You are on page 1of 9

-CORPORATIVO-

N-2

REV. L

10 / 2011

Revestimento Anticorrosivo de Equipamento Industrial


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 14
Pintura e Revestimentos Anticorrosivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS 7 pginas, ndice de Revises e GT

-CORPORATIVO-

N-2
1 Escopo

REV. L

10 / 2011

1.1 Esta Norma tem por objetivo fixar o procedimento para a seleo do esquema de revestimentos anticorrosivos internos e externos de equipamentos industriais. 1.2 Os revestimentos anticorrosivos internos so aplicveis em pintura de instalaes terrestres e martimas e os revestimentos anticorrosivos externos apenas em instalaes terrestres. 1.3 Esta Norma se aplica a procedimentos iniciados a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prtica Recomendada.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos. PETROBRAS N-13 - Requisitos Tcnicos para Servios de Pintura; PETROBRAS N-268 - Fabricao de Vaso de Presso; PETROBRAS N-1202 - Tinta Epxi-xido de Ferro; PETROBRAS N-1277 - Tinta de Fundo Epxi-Zinco Poliamida; PETROBRAS N-1514 - Tinta Indicadora de Alta Temperatura; PETROBRAS N-1661 - Tinta de Zinco Etil-Silicato; PETROBRAS N-2137 - Determinao de Descontinuidade em Pelcula Seca de Tinta; PETROBRAS N-2231 - Tinta de Etil - Silicato de Zinco - Alumnio; PETROBRAS N-2288 - Tinta de Fundo Epxi Pigmentada com Alumnio; PETROBRAS N-2628 - Tinta Epxi Poliamida de Alta Espessura; PETROBRAS N-2630 - Tinta Epxi - Fosfato de Zinco de Alta Espessura; PETROBRAS N-2677 - Tinta de Poliuretano Acrlico; PETROBRAS N-2680 - Tinta Epxi, sem Solventes, Tolerante a Superfcies Molhadas; PETROBRAS N-2912 - Tinta Epxi Novolac; PETROBRAS N-2913 - Revestimentos Anticorrosivos para Tanque, Esfera, Cilindro de Armazenamento; ABNT NBR 15158 - Limpeza de Superfcie de Ao por Compostos Qumicos; ABNT NBR 15185 - Inspeo de Superfcies para Pintura Industrial; ISO 8501-1 - Preparation of Steel Substrates before Application of Paints and Related Products - Visual Assessment of Surface Cleanliness - Part 1: Rust Grades and Preparation Grades of Uncoated Steel Substrates and of Steel Substrates after Overall Removal of Previous Coatings; 2

-CORPORATIVO-

N-2

REV. L

10 / 2011

ASTM D 610 - Standard Test Method for Evaluating Degree of Rusting on Painted Steel Surfaces; NACE No. 5/SSPC-SP 12 - Surface Preparation and Cleaning of Metals by Waterjetting Prior to Recoating; SSPC SP 11 - Power Tool Cleaning to Bare Metal.

3 Aplicao
Para o efeito de aplicao desta Norma, so considerados os equipamentos a seguir: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) NOTA braos de carregamento; caldeiras; chamins; dessalgadoras; incineradores; fornos; permutadores de calor; reatores; regeneradores; tochas; torres (exceto torre de transmisso galvanizada); outros vasos de presso, conforme classificao definida na PETROBRAS N-268.

Para revestimentos anticorrosivos interno e externo de esferas e cilindro de armazenamento de GLP e amnia, seguir a PETROBRAS N-2913.

