You are on page 1of 7

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Online de uma empresa vem aumentando muito.

As empresas tm visto o poder das redes sociais para seus negcios, e entre elas uma das preferidas o Facebook para aes de Marketing e relacionamento com o pblico. Esse ser o foco desse nosso artigo. Como tenho tido bons resultados com o Facebook decidi dar algumas dicas de aes que tenho feito e que tenho visto as empresas fazerem e ter retorno muito favorvel. So elas: 1 - Criar uma fan page para seu negcio Para iniciar sua presena no Facebook voc dever fazer uma pesquisa online do seu nicho de mercado e planejar como ser sua presena nesse ambiente, findada essa etapa voc dever dar o primeiro passo que criar uma pgina da sua empresa no Facebook. 2 Mudar o perfil da sua empresa para uma fan page Caso voc seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook para sua empresa ao invs de uma fan page, voc poder mudar o perfil criado para uma pgina no Facebook por esse link aqui, onde ser aproveitado apenas a sua foto e seus amigos, e definir o seu tipo de negcio. Mas se eu perder meus dados? Como algumas pessoas tiveram problema ao mudar, o melhor fazer um backup para no ter problemas. Para isso, basta entrar em configuraes da conta > Download de suas informaes, informar sua senha e solicitar um link para baixar arquivo de backup que ser enviado para seu email. 3 - Citar outros perfis na sua fan page Quando for escrever sobre alguma empresa, sobre algum ou citar algum perfil na sua fan page do Facebook coloque o sinal de arroba (@) mais o nome do perfil, para que essa pessoa seja notificada sobre o post que voc a citou. Esse fator funciona como a meno do Twitter, fazendo isso ser criado um link para o perfil citado e voc poderer partilhar informaes com outras pessoas, dar crditos a artigos alheios, fazer indicaes, enfim, tudo que voc julgue necessrio que um outro perfil saiba que est sendo mencionado. Exemplo: Note que ao colocar o @ aparece as possibilidades para eu mencionar, basta escolher e clicar em cima.

4 - Usar o chat como canal de relacionamento Muito cuidado com essa dica, pois o objetivo central do Facebook no voc vender. Dependendo do tipo e tamanho do seu negcio tero pessoas que iro querer tirar dvidas sobre seus produtos pelo chat, como voc foi procurado pelo seu possvel cliente, aproveite a oportunidade. Tenho usado dessa ferramenta e com bons retornos, mas, deve-se tomar muito cuidado, pois dependendo do seu negcio muitas pessoas iro aproveitar a sua presena no Facebook para tirar outros tipos de dvidas que so tratadas por outro setor,como, por exemplo: Uma empresa que presta suporte para seu pblico e dispem de chat para esse setor, caso essa pessoa esteja na fila para o atendimento ela poder te procurar pelo Facebook

como forma de encurtar seu atendimento. Assim, deve-se ter objetivos claros da utilidade da ferramenta e estar pronto para direcionar a pessoa para o local onde o que ela deseja seja solucionado. 5 - Usar o Boto Curtir em seu site ou Blog Deixe um boto de curtir no seu site para dar a possibilidade do visitante curtir seu produto, artigo..., enfim, difundir uma informao que o agradou e que deseja repassar para seus amigos. Voc dever analisar o melhor lugar para posicionar esse boto, para isso faa testes e escolha o que tiver um melhor desempenho. Abaixo deixo um exemplo do boto no site Marketing Digital e Vendas Online:

6 - Interaja com seus fs Assim como em qualquer outra mdia social a interao o foco das aes, ento incentive e participe de discusses de assuntos relacionados ao seu negcio. E o mais importante seja ativo e mantenha sua pgina sempre atualizada. 7 - Gerenciamento da sua conta Se est com dificuldades de gerenciar sua conta do Facebook junto com a do Twitter, por exemplo, use as ferramenta Tweetdeck ou Hootsuite ( saiba+ aqui ) que facilitar o gerenciamento da sua empresa nas redes sociais. Para saber mais sobre clients de twitter e ferramentas. 8 - Anunciar no Facebook Anunciar no Facebook uma tima possibilidade de voc aumentar a visibilidade da sua empresa. O anncio permite que voc defina o pblico que quer atingir e, o que melhor, voc pode definir em anunciar apenas para pessoas que ainda no so fs da sua empresa.

