You are on page 1of 12

Algumas aproximaes entre o cime, a melancolia e o masoquismo

Algumas aproximaes entre o cime, a melancolia e o masoquismo


Marlia Etienne Arreguy Claudia Amorim Garcia

RESUMO
Buscamos, neste trabalho, apontar para as razes primitivas do cime, discutindo o entrelaamento narcisismo/dipo na sua origem e enfatizando a falha na estruturao narcsica, representada justamente pela ferida narcsica que fundamenta a dinmica ciumenta. A seguir, argumentamos com apoio na literatura pertinente, que a dinmica ciumenta dominada pela presena macia de um supereu cruel, o que nos leva finalmente a sugerir a hiptese de uma forte tendncia masoquista nas manifestaes ciumentas do tipo depressivo. Consideramos, a partir de Racamier (1968), que mais do que uma das doenas da paixo, o cime melanclico freqentemente se apresenta como uma perigosa hipocondria do lao amoroso, cuja sintomatologia pode culminar com o suicdio. Assim, em nosso entender, o cime melanclico configura-se por uma dor que busca vazo num a mais de prazer vinculado ao tringulo amoroso e posio de rivalidade no superada. Palavras-chave: Cime; Ferida narcsica; Complexo de dipo; Melancolia; Masoquismo; Superego.

cime, este afeto intenso, ao mesmo tempo perturbador e estruturante, velho conhecido dos amantes, irmos e escritores, motivo determinante do crime passional e das intrigas amorosas tem sido, a nosso ver, insuficientemente estudado pela psicanlise. Os kleinianos lhe dedicaram alguma ateno, principalmente na sua relao com a inveja, elemento central do seu arcabouo terico. A Escola Francesa, por sua vez, com as honrosas excees de Clrambault (1921) e Lagache (1947, 1949) s mais recentemente se voltou para o estudo do cime como indicam a publicao da Revue Franaise de Psychanalyse, de 1997, totalmente dedicada a esse tema, e os trabalhos de

Artigo recebido em maio de 2002 e aprovado para publicao em junho de 2002. * O presente artigo fruto da dissertao de mestrado Entre o excesso e a ausncia: o cime amoroso nas narrativas psicanaltica e literria, defendida em abril de 2001, na PUC-Rio, por Marlia Etienne Arreguy e orientada pela Dra. Claudia Amorim Garcia.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

111

Arreguy, M. E.; Garcia, C. A.

Vasse (1995) e Lachaud (1998). De uma maneira geral, portanto, o cime parece ter sido esparsamente estudado, o que por si s instiga reflexo, j que se apresenta to intensamente nas manifestaes clnicas, objeto central da investigao psicanaltica. Freud (1922) privilegiou o ponto de vista quantitativo na sua anlise do cime, relacionando-o principalmente ao delrio e parania. No entanto, a partir de sua relao com as estruturas psquicas (cf. Urtubey, 1984) que o cime vem sendo mais estudado atualmente. Assim, foi num trabalho inovador que Racamier (1968) levantou a importncia do cime, e tambm da agressividade, nas manifestaes depressivas algo que consideramos pregnante na contemporaneidade , enquanto Vasse (1995), por sua vez, props associaes do cime com a perverso, e Lachaud (1998) frisou um aspecto regressivo e a multiplicidade das sintomtica ciumenta; fenmenos importantes que tambm vemos se intensificar em nossos dias. Procuraremos abordar neste artigo o aspecto depressivo do cime, baseando-nos principalmente em Racamier (1968). Antes necessrio, entretanto, um breve percurso por algumas noes freudianas narcisismo, dipo e ferida narcsica que auxiliam a discusso dessa forma de cime.