4 Condies Gerais
4.1 Os esquemas de pintura padronizados nesta Norma so estabelecidos levando-se em considerao as condies especficas a que esto sujeitos, a existncia ou no de isolamento trmico e a temperatura de operao. 4.2 A pintura promocional ou de fbrica (shop primer) porventura aplicada, deve ser removida imediatamente antes da aplicao dos esquemas de pintura especificados nesta Norma. 4.3 No caso de retoque de pintura existente, deve ser repetido o esquema original. Caso haja impossibilidade de efetuar-se jateamento abrasivo, a preparao da superfcie deve ser realizada, preferencialmente, por ferramentas mecnico-rotativas conforme SSPC-SP 11 ou tratamento mecnico at o grau de acabamento St 3 da ISO 8501-1. Para o caso de retoques em servios de pintura de manuteno, utilizar a tinta de fundo epxi pigmentada com alumnio, conforme PETROBRAS N-2288. Para a condio 4 o retoque deve ser feito com a tinta de fundo epxi p de zinco amida curada, conforme a PETROBRAS N-1277. 4.4 Para revestimentos externos, caso seja ultrapassado o intervalo mximo de repintura, deve-se seguir as recomendaes estabelecidas na PETROBRAS N-13. 4.5 Antes do preparo da superfcie a ser pintada fazer inspeo visual, em toda a superfcie, segundo a ABNT NBR 15185. Identificar os pontos que apresentarem vestgios de leo, graxa ou gordura e outros contaminantes, o grau de corroso em que se encontra a superfcie (A, B, C ou D, de acordo com a ISO 8501-1), assim como os pontos em que a pintura, se existente, estiver danificada. Para superfcies j pintadas, identificar os pontos que apresentarem defeitos ou falhas de pintura conforme os requisitos da ASTM D 610.

-CORPORATIVO-

N-2

REV. L

10 / 2011

4.6 Em quaisquer dos esquemas de pintura previstos nesta Norma, submeter a superfcie a ser pintada a processo de limpeza por ao fsico-qumica, segundo a ABNT NBR 15158, apenas nas regies onde, durante a inspeo, constataram-se vestgios de leo, graxa ou gordura e outros contaminantes. 4.7 Efetuar, conforme a Tabela 1, o tratamento da superfcie, utilizando jato abrasivo ou hidrojateamento. NOTA O hidrojateamento deve ser utilizado somente em servios de manuteno. Em obras novas, o hidrojateamento s permitido se combinado com abrasivos.

Tabela 1 - Mtodo de Tratamento da Superfcie


Condies especficas 1, 3, 6 e 7 2, 4, 5, 9, 10 Grau de acabamento para o jato abrasivo (ISO 8501-1) Sa 2 1/2 (mnimo) Sa 2 1/2 (mnimo) Grau de acabamento para o hidrojateamento (NACE No. 5/SSPC-SP 12) WJ2 (mnimo) -

4.8 Nas bases dos equipamentos que recebem proteo contra fogo, a superfcie metlica deve ser jateada ao grau Sa 2 1/2 e aplicado uma demo de 150 m da tinta epxi, sem solventes, tolerante a superfcies molhadas, PETROBRAS N-2680. O intervalo para aplicao do revestimento contra fogo deve ser o mesmo exigido para repintura do revestimento anticorrosivo (PETROBRAS N-2680). 4.9 Na aplicao dos esquemas de pintura devem ser seguidas as recomendaes da PETROBRAS N-13. 4.10 Nos cordes de solda, peas de geometria complexa, cantos vivos e cavidades, a aplicao da tinta de fundo deve ser feita obrigatoriamente a trincha, exceto para as tinta de zinco etil-silicato, PETROBRAS N-1661 e tinta de etil silicato de zinco- alumnio, PETROBRAS N-2231. 4.11 Nos equipamentos cuja temperatura de operao inferior 80 C, mas para os quais se prev a realizao de steam-out, utilizar o revestimento da Condio 2.

5 Condies Especficas
5.1 Revestimento Externo

5.1.1 Equipamentos sem Isolamento Trmico

5.1.1.1 Condio 1 Ambiente: seco ou mido, com ou sem salinidade, contendo ou no gases derivados de enxofre. Temperatura de operao: acima de 15 C at 80 C.

-CORPORATIVO-

N-2
5.1.1.1.1 Tinta de Fundo

REV. L

10 / 2011

Aplicar uma demo de tinta epxi-fosfato de zinco de alta espessura, PETROBRAS N-2630, por meio de rolo, trincha ou pistola. A espessura mnima de pelcula seca deve ser de 100 m. O intervalo entre as demos deve ser de, no mnimo, 16 h e, no mximo, 48 h.

5.1.1.1.2 Tinta de Acabamento Aplicar uma demo de tinta de poliuretano acrlico, conforme PETROBRAS N-2677, por meio de trincha, rolo ou pistola convencional, com espessura mnima de pelcula seca de 70 m.

5.1.1.2 Condio 2 Ambiente: seco ou mido, com ou sem salinidade, contendo ou no gases derivados de enxofre. Temperatura de operao: acima de 80 C at 500 C. Utilizar revestimento nico aplicando uma demo de tinta de etil silicato de zinco e alumnio, conforme PETROBRAS N-2231, por meio de pistola convencional (com agitao mecnica) ou pistola sem ar (com agitao mecnica), com espessura mnima de pelcula seca de 75 m.