Para o anncio voc poder fazer uma landing Page interna especfica, direcionar para seu site ou usar como landing page, por exemplo, um evento que voc criou e quer divulg-lo ou uma promoo no prprio Facebook. 9 - Otimizar a url da sua pgina Para otimizar sua pgina no Facebook basta ir para esse endereo e fazer a modificao. Para as pginas preciso ter um nmero mnimo ( de 25 fs) para poder fazer essa alterao. Segue abaixo uma tela de como ficar aps a definio da nova url. Nesse exemplo note que apenas o perfil foi modificado e a pgina, por no ter o nmero necessrio de fs, recebeu a seguinte mensagem ao clicar em ver disponibilidade: Venderon no elegvel para um nome de usurio no momento. No futuro, Venderon poder ter um nome de usurio.

10 - Monitoramento da sua pgina pelo Facebook Insights O Facebook insights um analytics para o Facebook, com ele voc poder monitorar o desempenho da sua pgina podendo ter mtricas sobre os usurios e das interaes. Na parte de usurios voc poder ver quantos esto ativos, quantas pessoas curtiram sua pgina, os dados demogrficos (Gnero, Idade, pas, cidades e idioma) dos seus fs, visualizaes das pginas separadas pelas abas e quais sites que enviam trfego para sua pgina. E nas interaes voc poder ver como seus fs esto interagindo com sua empresa. Nessa parte da ferramenta so mostradas as suas publicaes e a repercursso que cada uma gerou, como quantas pessoas que curtiram, quantos comentrios cada uma teve e o nmero de impresso de cada mensagem. Com essa anlise voc poder ver o que seu pblico prefere, o que faz com que gere uma maior discusso e interao e a partir da direcionar suas aes para um caminho que d maior retorno. 11 - Participar de grupos do nicho do seu mercado Participe de grupos que esto relacionados ao seu pblico e participe. Muitas vezes uma discusso do grupo est voltada a um assunto que voc pode contribuir, quando isso acontecer interaja e deixe sua contribuio. Em casos mais extremos podem ter assuntos que esto ligados ao seu produto, esse o momento de voc mostrar presena e se colocar a disposio das pessoas para o que precisarem. No mais, fique de olho nas oportunidades que possam surgir nas discusses.

12 - Crie eventos sobre seu negcio no Facebook Essa uma ferramenta que tem um forte poder, mas, cuidado para no se empolgar e sair criando evento a todo momento, pois poder ter efeito contrrio ao que voc espera. Mas quando criar um evento? Isso ir variar de negcio para negcio, mas voc poder us-lo em vrias circunstncias, como, por exemplo, quando sua empresa for lanar um novo produto, convide seus fs a participarem do lanamento, ou, mais, quando sua empresa for promover um curso (online ou offline), uma web conferncia ou algum outro tipo de evento. Aproveite as oportunidades, use a criatividade e crie eventos para envolver seu pblico a sua empresa. 13 - Criar promoes exclusivas para seus fs Crie promoes exclusivas para os seus fs. Podero ser feitos cupons de descontos para a compra dos produtos da sua empresa, sorteios pelo Facebook oferecendo como brinde os produtos que voc comercializa. Tente ao mximo oferecer diferenciais para seus fs. 14 - Manter seu pblico informado Mantenha seu pblico informado sobre o setor de mercado onde de interesse dele e que tenha ligao com sua empresa. Envie notcias, artigos, oportunidades de emprego, datas de eventos para aquele nicho de especfico etc. Se voc no gerador de contedo no tem problema, faa buscas dessas informaes pela internet e oferea contedo de qualidade para seu pblico, se voc escolher boas informaes de outros sites estar eliminando o trabalho do seu f ter que buscar aquele contedo. 15 Customizar as abas da sua pgina O Facebook, por padro, disponibiliza algumas abas, mas voc poder criar novas abas para atender o seu objetivo. Um exemplo voc fazer uma pgina inicial por meio de aplicativos que usam o HTML, nos prximos posts falarei mais sobre aplicativos para Facebook. Outra possibilidade voc colocar uma pgina para as pessoas assinarem sua Newsletter, nesse caso voc poder gerar contedo gratuito para estimular a assinatura, como por exemplo fazer um E-book. 16 Criar uma boa landing Page Crie uma landing Page bem definida para quando as pessoas entrarem em sua pgina tenham o interesse de conhecer mais o seu negcio. No Facebook voc poder seguir as mesmas estratgias que abordamos no artigo "A importancia da Landing Page para as campanhas no Marketing Digital" para criar sua landing Page. Personalize a pgina de destino de acordo com o seu objetivo e de uma maneira que voc possa transformar o visitante em um f da sua empresa no Facebook. 17 Fazer concursos culturais na sua fan page Para envolver seu pblico faa concursos culturais onde estimule a interao das pessoas com sua marca. Use a criatividade e sempre quando tiver prmio d preferncias para os produtos da sua empresa, ou, se conseguir, firme parcerias com empresas complementares a sua e oferea produtos ligados ao seu pblico. 18 Integrar sua pgina com outras mdias Tente integrar suas aes a outras mdias e ferramentas que sua empresa utiliza para o