NARCISISMO E DIPO ENTRELAADOS


Discutindo o histrico psicanaltico do conceito de cime patolgico, Stanley Coen (1987) pe em discusso a participao do narcisismo e do complexo de dipo na problemtica do cime. Nesse sentido, ele afirma que alguns autores responsabilizaram o perodo pr-edipiano pelo resultado patolgico do cime, enquanto outros enfatizaram o tringulo edipiano e a culpa (p. 100). Ento, Coen (1987) sugere que apesar de o prdipo ser privilegiado, quanto s determinaes patolgicas do cime, no se pode, de modo algum, excluir as vicissitudes propriamente edipianas dessa problemtica, posicionamento que se baseia no s na retomada terica sobre a noo psicanaltica de cime, mas tambm em um caso clnico que apresenta. Criticando a posio de Pao (1969) que, apesar de sustentar a polaridade narcisismo/dipo, ressalta os aspectos narcsicos, Coen (1987) afirma que a cena tridica ciumenta no cime patolgico serve simultaneamente para defender e para expressar ambos os conflitos didico e tridico (p. 100; nossa traduo), isto , pr-edipianos e edipianos, acentuando que no h dicotomia, mas interdependncia entre eles. Dando continuidade discusso, Urtubey (1997) retoma a problemtica psquica envolvida no cime e afirma que este afeto oscila entre dois plos: o plo edipiano que se manifesta na cena primitiva, no embate com o rival, e o plo narcsico, das paixes vividas de uma forma especular e regressiva. Denzler (1997), por sua vez, refora essa idia ao concluir que o cime edipiano ligado inveja do pnis aponta para uma articulao entre investimentos objetais e narcsicos e exige, portanto, ser interpretado nesses dois registros (p. 43). Tambm Lachaud (1998), ao intitular seu livro de Jalousies, no plural, parece ressaltar a existncia de cimes diversos, efeitos possivelmente de diferentes organi-

112

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

Algumas aproximaes entre o cime, a melancolia e o masoquismo

zaes psquicas, o que aponta novamente para o entrelaamento do narcisismo com o complexo de dipo na origem do cime. Pois bem, se o cime sempre implica na existncia de um terceiro, ento necessariamente num contexto triangular que ser institudo. No entanto, essa situao pode estar presente desde muito cedo, antes mesmo da efetivao da cena edipiana. assim que, conforme Kristeva (1993), o desejo da me sobre a criana desde sempre triangulado, dado que a me:
(...) amar sua criana sob o olhar desse Outro, e pelo seu discurso em direo a esse Terceiro que a criana se constituir para sua me como amada. Como ele bonito ou Eu me orgulho de voc so os enunciados do amor maternal porque eles implicam um Terceiro: sob o olhar de um Terceiro que o beb ao qual a me fala se torna um ele, diante dos outros que eu me orgulho de voc... (p. 48, nossa traduo)

Nesse sentido, h desde o incio uma situao triangular constituda pelo beb, sua me e o olhar que ela dirige a um Terceiro, mesmo na vigncia de uma relao didica. Assim, o cime na sua origem o cime da me, numa relao potencialmente triangulada, o que atesta a conjuno das problemticas narcsica e edipiana em qualquer manifestao do cime.

A FERIDA NARCSICA1 COMO O PRIMEIRO TEMPO DA DOR CIUMENTA


Freud (1922) associou tanto a ferida narcsica quanto a autocrtica elemento central da melancolia apario do cime normal. Na definio de 1922, ele diz:
No h muito que dizer, do ponto de vista analtico, sobre o cime normal. fcil perceber que essencialmente se compe de pesar, do sofrimento causado pelo pensamento de perder o objeto amado, e da ferida narcsica (...); ademais, tambm de sentimentos de inimizade contra o rival bem sucedido, e de maior ou menor quantidade de autocrtica, que procura responsabilizar por sua perda o prprio ego do sujeito. (p. 237)

A ferida narcsica , portanto, um elemento central na composio do cime, assim como a autocrtica, funo superegica por excelncia atravs da qual o sujeito se menospreza e se desvaloriza, atacando o eu pela perda do objeto, penalizando-o por isso. A noo de ferida narcsica designa um marco melanclico primordial, fonte de sofrimento pela perda do objeto materno, perda esta que, fazendo uma analogia com a melancolia (cf. Freud, (1917 [1915]), corresponde a uma perda da integridade do eu. Su-

A noo de ferida narcsica utilizada por Freud (1922) no foi desenvolvida como um conceito especfico, sendo por ele utilizada de forma descritiva. O termo no se encontra no ndice remissivo da ESB (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud), nem consta dos tradicionais dicionrios de psicanlise (Laplanche & Pontalis, 1982; Kauffman, 1993; Roudinesco, 1999).