5.1.1.3 Condio 3 Equipamentos construdos de ao-carbono, com revestimento refratrio e/ou isolante interno. Temperatura de operao: acima de 200 C. Aplicar duas demos de tinta indicadora de alta temperatura, PETROBRAS N-1514, por meio de rolo ou pistola sem ar, com espessura mnima de pelcula seca de 15 m por demo. O intervalo mximo entre demos deve ser de 24 h para os Tipo I e de 16 h para o Tipo II. Para temperatura de operao entre 200 C e 290 C usar Tipo II. Para temperatura de operao acima de 290 C usar Tipo I.

5.1.1.4 Condio 4 Equipamento situado na orla martima ou sobre per. Temperatura de operao: da temperatura ambiente at 80 C. NOTA Aplicvel a condies especialmente agressivas, causadas por ventos fortes em presena de alta salinidade do ar (nvoa salina). Deve-se proceder a uma limpeza entre demos com gua doce.

5.1.1.4.1 Tinta de Fundo Aplicar uma demo de tinta de zinco etil-silicato, conforme especificada na PETROBRAS N-1661, por meio de pistola convencional (com agitao mecnica) ou pistola sem ar (com agitao mecnica), com espessura mnima de pelcula seca de 75 m. O intervalo para aplicao da tinta intermediria deve ser de, no mnimo, 30 h e, no mximo, 48 h.

-CORPORATIVO-

N-2
5.1.1.4.2 Tinta Intermediria

REV. L

10 / 2011

Aplicar duas demos, sendo a primeira de tinta epxi-xido de ferro, conforme especificada na PETROBRAS N-1202, por meio de rolo, pistola convencional ou pistola sem ar, com espessura mnima de pelcula seca de 30 m. Aps um intervalo de, no mnimo, de 8 h e, no mximo, de 72 h, aplicar a segunda demo de tinta intermediria epxi poliamida de alta espessura, PETROBRAS N-2628, por meio de rolo, pistola convencional ou pistola sem ar, com espessura mnima de pelcula seca de 100 m. O intervalo de aplicao entre a tinta intermediria e a tinta de acabamento deve ser de, no mnimo, 16 h e, no mximo, 48 h.

5.1.1.4.3 Tinta de Acabamento Aplicar uma demo de tinta de poliuretano acrlico, conforme especificada na PETROBRAS N-2677 por meio de pistola convencional ou pistola sem ar, com espessura mnima de pelcula seca de 70 m.

5.1.1.5 Condio 5 Chamins e tochas, com temperatura da chaparia em operao at 500 C. Utilizar revestimento nico aplicando uma demo de tinta de etil silicato de zinco-alumnio, PETROBRAS N-2231, por meio de pistola sem ar (com agitao mecnica) com espessura mnima de pelcula seca de 100 m.

5.1.2 Equipamentos com Isolamento Trmico

5.1.2.1 Condio 6 Ambiente: seco ou mido, com ou sem salinidade, contendo ou no gases derivados de enxofre. Temperatura de operao: de -45 C a 15 C. Aplicar revestimento nico em duas demos de tinta epxi, sem solventes, tolerante a superfcies molhadas, especificada na PETROBRAS N-2680, por meio de rolo, trincha ou pistola sem ar, com espessura mnima de pelcula seca de 160 m, por demo.

5.1.2.2 Condio 7 Ambiente: seco ou mido, com ou sem salinidade, contendo ou no gases derivados de enxofre. Temperatura de operao: acima de 15 C at 80 C. Utilizar revestimento nico aplicando uma demo de tinta epxi, sem solventes, tolerante a superfcies molhadas, especificada na PETROBRAS N-2680, por meio de rolo, trincha ou pistola. A espessura mnima de pelcula seca deve ser de 100 m.

