You are on page 1of 4

REMDIOS CONSTITUCIONAIS So garantias constitucionais, isto , medidas utilizadas para tornar efetivo o exerccio dos direitos constitucionais.

Temos seis institutos. 1) AO POPULAR - art. 5, LXXIII, da CF e Lei n. 4.171/65 - conceito: o meio constitucional posto disposio de qualquer cidado para obter a invalidao de atos ou contratos administrativos ilegais e lesivos ao patrimnio federal, estadual ou municipal, ou ao patrimnio de autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurdicas subvencionadas com dinheiro pblico. Popular deriva da natureza impessoal do interesse defendido, da coisa do povo. - requisitos: a) s poder ser proposta por cidado brasileiro; b) ilegalidade na formao ou no objeto do ato; c) lesividade ao patrimnio pblico (errio, moralidade, meio ambiente, etc) - fins da ao: preventivo, repressivo e supletivo. - objeto da ao: o ato ilegal e lesivo ao patrimnio pblico. - sujeito passivo: litisconsrcio entre entidade lesada, os autores e responsveis pelo ato e os beneficirios do mesmo. MP parte sempre - parte autnoma, s no pode defender o ato. - competncia: determinada pela origem do ato impugnado - procedimento - segue o rito ordinrio com algumas adaptaes - liminar: possvel. Se concedida cabe agravo de instrumento, correio parcial e mandado de segurana. Se negada cabe agravo de instrumento. - sentena: se procedente o pedido, o juiz dever decretar a invalidade do ato, a condenao ao ressarcimento de perdas e danos por parte dos responsveis, pelos atos praticados com dolo ou culpa. O autor vencido isento de custas - recursos: recurso de ofcio, se julgada procedente ou decretada a carncia da ao. Cabe tambm apelao voluntria, com efeito suspensivo 2) MANDADO DE SEGURANA - art. 5, LXIX, da CF. - sujeito passivo: autoridades pblicas e agentes de pessoas jurdicas privadas com atribuio de Poder Pblico. proposto contra a autoridade coatora e no contra a pessoa jurdica. - Autoridade coatora: ser sempre aquela que concretiza a leso a direito individual como decorrncia de sua vontade (aquela que tem poder de desfazer o ato).

No ato colegiado (formado por varias vontades) deve ser impetrado contra o presidente, no ato complexo (se forma pela vontade da autoridade, mas dependendo de referendo de autoridade superior) impetrado contra a autoridade inferior que elaborou o ato, j que a autoridade superior fez mera conferncia. No cabe MS contra ato de particular. - sujeito ativo: s o prprio titular do direito violado, qualquer pessoa natural ou jurdica. - litisconsrcio admite-se no polo ativo e passivo - direito lquido e certo: a certeza quanto situao de fato. o direito certo quanto a sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercido no momento da sua impetrao. Pode ser provado documentalmente. - prazo para interposio: 120 dias. - procedimento: recebida a petio, notifica a autoridade para, em 10 dias prestar informaes; em seguida os autos vo ao MP para parecer, em 5 dias, seguindo-se, imediatamente, a sentena. No h dilao para provas. As informaes no tem natureza de contestao e sua falta no gera confisso. - liminar: possvel - sentena: s faz coisa julgada material quanto enfrentar o mrito, ou seja, quando declarar a legalidade ou ilegalidade do ato. 3) MANDADO DE SEGURANA COLETIVO - art. 5, LXX, da CF - legitimidade ativa: s pode ser impetrado por partido poltico com representao no CN ou organismo sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. O impetrante atua como substituto processual dos associados, ou seja, age em nome prprio na defesa de interesse de terceiro (deve ser autorizada - estatuto). - legitimidade passiva: se os associados estiverem sob a rea de atuao de autoridades diferentes, a impetrada ser a que estiver sobre todos, ainda que no tenha praticado o ato (no h litisconsrcio) - objeto: as relaes jurdicas precisam ser determinadas, mas no precisam ser todas demonstradas na inicial 4) MANDADO DE INJUNO - art. 5, LXXI, da CF - finalidade: em tese, viabilizar o exerccio de um direito constitucionalmente previsto e que depende de regulamentao por estar previsto em uma norma constitucional de eficcia jurdica limitada. - legitimidade ativa: qualquer pessoa, natural ou jurdica - legitimidade passiva: rgo ou poder incumbido de elaborar a norma

- procedimento: se no houver necessidade de produo de provas segue o rito do MS, havendo dilao probatria segue o rito ordinrio. 5) HABEAS DATA - art. 5, LXXII, da CF - conceito: e um remdio constitucional, que tem por finalidade proteger a esfera ntima dos indivduos, possibilitando-lhes a obteno e retificao de dados e informaes constantes de entidades governamentais ou de carter pblico. - objeto: assegurar o direito de acesso e conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante e o direito retificao desses dados. - caractersticas: a) uma ao, pois invoca a tutela jurisdicional, devendo preencher as condies da ao; b) de natureza mandamental; c) seu contedo de natureza constitutiva quando visa a retificao; d) ao personalssima, no se admite pedido de terceiros, nem sucesso no direito de pedir. e) no depende de prvio pedido administrativo - procedimento: enquanto no houver disciplinao legal, deve ser aplicado o MS, desde que desnecessria a produo de prova, se contrrio o rito ser o ordinrio. - sigilo - art. 5, XXXIII - dispe que o direito de receber dos rgos pblicos informaes no inclui aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. 6) HABEAS CORPUS - art. 5, LXVIII, da CF - conceito: ao penal de natureza constitucional, cuja finalidade prevenir ou sanar a ocorrncia de violncia ou coao na liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. - sujeito ativo: qualquer pessoa, homem, mulher, maior, menor, capaz, incapaz, nacional, estrangeiro, no exigindo sequer que tenha capacidade postulatria (no precisa ser advogado) - sujeito passivo: contra ato de qualquer agente, no exerccio de funo pblica. Assim, sempre que algum atuar em nome do Estado e, nesta qualidade, constranger ilegalmente a liberdade de outrem cabe HC. A CF no exclui o ato de particular, h controvrsia. - o habeas corpus no cabe nas transgresses disciplinares militares. Se o cerceamento da liberdade de locomoo decorre da aplicao de poder disciplinar, previsto na legislao militar, est fora da alada do Judicirio o seu exame (art. 141, 142, 2 23)

- espcies: preventivo: quando algum se achar ameaado de sofrer violncia ou coao a sua liberdade de locomoo por ilegalidade ou abuso de poder. Liberatrio: quando algum estiver sofrendo violncia ou coao em sua liberdade de locomoo por ilegalidade ou abuso de poder. Pretende fazer cessar o desrespeito liberdade de locomoo.

You might also like