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

113

Arreguy, M. E.; Garcia, C. A.

pomos ento, que quando a dor da perda do objeto primrio toma dimenses acentuadas, ou seja, quando h um forte investimento de representaes ligadas a esta ferida narcsica, as relaes do sujeito so marcadas por um temor iminente, uma ameaa de perda apresentada como cime. Beth Denzler (1997) d continuidade a essa discusso ao argumentar que a emergncia do cime depende da fixao numa ferida narcsica, ou ainda, de um fracasso do narcisismo (dfaillance du narcissisme, p. 39) em manter o investimento libidinal no eu. Ela faz meno fragilidade narcsica do ciumento ao levantar a suspeita de que (...) um sujeito neurtico que sofre de cime intenso e doloroso pode, atravs desse sentimento, revelar um investimento narcsico parcialmente deficiente da representao de si (p. 40; nossa traduo). Analisando a fala de mulheres ciumentas que afirmam sentirem-se indignas de serem amadas e tambm aniquiladas pelo cime, Denzler (1997) considera que elas apresentam uma dependncia muito forte da confirmao amorosa do companheiro, o que confirma a hiptese de uma fragilidade narcsica. como se a devoo e a admirao do parceiro garantissem o seu valor pessoal enquanto que a infidelidade do amado, cujo olhar foi captado por uma rival, privasse essas mulheres de um suporte indispensvel manuteno de um sentimento de si. A autora defende que essa dependncia massiva do amado aponta para uma insuficincia do investimento narcsico flico, e afirma, ento, que a perda do objeto , desse modo, reforada pela ferida narcsica (p. 41, nossa traduo). Isto significa que uma perda atual intensificada pelo retorno de uma perda primitiva recalcada. Retomando a tese de Federn sobre uma reduo do investimento narcsico nos estados de estranhamento e perda da realidade nas psicoses e neuroses, Melo Carvalho (1996) pode contribuir para esta discusso. Ela ressalta que uma reduo do investimento narcsico e uma exagerada preocupao com o eu, presentes em relatos clnicos de melanclicos, por exemplo, configuram o que aparentemente poderia ser considerado como uma contradio. Segundo ela, no entanto, o que ocorre o retorno da libido ao eu, sob forma de uma preocupao excessiva, como reao compensatria a um investimento falho da representao do eu. Supomos ser isto tambm o que acontece no cime onde uma falha narcsica bsica mascarada pela expresso autocentrada em que o ciumento se v enredado. A autocrtica, por outro lado, se faz presente intensamente na melancolia onde, segundo Freud (1917 [1915], p. 254-255), e diferentemente do luto, a perda da relao com o objeto e o retraimento do investimento libidinal para o eu implicam em um envilecimento do prprio eu que, ento, identificado narcisicamente com o objeto perdido, ataca a si mesmo no lugar do objeto. O dio ao objeto volta-se para o eu, o que culmina com sua desvalorizao severa e com uma baixa evidente na auto-estima. Para Freud (1917) a melancolia funda-se sobre uma escolha narcsica de objeto que regride para uma identificao narcsica em conseqncia da perda do objeto amoroso. Ao discorrer sobre o rompimento da relao amorosa no melanclico, Freud (1917 [1915]) afirma que: (...) uma perda objetal se transformou numa perda do ego, e o con-

114

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

Algumas aproximaes entre o cime, a melancolia e o masoquismo

flito entre o ego e a pessoa amada, numa separao entre a atividade crtica do ego e o ego enquanto alterado pela identificao. (p. 255) A identificao que altera o eu qual Freud se refere acima uma identificao narcsica nos moldes daquela que se produz no primeiro momento especular onde a imagem do eu se constitui a partir do olhar da me (Lacan, 1949; 1954). O sujeito melanclico depende inextrincavelmente de uma imagem de eu fornecida pelo outro, ou melhor, ele adere a essa imagem como parte integrante do que reconhece como um si mesmo. Assim parece tambm acontecer no cime. De fato, nossa suposio de que a autocrtica do ciumento deve-se, justamente, a uma identificao primordialmente narcsica que seria, desse modo, um elemento importante na determinao do cime. Vejamos a definio de Jean Florence (1987) acerca da identificao narcsica:
A identificao narcsica a mais primitiva e a mais importante em seus efeitos: ela constitui o prprio eu e suas clivagens. (p. 131) A identificao com a me permite esquecer a me histrica como objeto incestuoso, conservando-a eternamente em cada ligao amorosa, em cada impulso homossexual. Essa identificao narcsica, ela converte a libido de objeto em libido narcsica, cujo objeto o eu. (p. 128)

