You are on page 1of 14

Atividades com o nome Bingo: - Objetivo: Conhecer as letras que compem a escrita de seu nome atravs do jogo.

- Materiais: Cartelas de cartolina ou papelo; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fsforo usados.

- Procedimento: Cada criana receber uma cartela com a escrita do seu nome. O professor sortear as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianas identifiquem-nas. Cada letra sorteada dever ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO! Logo que terminarem o jogo, ser proposto um relatrio realizado individualmente, com a distribuio de fichinhas com as letras do nome (Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem. As crianas devero ordenar as fichas, compondo o seu nome, e coloc-las em uma folha de ofcio. A professora pede que contem quantas letras h na escrita dos eu nome e prope que colem a quantidade representativa em palitos de fsforos ou bolinhas de papel, na folha. - Sugesto de Avaliao: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome. - Observao: interessante que se repita o jogo vrias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatrio.

Dana da Cadeira: - Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas. - Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras. - Procedimentos: O professor prope s crianas que faam um crculo com as cadeiras. Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianas fixem as nas cadeiras. Inicia-se a dana das cadeiras onde ao trmino da msica cada um dever sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome. - Sugesto de Avaliao: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar. Corrida dos Bales: - Objetivo: Escrever seu nome. - Materiais: Bales numerados, fichas com nmero de acordo com os bales e com nomes e giz. - Procedimentos: Formar as crianas em duas filas. Distribuir uma ficha com um nmero para cada criana. Dado o sinal, uma de cada vez corre at os bales e estoura aquele que tiver o seu nmero. Dentro estar uma ficha escrita o seu nome. A criana dever ler em voz alta eu nome e reproduzi-lo no cho utilizando o giz

Jogo dos Dados: - Objetivos: Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar. Reconhecer as letras do seu nome. Ordenar as letras que compem seu nome. - Materiais: Tabuleiros com quadrinhos necessrios para a escrita do nome em branco. Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.

Fichinhas com as letras. - Procedimentos: Distribuir os alunos em pequenos grupos. Combinar com os grupos que apenas uma criana por vez jogar um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte do seu nome, dever pegar a fichinha correspondente e coloc-la no tabuleiro. - Sugestes de Avaliao: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome TRABALHANDO COM O NOME PROPRIO Objetivos Estas atividades permitem s crianas as seguintes aprendizagens: - Diferenciar letras e desenhos; - Diferenciar letras e nmeros; - Diferenciar letras, umas das outras; - A quantidade de letras usadas para escrever cada nome; - Funo da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presena na sala de aula (funo de memria da escrita) etc; - Orientao da escrita: da esquerda para a direita; - Que se escreve para resolver alguns problemas prticos; - O nome das letras; - Um amplo repertrio de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala); - Habilidades grafo-motoras; - Uma fonte de consulta para escrever outras palavras. O nome prprio tem uma caracterstica: fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criana com hipteses no alfabticas sobre a escrita no escreve seu prprio nome segundo suas suposies, mas, sim, respeitando as restries do modelo apresentado. As atividades com os nomes prprios devem ser seqenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetizao, aquela que visa formar leitores e escritores, e no mero decifradores do sistema, no pode pensar em atividades para nvel 1, nvel 2, nvel 3...

preciso considerar: Os conhecimentos prvios das crianas. O grau de habilidade no uso do sistema alfabtico. As caractersticas concretas do grupo. As diferenas individuais. Contedos Leitura e escrita de nomes prprios Ano Pr-escola Tempo estimado Um ms Materiais necessrios - Folhas de papel sulfite com os nomes das crianas da classe impressos - Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachs) - Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3 Organizao da sala Cada tipo de atividade exige uma determinada organizao: - Atividades de identificao das situaes de uso dos nomes: trabalho com a sala toda. - Identificao do prprio nome: individual. - Identificao de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos. Desenvolvimento das atividades 1. Selecione situaes em que se faz necessrio escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papis, cadernos, desenhos (pedir que as crianas distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartes com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem so os ajudantes do dia, etc. 2. Pea a leitura e interpretao de nomes escritos. 3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianas, se necessrio, qual o nome a ser escrito dependendo da situao. Se for para identificar material da criana, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft. 4. Seja bem claro nas recomendaes: explicite o que dever ser escrito, onde faz-lo e como, que tipo de letra usar, etc 5. Pea a escrita dos nomes: com e sem modelo.

