You are on page 1of 10

Renovao nas quadras

Professores do Brasil inteiro revelam como fazer atividades mais criativas e saudveis nas aulas de Educao Fsica
Priscila Ramalho (novaescola@atleitor.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

Jogos, exerccios, danas e brincadeiras: nas quadras, na praia, na escola ou na roda de capoeira, novas formasde ampliar o contedo educativo. Fotos: Samuel Vieira, Marcelo Grecco, Rogrio Voltan, Fernando Vivas e EduardoQueiroga

Criana adora esporte. Ok, muitas at no gostam tanto assim de praticar. Mas so raras as que no acompanham as grandes competies. Pois est chegando a maior de todas as disputas, a Olimpada. Na segunda quinzena de setembro, mais de 10000 atletas entraro nos campos, pistas, quadras, raias e piscinas de Sydney, na Austrlia. Seus alunos certamente estaro acompanhando essa festa com entusiasmo. Vibrando com as selees de futebol, vlei e basquete e com estrelas como os nadadores Xuxa e Gustavo Borges, a ginasta Daiane dos Santos, o tenista Gustavo Kuerten. Para voc, professor, essa uma chance de ouro. A chance de valorizar as aulas de Educao Fsica. A chance de integrar essa matria a todas as outras do currculo. A chance de acabar definitivamente com a imagem de que ela s serve para "distrair" os alunos, deixando-os vontade para correr, exercitar o fsico, descarregar a energia e quebrar a rotina de sala de aula. A chance de envolver toda a escola para adaptar essa disciplina aos novos tempos da educao. Essa mudana est em curso em todo o pas, como vamos ver nas prximas pginas. Porque muitos j perceberam que, enquanto joga futebol, handebol, voleibol ou basquete, a criana

expressa sentimentos, crenas e modos de pensar um conjunto de elementos batizado de cultura corporal. Essa compreenso amplia os objetivos do educador, que deixa de querer apenas garimpar futuros atletas e passa a se preocupar com a formao de cidados. Inclusive com atividades tipicamente regionais como a capoeira, o frevo e muitos outros jogos, danas, lutas e brincadeiras. S para estimular a participao de todos. Exatamente como propem os Parmetros Curriculares Nacionais.

Contedos pedaggicos

Futebol de duplas no Friburgo, em So Paulo: regra diferente incentiva o companheirismo

Por mais que voc queira dar uma aula diferente, os meninos s pedem para ficar jogando? No se desespere. Renovar o jeito de ensinar no significa abandonar os esportes tradicionais. A sada utilizar esse interesse para acrescentar objetivos prtica desportiva. O professor Caio Martins Costa, do Colgio Friburgo, em So Paulo, fez exatamente isso com a paixo de sua turma pelo futebol. Partindo da disputa, ele cria aulas muito educativas, nas quais to importante quanto marcar gols aprender a respeitar as regras, reconhecer uma falta ou resolver uma discusso. "O jogo tem um contedo pedaggico riqussimo", afirma. "Basta saber aproveit-lo." Para acrescentar noes de companheirismo a um esporte competitivo, Costa criou duplas de jogadores: correndo e chutando de mos dadas, eles aprendem a coordenar ritmos e habilidades diferentes e a respeitar os limites do parceiro. Se os pares forem mistos, melhor ainda isso incentiva a convivncia entre meninos e meninas. "Meu objetivo no formar uma seleo de craques, mas um time de jovens conscientes, crticos, ticos e solidrios", explica Costa. As inovaes tticas esto tambm em outras modalidades. No basquete, o professor introduziu uma regra que obriga o jogador a trocar de time toda vez que faz uma cesta. Resultado: no final, quase todos passaram pela equipe vencedora. "Fica mais divertido", atesta Raphael Forster, da 8a srie. Para democratizar a diviso dos times, Costa substituiu o mtodo tradicional em que os melhores so escolhidos primeiro por um sistema no qual todos disputam par ou mpar. De um lado ficam os vencedores e do outro, os perdedores. "Isso acaba com a discriminao contra os menos habilidosos", justifica, numa bela lio de tica e justia.