Ento, a identificao narcsica formada a partir da primeira relao com a me e se constitui num tipo essencial de identificao que se reflete na forma como sero vividas as relaes objetais futuras. Por outro lado, o predomnio de uma escolha narcsica de objeto, apoiada na identificao narcsica, parece ser mais um elemento que se associa intensificao do cime, na medida em que o rompimento da relao amorosa reinveste a ferida narcsica e provoca uma regresso identificao narcsica subjacente. Afinal, concluindo, consideramos que a falha no processo de construo da imagem narcsica a causa mais forte de uma repetio incessante do cime. O fracasso do narcisismo, devido a um investimento narcsico falho, faz, portanto, com que uma ferida narcsica estrutural seja reinvestida, apresentando-se como uma insuficincia de amorprprio e abrindo caminho para a constante dependncia do outro. Todo esse processo culmina no estabelecimento de relaes amorosas de dependncia e dominao tanto em relao ao objeto amoroso quanto ao rival, nas quais o sujeito ciumento se coloca dialeticamente em um dos plos: dominador ou dominado, senhor ou escravo.

AS VICISSITUDES DO CIME MELANCLICO


Numa teorizao baseada no modelo melanclico freudiano, Paul-Claude Racamier (1968, p. 307) descreveu duas faces da depresso em que predominam o afeto ciumento e as manifestaes agressivas em direo ao outro. Nesse mesmo texto, ele tambm discutiu a existncia de uma marca depressiva do cime (p. 297), relacionando essa marca tendncia passiva do sujeito perante o outro, e queda brutal ou progressiva da
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

115

Arreguy, M. E.; Garcia, C. A.

estima de si. Para Racamier (1968), o cime depressivo, ou melanclico, diramos, se manifesta naquilo que ele designa de desapropriao2 e desvalorizao,3 sentimentos esses baseados no reinvestimento de perdas primitivas que ressurgem quando o cime se evidencia enquanto sintoma, e que tambm ocupam papel central na vivncia depressiva. Segundo Racamier (1968), (...) o duplo sentimento de desapropriao e de desvalorizao que caracterizam a vivncia depressiva em geral, e em particular o cime, que deles carrega uma marca de origem (p. 296, nossa traduo). Ao remontar o cime a uma marca de origem depressiva, Racamier (op. cit.) nos permite supor que o cime se d em dois tempos. O primeiro tempo seria composto de situaes de separao da me no significadas, como o prprio nascimento e o desmame, acontecimentos psquicos, a nosso ver, da ordem de uma ferida narcsica, que carregariam em si um potencial traumtico a ser vivenciado em forma de cime, a posteriori, nas relaes de rivalidade pertinentes ao segundo tempo do cime. vlido frisar que a emergncia de um estado de depresso ciumenta, ou cime melanclico como preferimos, no depende estritamente de um fato da realidade, pois:
(...) pouco importa de fato que seja imaginria ou real, parcial ou total a perda do objeto amado acarreta e engloba uma perda bem mais extensa; o que o doente deprimido perdeu foi sua capacidade de obter prazer, sua razo de viver, seu valor pessoal. (Racamier, 1968, p. 297)

Com efeito, so as vicissitudes imaginrias registro de fundo dos fenmenos narcsicos que vo desencadear o processo de construo fantasstica de qualquer ciumento. Em geral, quanto mais ativamente o sujeito constri suas fantasias acerca da traio do seu objeto de amor, mais ele se aproxima de uma patologia delirante (ou paranica) que pode se caracterizar por uma perseguio explcita ao rival e ao objeto de amor. A novidade que, diferentemente disso, no entanto, o ciumento depressivo parece se conformar com a traio do objeto amado, considerando inevitvel que o parceiro amoroso possua, ou ame, um outro. A crena na traio que o ciumento manifesta e cuja importncia foi assinalada por Lachaud (1998, p. 19-21) quando argumenta a favor da infidelidade estrutural do ser falante faz com que o ciumento depressivo abra mo da competio ativa com o rival, pois, de tacada, j se coloca na posio de perdedor. Quanto a isso, Racamier (1968) fornece uma demarcao da especificidade do ciumento melanclico em relao aos ciumentos habituais:

