You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS E EDUCAO LICENCIATURA EM CINCIAS DA RELIGIO DISCIPLINA: PRODUO E RECEPO DE TEXTO DOCENTE:

IONELI BESSA FERREIRA

ELIETE CRISTINA OLIVEIRA DA CUNHA MEYSE LEAL DE ABREU WENDEL LEAL TRINDADE WILLIAM TEIXEIRA GONALVES

ARTIGO CIENTFICO

BELM-PAR 2010

ELIETE CRISTINA OLIVEIRA DA CUNHA MEYSE LEAL DE ABREU WENDEL LEAL TRINDADE WILLIAM TEIXEIRA GONALVES

ARTIGO: RELIGIO BUDISTA

Trabalho apresentado disciplina, Produo e Recepo de Texto como requisito parcial da 2 avaliao, orientado pela docente Ioneli Bessa Ferreira.

BELM-PAR 2010

RESUMO Dentre as vrias religies que existem no mundo, o budismo se destaca como uma das cinco maiores, junto com o Cristianismo, o Judasmo, o Islamismo e o Hindusmo. Os aspectos da religio budista apresentam vrias influncias nos mbitos sociais, educacionais e religiosos. Dentro desta religio encontra-se varias escolas que no decorrer da expanso desta filosofia ganharam espao, em especial, as escolas relacionadas ao Nitiren como a Soka Gakkai, ONG que tem como objetivos o estabelecimento da paz, da cultura e da educao, onde este artigo se fundamenta. A filosofia budista apresentar especificidades complexas e muito atuais, apesar de seu longo tempo como filosofia religiosa. Esta filosofia foi muito expandida pelos continentes e apresenta uma forte influencia na sociedade ocidental.

Palavras-Chave: Filosofia; Influncia; Prtica

1. INTRODUO O Budismo uma religio de origem oriental. Nasceu em uma provncia indiana, seu criador foi o prncipe Siddhartha Gautama. Siddahartha nasceu Lumbini em aprox. 566 a.C com seu destino predestinado a ser uma pessoa de grande importncia. Era de uma famlia rica e aristocrtica e sempre viveu dentro do palcio real, por seu pai querer torn-lo rei a qualquer custo. Mas, j aos 29 anos de idade, suas experincias em fuga fora do palcio lhe mostraram verdades que eram novas para seu to pequeno mundo. Siddahartha passou a viver uma vida simples e peregrina procurando a iluminao e com isso conseguiu muitos discpulos, o que confirma a profecia de seu destino pelo fato de que mesmo ele no sendo o grande rei que seu queria, ele ainda assim tornou-se um grande personagem na histria da humanidade. A filosofia budista apresenta especificidades que dependeram muito dos fatos e acontecimentos da vida de seu criador, que aps atingir o esclarecimento tornou-se um Buda, que no Budismo chamado de Buda Sakyamuni. Esses fatos so a base de muitos ensinamentos do que compes hoje a filosofia budista justamente pelo fato de que esses fatos apresentaram dvidas sobre o modo de vida e os sentimentos do ser humano. Em sua juventude dedicou-se a encontrar uma soluo para o sofrimento fundamental da existncia humana. Seus ensinamentos buscam provocar em quem os aspira uma revoluo humana, onde seus desejos e paradigmas mundanos so trocados pela busca da felicidade atravs do Dharma que seria os ensinamentos de Buda. So as suas leis, a essncia da filosofia budista. No pensamento budista a vida cotidiana deve ser entendida no fsico, com o que se v, e na mente.