Alberto em ao, em Campinas: o imprevisto enriquece a atividade

A preocupao com os valores move as aulas de Alberto Barbosa de Souza, da Escola Municipal Padre Leo Valleri, em Campinas (SP). Com o olhar sempre voltado para as atitudes e os

movimentos, ele aproveita qualquer oportunidade de ensinar algo diferente. Um exemplo muito simples: no meio do pega-pega, um menino ri do colega que no consegue alcan-lo. o momento ideal para conversar sobre a importncia de respeitar as diferenas. Para estimular a criatividade, Alberto busca novos usos para materiais convencionais. Quem disse que corda s serve para pular? Numa das brincadeiras, os alunos deitam-se no cho e a usam como moldura para o corpo a inteno chamar a ateno para tamanhos e formas. Em outra, fazem um novelo e o jogam para o alto, para tentar peg-lo sem deixar cair no solo um exerccio de habilidade manual e reflexo. "Pular corda eles aprendem sozinhos, brincando na rua", afirma o professor. "Meu papel usar algo com o qual eles j tm intimidade para passar um contedo pedaggico."

nfase nos objetivos

Romilson e sua turma passam sob a corda, na Bahia: exerccio aumenta a flexibilidade

Estabelecer objetivos antes de planejar as atividade sempre uma boa prtica. Sabendo o que transmitir ao aluno, fica mais fcil pensar como cumprir as metas. Seguindo esse princpio, Romilson Santos, da Escola Municipal Pedro Paranhos, em Lauro de Freitas, interior da Bahia, decidiu dividir a classe em grupos de trs e propor um "revezamento de cadeirinha". Tudo para dar uma aula sobre cooperao. Em cada trecho da corrida, uma das crianas carregada nos braos pelas outras duas. Graas ao revezamento, o resultado no depende da performance individual, mas da sintonia entre os trs membros da equipe. Quando a idia despertar a percepo para o corpo, Santos usa uma velha brincadeira de rua: passar por baixo da corda sem encostar nela. A turma desenvolve a elasticidade e vai descobrindo diferentes formas de superar o obstculo mexendo os braos, as pernas e a coluna. "Antes de pensar na prtica fundamental saber o que se pode aprender por meio dela", explica. Essa, alis, uma das propostas centrais dos PCN. O documento preparado pelo Ministrio da Educao (que, sempre bom lembrar, no tem fora de lei, mas uma recomendao s escolas de todo o pas) sugere que, alm de praticar as atividades, as crianas conheam sua histria, discutam regras e estratgias e analisem o comportamento dos colegas. " preciso sair de uma viso tcnica para outra que incorpore as dimenses afetivas, cognitivas e socioculturais da Educao Fsica", explica Joo Batista Freire, um dos consultores dos parmetros.

Alunos medem a freqncia cardaca, no Renovao, em So Paulo: conhecendo o corpo

No Colgio Renovao, em So Paulo, os alunos tm at caderno para a disciplina. Eles fazem redao, levam tarefa para casa e debatem as notcias do jornal. Para incentivar a pesquisa, o professor Larcio Moura Jorge montou um arquivo com textos sobre vrios temas, como sade, alimentao, drogas e qualidade de vida. " importante acrescentar o conhecimento conceitual ao fazer", ensina. Outra preocupao da escola incentivar a interdisciplinaridade. Nas aulas de Cincias, todos aprendem noes de fisiologia que vo ajudar a compreender o que acontece com o corpo na hora dos exerccios. Os conceitos sero retomados, mais tarde e de forma prtica, pelo professor de Educao Fsica. J virou rotina, por exemplo, ver a classe medindo a freqncia cardaca antes e depois de cada atividade. "Esse um conhecimento que eles vo levar para toda a vida", diz Moura Jorge.

Diversidade e cultura

Adriana usa o frevo em aula no Recife: valorizar a cultura regional sem medo de se divertir

Outra grande mudana muito enfatizada nos PCN a diversificao das aulas. Atividades antes nunca relacionadas disciplina, como danas de rua e manifestaes populares de todo tipo, ganham cada vez mais espao e ameaam a hegemonia dos jogos tradicionais. "Elas tm um valor educativo to ou mais rico que os quatro esportes clssicos", garante Marcelo Jabu, um dos autores dos parmetros. A professora Araa Muliterno de Almeida, da Escola Estadual Nova Carapina, em Serra, no Esprito Santo, assina embaixo. Desde que incluiu a capoeira em seu programa, ela s acumula bons resultados. A primeira conquista foi atrair a turma para a quadra. "A aula ficou mais democrtica: quem no quer jogar, toca, canta ou bate palmas", explica Araa. Para abrir ainda mais o leque de contedos, ela estimula os estudantes a compor msicas tpicas da capoeira. Assim, eles exercitam a escrita e conhecem novos instrumentos musicais, como o berimbau, o atabaque, o pandeiro e o caxixi. Alm de tudo, a experincia valoriza uma prtica da cultura afro-brasileira, uma manifestao tpica de nosso pas e, como tal, digna de estudo. Antes de aprender os principais movimentos da luta (ginga, meia-lua, estrela e pirueta), os jovens passaram vrias aulas pesquisando e discutindo a histria do negro e da capoeira. " importante que todo brasileiro conhea as caractersticas culturais de sua terra", apia Jabu. Do ponto de vista do aluno, as aulas ensinam ainda mais. Com seus golpes rpidos e ritmados, a capoeira desenvolve a agilidade, a criatividade e o raciocnio. "Foi o contedo mais gratificante que eu j trabalhei", diz Araa. "Hoje, no preciso andar muito pelas ruas do bairro para

