You are on page 1of 40

MERCANTILISMO

Prof. Paulo Afonso

Mercantilismo

Inicio Sculo XVI a XVIII

Chamada Revoluo Comercial


Fundamentos

para o estabelecimento de uma economia mundial Novas formas de organizao poltica: O Estado Nacional.

Bases conceituais da futura teoria do comrcio exterior.

Mercantilismo

Construo do Sistema Econmico Mundial

Incio do capitalismo, sculo XI


Cidades

Estado ao Estado absolutista As grandes navegaes, sculo XIV Inicio do processo de acumulao, pela explorao das minas de ouro e prata na Amrica, a escravido do negro e a prtica predatria das companhias de explorao

Formao da Economia-Mundo
A

partir do desenvolvimento de uma economia capitalista

Mercantilismo

Construo do Sistema Econmico Mundial

Ampliao do mercado

Sculo XI, a reconquista do Mediterrneo pelas Cruzadas. ( oito) Novas rotas comerciais, artigos e especiarias renascem o comrcio europeu Benefcios: circulao da riqueza, o trabalho livre, a profisso independente, e o renascimento dos centros urbanos Sculo XIII surge a figura do mercador, fortalecimento do capitalismo Italiano, com a ampliao do controle do comrcio e o domnio das rotas. Ainda existia guerra entre as cidades Inicia-se as relaes entre os comerciantes, os nobres e os burgueses. Em Veneza criam o seguro martimo, surgindo o grupo social dos banqueiros, que passam a financiar as monarquias europias.

Mercantilismo

Construo do Sistema Econmico Mundial

Ampliao do mercado

Aliana entre os mercadores e a realiza, em busca da proteo real, assegurando a circulao das riquezas Cria-se as bases do Absolutismo, que permitir a expanso da economia europia e o desenvolvimento do capitalismo. A nova estrutura trava o desenvolvimento econmico europeu, pela limitao imposta pelas cidades e o monoplio do comrcio com o mundo islmico. Havia imposio do preo e limitao da oferta. Inicia-se as grandes navegaes no Sculo XV. A abertura do Atlntico, com o caminho para as ndias por Vasco da Gama.

Mercantilismo

Construo do Sistema Econmico Mundial

Expanso comercial Europia.


Portugal era uma nao unificada. Participao de capital dos Pases Baixos (Holanda) em Portugal. A dependncia portuguesa refletiu na explorao do acar no Brasil, sendo responsvel pelo transporte e distribuio. Portugal se empenhou para quebrar o monoplio das cidades Italianas. A segunda expedio foi a do navegador Pedro lvares Cabral, descobrindo novas terras ( Brasil ) e seguindo viagem a ndia, retorna com um rendimento mais que duas vezes o custo da expedio. A nova rota provoca uma queda nos preos das especiarias. Portugal eliminou intermedirios rabes, quebrou o monoplio e passou a ser o centro econmico e comercial do mundo. O capital estrangeiro passa a financiar grandes expedies, apenas Vasco da Gama realizou 51 expedio, envolvendo 404 navios. Portugal chegou ao Japo e a China ( Inicia-se o comrcio de artigos de luxo) seda, porcelanas, etc em troca da prata.

Mercantilismo

Construo do Sistema Econmico Mundial

Expanso comercial Europia.


A conquista do comrcio no foi uma conquista de territrios. No se interferiu na organizao da produo. A conquista foi de privilgios, monoplio da rota. Importava o menor preo. O ganho era a oportunidade de mercado, lucros superiores a 150% O monoplio transforma a atividade comercial em atividade predatria, desde a criao de feitoria junto ao fornecedor at a manuteno dos altos custos dos fretes e riscos da navegao.