Durante cinqenta anos, ele ensinou aos seus discpulos como atingir o "estado de Buda", uma condio de vida caracterizada por uma total liberdade interior, sabedoria ilimitada, compaixo e benevolncia infinitas. Este ensino est contido no Sutra de Ltus considerado a transmisso mais importante de Sakyamuni na forma de pergaminho. Faz parte do cnone do Zen e o fundamento das escolas japonesas. Sakyamuni afirma que a vida cotidiana nos oferece a oportunidade para realizarmos uma reforma interior e assim manifestar esse imenso potencial inerente a ela. Revela tambm que todo indivduo, sem nenhuma distino de classe social, econmica ou nvel educacional, pode manifestar o "estado de Buda". O termo Buda significa um ser inteiramente esclarecido. Aps a morte do seu criador com 80 anos de vida, o ensinamento budista continuou em expanso. Primeiramente sua difuso se deu por toda a sia, saindo da ndia indo para a China, Japo, Siri Lanka, Sudeste da sia, Coria e Tibete, onde este ultimo pas apresenta a maior difuso do Budismo. Esta difuso desencadeou a construo de varias escolas que tem como objetivo estudar o Dharma e o Sutra de Ltus. Aps muitos sculos, eis que surge um novo Buda. Nitiren Daishonin nasceu em 1222, na vila de Kominato, Provncia de Awa, na atual Provncia de Tiba. Ao contrrio de Sakyamuni, que foi filho de rei, os pais de Nitiren eram pescadores. Naquela poca, os pescadores e caadores eram desprezados porque sua sobrevivncia envolvia tirar a vida. As circunstncias de seu nascimento so muito significativas, pois indicam o princpio budista da igualdade mxima de todas as pessoas, independentemente de sua posio social ou de outros critrios superficiais. Ele recebeu o nome de Zenniti-maro e viveu na vila de pescadores at 1233, quando, aos doze anos1, deixou o lar para estudar o budismo e outros ensinos seculares em um templo prximo de onde morava chamado Seityo. Hoje este apresenta o Budismo Nitiren que altamente difundido entre as escolas budistas, inclusive na Soka Gakkai Internacional. Esta expanso de filosofia pelos quatro cantos da Terra no se deu to facilmente. Hoje se o Brasil comporta esta religio em sua histria devido migrao japonesa no perodo do caf, na segunda metade do sculo XIX. Logo, a filosofia budista do Brasil se assemelha muito a filosofia budista japonesa.

2. NO QUE SE BASEIA A FILOSOFIA BUDISTA Como j foi mencionada, grande parte da filosofia budista est nos acontecimentos fora do palcio de Siddhartha Gautama. Ele se deparou com muitos estados sentimentais do ser humano como a misria, a pobreza, a tristeza e o sofrimento. Disto ele comea a fazer sua prpria revoluo humana e inovando mais anlises do processo que a vida. Dentro seus principais ensinamentos destacam-se:

2.1- O SOFRIMENTO

Primeiramente, no Budismo o sofrimento visto como algo inerente ao ser humano, algo que j nasce inseparavelmente com cada pessoa. Buda Sakyamuni afirmava que tudo sofrimento, porm no deve se levar ao p da letra. O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. Tambm crem na lei do carma, segundo a qual, as aes de uma pessoa determinam sua condio na vida futura. A doutrina baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:
A- A Natureza da Existncia: um estado de existncia imperfeito e por isso deve

ser transcendido. De uma forma ou outra a vida como a conhecemos finalmente levada ao sofrimento e/ou mal-estar. o estado de quase dor fsica e angstia mental causado pelo sentimento de falta de liberdade.
B- A natureza da Causa: o sofrimento ligado pelo desejo que apresenta um aspecto

negativo. Isso , muitas vezes, expressado como um engano agarrado a um certo sentimento de existncia, a individualidade, ou para coisas ou fenmenos que consideramos causadores da felicidade e infelicidade;
C- A Liberdade Final na Existncia Perfeita o sofrimento acaba quando termina o

desejo. Isso conseguido atravs da eliminao da iluso para assim alcanamos um estado de libertao do iluminado. . a "libertao", que possibilita ao homem o poder despedaar as algemas que o prendem ao crculo do nascimento, mortes e renascimentos sucessivos, origem de todas as misrias desta vida, e inverter o processo, praticando no cotidiano e a cada instante as virtudes mais exemplares ensinadas pelo budismo.
D- O Caminho do Meio e a Trilha ctupla: o meio pelo qual o Primeiro Princpio

percebido e reconhecido, o Segundo Princpio conhecido e compreendido, e o Terceiro Princpio efetivado, e com isso o Nirvana atingido. o caminho que conduz destruio da dor. Esse estado conquistado atravs dos caminhos ensinado pelo Buda.