encontrar uma roda de meninos tocando berimbau e dando piruetas."

Interesses regionais
Com tantas modalidades novas no currculo, como saber qual delas usar em sua aula? "Olhando ao redor", sugere Mauro Betti, do Laboratrio de Estudos Socioculturais e Histricos da Educao Fsica, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele explica que preciso escolher a temtica que tenha mais relevncia para o grupo, considerando a escola, o momento, as peculiaridades regionais e, principalmente, o interesse das crianas.

Roda de capoeira em Serra: rico contedo educativo

o que faz, no Recife, a professora Adriana Ribeiro de Barros. H um ano ela ensina danas e jogos nordestinos na Escola Estadual Professor Leal de Barros. Seu objetivo valorizar a cultura regional. O primeiro tema de estudo foi o frevo, a mais tradicional dana pernambucana. Os alunos fizeram pesquisas sobre o ritmo, confeccionaram as sombrinhas e as roupas tpicas e, claro, bailaram muito. Tambm foi organizada uma oficina, da qual participaram pais e integrantes da comunidade. Na mesma escola, George Anderson da Silva outro professor que ultrapassa os limites da quadra. Literalmente. Para acrescentar aulas de natao ao currculo, ele decidiu levar a turma para a praia ou melhor, para dentro do mar. Nadando, prendendo a respirao enquanto mergulham ou boiando na superfcie, as crianas se divertem e vo percebendo as mudanas que acontecem com seu corpo dentro da gua. "Aprendizagem e lazer no so coisas opostas, mas que se encaixam muito bem", completa a professora Tereza Frana, do Ncleo Interdisciplinar de Estudos do Lazer, da Universidade Federal de Pernambuco, que coordena os trabalhos de George e de Adriana prottipos de uma nova Educao Fsica que incentiva a criatividade, a participao, o esprito crtico e, claro, o lazer.

Olmpiadas na escola

"Tudo comeou com o atletismo". Foi assim que a professora Fernanda Moreto Impolcetto, da Escola Estadual Diva Marques Gouva, em Rio Claro (SP), apresentou a seus alunos o mundo dos Jogos Olmpicos. Durante vrios dias eles conheceram as vrias modalidades arremesso de peso, lanamento de dardo, revezamento, corrida com obstculos, salto em distncia e em

altura que j eram realizadas pelos atletas gregos em 776 a.C. e que, at hoje, so a alma da maior competio esportiva do mundo. "O atletismo rende boas aulas, pois permite desenvolver capacidades fsicas como resistncia, fora, flexibilidade, velocidade e impulso", explica Suraya Darido, do Departamento de Educao Fsica da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "Alm disso, ele estimula o raciocnio, a percepo e a agilidade." Tome como exemplo o salto em distncia: a cada nova tentativa a criana aprende como deve saltar, o ponto e o momento certos.

Corrida com obstculos e revezamento (ao lado): de olho na tradio. Foto: Samuel Vieira e Rogrio Voltan

Em Rio Claro, a aula no ficou s na quadra. Os alunos tambm fizeram pesquisas sobre a histria das Olimpadas, as diversas modalidades que foram incorporadas aos Jogos, a participao do Brasil e organizaram uma srie de debates. "H muito para discutir", analisa Fernanda. "O problema do doping, a forma como os atletas so usados para fazer marketing, a globalizao." Ao voltar para a classe, os jovens continuaram estudando o tema em Histria, Geografia e Matemtica. "Os Jogos so uma tima oportunidade para envolver toda a escola num projeto interdisciplinar", explica. Por isso, enquanto mais de 10000 atletas de todo o mundo estiverem lutando por medalhas em Sydney, em setembro, aproveite para integrar o esporte e a Educao Fsica s atividades cotidianas de sua escola. Use o plano de aula sugerido na edio de janeiro e fevereiro de Nova Escola e faa os alunos verem como as competies sempre estiveram intimamente ligadas a muitas questes da poltica explorao mercadolgica, da luta pela vitria aos ideais de equilbrio entre corpo e mente.

