 2004) de "empreendedor cvico", para caracterizar um tipo de agente social envolvido com o processo de desenvolvimento. O empreendedorismo social, tambm, uma forma importante de entendimento de questes que passam a ser coletivas, e no mais individuais. Na concepo de Vieira e Gauthier (2000),
Os empreendedores sociais so aqueles que criam valores sociais atravs da inovao e da fora de recursos financeiros, independente da sua origem, visando o desenvolvimento social, econmico e comunitrio [...] tm a viso, a criatividade, e a determinao para redefinirem os seus campos [...] so os pioneiros na inovao de solues para os problemas sociais e no podem descansar at mudarem todo o modelo existente da sociedade.

Analisando o perfil do empreendedor social, Melo Neto e Froes (2002, p.34) afirmam que no qualquer um que pode ser um empreendedor social. O empreendedorismo social um misto de cincia e arte, racionalidade e intuio, idia e viso, sensibilidade social e pragmatismo responsvel, utopia e realidade, fora inovadora e praticidade. Assim, as caractersticas apresentadas por estes indivduos denotam algumas diferenas em relao aos empreendedores tradicionais. A primeira delas, ideolgica, os guia em sua misso social. O Quadro 1 apresenta as caractersticas e habilidades observadas num empreendedor social, segundo a abordagem de alguns pesquisadores da rea. Quadro 1 Caractersticas dos empreendedores sociais Caractersticas / Habilidades
Cooperativos, viso social, habilidade de comunicao, empticos, criatividade na soluo de problemas reais, forte fibra tica, pragmticos. Sinceros, paixo, clareza, confiana pessoal e organizacional, planejamento, habilidade para improviso. Criativos, lderes. Inovadores, arrojados, transparentes.
Fonte: Elaborado pelo autor.

Referncia
Johnson (2000) Boschee (2008) Melo Neto e Froes (2002) Dees (1998)

Para Oliveira (2004, p.11) empreendedores sociais:


So agentes de intercambiao da sociedade por meio de: proposta de criao de idias teis para resolver problemas sociais, combinando prticas e conhecimentos de inovao, criando assim novos procedimentos e servios; criao de parcerias e formas/meios de auto-sustentabilidade dos projetos; transformao das comunidades graas s associaes estratgicas; utilizao de enfoques baseados no mercado para resolver os problemas sociais; identificao de novos mercados e oportunidades para financiar uma misso social. [...] caractersticas comuns aos empreendedores sociais: apontam idias inovadoras e vem oportunidades onde outros no vem nada;

combinam risco e valor com critrio e sabedoria; esto acostumados a resolver problemas concretos, so visionrios com sentido prtico, cuja motivao a melhoria de vida das pessoas, e trabalham 24 horas do dia para conseguir seu objetivo social.

Dees (2008) amplia o conceito de inovao, aplicando-o ao contexto das organizaes sem fins lucrativos (non-profits), com base em seis elementos-chave: (1) inovao ao, no apenas idia; (2) inovao envolve mudana (radical ou incremental); (3) inovao deve ser vista como um aperfeioamento; (4) inovao pode assumir diversas formas: na maneira como as coisas so feitas, na natureza das coisas a serem feitas, na composio dos grupos que iro atuar, etc. (5) inovao orientada a objetivos; (6) inovao um conceito atrelado aos objetivos do empreendimento. Inovaes, portanto, podem surgir sob a forma de novos produtos ou servios, novas estratgias, novos mercados, novas fontes de recursos, novas configuraes organizacionais, novos contratos, novas estruturas ou fontes de financiamento para novos negcios/projetos. Assim, os empreendedores sociais criam valores sociais atravs da inovao, pela fora de recursos financeiros tendo em vista o desenvolvimento social, econmico e comunitrio. Alguns dos fundamentos bsicos do empreendedorismo social esto diretamente ligados ao empreendedor social, destacando-se a sinceridade, paixo pelo que faz, clareza, confiana pessoal, valores centralizados, boa vontade de planejamento, capacidade de sonhar e uma habilidade para o improviso (OLIVEIRA, 2004, p. 12). Oliveira (2004, p. 14) enfatiza o perfil ideal de um empreendedor social. Quanto ao conhecimento, ele deve saber aproveitar as oportunidades, ter competncia gerencial, ser pragmtico e responsvel, e saber trabalhar de modo empresarial para resolver problemas sociais. Em relao s habilidades, ele precisa ter viso clara e ter iniciativa, ser equilibrado e participativo, saber trabalhar em equipe e saber negociar, saber pensar e agir estrategicamente, ser perceptivo e atento aos detalhes, ser gil, ser criativo, ser crtico, ser flexvel, ser focado, ser habilidoso, ser inovador, ser inteligente e ser objetivo Dees (1998; 2008) especifica que o empreendedor social deve atuar com a responsabilidade de mudana no setor social por adaptao de uma misso que sustenta o valor social (no apenas valor privado). Desse modo, o empreendedor social tem o papel de agente de mudana no setor social, por adotar a misso de gerar e manter valor social (no apenas valor privado); deve reconhecer e buscar implacavelmente novas oportunidades para servir a tal misso; tambm precisa engajar-se num processo de inovao, adaptao e aprendizado contnuo; agir arrojadamente sem se limitar pelos recursos disponveis; bem como exibir um elevado senso de transparncia para com seus parceiros e pblico e pelos resultados gerados. Algumas caractersticas do empreendedorismo privado (tradicional) e do empreendedorismo social so comparadas no Quadro 2, onde percebe-se a passagem do individual para o coletivo e do lucro financeiro para a resoluo de problemas sociais.