O termo em francs dpossession, para o qual no encontramos um similar exato em portugus. O termo despossesso uma traduo, por assim dizer, mais exata no existe nos dicionrios correntes da lngua portuguesa. Alm do mais, o seu oposto possesso tem o significado ligado a questes religiosas. Desapropriao, por sua vez, parece uma palavra mais adequada, na medida em que a utilizamos no sentido dos efeitos causados pela separao de objeto. Apesar de Racamier (1968) dar um destaque especial para esses dois termos dpossession e dvalorisation , ele no os desenvolve como conceitos, apenas retirando-os da linguagem ordinria para representar, em nosso entender, o sofrimento pela perda do objeto e a baixa na auto-estima, respectivamente.

116

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

Algumas aproximaes entre o cime, a melancolia e o masoquismo

(...) o deprimido ciumento no desenvolve uma verdadeira relao de objeto ciumento. Ele no desenvolve nem apresenta este conjunto de manobras persecutrias e de verificao que caracterizam os ciumentos habituais. Ele sofre e no manipula. (...) Seu cime , de fato, a forma menor de um sentimento melanclico de indignidade amorosa. (p. 298, nossa traduo)

Assim, ele se distingue dos ciumentos habituais, sendo sua caracterstica mais forte o sentir-se indigno de receber um amor exclusivo, pois se o verdadeiro ciumento pleno de seu rival, o deprimido ciumento , sobretudo, vazio de seu objeto (idem); objeto amoroso em primeira instncia, objeto narcsico, em ltima. Essa interessante observao de Racamier nos estimula a pensar um pouco mais na diferena entre tipos de ciumentos. Assim, sugerimos que, se a identificao com o rival parece ser tpica dos ciumentos em geral, no caso do cime depressivo essa identificao, alm de ser responsvel pela autorecriminao e desvalorizao, ainda agravada pela perda do vnculo com o objeto, concluso a que chegamos a partir novamente de Racamier (1968), quando ele afirma que o ciumento melanclico sofre mais por no poder continuar a amar seu objeto, do que por no ser amado (p. 298). Ento, no cime melanclico esto em jogo dois processos psquicos que resultam no intenso desinvestimento do eu, mascarado por um autocentramento exagerado, e na ausncia de autoconfiana: uma identificao com o rival, e uma perda da capacidade de amar. assim que nesse tipo de cime, embora tambm exista, como no delirante, a possibilidade de fantasiar imaginariamente a traio, no h uma busca ativa por solucionar esse problema, j que o objeto dado inequivocamente como perdido. Fato ou imaginao, a infidelidade do companheiro amoroso aceita e vivida como um sofrimento passivo pelo ciumento depressivo, pois ao contrrio de tentar recuperar aquilo que cr ter perdido, ele, numa espcie de autodestruio indireta, atrai seu infortnio (Racamier, 1968). A manifestao melanclica do cime implica, ento, na passividade e no intenso desinvestimento do eu e resulta numa degradao da capacidade do sujeito de realizar uma conquista ou reconquista amorosa. O ciumento se d por vencido pelo rival, colocando-se sempre numa posio inferiorizada, dada uma configurao amorosa triangular, em que no se considera digno de receber amor, nem de disputar com o rival idealizado, descrio que imediatamente nos remete a uma re-atualizao edpica. Bem, se at agora estabelecemos tantas aproximaes entre os modos de configurao psquica e manifestao dos afetos ciumento e melanclico, talvez caiba nesse momento uma tentativa de delimitao de fronteiras, o que nos ser possvel realizar atravs da considerao dos destinos da identificao na melancolia e no cime. Sabemos que, na melancolia, subseqentemente perda, h uma identificao com o objeto perdido, enquanto no cime, h um a mais, quando supomos uma dupla possibilidade de identificao, evidentemente narcsica, em ambos os casos. O ciumento melanclico identifica-se tanto com o objeto perdido, quanto com o rival, o que acarreta conseqncias psquicas significativas. Alm disso, se por um lado, com Racamier (1968), entendemos que no cime melanclico a identificao com o rival vem acoplada com a perda da capaPsicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

117

Arreguy, M. E.; Garcia, C. A.

cidade de amar, por outro lado postulamos que a perda do objeto implica numa perda do ideal. Freud, em 1921, no texto A psicologia das massas e anlise do Eu, nos alertara que nas situaes de apaixonamento o objeto ocupa o lugar do ideal do eu e, portanto, ao perd-lo o sujeito perde tambm seu ideal. Esta possibilidade presente no cime melanclico representa um motivo a mais para o desinvestimento narcsico do ciumento, submetido ento, a um supereu cruel que o assola continuamente. Isso nos leva a algumas consideraes sobre a dinmica ciumenta, relacionada dessa vez ao masoquismo.

