You are on page 1of 96

Departamento de Conservao da Biodiversidade Ncleo Mata Atlntica e Pampa

Secretaria de Biodiversidade e Florestas

Ministrio do Meio Ambiente

Manual de Adequao Ambiental

Mata Atlntica

Braslia (DF) 2010

BIODIVERSIDADE 35

Textos - Maura Campanili, Wigold Bertoldo Schffer Colaborao nos textos e reviso - Miriam Prochnow, Joo de Deus Medeiros, Tatiana Rehder, Francisca Mendes de Menezes, Armin Deitenbach, Claudia Regina dos Santos Edio de Imagens - Miriam Prochnow, Wigold Bertoldo Schffer Fotos - As fotos publicadas neste manual foram cedidas sem custos pelos autores ou instituies mencionadas nas imagens. Agradecemos gentilmente a todos os fotgrafos e instituies que cederam fotos para compor este manual. Projeto grfico e editorao eletrnica - Fbio Pili Ilustraes - Skopein

Ministrio do Meio Ambiente MMA Centro de Informao e Documentao Lus Eduardo Magalhes CID Ambiental SEPN 505 - Lote 02 - Bloco B - Edifcio Marie Prendi Cruz - Trreo 70.730-542 - Braslia - DF Tel.: 5561 2028-2184 Fax.: 5561 2028-1980 E-mail: cid@mma.gov.br

Apoio Projeto Proteo da Mata Atlntica II, financiado, a partir de Deciso do Congresso da Alemanha, com recursos da Iniciativa Internacional de Proteo ao Clima por meio do Ministrio do Meio Ambiente, Proteo da Natureza e Segurana Nuclear (BMU). A execuo do Projeto Proteo da Mata Atlntica II coordenada pelo Ministrio do Meio Ambiente MMA e conta com o acompanhamento da Cooperao Tcnica Alem - GTZ e com a contribuio financeira do KfW Entwicklungsbank, disponibilizada ao Atlantic Forest Conservation Fund -AFCoF II, administrado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade Funbio. O projeto visa contribuir com os esforos brasileiros para a proteo, o uso sustentvel e a recuperao da Mata Atlntica, considerado um sumidouro de carbono de significncia global para o clima. O projeto trabalha nos seguintes componentes a) ampliao e consolidao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza, b) fortalecimento de sistemas de transferncia e mecanismos de pagamento de servios ambientais, c) disponibilizao de informaes relevantes para decises sobre a biodiversidade na Mata Atlntica e proteo do clima e d) desenvolvimento de capacidades e competncias.

Catalogao na Fonte Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis M425 Mata Atlntica: manual de adequao ambiental / Maura Campanili e Wigold Bertoldo Schaffer. Braslia: MMA/SBF, 2010. 96 p. ; il. color. : 29cm. (Srie Biodiversidade, 35)

1. Mata Atlntica. 2. Reserva Legal. 3. reas de Preservao Permanente. 4. Servios ambientais. 5. Conservao ambiental. 6. Recuperao Mata Atlntica. 7. Plano Municipal (gesto ambiental). I. Campanili, Maura. II. Bertoldo, Wigold. III. Ministrio do Meio Ambiente Secretaria de Biodiversidade e Florestas. IV. Ttulo. V. Srie. CDU (2.ed.)574(035)

A reproduo desta obra permitida, desde que citada a fonte. Esta permisso no se aplica s fotos, que foram cedidas exclusivamente para esta publicao. Esta obra no pode ser comercializada.

Sumrio
1 Apresentao Captulo 1 O que a Mata Atlntica? Os diferentes tipos de vegetao da Mata Atlntica Mapa da rea de aplicao da lei no 11.428 de 2006 Captulo 2 Servios ambientais A perda da biodiversidade Escassez e diminuio da qualidade da gua As consequncias das mudanas climticas Importncia dos servios ambientais Belezas cnicas tambm so servios ambientais Investir no futuro Os clios que nos protegem O sumio das abelhas Captulo 3 A Mata Atlntica e a legislao Legislao geral Lei da Mata Atlntica A histria do Cdigo Florestal (Lei n 4.771, de 1965) Perguntas e respostas sobre a legislao ambiental Lei da Mata Atlntica Cdigo Florestal Reserva legal reas de preservao permanente Captulo 4 A importncia da paisagem no planejamento Planejamento da paisagem reas protegidas pblicas e privadas A responsabilidade dos municpios na conservao da biodiversidade Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica Adequao de ambientes urbanos - a cidade legal Importncia das reas verdes Relao entre reas de Preservao Permanente e reas de risco Captulo 5 A adequao ambiental de propriedades rurais Os aspectos da adequao ambiental Paisagismo rural Programa Mais Ambiente O que no se deve fazer na propriedade rural Recuperao e restaurao da Mata Atlntica Aes bem sucedidas na conservao da Mata Atlntica Bibliografia 2 6 6

12 16 17 18 19 21 22 24 25 26 28 30 32 34 34 40 40 47

52 54 56 60 62 66 68 69

70 72 74 75 76 78 86 90

Wigold B. Schaffer

Apresentao
A qualidade e a quantidade de gua podem ser o principal motivo para que um proprietrio rural, seja ele agricultor, fruticultor ou pecuarista, promova a adequao ambiental de seu imvel. Outro aspecto importante a proteo do solo contra a eroso, pois somente um solo bem conservado e frtil garante a produtividade da terra no longo prazo. Nesse contexto, a manuteno da Reserva Legal e das reas de Preservao Permanente, juntamente com a conservao do solo e a diversificao da produo so os principais pilares da sustentabilidade econmica e ambiental nos imveis rurais. A publicao Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental se prope a ajudar quem precisa fazer esta adequao. Alm de trazer explicaes sobre Mata Atlntica e servios ambientais, responde as dvidas mais frequentes sobre a legislao ambiental aplicvel Mata Atlntica e as obrigaes e direitos dos proprietrios e posseiros em relao Reserva Legal e s reas de Preservao Permanente. A publicao trata da importncia dos servios ambientais, mostrando que a alterao ou reduo das reas naturais influencia a prpria sustentabilidade dos processos ecolgicos, afetando o fornecimento dos servios que so prestados pela natureza de forma silenciosa, gratuita e continuamente e que trazem uma srie de benefcios ao homem, mesmo que a maioria das pessoas sequer note ou saiba disso. Entre os servios ambientais esto a regulao do clima, amenizando desastres como enchentes, secas e tempestades; a manuteno do ciclo hidrolgico, absorvendo, filtrando e promovendo a qualidade da gua; a preveno da eroso do solo, mantendo sua estrutura e estabilidade, entre tantos outros. Para demonstrar que possvel respeitar a legislao ambiental e, ao mesmo tempo, obter alta produtividade e tima qualidade de vida, o Manual traz exemplos de propriedades legais e depoimentos de produtores que adequaram ambientalmente seus imveis e acreditam que valeu a pena. Alm disso, mostra que a legislao ambiental vale tambm para as reas urbanas, onde pode colaborar para minimizar tragdias e melhorar a vida dos moradores. Para tanto, o Manual traz os princpios que devem nortear os Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica, um instrumento de gesto municipal, complementar ao Plano Diretor Participativo e ao Plano de Saneamento Bsico. Sua elaborao promove a municipalizao da discusso a respeito da proteo e recuperao da Mata Atlntica, aspecto inovador e de grande importncia para uma gesto municipal ambientalmente responsvel. Esta publicao Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental mostra tambm que existem vrias metodologias que podem ser utilizadas para a recuperao ou restaurao da vegetao nativa. Demonstra que o desenvolvimento de modelos de uso da terra que levem em conta o processo produtivo e a conservao dos ecossistemas de extrema importncia para se alcanar o desenvolvimento sustentvel e garantir a qualidade de vida no campo e nas cidades.

Maria Ceclia Wey de Brito Secretria de Biodiversidade e Florestas

Nome do Captulo

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

O que a Mata Atlntica?

Miriam Prochnow

Introduo

Quando se fala em Mata Atlntica necessrio lembrar que estamos falando de um conjunto de formaes florestais, alm de campos naturais, restingas, manguezais e outros tipos de vegetao, que formam paisagens diferentes, belas e biodiversas.
Quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, em 1500, a Mata Atlntica cobria aproximadamente 15% do territrio brasileiro1, rea equivalente a 1.296.446 km2. Sua regio de ocorrncia original abrangia integralmente ou parcialmente atuais 17 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Gois, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraba, Pernambuco, Piau, Paran, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, So Paulo e Sergipe. Um mapeamento encomendado pelo Ministrio do Meio Ambiente e divulgado em 2006 mostra que existem hoje 27% de
Atualmente raro encontrar reas onde a Mata Atlntica est conservada da forma como os primeiros europeus a encontraram em 1500. Guaratuba - PR.

O que a Mata Atlntica?

remanescentes, incluindo os vrios estgios de regenerao em todas as fisionomias: florestas, campos naturais, restingas e manguezais2. Entretanto, o percentual de remanescentes bem conservados, de apenas de 7,26%, segundo o ltimo levantamento divulgado pela Fundao SOS Mata Atlntica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em maio de 20083. Por esse estudo, existem somente 97.596 km2 de remanescentes maiores de 1 km2. Esses dois dados apontam, por um lado, a capacidade da Mata Atlntica de se regenerar, e por outro, a situao crtica de isolamento em que se encontram os remanescentes em estgio avanado e primrio da floresta.

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

Mesmo reduzida e muito fragmentada, estimase que a Mata Atlntica possua cerca de 20.000 espcies vegetais (algo entre 33% e 36% das espcies existentes no Brasil). At se comparada com a Floresta Amaznica, a Mata Atlntica apresenta, proporcionalmente ao seu tamanho, maior diversidade biolgica. Estudos realizados no Parque Estadual da Serra do Conduru, no sul da Bahia, mostraram uma diversidade de 454 espcies de rvores por hectare, nmero que superou o recorde de 300 espcies por hectare registrado na Amaznia peruana em 1986 e pode significar que de fato a Mata Atlntica possui a maior diversidade de rvores do mundo por unidade de rea. Em relao fauna, o que mais impressiona a enorme quantidade de espcies endmicas, ou seja, que no podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo. o caso das 73 espcies endmicas de mamferos, entre elas 21 espcies e subespcies de primatas. Os levantamentos j realizados indicam que a Mata Atlntica abriga 849 espcies de aves, 370 espcies de anfbios, 200 espcies de rpteis, 270 de mamferos e cerca de 350 espcies de peixes. Vrias dessas espcies animais e vegetais, porm, esto ameaadas de extino. Comeando pelo pau-brasil (Caesalpinia echinata), espcie cujo nome batizou o Pas, so 276 espcies vegetais da Mata Atlntica na lista oficial de espcies ameaadas, entre elas o palmito juara (Euterpe edulis), a araucria (Araucaria angustifolia) e vrias orqudeas e bromlias. Entre os animais terrestres, so 185 vertebrados, dos quais 118 aves, 16 anfbios, 38 mamferos e 13 rpteis. H tambm 59 espcies de peixes ameaados nas bacias do Leste brasileiro, entre a foz do rio So Francisco e o norte de Santa Catarina. Grande parte dessas espcies ameaadas endmica, ou seja, s ocorre na regio da Mata Atlntica, como o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) e o papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis).
Mapa da rea de Aplicao da Lei n 11.428, de 2006, escala 1:5.000.000 do IBGE. 2 Levantamento da Cobertura Vegetal Nativa do Bioma Mata Atlntica (MMA/Probio), 2006. 3 Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlntica, 20002005, SOS Mata Atlntica/INPE, divulgado em maio de 2008.
1

Restam apenas 27% de remanescentes da vegetao nativa da Mata Atlntica, distribudos em mais de 200.000 fragmentos, a maioria muito pequenos. A fragmentao a principal ameaa biodiversidade da Mata Atlntica.

A Mata Atlntica um Hotspot, uma rea de alta biodiversidade e endemismo e ao mesmo tempo altamente ameaada de extino.

Andr Pessoa

Wigold B. Schaffer

Introduo

Os diferentes tipos de vegetao da Mata Atlntica A Lei n 11.428 (Lei da Mata Atlntica), de 2006, define que a Mata Atlntica contempla diferentes formaes florestais e ecossistemas associados os quais foram detalhados 11.428, de 2006, elaborado e publicado pelo IBGE.

pelo Decreto n 6.660, de 2008, e delimitados no Mapa da rea de Aplicao da Lei n

Mapa da rea de aplicao da lei no 11.428 de 2006

reas de tenso ecolgica Floresta ombrfila densa Floresta ombrfila aberta Floresta ombrfila mista Floresta estacional semidecidual Floresta estacional decidual Savana Savana-estpica Estepe reas das formaes pioneiras Refgios vegetacionais Limite estadual
Fonte: IBGE, 2008.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

Floresta Ombrfila Densa


Caracterizada pela presena de rvores de grande e mdio portes, alm de lianas (cips) e epfitas em abundncia. Estende-se pela costa litornea desde o Nordeste at o extremo Sul. Sua ocorrncia est ligada ao clima tropical quente e mido, sem perodo seco, com chuvas bem distribudas durante o ano (excepcionalmente com at 60 dias de umidade escassa) e temperaturas mdias variando entre 22 C e 25o C.

Floresta ombrfila densa Paran.

Miriam Prochnow

Introduo

Floresta Ombrfila Aberta


Composta por rvores mais espaadas e com estrato arbustivo pouco denso. Ocupa reas com gradientes climticos variando entre dois a quatro meses secos, identificados por meio da curva ombrotrmica, e temperaturas mdias entre 24 C e 25o C. Suas formaes apresentam quatro faciaes florsticas, resultantes do agrupamento de espcies de palmeiras, cips, bambus ou sororocas, que alteram a fisionomia da floresta de densa para aberta. encontrada, por exemplo, em Minas Gerais, Esprito Santo e Alagoas.
Floresta ombrfila aberta Minas Gerais.

Caracterizada por uma rica mistura florstica que comporta gneros Australsicos (Drymis, Araucaria) e Afro-Asiticos (Podocarpus), com fisionomia fortemente marcada pela predominncia da Araucaria angustifolia (pinheiro) no estrato superior. Sua rea de ocorrncia coincide com o clima mido sem perodo seco, com temperaturas mdias anuais em torno de 18o C, mas com trs a seis meses em que as temperaturas se mantm abaixo dos 15o C. Seus ambientes predominam no Planalto Meridional Brasileiro (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran), em terrenos acima de 500-600 metros de altitude, apresentando disjunes em pontos mais elevados das serras do Mar e da Mantiqueira.
Floresta ombrfila mista (Floresta com araucrias) - Santa Catarina.

conhecida como Mata de Interior e condicionada por dupla estacionalidade climtica. Na regio tropical, definida por dois perodos pluviomtricos bem marcados, um chuvoso e outro seco, com temperaturas mdias anuais em torno de 21o C; e na regio subtropical, por um curto perodo de seca acompanhado de acentuada queda da temperatura, com as mdias mensais abaixo de 15o C. Essa estacionalidade atinge os elementos arbreos dominantes, induzindo-os ao repouso fisiolgico, determinando uma porcentagem de rvores caduciflias entre 20% e 50% do conjunto florestal.
Floresta estacional semidecidual Minas Gerais.

Wigold B. Schaffer

Floresta Estacional Semidecidual

Wigold B. Schaffer

Floresta Ombrfila Mista

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

Floresta Estacional Decidual


tambm condicionada por dupla estacionalidade climtica, porm mais rigorosa, determinada por um perodo chuvoso seguido de um longo perodo seco, condicionado na regio tropical por mais de sete meses de estiagem e na regio subtropical por frio prolongado por mais de cinco meses com temperaturas mdias inferiores a 15o C. Ocorre tambm como disjunes em climas variados sobre litologia calcria ou solos pedregosos. Tais condies determinam um estrato predominantemente caduciflio, com mais de 50% das rvores do conjunto florestal perdendo as folhas na estao desfavorvel.

Floresta estacional decidual Piau.

Estepe
Ocorre na rea subtropical brasileira onde as plantas so submetidas a uma dupla condio de estacionalidade, cujas causas so o frio e a seca. A adoo do termo estepe para os campos do Brasil meridional baseia-se na fisionomia da vegetao, homloga estepe da Zona Holrtica, embora com florstica diversa daquela.
Joo de Deus Medeiros

Estepe (Campo de altitude) Santa Catarina.

Savana
A vegetao de Savana (Cerrado) ocorre em variados climas, tanto os estacionais tropicais com perodo seco entre trs a sete meses, como os ombrfilos sem perodo seco. Sua distribuio est relacionada a determinados tipos de solos, na maioria profundos, com alto teor de alumnio e de baixa fertilidade natural, arenosos lixiviados e mesmo pedregosos. No Bioma Mata Atlntica, existem algumas disjunes de savana em meio a outros tipos de vegetao.

Savana-Estpica
Constitui uma tipologia vegetal estacional decidual, tipicamente campestre, em geral com espcies lenhosas espinhosas, entremeadas de plantas suculentas, sobretudo cactceas, que crescem sobre solos geralmente rasos e quase sempre pedregosos. As rvores so baixas, raquticas, com troncos finos e esgalhamento profuso. No Bioma Mata Atlntica ocorrem duas disjunes de Savana Estpica: no nordeste de Minas Gerais e em Cabo Frio, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro.

Miriam Prochnow

Introduo

Formaes Pioneiras
Constituem os complexos vegetacionais edficos de primeira ocupao (pioneiras), que colonizam terrenos pedologicamente instveis, relacionados aos processos de acumulao fluvial, lacustre, marinha, fluviomarinha e elica. Englobam a vegetao da restinga, dos manguezais, dos campos salinos e das comunidades ribeirinhas aluviais e lacustres.
Formao pioneira: manguezal Santa Catarina.

Formao pioneira: restinga Bahia.

Jean Franois

Joo de Deus Medeiros

Vegetao de restinga fixadora de dunas Rio Grande do Sul.

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

11

Comunidade vegetal que difere e se destaca do contexto da vegetao clmax regional, apresentando particularidades florsticas, fisionmicas e ecolgicas. Em geral constitui uma comunidade relictual que persiste em situaes muito especiais, como o caso daquelas situadas em altitudes acima de 1.800 metros.

Refgio vegetacional Esprito Santo.


Joo de Deus Medeiros

reas de Tenso Ecolgica


Constituem os contatos entre tipos de vegetao que podem ocorrer na forma de ectono, quando a transio se d por uma mistura florstica, envolvendo tipologias com estruturas fisionmicas semelhantes ou claramente distintas; ou na forma de encrave, quando a distino das tipologias vegetacionais, ou mosaicos entre distintas regies ecolgicas, reflete uma transio edfica e resguarda sua identidade ecolgica.

rea de tenso ecolgica: contato entre campo de altitudefloresta ombrfila mista.

Miriam Prochnow

Refgio Vegetacional

Nome do Captulo

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

13

Servios ambientais

Wigold B. Schaffer

Captulo 1

Servios ambientais
Os servios ambientais so prestados pela natureza de forma silenciosa, gratuita e continuamente e trazem uma srie de benefcios ao homem, mesmo que a maioria das pessoas sequer note ou saiba disso. Entre os servios prestados pela natureza esto:

A regulao do clima, amenizando desastres como enchentes, secas e tempestades. A manuteno do ciclo hidrolgico, absorvendo, filtrando e promovendo a qualidade da gua. A preveno da eroso do solo, mantendo sua estrutura e estabilidade. A produo de oxignio. O provimento de espaos para moradia, cultivos, recreao e turismo. A manuteno das condies dos recursos ambientais naturais, em especial a biodiversidade e a variabilidade gentica, das quais o homem retira elementos essenciais para a melhoria da agricultura, produo de medicamentos e cosmticos. A manuteno de processos que a tecnologia humana no domina e nem substitui como a polinizao e a decomposio de resduos. A regulao da composio qumica dos oceanos.
Os remanescentes de florestas e outras formas de vegetao nativa da Mata Atlntica prestam um importante servio ambiental de proteo de nascentes e rios que abastecem 67% da populao brasileira.

Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

15

As consequncias causadas pela perda da natureza, muitas vezes no so notadas de imediato, mas so extremamente graves. A alterao ou reduo das reas naturais afeta a prpria sustentabilidade dos processos ecolgicos, comprometendo o fornecimento dos servios ambientais.

Os processos ecolgicos fazem parte das relaes das espcies entre si e com o meio que as cerca e so extremamente importantes, pois a alterao em qualquer elo do ecossistema tem consequncia nos demais. Sua fragilidade se d porque cada espcie tem um nicho ecolgico, que corresponde ao papel que o organismo (planta ou animal) desenvolve dentro de um ecossistema. Isso significa que no apenas o espao utilizado pela espcie que conta, mas tambm a sua posio na cadeia alimentar e sua relao com os fatores ambientais, que correspondem rea ideal para a ocorrncia da espcie dentro do gradiente ambiental de temperatura, umidade, luminosidade etc.

