You are on page 1of 2

Administrao financeira

A administrao financeira a disciplina que trata dos assuntos relacionados administrao das finanas de empresas e organizaes. Ela est diretamente ligada a Administrao,Economia e a Contabilidade. Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanas que, corresponde ao conjunto de recursos disponveis circulantes em espcie que sero usados em transaes e negcios com transferncia e circulao de dinheiro. Sendo que h necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situao econmica dos fundos da empresa, com relao aos seus bens e direitos garantidos.

Funes Bsicas
Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obteno de lucro. As atividades do porte financeiro tm como base de estudo e anlise dados retirados do Balano Patrimonial, mas principalmente do fluxo de caixa da empresa j que da, que se percebe a quantia real de seu disponvel circulante para financiamentos e novas atividades. As funes tpicas do administrador financeiro so:

Anlise, planejamento e controle financeiro

Baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condio financeira da empresa, por meio de relatrios financeiros elaborados a partir dos dados contbeis de resultado, analisar a capacidade de produo, tomar decises estratgicas com relao ao rumo total da empresa, buscar sempre alavancar suas operaes, verificar no somente as contas de resultado por competncia, mas a situao do fluxo de caixa desenvolver e implementar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa.

Tomada de decises de investimento

Consiste na deciso da aplicao dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e no correntes (ativo realizvel a longo prazo e permanente), o administrador financeiro estuda a situao na busca de nveis desejveis de ativos circulantes , tambm ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substitudos ou liquidados, busca sempre o equilbrio e nveis otimizados entre os ativos correntes e no-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valer a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdcios e gastos desnecessrios ou de riscos irremedivel, e ate mesmo a imobilizao dos recursos correntes, com altssimos gastos com imveis e bens que traro pouco retorno positivo e muita depreciao no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenmeno imprescindvel para a empresa, o 'capital de giro'.

Tomada de decises de financiamentos

Diz respeito captao de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e no correntes, no que tange a todas as atividades e operaes da empresa que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso que seja necessrio para a execuo de metas ou planos da empresa, levando-se sempre em conta a combinao dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja no se emprestar mais do que a capacidade que a empresa tem para pagar e ser responsvel com suas exigibilidades, seja de curto ou longo prazo. O administrador financeiro pesquisa fontes de financiamento confiveis e viveis, com nfase no equilbrio entre juros, benefcios e formas de pagamento. bem verdade que muitas dessas decises so feitas mediante a necessidade e ate ao certo desespero se for o caso, mas independente da situao de emergncia necessrio uma anlise e estudo profundo e minucioso dos ps e contras a fim de se ter segurana e respaldo em decises como esta.

You might also like