Objetivos Ao final das atividades, a criana deve: - Reconhecer as situaes onde faz sentido utilizar nomes prprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presena em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc. - Identificar a escrita do prprio nome. - Escrever com e sem modelo o prprio nome. - Ampliar o repertrio de conhecimento de letras. - Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma. - Utilizar o conhecimento sobre o prprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretao de escritas. Identificao de situaes onde se faz necessrio escrever e ler nomes. Aproveite todas as situaes para problematizar a necessidade de escrever nomes. Situao 1- Recolhendo material. Questione as crianas como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Oua as sugestes. Distribua etiquetas para as crianas e pea que cada uma escreva seu nome na sua presena. Chame ateno para as letras usadas, a direo da escrita, a quantidade de letras, etc. Situao 2 - Construindo um crach. Questione as crianas como os professores podem fazer para saber o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir sobre a funo do uso de crachs. Distribua cartes com a escrita do nome de cada uma que dever ser copiado nos crachs. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiscula (mais fcil de reproduo pela criana). Solicite o uso do crach diariamente. Situao 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para no esquecer quem falta na aula? Observaes: todas essas situaes e outras tm como objetivo que as crianas recorram escrita dos nomes como soluo para problemas prticos do cotidiano. Identificao do prprio nome D para cada criana um carto com o nome dela. - Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiscula. Nesse tipo de escrita, mais fcil para a criana identificar os limites da letra, o que tambm deixa a grafia menos complicada. Pea que localizem na lista da sala o prprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visvel. - Pea para cada um montar o prprio nome, usando letras mveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas) .

- Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crach com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificao de outros nomes da classe Apresente uma lista com os nomes das crianas da classe. Cada criana poder receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Voc poder, tambm, usar as duas listas: as individuais e a coletiva. Atividade 1- Ditado Dite um nome da lista. Cada criana dever encontr-lo na lista que tem em mos e circul-lo. Em seguida, pea a uma criana que escreva aquele nome na lousa. Pea a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possvel a todas importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo. Atividade 2 - Fazendo a chamada Entregue a lista de chamada das crianas da sala. Pea que as crianas digam os nomes das crianas ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientaes da atividade 1, no tocante s ajudas necessrias para a realizao da tarefa. Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos Apresente a lista da chamada da classe. Pea para as crianas separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos. Observao: em todas estas atividades importante chamar a ateno para a ordem alfabtica utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeao das letras do alfabeto importante para ajudar a criana a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianas chegam escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que no associando o nome da letra aos seus traados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relao entre o nome da letra e o respectivo traado. Avaliao importante observar e registrar os avanos das crianas na aquisio do prprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informao social - a escrita dos nomes -, preciso observar se as crianas fazem uso dessa informao para escrever outras palavras. A escrita dos nomes uma informao social, porque uma aprendizagem no escolar. Dependendo da classe social de origem da criana, ele j entra na escola com este conhecimento: como se escreve o prprio nome e quais as situaes sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianas que no tiveram acesso a essa informao a escola deve cumprir esse papel. Sugerimos uma planilha de observao de nove colunas, contendo os seguintes campos: 1. Nome da criana 2. Escreve sem modelo? 3. Usa grafias convencionais? 4. Utiliza a ordem das letras? 5. Conhece os nomes das letras?

6. Reconhece outros nomes da classe? 7. Escreve outros nomes sem modelo? 8. Utiliza as letras convencio-nais na escrita dos nomes? 9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras? Observao: A partir do registro na planilha acima possvel ter uma viso das necessidades de investimento com cada criana e tambm das necessidades coletivas de trabalho com a classe. Atividades complementares - Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares) - Anlise de fotos antigas e atuais da criana. - Montagem de uma linha do tempo da criana a partir das fotos trazidas

A canoa virou Por deix-la virar Foi por causa da "ADRIANA" Que no soube remar Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar Tirava a "ADRIANA" Do fundo do mar Cano popular Somente depois que j perceberam que desenhar diferente de escrever e que comeam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, representada por cobrinhas, risquinhos ou bolinhas oferecemos atividades onde constatam que as letras so diferentes dos nmeros. Em seguida, outro passo importante: diferenciar letras, umas das outras... E para que isso acontea nada melhor do que trabalhar com os nomes prprios da turma.

O nome prprio tem uma caracterstica: sempre igual, tem uma regularidade, ele vai informar a quantidade necessria de letras para escrev-lo, a posio e a ordem em que aparecem, a posio de incio da leitura e escrita que da esquerda para a direita, sem contar que o nome prprio tem valor de verdade, porque se refere a uma existncia, a algum ... Assim, ele uma condio didtica para o nosso aluno ler, sem saber ler.

Reconhecendo e escrevendo o seu nome, mesmo o aluno com hipteses iniciais sobre a escrita no escreve seu prprio nome segundo suas suposies, mas, sim, respeitando as restries do modelo apresentado. Neste momento comeamos a ouvir pela sala:

_ Com qual letra comea o meu nome? _ Mas, e o nome dele comea com a mesma letra que o meu nome? _ E como que se faz essa letra?

No infantil 3 os alunos aprendem a reconhecer e escrever algo de muito valioso em suas vidas... o seu nome! Com o nome, algo to significativo na vida de cada um de ns, iniciamos o processo de aquisio da escrita e leitura. Desta forma, com jogos e brincadeiras, os alunos vo entrando, gradativamente, num mundo de inmeras possibilidades, s acessvel para quem alfabetizado.