A polinizao feita pelos insetos fundamental para a manuteno da biodiversidade e tambm para garantir a produtividade de espcies utilizadas na agricultura e fruticultura.

De acordo com o Milenium Ecossystem Assessment (Relatrio das Naes Unidas sobre o estado dos ecossistemas mundiais), os servios ambientais so organizados nas seguintes categorias1: Servios de suprimento: so os que resultam em bens ou produtos ambientais com valor econmico, obtidos diretamente pelo uso e manejo sustentvel dos ecossistemas, como alimentos, gua e produtos florestais. Servios regulatrios: so os que mantm os processos ecossistmicos que garantem a regulao do clima, o ciclo hidrolgico, a reduo da eroso, o combate a doenas e contribuem para a polinizao. Servios culturais: so os associados aos valores e manifestaes da cultura humana, derivados da preservao ou conservao dos recursos naturais. Englobam a recreao, as belezas cnicas e a espiritualidade.

Servios de suporte: so os servios que garantem todos os outros porque mantm as condies dos recursos ambientais naturais, em especial a biodiversidade, a conservao da variabilidade gentica, a formao de solo, a fotossntese e a ciclagem de nutrientes.
Miriam Prochnow

A regulao da composio qumica dos oceanos e a manuteno do ciclo hidrolgico so importantes servios ambientais.
1

Essa categorizao tambm utilizada no Projeto de Lei que Institui a Poltica Nacional dos Servios Ambientais no Brasil e que se encontra em tramitao no Congresso Nacional.

Joo de Deus Medeiros

Captulo 1 - Servios ambientais

A perda da biodiversidade A perda da biodiversidade um dos principais problemas ambientais do planeta. De acordo com um relatrio divulgado em maro de 2005 pelo secretariado da Conveno sobre Diversidade Biolgica, da ONU, a Terra est sofrendo a maior extino de espcies desde o fim dos dinossauros, 65 milhes de anos atrs. A diferena da poca dos dinossauros que agora o grande responsvel por essa extino em massa de plantas e animais o ser humano com suas atividades.
No Brasil, quinto maior pas do mundo e primeiro entre pases megadiversos, com aproximadamente 20% das espcies existentes no mundo, a perda de biodiversidade tambm preocupante1. So 193 espcies de aves ameaadas, sendo 112 na Mata Atlntica, das quais 54 s existem nessa regio, ou seja, so endmicas da Mata Atlntica2. Quanto aos mamferos, 66 espcies esto ameaadas - 12,4% das 530 conhecidas para o Brasil. Entre os mamiferos ameaados de extino, 40% so primatas e a maioria endmica da Mata Atlntica3. Ainda, no Brasil esto ameaadas 20 espcies de rpteis, 17 de anfbios, 130 espcies de invertebrados terrestres e 471 espcies de plantas, a maoria (276 espcies) da Mata Atlntica4. Esse imenso patrimnio gentico, j escasso nos pases desenvolvidos, tem na atualidade valor econmico-estratgico inestimvel em vrias atividades, como no campo do desenvolvimento de novos medicamentos. Outro exemplo so os polinizadores, que encontram ambientes favorveis sua sobrevivncia e reproduo nas reas de vegetao nativa conservada, sem os quais diversas culturas agrcolas e frutferas teriam sua produtividade afetada. A perda de habitat a principal causa da diminuio da biodiversidade no mundo e a Mata Atlntica um exemplo extremo, onde um
Na Mata Atlntica, existem 66 espcies de mamferos ameaados de extino, entre eles a ona-pintada (Panthera onca).

Calixto, J. B. *Biodiversidade como fonte de medicamentos * /Cienc. Cult./ vol.55 no.3 So Paulo July/Sept. 2003. Marini, M. A. & Garcia, F. I. 2005. Conservao de Aves no Brasil. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 95-102. 3 Costa, L. P.; Leite, Y. L. R.; Mendes, S. L. & Ditchfield, A. D. 2005. Conservao de Mamferos no Brasil. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 103-112. 4 Ministrio do Meio Ambiente, 2008. Livro Vermelho da Fauna Ameaada de Extino, v. I, 511 pag. e v. II, 907 pag., e Instruo Normativa no 6 de 2008).
1 2

Bruno Ademar Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

17

fragmento, mesmo muito pequeno e isolado, pode ser o nico lugar propcio para uma determinada espcie. Um caso tpico a bromlia Dyckia distachya, que no Brasil ocorria apenas nas corredeiras do Rio Pelotas, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, hoje submersas pelos lagos de trs usinas Hidreltricas: It, Machadinho e Barra Grande. Com um nicho ecolgico to restrito, a espcie hoje considerada extinta na natureza em territrio nacional, embora tentativas de repovoamento da espcie estejam em andamento, at o momento sem sucesso.

A bromelia Dyckia distachya, que ocorria no Brasil apenas nas corredeiras dos rios Pelotas e Uruguai, foi extinta da natureza com a construo da Hidreltrica de Barra Grande.
Wigold B. Schaffer

Mata ciliar preservada no Rio Pelotas, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.

Escassez e diminuio da qualidade da gua


A diminuio da qualidade e a escassez cada vez maior da gua necessria aos processos agrcolas, industriais, energticos e de abastecimento pblico outro grande problema ambiental. Segundo o GEO 4, um relatrio do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)5, o crescente peso da demanda de gua se tornar intolervel em pases com recursos hdricos escassos (e em outras regies secas, como o semirido brasileiro). No GEO 4, identifica-se como prioridade o cuidado para manter ou melhorar a qualidade e a quantidade de gua disponveis nos rios, nascentes e lagos, servio ambiental garantido e prestado gratuitamente pelos ecossistemas preservados.
5

A reduo da qualidade e da quantidade dos recursos hdricos j problema em 53% dos municpios brasileiros, os quais tm problemas com assoreamento dos corpos dgua, resultante da supresso de vegetao ao longo dos rios (APPs), e 38% deles sofrem com a poluio da gua6. Proteger os recursos hdricos, mantendo ou recuperando sua qualidade e quantidade, estratgico para o Brasil, no s para o abastecimento das populaes humanas, mas tambm para a maioria dos setores econmicos, incluindo a agropecuria. Um exemplo significativo da importncia dos recursos hdricos est no campo energtico, onde a energia oriunda das hidreltricas responsvel por 84% da energia eltrica gerada no Pas.

The fourth Global Environment Outlook: environment for development (GEO-4) assessment is a comprehensive and authoritative UN report on environment, development and human well-being, providing incisive analysis and information for decision making. Disponvel em: http://www.unep.org/geo/geo4/media/ 6 IBGE 2002

Miriam Prochnow

Captulo 1 - Servios ambientais

As consequncias das mudanas climticas


Outro grande problema ambiental do planeta e que j est afetando os servios ambientais so as mudanas climticas em curso. Os relatrios do Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPPC), rgo das Naes Unidas, apresentam previses sobre as futuras implicaes das mudanas climticas nos ecossistemas, dizendo que provvel que a resilincia de muitos ecossistemas seja superada neste sculo por uma combinao sem precedentes de mudana do clima, perturbaes associadas (por exemplo, inundaes, secas, incndios florestais, proliferao de insetos, acidificao dos oceanos) e outros fatores de mudana global (por exemplo, mudana no uso da terra, poluio, explorao excessiva dos recursos) e que aumente o risco de extino de aproximadamente 20% a 30% das espcies vegetais e animais avaliadas at agora se os aumentos da temperatura global mdia ultrapassarem 1,5 a 2,5C. Ou seja, as mudanas climticas afetam a biodiversidade e a maioria dos servios ambientais, estejam onde estiverem.
Wigold B. Schaffer

O desmatamento e as queimadas so responsveis por cerca de 20% das emisses globais anuais no Brasil, representam 75% das emisses.

Assim, todos os motivos que levam necessidade de se recuperar a Mata Atlntica so ainda potencializados pela perspectiva da mudana climtica global. Com previso de temperaturas mais altas, secas mais intensas e chuvas torrenciais mais frequentes, a tantes, parece bvia.

proteo desse conjunto de ecossistemas, que nos prestam servios gratuitos e cons-

Uma das consequncias da elevao das temperaturas em funo das mudanas climticas o aumento de eventos climticos extremos como enchentes e secas.
Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

19

Importncia dos servios ambientais


O conceito dos servios ambientais surgiu para demonstrar que as reas naturais cumprem funes essenciais nos processos de manuteno da vida e, portando, no so um obstculo ao desenvolvimento econmico. Isso significa que todo ecossistema (conjunto de organismos vivos - animais, plantas e homem e o ambiente fsico onde vivem) um sistema natural que produz benefcios dos quais o homem se apropria (como a gua, madeira, alimento) ou consome (como paisagem, regulao climtica, purificao do ar). Historicamente, no se pagava por esses servios, que a natureza presta s por existir. Sua falta, porm, traz prejuzos de toda ordem, como produtos agrcolas mais caros e menos saudveis, por conta de altos investimentos em produtos qumicos para compensar as perdas ambientais do solo e da gua. Atualmente, a escassez de alguns recursos j tem levado cobrana de alguns desses servios, como por exemplo, a cobrana pelo uso da gua, implantada em alguns Comits de Bacias Hidrogrficas, como o Paraba do Sul, em So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por outro lado, a manuteno desses servios traz oportunidades para alguns produtores, pessoas que conservam ou recuperam reas que protegem mananciais hdricos, capturam e estocam carbono ou fornecem polinizadores para culturas agrcolas ou fruticultura. Exemplos disso so apicultores especializados que levam suas colmias para polinizar ma nos estados do sul. No campo da proteo da gua tambm j existem programas de pagamento dos proprietrios, a exemplo do municpio de Extrema, Minas Gerais, onde a prefeitura remunera produtores rurais que mantm ou recuperam as reas de Preservao Permanente (APPs) nas microbacias do municpio. Outro exemplo est na Regio Metropolitana de So Paulo, onde a Fundao O Boticrio tem projeto que beneficia quem preserva a Mata Atlntica nas propriedades na rea de mananciais.
Miriam Prochnow

Estudos apontaram que caf plantado prximo a remanescentes florestais tem produtividade at 15% superior, devido aos polinizadores, do que plantios localizados longe de reas com florestas nativas. A manuteno das reas de Preservao Permanente e das Reservas Legais nas propriedades rurais garante os servios ambientais de polinizao. Abaixo: pomar de ma.
Edegold Schaffer

Captulo 1 - Servios ambientais


Miriam Prochnow

Alm de manter a biodiversidade de plantas e animais, proteger o solo e a gua, as florestas capturam carbono da atmosfera, minimizando os efeitos das mudanas climticas.

Os mercados de remunerao da fixao ou reduo de emisses de carbono tambm esto se consolidando rapidamente, beneficiando proprietrios ou instituies que recuperam reas alteradas da Mata Atlntica ou que evitam que reas de vegetao nativa sejam desmatadas. Um exemplo o projeto da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educao Ambiental (SPVS), desenvolvido em parceria com a organizao no-governamental The Nature Conservancy (TNC) e com empresas do setor eltrico e de automveis, atravs do qual foi adquirida uma rea de aproximadamente 19.000 hectares na regio da Serra do Mar no Paran, que est sendo conservada. Alm da captura de carbono, que contribui para a minimizao dos efeitos das mudanas climticas, as reas protegidas pela SPVS geram diversos outros servios ambientais, dentre os quais se destacam: a manuteno da diversidade biolgica de plantas e animais; a manuteno da qualidade de ecossistemas e dos processos ecolgicos da regio; o fornecimento de gua de qualidade para abastecimento da populao urbana de Antonina (18 mil pessoas) e comunidades de Ilha Rasa (600 pessoas), que captam gua nas reservas da SPVS. J existem, tambm, formas de pagamento pela conservao da biodiversidade, como o programa Bolsa Verde no Estado de

Minas Gerais. A conservao da beleza cnica da Mata Atlntica tambm comea a ser valorizada como servio ambiental, como no sul da Bahia, onde proprietrios de hoteis remuneram agricultores que conservam fragmentos da Mata Atlntica, reconhecendo-os como atrativos para incrementar o turismo. A importncia do conceito do pagamento por servios ambientais est na mudana de paradigma, onde estes deixam de ser percebidos como infinitos e gratuitos e passam a ser valorados de forma econmica. J se sabe que esses servios ambientais, se no forem adequadamente protegidos, diminuem e geram inmeras e graves consequncias ao ser humano. Nesse sentido, uma das formas de garantir os servios ambientais no longo prazo reconhecer o seu valor econmico e, dessa forma, poder remunerar aqueles que ajudam na sua conservao ou recuperao. O reconhecimento do valor e da importncia dos servios ambientais e todos os esforos que visam garantir a conservao ou recuperao dos ecossistemas e dos seus processos ecolgicos associados so fundamentais para o futuro da Mata Atlntica e da qualidade de vida dos brasileiros que vivem nessa regio.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

21

Belezas cnicas tambm so servios ambientais


A presena de paisagens de grande beleza tambm um importante servio ambiental que, aliada proteo da diversidade biolgica, pode trazer benefcios para a Mata Atlntica e para o proprietrio da rea, atravs da criao de uma Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN). Um exemplo a RPPN Emlio Fiorentino Battistella, localizada em Corup, Santa Catarina. So 1.100 hectares onde so trabalhados diversos aspectos ambientais, como gua, ar, solo, flora, fauna, resduos e as relaes com o ser humano. A RPPN aberta ao pblico e muito procurada pelo seu grande atrativo turstico: 14 belas cachoeiras ao longo de uma trilha de aproximadamente 2,9 km. O valor dos ingressos, neste caso, integralmente destinado Associao de Preservao da Rota das Cachoeiras, ONG responsvel pela manuteno no somente desta, mas de outras reas naturais na regio.
A beleza das paisagens aliada proteo da biodiversidade traz benefcios para a Duas das 14 cachoeiras da RPPN Emilio Fiorentino Battistella SC. Mata Atlntica e para os proprietrios de terra, que podem desenvolver o ecoturismo.
Miriam Prochnow Wigold B. Schaffer

Captulo 1 - Servios ambientais

Investir no futuro O futuro da Mata Atlntica est atrelado ao entendimento da importncia e valorizao 120 milhes de pessoas, que vivem em 3.410 municpios7. de seus servios ambientais para a grande parcela de brasileiros, aproximadamente

A arborizao urbana ameniza a temperatura, aumentando o conforto e a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Blumenau - SC.

Preservar os remanescentes de vegetao nativa fundamental para manter as nascentes e fontes, para regular o fluxo dos mananciais de gua que abastecem as cidades e comunidades do interior, e para regular o clima, a temperatura do solo e proteger escarpas e encostas de morros. Da mesma forma, necessrio recuperar a Mata Atlntica enquanto seus servios ambientais no esto totalmente comprometidos, sob pena de prejudicarmos o futuro da vida nas cidades e no campo: sem as matas ciliares, os rios, lagos e represas
A ocupao irregular das reas de Preservao Permanente, uma prtica ainda comum em muitas regies da Mata Atlntica, provoca assoreamento, poluio e diminuio das guas.

Miriam Prochnow

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

23

Retirar a vegetao e ocupar as encostas ngremes e topos de morro aumenta os riscos de deslizamentos e enchentes. Na foto, deslizamento em Blumenau - SC (2008).

ficaro cada vez mais poludos e assoreados, inviabilizando a agricultura e o abastecimento de gua para a populao. Sem a vegetao nos topos de morro e reas muito ngremes, populaes inteiras ficam merc da sorte em pocas de chuvas, quando as encostas desprotegidas deslizam e vm abaixo, causando inmeros prejuzos econmicos, sociais e ambientais. Mesmo pequenas reas verdes nas propriedades rurais, os parques urbanos e at a arborizao das ruas colaboram para diminuir enchentes e o desconforto do calor nas cidades. Uma pesquisa realizada em bairros mais e menos arborizados de So Paulo mostrou que a presena de rvores nas caladas e nos quintais pode reduzir a temperatura em at 2C, pelo simples motivo que as rvores, principalmente as de grande porte, retm os raios solares8. Um estudo do WWF (2003) constatou que mais de 30% das 105 maiores cidades do mundo dependem de unidades de conservao para seu abastecimento de gua. Seis capitais brasileiras foram analisadas no estudo, sendo cinco na Mata Atlntica: Rio de Janeiro, So Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. A tendn7

cia mundial se confirmou no Brasil, pois, com exceo de Fortaleza cujo abastecimento depende de audes e poos artesianos -, as demais cidades brasileiras pesquisadas dependem, em maior ou menor grau, de reas protegidas para o abastecimento de gua. A floresta e outras formas de vegetao nativa auxiliam no que se chama de regime hdrico permanente. Com seus vrios componentes (folhas, galhos, troncos, razes e solo), age como uma poderosa esponja que retm a gua da chuva e a libera aos poucos, ajudando a filtr-la e a infiltr-la no subsolo, alimentando o lenol fretico. Com o desmatamento e a retirada da vegetao nativa, surgem problemas como a escassez de gua, j enfrentada em muitas das cidades situadas na regio da Mata Atlntica. Alm disso, com a retirada da vegetao, a gua da chuva chega cada vez mais rpida aos rios, provocando enchentes e deslizamentos de encostas na poca chuvosa. Esses tambm so os principais motivos para se preservar e recuperar as matas ciliares, consideradas reas de preservao permanente pelo Cdigo Florestal Brasileiro9.

Nmero de municpios calculado a partir do Mapa da rea de Aplicao da Lei n 11.428, de 2006. Inclui todos os municpios que tem parte do seu territrio nos limites da Mata Atlntica. 8 Tese de doutorado da engenheira agrnoma Giuliana Del Nero Velasco, pela Universidade de So Paulo (USP) em Piracicaba. 9 Lei n 4.771, de 1965.

Miriam Prochnow

Captulo 1 - Servios ambientais

Os clios que nos protegem


Joo de Deus Medeiros

Esse conjunto de rvores e outras espcies vegetais, com sua sombra, flores e frutos, muito importante para a proteo e preservao da diversidade da flora e fauna e para o equilbrio do ecossistema como um todo. Em uma regio to devastada como a Mata Atlntica, as matas ciliares tambm funcionam como corredores para que animais e sementes possam transitar entre as reas protegidas e garantir a alimentao, proteo e variabilidade gentica das mais diversas espcies.
Joo de Deus Medeiros

A vegetao nativa nas reas de Preservao Permanente, alm de proteger as guas, um importante corredor ecolgico para a fauna e a flora.

A preservao das florestas e outras formas de vegetao nativa garante a perenidade das nascentes.

Miriam Prochnow

O nome mata ciliar vem de clios. Assim como os clios protegem os olhos, a mata ciliar protege rios, lagos e nascentes, cobrindo e protegendo o solo, deixando-o fofo e permitindo que funcione como uma esponja que absorve a gua das chuvas. Com isso, alm de regular o ciclo da gua, evita as enxurradas. Com suas razes, a mata ciliar evita tambm a eroso e retm partculas de solo e materiais diversos que, com a chuva, iriam acabar assoreando o leito dos rios.

Assim como os clios protegem os olhos, a mata ciliar protege as nascentes, rios e lagos, garantindo a quantidade e qualidade das guas.