Mercantilismo

Construo do Sistema Econmico Mundial

O Atlntico

Marca o inicio da Revoluo Comercial. Foi a mola propulsora do desenvolvimento capitalista. Principal fonte de acumulao de riqueza Consolidao da nao absolutista. Sentimentos de nacionalidade e o surgimento do embrio dos modernos Estados Fortalecimento das associaes de capitais, na Holanda, Inglaterra e Alemanha. Lisboa passa a ser o centro financeiro do mundo. O capitalismo encontrou no expansionismo martimo as condies para o crescimento e desenvolvimento. O desenvolvimento comercial e bancrio nas cidades, Antuerpia, faz surgir a cmara de compensao, evitando o manuseio de dinheiro.

Mercantilismo

O Mercantilismo

Absolutismo

Portugal, Espanha, Frana e Inglaterra, utilizam o poder absoluto, centralizado o poder, submetendo a nobreza a estreitar vnculos com os comerciantes. Esses estados, diferentes das cidades-estados, desenvolveram medidas econmicas especializadas, dinheiro e crdito, instituies e prticas comerciais, objetivando a auto-suficincia. Surge o mercantilismo com base na burocracia e no comrcio. Predomina a idia que o crescimento do comrcio fortalea o estado, deixando mais rico e portanto com mais poder O poder do estado assegura a segurana e rentabilidade as rotas martimas, assim como o monoplio. O fortalecimento do estado aponta para um futuro comrcio mundial no final do Sculo XV.

Mercantilismo

O Mercantilismo

Economia-mundo
Sculo

XVI, a penetrao comercial chegava as duas costas do pacfico. Os portugus chegaram a Indonsia. Os pases Ibricos proporcionam no comrcio internacional uma abundante quantidade de especiarias, vindas da Amrica, sia, provocando na Europa a chamada Revoluo dos Preos. O enorme fluxo de material precioso provoca uma desvalorizao da moeda e elevao dos preos. Portugal e Espanha formam o primeiro plo econmico da economia mundial.

Mercantilismo

O Mercantilismo

Economia-mundo
O

poderio de Portugal e Espanha, leva em 1494 a dividir o mundo em reas de influncia Tratado de Tordesilhas. A pennsula Ibrica, no consegue se transformar em verdadeiras metrpoles comerciais ou industriais. Portugal firma sociedade com comerciantes e banqueiros Holandeses para montagem do complexo aucareiro no Brasil. Aos holandeses coube o financiamento e a comercializao, aos portugueses, a produo, terra, escravos e refinao.

Mercantilismo

O Mercantilismo

Economia-mundo
Franceses,

ingleses e holandeses uniram-se fundando colnias, dominando rotas comerciais e atacando as frotas espanholas e portuguesas. O afluxo de ouro e prata foi enorme ao ponto de se pensar em trazer ou no as riquezas para a metrpole. Os pases adotaram a poltica de substituies das importaes para que o metal no fosse usado como pagamento de manufaturas. A acumulao dessa riqueza contribuiu para a Revoluo Industrial no incio do Sculo XVIII

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Principais traos da poltica


Metalismo Balana

comercial favorvel Protecionismo alfandegrio Interveno na ordem econmica Monoplio Colonialismo

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Principais traos da poltica


Metalismo

a essncia da atividade econmica, a capacidade de acumulao de riquezas, metais preciosos,por um Estado. Cabe ao Estado organizar e programar a obteno do ouro e da prata, as primeiras medidas foi a proibio da sada do reino de ouro e prata. A Espanha, Frana, Inglaterra chegaram decretar pena de morte para quem exportasse esses metais.

Balana

comercial favorvel

Surge pela primeira vez o conceito de Balana Comercial, os pases desejam apenas saldos positivo, pois significa a entrada de mais metais.

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Principais traos da poltica


Protecionismo

alfandegrio

Importaes sujeita a elevadas taxas alfandegrias e desencorajamento ao consumo de produtos estrangeiros e impostos aduaneiros de exportaes, encarecendo os produtos exportados.