A importncia da incluso

Mary joga com a ajuda de uma colga e do professor Fabio, em So Paulo: sim incluso

A construo dessa nova Educao Fsica no envolve apenas a necessidade de reavaliar conceitos, objetivos, perspectivas e atividades. Outro ponto fundamental dessa lista torn-la mais democrtica e menos excludente. Como o esporte tem como meta a vitria, ele acaba por provocar uma diviso entre bons e ruins. Isso faz a criana que no est no topo se sentir desprestigiada.No difcil enxergar essa discriminao no dia-a-dia: o goleiro que mandado para o banco de reservas porque tomou um frango ou o aluno humilhado porque no consegue realizar um determinado exerccio. Garantir a participao de todos , portanto, uma preocupao que deve nortear o planejamento. "Em vez de insistir em atividades que valorizam apenas a performance e o rendimento, o professor deve privilegiar aquelas em que todos tenham oportunidade de desenvolver suas potencialidades", defende Caio Martins Costa, que leciona no Colgio Friburgo e participou da elaborao dos PCN. O mesmo princpio vale para os portadores de necessidades especiais. Muitas vezes, sob o pretexto de preserv-los, a escola opta por dispens-los da Educao Fsica. Essa pode ser uma soluo para o professor, mas nem sempre o melhor para o aluno. Antes de tomar essa atitude, deve-se descobrir se a criana gostaria de participar dos exerccios junto com os colegas. Estimul-la (dentro de seus limites, bem entendido) ajuda a aumentar sua auto-estima e a explorar seu potencial. O fato de ser paraplgica desde que nasceu no afastou Mary Lemos Prieto, de 8 anos, das atividades fsicas no Colgio Giordano Bruno, em So Paulo. Engatinhando com uma joelheira especial, a pequena joga queimada, participa do revezamento e faz exerccios de ginstica. Mary encanta quem acompanha o corre-corre na quadra. Sempre uma das mais falantes, ela explica com desenvoltura o que aprendeu na aula. "Nos movimentamos porque os msculos se mexem", diz. Em alguns casos, os exerccios tm de ser adaptados s suas limitaes. No treino de velocidade, por exemplo, percorre de joelhos apenas um dos lados da quadra. "A cada aula ela melhora sua marca", comemora o professor, Fbio Marchioreto. Ele sabe que, trabalhando dessa forma, enfrentar com freqncia situaes novas. "O que brbaro. No fim das contas, no s Mary quem aprende."

Meu amigo professor

Alunos rodeiam Lus: amizade e orientao. Foto: Emerson Gonalves

O profissional de Educao Fsica quase sempre o mais prximo dos alunos. A informalidade dos trajes e o fato de a avaliao ser menos rigorosa so fatores que ajudam a populariz-lo. Lus Otvio Rossi de Meneses, do Colgio Dinmica, em Jacarezinho (PR), um bom exemplo. Mal terminam as aulas ele cercado pelos estudantes. Eles o procuram pelos motivos mais diversos: contar que brigaram com o(a) namorado(a), pedir opinio sobre regime e at para falar mal da escola. Lus viu a uma oportunidade de ampliar seu papel de educador. Como um amigo, ouve a todos com ateno e tenta orient-los. Quando v dvidas comuns como drogas, alimentao ou gravidez , leva o assunto para discutir em classe. "A disciplina favorvel a esse tipo de conversa, porque as crianas esto fora da sala, mais descontradas, e tendo mais contato umas com as outras", argumenta. Ele destaca que tudo depende da postura de cada professor. No seu caso, diz, a chave para estabelecer uma relao de confiana dar abertura e manter a amizade com a turma. Muitos afirmam, em tom de elogio, que Lus mais do que um professor de Educao Fsica. E ele responde, com orgulho: "Ser professor de Educao Fsica exatamente isso."