Em toda a Mata Atlntica, muitas matas ciliares ao longo de rios, lagos e nascentes foram desmatadas e indevidamente utilizadas. As consequncias dessa destruio so sentidas diariamente, com o agravamento das secas e tambm das enchentes.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

25

O sumio das abelhas


Um exemplo de servio ambiental ameaado em todo o mundo a polinizao, que a transferncia de plen das anteras de uma flor para o estigma da mesma flor ou de outra flor da mesma espcie, e essencial para a reproduo da maioria das espcies vegetais. As plantas no podem se locomover em busca de parceiros, dependendo de agentes abiticos e biticos para alcanarem a polinizao. Esses agentes, chamados agentes polinizadores, so o vento, a gua, e animais como morcegos, aves e insetos. Como os principais produtos agrcolas e industriais da maioria das plantas so os frutos e as sementes, nveis adequados de polinizao so necessrios para assegurar uma boa produtividade. Exemplos de culturas que dependem da polinizao por animais, em especial os insetos, so: ma, caf, pepino, melo, algodo, soja e feijo. Alm do incremento no nmero de frutos e sementes, a polinizao adequada tambm melhora a qualidade dos frutos, aumenta o nmero de sementes por fruto, melhora o teor de leos e outras substncias extradas das sementes de algumas espcies vegetais e conduz a um amadurecimento uniforme dos frutos. Com o sumio das abelhas, insetos que tm o importante papel de polinizar cerca de 75% das espcies vegetais consumidas pelos seres humanos, a polinizao de diversas espcies vegetais, inclusive de culturas agrcolas, fica prejudicada, comprometendo a produtividade e a perpetuao dessas espcies. O sumio generalizado das abelhas conhecido pela sigla em ingls CCD, que significa desordem de colapso de colnias. Para os pesquisadores, a razo da diminuio da quantidade de abelhas no mundo est relacionada a trs fatores: o emprego de pesticidas na agricultura, um caro parasita chamado Varroa jacobsoni e a diminuio de floradas no habitat. Os dados mais atualizados sobre a diminuio da populao mundial de abelhas vm de um congresso internacional apcola realizado em setembro de 2009 na Frana. Seus indicadores mostram que Europa, Estados Unidos, China e pases da Amrica Latina esto ameaados por perdas ecolgicas e econmicas com o desaparecimento das abelhas. Por enquanto, no um grande problema no Brasil, mas importante ficar atento.
preciso promover a conservao e a diversidade de polinizadores nativos e naturalizados, alm de conservar e restaurar as reas naturais necessrias para otimizar os servios desses polinizadores em reas agrcolas e em outros ecossistemas terrestres.
Carolina C. Schaffer Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

27

A Mata Atlntica e a legislao

Wigold B. Schaffer

Captulo 2

A Mata Atlntica e a legislao


Legislao geral
At a dcada de 1970, a finalidade principal da legislao ambiental no Brasil era prevenir o desabastecimento pblico de alguns bens de interesse, como madeira, peixes, fontes de gua, manter a navegabilidade de rios e evitar conflitos entre vizinhos pelo uso de determinado recurso natural. Foi apenas na dcada de 1980, seguindo a tendncia internacional, que a legislao brasileira comeou a se preocupar propriamente com a manuteno do equilbrio ecolgico e a reconhecer o direito humano fundamental de toda a sociedade em usufruir dos servios ambientais fundamentais a uma vida digna e de qualidade. Antes disso, em 1965, o Cdigo Florestal (Lei Federal no 4.771)1 considerou as florestas e demais formas de vegetao nativa do Pas bens de interesse comum a todos os habitantes e condicionou o exerccio do direito de propriedade sua utilizao racional. Essa lei, ainda em vigor, criou as reas de Preservao Permanentes (APPs), que incluem todas as formas de vegetao nativas situadas nas margens de corpos dgua, localizadas em topos de morro, encostas ngremes, entre outros. Nessas reas, proibido o desmatamento, com exceo de casos de utilidade pblica ou interesse social e atividades eventuais de baixo impacto. Criou tambm as Reservas Legais (RL), que so uma porcentagem dos imveis rurais que devem manter a vegetao nativa. Na Mata Atlntica, esse percentual de 20%. Os princpios fundamentais do direito ambiental brasileiro, porm, foram descritos com a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal no 6.938), de 1981, que trouxe conceitos, princpios e regras jurdicas muito avanados para a poca e criou a estrutura administrativa ambiental do Pas, atravs do Sistema
Wigold B. Schaffer Wigold B. Schaffer

As reas de Preservao Permanente, alm de sua inquestionvel importncia ambiental, em geral so reas frgeis e sujeitas a enchentes e deslizamentos, impondo risco iminente quando irregularmente ocupadas.

Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Criou tambm o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o rgo consultivo e deliberativo do Sisnama, formado por um colegiado representado por rgos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil. Atravs do Conama, representantes de vrios setores da sociedade podem participar da elaborao da poltica ambiental do Pas, determinando a realizao de estudos de alternativas de projetos pblicos e privados, estabelecendo normas e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente e acompanhar a implementao do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC), entre outras funes. Entre os princpios da Poltica Nacional do Meio Ambiente, esto conceitos como: os recursos naturais devem ser utilizados de forma sustentvel, evitando o desperdcio, o mau-uso ou a sua completa depleo; e todos os ecossistemas existentes em territrio nacional merecem ser protegidos e preservados, o que demanda a criao de unidades de conservao. Mas foi em 1988, com a promulgao da Constituio Federal, que o Brasil consolidou seus princpios e determinou que: Todos tm o direito fundamental a um meio ambiente ecologicamente
1

Ver Box A histria da Lei Federal n 4.771, de 1965

De acordo com o Cdigo Florestal (Lei no 4.771/1965), os topos de morros, montes, montanhas e encostas com mais de 45 de declividade so reas de Preservao Permanente.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

29

equilibrado, cabendo ao Estado e sociedade, em regime de cooperao, preserv-lo para as presentes e futuras geraes, o que ser efetuado, dentre outros meios, pela criao de reas protegidas, pela elaborao de Estudo Prvio de Impacto Ambiental (EIA) para obras e projetos de significativo impacto ambiental, pela proteo da fauna e da flora e pela promoo da educao ambiental. A Constituio determinou, ainda, que a Mata Atlntica, a Floresta Amaznica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao dever ser fei-

ta dentro de condies que assegurem proteo especial ao meio ambiente. Para que os princpios e diretrizes constitucionais fossem implementados, eles foram regulamentados atravs de diversas leis e decretos, nos nveis federal, estadual e municipal. Na rea ambiental, uma das principais leis a do Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza, conhecida como SNUC (Lei Federal no 9.985), de 2000. At ento, o Pas no tinha uma lei especfica que regulamentasse a criao e a gesto das unidades de conservao (UCs).

A Constituio Federal determina que todas as unidades da federao (estados e municpios) devem ter espaos territoriais especialmente protegidos. As Unidades de Conservao (UCs), institudas pela Lei no 9.985/2000, so um dos tipos de espaos territoriais especialmente protegidos. O Brasil assumiu o compromisso de transformar pelo menos 10% da Mata Atlntica em UCs, mas at agora s alcanou 6%. Na foto, Parque Nacional da Serra das Confuses, no Piau.

Andr Pessoa

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

Lei da Mata Atlntica


Wigold B. Schaffer

O projeto foi alvo de acaloradas discusses, campanhas de ambientalistas pela sua aprovao e tentativas de impedir que fosse aprovado da parte de sancionada em 22 de dezembro de 2006.
A primeira norma legal especifica para a Mata Atlntica foi o Decreto no 99.547/1990, que proibiu toda e qualquer supresso de vegetao nativa na Mata Atlntica, substitudo em 1993 pelo Decreto n 750, que definiu legalmente o domnio, incluindo diferentes formaes florestais e ecossistemas associados, e determinou a proteo dos remanescentes da vegetao primria nativa, bem como da vegetao secundria em regenerao. Com as mesmas diretrizes deste decreto, foi formulado um projeto de Lei da Mata Atlntica, apresentado em 1992, pelo ento deputado federal Fbio Feldmann. O projeto foi alvo de acaloradas discusses, campanhas de ambientalistas pela sua aprovao e tentativas de impedir que fosse aprovado da parte de ruralistas durante 14 anos, at a sua aprovao, como Lei Federal no 11.428, sancionada em 22 de dezembro de 2006. Durante este perodo, o Decreto no 750 continuou em vigor, a despeito das vrias tentativas de modific-lo ou simplesmente invalid-lo. A lei define como Mata Atlntica um conjunto de formaes florestais e ecossistemas associados e determinou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) os delimitasse em mapa.

ruralistas durante 14 anos, at a sua aprovao, como Lei Federal no 11.428,

Em 21 de novembro de 2008, foi assinado o Decreto no 6.660, que regulamentou a lei e detalhou os tipos de vegetao protegidos, os quais foram delimitados pelo IBGE no Mapa da rea de Aplicao da Lei n 11.428, de 20062. O objetivo da Lei preservar o que resta de remanescentes de vegetao nativa da Mata Atlntica no Pas e criar meios para que a floresta e os ecossistemas associados voltem a crescer onde hoje esto praticamente extintos. Assim, regula a conservao, proteo, regenerao e utilizao no apenas dos remanescentes de vegetao nativa no estgio primrio, mas tambm nos estgios secundrio inicial, mdio e avanado de regenerao. A lei no probe definitivamente o corte de vegetao ou ocupao de reas, mas cria critrios rgidos para tanto. O princpio por ela adotado de que as reas mais conservadas devem ser mais protegidas, as reas degradadas devem ser enriquecidas e os usos mais intensos devem se restringir s reas abertas, para evitar o avano sobre os remanescentes de vegetao nativa em melhor estado de conservao. Neste sentido, um dos objetivos de mdio prazo voltar a ter entre 35% e 40% de cobertura vegetal nativa na Mata Atlntica, considerando as reas de Preservao Permanente (APPs), as Reservas Legais dos imveis rurais, unidades de conservao pblicas e privadas e outros remanescentes.
2 3

Ver mapa na pg. 6 Ver Capitulo 3 pg. 34

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

31

A Lei da Mata Atlntica protege os remanescentes de todos os tipos de vegetao nativa, a exemplo das florestas (ao lado no alto), campos de altitude (no centro) ou manguezais (embaixo).

O Decreto n 6.660, de 21 de novembro de 2008, que regulamentou a Lei da Mata Atlntica e mais um passo na consolidao da legislao protetora da Mata Atlntica, estabelece o que, como e onde pode haver interveno ou uso sustentvel nos remanescentes de vegetao nativa3. Qualquer um que queira desmatar ou suprimir alguma rea de vegetao nativa da Mata Atlntica deve pedir autorizao para o rgo ambiental competente, que s autorizar em casos excepcionais, verificado o interesse social ou utilidade pblica e desde que no exista outro local para a obra ou empreendimento. Para contrabalancear as restries estabelecidas, a lei diz que o poder pblico dever criar incentivos econmicos para aqueles que desejam proteger ou usar sustentavelmente os remanescentes de vegetao nativa. O Decreto tambm detalha os tipos de vegetao protegidos pela Lei da Mata Atlntica, os quais esto delimitados no Mapa da rea de Aplicao da Lei 11.428, de 2006, que contempla as configuraes originais das formaes florestais e ecossistemas associados, bem como os encraves florestais e brejos interioranos que integram a Mata Atlntica.
Miriam Prochnow

Wigold B. Schaffer

Miriam Prochnow

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

A histria do Cdigo Florestal (Lei n 4.771, de 19654) H um clamor nacional contra o descaso em que se encontra o problema florestal no Brasil, gerando calamidades cada vez mais graves e mais nocivas economia do pas.
A agricultura itinerante continua se desenvolvendo segundo os mtodos primitivos dos primeiros anos do descobrimento. Chega o agricultor, derruba e queima as matas, sem indagar se elas so necessrias conservao da feracidade do solo ou do regime das guas. Depois de alguns anos de explorao, renovando anualmente a queimada, como meio de extinguir a vegetao invasora, o terreno esgotado entregue ao abandono e o agricultor, seguindo as pegadas do madeireiro que adiante derrubou as rvores para extrair as toras, inicia novo ciclo devastador idntico ao precedente. (...) Urge, pois, a elaborao de uma lei objetiva, fcil de ser entendida e mais fcil ainda de ser aplicada, capaz de mobilizar a opinio pblica nacional para encarar corretamente o tratamento da floresta. Tendo em conta este quadro, surgiu a compreenso da necessidade de atualizar-se e de dar, ao Cdigo Florestal, as caractersticas de lei adequada exigida por panorama to dramtico. (...) Assim como certas matas seguram pedras que ameaam rolar, outras protegem fontes que poderiam secar, outras conservam o calado de um rio que poderia deixar de ser navegvel etc. So restries impostas pela prpria natureza ao uso da terra, ditadas pelo bem-estar social. Raciocinando deste modo os legisladores florestais do mundo inteiro vm limitando o uso da terra, sem cogitar de qualquer desapropriao para impor essas restries ao uso. (...) O Anteprojeto seguiu a regra internacionalmente aceita. A funo protetora da floresta no restrio indenizvel, mas decorrncia da prpria natureza que preparou terras mais teis e outras menos. como se uma lei declarasse que as terras roxas podem produzir caf. A lei que considera de preservao permanente as matas nas margens de um rio est apenas dizendo, mutatis mutandi, que um pantanal no terreno adequado para plantar caf. Com esse entendimento foi elaborado o Anteprojeto, eliminando a controvrsia sobre esta matria que o Cdigo atual suscita e que tantas dificuldades tem criado para exigir-se a permanncia das florestas necessrias.

O dilema este: ou impe-se a todos os donos de terras defenderem sua custa a produtividade do solo, contra a eroso terrvel e crescente, ou cruzam-se os braos, ante a incapacidade, pela pobreza do Poder Pblico, na maioria dos Estados do Brasil, para deter a transformao do Pas num deserto, em que as estaes se alternem entre inundaes e secas, devoradoras de todo o esforo humano. (...) Todavia, o Anteprojeto no se encerrou em nenhuma esfera hermtica. Abriu ao Poder Pblico a possibilidade de derrubar florestas permanentes em reas previamente fixadas, quando for necessria a execuo, por rgos oficiais, de trabalhos de utilidade pblica, inclusive quando o abastecimento da regio no se puder fazer sem aproveitamento de terras marginais, e desde que no prejudiquem a proteo das barrancas. (...) Recomendou aos Poderes Pblicos a formao de parques e de florestas, inclusive para o reflorestamento pela regenerao natural e, nos planos de loteamento e de reforma agrria, a excluso das mos de particulares das reas florestadas de preservao permanente, bem como as necessrias ao abastecimento de madeiras, de modo a livrar os mesmos particulares desse nus e atribuindo ao Estado o encargo da conservao. (...) Entretanto, os limites mnimos de preservao permanente fixados na norma legal no excluiro medidas mais drsticas quando o Poder Pblico Federal ou o Estadual considerarem insuficientes, na regio, os preceitos comuns. (...) At aqui, o madeireiro tem extrado as rvores adultas e em seguida o lavrador ateia fogo ao que resta, processando-se a agricultura itinerante, em que o homem procede devastadoramente. (...) Encaminhando este Anteprojeto ao Congresso Nacional, estou certo que merecer a devida ateno pelos benefcios que ir trazer ao Povo Brasileiro em geral e sobretudo s geraes vindouras que tanto menos pagaro pelos nossos crimes contra a floresta, quanto melhor cuidarmos desse bem indispensvel vida.

Armando Monteiro Filho, ministro da Agricultura do Brasil, em 1962, sobre o anteprojeto de lei que daria origem ao atual Cdigo Florestal.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

33

O Cdigo Florestal (Lei no 4.771/1965) considerado um marco na legislao ambiental brasileira. Ao consagrar as figuras da rea de Preservao Permanente e da Reserva Legal, conferiu proteo legal aos principais bens ambientais, independentemente de sua localizao, seja no ambiente rural ou urbano, em reas privadas ou pblicas.
Miriam Prochnow
4

Texto do folheto PROJETO DE LEI FLORESTAL, editado na SRIE DOCUMENTRIA n. 23, publicada pelo Servio de Informao Agrcola do Ministrio Agricultura. Rio de Janeiro, em 1962.

Nota 1: Este texto um resumo da exposio de motivos assinada pelo Ministro da Agricultura Armando Monteiro Filho ao encaminhar em fins de 1962 ao Primeiro Ministro do Brasil o Anteprojeto de Lei do Cdigo Florestal Brasileiro. O texto base do Anteprojeto de Lei havia sido elaborado por grupo de trabalho constitudo em 1961. Dos sete integrantes do GT, trs eram advogados e trs eram engenheiros agrnomos. O Novo Cdigo Florestal Brasileiro foi sancionado em 15 de setembro de 1965. Composio do Grupo de Trabalho que elaborou a proposta do Cdigo Florestal: Osny Duarte Pereira (Presidente e Coordenador do Grupo de Trabalho) Advogado, Magistrado do Estado da Guanabara e autoridade mundialmente reconhecida em direito florestal; Adelmy Cabral Neiva, Advogado, Professor de Direito Internacional Pblico e Direito Comparado e Procurador do Instituto Nacional de Imigrao e Colonizao; Bernardo Pain, Advogado e Consultor Jurdico Substituto da Consultoria Jurdica do Ministrio da Agricultura; Alceo Magnanini, Engenheiro Agrnomo, Botnico do Ministrio da Agricultura e Chefe do Setor de Ecologia Florestal do Centro de Pesquisas Florestais e Conservao da Natureza do Estado da Guanabara e Conselheiro do Conselho Florestal Federal; Roberto de Mello Alvarenga, Diretor do Servio Florestal e Vice-Presidente do Conselho Florestal do Estado de So Paulo; Henrique Pimenta Veloso, Engenheiro Agrnomo do Ministrio da Sade e Chefe da Seco de Ecologia do Instituto Oswaldo Cruz; e, Victor Abdennur Farah, Engenheiro Agrnomo ento Presidente do Conselho Florestal Federal. Nota 2: Este resumo desmente afirmaes de setores ruralistas da atualidade de que o Cdigo Florestal teria sido elaborado por ambientalistas ou setores ligados conservao, sem nenhuma participao do setor agrcola. Pelo contrrio, toda a discusso foi capitaneada pelo Ministrio da Agricultura e teve forte participao de profissionais de agronomia.

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

Perguntas e respostas sobre a legislao ambiental Dvidas mais frequentes sobre a legislao ambiental aplicvel Mata Atlntica e as obrigaes e direitos dos proprietrios e posseiros em relao Reserva Legal e reas de Preservao Permanente: Lei da Mata Atlntica
1 - O que diz a legislao da Mata Atlntica?
A Lei n 11.428, de 2006, regulamentada pelo Decreto n 6.660, de 2008, dispe sobre conservao, proteo, regenerao e utilizao da vegetao nativa, tanto das formaes florestais, como dos ecossistemas associados que integram a Mata Atlntica.
1

Alm da Lei n 11.428 e do Decreto n 6.660, existem resolues do Conama que definem vegetao primria e secundria e do os parmetros para identificao da vegetao primria e da vegetao secundria nos estgios inicial, mdio e avanado de regenerao, tanto das formaes florestais quanto da vegetao de restingas e de campos de altitude1.

Mais informaes: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=202&idConteudo=8467&idMenu=8999 http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano.cfm?codlegitipo=3

Vegetao primria em rea de transio restinga/floresta.

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

35

2 - Em que casos possvel utilizar ou suprimir a vegetao nativa de Mata Atlntica?

A utilizao ou supresso da vegetao nativa de Mata Atlntica s poder ser autorizada em casos excepcionais, observando ainda restries diferenciadas, para vemdio ou avanado de regenerao2.
Vegetao primria o corte e a supresso somente podero ser autorizados em carter excepcional, quando necessrios realizao de obras, projetos ou atividades de utilidade pblica (desde que destinada rea equivalente desmatada para conservao)3, e para pesquisas cientficas e prticas preservacionistas4. Vegetao secundria em estgio avanado de regenerao o corte, a supresso e a explorao somente sero autorizados em carter excepcional, quando necessrios realizao de obras, projetos ou atividades de utilidade pblica, minerao, loteamentos e edificaes (desde que destinada rea equivalente desmatada para conservao), e para pesquisas cientficas e prticas preservacionistas5. Vegetao secundria em estgio mdio de regenerao vale o mesmo que para o estgio avanado, mas tambm pode ser autorizado o corte quando necessrio ao pequeno produtor rural e populaes tradicionais para o exerccio de atividades ou usos agrcolas, pecurios ou silviculturais imprescindveis sua subsistncia e de sua famlia, respeitadas as reas de Preservao Permanente e Reserva Legal6. Vegetao em estgio inicial de regenerao O corte, a supresso e a explorao podero ser autorizados pelo rgo estadual competente, nos estados em que houver mais de 5% de cobertura vegetal nativa da Mata Atlntica remanescente7.

getao primria ou secundria, neste caso, levando-se em conta os estgios inicial,


Miriam Prochnow

Remanescente de vegetao primria em rea de floresta ombrfila densa.


Miriam Prochnow

Art. 8 da Lei n 11.428, de 2006. Arts. 26 e 27 do Decreto n 6.660, de 2008. 4 Art. 20 da Lei n 11.428, de 2006. 5 Arts. 21 e 22 da Lei n 11.428, de 2006. 6 Arts. 23 e 24 da Lei n 11.428, de 2006. 7 Arts. 25 e 26 da Lei n 11.428, de 2006.
2 3

Remanescente de vegetao secundria em estgio avanado de regenerao em rea de floresta ombrfila densa.

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

3 - O que proibido na Mata Atlntica?


proibida a supresso de vegetao primria ou nos estgios avanado e mdio de regenerao quando a vegetao8: Abrigar espcies da flora e da fauna silvestres ameaadas de extino e a interveno puser em risco a sobrevivncia dessas espcies9. Exercer a funo de proteo de mananciais ou de preveno e controle de eroso. Formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou secundria em estgio avanado de regenerao. Proteger o entorno das unidades de conservao. Possuir excepcional valor paisagstico. Tambm proibida a supresso de vegetao em todos os casos em que o proprietrio ou posseiro no cumprir a legislao ambiental, em especial as exigncias do Cdigo Florestal em relao s reas de Preservao Permanente e Reserva Legal.
O palmito (Euterpe edulis) acima, o pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) abaixo, e o xaxim (Dicksonia sellowiana) ao lado, esto na lista de espcies ameaadas de extino, sendo permitido o seu corte ou supresso em reas naturais apenas em carter excepcional, quando necessrio realizao de obras, projetos ou atividades de utilidade pblica, pesquisas cientficas e prticas preservacionistas.

