You are on page 1of 5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N. 00345/05

Objeto: Embargos de Declarao com Efeitos Infringentes Relator: Conselheiro Umberto Silveira Porto Embargante: Sr. Roberto Florentino Pessoa EMENTA: PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ADMINISTRAO DIRETA ATOS DE ADMISSO DECORRENTES DE CONCURSO PBLICO INTERPOSIO DE EMBARGOS DE DECLARAO PREVISO DEFINIDA NO ART. 31, III, C/C O ART. 34 DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N. 18/93 Procedncia dos argumentos do recorrente. Necessidade de emprestar aos embargos efeitos infringentes para alterar parte da deciso embargada. Conhecimento do recurso e provimento. Envio Corregedoria do TCE/PB. ACRDO AC1 TC 00795/12 Vistos, relatados e discutidos os autos do presente processo, acordam os Conselheiros integrantes da 1 CAMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, por unanimidade, em sesso plenria realizada nesta data, na conformidade do voto do relator a seguir, em TOMAR CONHECIMENTO dos Embargos de Declarao interpostos em face da deciso consubstanciada no Acrdo AC1 TC 2896/11, publicado no Dirio Oficial Eletrnico de 24/11/2011, emprestando-lhes efeitos infringentes e, no mrito, DAR-LHE PROVIMENTO para: 1. modificar o Acrdo AC1 TC 2896/2011, no sentido de alterar a redao do item 2 para os seguintes termos determinar a desanexao do Processo TC n. 03272/06, fls. 2.692/3.061, bem como dos demais documentos relativos a diversas contrataes temporrias realizadas pela Prefeitura Municipal de Santa Ceclia, que devero ser anexados ao processo mencionado e, em seguida, encaminhado DIGEP para anlise; 2. tornar sem efeito o item 3 do Acrdo AC1 TC 2896/2011, determinando o arquivamento dos presentes autos, aps a efetivao da providncia determinada no item anterior.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N. 00345/05

Presente ao julgamento o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas Publique-se, registre-se e intime-se.

Joo Pessoa, 22 de maro de 2012

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente

Conselheiro Umberto Silveira Porto Relator

Presente:
Representante do Ministrio Pblico Especial

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N. 00345/05

Objeto: Embargos de Declarao com Efeitos Infringentes Relator: Conselheiro Umberto Silveira Porto Embargante: Sr. Roberto Florentino Pessoa RELATRIO Cuidam os presentes autos da anlise dos Embargos de Declarao interpostos em face da deciso consubstanciada no Acrdo AC1 TC 2896/11, publicado no Dirio Oficial Eletrnico de 24/11/2011. Com efeito, os membros integrantes da 1 Cmara deste Tribunal, reunidos ordinariamente, na sesso do dia 10/11/2011, atravs do Acrdo AC1 TC 2896/2011, fls. 3.069/3.072, decidiram: 1) tomar conhecimento do Recurso de Reconsiderao interposto pelo Sr. Antnio Edivaldo Gomes (falecido) ento Prefeito do Municpio de Santa Ceclia, contra a deciso consubstanciada no Acrdo n. 0415/2005 e, no mrito, negar-lhe provimento; 2) assinar prazo de 120 dias ao Prefeito Municipal para que proceda exonerao dos servidores prestadores de servios contratados por prazo determinado, tidos por irregulares pela Auditoria, sob pena de aplicao de multa; e 3) determinar o encaminhamento dos autos Corregedoria Geral para adoo das providncias cabveis. Diante de tal julgamento, o Chefe do Poder Executivo de Santa Ceclia, Sr. Roberto Florentino Pessoa, interps Embargos de Declarao, fls. 3.075/3.078, alegando, em sntese, que: a) a determinao consignada no item 2 da deciso embargada no fez parte do que foi efetivamente decidido pela 1 Cmara, uma vez que inviabilizaria a interposio de possvel recurso por parte do gestor responsvel no tocante deliberao de exonerar contratados por prazo determinado, que no foi objeto da deciso inicial, formalizada atravs do Acrdo AC2 TC 415/05; e b) a deciso, em relao a esse aspecto, foi no sentido de desmembrar a anlise dos contratos temporrios encartados aos autos para julgamento em processo apartado, sem nova notificao do atual gestor em virtude deste j ter encartado sua defesa no presente processo. o relatrio.
Joo Pessoa, 22 de maro de 2012

Conselheiro Umberto Silveira Porto Relator

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N. 00345/05

Objeto: Embargos de Declarao com Efeitos Infringentes Relator: Conselheiro Umberto Silveira Porto Embargante: Sr. Roberto Florentino Pessoa VOTO Inicialmente, importante realar que a interposio de Embargos de Declarao encontra guarida no art. 31, III, c/c o art. 34 da lei complementar estadual n. 18/93. Preliminarmente, verifica-se o atendimento dos requisitos recursais de admissibilidade, uma vez que a presente insurreio tempestiva e manejada por legtimo interessado. Em termos meritrios, deve ser enfatizado, inicialmente, que os embargos de declarao, em princpio, no podem ser utilizados para alterar uma deciso, servindo apenas para esclarecer o real sentido daquela, mediante a eliminao de possvel contradio, obscuridade ou omisso, conforme disposto no art. 34 da LOTCE/PB e no art. 227 do Regimento Interno desta Corte de Contas. No tocante omisso suscitada na pea recursal, verifica-se a procedncia dos argumentos do embargante. Com efeito, mediante anlise da gravao relativa sesso do dia 10 de novembro de 2011, constata-se realmente que, aps interveno do digno representante do MPJTCE/PB presente naquela oportunidade, Dr. Andr Carlo Torres Pontes, foi decidido que a anlise das contrataes temporrias seria efetivada em processo especfico, devendo as peas correlacionadas serem desmembradas do Processo TC n. 00345/05. Dessa forma, evidencia-se realmente erro na parte dispositiva da deciso embargada, que necessita de retificao por parte desta Cmara. Sobre esse aspecto, inerente aos efeitos modificativos que devero ser emprestados aos embargos de declarao em disceptao, a doutrina e jurisprudncia j so unssonas em admitir essa possibilidade quando do julgamento de tal espcie de recurso, notadamente na verificao de erro material ou em circunstncias excepcionais. Diante do exposto, VOTO no sentido de que este eg. Tribunal de Contas TOME CONHECIMENTO dos Embargos de Declarao interpostos em face da deciso consubstanciada no Acrdo AC1 TC 2896/11, publicado no Dirio Oficial Eletrnico de 24/11/2011, emprestando-lhes efeitos infringentes e, no mrito, D-LHE PROVIMENTO para:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N. 00345/05

1. modificar o Acrdo AC1 TC 2896/2011, no sentido de alterar a redao do item 2 para os seguintes termos determinar a desanexao do Processo TC n. 03272/06, fls. 2.692/3.061, bem como dos demais documentos relativos a diversas contrataes temporrias realizadas pela Prefeitura Municipal de Santa Ceclia, que devero ser anexados ao processo mencionado e, em seguida, encaminhado DIGEP para anlise; 2. tornar sem efeito o item 3 do Acrdo AC1 TC 2896/2011, determinando o arquivamento dos presentes autos, aps a efetivao da providncia determinada no item anterior. o voto.
Joo Pessoa, 22 de maro de 2012

Conselheiro Umberto Silveira Porto Relator

You might also like