Interveno

na ordem econmica

O poder centralizado do Estado controla a atividade econmica, mantendo a balana favorvel. Implicou em leis que regulamentasse a produo e o comrcio. Desenvolvimento de infra-estrutura, comunicao, portos, regulamentao do trabalho nas manufaturas.

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Principais traos da poltica

Monoplio

Eram principalmente na explorao, transporte e comercializao. Ou era exercido pelo Estado ou transferia seu direito a pessoas ou empresas. O monoplio colonial era constitudo de trs pontos; Toda exportao era dirigida exclusivamente metrpole Toda importao da colnia s poderia ser feita atravs da metrpole Os transportes entre a metrpole e a colnia eram exclusividade do pas colonizador. Outra forma de monoplio era a explorao de determinada atividade ou regio. Em Portugal a Companhia das ndias, monopolizava o comrcio de especiarias. Um negociante, comprava do Estado sua autorizao, em troca concedia o o monoplio da atividade, do produto ou explorao.

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Principais traos da poltica


Colonialismo

Se sustenta com poltica de controle e domnio poltico e econmico. Pacto Colonial. Regras do Pacto Colonial. A colnia s produzia o que fosse autorizado. S venderia metrpole com preos baixos para que fosse exportado para outros pases com grande margem de lucro. A funo da colnia era enriquecer a metrpole.

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Principais traos da poltica


Colonialismo

A economia da Colnia A colnia era organizada em funo dos interesses da metrpole. No pode produzir para o consumo interno. A economia complementar, no pode concorrer com as atividades da metrpole. Era proibido a atividade manufatureira A colnia era o mercado fornecedor de matrias-primas a baixo custo As colnias eram mercados consumidores dos produtos manufaturados das metrpole

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Companhias de Comrcio

Eram sociedades formadas por aes que detinham cartas especiais outorgadas pelo Estado concedendo privilgios monopolistas para as funes de colonizar, administrar e explorar. O monoplio real era uma prtica e deveria ser respeitado o escambo era proibido, tratado com contrabandista e seus navios afundados pelas tropas lusitanas. Inglaterra e Holanda foram os primeiros a tentar romper esse privilgio, incentivando a expanso do comrcio exercido por particulares.

Companhia dos Aventureiros Mercadores ( pirataria), contava com 240 acionistas

Mais tarde as aes dessas companhias foram negociadas em Bolsa. A Companhia Holandesa das ndias Ocidentais, obteve privilgios do comrcio no Atlntico, estabeleceu-se em Curaao Antilhas e tinha escritrio em Recife Brasil, alem de fundar na Amrica do Norte a Nova Amsterd, mais tarde os ingleses tomaram e rebatizaram com Nova York. Um dos seus objetivos era a invaso do Brasil.

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Companhias de Comrcio no Brasil


Cia

Geral do Comrcio do Brasil (1647 1720)


Monpolio na importao de vinho, azeite, farinha e bacalhau e na exportao de pau-brasil. Organizar frota de escoltas para navios mercantes, entre Portugal, Brasil e Angola, deveria equipar 36 navios de guerra com 20 a 30 peas de artilharia, com gente de mar e guerra, alm das defesas das costas.

Cia

Geral do Gro-Par e Maranho (1755 1778)


Monoplio na exportao/importao de todo comrcio atacadista de toda a Amaznia. Chegou a possuir 52 navios

Mercantilismo

Caractersticas do Mercantilismo

Companhias de Comrcio no Brasil


Cia

Geral do Comrcio do Estado do Maranho (1682 1702)


Introduo da mo-de-obra africana Auxlio as cultura do cacau, baunilha e pau-cravo

Cia

Geral do Comrcio de Pernambuco e Paraba (1759 1779)


Introduo de mo-de-obra escrava Auxlio as culturas do arroz e do algodo e exportao de acar.