A HIPTESE DO MASOQUISMO NA COMPREENSO DE UMA CERTA HIPOCONDRIA DO LAO AMOROSO


Dando prosseguimento a sua discusso, Racamier (1968) associa o cime a uma certa hipocondria do lao amoroso, em outras palavras, considera, em nosso entender, o cime como uma espcie de doena imaginria do amor, a qual sustenta a prpria sobrevivncia do eu. Na verdade, nossa suposio de que a prpria situao triangular inerente ao cime, enquanto reedio edpica, que garante um mnimo de integrao do eu. O ciumento, de uma maneira geral, passa a existir subjetivamente em funo da triangulao ciumenta da mesma maneira que o hipocondraco concentra sua atividade psquica na preocupao com as doenas que imagina ter. Parece que esse cenrio propcio emergncia do masoquismo, como veremos a seguir. Afirmamos anteriormente que, no cime depressivo, h uma perda do ideal que favorece, talvez, o aparecimento de um supereu cruel. De fato, nossa suposio de que, quando o modelo do ideal do eu enquanto fonte de identificao simblica perde sua funo ou fica enfraquecido, o supereu enquanto imperativo do gozo (Lacan, 1985 apud Nasio, 1988) clama por um prazer primitivo que reproduza a relao incestuosa com a me. Manifesta-se ento no ciumento um supereu cruel seguindo os moldes da melancolia (Freud, 1917 [1915]), que responsabiliza o eu pela perda do objeto e pelo desejo de traio, efeito da identificao com o rival, e obriga-o a se submeter a toda e qualquer exigncia superegica para garantir um mnimo de prazer. Estaria fundada aqui uma relao entre masoquismo e cime?4 De fato, no cime melanclico, em que o supereu muito forte, a culpa pelo desejo de superar o rival abre espao a um desejo de autodestruio que resulta uma espcie de anulao subjetiva tpica das depresses. A intensificao desse movimento, representada pelos sentimentos de desvalorizao e desapropriao (Racamier, 1968), leva-nos ento a postular a presena de um ncleo masoquista no cime depressivo. Assim, associando o quadro clnico do cime melanclico ao que autores como Lachaud (1998, p. 51-137)

Gibeault e Schaeffer (1997) j se questionaram sobre qual seria a relao entre masoquismo e cime no Argument do volume dedicado ao cime da Revue Franaise de Psychanalyse.

118

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

Algumas aproximaes entre o cime, a melancolia e o masoquismo

consideram como uma tendncia regressiva fundamental no ciumento, um movimento impulsionado por uma ferida narcsica sempre aberta,5 perguntamos: o constante reinvestimento dessa ferida no surgiria como reflexo do masoquismo ergeno, protagonizado pela pulso de morte (Freud, 1924b; Lacan, 1954)? A clnica dos ciumentos depressivos ou melanclicos parece justificar essa hiptese quando nos apresenta sujeitos com investimento narcsico falho, vazio[s] do seu objeto (Racamier, 1968) e submetidos a um supereu semelhante quele encontrado nas manifestaes melanclicas e ao qual Freud (1923) se referiu da seguinte forma:
Se nos voltarmos primeiramente para a melancolia, descobrimos que o superego excessivamente forte que conseguiu um ponto de apoio na conscincia dirige sua ira contra o ego com violncia impiedosa (...). O componente destrutivo entrincheirou-se no superego e voltou-se para o ego. O que est influenciando agora o superego , por assim dizer, uma cultura pura do instinto de morte (...) (p. 65-66, grifos nossos)