Quadro 2 - Comparao entre empreendedorismo privado e social

Fonte: Melo Neto e Froes (2002, p.11).

Abordando problemas e solues para o empreendedorismo social, Brown (2002) afirma que, em vez da procura por empreendedores sociais para criar empreendimentos sociais completamente novos, o que realmente se deve fazer formar intraempreendedores sociais, pois estes seriam capazes de transformar as organizaes. E conceitua intraempreendedor social como:
Um voluntrio ou empregado de uma organizao do setor pblico ou privado encarregado de criar um empreendimento social dentro da organizao em que trabalha. Isto pode ocorrer transformando a organizao inteira em um empreendimento social, ou apenas alguns produtos ou servios existentes de forma a ter-se um novo empreendimento social. (BROWN, 2002)

Brown (2002), em seu texto, lana o conceito, no o explora e nem define o campo e a forma de atuao deste intraempreendedor social. Apenas aponta a sua relevncia e a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema. 3 METODOLOGIA Tratou-se de pesquisa explicativa quanto aos fins utilizados para a pesquisa, pois investigouse quais fatores relacionados s prticas sustentveis de empreendedorismo social focados na cidadania. A pesquisa descritiva tambm foi utilizada, pois foram expostas as principais caractersticas do empreendedorismo social comparados ao empreendedorismo privado (tradicional). Quanto aos meios, tratou-se de uma pesquisa bibliogrfica, telematizada e de campo. A pesquisa foi bibliogrfica, porque o levantamento das principais contribuies tericas que envolvem o problema foram filtrados atravs da consulta de material publicado em livros, anais de seminrios e peridicos cientficos. Foi telematizada, pois alguns artigos cientficos relacionados com o objeto da investigao foram capturados em web sites da Internet.

4 PRTICAS SUSTENTVEIS DE EMPRENDEDORISMO SOCIAL No incio do ano letivo de 2007, a Faculdade Batista de Vitria, atravs da Empresa Jnior e do Ncleo de Iniciao Cientfica da instituio, estimulou iniciativas inovadoras no campo das prticas sustentveis de empreendedorismo social com a seleo criteriosa de alunos talentosos do curso de administrao. Todos os projetos so focados na cidadania e esto ativos na comunidade. 4.1 INDICE DE PREOS FABAVI Em funo da inexistncia de um sistema de monitoramento de preos de alimentos consumidos pela classe mdia capixaba, foi criado em fevereiro de 2007, o ndice de Preos FABAVI. O sistema utiliza metodologia cientfica especfica para o monitoramento sistemtico dos preos de 30 produtos de alimentao e pode ser considerada uma cesta ampliada para satisfazer as necessidades mnimas de alimentao de uma famlia padro (2 adultos e 2 crianas) da classe mdia com renda familiar entre trs a dez salrios mnimos. Atravs de divulgao permanente na mdia local e no site do projeto no endereo http://www.indicefabavi.rg3.net, informa-se sociedade local as variaes de preos ocorridas mensalmente em 10 redes de supermercados da Regio Metropolitana da Grande Vitria. A pesquisa e a anlise econmica fundamentada da cesta bsica da classe mdia so elaboradas por dois alunos bolsistas sob a coordenao da Empresa Jnior da Faculdade Batista de Vitria (figura 1). Estima-se que esse sistema de monitoramento de preos e a permanente veiculao dos resultados na mdia local, no mdio e longo prazo, podero propiciar aos consumidores desse estrato social a otimizao de suas compras, principalmente as relacionadas aos itens de alimentao.