8 9

Art. 11 da Lei n 11.428, de 2006. Art. 39 do Decreto n 6.660, de 2008.

Miriam Prochnow

Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

37

Miriam Prochnow

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

4 - O que pode ser feito com a Mata Atlntica?

O Decreto n 6.660, de 2008, descreve as regras de uso sustentvel da vegetao nativa de Mata Atlntica:
* livre a explorao eventual10, sem propsito comercial direto ou indireto, de espcies da flora nativa provenientes de formaes naturais, para consumo nas propriedades rurais, posses das populaes tradicionais ou de pequenos produtores rurais, respeitadas a vegetao primria, as espcies ameaadas de extino e os seguintes limites: - 15 m de lenha por ano por propriedade ou posse. - 20 m de madeira a cada trs anos por propriedade ou posse.
Wigold B. Schaffer

O corte de at 15 m de lenha por ano para uso na propriedade ou posse livre e no precisa de autorizao dos rgos competentes.
Wigold B. Schaffer

* permitido o enriquecimento ecolgico com espcies nativas visando a recuperao da biodiversidade nos remanescentes de vegetao secundria11. * permitido o plantio e reflorestamento com espcies nativas sem necessidade de autorizao dos rgos ambientais12.
O reflorestamento com espcies nativas (abaixo) e o plantio de espcies nativas para enriquecimento de vegetao secundria (ao lado) permitido.
Edinho Schaffer

10 Art. 2 e 3 do Decreto n 6660, de 2008. 11 Arts 4 a 11 do Decreto n 6660, de 2008. 12 Art. 12 e 13 do Decreto n 6.660, de 2008. 13 Art. 14 e 18 do Decreto n 6.660, de 2008. 14 Arts. 35 a 38 do Decreto n 6.660, de 2008. 15 Arts. 22 a 25 (pousio) e 33 e 34 (estgio inicial de regenerao) do Decreto n 6.660, de 2008. 16 Art. 28 do Decreto n 6.660, de 2008. 17 Art. 29 do Decreto n 6.660, de 2008.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

39

* permitido o corte e explorao comercial de espcies nativas comprovadamente plantadas, desde que estejam cadastradas e tenham autorizao de corte do rgo ambiental13. * permitida a explorao de espcies nativas pioneiras em vegetao em estgio mdio de regenerao com presena superior a 60% em relao s demais espcies do fragmento florestal14. O corte ou explorao deve ser autorizado e as espcies que podem ser exploradas esto definidas na Portaria MMA no 51, de 2009. * permitido o corte ou supresso de vegetao em estgio inicial de regenerao - e para o pousio - em reas de at 2 hectares por ano, mediante procedimento simplificado para pequenos produtores rurais e populao tradicional15. * livre a coleta de folhas, frutos e sementes, desde que observados os perodos de coleta e poca de maturao dos frutos e sementes. permitida tambm a prtica do extrativismo sustentvel por intermdio da conduo de espcies nativas produtoras de folhas, frutos ou sementes, visando a produo e comercializao16. *As seguintes atividades de uso indireto no necessitam de autorizao dos rgos ambientais, observadas as regras especficas relativas s reas de Preservao Permanente17: - abertura de pequenas vias e corredores de acesso; - implantao de trilhas para desenvolvimento de ecoturismo; - implantao de aceiros para preveno e combate a incndios florestais;
Pinho, semente do pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) e marcela-do-campo (Achyrocline satureioides).
Miriam Prochnow

A bracatinga (Mimosa scabrella) uma espcie pioneira da Mata Atlntica.


Miriam Prochnow

- construo e manuteno de cercas ou picadas de divisa de propriedades; - pastoreio extensivo tradicional em remanescentes de campos de altitude, nos estgios secundrios de regenerao, desde que no promova supresso da vegetao nativa ou introduo de espcies vegetais exticas.

A implantao de trilhas para o desenvolvimento do ecoturismo permitida na Mata Atlntica.

Wigold B. Schaffer

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

Cdigo Florestal
Reserva Legal 5 - O que Reserva Legal?
A Reserva Legal (RL) uma rea localizada no interior da propriedade ou posse rural, que deve ser mantida com a sua cobertura vegetal nativa, por ser a vegetao necessria ao abrigo e proteo da fauna e flora nativas, conservao da biodiversidade, reabilitao dos processos ecolgicos e tambm para viabilizar o uso sustentvel dos recursos naturais .

7 - Como definir a localizao da Reserva Legal?


A Reserva Legal deve incluir os remanescentes de vegetao nativa bem conservados existentes no imvel rural e, se possvel, estar prxima (conectada formando corredor ecolgico) com outras reas de Reserva Legal (dos vizinhos), reas de Preservao Permanente, Unidades de Conservao ou outras reas legalmente protegidas. Uma vez escolhida pelo proprietrio, a rea do seu imvel a ser transformada em Reserva Legal, esta deve ser aprovada pelo rgo ambiental estadual competente ou por outra instituio devidamente habilitada e depois ser averbada margem da matricula do imvel no cartrio. A Reserva Legal de um imvel pode ser constituda por mais de uma gleba, dentro do mesmo imvel, ou em imveis diferentes, desde que observados os requisitos mnimos e o percentual previsto em Lei.
As Reservas Legais e as reas de Preservao Permanente proporcionam os servios ambientais necessrios sustentabilidade das atividades agropecurias dos imveis rurais.
Wigold B. Schaffer

6 - Quanto de Reserva Legal deve ter em cada propriedade ou posse rural?


A rea de Reserva Legal varia conforme a regio do Pas19. I 80% na propriedade ou posse rural situada em rea de floresta localizada na Amaznia Legal; II 35% na propriedade ou posse rural situada em rea de cerrado localizada na Amaznia Legal. III 20% na propriedade ou posse rural situada em rea de floresta ou outras formas de vegetao nativa localizada nas demais regies do Pas; IV 20% na propriedade ou posse rural em rea de campos gerais localizada em qualquer regio do Pas.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

41

Independentemente do seu tamanho, do tipo de vegetao nativa existente ou da atividade desenvolvida, todos os imveis rurais devem ter Reserva Legal.

8 - possvel incluir reas de Preservao Permanente para compor a rea de Reserva legal?
Sim, possvel, mas apenas nos casos em que as APPs somadas com a Reserva Legal ultrapassam os seguintes percentuais do imvel, e desde que autorizado pelo rgo ambiental competente20: I 80% da propriedade rural localizada na Amaznia Legal; II 50% da propriedade rural localizada nas demais regies do pas; III - 25% da pequena propriedade21. A incluso das APPs na Reserva Legal no pode ser utilizada como subterfgio para desmatar ou suprimir vegetao nativa de novas reas no imvel visando o uso do solo para agricultura ou pecuria. Nota 1 - Nas pequenas propriedades com at 30 hectares, situadas na regio da Mata Atlntica, sempre que as APPs ultrapassarem 5% da rea do imvel, podero ser integralmente incorporadas na Reserva Legal. Nota 2 - Nas propriedades acima de 30 hectares, situadas na regio da Mata Atlntica, as APPs somente podero ser utilizadas para compor a Reserva Legal se ultrapassarem 30% da rea do imvel. Nota 3 Em qualquer caso, a parcela da APP computada como Reserva Legal no muda de regime jurdico, ou seja, continua sendo tratada como APP.

Art. 1, 2o, inciso III, da Lei n 4.771, de 1965. Art. 16 da Lei n 4.771, de 1965. 20 Art.16, 6o, incisos I, II e III, da Lei n 4.771, de 1965. 21 Na Mata Atlntica a Pequena Propriedade aquela com at 30 hectares, conforme definido pela alnea c, inciso I, 2o, art.1 da Lei n 4.771, de 1965.
18 19

Wigold B. Schaffer

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

9 - Uma vez escolhida e delimitada a rea de Reserva Legal, o que deve ser feito?
1 passo: Solicitar a aprovao da localizao da Reserva Legal no rgo ambiental estadual competente ou outra instituio devidamente habilitada. 2 passo: Promover a averbao da Reserva Legal margem da matrcula do imvel no Registro de Imveis (cartrio). 3 passo: Recuperar as reas da Reserva Legal que eventualmente estejam desprovidas de vegetao nativa. 4 passo: Zelar pela conservao da vegetao nativa da Reserva Legal, um patrimnio ambiental que valoriza muito o imvel rural.

11 - O posseiro tambm tem que averbar a Reserva Legal?


Sim. Na posse, a Reserva Legal assegurada por Termo de Ajustamento de Conduta, firmado pelo possuidor do imvel com o rgo ambiental estadual ou instituio devidamente habilitada. No Termo de Ajustamento de Conduta deve constar no mnimo, a localizao da reserva legal, as suas caractersticas bsicas e a proibio de supresso de sua vegetao, aplicando-se, no que couber, as mesmas disposies previstas na legislao vigente para a propriedade rural23. O Termo de Ajustamento de Conduta de Manuteno da Reserva Legal dever ser registrado no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos.

10 - O que a averbao da Reserva Legal?


Averbao da rea de Reserva Legal significa incluir a informao sobre os limites da Reserva Legal margem da inscrio da matrcula do imvel, no Registro de Imveis competente. A averbao da Reserva Legal em carter permanente (perptuo) e vedada a alterao de sua destinao, nos casos de transmisso, a qualquer ttulo, de desmembramento ou de retificao de rea22.

12 - Quem deve pagar pela averbao da Reserva Legal?


A averbao da Reserva Legal gratuita apenas para a pequena propriedade ou posse rural familiar, devendo o Poder Pblico prestar apoio tcnico e jurdico quando necessrio24.

13 - Qual a documentao necessria para averbar a Reserva Legal?


Para aprovao da localizao da Reserva Legal pelo rgo ambiental ou instituio devidamente habilitada, o interessado deve apresentar as seguintes informaes: A - Identificao do proprietrio/posseiro com endereo, estado civil, nmero da Carteira de Identidade ou CNPJ; B - Identificao do imvel por meio da respectiva matrcula ou transcrio no Registro de Imveis ou comprovao da posse; C - Mapa do imvel, com memorial descritivo contendo a indicao das coordenadas geogrficas: I - do permetro do imvel; II - do permetro da Reserva Legal; III - da localizao dos remanescentes de vegetao nativa; IV - da localizao das reas de Preservao Permanente.
Art.16, 8o, da Lei n 4.771, de 1965. Art.16, 10, da Lei n 4.771, de 1965. 24 Art.16, 9, da Lei n 4.771, de 1965.
22 23

Nas regies de campos naturais, tambm necessrio conservar a Reserva Legal e as reas de Preservao Permanente.
Joo de Deus Medeiros

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

43

14 - Qual a documentao necessria para averbar a Reserva Legal na pequena propriedade ou posse rural familiar?
Para aprovao da localizao da Reserva Legal pelo rgo ambiental ou instituio devidamente habilitada, o agricultor dever apresentar as seguintes informaes: A identificao do proprietrio ou posseiro do imvel; B desenho (croqui) do imvel indicando a rea e a proposta de localizao da Reserva Legal; C indicao e localizao de remanescentes de vegetao nativa; D identificao do imvel por meio da matrcula no registro de imveis ou comprovao de posse, com indicao dos principais pontos de referncia como estradas, rios, benfeitorias/sede do imvel, nome dos proprietrios vizinhos. So considerados documentos hbeis comprovao da posse o Certificado de Cadastro de Imvel Rural (CCIR), termos de concesso ou cesso de imveis ou qualquer outro documento comprobatrio atualizado, devidamente reconhecido por rgo ou entidade pblica.

A Reserva Legal, juntamente com as reas de Preservao Permanente, permite a formao de corredores ecolgicos de fauna e flora, como mostra esta paisagem no Sul da Bahia.
Jean Franois

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

A averbao da Reserva Legal j obrigatria desde 1965, quando foi aprovado o Cdigo Florestal (Lei n 4.771). No entanto, tendo em vista que muitos proprietrios ou posseiros no vinham averbando e conservando a Reserva Legal em seus imveis, o Governo Federal atravs do Decreto n 6.514, de 2008, estabeleceu um prazo at 11 de dezembro de 2009 para que todos os imveis rurais tivessem a Reserva Legal averbada, sob pena de multa diria. Este prazo foi prorrogado at o dia 11 de junho de 2011. Portanto, at 11 de junho de 2011, todos os proprietrios ou posseiros rurais que ainda no averbaram a Reserva Legal de seus imveis, devero faz-lo, sob pena de serem autuados e multados25.

16 - Quais as penalidades para quem no tiver a Reserva Legal averbada?


Aps 11 de junho de 2011, todo o proprietrio ou posseiro que no tiver sua Reserva Legal devidamente averbada e conservada de acordo com a legislao, ao ser fiscalizado, ser advertido para, num prazo de at 120 dias, regularizar sua situao. Ateno: Quem no regularizar a situao no prazo de advertncia (120 dias) ser multado com multa diria que poder variar de R$ 50,00 a R$ 500,00 por hectare ou frao da rea de Reserva Legal no averbada.
Recuperar a Reserva Legal um excelente negcio e valoriza o imvel rural.

18 - Como proceder para recompor ou recuperar a Reserva Legal?


A recuperao da rea de Reserva Legal poder ser feita pelos seguintes mtodos: I - conduo da regenerao natural de espcies nativas; II - plantio de espcies nativas (mudas, sementes, estacas); e III - plantio de espcies nativas conjugado com a conduo da regenerao natural de espcies nativas. As orientaes para os procedimentos necessrios esto na Instruo Normativa MMA n 05, de 08 de setembro de 200926 .

17 E quem no tiver vegetao nativa suficiente para compor a Reserva Legal na propriedade ou posse, o que pode fazer?
O Cdigo Florestal, em seu artigo 44, indica trs alternativas para quem no tem vegetao nativa no percentual exigido para a Reserva Legal. So elas: recomposio mediante plantio de espcies nativas, regenerao natural de espcies nativas, compensao em outra rea privada, ou ainda, aquisio e doao ao poder pblico de rea localizada no interior de unidade de conservao que no tenha sua situao fundiria regularizada.

Decreto n 6514, de 2008, estabelece as penalidades para quem no averbar a Reserva Legal: ... Art. 55 Deixar de averbar a reserva legal: Penalidade de advertncia e multa diria de R$ 50,00 a R$ 500,00 por hectare ou frao da rea de reserva legal. 1 O autuado ser advertido para que, no prazo de cento e vinte dias, apresente termo de compromisso de averbao e preservao da reserva legal firmado junto ao rgo ambiental competente, definindo a averbao da reserva legal e, nos casos em que no houver vegetao nativa suficiente, a recomposio, regenerao ou compensao da rea devida consoante arts. 16 e 44 da Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965. 2 Durante o perodo previsto no 1 a multa diria ser suspensa. 3 Caso o autuado no apresente o termo de compromisso previsto no 1 nos cento e vinte dias assinalados, dever a autoridade ambiental cobrar a multa diria desde o dia dalavratura do auto de infrao, na forma estipulada neste Decreto.
25 26

Disponvel em: www.mma.gov.br

Miriam Prochnow

15 - Qual o prazo para averbar a Reserva Legal?

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

45

Uma das formas de recompor ou recuperar a Reserva Legal o plantio ou reflorestamento com espcies nativas.

19 - Como proceder para conduzir a regenerao natural de espcies nativas?


Em muitas regies, esse o mtodo mais simples e barato para se recuperar a Reserva Legal. O mtodo s eficaz quando na vizinhana existem remanescentes de vegetao nativa que possam fornecer (dispersar) sementes atravs do vento, da chuva ou dos animais. Para utilizar esse mtodo, basta deixar de fazer uso agrcola ou pecurio e, quando houver gado, cercar a rea. Tambm importante fazer controle da eroso e cuidar para que a vegetao em regenerao no seja atingida por fogo ou dominada por espcies exticas invasoras.

ecossistema e ainda estar localizada na mesma microbacia hidrogrfica27. Na impossibilidade de compensao da Reserva Legal dentro da mesma microbacia hidrogrfica o rgo ambiental estadual competente pode autorizar a compensao na mesma bacia hidrogrfica e no mesmo Estado, aplicando o critrio de maior proximidade possvel entre a propriedade desprovida de Reserva Legal e a rea escolhida para compensao28.

21 Quem pode compensar a Reserva Legal mediante aquisio e doao de rea no interior de unidade de conservao?
Esta alternativa pode ser utilizada pelos proprietrios rurais que no tenham remanescentes de vegetao nativa no prprio imvel em tamanho suficiente para atingir o percentual exigido pelo Cdigo Florestal.

20- Em que casos possvel compensar a Reserva Legal em outra rea?


possvel compensar a Reserva Legal em outra rea quando no h remanescentes de vegetao nativa no prprio imvel em tamanho suficiente para atingir o percentual exigido pelo Cdigo Florestal. A compensao da Reserva Legal deve ser em rea equivalente em importncia ecolgica e extenso e pertencer ao mesmo
27 28

22 - O que Reserva Legal em regime de condomnio?


uma Reserva Legal instituda para um grupo de imveis rurais, num dos imveis do condomnio ou, caso no haja vegetao suficiente nos imveis do condomnio, numa rea preservada adquirida em outro imvel, desde que localizado na mesma bacia hidrogrfica e no mesmo estado. Neste caso o tamanho da Reserva Legal deve ser equivalente em tamanho, soma das Reservas Legais de todos os imveis envolvidos no condomnio.

Art. 44, inciso III, da Lei n 4.771, de 1965. Art. 44, 4, da Lei n 4.771, de 1965.

Wigold B. Schaffer

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

23 - A Reserva Legal pode ser utilizada para fins econmicos?


Sim. Na Reserva Legal pode haver utilizao sustentvel dos recursos naturais. No caso da Reserva Legal na regio da Mata Atlntica a utilizao da vegetao nativa deve observar o disposto na Lei n 11.428, de 2006 e no Decreto n 6.660, de 2008. (Ver Resposta da Pergunta 4 Mata Atlntica)

24 - permitido manter o plantio de rvores frutferas e espcies exticas na Reserva Legal?


Sim, na pequena propriedade ou posse rural familiar podem ser computados os plantios de rvores frutferas ornamentais ou industriais, compostos por espcies exticas, cultivadas em sistema intercalar ou em consrcio com espcies nativas.

25 - H algum benefcio fiscal relacionado s reas de vegetao nativa na propriedade rural?


Sim. reas de Preservao Permanente e de Reserva Legal so isentas de Imposto Territorial Rural, devendo o proprietrio providenciar o Ato Declaratrio Ambiental (ADA), cujo formulrio est disponvel na pgina do Ibama: www.ibama.gov.br servios on-line - ato declaratrio Ambiental ADA.

Na recomposio da Reserva Legal, podem ser utilizadas espcies frutferas intercaladas com outras espcies nativas.
Wigold B. Schaffer

Na recomposio da Reserva Legal, permitido utilizar, nos primeiros anos, espcies agrcolas nas entrelinhas das espcies nativas plantadas, como estratgia de manuteno e proteo das espcies nativas plantadas.

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

47

reas de Preservao Permanente


26 - O que so reas de Preservao Permanente (APPs)?
So reas cobertas ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populaes humanas29. So reas de grande importncia ambiental e ao mesmo tempo reas frgeis que se destrudas prejudicam o bem estar da populao e se ocupadas colocam em risco os ocupantes. Entre as APPs esto as margens de nascentes, riachos, rios e lagos (tambm conhecidas como matas ciliares), os topos de morros e reas de alta declividade (acima de 45). Nessas reas, a supresso da vegetao nativa s pode ser autorizada em casos de utilidade pblica, de interesse social ou para atividades eventuais de baixo impacto ambiental30. So consideradas atividades eventuais e de baixo impacto ambiental, em APP: I - abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhes, quando necessrias a travessia de um curso de gua, ou a retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentvel praticado na pequena propriedade ou posse rural familiar; II implantao de instalaes necessrias captao e conduo de gua e efluentes tratados, desde que comprovada a outorga do direito de uso da gua, quando couber; III implantao de corredor de acesso de pessoas e animais para obteno de gua; IV implantao de trilhas para desenvolvimento de ecoturismo; V construo de rampa de lanamento de barcos e pequeno ancoradouro; VI construo e manuteno de cercas de divisa de propriedades; VII - pesquisa cientfica, desde que no interfira com as condies ecolgicas da rea, nem enseje qualquer tipo de explorao econmica direta, respeitados outros requisitos previstos na legislao aplicvel; VIII - coleta de produtos no madeireiros para fins de subsistncia e produo de mudas, como sementes, castanhas e frutos;
Uma das funes ambientais da vegetao nativa na margem de rios preservar os recursos hdricos.