Alm de propiciar a aprendizagem da escrita e leitura, outro objetivo importante no trabalho com a escrita do nome fazer com que a criana se reconhea como um sujeito

importante que possui um nome que s seu, que ele marca sua identidade e histria de vida. Vamos conferir:

Projeto: Trabalhando com Nomes Objetivo: Fazer com que a criana diferencie letras e desenhos, letras e nmeros e as letras umas das outras. Levar a criana a refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome, sobre a funo da escrita dos nomes. Sistematizar a orientao da escrita. Entender a importncia de saber escrever o nome. Conhecer o nome das letras e ter contato com o amplo repertrio delas. Desenvolver as habilidades grafo-motoras e ter contato com fonte de consultas para escrever outras palavras. Justificativa: imprescindvel a aprendizagem da escrita e da decodificao dos nomes, sendo essa uma das fases mais cruciais para o processo de aprendizagem da criana, e nada melhor do que disponibilizar a melhor maneira de aprender que brincando para que esse processo se d de uma forma natural e agradvel. Procedimentos metodolgicos: As atividades sero ldicas e didticas. Atividades: Escolher no meio da roda um nome de um amigo e entrega-lo ao seu dono que dever guard-lo na caixinha mgica; Cada um dever pegar o seu nome que estar no meio da roda, ento cada um contar a quantidade de letras que tem o seu nome e dever encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras; Cada um pega o seu nome e andam aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora devero fazer uma cobra colocando os nomes em ordem alfabtica observando a letra inicial, falar onde mais usamos esta ordem ( agenda telefnica, dicionrio, lista da escola, etc.); Bingo- com os nomes escritos, cada um receber uma tira de papel com a quantidade de quadrados correspondente a cada nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo aos ser sorteada a sua letra, este quadrado dever ser pintado; Bingo com cartelas contendo mais de um nome; Brincar de forca com os nomes, de forma que a criana que descobrir qual o nome da forca, pega o nome e entrega-o ao dono, se ningum descobrir o prprio dono pega e guarda o nome na caixinha mgica; Brincar de amigo secreto, onde cada um faz um desenho e sorteia o nome de quem ganhar o seu presente; Que nome esse? a brincadeira onde a professora soletra as letras e a turma deve responder que nome formou; a criana a qual o nome foi dito pega seu nome e guarda na caixinha mgica; As crianas recebero as letras do seu nome e devero junta-las como um quebra cabea montando assim os nomes;

Adivinhe o nome uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes das crianas com as slabas ou letras trocadas e o grupo dever descobrir de quem o nome; Descobrir a letra que est faltando no nome que a professora escrever na lousa, ao descobrirem o dono do nome identifica e guarda o seu nome que estar em uma mesa junto aos demais nomes; Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianas e registra-las na presena delas. Montar uma poesia com as rimas encontradas, digitar e entregar uma para cada criana, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Podero recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autgrafos; Descobrir juntos todas as verses da msica: a barata diz que tem..., ento reescreve-la, com o auxlio das crianas trocando o nome barata pelos seus nomes, e, posteriormente, trocar as outras palavras tambm. Digitar e entregar uma para cada criana, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra o seu nome e circula. Podero cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autgrafos; Ditado: entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno dever encontra-lo na sua lista. Em seguida pea a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo. Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Pea que as crianas digam os nomes dos alunos ausentes e circulem esses nomes; Elaborao de palavra cruzada com os nomes dos alunos Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Pea para que as crianas recortem os nomes e depois que separem em duas colunas: nomes das meninas e dos meninos; Referncia: BORHER, Cntia. Orkut. Disponvel <file://D:\trabalhando%20com%nome.htm>. Acesso em: 20 abr. 2007, 17:11:28. . TRABALHANDO COM O NOME O uso do nome da criana, uma tima maneira de se iniciar os primeiros contatos dela com a escrita. Alguns chegam na escola j sabendo seu primeiro nome, e isso facilita muito a continuidade da alfabetizao. Sugiro algumas atividades para explorao do nome:

em

CRACH DE MESA

Material necessrio:

Caixas de creme dental (uma para cada criana) Pape ofcio colorido para embrulhar; Jornais e revistas; Cola e tesoura

Execuo:

Colar as tampas das caixas e encap-las. Recortar as letras de revistas e jornais. Deixar que a criana monte seu nome utilizando letras que recortou dos jornais ou revistas e cole na caixinha embrulhada, formando assim o seu crach de mesa. BINGO DOS NOMES: Cada criana recebe uma cartela com 9 letras e pega 9 marcadores (tampinhas de garrafa, feijes, milho, retalhos em EVA ou outro objeto). Em seguida, de um saquinho, a professora vai retirando uma letra sorteada de cada vez, falando em voz alta e registrando-as no quadro. Ganha quem primeiro marcar todas as letras de sua cartela. O ganhador avisa gritando BINGO!

(MODELO DE CARTELA PARA O BINGO) O NOME DA PROFESSORA: Durante todo o ano, a professora estar com as crianas e ensinar a elas muitas coisas que ainda no aprendeu. Como o nome de sua professora? Observe as letras que sua professora usa para escrever o nome dela, e registre na folha que voc recebeu. Em seguida marque

as letras que se repetem no seu nome e no dela.

You might also like