5.1.2.3 Condio 8 Ambiente: seco ou mido, com ou sem salinidade, contendo ou no gases derivados de enxofre, em servio contnuo. Temperatura de operao acima de 80 C at 500 C. Neste caso o equipamento no recebe esquema de pintura. 6

-CORPORATIVO-

N-2
NOTA

REV. L

10 / 2011

Para temperaturas de operao de 80 a 200 C onde o equipamento venha a ficar exposto a longos perodos fora de operao, com possibilidade de ocorrer corroso, recomenda-se a aplicao de uma demo da tinta epxi Novolac (Tipo I), especificada na PETROBRAS N-2912, com espessura mnima de pelcula seca de 200 m. [Prtica Recomendada]

5.2 Revestimento Interno

5.2.1 Condio 9 Equipamento sujeito a corroso com elevada taxa de desgaste (acima de 0,1 mm/ano). Temperatura de operao: at 80 C. Aplicar demo nica com espessura mnima de pelcula seca de 400 m do revestimento tipo II, especificado na PETROBRAS N-2912, obrigatoriamente por meio de pistola sem ar. NOTA 1 A aplicao deve ser executada sobre superfcies apresentando at flash rust leve. NOTA 2 Deve ser feito controle de continuidade da pelcula com emprego de detector de descontinuidade (holiday detector) de acordo com as PETROBRAS N-13 e N-2137.

5.2.2 Condio 10 Equipamento sujeito a corroso com elevada taxa de desgaste (acima de 0,1 mm/ano). Temperatura de operao: acima de 80 C at 150 C. Aplicar demo nica com espessura mnina de pelcula seca de 400 m do revestimento tipo III especificado na PETROBRAS N-2912, obrigatoriamente por meio de pistola sem ar, exceto para produtos aplicados por esptula. NOTA 1 A aplicao deve ser executada sobre superfcies at flash rust leve. NOTA 2 Deve ser feito controle de continuidade da pelcula com emprego de detector de descontinuidade (holiday detector) de acordo com as PETROBRAS N-13 e N-2137. NOTA 3 Para condies de temperatura de operao acima de 150 C deve ser avaliada a utilizao de alternativas existentes no mercado.

-CORPORATIVO-

N-2

REV. L

10 / 2011

NDICE DE REVISES REV. A, B, C, D, E, F, G e H


No existe ndice de revises.

REV. J
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

REV. K
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

REV. L
Partes Atingidas 1.4 2 Tabela 1 4.11 5.1.1.5 5.1.2.2 5.1.2.3 5.2.1 Descrio da Alterao Incluso da indicao de Prtica Recomendada Excluso da PETROBRAS N-9 Revisada Revisada Alterao da temperatura de 120 para 500 C Revisada Revisada Notas revisadas

IR 1/1

-CORPORATIVO-

N-2

REV. L

10 / 2011

GRUPO DE TRABALHO - SC-14 Membros


Nome Carlos Cunha Dias Henriques (Coordenador) lvaro Antonio Terra Martins da Silva Andre Koebsch Carlos Alexandre Martins da Silva Carlos Augusto dos Reis Correia Erik Barbosa Nunes Fernanda Mota Gonalves Fernando Gonalves Enes Francisco Carlos Rodrigues Marques Francisco Otavio Pereira da Silva Joaquim Pereira Quintela Jose Antonio Lima Viana Luiz Carlos Baptista do Lago Pedro Paulo Barbosa Leite Ricardo Monteiro de Oliveira Cruz Victor Solymossy Wagner Pinto Cardoso Lotao CENPES/PDEP/TMEC UO-BC/ENGP/EIS ENGENHARIA/IETEG/ETEG/EDUT
TRANSPETRO/PRES/SE/ENG/INTEG/DUTOS

Telefone 812-6508 861-7594 819-3014 811-9245 811-7627 819-3015 819-1741 813-6754 814-0851 855-6715 812-6502 836-5692 819-3081 819-3071 819-2859 812-6556 814-7790

Chave Q080 KMQ7 CSMR CAL3 FPB6 UP82 CJCG TGI4 W05C ED4F BW20 QNF3 ELZQ ED9M EMRD BECM ED17

TRANSPETRO/DTM/TM/TLOG/TEC ENGENHARIA/IETEG/ETEG/EDUT MATERIAIS/DEMF/DM TRANSPETRO/PRES/SE/ENG/STSE/INSP E&P-ENGP/OPM/EMI ENGENHARIA/SL/SEQUI/CI CENPES/PDEP/TMEC RPCC/MIIE ENGENHARIA/AG/NORTEC-GC ENGENHARIA/AG/NORTEC-GC MATERIAIS/OGBS/CMS CENPES/PDEP/TMEC AB-RE/ES/TEE

Secretrio Tcnico
Marina Hitomi Ishizaki ENGENHARIA/AG/NORTEC-GC 819-3066 E2HP

You might also like