Mercantilismo

Mercantilismo e Violncia

Comrcio internacional = Guerra Comercial


Corso, pirataria com autorizao do Estado, corsrios Os piratas se transformaram em grandes comerciantes, principalmente com as praas de Amsterd, Londres e Itlia. As expedies exigiam organizaes mais complexas Os principais alvos eram os galees espanhis e naus portuguesas

O comrcio externo a riqueza do soberano, a honra do reino, a nobre vocao dos mercadores, a nossa subsistncia e o emprego dos pobres, a prosperidade das nossas terras, a escola de nossos marinheiros, o nervo da nossa guerra, o terror dos nossos inimigos.
Thomas Mun, 1664

Mercantilismo

A Guerra Mercantil no Brasil

Os franceses.

Trocavam miangas por pau-brasil com os nativos, que entregavam a madeira na praia. Destruam a mata e no criavam razes Atacavam com mercadores organizados ou como corsrios Em 1555, Nicolau de Villegaignon tomou a cidade do Rio de Janeiro e passou a chamar de Frana Antrtica, foram expulsos em 1567. Em 1594, Jacques Riffaut, tomou a Ilha de So Luiz do Maranho, foram expulsos em 1615, porm muitos franceses permaneceram na Ilha. Portugal envia em 1530, a expedio de Martin Afonso de Souza, visando combater o contrabando francs.

Mercantilismo

A Guerra Mercantil no Brasil

Os holandeses
A

unio das casas portuguesas e espanholas, transformou a Holanda em inimiga de Portugal Fundaram a Cia das ndias Ocidentais e em 1630 tomaram Pernambuco com objetivo de dar prejuzo a coroa espanhola e intensificar a atividade comercial, principalmente do acar. Os holandeses foram expulsos em 1654, porm somente reconheceu em 1661, assinando o Tratado de Haia com Portugal, indenizou, restituiu a artilharia e concebeu benefcios ao comrcio do acar.

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Espanhol
Bulionismo,

forma clssica.

Bulionismo = Bulho, medalha comemorativa de ouro ou prata usada como moeda no Sculo XV. Explorar as colnias produtoras de metais. Importavam alimentos e artigos manufaturados No houve crescimento agrcola ou industrial Favoreceu outros pases a conseguir o metal precioso, atravs das compras ou pirataria Explorou suas colnias, no se beneficiou dessa explorao Existia o excesso de empregos improdutivos Gastos volumosos com o esforo de guerra A Espanha torna-se insustentvel a partir do sculo XVII

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Francs

Colbertista, Jean-Baptiste Colbert, (1619-1683) Ministro das finanas Implementou polticas de industrializao Estabeleceu regras interveno estatal, protegendo e estimulando a atividade econmica e a indstria em particular. Abolio de impostos aduaneiro internos, regulamentos na produo de artigos de luxo, proteo a construo naval, privilgios fiscais e monoplios, elevao de impostos de importao e restabelecimento de antigas manufaturas. Essas medidas transformaram a Frana famosa na produo de artigos de luxo. Construiu uma marinha mercante e uma de guerra, melhorou as instalaes porturias, promoveu campanhas comerciais e expandiu o imprio e o comrcio colonial.

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Francs

Colbertista, Jean-Baptiste Colbert, Ministro das finanas PRINCIPAIS TRAOS

Industrializao: Visava o comrcio interno, empresas protegidas, incentivos a novas empresas, liberdade para dispensas de trabalhadores. Estimulou o aumento da populao Estimulou e atraiu mestres de ofcios estrangeiros com suas famlias Foram criados manufaturas reais (estatais) Comrcio: Protegeu o comrcio interno Eliminou a intermediao Holandesa Estimulou o transporte por naus francesas, atravs de prmios Fundou cia de comrcio a exemplo da Inglaterra e Holanda S os camponeses pagavam tributos, 90% populao

