You are on page 1of 3

AS TERRAS DEVOLUTAS

Objetiva o artigo apresentar o conceito, histrico das terras devolutas. Abstract: This aims to present the concept, historical and legal situation of this kind of property. Palavras chave: Terras devolutas A colonizao portuguesa adotou o sistema sesmarial para a distribuio de terras, a estilo de Portugal atravs das capitanias hereditrias. Vigorou no pas at o ano de 1822, consolidando com a criao da Lei de Terras em 1850. Considera-se terras devolutas as terras pblicas que no foram registradas e no esto na posse do poder pblico e no foram a estes incorporadas. Inicialmente o termo literal da expresso devoluta originou das terras que improdutivas devolvidas ao Reino de Portugal. No ano de 1850, a Lei 601 asseverou: Lei n 601 de 18 de Setembro de 1850
Dispe sobre as terras devolutas no Imprio, e acerca das que so possudas por titulo de sesmaria sem preenchimento das condies legais. bem como por simples titulo de posse mansa e pacifica; e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a titulo oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colnias de nacionaes e de extrangeiros, autorizado o Governo a promover a colonisao extrangeira na forma que se declara D. Pedro II, por Graa de Deus e Unanime Acclamao dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brasil: Fazemos saber a todos os Nossos Subditos, que a Assembla Geral Decretou, e Ns queremos a Lei seguinte..: ( texto em original)

Com o advento da lei 6.383/76 atravs do processo discriminatrio pouco modificou o conceito. Constituio Brasileira esclarece:
Art. 26: Incluem-se entre os bens dos Estados: IV - as terras devolutas no compreendidas pela Unio. Art. 20: So bens da Unio: II - as terras devolutas indispensveis defesa das fronteiras, das fortificaes e construes militares, das vias federais de comunicao e preservao ambiental, definidas em lei;

Pontes de Miranda contribui em sua tese que: Terra que no est registrada em nome de ningum terra adspota, sem dono e pode ser usucapida. Neste conflito aparente de conceitos, mas observando a constituio entende-se: As terras que no foram devolvidas ao Reino, mas se enquadraram no texto da Carta Magna so as consideradas terras devolutas.

Aquelas que no tm uma destinao pblica definida, e no esto sendo utilizadas pelo Estado. So portanto as terras que no esto sob o domnio privado nem tampouco uma destinao pblica. A legislao prev portanto que no basta a no existncia de registro para se considerar a terra devoluta, sendo tambm necessrio o poder pblico provar que esta lhe pertence. Logo, o nus desta comprovao pertence ao poder pblico. Sob a literalidade do Decreto-lei n. 9.760, de 05.09.1946, que dispes sobre os bens imveis da Unio, deu o seguinte conceito de terras devolutas:
"Art. 5 - So terras devolutas, na faixa de fronteiras, nos Territrios Federais e no Distrito Federal, as terras que, no sendo prprias nem aplicadas a algum uso pblico federal, estadual, territorial ou municipal, no se incorporaram ao domnio privado: a) por fora da Lei n 601, de 18 de setembro de 1850, Decreto n. 1318, de 30 de janeiro de 1854, e outras leis e decretos gerais, federais e estaduais; b) em virtude de alienao, concesso ou reconhecimento por parte da Unio ou dos Estados; c) em virtude de lei ou concesso emanada de governo estrangeiro e ratificada ou reconhecida, expressa ou implicitamente, pelo Brasil, em tratado ou conveno de limites; d) em virtude de sentena judicial com fora de coisa julgada;

e) por se acharem em posse contnua e incontestada, por justo ttulo e boa f, por termo superior a 20 (vinte) anos; f) por se acharem em posse pacfica e ininterrupta, por 30 (trinta) anos, independentemente de justo ttulo e boa-f; g) por fora de sentena declaratria proferida nos termos do art. 148, da Constituio Federal, de 10 de novembro de 1937. Pargrafo nico - A posse a que a Unio condiciona a sua liberalidade no pode constituir latifndio e depende do efetivo aproveitamento e morada do possuidor ou do seu preposto, integralmente satisfeitos por estes, no caso de posse de terras situadas na faixa da fronteira, as condies especiais impostas na lei".

Para o sapiente Juiz Federal, Dirley da Cunha Jnior, os conceitos utilizados por renomados juristas nacionais apontam interessantes, veja-se:
PAULO GARCIA d um conceito genrico e um restrito, quando declara que "em sentido genrico, terras devolutas so as que integram o patrimnio dos Estados, como bens dominicais. Em sentido restrito, so as terras que, tendo passado ao domnio dos Estados, por fora do art. 64, da Constituio de 1891, no se achavam, em 1850, no domnio particular nem haviam sido objeto de posse por qualquer do povo".

Para BEVILCQUA, devolutas "so as terras desocupadas, sem dono". Teixeira de Freitas, na Consolidao das leis civis, opina que so devolutas "as terras desocupadas, no possudas". Do mesmo modo o pensamento de Epitcio Pessoa.

Segundo MESSIAS JUNQUEIRE, "terras devolutas so as que no esto incorporadas ao patrimnio pblico, como prprias, ou aplicadas ao uso pblico, nem constituem objeto de domnio ou de posse particular, manifestada esta em cultura efetiva e morada habitual". PONTES DE MIRANDA oferece-nos dois conceitos distintos. Num primeiro momento, diz que "terras devolutas so as terras devolvidas ao Estado (Unio, Distrito Federal, Estado-Membro, Territrio ou Municpio), se no esto ainda ocupadas, ou se esto na posse de particulares". Num segundo momento, revela que "devoluta a terra que, devolvida ao Estado, esse no exerce sobre ela o direito de propriedade, ou pela destinao ao uso comum, ou especial, ou pelo conferimento de poder de uso ou posse a algum". LUS DE LIMA STEFANINI entende "as terras devolutas como sendo aquelas espcies de terras pblicas (sentido lato) no integradas ao patrimnio particular, nem formalmente arrecadadas ao patrimnio pblico, que se acham indiscriminadas no rol dos bens pblicos por devir histrico-poltico".

Encerro o presente artigo concluindo que so devolutas as terras que no esto sob domnio privado e esto sem utilizao pblica especfica, sendo estas pertencentes aos Estados e Unio aquelas necessrias a defesa de fronteira e campos militares e demais estampadas na Constituio da Repblica, artigo 20.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS
BORGES, Paulo Torminn. Institutos Bsicos de Direito Agrrio. 10 ed. So Paulo: Saraiva, 1996. LIMA, Getlio Targino. A Posse Agrria Sobre Imvel Rural. So Paulo: Saraiva, 1992. MARQUES, Benedito Ferreira. Direito Agrrio Brasileiro. Goinia: AB Editora, 1996.

You might also like