Figura 1 Alunos durante a pesquisa mensal de preos

Atualmente o projeto do ndice est cadastrado como parceiro no Portal do Consumidor no site http://www.portaldoconsumidor.gov.br vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, da Indstria e do Comrcio Exterior.

4.2 VIGILANTE$ DO$ PREO$ Criado em novembro de 2007, o projeto de cidadania VIGILANTE$ DO$ PREO$ tem como objetivo principal proteger os consumidores capixabas de alguns procedimentos de comercializao irregulares e abusivos no setor supermercadista e em outros estabelecimentos comerciais da Regio Metropolitana da Grande Vitria, com base nos artigo 6, item III e artigo 31 do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor (Lei n 8.078 de 11/09/1990). Esse projeto pode ser considerado uma inspirao do MONSIEUR PRIX (conhecido como Senhor Preos). Projeto similar criado na Sua em 1986, com a caracterstica de ser o nico rgo pblico no mundo que combate os preos altos tanto no setor privado como no setor pblico. Nesse pas aquele rgo deve proteger os consumidores e a economia de preos abusivos. Uma das campanhas realizadas pelos alunos integrantes do projeto VIGILANTE$ DO$ PREO$ significou um alerta para a sociedade no que diz respeito excessiva falta de etiqueta de preo nas gndolas dos supermercados capixabas, o seu mau posicionamento e tambm a incmoda situao de divergncia de preo registrado no caixa em comparao com o preo fixado na gndola dos estabelecimentos da amostra pesquisada (figura 2).

Figura 2 Alunos durante campanha de cidadania nas ruas

Vale ressaltar que este projeto no uma proposta de guerra contra os empresrios, muito pelo contrrio, a meta estimul-los a agir de forma correta, pois essa prtica lhes traz dividendos muito maiores de que no respeitar os direitos do consumidor.

A justificativa dessas prticas sustentveis de cidadania proporcionar aos alunos pesquisadores complementao do ensino e da aprendizagem na rea da gesto da qualidade, bem como agir como instrumento de integrao, treinamento prtico, aperfeioamento prtico, aperfeioamento tcnico-cultural, cientfico e de relacionamento humano. O projeto participou do Prmio Nacional Trote da Cidadania 2008 da Fundao Educar DPaschoal de Campinas (SP) e obteve o 2 lugar geral. Esse projeto tambm recebeu o Prmio Nacional de Gesto Educacional 2009 (PNGE), da Confederao Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN), na categoria melhores prticas na gesto eficaz de Responsabilidade Social, ficando em 2 lugar. Informaes mais detalhas dessas aes podem ser obtidas atravs do endereo www.vigilantesdosprecos.rg3.net . Alm disso, o projeto est cadastrado como parceiro oficial atravs do Portal do Consumidor no endereo http://www.portaldoconsumidor.gov.br vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, da Indstria e do Comrcio Exterior. 4.3 EDUCAO FINANCEIRA PARA A COMUNIDADE Criado em junho de 2008, este projeto educativo e de cunho social tem como funo bsica colaborar com a educao financeira da comunidade da Grande Vitria, principalmente as de baixa renda. Conceitos, dicas e opinies sero sempre simplificadas, com objetivos didticos e prticos. Cabe ressaltar que o projeto no focado na assessoria ou consultoria financeira. O objetivo principal criar uma mentalidade adequada e saudvel em relao ao dinheiro, ou seja, orientar de forma clara e objetiva sobre como as pessoas devem gastar, poupar e ganhar dinheiro. Afinal, com o oramento apertado as pessoas precisam se reeducar financeiramente. Devem ser analisados no contexto em que foram apresentados. No devem ser entendidos como recomendao que se aplique a qualquer caso. Desta forma, no cabe ou caber aos responsveis pelo projeto qualquer participao ou responsabilidade sobre ganhos, lucros ou perdas advindos da interpretao e uso dados pelas pessoas assistidas na gesto de suas finanas. Assim, foram reunidos um conjunto de princpios e diretrizes que nortearam o comportamento da equipe gerenciadora do projeto, valorizando preceitos ticos reconhecidos pelos mesmos e pela sociedade, expressando a responsabilidade com a comunidade, fornecedores, parceiros de trabalho e colaboradores. reconhecida a importncia da imprensa, das associaes e entidades de classe, atendendo-as com transparncia, respeito e civilidade, sendo especialmente solcitos na divulgao de informaes transparentes e conhecimentos especficos para o bem-estar da populao da Grande Vitria na rea de educao financeira. No incio de 2009, os alunos envolvidos com o projeto iniciaram o X CRI$E, uma abrangente campanha educativa para consumidores e pequenos empresrios da Regio Metropolitana da Grande Vitria com dicas de como enfrentar o perodo de crise financeira sem sentir maiores turbulncias. Alm de panfletagem e palestras, os universitrios fizeram pesquisas especficas com esses pblicos para verificar o impacto da crise (figura 3).

