You are on page 1of 2

O reconhecimento da complexidade da sustentabilidade est obtendo a cada dia mais importncia para a sociedade.

Desenvolver cadeias econmicas produtivas, que agreguem valores e qualidade de vida para as pessoas, sem prejudicar a conservao do meio natural so os alicerces da alterao de uma construo tradicional para uma construo sustentvel.

Sustentabilidade: cada vez mais comum ouvirmos essa palavra. Revistas, propagandas na televiso, embalagens de produtos tudo parece estar tratando deste assunto. Mas o que , afinal, sustentabilidade? O termo "sustentvel" provm do latim sustentare (sustentar; favorecer, conservar, cuidar). Sustentar fazer permanecer, durar. Ter sustentabilidade ter permanncia no tempo. Continuar existindo. E por isso que o assunto est to na moda: o mundo est percebendo que precisamos mudar hbitos para que nosso planeta continue existindo com toda sua beleza natural. Em um projeto ou empreendimento social, tambm necessrio buscar a sustentabilidade. Alis, esse um critrio de seleo utilizado pela Natura no programa Acolher, e por outros financiadores de projetos. Vamos, ento, compreender o que a sustentabilidade de um empreendimento social. O conceito de sustentabilidade baseado em 3 pilares fundamentais: econmico, social e ambiental. Ou seja: para permanecer e durar no tempo, um projeto deve considerar essas trs esferas de ao. A histria da empreendedora e Consultora Natura Elaine Freitas Silva um bom exemplo de ao social sustentvel. Elaine apia a ASTRAPI Associao de Trabalhadores com Papel, Papelo e Materiais Reciclveis de Ibirit, em Minas Gerais. A criao da ASTRAPI trouxe mais qualidade de vida para um grupo de catadores que trabalhava no lixo da cidade. O lixo estava irregular e, em 2008, a prefeitura foi obrigada a tirar os catadores daquele

ambiente. Criamos ento a ASTRAPI. Com a associao organizada, o grupo se inseriu no Movimento Nacional dos Catadores, e comeou a ver que seu trabalho tem uma importncia para o meio ambiente, conta Elaine. E resume a transformao: Antes, se consideravam catadores de lixo, e hoje sabem que so agentes ambientais. Logo percebemos que a ao tem impactos sociais, econmicos e ambientais: a renda dos associados aumentou, hoje eles participam de mais aes culturais em seus grupos de congada e capoeira. Viajam para eventos ambientais e artsticos. Esto numa condio social e econmica melhor. E, claro, a comunidade de Ibirit recebe os benefcios ambientais da reciclagem de seus resduos, antes descartados no lixo, o que estava contaminando as nascentes de gua. Como se v, num empreendimento sustentvel, os pilares social, ambiental e econmico esto interligados. Como o foco de nossos projetos o benefcio social, comum esquecer os outros pilares da sustentabilidade, principalmente o econmico. preciso lembrar que o equilbrio financeiro essencial: com as contas em dia, temos melhores condies tanto materiais quanto psicolgicas de realizar o trabalho. Para conseguir engajar a populao da cidade na causa da reciclagem, Elaine criou o evento Lixo e Cidadania, que agora acontece todos os anos, com a presena de cerca de 3 mil pessoas. uma forma de divulgar e assim conseguir mais materiais para a reciclagem. Antes dos eventos, os moradores e as empresas no conheciam a ASTRAPI. Agora, procuram a Associao para destinar seus resduos. Para realizar o evento, claro, foram necessrios recursos financeiros, que Elaine conseguiu mobilizando parcerias. Os eventos so uma boa forma de angariar recursos, pois oferecem visibilidade para os parceiros: seja empresa ou poder pblico, todos precisam de publicidade. Nos prximos meses, aqui na seo Aprenda, vamos compartilhar essa e outras formas de captao de recursos, com idias para melhorar a sustentabilidade financeira do seu empreendimento social. Acompanhe, e aproveite para dividir suas experincias!

You might also like