2.2- A FELICIDADE Quando as necessidades de uma pessoa so realizadas, ela sente felicidade, mas a simples realizao dos desejos no pode sustentar este sentimento de felicidade. Mesmo apesar de no estar totalmente satisfeita com sua vida atual, pode sentir que mais feliz do que outrora. Porm, ningum constantemente feliz. Sempre haver situaes difceis, por melhor que seja o momento. Tal felicidade essencialmente relativa. Uma felicidade mais profunda e duradoura no depende do objeto do desejo ou da necessidade, nem do prprio passado, nem da vida do vizinho, tampouco de qualquer outro fator externo. O principal ingrediente para essa felicidade encontra-se na prpria vida. A felicidade est diretamente relacionada ao grau em que se pode extrair a prpria fora vital e esperana no futuro. De maneira contrria, se uma pessoa no tem essas qualidades, ela compara o seu presente com o passado ou com o seu ambiente. A felicidade por comparao , na verdadeira essncia do termo, a felicidade relativa. Para compreender a diferena que pode fazer a prpria fora vital, imaginemos dois alpinistas. Escalar um pico escarpado infligiria uma dor insuportvel a uma pessoa

comum, mas pode proporcionar um prazer inesquecvel a um alpinista. Quanto mais alto, escarpado e difcil for o penhasco, maior a alegria e satisfao de desafi-lo e conquistlo. As dificuldades na vida so como uma montanha escarpada. Se a pessoa encontra a felicidade apenas no conforto, evitar muito do que vale a pena na vida. Tal atitude essencialmente negativista e escapista. Quando chegamos a tal ponto, o conforto um perodo de descanso e no acompanhado por uma grande dor nem por uma profunda alegria. Todas as atividades humanas objetivam a felicidade. O budismo, assim como as outras religies, ensina s pessoas como viver para conquistarem uma vida feliz. No entanto, muitas religies encorajam seus crentes a orarem para que algo mstico, uma fora transcendental, elimine os problemas da vida. Ento, se as pessoas so religiosas ou no, tambm tentam com frequncia evitar as dificuldades e os problemas. O budismo mostra o caminho para uma nova vitalidade e uma profunda sabedoria, ensinando que os seres humanos devem inspirar-se a desafiar, e no a evitar, quaisquer dificuldades que enfrentarem e transform-las em felicidade com o desenvolvimento de sua prpria fora vital. Superar o sofrimento em vez de fugir dele uma atitude criativa de desafio e coragem, e essa atitude que leva felicidade absoluta. 2.3- A LEI DA CAUSALIDADE O budismo ensina que a felicidade humana baseia-se na Lei de Causa e Efeito. Diferentemente do conceito de causalidade nas cincias naturais e sociais, o princpio budista de causa e efeito considera em primeiro lugar a vida da pessoa. Suponhamos que um aluno estude bastante para um exame e passe com notas altas. O estudo aplicado a causa e ser aprovado, o efeito. Mas h sempre algum meio que liga a causa ao efeito, e neste caso o meio o ato de prestar o exame. Tal meio funciona de duas formas: produz um efeito e contribui para formar uma nova causa. No entanto, a mesma quantidade de esforo no necessariamente leva aos mesmos resultados. Alguns estudantes tm naturalmente boa memria, ao passo que outros tendem a esquecer as coisas rapidamente. A questo mais importante o que produz essas diferenas entre os indivduos. O budismo atribui a causa ao modo de vida nas existncias anteriores. A individualidade e as habilidades naturais so os efeitos das causas realizadas em existncias anteriores. Neste sentido, o budismo muito diferente da doutrina de algumas religies ocidentais que sustentam que um ser transcendental predetermina o curso de vida das pessoas neste mundo. O budismo afirma que cada indivduo responsvel por seu prprio destino e tem ao mesmo tempo a prerrogativa para mud-lo para melhor e desenvolver seu carter no futuro. Isso significa que a pessoa com memria fraca no tem de se resignar ao seu destino. Se sabe de seu ponto fraco, pode iniciar os preparativos para um teste bem antes dos outros para que possa memorizar completa e eficazmente as matrias. Assim, poder superar sua desvantagem. Em vez de depender de sua memria fraca, pode compens-la aumentando sua compreenso. Estando ciente de seus prprios potenciais, fraquezas e inclinaes, possvel desenvolver os pontos fortes e melhorar os fracos. Esta a maneira correta de superar as limitaes do destino. Mesmo assim, deve-se ter fora suficiente para desfrutar a liberdade fazendo com que a Lei de Causa e Efeito atue em benefcio prprio. Nitiren Daishonin elucidou a forma de aumentar a prpria energia vital e sabedoria para poder atingir a liberdade que est muito alm do que se pode atingir