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Francs
Outro

mercantilista

Jean Bodin (1530 a 1650) Desenvolveu teorias e polticas monetrias A revoluo dos preos provocaram dos camponeses contra os comerciantes Afirmou de o excesso de ouro e prata vindo das Amricas eram os causadores da inflao Sustentou a relao entre a quantidade de metais e os nveis geral de preos Considerou que havia outras causas da inflao, como o monoplio, os gastos excessivos da corte e a adulterao da moeda

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Ingls

Mercantilismo comercial

Importar produtos baratos, transformar e vender com preos mais elevados, adquirindo mais ouro e prata Incentivaram a construo naval, Formao de grandes Cia de Comrcio 1 Ato de navegao, mercadoria importada somente podem ser transportadas em navios ingleses ou do pas de origem, os produtos da sia, Amrica e frica, somente por navios ingleses. 2 Ato de navegao, o Capito e 2/3 da tripulao devem ser ingleses Assinatura em 1703, do Tratado de Methuen, a Inglaterra comprava vinho e vendia tecidos, o pagamento era com o ouro de Minas Gerais/Brasil

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Ingls

Principais mercantilistas Gerard de Malynes (1586 1641)


Protestou pela desvalorizao do cmbio, que facilitava a exportao do metal O problema da balana comercial deficitria, encontra-se na pratica prejudicial de cunhar moedas

Edward Misselden (1608 1654)


O tipo de cmbio adotado e o movimento dos metais entre os pases dependem da balana de pagamentos. Um supervit na balana comercial leva a uma queda no cmbio, desanimando as exportaes, portanto a desvalorizao da moeda promove uma balana comercial favorvel.

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Ingls

Principais mercantilistas Thomas Mun (1571 1641)


A entrada e sadas de ouro dependem da balana comercial global. Para uma balana favorvel o estado deve: Importar matria-prima e reexportar com valor agregado industrial Proteger por um tempo as indstrias novas Reconhece que o excesso de dinheiro provoca inflao Uma balana positiva, leva a um incremento de ouro na economia, provoca a elevao os preos no mercado interno, as mercadorias importadas ficam mais baratas e portanto se eleva as importaes, reduzindo o nvel de preo e restabelecendo o equilbrio da balana.

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Ingls

Principais mercantilistas Thomas Mun (1571 1641)

Principais medidas Desenvolvimento da marinha mercante, reduzindo os custos do comrcio Expanso colonial, ampliando o mercado Concesso de monoplio e privilgios a indstria e ao comrcio Suas orientaes so no sentido da acumulao de riquezas, o comrcio exterior til para a formao de um tesouro Defendeu que deveria sr excludos da balana total, o lucro, as despesas com transporte, remessas, despesas de viagem, comisses de negociantes, mercadorias perdidas devem ser adicionadas ou subtradas.

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Holands
Foi

diferente de todos, a burguesia controlava diretamente o Estado sem a intermediao real. Desenvolveu o aspecto industrial e comercial Formaram poderosas Cias. de Comrcio apoiadas pelo Estado, desenvolveram a indstria naval e controlaram quase totalmente o comrcio martimo internacional no Sculo XVI. Possuam refinarias de acar e monopolizaram a distribuio no norte da Europa Criaram o Banco de Amsterd, para dar suporte as Cias.

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Portugus
Maior

desenvolvimento e flexibilidade da poltica mercantilista A burguesia associava-se ao Estado e foi dominante no Sculo XVI, praticava o metalismo no Sculo XV Obteve grandes lucros com as especiarias, com a concorrncia, concentraram sua ateno ao Brasil. Desenvolveram a prtica do monoplio da produo e comercializao do acar

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Portugus
Principais

mercantilistas Damio de Gis (1502 1574)


Defendia o monoplio das especiarias e a liberdade de comrcio de estrangeiros em Portugal Considerava prejuzo em algumas viagens martima Atribua as expedies as dificuldades com o abastecimento do trigo Alertou para os problemas com as Feitorias de Flandres Defendeu a manuteno do valor da moeda, preservando-a forte, com isso evitou sadas volumosas de ouro e prata para a Inglaterra.