NOTA: As atividades consideradas eventuais e de baixo impacto ambiental no podem ocupar mais de 5% das APPs existentes no imvel. A lei permite tambm as atividades de manejo agroflorestal sustentvel praticadas na pequena propriedade ou posse rural familiar31.
Art. 1, 2, inciso II, da Lei n 4.771, de 1965. Art. 11 da Resoluo Conama no 369, de 2006 31 Art. 9 da Instruo Normativa MMA n 5, de 2009
29 30

Wigold B. Schaffer

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

27 - Quais so as reas de Preservao Permanente e como elas so medidas?


So de preservao permanente as florestas e demais formas de vegetao natural situadas:32 I - ao longo dos rios ou de qualquer curso dgua desde o seu nvel mais alto em faixa marginal cuja largura mnima ser: Largura do rio ou curso dgua inferior a 10 metros de 10 a 50 metros de 50 a 200 metros de 200 a 600 metros superior a 600 metros Largura mnima da faixa de APP em cada lado do rio 30 metros 50 metros 100 metros 200 metros 500 metros III - Ao redor de lagos e lagoas naturais, em faixa com metragem mnima de: a) 30 metros, para os que estejam situados em reas urbanas consolidadas; b) 100 metros, para os que estejam em reas rurais, exceto os corpos d`gua com at 20 hectares de superfcie, cuja faixa marginal ser de 50 metros; IV - Em veredas, a faixa marginal, em projeo horizontal, ter largura mnima de 50 metros a partir do limite do espao brejoso e encharcado; V - Em topo de morros, montes, montanhas e serras; VII - Em encostas ou partes destas, com declividade superior a 45o, equivalente a 100% na linha de maior declive;

II Nas nascentes, ainda que intermitentes, e nos chamados olhos dgua, num raio mnimo de 50 metros;
32

Art. 2o da Lei n 4.771, de 1965


Miriam Prochnow

A vegetao nativa preservada nas margens evita a eroso e o assoreamento de lagos ou lagoas.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental


A rea no entorno de nascentes num raio mnimo de 50 metros APP.
Miriam Prochnow

49

VIII - Nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projees horizontais; IX - Nas restingas: a) em faixa mnima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar mxima; b) em qualquer localizao ou extenso, quando recoberta por vegetao com funo fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues; X- Em altitude superior a 1.800 metros, qualquer que seja a vegetao. XI - em manguezal, em toda a sua extenso; XI - em duna; XII - nos locais de refgio ou reproduo de aves migratrias; XIII - nos locais de refgio ou reproduo de exemplares da fauna ameaados de extino que constem de lista elaborada pelo Poder Pblico Federal, Estadual ou Municipal; XIV - nas praias, em locais de nidificao e reproduo da fauna silvestre.
Os topos de morros, montes, montanhas e serras so APPs.

A vegetao de restinga fixadora de dunas APP.

Miriam Prochnow

Wigold B. Schaffer

Captulo 2 - A Mata Atlntica e a legislao

28 reas urbanas tambm devem respeitar as reas de Preservao Permanente?


Sim. As APPs no esto relacionadas especificamente s propriedades rurais, mas a todo o territrio. Portanto, devem ser respeitadas em toda parte, incluindo reas urbanas e unidades de conservao, observando os mesmos parmetros e metragens.

33 - O proprietrio obrigado a recuperar suas reas de Preservao Permanente?


Todos os proprietrios ou posseiros que tenham APPs em seus imveis que em algum momento tiveram a vegetao nativa retirada e que estejam sendo utilizadas para atividades agropecurias ou outras atividades econmicas, devem promover a recuperao das reas.

29 possvel compensar uma rea de Preservao Permanente irregularmente ocupada, por outra preservada em outro imvel ou regio?
No. Todas as APPs irregularmente ocupadas devem ser recuperadas no prprio local.

34 - Qual a forma mais simples para fazer a recuperao de reas de Preservao Permanente?
A forma mais simples parar de fazer uso agrcola ou pecurio da rea e permitir ou conduzir a regenerao natural das espcies nativas. Se for uma rea de pastagem, necessrio cercar a rea para que o gado no pisoteie ou prejudique a regenerao. Dessa maneira, protege-se a vegetao originada pela regenerao natural (brotao de razes de espcies arbreas e partes vegetativas no mais utilizadas pelo gado). importante lembrar que este mtodo s eficaz quando na vizinhana existem remanescentes de vegetao nativa que possam fornecer (dispersar) sementes atravs do vento, da chuva ou dos animais. Na recuperao de APPs e RL dever ser utilizado o maior nmero possvel de espcies (maior diversidade) de ocorrncia regional. A rea de APP ou RL recuperada dever ser cuidada para evitar incndios e outros danos (extrao de espcies sem autorizao, caa, incidncia de espcies invasoras, eroso no solo e outras) e, conseqentemente, destruio da flora e fauna (biodiversidade). Na Instruo Normativa do MMA no 5, de 8 de setembro de 2009, podem ser encontrados os procedimentos metodolgicos para restaurao e recuperao das reas de Preservao Permanente e da Reserva Legal.

30 permitido construir casas, ranchos ou granjas para animais em rea de Preservao Permanente?
No.

31 O poder pblico pode autorizar a construo de casas, ranchos ou granjas para animais em rea de Preservao Permanente?
No.

32 - O que acontece ao proprietrio ou posseiro que destri ou desmata as reas de Preservao Permanente?
O proprietrio ou possuidor de imvel que corta rvores, destri ou desmata a vegetao nativa das APPs est sujeito a multa de R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00 por hectare ou frao33. J o proprietrio ou posseiro que impede ou dificulta a regenerao natural de florestas ou demais formas de vegetao nativa em APP e Reserva Legal, est sujeito multa de R$ 5.000,00 por hectare ou frao e poder responder por processo civil e penal. Nota - importante lembrar que fazer atividades agrcolas e pecurias em APP destri a vegetao nativa. Por outro lado, manter tais atividades dificulta ou impede a regenerao natural da vegetao34.

Para mais informaes acesse:


- www.presidencia.gov.br/legislao/ - www.mma.gov.br/conama

33 34

Arts. 43 e 44 do Decreto n 6.514, de 2008. Art. 48 do Decreto n 6.514, de 2008.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

51

Miriam Prochnow

Uma das maneiras mais eficientes e rpidas para recuperar APPs degradadas atravs do plantio ou reflorestamento com espcies nativas. As fotos mostram a evoluo de janeiro de 2010. uma rea recuperada em janeiro de 2004, a mesma rea em dezembro de 2005 e em
Miriam Prochnow

Miriam Prochnow

A importncia da paisagem no planejamento

Andr Pessoa

Captulo 3

A importncia da paisagem no planejamento


Planejamento da paisagem A paisagem pode ser entendida como o conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar ou territrio, incluindo elementos como montanhas, rios, mares, florestas e tambm as construes humanas, como pontes, ruas, casas, cidades e atividades como a agricultura, pecuria, silvicultura, entre outras.
Para planejar adequadamente a paisagem, importante o levantamento de diversos aspectos do territrio regional, tais como: remanescentes de vegetao nativa existentes; caractersticas ecolgicas e tamanho dos fragmentos; distncia mdia entre os fragmentos; ameaas sua integridade; rede hdrica (nascentes, lagos e rios); tipos de relevos; tipos de uso do solo (agricultura, pecuria, silvicultura); existncia de corredores ecolgicos; estradas e rodovias; e atividades econmicas. A dinmica do planejamento de paisagens deve seguir duas escalas de trabalho, uma em nvel de imvel rural e outra em nvel de paisagem mais ampla. Nesse sentido, uma responsabilidade partilhada entre os setores pblico e privado. Aos governos, nos nveis federal, estadual e municipal, cabe planejar a proteo aos grandes remanescentes, criar e gerir as unidades de conservao, avaliar impactos ambientais de grandes e pequenas obras e empreendimentos, cada um em seu nvel de atuao, alm de fiscalizar o cumprimento da legislao ambiental. Aos municpios cabe, ainda, planejar os espaos urbanos, garantindo o cumprimento da legislao ambiental e urbanstica, assim como a segurana e a qualidade de vida de seus cidados. Os cidados podem (e devem) participar desse planejamento atravs dos conselhos gestores de unidades de conservao, conselhos municipais de meio ambiente e atravs de movimentos sociais. No planejamento da paisagem de seu imvel, os proprietrios rurais devem observar a legislao ambiental e lembrar que no esto isolaPaisagem em rea rural, mostrando harmonia entre atividades agropecurias e conservao da vegetao nativa.
Miriam Prochnow

As caractersticas de cada regio devem ser consideradas no planejamento dos espaos, sejam rurais ou urbanos.

Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

55

dos do mundo: o que fizerem em seu imvel ter impacto nos vizinhos e em toda a regio, assim como ser afetado por tudo o que ocorre sua volta. O meio ambiente no tem fronteiras e no observa os limites das propriedades ou dos municpios. O ar, os rios, os animais e at as sementes das rvores ultrapassam as fronteiras das propriedades sem pedir licena.

Grande parte dos remanescentes de vegetao nativa encontrase em propriedades privadas, inclusive em pequenas propriedades, com menos de 50 hectares. Esse fato aumenta a responsabilidade dos proprietrios de imveis e os tornam importantes parceiros na preservao da Mata Atlntica. O desenvolvimento de modelos de uso sustentvel de imveis rurais que levem em
Miriam Prochnow

Esta propriedade rural no Esprito Santo demonstra que possvel conservar florestas, produzir e manter um ambiente agradvel para morar e viver.

O planejamento das atividades agrcolas, em geral, leva em considerao somente aspectos fsicos do ambiente, como solo, clima e relevo, e aspectos de mercado. Aliar o planejamento das atividades econmicas dos imveis rurais (agricultura, pecuria, silvicultura, fruticultura, etc) com o planejamento de paisagens supe que sejam considerados os aspectos econmicos dos sistemas produtivos e sua relao com a estrutura dos ecossistemas naturais e as suas funes ambientais (servios ambientais). Entre os itens a serem considerados no planejamento de uma propriedade esto aes como a conservao ou recomposio de reas de Preservao Permanente (APPs) e Reserva Legal, enriquecimento de florestas secundrias, implantao de reflorestamentos com espcies nativas de valor econmico e espcies exticas, sistemas agroflorestais, agricultura ecolgica e implantao de microcorredores ecolgicos. As unidades de conservao existentes na Mata Atlntica cobrem menos de 6% do seu territrio, rea insuficiente para garantir de fato a conservao da biodiversidade.

conta o processo produtivo e a conservao dos ecossistemas de extrema importncia para permitir a conservao dos recursos naturais e a manuteno dos servios ambientais de uma regio.
Wigold B. Schaffer

Captulo 3 - A importncia da paisagem no planejamento

reas protegidas pblicas e privadas As reas protegidas so criadas para garantir a sobrevivncia de todas as espcies de animais e plantas (biodiversidade), os recursos genticos e tambm para proteger os serras, cachoeiras, cnions, rios e lagos.
Alm de permitir a sobrevivncia dos animais e plantas, essas reas contribuem para regular o clima, abastecer os mananciais de gua e proporcionar qualidade de vida s populaes humanas. No Brasil, existem dois tipos de reas protegidas: as pblicas e as privadas ou particulares. Dentre as reas protegidas particulares, temos as Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs), que existem devido impossibilidade de criao de reservas pblicas em todos os lugares. A iniciativa de criao de uma RPPN do proprietrio de terras, podendo abranger total ou parcialmente o imvel.
APA da Serra de Maranguape CE.
Miriam Prochnow

processos ecolgicos essenciais e locais de grande beleza cnica, como montanhas,


RPPN Bugerkopf em Blumenau SC.
Iuma Bacca

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

57

Alm das RPPNs, existem reas que devem ser protegidas sempre, independentemente de sua localizao, como as margens de rios, nascentes e topos de morro, entre outras. Essas reas so consideradas reas de Preservao Permanente (APPs), independentemente de estarem em reas rurais ou urbanas, em terras particulares ou pblicas. Dentre as reas protegidas pblicas, temos as unidades de conservao, que so divididas em diferentes categorias, de acordo com seus objetivos. As unidades de conservao pblicas podem ser federais, estaduais e municipais. As categorias e os objetivos esto definidos na Lei n 9.985, de 18 de julho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC). Entre seus objetivos, destacam-se: a manuteno da diversidade biolgica e dos recursos genticos; a proteo das espcies ameaadas de extino; a preservao e restaurao da diversidade de ecossistemas naturais e degradados; a promoo do desenvolvimento sustentvel a partir dos recursos naturais; a valorizao econmica e social da diversidade biolgica; a proteo de paisagens naturais pouco alteradas e de notvel beleza cnica; a proteo e recuperao dos recursos hdricos; a promoo da educao ambiental e do ecoturismo; o incentivo pesquisa cientfica; e a proteo dos recursos naturais necessrios sobrevivncia das populaes tradicionais.

Miriam Prochnow

Cachoeira no cnion do Itaimbezinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra SC/RS.

Captulo 3 - A importncia da paisagem no planejamento

A Lei do SNUC prev dois grupos de unidades de conservao, divididos em 12 categorias: Unidades de Proteo Integral So voltadas para a manuteno dos ecossistemas livres de alteraes causadas por interferncia humana, admitindo apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. Nesse grupo, incluem-se Estaes Ecolgicas, Reservas Biolgicas, Parques, Monumentos Naturais e Refgios de Vida Silvestres. Unidades de Uso Sustentvel - So unidades de conservao onde permitida a explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel. Nesse grupo esto reas de Proteo Ambiental, reas de Relevante Interesse Ecolgico, Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas, Reservas de Fauna e Reservas de Desenvolvimento Sustentvel.

Parque Nacional dos Campos Gerais PR.


Miriam Prochnow

Reserva Extrativista Canavieiras BA.

Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

59

O Parque Estadual de Jacupiranga foi criado em 1969, no Vale do Ribeira (sul do Estado de So Paulo), para proteger parte do maior remanescente contnuo de Mata Atlntica. Apesar da importncia ambiental, sua existncia era motivo de conflitos, pois havia 8 mil moradores (2.100 posses) dentro de seu territrio, a maior parte populao tradicional, como caboclos, quilombolas e caiaras, que passaram a ter restries para exercer suas atividades tradicionais e ficaram margem de polticas pblicas. Depois de anos de luta do movimento social, a regio foi transformada, em 2008, em um mosaico de unidades de conservao (Mosaico de Jacupiranga). Entre as UCs que compem o mosaico encontram-se trs parques estaduais (Caverna do Diabo, com 40.219,66 ha, Lagamar de Cananeia, com 40.758,64 ha, e Rio Turvo, com 73.893,87 ha). Com a incluso de novas reas, ainda intocadas, a rea de proteo integral do Mosaico aumentou em cerca de 15 mil hectares ou 11% da rea original do Parque Jacupiranga, que era de cerca de 140.000 ha.

Parque Estadual Caverna do Diabo SP.

Onde havia populao, foram criadas 11 unidades de conservao de uso sustentvel: quatro reas de Proteo Ambiental (APA), cinco Reservas de Desenvolvimento Sustentvel (RDS) e duas Reservas Extrativistas (Resex). D para afirmar que houve uma substitudos por casas de alvenaria financiadas e contam com energia eltrica.
No momento, estamos na fase de nomear os gestores e fazer os planos de utilizao das unidades. H polticas de fomento, atravs de projetos do Sebrae e do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera com a Fundao Florestal de So Paulo, que ajudam na construo de viveiros e implantao de sistemas agroflorestais, alm de uma unidade demonstrativa de criao sustentvel de gado em cada RDS atividade que os moradores tradicionais praticavam h mais de 200 anos. Agora, ns gestores, criamos um crculo virtuoso para discutir as questes da populao, atravs de reunies e parcerias, mas quem no tem modo de vida tradicional, ter que se enquadrar.

reduo dos conflitos e a qualidade de vida da populao melhorou: barracos foram

Ocimar Bim, gestor do Parque Estadual do Rio Turvo e membro do Grupo de Implantao do Mosaico de Jacupiranga, em So Paulo.
Nas UCs de uso sustentvel do mosaico, as comunidades tradicionais desenvolvem suas atividades com apoio de instituies como o PDA/MMA e a Fundao Florestal de So Paulo.

Armin Dietenbach

Wigold B. Schaffer

Paisagem em mosaico reduz conflitos

Captulo 3 - A importncia da paisagem no planejamento

A responsabilidade dos municpios na conservao da biodiversidade A Constituio, no seu Artigo 30, estabelece que compete ao municpio promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, especialmente no meio urbano. Nesse sentido, cabe administrao municipal um papel importante na conservao e recuperao dos recursos naturais e no planejamento da ocupao e uso racional do solo. A Lei da Mata Atlntica introduz, como instrumento de gesto territorial, os Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica.
A experincia nacional e mundial mostra que so as Unidades de Conservao que melhor traduzem a misso de contribuir para a proteo da biodiversidade, principalmente de espcies endmicas e ameaadas de extino. Os servios e benefcios ambientais prestados por UCs ajudam, ainda, a regular o clima, proteger os mananciais de gua e, muitas vezes, abrigar populaes tradicionais, cujo sustento depende da utilizao sustentvel de seus recursos naturais e, no seu conjunto, contribuem com a qualidade de vida das pessoas. Outro importante papel das unidades de conservao contribuir com a economia local e/ou regional, principalmente atravs da explorao adequada de seu potencial turstico. A criao e implementao de Unidades de Conservao uma importante ao da gesto territorial municipal e deve estar prevista nos Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica. Na Mata Atlntica, o Brasil ainda no atingiu as metas, assumidas nacional e internacionalmente, quanto criao de unidades de conservao, que proteger ao menos 10% de cada ecossistema at 2010. Essa uma das principais lacunas para a conservao da Mata Atlntica, no longo prazo. Para agravar essa lacuna, apenas cerca de 3% da rea original da Mata Atlntica esto protegidos em Unidades de Conservao de Proteo Integral. Alm disso, as UCs no esto uniformemente distribudas entre as diversas formaes florestais e ecossistemas associados, fato que torna urgentes as medidas para criao e implantao de novas Unidades de Conservao. A participao dos municpios imprescindvel para que essas metas e benefcios a ela associados sejam alcanados. Se cada municpio criar ao menos uma Unidade de Conservao, isso aumentar significativamente a rea total protegida da Mata Atlntica, melhorando assim as condies dos ecossistemas naturais em benefcio das geraes atuais e futuras.
Uma das principais funes das Unidades de Conservao preservar a biodiversidade no longo prazo e evitar a extino de espcies. No foto, a bromlia poode-jac (Billbergia alfonsi-joannis Reitz), espcie ameaada de extino.

Todos os municpios devem criar Unidades de Conservao em seus territrios. Da mesma forma, os proprietrios de terra que tenham remanescentes de vegetao nativa importantes para conservao da biodiversidade ou paisagens com aspectos cnicos relevantes, podem criar suas RPPNs.
Miriam Prochnow

Jean Franois

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

61

Corredores de biodiversidade e garantia de gua em Bauru Nos ltimos anos, no apenas nesta gesto, transformamos cerca de 75% do municpio de Bauru em rea protegida.
Todos os 300 fragmentos de Mata Atlntica, que somam 5.959 hectares, viraram unidade de conservao. So trs reas de Proteo Ambiental, duas reas de Relevante Interesse Ecolgico (Aries), seis Parques, todos municipais, alm de uma Estao Ecolgica estadual. Tudo comeou com a criao da ONG Vidgua, da qual sou um dos fundadores, e a recuperao das cabeceiras do Rio Batalha, responsvel pelo abastecimento da cidade. Agora, estamos na fase de comprar alguns fragmentos importantes prximos rea urbana para transformar em unidade de conservao de proteo integral. Tambm estamos fazendo o diagnstico ambiental de cada fragmento e criando corredores de biodiversidade. Percebemos que havia fragmentos bem pequenos muito diversos e outros grandes, mas depauperados, que precisavam ser conectados. Hoje,

em Bauru, estamos fazendo pesquisa de fauna em florestas reflorestadas h 15 anos. A partir do diagnstico dos fragmentos, estamos preparando planos de manejo para as reas, que se tornaro nosso Plano Municipal para Mata Atlntica. A recuperao ambiental no algo que se v rpido, a populao sente seus impactos em longo prazo. Na zona rural, onde foi feita a recuperao da mata ciliar, a fauna est voltando, houve reduo da caa, da pesca predatria e dos incndios, pois h muito mais gente de olho. A recuperao das cabeceiras do Rio Batalha foi a garantia de abastecimento na cidade. Conseguimos frear a maior parte dos processos de eroso. Acredito que a restaurao um caminho sem volta e a agenda ambiental foi incorporada em todos os partidos. Agora, as prefeituras esto comeando a se organizar.