marketing como com outras redes sociais (Twitter e Orkut), Youtube, campanhas de email marketing... Algumas empresas tm feito essa interao do Facebook at mesmo offline.

Nos dias que correm, num cenrio global competitivo e de constantes mudanas, qualquer pessoa no mercado de trabalho est atenta progresso da sua carreira. Leia 15 dicas prticas que pode comear a aplicar hoje. A maioria dos conselhos sobre carreira focam-se no grande plano: como progredir, como ganhar, como ser proativo e mais um conjunto de aspectos de larga escala mas com pouca aplicao prtica no dia a dia. De fato, a nossa rotina diria que muitas vezes nos puxa para baixo vamos trabalhar, ficamos 8 a 12 horas no escritrio, voltamos para casa exaustos a nos sentirmos cordeiros em rebanho. Para comear a dominar o rumo da sua carreira, deve comear devagar e com passos de beb, analisando coisas imediatas que pode mudar para melhorar a sua carreira. 1 - Comece por escrever uma lista de todas as coisas que fez hoje, no fim de semana passado e no ms passado para o ajudar a organizar-se e documentar as suas tarefas normais. Quando tiver tempo livre, faa uma lista de todas as tarefas que tem sob a sua responsabilidade no seu trabalho. Organize-as por datas e detalhe exemplos especficos. Guarde esta lista e revisite-a na sua prxima avaliao de desempenho, na passagem a um novo ano ou quando receber uma aumento ou promoo. uma forma organizada e sistematizada de manter um histrico da evoluo da sua carreira. Isso muito importante para que voc possa saber o que te levou at onde voc est agora. 2 Envie um e-mail de agradecimento ou um reconhecimento. Se mudou de trabalho recentemente, se foi promovido ou mudou de funes, talvez seja boa oportunidade para reconhecer quem o ajudou no processo de mudana. Invista algum tempo num reconhecimento pessoal, seja atravs de uma carta tradicional ou um e-mail. O respeito e toque pessoal transmitido por este tipo de atitudes criam um sentimento positivo a seu favor, que o(a) ajudaro a longo prazo. Assim como voc gosta de ser elogiado, seus chefes tambm. 3 Trabalhe na sua capacidade de escrita. Crie o hbito de leitura na sua vida, vai ainda beneficiar de maior vocabulrio e fluidez de palavras, melhorando a sua capacidade de expresso, escrita e oral. Saber se expressar algo fundamental, principalmente se voc tem ambio de crescer na vida, ou por acaso voc j viu um chefe que no sabe falar na frente do seu grupo de trabalho? 4 Tenha sempre os seus cartes de visita. Sejam os seus cartes de visita profissionais, pessoais, faa sempre acompanhar-se deles. Nunca se sabe quando pode aparecer a oportunidade de os usar, entregando-o a algum importante ou que possa ser um bom potencial contato, na perspectiva de