apenas com um esforo consciente. Uma vez que o destino o produto, ou o efeito, dos esforos passados determinados pela lei da causalidade, no se pode evitar seus efeitos. Contudo, a pessoa no deve se resignar. Se permanecer firme no leito do rio da vida, a Lei Mstica, que a entidade da vida, e no apenas as torrentes do carma, ou destino, podem conduzi-lo. Estabelecendo uma base inabalvel, pode-se obter a liberdade de agir de acordo com a prpria vontade.

2.4- ESTADO DE BUDA Seguindo o Budismo, cada ser humano capaz de ser um Buda. Siddhartha Gautama foi o primeiro a alcanar este estado de Buda por provocar uma revoluo humana. Diferente de outras religies onde h a presena de um deus ou deuses, o Budismo prega que o caminho para a iluminao atravs da prpria pessoa. Resumindo seria dizer que com voc. A natureza de Buda estar em um constante estado de no se abalar com o sofrimento. Por isso muitos dizem que o Budismo a religio sem deus, pelo fato de que quem influencia o ambiente o ser humano. Seu modo de influenciar o seu ambiente faz com que o prprio ambiente influenciado o influencie.

3- COMO SE DEU A DIFUSO DO BUDISMO NO OCIDENTE Aps os encontros entre o budismo e o Ocidente representados na arte grecobudista, um conjunto de informaes e lendas sobre o budismo chegaram ao Ocidente de maneira dispersa. Durante o sculo VIII as histrias Jataka budistas foram traduzidas para o siraco e o rabe como Kaligag e Damnag. Uma biografia do Buda foi traduzida para o grego por Joo de Damasco, acreditando-se que tenha circulado entre os cristos como a histria de Josafat e Baarlam. O prximo contacto direto entre o budismo e o Ocidente aconteceu na Idade Mdia quando o monge franciscano Guillaume de Rubrouck foi enviado como embaixador corte mongol de Mongke pelo rei Lus IX de Frana. O encontro aconteceu no atual Kazaquisto tendo o monge julgado que os budistas seriam cristos perdidos. O budismo comeou a despertar um interesse no pblico ocidental no sculo XX, aps o fracasso de projetos polticos como o marxismo. Nos anos setenta um interesse pela realizao pessoal substituiu a importncia dos projetos polticos que visavam mudar a sociedade. Neste contexto o budismo tem experimentado uma forte poder de atrao devido, entre outros fatores, falta de deidade e a uma certa centralidade da experincia individual. No Brasil, como j foi mencionada, esta difuso se deu no sculo XIX com a entrada dos japoneses na produo do caf. Estes, ao virem trabalhar e morar no Brasil, trouxeram consigo sua cultura, suas praticas e suas filosofias, dentre elas, o Budismo. O Budismo praticado no Brasil apresenta uma singularidade que no existe em outros pases onde o Budismo se encontra. O pas abriga a maior colnia estrangeira de japoneses e descendentes, e essa comunidade trouxe consigo uma variedade de sacerdotes e instrutores budistas, em distribuio significativamente diferente da que existe no Japo.