Rodrigo Agostinho, 31 anos, prefeito de Bauru, So Paulo.


A recuperao e conservao de reas degradadas nas cabeceiras dos rios so importantes para garantir o abastecimento de gua das cidades.
Wigold B. Schaffer

Captulo 3 - A importncia da paisagem no planejamento

Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica


Wigold B. Schaffer

Criar Unidades de Conservao a melhor forma de proteger os mananciais de gua necessrios ao abastecimento pblico.

Aproximadamente 123 milhes de pessoas vivem na rea da Mata Atlntica, em 3410 municpios1. Destes, 2.928 tm suas sedes municipais dentro da rea da Mata Atlntica. A qualidade de vida destes quase 70% da populao brasileira2 depende, em grande parte, da preservao e recuperao dos remanescentes de vegetao nativa. Estes remanescentes mantm nascentes de gua, regulando o fluxo dos mananciais de gua que abastecem as cidades e comunidades do interior, ajudam a regular o clima, a temperatura do solo e protegem escarpas e encostas de morros, sem falar na biodiversidade e beleza dessas paisagens. Assim, incontestvel a responsabilidade que os municpios tm para com a conservao e recuperao da vegetao nativa da Mata Atlntica, em prol da qualidade de vida da populao. Foi pensando nisso que a Lei n 11.428/06 instituiu os Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica, a serem elaborados pelos municpios. Esse instrumento de gesto municipal objetiva identificar, planejar e ordenar aes e medidas que visem conservar e recuperar a Mata Atlntica, promovendo, entre outros, a conectividade entre fragmentos de vegetao nativa conservados com reas em recuperao ou a recuperar. Os Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica articulam-se e complementam os instrumentos de gesto municipal, como, por exemplo, o Plano Diretor Participativo e o Plano de Saneamento Bsico. Sua elaborao promove a

municipalizao da discusso a respeito da proteo e recuperao da Mata Atlntica, aspecto inovador e de grande importncia para uma gesto municipal ambientalmente responsvel. Nos processos de planejamento, merecem ateno especial a conservao/recuperao das reas de Reserva Legal (RL) e de Preservao Permanente (APPs), a criao e implementao de Unidades de Conservao (UCs) municipais e outras aes proativas das administraes locais, tais como a preveno de riscos de deslizamentos e enchentes e a proteo de mananciais de gua. Os Planos podem ser elaborados por meio de parcerias que envolvam o poder pblico local, organizaes da sociedade civil e instituies acadmicas. Depois de elaborado, o Plano Municipal de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. As prioridades de conservao e recuperao da vegetao nativa e da biodiversidade definidas no Plano tm o objetivo de servir de base para a implementao de polticas pblicas, programas, projetos e atividades correlatas sob a responsabilidade do municpio. Os requisitos mnimos para a elaborao dos Planos Municipais encontram-se definidos no Decreto n0 6.660/08. Cada plano dever apresentar um diagnstico municipal que aponte a situao da Mata Atlntica no municpio e indique os fatores de risco, ameaas e as oportunidades para a conservao.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

63

O diagnstico municipal
A seguir so apontados os tpicos a serem considerados no diagnstico municipal, para a elaborao do Plano Municipal de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica. I Situao atual da Mata Atlntica no municpio. Caracterizao e mapeamento dos remanescentes de todos os tipos de vegetao nativa. Caracterizao e mapeamento das Unidades de Conservao, inclusive aquelas em processo de criao. Identificao e mapeamento das APPs, tais como matas ciliares, encostas de morros, topos de morro, entorno de nascentes, manguezais etc., demonstrando as APPs preservadas e as que precisam de recuperao. Mapeamento e descrio da situao das Reservas Legais. Indicao cartogrfica das reas j identificadas como prioritrias para conservao ou recuperao pelo municpio, estado ou unio, se houver. Mapeamento e descrio geral da situao dos Recursos Hdricos. Indicao das principais espcies de fauna e flora j levantadas em estudos e pesquisas. Mapeamento e descrio das reas frgeis e de risco de enchentes e deslizamento ou desbarrancamento de terra ou rochas.
As Unidades de Conservao devem merecer destaque nos Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica. Parque Natural Municipal da Mata Atlntica SC.

Os Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica devem caracterizar os remanescentes de vegetao nativa e indicar aes de conservao ou recuperao a serem realizadas.

Nmero de municpios calculado a partir do Mapa da rea de Aplicao da Lei n 11.428, de 2006. Inclui todos os municpios que tem parte do seu territrio nos limites da Mata Atlntica. 2 Foi considerada a populao de todos os municpios que cruzam os limites do Mapa da rea de Aplicao da Lei n 11.428, de 2006 - Lei da Mata Atlntica, segundo dados do IBGE de 2005. A populao foi calculada a partir dos dados do IBGE, contagem da Populao 2007 e Estimativas da Populao 2007. 3 Disponvel em: www.mma.gov.br.
1

Andr Pessoa

Miriam Prochnow

Captulo 3 - A importncia da paisagem no planejamento


Miriam Prochnow

Nas reas rurais, os Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica devem identificar e mapear as reas de Preservao Permanente, Reservas Legais e outros remanescentes de vegetao nativa, apontando tambm reas a serem recuperadas.

II Identificao e descrio das ameaas e mapeamento dos principais vetores de desmatamento ou destruio da vegetao nativa e das ameaas biodiversidade: Expanso desordenada da agropecuria. Expanso urbana desordenada. Minerao que promova desmatamento, quando houver. Expanso de atividades de turismo/lazer sem controle ambiental. Projetos e obras de infraestrutura, que ameacem remanescentes de Mata Altntica.. Desmatamentos recentes. Caa e trfico de animais silvestres e plantas nativas. Explorao de espcies ameaadas de extino. III Identificao, descrio e mapeamento de oportunidades para conservao da biodiversidade. reas importantes para criao de UCs pblicas e de Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs). reas/atrativos naturais com potencial para turismo ecolgico. Atividades e usos de recursos naturais sustentveis existentes ou potenciais, compatveis com a conservao da biodiversidade. Existncia de demandas sociais locais em prol da conservao.

Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

65

O plano municipal
A partir do diagnstico, o Plano Municipal deve apontar aes prioritrias e reas para a conservao e recuperao da vegetao nativa e da biodiversidade da Mata Atlntica no municpio. Essas propostas devem considerar os aspectos j apontados no Mapa de reas Prioritrias para a Conservao, Uso Sustentvel e Repartio de Benefcios da Biodiversidade Brasileira, elaborado pelo MMA3, bem como possveis mapeamentos de reas prioritrias feitos pelos estados ou municpios. Cada rea ou ao dever ser priorizada com indicao de atores e parceiros para a realizao da ao especificada, bem como um cronograma para sua execuo e estimativa de custo, quando for o caso. Dentre as reas e aes que o Plano dever apontar, esto: 1 - reas para a criao de Unidades de Conservao pblicas e privadas (RPPNs). 2 Adequao ambiental dos imveis rurais: Averbao e recuperao de Reservas Legais e recuperao de APPs. 3 - reas para a formao de Corredores Ecolgicos. 4 - reas frgeis e de risco de enchentes e deslizamentos ou desbarrancamentos que necessitam de proteo ou recuperao. 5 - Belezas cnicas e paisagsticas (serras, montanhas, cachoeiras, lagos, praias, cnions etc.), que necessitam de valorizao, proteo ou recuperao. 6 - Mananciais e reas de recarga de aquferos, que necessitam de proteo ou recuperao.
Os Planos Municipais de Conservao e Recuperao da Mata Atlntica devem apontar reas para a criao de Unidades de Conservao pblicas e privadas, reas propcias ao desenvolvimento do ecoturismo, dentre outras aes de conservao ou recuperao.
Arquivo Apremavi

7 - Indicao de reas propcias para a implantao de projetos (proteo de remanescentes, regenerao assistida, reflorestamento) de pagamento por servios ambientais (produo de gua, fixao e preveno de emisso de carbono, conservao da biodiversidade, manuteno do clima/microclima etc.). 8 - reas com potencial para implantao de projetos de uso sustentvel dos recursos naturais (sistemas agroflorestais, entre outros). 9 - reas com potencial para implantao de atividades de ecoturismo. 10 Aes de fiscalizao. 11 - reas para realizao de inventrios e pesquisas da biodiversidade de fauna e flora. Nota: O Plano Municipal deve prever aes de acompanhamento e monitoramento das atividades. importante tambm prever atualizao do plano a cada 5 ou 10 anos no mximo.
Miriam Prochnow

Captulo 3 - A importncia da paisagem no planejamento

Adequao de ambientes urbanos - a cidade legal As estimativas mostram que no Brasil mais de 80%1 da populao vive em centros urbanos e todos devem concordar que uma cidade legal aquela que tem ruas e caladas largas, estacionamentos amplos e arborizados, espaos de lazer como praas e jardins

bem arborizados, parques e reas verdes conservadas, transporte coletivo suficiente cao e de sade funcionando, saneamento bsico, alm de moradia digna para todos.

(trens, metr e nibus) e de qualidade, ciclovias, sistemas de segurana pblica, de edu-

O tamanho, assim como ocupao do solo nas cidades do Brasil, muito variado. Existem cidades bem planejadas e construdas de acordo com as normas legais e outras com ocupao desordenada. Na maioria das cidades ainda ocorrem situaes de ocupao irregular.

Em muitas cidades do Brasil, porm, estamos longe de alcanar esse ideal, pois as cidades crescem sem planejamento, muitas vezes sobre reas frgeis e de risco, e sem respeito s leis que regem o parcelamento do solo e, principalmente, s leis ambientais. Essas cidades, definitivamente no so legais, porque no proporcionam qualidade de vida para seus moradores e tambm porque no seguem as leis.

A qualidade do ar, o respeito aos rios, s reas de risco, aos animais e a importncia da vegetao nativa muitas vezes so ignorados por planejadores de permetros urbanos, loteamentos e empreendimentos imobilirios, ou na ampliao e construo de sistemas de vias pblicas e de eletrificao. Esse descaso acaba, aos poucos, formando aglomeraes humanas sem espaos de lazer e recreao, com o trnsito congestionado, poluio do ar e da gua, acmulo de lixo e at violncia urbana.

IBGE, 2001

Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

67

A maioria dos centros urbanos caracterizada por construes e pavimentaes que impermeabilizam o solo, impedindo a absoro da gua da chuva, o que frequentemente provoca inundaes. reas de encosta e alta declividade so ocupadas, aumentando os riscos de deslizamentos em pocas de chuva. Os materiais utilizados nas construes so vidros, cermicas, ferro, asfalto e concreto, que absorvem os raios solares, tornando as cidades muito quentes, principalmente durante o dia. O Brasil j tem uma norma geral nacional para orientar o ordenamento urbano, o Estatuto das Cidades (Lei Federal no 10.257, de 2001), que incorpora e destaca a varivel ambiental como requisito para se alcanar o ideal de cidades sustentveis. A definio pormenorizada das normas que regulam o parcelamento do

Florestal (Lei Federal no 4.771, de 1965) a respeito da manuteno das reas de Preservao Permanente e dos remanescentes de vegetao nativa, no forem incorporadas nos Planos Diretores municipais e observadas na hora de construir. Alm do disposto no Cdigo Florestal, no caso da Mata Atlntica, a Lei Federal no 11.428, de 2006, estabelece critrios rgidos para supresso de vegetao nativa para a implantao de loteamentos ou edificaes, vedando o corte de vegetao primria e admitindo apenas excepcionalmente o corte de um percentual da vegetao em estgio avanado ou mdio de regenerao, ainda assim mediante compensao atravs da destinao de rea equivalente desmatada para conservao.

Wigold B. Schaffer

Cabe ao Poder Pblico fazer as intervenes necessrias para garantir espaos de recreao e lazer, reas verdes, prevenir ocupaes irregulares e, quando necessrio, promover a desocupao das reas de risco de enchentes e deslizamentos.

solo, indicando tamanhos mnimos de lotes, padres e tamanhos de edificaes, padres e localizao de zonas industriais, entre outros, feita atravs dos Planos Diretores, legislao municipal que deve ser elaborada com a efetiva participao popular. Todas essas regras e padres, porm, no so suficientes para garantir qualidade de vida se as regras da legislao ambiental, em especial as disposies do Estatuto das Cidades e do Cdigo

Wigold B. Schaffer

So Paulo

Rio de Janeiro

Captulo 3 - A importncia da paisagem no planejamento

Importncia das reas verdes


As reas verdes e a arborizao urbana so muito importantes porque as plantas proporcionam conforto ambiental ao interceptarem, absorverem e refletirem os raios solares. As reas bem arborizadas apresentam temperaturas mais estveis e em geral mais frescas. As rvores so como bombas hidrulicas que, usando as suas razes, trazem a gua do subsolo para a atmosfera. Elas refrescam e tornam a umidade relativa do ar mais apropriada para os seres humanos.

Praas, jardins, reas verdes e parques ecolgicos so fundamentais para garantir qualidade de vida nas cidades.

Uma rvore isolada pode transpirar 380 litros de gua por dia e isso equivale ao uso Uma energia magnfica e de graa.
Alguns especialistas j conseguiram registrar diferenas de at 10C entre reas bem e mal arborizadas na cidade de So Paulo. Da possvel ter uma idia do poder das rvores para melhorar a qualidade de vida urbana. Praas, ruas e residncias bem arborizadas tambm contribuem para a reteno de materiais poluentes. Quando o ar poludo passa pela copa das rvores, diminui a velocidade, permitindo a deposio das partculas sobre a superfcie das folhas. As folhas das rvores tambm absorvem gases txicos como o dixido de enxofre e de carbono. As reas verdes ainda permitem a manuteno da fauna, principalmente das aves. A volta dos animais uma recompensa de uma arborizao bem planejada. O paisagismo bem feito aumenta tambm o valor dos imveis, pelo conforto e beleza, gerando benefcios na rea turstica. Praas e parques arborizados so espaos que convidam e atraem as pessoas para momentos de lazer, descanso e reflexo. Segundo a Associao Brasileira de Arborizao Urbana, o ndice ideal de reas verdes nas cidades de 15 m2 por habitante.
Nas cidades ou bairros sem arborizao e reas verdes aumenta a temperatura e cai a qualidade de vida.

de cinco aparelhos de ar condicionado mdios, funcionando durante 20 horas por dia.

A arborizao urbana ameniza a temperatura, aumentando o conforto e a qualidade de vida das pessoas nas cidades.

Miriam Prochnow

Miriam Prochnow

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

69

Relao entre reas de Preservao Permanente e reas de risco


As enchentes e deslizamentos de terra ocorridos em Santa Catarina, no final de 2008, e em Angra dos Reis e So Paulo, no incio de 2010, so um exemplo claro da relao direta entre as reas de Preservao Permanente e as reas de risco. So tambm uma mostra dos problemas causados pela falta de planejamento e ocupao inadequada das reas de risco, muitas delas consideradas reas de Preservao Permanente pela legislao brasileira, como o caso das encostas com declividade superior a 45o, dos topos de morro e das margens de nascentes, riachos e rios. O caso da catstrofe de Santa Catarina no final de 2008, quando morreram mais de 130 pessoas, vtimas de desbarrancamentos e enchentes, foi bastante estudado por especialistas, os quais garantem que a maior parte dos problemas poderiam ter sido evitados com a obedincia s leis ambientais. As professoras Lucia Sevegnani e Beate Frank2, especialistas em biodiversidade e recursos hdricos da Universidade Regional de Blumenau, afirmam que muitas autoridades desconhecem e no se deixam esclarecer sobre as relaes profundas que existem entre um ambiente degradado e a baixa qualidade de vida; entre uma paisagem frgil mal cuidada e o aumento do risco de desastres naturais; entre a inexistncia de florestas conservadas e biodiversas e a ocorrncia de secas, enchentes e vendavais; entre a inexistncia de matas ao longo dos rios e os prejuzos com enxurradas; entre solos expostos eroso e perda de sua capacidade produtiva e consequente aumento dos custos de produo; entre nascentes degradadas e falta de gua; e entre ambiente urbano e ambiente rural.
Miriam Prochnow Wigold B. Schaffer

Ocupar as encostas ngremes e topos de morro aumenta os riscos de deslizamentos. Na foto, deslizamento em Blumenau - SC (2008).

Segundo pesquisadores do Comit Itaja3, a cobertura florestal natural das encostas, dos topos de morros, das margens de rios e crregos existe para proteger o solo da eroso provocada por chuvas, permite a alimentao dos lenis dgua e a manuteno de nascentes e rios, e evita que a gua da chuva provoque inundaes rpidas (enxurradas). A construo de habitaes e estradas sem respeitar a distncia de segurana dos cursos dgua acaba se voltando contra essas construes como um bumerangue, levando consigo outras infraestruturas, como foi o caso do gasoduto. Esse um dos componentes da tragdia. Ainda sobre a catstrofe, estudos do Centro de Informaes de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri-Ciram), rgo do Governo do Estado, apontaram que 84,38% das reas atingidas por deslizamentos no ms de novembro de 2008 na regio do Morro do Ba, que compreende os municpios de Ilhota, Gaspar e Lus Alves, alguns dos municpios mais atingidos e com maior nmero de perda de vidas humanas, haviam sido desmatadas ou alteradas pelo ser humano. Por outro lado, apenas 15,62% dos desbarrancamentos ou deslizamentos ocorreram em reas com cobertura florestal densa ou pouco alterada. A maioria das casas e demais infraestruturas afetadas por desbarrancamentos e deslizamentos em Santa Catarina estava edificada em APPs, inclusive aquelas em que ocorreram perdas de vidas humanas.
A ocupao irregular das reas de Preservao Permanente, uma prtica ainda comum em muitas regies da Mata Atlntica, coloca em risco os ocupantes. Blumenau SC. O Subdesenvolvimento Catarinense Publicado em 08.04.2009. Disponvel em: http://www.codigoambientallegal.br 3 Criao do cdigo ambiental catarinense: uma reflexo sobre as enchentes e deslizamentos Disponvel em: http://www.comiteitajai.org.br/hp/index.php?secao=43&id_not=75
2

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

71

A adequao ambiental de propriedades rurais

Miriam Prochnow

Captulo 4

A adequao ambiental de propriedades rurais


Os aspectos da adequao ambiental
Atualmente, os proprietrios ou posseiros rurais, principalmente os pequenos, precisam usar muita criatividade e empenho para sobreviver das atividades agropecurias. A diversificao da produo e o respeito ao meio ambiente so os principais pilares da sustentabilidade econmica e ambiental nos imveis rurais. A monocultura e o uso excessivo de agrotxicos e adubos solveis so inimigos da sustentabilidade no mdio e no longo prazo.
Wigold B. Schaffer

A conservao ou recuperao das reas de Preservao Permanente (conforme assinalado na foto) e Reserva Legal parte da adequao ambiental da propriedade rural. Alm disso, importante planejar as atividades de acordo com a aptido e declividade do solo, evitando a eroso.
Miriam Prochnow

As reas de Preservao Permanente nas margens de nascentes, riachos e rios, irregularmente ocupadas devem ser recuperadas.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

73

A qualidade e a quantidade de gua podem ser o principal motivo para que um proprietrio rural, seja ele agricultor, fruticultor ou pecuarista, promova a adequao ambiental de seu imvel. A manuteno da fertilidade do solo igualmente importante para garantir a produtividade agropecuria no longo prazo. importante destacar que o tamanho do imvel no impedimento para o cumprimento das leis ambientais. Isso significa que independentemente do tamanho da propriedade, as leis ambientais devem ser respeitadas. J est provado que as pequenas propriedades se tornam muito mais produtivas quando o meio ambiente respeitado. Existem no Brasil inmeros exemplos de propriedades adequadas ambientalmente, as propriedades legais, onde os proprietrios respeitam a legislao ambiental e, ao mesmo tempo, conseguem ter alta produtividade e tima qualidade de vida. Da mesma forma, existem muitos exemplos de posse rural familiar e de reas de uso coletivo, como as comunidades quilombolas, que respeitam a legislao com boa produtividade e tima qualidade de vida.

Preservar ou recuperar a vegetao nas margens de rios evita a eroso e o assoreamento e garante a qualidade da gua.

Os proprietrios ou posseiros rurais tambm podem ser importantes parceiros na preservao da Mata Atlntica. O desenvolvimento de modelos de uso da terra que levem tncia para permitir o uso sustentado dos recursos naturais de uma regio. em conta o processo produtivo e a conservao dos ecossistemas de extrema imporMiriam Prochnow

Exemplo de propriedade onde se concilia a conservao e a produo agrcola.

