You are on page 1of 2

1- O anncio tem seu sentido produzido pela interlocuo entre vrias vozes que nele ecoam.

Observe esse jogo de vozes e assinale a alternativa incorreta. a) O sujeito de enunciao, responsvel ltimo pelo anncio, a Aominas, que nele se representava atravs de seu logotipo e sua assinatura. b) O sujeito da enunciao representa a si mesmo atravs de uma mscara que , ao mesmo tempo, crtica e didtica. c) Alm do dilogo entre os pontos de vista de vrios enunciadores, o anncio encena a interlocuo direta com o alocutrio atravs do uso do imperativo. d) Ao apropriar-se do discurso das liquidaes, o locutor produz duplo efeito: ao mesmo tempo que chama a ateno do leitor, convida-o a consumir. 2- Todo locutor tem sempre atrs de si um enunciador com o qual se identifica,podendo ter ainda outros, com os quais a identificao nem sempre acontece. A perspectiva de todos os enunciadores abaixo aparece representada no texto. Com qual delas o locutor do anncio se identifica? a) Com a de um enunciador genrico que julga que a Aominas queima florestas para alimentar seus fornos. b) Com a de um enunciador coletivo que representa o pensamento de ecologistas. c) Com a de um enunciador coletivo que representa a voz dos comerciantes que fazem liquidao. d) Com a de enunciadores individuais que se manifestam da perspectiva de quem destri a natureza. 3- Em todas as alternativas, as palavras ou expresses exploradas no anncio evocam um mesmo campo semntico, EXCETO: a) QUEIMA DE ESTOQUE b) ...uma grande liquidao... c) ... isto que as pessoas esto fazendo ... d) ...promoo... vlida por tempo indeterminado... 4- Assinale a alternativa em que as alteraes feitas na passagem modificam seu sentido lgico-semntico no texto. a) Quando atiam fogo nas matas, as pessoas esto fazendo isso: uma grande liquidao da natureza. b) Uma grande liquidao da natureza: isso que as pessoas esto fazendo quando atiam fogo nas matas e florestas. c) Evite queimadas e no perca qualquer oportunidade de preservar o ambiente. d) Toda promoo da vida por tempo indeterminado vlida. 5- Assinale a alternativa em que as oposies ou similaridades estabelecidas esto em desacordo com o anncio. a) Promoo da vida por tempo indeterminado X queima de estoque. b) Atiam fogo nas matas e florestas = grande liquidao da natureza. c) Grande liquidao da natureza = queima de estoque. d) Evite queimadas X preservar o meio ambiente. 6- Ao construir sua argumentao, o locutor utiliza os seguintes recursos: a) Jogo entre uma foto de impacto e uma expresso deslocada do seu contexto original;

b) Ressalva ao sentido do jogo inicial, atravs de um texto que explicita a posio do sujeito da enunciao. Redija um pargrafo explicando como se articulam esses elementos na argumentao do anncio. 7- O sentido de um texto decorre de sua interlocuo com outros textos que circulam num certo momento histrico social. Considerando essa interlocuo, redija um pargrafo explicando por que, na sua opinio, a Aominas teria escolhido assinar a fazer circular um anncio como esse.

8- Veja como o anncio da Aominas se tornou parte de outro enunciado: Analise o novo jogo que se estabeleceu entre as figuras da enunciao e assinale a alternativa incorreta. a) O sujeito da enunciao a Abril, e a DNA a criadora do anncio premiado. b) Enquanto participante do concurso, a DNA pode ser considerada sujeito de enunciao. c) Com a expresso PEGOU FOGO, a Abril dialoga com o anncio da DNA e com o sentido corrente dessa expresso: ser objeto de disputa calorosa. d) Com a expresso QUEM SAIU GANHANDO, a Abril sugere que se pode ganhar com a queimada de florestas. 9- Assinale a alternativa incorreta. a) Com a 1 pessoa do plural (nos, a gente), o locutor no s identifica a si e a seus alocutrios, como compartilha com eles o que est enunciando. b) H dois enunciadores no texto: o que tem o bom costume de apontar o que lhe desagrada nos outros e o que no tem, e o locutor endossa, criticamente, a posio do primeiro. c) Aquilo que o locutor quer revelar e criticar exatamente o que ele, estrategicamente, apresenta como sendo o conhecimento de todos. d) Atravs do discurso direto, o locutor deixa falar a voz do senso comum, estratgia que d ao interlocutor a chance de se reconhecer no texto. e) No texto, o locutor se dirige ao alocutrio usando o pronome voc, o que d ao discurso o tom de advertncia. 10- Alteramos, duas vezes, a representao do locutor numa passagem de texto: 1- No se tem o bom costuma de dizer aquilo que a cada um desagrada no outro. 2- Algumas pessoas no tem o bom costume de dizer para outras aquilo que as desagrada nessas outras. a) Qual dessas duas representaes se afasta mais da representao original? Por qu? b) Faa voc uma outra representao do locutor nessa passagem do texto.

You might also like