No entanto o budismo no to difundido entre descendentes de japoneses no Brasil que em sua maioria so catlicos. Inicialmente, a dificuldade da propagao da doutrina estava na dificuldade da lngua. Com um problema na comunicao foi necessrio um perodo para haver uma adaptao entre a cultura japonesa e a cultura brasileira. Depois de um certo tempo houve a aceitao brasileira por no apresentar uma rigidez doutrinal. As escolas ligadas Nitiren alcanaram enorme difuso, principalmente por ter como objetivo proporcionar o budismo para todas pessoas, sem restries, como o: Budismo Primordial HBS e inclusive a Soka Gakkai. H uma tendncia popular a identificar influncia budista em movimentos como a Perfect Liberty, a Igreja Messinica e a Seicho-No-Ie. Essa impresso equivocada. Na verdade o que ocorre que as escolas japonesas do Budismo adquiriram caractersticas do xint, da mesma forma que essas trs religies originadas no Japo. Templos Budistas so muito raros no Brasil. O que encontramos so sedes de encontros de formao e orao. A Soka Gakkai a representante destes centros como SGI (Soka Gakkai Internacional) que no Braisl tem a sigla BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) e tem como base filosfica o Budismo de Nitiren Daishonin, religio da qual seus integrantes so praticantes leigos. Tem uma base de estrutura descentralizada. Essa ONG tem 50 anos de existncia no Brasil e apresenta centros que comportam 500 pessoas. No Sul e Sudeste a Soka Gakkai esta mais presente e sua sede central em So Paulo. Hoje ela faz muitas obras que ajudam no mbito social e educacional, porm uma caracterstica deste movimento budista que ele no tema inteno de divulgar as suas obras beneficentes, por achar que no por que divulgar algo possa parecer como modo de querer status na mdia.

4- O BUDISMO PRATICADO NO BRASIL DIFER DO PRATICA NO JAPO? Como vimos, o Brasil apresenta a escola japonesa budista, o Budismo Nitiren. Mesmo com as dificuldades da lngua, da adaptao a uma nova cultura, da socializao das idias filosficas, do compartilhamento cultural e do longo tempo de presena no Brasil, o Budismo que foi implantado na terra brasileira no difere do praticado no Japo. Seus ensinamentos permanecem e suas doutrinas ainda esto cristalizadas. Isso interessante pelo fato de que muitas religies adentraram no territrio brasileiro e com o tempo houve certa mudana em suas prticas. Em algumas houve a unio de seus dogmas e crenas com outras, como no caso das religies africanas com o Cristianismo, havendo assim um sincretismo religioso. Essa estabilidade na filosofia budista se d pelo fato de muitos de seus integrantes serem de origem oriental o que traz um respeito tradio. Se h uma diferena entre estes dois pases na questo da linguagem, um mbito cultural que no influencia na doutrina. Muitos dos brasileiros que freqentam os centros de orao e formao acabam, sem querer, usando termos japoneses. 5- CONCLUSO

Pretendeu-se neste trabalho apresentar no que se baseia a filosofia budista que mostra uma religio que busca um caminho para a felicidade atravs da revoluo humana onde cada ser humano capaz de fazer uma mudana em seu cotidiano e as mudanas que ele proporciona altera a sua realidade o que influencia o seu modo de agir. Neste trabalho houve a preocupao de mostrar singularidades que esta religio apresenta no mundo todo. Essas singularidades proporcionaram a difuso desta filosofia que foi bem aceita em muitos pases como o Brasil por no apresentar uma estrutura rgida e paradigmtica comparada a outras crenas. um caminho religioso que demonstra a harmonia que deve ser buscada no nirvana que seria o cu cristo. Um modo de vida que busca transformar a sociedade em algo melhor e mais consciente de suas aes. Faz-se notar, todavia, que ningum pode considerar perfeito todas as consideraes deste artigo, mas com a plausibilidade de cada palavra entender o beneficio desta doutrina espiritual para a sociedade moderna.

6- REFERNCIAS CENTRO BUDISTA BRASIL SOKA GAKKAI INTERNAIONAL Pesquisa de campo realizada com o senhor ARISTIDES PEREIRA DA SILVA NETO administrador do centro localizado na BR 316, Ananindeua Par. PECLIA, Eliene. Budismo - Religio Budista. BrasilEscola.com. HTTP://WWW.JESUSSITE.COM.BR HTTP://WWW.WIKIPEDIA.COM.BR SILVA, Vania. Budismo. http://www.sepoangol.org/buda

You might also like