Miriam Prochnow

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

Paisagismo rural Quando se fala em paisagismo, geralmente as pessoas se lembram de belos jardins e praas de cidades. Entretanto, a arte paisagstica pode e deve ser aplicada tambm nas nia e embelezamento da paisagem rural.
Portanto, o paisagismo rural vai alm do jardim das casas, envolvendo a reconstituio da paisagem natural com a finalidade de integrar o homem com a natureza, melhorar suas condies de vida e garantir o equilbrio do meio ambiente. No planejamento das atividades rurais, devem ser consideradas as caractersticas do imvel e da microbacia onde ele est inserido, uma vez que nenhum imvel est isolado no mundo. O plantio de rvores, arbustos e flores (preferencialmente nativas) em pontos estratgicos, como nas margens das estradas vicinais, beiras de lagoas, nos quintais e nos jardins, integrando estes ambientes com as reas de Preservao Permanente e Reservas Legais, permite criar uma paisagem bonita, que aplicada ao conjunto das propriedades, propicia um ambiente comunitrio harmonioso, ajudando a desenvolver ou resgatar a cultura de amor terra. Desta forma, o gosto e o amor pela terra natal, tantas vezes cultivado pelos mais idosos, podem ser resgatados e apreciados pelos jovens. Uma bela paisagem tambm um grande atrativo para o turismo rural e ecolgico, que atualmente uma alternativa muito procurada por pessoas que querem fugir da poluio e do estresse das grandes cidades. O turismo representa um grande potencial de renda para os proprietrios rurais e de desenvolvimento sustentvel para as pequenas cidades.

reas rurais, onde j existem vrios elementos naturais que contribuem para a harmo-

O plantio de flores, arbustos e rvores (preferencialmente nativas) nos jardins e ao longo das estradas internas das propriedades rurais, alm de embelezar, atrai animais silvestres e proporciona sombra e frutos, deixando o ambiente muito mais agradvel.

Wigold B. Schaffer

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

75

Programa Mais Ambiente


O Governo Federal, atravs do Decreto n 7.029, de 2009, criou o Programa Federal de Apoio Regularizao Ambiental de Imveis Rurais, denominado Programa Mais Ambiente, cujo objetivo promover e apoiar a regularizao ambiental de imveis, com prazo de at trs anos para a adeso dos beneficirios. A adeso ao Programa Mais Ambiente feita atravs de Termo de Adeso e Compromisso, o qual ser simplificado para o agricultor familiar, o empreendedor familiar rural e os povos e comunidades tradicionais, considerados beneficirios especiais do programa. Ao assinar o Termo de Adeso e Compromisso, o interessado assume o compromisso de recuperar, recompor ou manter as Areas de Preservao Permanente, bem como de averbar a Reserva Legal do imvel. Atravs deste Decreto, tambm foi criado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um sistema eletrnico de identificao georreferenciada da propriedade rural ou posse rural, contendo a delimitao das reas de Preservao Permanente, da Reserva Legal e remanescentes de vegetao nativa localizados no interior do imvel, para fins de controle e monitoramento. O Programa Mais Ambiente contempla aes de educao ambiental, assistncia tcnica rural, produo e distribuio de mudas e sementes e de capacitao dos beneficirios especiais.

Na foto, pode ser observada uma situao onde existem reas de vegetao nativa suficientes para a averbao da Reserva Legal. No entanto, sero necessrias aes de recuperao de rea de Preservao Permanente ao longo do rio, conforme assinalado. Isso demonstra uma situao que se repete em muitos imveis rurais, nos quais so necessrios apenas pequenos ajustes para adequ-los de acordo com o previsto no Cdigo Florestal.

Edilaine Dick

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

O que no se deve fazer na propriedade rural


Ao no observar a legislao que regula as atividades agropecurias e a proteo do meio ambiente e ao ignorar as leis da natureza, o agropecuarista, seja agricultor familiar, mdio ou grande produtor rural, corre o risco de ser multado, de perder financiamentos e oportunidades de negcios e, acima de tudo, de ser obrigado a arcar com imensos prejuzos causados pelas intempries e pelo clima. O melhor caminho para o agropecuarista observar a legislao que regula as atividades agropecurias e a proteo do meio ambiente e tambm as leis da natureza.
O fogo afeta a fertilidade do solo e polui o ar e no deve ser utilizado
Miriam Prochnow Wigold B. Schaffer

nas atividades agropecurias.

A sustentabilidade da produo agropecuria depende diretamente da conservao do solo, dos recursos hdricos, das florestas e demais formas de vegetao nativa existente nos imveis rurais. Plantar ou fazer pastagens no entorno de nascentes e nas margens dos riachos, rios, lagos, encostas e topos de morro provoca eroso do solo, assoreamento dos cursos dgua e poluio das guas. Cortar ou destruir as florestas e demais formas de vegetao nativa nos imveis rurais (sem manter o mnimo exigido pela legislao) torna o agropecuarista dependente da compra de produtos florestais para atender as necessidades da propriedade. O desmatamento de encostas, topos de morro e montanhas gera a instabilidade do solo, tornando a rea mais sujeita a deslizamentos e desbarrancamentos.

As reas com declividade acentuada esto sujeitas a eroso do solo e perda de produtividade, tanto nas atividades pecurias, quanto nas agrcolas.
Miriam Prochnow

A poluio e destruio das belezas naturais diminuem a qualidade de vida e impossibilitam um incremento na gerao de renda atravs de atividades ligadas ao turismo. O desmatamento total dos imveis rurais influencia negativamente a produo agropecuria, por exemplo, atravs da perda de servios ambientais como a polinizao e do comprometimento dos recursos hdricos. A arao do solo e implantao de estradas internas, sem observar as curvas de nvel, gera instabilidade, eroso e degradao do solo. As construes de casas e ranchos em reas de Preservao Permanente, alm de estar em desconformidade com a legislao, esto sujeitas a sofrer danos no caso de deslizamentos ou enchentes.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

77

Biodiversidade de volta
Em 1986, quando comprei esse stio, que chamei de Corumbau, ele tinha uma grande extenso de floresta nativa, mas que j havia sofrido explorao das madeiras nobres. Na poca, acabei convertendo uma parte, com autorizao do Ibama, para iniciar atividades com gado. Apesar desse desmatamento que fiz em 1986, sempre cuidei das nascentes de gua, para no secar a gua da propriedade. Tambm sempre cuidei do restante da floresta. Hoje tenho bem mais do que os 20% de Reserva Legal que a lei pede e tenho uma rea bastante produtiva onde alm de criar gado, planto mamo, banana, caf e tenho uma plantao de eucaliptos. Sempre que posso, conto isso para meus amigos e vizinhos. Alguns j comearam a preservar e recuperar suas reas. Isso faz com que j seja possvel ver algumas mudanas na regio. Hoje j podemos ver os tucanos novamente, uma ave que eu gosto muito. Os bichos esto voltando, mostrando que estamos no caminho certo.
Christine Dragisic

Com orgulho, o agricultor Jos Nivaldo mostra a Reserva Legal em sua propriedade no sul da Bahia.

Jos Nivaldo Pienizoli, agricultor e fomentado da Veracel, no municpio de Itabela (BA).

Parceria para adequao de imveis no Vale do Ribeira O contexto socioambiental a grande fonte de riqueza e o diferencial do Vale do Ribeira. Nosso desafio ter um modelo de desenvolvimento regional, pois no adianta um municpio conservar e os outros no.
Por isso, estamos trabalhando com um grupo de prefeituras e a sociedade civil para a adequao dos imveis rurais. um processo que busca incluir parceiros como o Ministrio do Meio Ambiente, prefeituras, organizaes no-governamentais e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira (Sintravale). Nesta regio, aproximadamente 90% das terras so posses, por isso estamos conversando tambm com o Instituto de Terras do Estado de So Paulo (Itesp), que est fazendo a demarcao das propriedades. Queremos aproveitar esse processo e utilizar o geoprocessamento para a definio e averbao das Reservas Legais. A ideia planejar com um conjunto de agricultores para criar as reservas em corredores prioritrios para recarga de aquferos, entorno de Unidades de Conservao e Zonas Prioritrias para Conservao.

O Vale do Ribeira a regio com o maior percentual de remanescentes de Mata Atlntica do Brasil.

Daniel Malvicino Nogueira, coordenador de Meio Ambiente do municpio de Registro, Vale do Ribeira, So Paulo.

Miriam Prochnow

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

Recuperao e restaurao da Mata Atlntica Recuperar uma rea de Mata Atlntica significa recompor ou restaurar, atravs de plantio, induo da regenerao natural ou enriquecimento ecolgico de espcies nativas, a dinmica vegetal e suas funes ambientais para que ela volte ao mais prximo

possvel da situao original, de modo a garantir a preservao dos recursos hdricos, da paisagem, da estabilidade geolgica, da biodiversidade, do fluxo gnico de fauna e flora e o bem estar das populaes humanas.
Existem vrias metodologias que podem ser utilizadas para a recuperao ou restaurao da Mata Atlntica. Para decidir sobre qual a melhor estratgia a ser adotada, essencial o conhecimento prvio da rea, onde se verificam as caractersticas ambientais da regio e a capacidade e potencial de autorrecuperao. Um fator crucial em qualquer situao o isolamento ou cercamento da rea e a retirada dos fatores de degradao, como fogo, invaso de gado, extrao seletiva de madeira, desmatamento, eroso, plantio agrcola, etc.
A recuperao da Mata Atlntica possvel e os resultados aparecem em poucos anos, como pode ser observado neste reflorestamento realizado em janeiro de 2004 e a mesma rea em janeiro de 2009. Atalanta SC. Depois
Miriam Prochnow

Antes

Miriam Prochnow

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

79

Antes

Entretanto, se a rea estiver degradada por fatores como uso agrcola intensivo, queimadas, eroso e sem substrato (solo) de qualidade, o mtodo de restaurao envolver o adequado preparo do solo e o plantio de mudas de espcies nativas. Eventualmente, dependendo do grau de degradao do solo, poder tambm ser realizada a semeadura direta, mas isso depender do diagnstico da rea. Para a realizao do diagnstico em reas maiores ou reas que envolvam vrias propriedades, podem ser utilizadas fotografias areas ou imagens de satlite, complementadas com vistoria
Em apenas dois anos (janeiro de 2008 a janeiro de 2010), a paisagem muda completamente (para melhor) numa rea onde foram plantadas espcies nativas e tambm conduzida a regenerao natural. Depois

Miriam Prochnow

Carolina C. Schaffer

Se a rea no tiver um solo muito degradado e nela ou no seu entorno existirem remanescentes de vegetao nativa que possam fornecer sementes, propgulos ou plntulas, a capacidade de regenerao dessa rea ser maior e, consequentemente, haver menor necessidade de interveno e menores custos de restaurao. Nesses casos, o mtodo mais comum a conduo da regenerao natural das plantas que nascem atravs da disperso natural de sementes e da rebrota de troncos ou razes.

de campo. A anlise integrada de vrios imveis muito interessante para o planejamento da restaurao, especialmente pela possibilidade da implantao de corredores ecolgicos entre as propriedades e os remanescentes j existentes.

Na recuperao, importante priorizar as reas de Preservao Permanente e a Reserva Legal, buscando-se sempre resultados rpidos e o incremento da biodiversidade.

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

A Instruo Normativa MMA n 5, de 8 de setembro de 20091, estabelece que a recuperao das reas de Preservao Permanente e da Reserva Legal independe de autorizao do poder pblico e que pode ser feita pelos seguintes mtodos: Conduo da regenerao natural de espcies nativas. Plantio de espcies nativas (mudas, sementes, estacas). Plantio de espcies nativas conjugado com a conduo da regenerao natural de espcies nativas. A seguir esto descritas algumas orientaes para esses mtodos:
Miriam Prochnow

I Conduo da regenerao natural de espcies nativas


A forma mais simples de se conduzir a regenerao natural parar de fazer uso agrcola ou pecurio da rea e permitir o desenvolvimento das plantas nativas que nascem espontaneamente. Se for uma rea de pastagem, necessrio cercar a rea para que o gado no pisoteie ou prejudique a regenerao. Dessa maneira, protege-se a vegetao formada por sementes disseminadas de rvores remanescentes e originada pela regenerao natural (brotao de razes e partes vegetativas no mais utilizadas pelo gado). A conduo da regenerao natural obtida atravs do controle peridico dos competidores, tais como as plantas invasoras (capins) e as lianas (cips) em desequilbrio. Esse controle feito pelo coroamento dos indivduos que esto em regenerao ou atravs do controle das ervas daninhas (capina) da rea total. Uma adubao correta, preferencialmente orgnica, tambm pode ajudar nesse processo. importante lembrar que esse mtodo s eficaz quando existem, na vizinhana, remanescentes de vegetao nativa que possam fornecer (dispersar) sementes atravs do vento, da chuva ou dos animais. A rea em regenerao dever ser protegida para evitar incndios e outros danos (caa, incidncia de espcies invasoras, eroso no solo e outras) e, consequentemente, destruio da flora e fauna (biodiversidade).

A conduo da regenerao natural das espcies nativas uma das formas de recuperar reas de Mata Atlntica em regies onde ainda existem remanescentes de vegetao nativa produzindo sementes.
Wigold B. Schaffer
1

Disponvel em: www.mma.gov.br

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

81

II Plantio ou reflorestamento com espcies nativas


Pode ser realizado por meio do plantio de mudas, da semeadura direta, ou ainda, atravs da transferncia de banco de sementes. A recomposio da floresta ou outra forma de vegetao atravs do plantio com mudas nativas pode acelerar o processo de recuperao em vrios anos. No plantio das mudas, importante observar a diversificao de espcies, para que a rea recuperada tenha no futuro uma boa diversidade. Para caracterizar o processo de sucesso natural nos plantios, podem ser utilizadas combinaes de espcies em mdulos ou linhas de plantio, com o plantio de espcies pioneiras (para preenchimento) e secundrias e/ou climcicas (para biodiversidade). O grupo de preenchimento constitudo por espcies que possuem crescimento rpido e boa cobertura de copa, para o rpido fechamento da rea plantada. No grupo de diversidade, devem ser plantadas espcies que iro garantir a perpetuao da rea plantada, uma vez que iro proporcionalmente substituir as do grupo de preenchimento, medida que estas forem morrendo. No grupo de diversidade, tambm podem ser includas espcies no arbreas, como arvoretas, arbustos, herbceas e epfitas. importante que aproximadamente 50% das mudas plantadas sejam de espcies pioneiras e que seja utilizada a maior diversidade de mudas possvel, adaptadas regio, com um plantio bem misturado. Normalmente, o espaamento adotado 3x2 m. O replantio das mudas mortas pode ser feito a partir dos seis meses e
Miriam Prochnow

O plantio de espcies nativas pode garantir resultados no curto prazo.

as limpezas de manuteno das mudas (coroamento) devem ser feitas no mnimo duas vezes ao ano, durante os trs primeiros anos. Vale ressaltar que, nas propriedades e posses at 30 hectares, permitido o plantio consorciado de espcies frutferas exticas com as espcies nativas, na recomposio de reas de Preservao Permanente e de espcies exticas em geral, tambm de forma consorciada com as nativas, na recomposio da Reserva Legal.

III Plantio de espcies nativas conjugado com a conduo da regenerao natural


Esse mtodo conhecido tambm como adensamento e consiste em ocupar espaos vazios, no cobertos pela regenerao natural, com o plantio de mudas de espcies nativas. Esse procedimento recomendado sempre que houver falhas da regenerao natural ou para o plantio de reas de borda de fragmentos e grandes clareiras. Alm dos mtodos j descritos, tambm podem ser utilizados: enriquecimento ecolgico de florestas secundrias, implantao de sistemas agroflorestais e introduo de elementos atrativos da fauna2.

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

Enriquecimento ecolgico de matas secundrias Enriquecer florestas secundrias aumentar, atravs do plantio, a quantidade de espcies de rvores e outras plantas em determinada rea, contribuindo para o incremento da biodiversidade e para a acelerao da regenerao da floresta. Para a implantao do enriquecimento de florestas secundrias, se necessrio, permitida a realizao de corte seletivo de espcies vegetais que ocorrem em grande quantidade, tais como cips, samambaias, taquaras e rvores pioneiras. Nas clareiras abertas, so plantadas rvores ou outras espcies nativas visando aumentar a biodiversidade e acelerar a regenerao da floresta. O Decreto n 6.660, de 2008 (Artigos 4 a 7) detalha o que pode e o que no pode ser feito no enriquecimento de florestas secundrias da Mata Atlntica. No enriquecimento de florestas secundrias, tambm podem ser utilizadas espcies para aproveitamento comercial no futuro, tais como o palmito, a erva-mate, a espinheirasanta, entre outras.
O enriquecimento de florestas secundrias aumenta a diversidade de espcies e acelera o crescimento das rvores. Na foto acima, uma rea testemunha no enriquecida e, ao lado, uma rea prxima da primeira onde foi feito enriquecimento ecolgico em 1998.
Edilaine Dick

Sistema agroflorestal (SAF) um sistema de uso e ocupao do solo em que plantas lenhosas perenes so manejadas em associao com plantas herbceas, arbustivas, arbreas, culturas agrcolas e forrageiras em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espcies e interaes entre estes componentes. No SAF maduro, deve predominar a fisionomia florestal. Em pequenas propriedades ou posses do agricultor familiar, do empreendedor familiar rural ou dos povos e comunidades tradicionais, a legislao permite que o sistema seja adotado inclusive para a recuperao de reas de Preservao Permanente (APPs), desde que no comprometa sua funo ambiental3. Os SAFs j so utilizados por ndios e outras populaes tradicionais brasileiras h muito tempo.

Wigold B. Schaffer

Wigold B. Schaffer

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

83

Zona tampo a implantao de uma faixa no entorno de fragmentos florestais, para evitar a interferncia de atividades que possam prejudicar a vegetao nativa, tais como: uso do fogo, aplicao de herbicidas, processo erosivos etc. A largura dessa faixa varivel, mas em mdia possui 30 metros de largura. Implantao de corredores ecolgicos Os corredores permitem a interligao de fragmentos florestais ou outros tipos de vegetao nativa isolados na paisagem, possibilitando o fluxo gnico vegetal e animal entre os diferentes fragmentos da regio. Introduo de elementos atrativos da fauna A implantao de fontes de alimentao que atraiam animais existentes em remanescentes de vegetao nativa prximos, principalmente aves, morcegos e insetos, uma importante forma de acelerar o processo de regenerao das florestas ou outros tipos de vegetao nativa, pois aumenta a chuva de sementes e a diversidade de espcies na rea. Alm da disperso de sementes, outro papel fundamental desempenhado pela fauna o da polinizao, que permite o fluxo dos genes de uma rea para a outra.

Na recuperao de reas de Mata Atlntica importante utilizar a maior diversidade possvel de espcies nativas, incluindo frutferas, que sero teis para atrair a fauna.

Importncia do controle de espcies invasoras


Nos projetos de recuperao e restaurao da Mata Atlntica importante, fazer o controle das espcies exticas invasoras. Espcies exticas invasoras so plantas e animais que, uma vez colocados em novos ambientes, se estabelecem, se reproduzem e passam a dominar o espao e a expulsar as espcies nativas, levando perda da biodiversidade e quebra de processos ecolgicos naturais. A invaso biolgica de espcies exticas hoje considerada uma das principais causas da extino da biodiversidade em todo o mundo. Algumas das espcies de plantas exticas consideradas invasoras no Brasil so o Pinus spp., o capim annoni e o capim braquiria. O Pinus spp. est entre as 100 plantas consideradas as maiores invasoras do planeta. uma espcie importante para a economia, mas precisa ser controlada para no invadir reas naturais adjacentes aos plantios comerciais. J o capim annoni tem um poder devastador enorme. Segundo pesquisadores, a espcie j invadiu mais de 500 mil hectares no Estado do Rio Grande do Sul e avana para os estados de Santa Catarina e Paran.
2 3

Algumas espcies exticas so invasoras e devem ser controladas. Na foto abaixo, exemplares de pinus invadindo rea de restinga herbcea.
Joo de Deus Medeiros

Outros exemplos de espcies de plantas exticas com potencial invasor so: a accia-negra (Acacia mearnsii), o tojo (Ulex europaeus), a leucena (Leucaena leucocephala), a uva-do-japo (Hovenia dulcis) e o nim (Azadirachta indica).

Maiores detalhes sobre metodologias podem ser acessados em: http://www.lerf.esalq.usp.br/. Artigo 9 da Instruo Normativa MMA no 5, de 2009.

Miriam Prochnow

Implantao de zona tampo

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

Agrofloresta para recuperar o solo


Durante uns 15 anos, at o final da dcada de 90, plantamos gengibre de forma convencional aqui no Guapiruvu.

Passvamos o trator e derrubvamos toda a mata para plantar, porque era uma cultura bastante lucrativa. Mas o impacto ambiental foi enorme. Passados alguns anos, a produo comeou a declinar e acabou com a terra, a ponto de ficarmos desesperados em como iramos sobreviver.