O novo perfil profissional

Joelcio danando em Belo Horizonte: mais iniciativa

Diante de tantos novos desafios, como deve ser, ento, o perfil do professor? Ele precisa dominar a capoeira, o frevo e uma infinidade de tcnicas? No necessariamente. O que realmente importa estar aberto s mudanas, ter disposio para adaptar as atividades, querer desenvolver um trabalho junto com os alunos. Porque no basta dizer que ensinou, preciso que todos aprendam. O professor Joelcio Fernandes Pinto, do Colgio Santo Antnio, em Belo Horizonte, encontrou seu caminho para chegar l. No final do ano passado, ele se viu diante de uma situao inusitada quando sua turma pediu que o tema do bimestre fosse dana de salo. A idia era tima, pois servia bem a seus objetivos pedaggicos. Mas havia um problema: ele ignorava o tema. Confira os passos de Joelcio para sair do impasse. Primeiro, procurou livros e revistas sobre os principais ritmos. Depois, levou para a escola uma professora especializada. Enquanto ela ensinava valsa, samba e pagode (sim, o professor tambm virou aluno), ele levantava questes sobre o papel da dana, os preconceitos que a envolvem e os benefcios que ela traz para a sade. "Dessa forma, os estudantes recebem uma formao mais global", explica. Joelcio solucionou seu problema ultrapassando os muros da escola e buscando ajuda na comunidade. E mostrou que nem sempre o conhecimento tcnico garante as melhores aulas. "Basta ter boas idias e iniciativa para coloc-las em prtica", afirma. "Ao preocupar-se demais com a tcnica, corre-se o risco de transformar o movimento em um conceito abstrato", endossa Marcelo Jabu, um dos autores dos PCN. Mauro Betti, da Unesp, completa: " preciso saber planejar, analisar, contextualizar e saber por que ensinar cada coisa, levando em considerao as peculiaridades de cada classe." Ou seja, no bastam uma bola e um apito. O novo profissional deve ser ativo, empenhado, sempre se atualizando e prestando ateno ao desenvolvimento da turma. Algum como Joelcio,

Caio, Araa, Romilson, Larcio, Adriana, George, Fbio, Alberto. E tantos outros, que finalmente esto deixando de ser exceo para virar maioria. Para a felicidade dos alunos, das escolas, dos pais e deles prprios.

Dez truques para uma boa aula


Educar para a solidariedade, para o respeito e para a cooperao Desenvolver a conscincia crtica Valorizar a pluralidade de manifestaes culturais do Brasil Buscar a interdisciplinaridade Mesclar o conhecimento dos conceitos, dos procedimentos e das atitudes Estimular a criao e a reformulao de regras Promover a convivncia entre meninos e meninas Assegurar a incluso de todos os alunos Considerar o contexto e o interesse da turma Incentivar a adoo de hbitos saudveis.

Quer saber mais?


CONTATOS Colgio Friburgo, Av. Joo Dias, 242, CEP 04724-000, So Paulo, SP, tel.: (11) 548-2801 Colgio Giordano Bruno, R. Fernando Caldas, 28, CEP 05535-060, So Paulo, SP, tel.: (11) 3722-0588 Colgio Renovao, R. Kalil Nader Habr, 137, CEP 04154-030, So Paulo, SP, tel.: (11) 578-1455 Colgio Santo Antnio, R. Pernambuco, 880, CEP 30130-151, Belo Horizonte, MG, tel.: (31) 261-7555 Escola Estadual Nova Carapina, R. Patos de Minas, s/n, CEP 29170-700, Serra, ES, tel.: (27) 341-3227 Escola Estadual Professora Diva Marques Gouva, Av. da Saudade, 399, CEP 13500-000, Rio Claro, SP, tel.: (19) 524-4535 Escola Municipal Padre Leo Valleri, R. Benedito Cndido Ramos, 10, CEP 13058-515, Campinas, SP, tel.: (19) 261-1599 Escola Municipal Pedro Paranhos, R. Queira Deus, s/n, CEP 42700-000, Lauro de Freitas, BA, tel.: (71) 3791602 Escola Municipal Pedro Paranhos, R. Queira Deus, s/n, CEP 42700-000, Lauro de Freitas, BA, tel.: (71) 3791602 Lus Otvio Rossi de Meneses, R. Cel. Ceclio Rocha, 506, CEP 86400-000, Jacarezinho, PR, tel.: (43) 5250166, e-mail: luisotavioef@bol.com.br Tereza Frana, Rua Sebastio Alencastro Salazar, 132, CEP 50741-370, Recife, PE, tel.: (81) 453-1404 BIBLIOGRAFIA Educao de Corpo Inteiro: Teoria e Prtica da Educao Fsica, Joo Batista Freire, 224 pgs., Ed. Scipione, tel.: (11) 3277-1788, 20,90 reais Educao Fsica & Esportes: Perspectivas para o Sculo XXI, Wagner Wey Moreira (org.), 260 pgs., Ed. Papirus, tel.: (19) 272-4500, 28 reais Metodologia do Ensino de Educao Fsica, coletivo de autores, 120 pgs., Ed. Cortez, tel.: (11) 864-0111, 13 reais

You might also like