Figura 3 Alunos durante entrevista com empresrio

Um dos diferenciais do projeto o site exclusivo para quem quiser acompanhar as dicas de gesto das suas finanas. A pgina na internet tem ainda um canal direto no endereo http://www.xocrise.rg3.net , para tirar dvidas bsicas em educao financeira. importante destacar que a campanha educativa X CRI$E conquistou o 1 lugar no prmio Trote da Cidadania 2009 e ao longo do ano servir para levantar o astral e fazer todo mundo encarar de frente essa crise financeira. Esse projeto tambm foi reconhecido pelo Instituto da Cidadania Brasil e o Ministrio da Cincia e Tecnologia Secretaria de Cincia e Tecnologia para Incluso Social, como uma das quatro melhores prticas sociais na categoria Educao na Edio Nacional do Prmio Cidadania Sem Fronteiras 2009. 5 CONSIDERAES FINAIS No Brasil, prticas sustentveis de empreendedorismo social focadas na cidadania ainda esto em processo de gestao. Observa-se o predomnio de uma viso reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatria, pagar os impostos, ou seja, fazer coisas que so impostas) e encontram-se muitas barreiras culturais e histricas para a vivncia da cidadania. Os brasileiros so filhos de uma nao nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre sim senhor?, a achar normal as injustias, a termos um jeitinho para tudo, a no levar a srio a coisa pblica, a pensar que direitos so privilgios e exigi-los estar na contra mo do processo. Os direitos no foram conferidos ao povo, mas conquistados. Muitas vezes compreendem-se os direitos como uma concesso, um favor de quem est em cima para os que esto em baixo. Porm, a cidadania no dada, ela construda e conquistada a partir da organizao, participao e interveno social. As prticas sociais ligadas cidadania no surge do nada como um toque de mgica, nem to pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realizao destes direitos.