Ora, a relao entre o supereu e uma cultura pura do instinto de morte aponta para um movimento masoquista, em que a energia no ligada orientada pelo princpio de nirvana explica a tendncia autodestruio do ciumento depressivo. Essa situao tambm pode ser agravada por uma desintrincao pulsional que segundo Vasse (1995, p. 250) e Lachaud (1998, p. 143) est presente em casos de cime patolgico e que pode, de fato, liberar a expresso exacerbada da pulso de morte levando o ciumento, em casos extremos, busca real da morte atravs do suicdio por amor. No caso da associao entre cime e melancolia, encontramos tambm uma tendncia regressiva intensa. O auge de uma manifestao pautada nesses parmetros seria o suicdio por cime. Segundo Lachaud (1998), no cime melanclico:
(...) h ento uma regresso a um estado primrio arcaico onde a agressividade domina uma economia afetiva na qual ela simultaneamente sofrida e atuada, e onde o outro se torna objeto de violncia. Tempo em que Freud pde notar a existncia da pulso de morte em ao. (p. 51, nossa traduo)

Buscamos, neste trabalho, apontar para as razes primitivas do cime, discutindo o entrelaamento narcisismo/dipo na sua origem e enfatizando a falha na estruturao narcsica, representada justamente pela ferida narcsica que fundamenta a dinmica ciumenta. A seguir, argumentamos enfaticamente, com apoio na literatura pertinente, que a dinmica ciumenta dominada pela presena macia de um supereu cruel o que nos leva finalmente a sugerir a hiptese de uma forte tendncia masoquista nas manifestaes ciumentas do tipo depressivo. Na verdade, podemos concluir que, mais do que uma das doenas da paixo, o cime melanclico freqentemente se apresenta como uma perigosa hipocondria do lao amoroso que pode vir a se vincular ao suicdio. Talvez o jovem

Essa autora parte para a argumentao lacaniana de uma regresso fundamental ao gozo feminino nos ciumentos; questo que no discutiremos aqui.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

119

Arreguy, M. E.; Garcia, C. A.

Werther, de Goethe, ou o que chamaramos de sujeito annimo, personagem principal do romance La Jalousie de Robbe-Grillet, seja uma ilustrao mais rica e clara do que viemos tentando mostrar em termos psicanalticos... Por uma ltima palavra, diramos que o cime melanclico configura-se por uma dor que busca vazo num a mais de prazer vinculado ao tringulo amoroso e posio de rivalidade no superada.

ABSTRACT
This paper discusses the primitive origins of jealousy, emphasizing the presence of an intimate relationship between the Oedipal Complex and narcissism as well as a structural narcissistic deficit at its onset. We emphatically argue that the dynamics of jealousy are dominated by a cruel superego which justifies the postulation of a strong masochist tendency in depressive jealousy. Thus, melancholic jealousy is not only one of the illnesses of passion, but often manifests itself as a dangerous hypochondria of the bonds of love which can lead to suicide. Keywords: Jealousy; Narcissistic wound; Edipal complex; Melancoly; Masoquism; Supereu.

Referncias bibliogrficas
ARREGUY, M. E. A intensidade como fundamento do cime em Freud. In: II ENCONTRO NACIONAL PSICANLISE E UNIVERSIDADE. Belo Horizonte: Passos, 2000. ARREGUY, M. E. A ausncia de cime: notas sobre consumo de amor. Estudos de Psicanlise, Circulo Psicanaltico do Rio Grande do Sul, ISSN 0100-3437, 2001a. <www.cprs.com.br/ VIFORUM/marilia_etienne_arreguy.htm>. BEZERRA, H. Melancolia: uma forma incessante de desistncia. Dissertao (Mestrado) PUC Rio, 1994. BONNET, G. Avoir loeil: la violance du voir dans la jalousie. RFP, t. 61, v.1, 1997. CHATTERJI, N. N. Paranoid Jealousy. The Yearbook of Psychoanalysis, v. 5, p. 55-61, 1949. (Reprinted from Samiksa, v. 2, n. 4, p. 14-24, 1948). CHAUVEL, P. La machine infernale: lamour e la mort mls. RFP, t. 61, v.1, 1997. CLRAMBAULT, G. G. de (1921). Os delrios passionais: erotomania, reivindicao e cimes. Rev. Lat. Americana de Psicopatologia Fundamental, PUC-SP / Unicamp, v. II, n. 1, p. 146155, maro 1999. COEN, S. J. Pathological Jealousy. Int. Journal of Psycho-Analysis, NY, n. 68, p. 99-108, 1987. DEBURGE-DONNARS, Anne. Enfin jalouse? RFP, t. 61, v. 1, 1997. DENZLER, Betty. Miroir trompeur: la jalousie et le narcissisme. RFP, t. 61, v. 1, 1997. FLORENCE, Jean (1987). As identificaes. In: MANNONI et al. As identificaes na teoria e na clnica psicanalticas. Rio de Janeiro: Rlume-Dumar, 1994.