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Portugus

Principais mercantilistas

Lus Mendes de Vasconcelos (1550 1623) Defendia a necessidade de desenvolver a produo nacional e restringir as importaes A substituio de importaes, madeiras estrangeiras, por madeiras brasileiras, alm de gneros agrcolas A necessidade de melhoria na marinha mercante A necessidade de melhores naus adaptadas as longas distncias, sendo mais ligeiras e velozes Defendia a criao de frotas prprias de particulares, fomentando e incentivando os armadores e mercadores Defendia a transferncia dos monoplios para mercadores particulares, preservando o monoplio real apenas o da pimenta

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Portugus

Principais mercantilistas

Duarte Gomes Solis (1561 1630) Foi o mais representativo do sculo XVII, defendia a abundncia de metais, o fomento da produo agrcola, da manufatura, do crdito e do comrcio particular D muita importncia ao fomento do comrcio atravs das Cias, citando a eficincia dos holandeses Duarte Ribeiro de Macedo (1618 1680) Defende a importncia da circulao do dinheiro Apontou a perda do comrcio Defendeu produo industrial nacional, principalmente a txtil Defendia a entrada de numerrios pela prtica da indstria e comrcio, advogava a transformao do comrcio exterior portugus

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Alemo

Cameralismo, adotado pela Alemanha e ustria, vem de KAMMER ( latim, Cmara), local onde era guardado os tesouros, passou a ser um procedimento governamental, sinnimo de prosperidade Foi fundamentado como uma poltica, medidas tributrias, leis reguladoras, medidas tcnicas relativa a produo, vendas e distribuio de mercadorias, polticas econmicas gerais, tudo com o objetivo de aumentar o poder do Estado. Aqueles que escreveram estavam subordinados ao interesse do Estado, transformando o cameralismo em uma teoria e uma tcnica de governo

Mercantilismo

Modalidade do Mercantilismo

Alemo

Principal mercantilista

Philip Wilhem Von Hornick (1638 1712) Austraco Elaborou nove regras principais de economia pblica As propriedades do solo devem ser investigadas - pesquisa de solo e plantas, estudos da geologia Todos os produtos, dentro do possvel, devem ser beneficiados Valor agregado Povoao da nao estmulo a natalidade, ao emprego e ao consumo Metais nobres no devem ser exportados, deve ser mantido em circulao Consumo restringido ao produto interno A importao deve ser paga com a troca de mercadoria nacional A importao deve ser em estado natural e beneficiada no pas Mercadorias surprfluas devem ser vendidas no estrangeiro No pode se permitir a importao de mercadorias que exista suprimento de qualidade tolervel.

Mercantilismo

Significado do Mercantilismo

Estabeleceu as bases de funcionamento dos relacionamentos entre as naes O relacionamento atual entre as naes se baseia nos princpios do mercantilismo, assim o seus conceitos e programas de governo podem ser implantado em vrios pases O mercantilismo consolidou a economia mundial e o fortalecimento dos estados nacionais Caracterizou por integrar a Amrica, frica e sia aos marcos do sistema econmico europeu Desenvolveu a navegao nos oceanos, a produo manufatureira, aumentou a circulao de moedas e mercadorias, ampliou as operaes financeiras de crdito e seguro, aumentou a produtividade na agricultura, intensificou a minerao, cresceu a metalurgia, iniciou a diviso tcnica do trabalho, acumulou grandes quantidades de capital e favoreceu o surgimento da Revoluo Industrial em meados do Sculo XVIII O Brasil viveu a maior parte de sua histria sobre o mercantilismo e sofreu influncias diretas e indiretas de mais de uma potncia colonial, contribuindo na consolidao do capitalismo que mais tarde se torna o sistema econmico dominante.

You might also like