necessrio que o cidado participe, seja ativo, faa valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Cdigo de Defesa do Consumidor, automaticamente deixaro de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou ento estes direitos se tornaro efetivos? As constataes do trote provaram que no! Se o cidado no se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses sero letra morta, ficaro s no papel. Construir cidadania tambm construir novas relaes e conscincias, pois ela algo que no se aprende com os livros, mas com a convivncia, na vida social e pblica. no convvio do dia-a-dia que se pratica a cidadania, atravs das relaes que se estabelecem com os outros, com a coisa pblica e o prprio meio ambiente. A cidadania deve passar junto por temticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia e a tica. Pode-se dizer que a cidadania tarefa que no termina. Ela no como um dever de casa, onde feita uma parte, apresentada e fim. Enquanto seres inacabados os indivduos estaro sempre descobrindo e tomando conscincia mais ampla dos seus direitos. Nunca podero chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgiro, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania. importante observar que a sustentabilidade e a perpetuao dessas aes de cidadania iro se concretizando medida que o pblico alvo efetive sua interao atravs de acesso aos sites dos projetos bem como a conquista de novos alunos para fazer parte desse canal de contato com a comunidade. Assim, com as prticas de empreendedorismo social focadas na cidadania, a Faculdade Batista de Vitria inicia uma nova fase na formao cidad do aluno de graduao em administrao, futuro profissional embasado na tica tanto empresarial como social. 6 REFERNCIAS BENEVIDES, Srgio. Empreendedorismo: assim se faz o futuro. Rumos, Braslia, p. 26-33, dez. 2002. BRINCKERHOFF, Peter C. Social entrepreneurship the art of mission-based venture development. New York: Wiley, 2000. BOSCHEE, Jerr. What is social entrepreneurship? Disponvel em: <http://www.csen.ca/ whatis.htm>. Acesso em: 10 nov. 2008. BROWN, Jim. Social enterprise So whats new? Regeneration & Renewal, 23 August 2002. Disponvel em: <http://www.bakerbrown.co.uk/ regenerationrenewal.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2008. DEES, J. Gregory. Enterprising Nonprofits. Harvard Business Review, January-February, 1998. DEES, J. Gregory. The meaning of social entrepreneurship. Disponvel em: <http:/www.the-ef.org/resources-Dees103198.html>. Acesso em: 5 maio 2008.

DRUKER, Peter F. Inovao e esprito empreendedor (entrepreneurship): prtica e princpios. So Paulo: Pioneira, 1987. FISCHER, Tnia. Poderes locais, desenvolvimento e gesto: introduo a uma agenda. In: FISCHER, Tnia. Gesto do desenvolvimento e poderes locais: marcos tericos e avaliao. Salvador: Casa da Qualidade, 2002, p.12-32. JOHNSON, Sherrill. Literature review on social entrepreneurship. Research Associate Canadian Centre for Social Entrepreneurship, november, 2000. Disponvel em: <http://www.bus.ualberta.ca/ccse/Publications/Publications/Lit.%20Review%20 SE%20November%202000.rtf>. Acesso em: 17 nov. 2008. KANTER, Rosabeth Moss. When a thousand flowers bloom: structural, collective, and social conditions for innovation in organization. In: Entrepreneurship: the social science view. Edited by Richard Swedberg. Delhi, Oxford University Press, 2000, p.167-210. MACHADO, Antonio L. Itriago y MACHADO, Miguel Angel Itriago. Las redes como instrumentos de transformacin social. Disponvel em: <http://www.icd.org.uy/ mercosur/ informes/ 2000/itriago1.html>. Acesso em: 24 set. 2008. MACHADO, Larissa. Empreendedorismo. A Gazeta, Vitria, 14 dez. 2003, Suplemento Especial. MELO NETO, Francisco de Paula de. FROES, Csar. Empreendedorismo social a transio para a sociedade sustentvel. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. NASSER, J. Monir. Comunidades de Desenvolvimento. Avia Internacional, 2002. MOTOMURA, Oscar. Empreendedorismo sustentvel. So Paulo, 2004. Disponvel em: <http://www.amana-key.com.br>. Acesso em: 11 fev. 2008. OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social no Brasil: fundamentos e estratgias. 2004. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual Paulista - Unesp, Franca, 2004. RIMOLI, C.A., ANDREASSI, T., GOUVA, R., ZANATTA, J. B. Reflexes sobre Empreendedorismo: Estudo de Casos de Empresas de Sucesso e Insucesso. In: Anais do XXVIII Encontro Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Administrao, Curitiba, 2004. SILVA, Hlio Eduardo da. Empreendedorismo: o caminho para o sucesso no sculo XXI. Disponvel em:<http://200.252.248.103/sites/revistasebrae/ 04/artigos_01.htm>. Acesso em: 20 nov. 2008. VALE, G. M. V. Empreendedores Coletivos em Redes Organizacionais - Novos Agentes Gerando um Padro Diferenciado de Competitividade. Work Paper. In: Anais do XXVIII Encontro Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Administrao, Curitiba, 2004. VIEIRA, Renata M.F.; GAUTHIER, Fernando A.O. Introduo ao empreendedorismo social. Anais. II Encontro Nacional de Empreendedorismo. Florianpolis, 2000.

You might also like