120

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

Algumas aproximaes entre o cime, a melancolia e o masoquismo

FREUD, S. (1900). A interpretao dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1974. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. IV e V). FREUD, S. (1909). Anlise de uma fobia em um menino de cinco anos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. X). FREUD, S. (1914). Sobre o narcisismo: uma introduo. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XIV). FREUD, S. (1917 [1915]). Luto e melancolia. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XIV). FREUD, S. (1919). Uma criana espancada. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XVII). FREUD, S. (1920). Alm do princpio do prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1995. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XVIII). FREUD, S. (1921). Psicologia de Grupo e anlise do Ego. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XVIII). FREUD, S. (1922). Alguns mecanismos neurticos no cime, na parania e no homossexualismo. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XVIII). FREUD, S. (1923). O ego e o id. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XIX). FREUD, S. (1924a). A dissoluo do complexo de dipo. Rio de Janeiro: Imago, 1995. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XIX). FREUD, S. (1924b). O problema econmico do masoquismo. Rio de Janeiro: Imago, 1995. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XIX). FREUD, S. (1930). O mal estar na civilizao. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v. XXI). GARCIA, C. A. Mutaes do superego. Cadernos de Psicanlise, Rio de Janeiro: Revista do Crculo Psicanaltico Brasileiro, v. 13, ano 21, p. 93-102, 1999. GIBEAULT & SCHAEFFER. Argument. Revue Franaise de Psychanalyse, 1997. KAPLAN, D. M. Comments on the screening function of a techical affect, with reference to depression and jealousy. Int. Journal of Psycho-Analysis, n. 51, p. 489-502, 1970. KLEIN, M. (1936). Love, Guilty and Reparation. In: Writings of Melanie Klein. London: Karnac Books, 1992. KLEIN, M. (1957). Inveja e gratido e outros trabalhos. In: Obras completas, v. 3. Rio de Janeiro: Imago, 1991. KRISTEVA, J. Histoires damour. Paris: ditions Denol, 1983. p. 9-74. LACAN, J. (1938). Os complexos familiares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. LACAN, J. (1949). O estdio do espelho como formador da funo do Eu. In: crits. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. LACHAUD, D. Jalousies. Paris: ditions Denol, 1998. LAGACHE, Daniel (1947). La jalousie amoureuse. Paris: PUF, 1986. LAGACHE, Daniel (1949). De lhomosexualit la jalousie. In: Oeuvres, v. II. Paris: PUF, 1979.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

121

Arreguy, M. E.; Garcia, C. A.

LEJARRAGA, A. L. Paixo e desamparo. Desamparo Cadernos de Psicanlise, CPRJ, Rio de Janeiro, ano 20, p. 161-172, 1998. MELO CARVALHO, M. T. Le narcissisme et les frontires du moi. In: Paul Federn: une autre voie pour la thorie du moi. Paris: PUF, 1996. p. 66-78. NASIO, J. D. (1988). Lies sobre os 7 conceitos cruciais da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1995. PAO, Ping-Nie. Pathological jealousy. Psychoanal. Quarterly, n. 38, p. 616-638, 1969. RACAMIER, P. C. Agression et jalousie: deux siguliers visages de la dpression. In: Lvolution psychiatrique. Paris: Privat, 1968. t. XXXIII, fasc. II, p. 291-307. URTUBEY, L. (1984). La jalousie, porte dentre de la jalousie inconsciente dans la cure. RFP, v. 3, p. 769-774, 1984. URTUBEY, L. La jalousie, porte dentre de la passion dans la cure. RFP, t. 61, v. 1, 1997. VASSE, Denis. Jalousie et inceste. Paris: Seuil, 1995.

122

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 111-122, jun. 2002

You might also like