progresso da sua carreira. Os cartes de visita refletem aquilo que voc e representa, alm de criarem uma impresso positiva ao seu recipiente. 5 Envie um e-mail de contato. Tem contatos profissionais com os quais no comunica h algum tempo? Envie-lhes um email direto, informando do que tem andado a fazer. Pergunte-lhes tambm o que eles tm andado a fazer, como corre o negcio, etc. Um contato destes pode abrir-lhe a porta a uma oportunidade pela qual no esperava. 6 Sugira uma soluo para um problema persistente. Esta dica aplica-se normalmente a aspectos pequenos do dia a dia. Fique atento(a) no seu local de trabalho ou nos projetos nos quais est envolvido(a). Por vezes existem problemas que parecem insolveis mas que na realidade so simples de resolver, e preciso que algum tome a iniciativa. Seja voc a diligenciar e avance para a resoluo sem dar muito nas vistas. Com o passar do tempo, os seus superiores vo reparar. 7 Construa a sua rede de conhecimentos na sua empresa. Mantenha-se atento ao que se passa sua volta na sua empresa. No incio, numa nova realidade e novo local de trabalho, vai parecer estranho. Mas medida que o tempo passa, vamos expandindo a nossa esfera e devemos trabalhar para aumentar a nossa rede de conhecimentos. bom saber quem faz o qu e uma excelente atitude estar atento(a), para ajudar algum de forma proativa. Vai ficar lembrado(a) como algum sensvel, atento(a) e presttivo. 8 Trabalhe os seus idiomas. Se no domina o idioma dominante na sua empresa ou se trabalha fora do seu Pas, agarre esta oportunidade com unhas e dentes. Para alm de ser um desafio para si, transmitir uma impresso generalizada de que uma pessoa esforada e que no desiste perante um novo desafio. Atualmente existem muitos recursos na Internet, desde web sites, blogs, audiobooks e podcasts. 9 Cultive uma apresentao cuidada. Ajuda sempre ter uma apresentao cuidada, limpa e transmitindo sade. Tenha sempre consigo acessrios higinicos essenciais, como escova e pasta de dentes, fio dental, desodorizante, um pente ou escova, corta unhas, gua de colnia sabonete lquido. Se vai ter uma reunio com um cliente importante a seguir ao almoo, experimente lavar a cara e os dentes antes. Ao refrescar-se, vai sentir-se melhor e transmitir uma boa imagem de si. 10 Melhore o seu Currculo Nunca demais investir tempo a melhorar o seu Curriculum Vitae (CV). Garanta que o seu CV direto com a quantidade certa de texto. Um bom CV no pode ser vago demais nem detalhado demais.

11 Mantenha-se informado sobre a sua rea de trabalho. Seja dentista, arquiteto, advogado, engenheiro ou professor, nos dias que correm no h desculpas para ficar desinformado(a) na sua rea profissional. Comece j hoje, atualize-se e leia publicaes que tenham a ver com a sua rea profissional. 12 Prepare sempre os tpicos e notas para as suas reunies. Tem uma reunio mais tarde e sente-se nervosa(a)? Experimente escrever os tpicos que vai abordar, notas importantes e questes a colocar. Garanto-lhe, se mantiver a objetividade e se preparar para a reunio, no s mostrar trabalho de casa como ficar mais confiante para enfrentar eventuais dificuldades. 13 Melhore a sua capacidade de fazer apresentaes. Este um tema que assusta muita gente. E muitos pensam que intransponvel, que nunca na vida vo conseguir estar vontade para falar em pblico. Saiba que esta capacidade pode ser trabalhada e que existem diversas tcnicas de apresentao que, ao apreendidas e consolidadas, faro a maior diferena. Uma boa tcnica gravar em vdeo apresentaes de grandes oradores e ver e ouvir, imitando o seu discurso at fluir naturalmente. Quando se sentir inspirado(a) e tiver a sua apresentao preparada, filme-se a si prprio(a) e assista ao seu primeiro vdeo, Note as suas falhas e onde pode melhorar. Treine, ensaie no carro, no banho, etc. e experimente fazer a apresentao para a sua famlia ou amigos. Volte a filmar e note as diferenas. Com tempo e treino, as suas apresentaes vo sair naturalmente. 14 Organize o seu espao de trabalho. No s vai criar uma melhor impresso sobre si, como o vai ajudar a organizar os seus papeis e melhorar a sua produtividade perante os assuntos que tem em mos. 15 Planeie onde quer estar daqui a 5 anos. E crie um plano para l chegar. Deve investir algum tempo nesta meditao e deve tambm planear e avaliar os diferentes possveis cenrios,medindo prs e contras. Socorra-se da sua famlia e amigos se for preciso e, para cada um dos cenrios, estabelea objetivos concretos. Depois de decidir para onde quer caminhar, com os seus objetivos traados, ter que definir e medir durante o seu percurso, os fatores crticos de sucesso para atingir cada um dos seus objetivos.

You might also like