Foi quando, no ano 2000, o pessoal do Proter4 esteve aqui e nos props fazer o manejo da terra atravs de agrofloresta. Nos ajudaram a fazer um viveiro e a manejar o solo. Com isso, a terra ficou mais porosa e agora, quando chove, a gua no leva tudo como antes. Em dez anos, recuperamos o solo e a mata com vegetao nativa e plantamos banana, caf, abacate, palmito juara, alm de outras palmeiras de ciclo rpido, como a palmeira real e a pupunha, para dar gs (gerar produtos mais rpido) enquanto a juara no cresce. Tudo de forma orgnica, com adubo natural. Temos tambm laranja, limo, plantas medicinais. Com isso, conseguimos o equilbrio alimentar da famlia. Formamos uma cooperativa, a Cooper gua, e contamos hoje com 65 cooperados. Temos um galpo e um trator, que compartilhado com um assentamento do Incra. Nosso principal produto a banana, mas estamos nos organizando para comear a comercializar a polpa de juara, que igual ao aa, e o palmito pupunha. Fomos orientados para no usar veneno e, agora, estamos em fase de certificao pelo IBD5, com a qual poderemos aumentar nossa rentabilidade, pois hoje competimos com os produtores convencionais. Tambm recebemos uma ajuda da ONG Fartura Alimentos, que nos paga por conservar a floresta a ttulo de servio ambiental.

O agricultor Geraldo Oliveira e seu Sistema Agroflorestal altamente produtivo em Sete Barras, So Paulo.

Geraldo Xavier de Oliveira, agricultor da comunidade de Guapiruvu, em Sete Barras, no Vale do Ribeira, em So Paulo.
4 5

ONG Programa da Terra Assessoria, Pesquisa e Educao Popular no Meio Rural IBD Certificaes uma empresa de certificao agropecuria, de processamento e de produtos extrativistas, orgnicos, biodinmicos e de mercado justo (Fair Trade).

Armin Deitenbach

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

85

Um pequeno grande exemplo de amor natureza


Eu e minha esposa Elaine comeamos nossa vida trabalhando na roa como meeiros. Depois de dois anos de uma vida sofrida resolvemos ir para a cidade. Por causa de um problema de sade, em 2001 voltamos para o interior e nos estabelecemos nesse terreninho de 2,5 hectares. O terreno era pequeno, mas queramos fazer algo diferente e estvamos abertos a receber novas ideias. Foi quando resolvemos cortar um bosque de eucaliptos que ficava atrs da casa, para plantar rvores nativas, que era o que eu mais queria. Desde 2007 j plantamos mais de 5.000 rvores nativas e ainda queremos plantar mais. Aqui temos qualidade de vida. Alm da floresta que estamos restaurando, temos nossas vaquinhas de leite num pastinho, galinhas, coelhos, frutas, verduras e sobrou lugar at para 900 ps de eucalipto, consorciado com pinus. No incio me chamavam de louco. Os vizinhos diziam...no plante que no vai poder cortar, e eu respondia: - melhor ainda, no quero mesmo cortar. Quero dar minha contribuio natureza. Eu quero chuva e gua fresca. Estamos conseguindo isso, sem falar na alegria que temos quando todos dias podemos olhar para essa floresta crescendo. Acho que nossa ansiedade em ver as rvores crescerem faz com que elas de fato cresam mais rpido. Temos ings, aroeiras, ips, guapuruvus, bracatingas que j passam dos 4 metros de altura, perobas com aproximadamente 1,70, e as frutferas j comearam a produzir, a exemplo do ara vermelho, da guabiroba, da cortia e do ing ano. Isso tudo com menos de 3 anos de plantio. E olha que se no limpar as mudas eu corto uma sem querer, nem comento com a minha esposa, se no briga na certa. Eu estou feliz com esse pedao de terra, mas se tivesse mais plantaria muito mais.
Miriam Prochnow

Isonil Gonalves mostra com alegria (acima foto de janeiro de 2010), a rea que est restaurando no municpio de Tai (SC). Abaixo podemos ver as rvores impressiona. recm plantadas, em maro de 2008. O crescimento
Leandro Casanova

Isonil Gonalves, pequeno proprietrio rural do municpio de Tai (SC).

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

Aes bem sucedidas na conservao da Mata Atlntica


J se sabe que os remanescentes da Mata Atlntica so insuficientes e que necessrio recuperar reas para se atingir novamente algo entre 35% e 40% de cobertura vegetal nativa. No entanto, o cumprimento de qualquer meta de recuperao para a Mata Atlntica s pode ser alcanado se todos os setores da sociedade fizerem a sua parte. Isso significa que todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) devem se empenhar em aperfeioar as polticas ambientais e garantir que sejam cumpridas. Proprietrios rurais e empresrios precisam se conscientizar da importncia de seguir as leis ambientais e investir na recuperao de suas reas, comeando pelas reas de Preservao Permanente (APPs) e Reservas Legais desprovidas de vegetao nativa. A sociedade civil, seja atravs da participao de organizaes nogovernamentais, associaes ou simplesmente como cidados, deve se engajar em projetos de recuperao e de reivindicao, no esquecendo de exercer seu papel de fiscal do cumprimento das metas de recuperao. comunidade cientfica, seja em universidade e institutos de pesquisa, cabe desenvolver e difundir tcnicas que possam facilitar, baratear e garantir a qualidade dos projetos de recuperao e conservao. No rastro dessa diversidade de papis, algumas oportunidades tm sido colocadas para facilitar e reconhecer os esforos que vm sendo realizados em prol da recuperao da Mata Atlntica. Entre eles, h vrios programas governamentais, incentivos fiscais, como o ICMS Ecolgico e o surgimento ou valorizao de muitas atividades econmicas que propiciam ou so voltadas para a conservao ambiental.
Miriam Prochnow

Em 1998, esta rea era uma pastagem degradada. Depois do plantio de 20.000 rvores nativas, hoje existe uma floresta e at a nascente, que desaparecera, voltou a ter gua de forma perene.

Mas esses incentivos no so apenas governamentais. H tambm programas de organizaes no-governamentais, como a Fundao O Boticrio de Proteo Natureza, que apoia desde 1990 projetos de conservao realizados por terceiros, beneficiando assim diversas instituies de pesquisa, ensino e gesto de reas protegidas no Brasil. J foram financiadas mais de mil iniciativas, mais de 400 na Mata Atlntica. Outra linha de incentivos vinda de ONGs o da Aliana para a Conservao da Mata Atlntica, parceria entre a Conservao Internacional (CI), Fundao SOS Mata Atlntica e The Nature Conservancy (TNC), voltada para a criao e gesto de Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs), que desde 2003, apoiou a criao de cerca de 100 RPPNs.
Miriam Prochnow

Criar Unidades de Conservao uma das aes prioritrias para a Mata Atlntica. Parque Nacional da Serra da Bocaina RJ.

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

87

Aes governamentais
Miriam Prochnow

Parque Nacional das Araucrias, nos municpios de Ponte Serrada e Passos Maia - SC, criado em 2005 para proteger um dos ltimos remanescentes de Floresta com Araucria.

Diversas aes do governo federal voltadas proteo da Mata Atlntica esto no Ministrio do Meio Ambiente, onde destacamse vrias iniciativas visando o aperfeioamento da legislao, alm de projetos e programas para apoiar aes de conservao e recuperao da vegetao nativa, criao de unidades de conservao, monitoramento e ampliao do nvel de parcerias e participao das instituies da sociedade civil. Uma dessas iniciativas o PDA Mata Atlntica, iniciado em 2005, com apoio financeiro do Governo da Alemanha atravs do KfW Entwicklungsbank. O PDA Mata Atlntica est investindo R$ 43

milhes e j fomentou mais de 100 projetos de mbito local e regional e vrios de mbito nacional. Outra iniciativa o Projeto Proteo da Mata Atlntica, que est em sua segunda fase e tambm conta com apoio financeiro e tcnico do governo alemo, atravs da Agncia de Cooperao Tcnica Alem (GTZ) (3 milhes de Euros) e KfW (8,5 milhes de Euros), executados atravs do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Este projeto apoia aes de criao e implementao de unidades de conservao, adequao ambiental de imveis rurais, projetos de servios ambientais relacionados a gua, clima e biodiversidade, alm de aes de monitoramento e desenvolvimento de capacidades.

Captulo 4 - A adequao ambiental de propriedades rurais

Trabalho conjunto
Miriam Prochnow

A aproximao de empresas de papel e celulose e ONGs ambientalistas, atravs do Dilogo Florestal, busca formas de ampliar a conservao e recuperao de reas naturais na Mata Atlntica.

A rea ocupada atualmente pela silvicultura no Brasil de cerca de 5,5 milhes de hectares, o equivalente a 0,6% do territrio brasileiro ou a 11 vezes o Distrito Federal. Por muito tempo, esse setor econmico e as organizaes ambientalistas estiveram em lados opostos e, com exceo de colaboraes em aes pontuais, viviam de crticas mtuas e conflitos aparentemente insolveis. Para promover o entendimento e a colaborao entre esses grupos em nvel mundial, organismos como o Banco Mundial, o World Resources Institute (WRI) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel conceberam os Dilogos Florestais, uma srie de fruns internacionais que, desde 1997, rene os setores envolvidos em questes-chave para o manejo florestal sustentvel e a recuperao de biomas ameaados. No Brasil, o Dilogo Florestal para a Mata Atlntica envolveu desde 2005 as principais indstrias do setor da silvicultura1 e organiza1

es no-governamentais2. Nos primeiros trs anos de dilogo, o grupo conseguiu estabelecer diretrizes para o fomento florestal e a abertura das empresas para considerar seus investimentos futuros sob novas e modernas condicionantes socioambientais, por meio do ordenamento territorial. Estima-se que, dentro de dez anos, mais de 30% dos plantios homogneos que abastecem as fbricas de papel e celulose estaro localizados em propriedades rurais cujos donos no so as prprias empresas. Para dar conta desse cenrio, as empresas assumiram o compromisso de repassar aos fomentados diretrizes e boas prticas socioambientais construdas conjuntamente por tcnicos de organizaes ambientalistas e empresas. O compromisso j praticado no Sul e Extremo Sul da Bahia, principal plo de silvicultura para papel e celulose do pas, representando um grande avano em termos de preservao de remanescentes e formao de corredores ecolgicos.

Aracruz Celulose; Bracelpa; Cenibra; Klabin; Masisa; Norske Skog; Rigesa; Suzano Papel e Celulose; Stora Enso; Veracel Celulose; Votorantim Celulose e Papel. Apremavi; Associao Mico-Leo Dourado; Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica; Conservao Internacional; Flora Brasil; Floresta Viva; Fundao Biodiversitas; Fundao SOS Mata Atlntica; Instituto BioAtlntica; Instituto Ecofuturo; Ipema; SPVS; The Forests Dialogue; TNC Brasil; WWF-Brasil.
2

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

89

Meio ambiente como oportunidade


Armin Deitenbach

No Vale do Ribeira, aproximadamente 350 famlias participam de um projeto de certificao de agricultura orgnica.

O primeiro convnio da Famlia do Vale Cooperativa Agroecolgica com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Programa de Aquisio de Alimentos (PAA), modalidade Doao Sinmultnea, de 2007, quando tnhamos 411 agricultores cooperados no Vale do Ribeira. Agora, acrescentando a modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, operada por vrias Prefeituras da regio com recursos do Ministrio do Desenvolvimento Social, este nmero chegou a 740 e estamos iniciando o fornecimento de produtos para a alimentao escolar. O PAA paga 30% a mais para produtos certificados como orgnicos e este acrscimo funciona como uma motivao para que os agricultores familiares entrem no processo de transio para uma agricultura mais limpa.

O alto preo dos insumos, os benefcios ambientais e a melhor qualidade do produto que ser fornecido para as entidades beneficientes e as escolas, onde seus filhos estudam, tambm colaboram com a deciso. Hoje temos um projeto que trabalha a incluso de 350 famlias no grupo de certificao orgnica. Esse tipo de incentivo um excelente motivo para se discutir as questes ambientais como oportunidade e no como restrio. Os agricultores esto percebendo que no adianta fazer grandes monocultivos, melhor fazer bem feito e diversificado.

Ana Aparecida Rebeschini, presidente da Famlia do Vale Cooperativa Agroecolgica, Registro, Vale do Ribeira, So Paulo.

Bibliografia
ALBUQUERQUE, Joo Luclio de. LINO, Clayton F. (orgs). DIAS, Helosa (coord.). Mosaicos de Unidades de Conservao no Corredor da Serra do Mar. So Paulo: Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica, 2007. BENCKE, Glayson A. DEVELEY, Pedro F. GOERCK, Jaqueline M. MAURCIO, Giovanni N (orgs.). reas Importantes para a Conservao das Aves no Brasil. Parte I Estados do Domnio da Mata Atlntica. So Paulo: SAVE Brasil, 2006. CMARA, Ibsen de Gusmo. GALINDO-LEAL, Carlos (editores). Mata Atlntica Biodiversidade, Ameaas e Perspectivas. So Paulo: Fundao SOS Mata Atlntica/Conservao Internacional, 2005. CAMPANILI, Maura. PROCHNOW, Miriam (orgs.). Mata Atlntica Uma Rede pela Floresta. Braslia: Rede de ONGs da Mata Atlntica, 2006. CAMPANILI, Maura. RICARDO, Beto (editores). Almanaque Brasil Socioambiental 2008. So Paulo: Instituto Socioambiental, 2007. CAPOBIANCO, Joo Paulo (coord.). Dossi Mata Atlntica. So Paulo: Fundao SOS Mata Atlntica, 1992. CAPOBIANCO, Joo Paulo (coord.). Plano de Ao para a Mata Atlntica. So Paulo: Fundao SOS Atlntica/Editora Interao, 1992. CAPOBIANCO, Joo Paulo (coord.). Banco de Dados da Mata Atlntica. So Paulo: Fundao SOS Mata Atlntica, no 1, 1993. CAPOBIANCO, Joo Paulo. A Mata Atlntica e sua Legislao Protetora Dano Ambiental: preveno, reparao e represso. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1993. CAPOBIANCO, Joo Paulo. O Governo FHC e a Legislao Protetora da Mata Atlntica: avanos ou retrocessos. So Paulo: Dossi do Instituto Socioambiental, 1995. CAPOBIANCO, Joo Paulo (org. e autor). Mata Atlntica: avanos legais e institucionais para sua conservao. So Paulo: Instituto Socioambiental - Documentos do ISA, no 4, 1997. CAPOBIANCO, Joo Paulo (org. e autor). Dossi Mata Atlntica 2001. So Paulo: Instituto Socioambiental, Rede de ONGs da Mata Atlntica e Sociedade Nordestina de Ecologia, 2001. DEAN, Warren. A Ferro e Fogo A Histria e a Devastao da Mata Atlntica Brasileira. So Paulo: Cia das Letras, 1996. DIAS, Helosa. LINO, Clayton F. (orgs.). guas e Florestas da Mata Atlntica: Por uma Gesto Integrada. So Paulo: Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica/Fundao SOS Mata Atlntica, 2003. KRONKA, Francisco J.N. (coord.). Inventrio Florestal da Vegetao Natural do Estado de So Paulo. So Paulo: Secretaria do Meio Ambiente/ Instituto Florestal, Imprensa Oficial, 2005. LIMA, Andr (org.). Aspectos Jurdicos da Proteo da Mata Atlntica, So Paulo: ISA, 2001. LIMA, Luis. NOVA, Paulo Vila (coords.). Programa de Fortalecimento Institucional do Corredor Central da Mata Atlntica. Bahia: Iesb, 2006. MELO, Tadeu (coord.). Sementes do Dilogo Registros da Primeira Fase do Dilogo Florestal para a Mata Atlntica 2005-2007. Rio de Janeiro: Instituto Bioatlntica, 2008. OLIVEIRA, Paula Procpio de. RAMBALDI, Denise Maral. Pequenas e Poderosas ONGs ambientalistas do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar. Rio de Janeiro: Conservao Internacional, 2007. PROCHNOW, Miriam (org.). Barra Grande A hidreltrica que no viu a floresta. Santa Catarina: Apremavi, 2005. PROCHNOW, Miriam (org.). No Jardim das Florestas. Santa Catarina: Apremavi, 2007. PROCHNOW, Miriam (org.). Matas Legais Planejando Propriedades e Paisagens. Santa Catarina: Apremavi, 2008. RIBEIRO, Heloisa. Minha Terra Protegida Histrias das RPPNs da Mata Atlntica. So Paulo: Fundao SOS Mata Atlntica/Conservao Internacional, 2007. RODRIGUES, Ricado; BRANCALION, Pedro Henrique; ISERNHAGEN, Ingo (editores). Pacto pela restaurao da Mata Atlntica: referencial dos conceitos e aes de restaurao florestal. So Paulo: LERF/Esalq, 2009. SCHFFER, Wigold. PROCHNOW, Miriam (orgs.). A Mata Atlntica e Voc Como preservar, recuperar e se beneficiar da mais ameaada floresta brasileira. Braslia: Apremavi, 2002. URBAN, Teresa. Saudade do Mato: Relembrando a Histria da Conservao da Natureza no Brasil. Curitiba: Editora da UFPR, 1998. Bibliografia Eletrnica Millennium Ecosystem Assessmentanizao das Naes Unidas http://www.millenniumassessment.org/en/index.aspx Panorama do Meio Ambiente Global: Meio Ambiente para o Desenvolvimento (GEO 4). Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), 2007 www.unep.org/geo/geo

Mata Atlntica - Manual de Adequao Ambiental

91

Srie Biodiversidade
1 Poltica Nacional de Biodiversidade: Roteiro de Consulta para Elaborao de uma Proposta 2 Conveno sobre Diversidade Biolgica - CDB 3 Legislao Ambiental Brasileira: Grau de Adequao Conveno sobre Diversidade Biolgica 4 Saberes Tradicionais e Biodiversidade no Brasil 5 Biodiversidade Brasileira: Avaliao e Identificao de reas e Aes Prioritrias para Conservao, Utilizao Sustentvel e Repartio de Benefcios da Biodiversidade Brasileira 6 Fragmentao de Ecossistemas: Causas, Efeitos sobre a Biodiversidade e Recomendaes de Polticas Pblicas 7 Evaluation of the State of Knowledge on Biological Diversity in Brazil: Executive Summary 8 Evaluacin del Estado del Conocimiento sobre Diversidad Biolgica de Brasil: Resumen Ejecutivo 9 Brejos de Altitude em Pernambuco e Paraba: Histria Natural, Ecologia e Conservao 10 Segundo Relatrio Nacional para a Conveno sobre Diversidade Biolgica - Brasil 11 Estratgias Nacionais de Biodiversidade na Amrica do Sul: Perspectivas para Cooperao Regional 12 Anlise das Variaes da Biodiversidade do Bioma Caatinga: Suporte a Estratgias Regionais de Conservao 13 Biodiversidade e Conservao da Chapada Diamantina 14 Diversidade Biolgica e Conservao das Florestas ao Norte do So Francisco 15 Avaliao do Estado do Conhecimento da Biodiversidade Brasileira (Volumes I e II) 16 Bibliografia Brasileira de Polinizao e Polinizadores 17 Cerrado e Pantanal: reas e Aes Prioritrias para a Conservao da Biodiversidade 18 Monitoramento dos Recifes de Coral do Brasil Situao Atual e Perspectivas 19 Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaada de Extino 20 Agrobiodiversidade e Diversidade Cultural 21 Terceiro Relatrio Nacional para a Conveno sobre Diversidade Biolgica - Brasil (verses em portugus e ingls) 22 Diretrizes e Prioridades do Plano de Ao para Implementao da Poltica Nacional de Biodiversidade PAN-Bio 23 Biodiversidade Marinha da Baa da Ilha Grande 24 Biota Marinha da Costa Oeste do Cear 25 Biodiversidade Regies da Lagoa do Casamento e dos Butiazais de Tapes, Plancies Costeiras do Rio Grande do Sul 26 Mudanas Climticas Globais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade 27 O Fogo no Parque Nacional das Emas 28 Inter-relaes entre Biodiversidade e Mudanas Climticas 29 Biodiversidade do Mdio Madeira Bases Cientficas para Propostas de Conservao 30 Biodiversidade dos Campos do Planalto das Araucrias 31 reas Prioritrias para Conservao, Uso Sustentvel e Repartio de Benefcios da Biodiversidade Brasileira: Atualizao Portaria MMA n09, de 23 de janeiro de 2007 32 CONABIO Comisso Nacional de Biodiversidade 05 anos 33 Informe sobre Espcies Exticas Invasoras Marinhas no Brasil 34 Mata Atlntica Patrimnio Nacional dos Brasileiros 35 Mata Atlntica Manual de Adequao Ambiental

You might also like