You are on page 1of 3

Ser radical tomar as coisas pela raiz (Karl Marx) Atitude Crtica e Reflexo Filosfica

A Atitude Crtica Eu sei que pode parecer simplista ou at mesmo maniquesta a diviso e oposio terica de dois tipos de conscincia e atitude diante as coisas do mundo. Porm didaticamente uma diviso "simblica" neste sentido pode no ser equivocada, j que um dos principais objetivos do estudo da disciplina Filosofia (se no o principal objetivo) o desenvolvimento de uma conscincia e postura crtica diferenciada. De certa forma todas as discusses que ocorreram at este momento em nossas aulas se relacionam ao desenvolvimento de uma maneira diferenciada de pensar e encarar as coisas do mundo. Tanto o Mtodo Socrtico quanto a Alegoria da Caverna afirmam que para conhecer verdadeiramente as coisas necessrio o abandono das crenas e opinies que so irrefletidamente estabelecidas e aceitas, e uma busca por um saber mais preciso e elaborado. A Filosofia Socrtico-Platnica trabalha com uma distino fundamental em relao ao saber, que : Aparncia X Verdade. Utilizando-se desta distino podemos identificar dois tipos opostos de saberes: o saber comum (que pode ser relacionado aparncia) e o saber crtico (relacionado a uma busca mai elaborada pela verdade): Abaixo segue um esquema para facilitar a compreder esta distino: O Saber do Cotidiano. ( do Senso Comum) o Saber do dia a dia, no qual a maioria das pessoas baseiam suas aes. So baseados em crenas, dogmas e opinies, ou seja, saberes irrefletidos, no questionados, no examinados. Podem facilmente levar o sujeito ao erro, fazendo os sujeitos tomarem o noverdadeiro como verdade. O Saber promovido pela crtica. (do Bom Senso)

o saber do sujeito questionador que atravs de uma postura crtica diante o conhecimento e as coisas, procura superar o saber irrefletido e impreciso do cotidiano.

Saber baseado em questionamentos, na crtica. um saber mais preciso e elaborado, pois se baseia em interrogaes.

A Atitude Crtica e a Filosofia. Se pensarmos nas formas que o pensamento e aes humanas podem se relacionar com o conhecimento e o mundo a nossa volta. Podemos discernir dois campos tpicos, distintos e opostos de conscincia e atitude: O Primeiro caracterizado pela aceitao quase irrestrita do saber do cotidiano. o saber do sujeito comum, conformado e passivo. (Atitude Costumeira) O Segundo caracterizado pela busca perptua por um saber mais elaborado e preciso. Busca esta empreendida pelo sujeito questionador. Esta segunda forma de se relacionar com o saber e as coisas do mundo se chama Atitude crtica ( a atitude tpica do Filosofo). A palavra crtica. Normalmente as pessoas associam a palavra crtica a ir contra alguma coisa, falar mau de algo ou apontar um erro. No entanto o significado original da palavra se relaciona com a capacidade de julgar, avalia, e examinar racionalmente e detalhadamente uma idia (ou um valor, um comportamento, uma obra e etc.). Quando falamos do significado da palavra crtica, podemos ter em mente o trabalho do crtico de msica ou de arte que em tese, o profissional que atravs de um estudo racional julga e avalia as obras artsticas (uma msica, um lbum musical, um quadro e etc.).

A atitude crtica (ou filosfica) dupla: Por um lado ela nega os saberes estabelecidos, os pr-conceitos e os pr-juzos.

Por outro ela interroga sobre o que, o porqu, e como das coisas que nos cercam. * O que impele o homem a Atitude Crtica o desejo de saber que nasce da percepo das contradies, incoerncias e inconsistncias das crenas cotidianas. * Os momentos de crise (momentos que as explicaes estabelecidas no do conta de resolver e pensar os problemas e realidade discutida) so momentos especialmente frteis para o exerccio da crtica (e assim sendo tambm da filosofia). * As trs perguntas colocadas pela Atitude Filosfica so: Perguntar o que ? (A Significao), perguntar porque ? (A Causa), perguntar como ? (A estrutura ou sistema).

Reflexo Filosfica A palavra Reflexo: Etimolgicamente significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno sobre si. A reflexo Filosfica: o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que pensado por ele, volta-se para si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo.Pensar o pensamento.

A reflexo filosfica organiza-se em torno de 3 questes: 1 Porque pensamos o que pensamos (motivos) 2 O que queremos pensar quando pensamos (contedo) 3 Para que pensamos o que pensamos (finalidade)
Fonte: http://pensamentoradical.blogspot.com.br/2008/10/atitude-crtica.html

You might also like